Autor Tópico: Yamaha Xmax 125 2021  (Lida 2549 vezes)

Março 30, 2021, 17:59:53, 17:59
Lida 2549 vezes

Lourenço

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A Yamaha já tinha revelado quase todos os dados e caraterísticas da XMAX 125 2021, nesta versão adaptada ás normas Euro 5, faltava a potência e binário.

Foi comunicado recentemente e surpresa, ambos os valores diminuem de forma consequente apesar de atingidos a uma rotação inferior, ficando mais afastados em termos de potência dos 15 cv máximos permitidos legalmente.

2018 10,5 kW (14.3 cv) a 8 750 rpm e 12 Nm a 6 500 rpm

2021  9 kW (12.2 cv) a 8 000 rpm e 11 Nm a 6250 rpm

Honda PCX:

2021 9,2kW / 8.750rpm e 11,8 Nm / 6.500 rpm

A sua concorrente Honda Forza 125:

2021 10,7kW / 8.750rpm e 12,3Nm / 6.500rpm


Para a versão 2021 a Yamaha trabalhou o seu motor 125 BlueCore para a norma Euro 5 com a adoção da distribuição variável VVA, o Stop&Start e a scooter pesa menos 9 kg, veremos se a diminuição de potencia e binário se manifestam de forma marcante na prática aguardando os testes dos especialistas.

Em Portugal o modelo 2018 tinha um preço a partir de 4 995 € e o modelo 2021 está já á venda com um valor a partir de 5 195 € em comparação com a Honda Forza 125 a 5 175 €.





Março 30, 2021, 18:05:05, 18:05
Responder #1

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A potência desce assim tanto entre gerações??

Pensei que mesmo com a adaptação às novas normas de emissões, mantivesse ou diminuisse apenas um pouco a potência.

Essa descida é um bocado notória.
Estranho....  :pensador:

Noutros modelos da marca não ocorreu nada disso, se bem me parece.

Desculpa a pergunta Lourenço, mas isso são já dados oficiais?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 30, 2021, 18:15:24, 18:15
Responder #2

Lourenço

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Sim, li no motoservices.com que prometem um teste para breve e para confirmar acabei de ver no site Yamaha.

Yamaha XMAX 125 2018


Yamaha XMAX 125 2021



https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/scooters/sport/xmax-125-2021/techspecs/

https://www.motoservices.com/actualite-scooter/Yamaha-Xmax-125-2021-une-fiche-technique-surprenante.htm

Março 30, 2021, 19:03:15, 19:03
Responder #3

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Apesar da descida de potência na 'geração 2021' (que de facto não posso ver como notória), não deixa de ter por outro lado uma óptima redução no consumo de combustível.

Pelo menos oficialmente falam em menos 0.3 a 0.4L por cada 100kms.

Poderá à partida parecer pouco, mas representa cerca de ~15% de redução. É relevante este ganho, de uma geração para a outra.  :nice:
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Março 30, 2021, 19:10:32, 19:10
Responder #4

2low

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Apesar da descida de potência na 'geração 2021' (que de facto não posso ver como notória), não deixa de ter por outro lado uma óptima redução no consumo de combustível.

Pelo menos oficialmente falam em menos 0.3 a 0.4L por cada 100kms.

Poderá à partida parecer pouco, mas representa cerca de ~15% de redução. É relevante este ganho, de uma geração para a outra.  :nice:

Se se for pelos consumos compra-se uma bicicleta!  :D Aí é O Lt/100km de gasolina 95 sem chumbo para passar para 1 Lt/100km de água fresca!  :D

As marcas têm de começar a conseguir cumprir as legislações do ambiente sem terem de limitar as motos porque se não, qualquer dia ninguém tem interesse em comprar um modelo novo...
Ou então poderá ser uma forma deliberada para começarem a preparar o mercado para a electrificação que é ter motos eléctricas mais capazes que as novidades de combustão...
Mas aqui entramos no campo da especulação ou teorias da conspiração como alguém lhes gosta de chamar!  :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Março 30, 2021, 19:20:23, 19:20
Responder #5

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, concordo contigo que aqui houve limitação a mais.
Percebo-te...

Perder 2.1cv, mesmo sabendo-se que as normas são tendencialmente mais 'castradoras', significa uma perda percentual muito grande. Não imaginei que chegasse a esta descida...

Para uma 1/8L, isto é capaz de ser notório...
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Dalai Lama

Março 30, 2021, 19:31:04, 19:31
Responder #6

Lourenço

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A cilindrada, curso e tx de compressão mantêm, a potencia e binário máximos baixam a uma rotação também inferior, os consumos teóricamente seguem, mas vem um pouco a contra corrente nas maxi scooters 125 onde as marcas querem estar nos 15 cv.

A importância dos consumos é relativa, mas neste tipo de veículos acaba por ser algo ponderado por parte dos compradores tendo em conta a componente utilitária para que parte deles a pretendem.

2low uma bicicleta acaba por provocar um consumo muito superior, nem imaginas  :D

Março 30, 2021, 22:23:45, 22:23
Responder #7

mneves

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Tenho de ir ver se o motor ainda é  o mesmo desde 2010 como até aqui
Na 300 manteve tudo com a e5 só mudaram cores
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Março 31, 2021, 00:24:55, 00:24
Responder #8

2low

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Tenho de ir ver se o motor ainda é  o mesmo desde 2010 como até aqui
Na 300 manteve tudo com a e5 só mudaram cores

Fui perder uns 5/10min e já fiz parte do trabalho por ti:

2010 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,1Kw/8750rpm, 11,33Nm/6500rpm
2011 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,1Kw/8750rpm, 11,33Nm/6500rpm

2012 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,1Kw/8750rpm, 11,3Nm/8750rpm
2013 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,1Kw/8750rpm, 11,3Nm/8750rpm

2014 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,3Kw/9000rpm, 11,9Nm/6750rpm
2015 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,3Kw/9000rpm, 11,9Nm/6750rpm
2016 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,3Kw/9000rpm, 11,9Nm/6750rpm
2017 - 124,66cc (124,7cc), 52x58,6mm, 11,2:1, 10,3Kw/9000rpm, 11,9Nm/6750rpm

2018 - não existiu o modelo

2019 - no final de 2019 voltou a aparecer o modelo com características idênticas a do ano seguinte de 2020
2020 - 124cc, 52x58,6mm, 11,2:1, 10,3Kw/8750rpm, 12Nm/6500rpm

Aparentemente parece ser o mesmo motor com afinações diferentes, tanto que a taxa de compressão mantém-se idêntica, tal como o conjunto do bore x stroke.
Posso estar enganado mas o modelo de 2014 a 2017 julgo ter sido aquele que apresenta velocidade de topo superior, não?
Ou era o modelo de 2012/2013?
Agrupei o modelo/ano que julgo ter características idênticas

Sobre 2021, o bore x stroke passou a 52x58,7mm e volta a mencionar 124,66cc (124,7cc) mas aparenta assim ser o mesmíssimo motor que já tinha o modelo de 2010...

nota: agora vem o dfelix dizer que eu sou o vitorino do outro fórum :lolol: :D :lolol:
« Última modificação: Março 31, 2021, 00:40:34, 00:40 por 2low »
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Março 31, 2021, 08:30:25, 08:30
Responder #9

mneves

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Deve ser então, esteticamente, físicamente era....
Acho que o que deveria ter melhores prestações eram os primeiros euro 3 ou princípio euro4 ou seja,o que tive na xcity 125 em 2012 ,aquilo só cortava com o ponteiro nos 140 e facilmente dava os 120 em reta.
Na kymco passa-se o mesmo nas 125 ,o motor vem desde a downtown que tinha 15 cv,atualmente tem menos e também é menos performante.
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Agosto 23, 2021, 15:58:03, 15:58
Responder #10

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A publicação Francesa Motoservices.com tenta dar resposta concreta sobre se a mais recente X-Max 125, que perdeu 1,5 kW de potência (ou seja, 2.04cv a menos do que tinha), afinal ainda se mantém suficientemente expedita neste segmento das GT e em que a concorrência anda próximo do limite: 15cv.

No caso da nova X-Max 125cc foi uma queda de quase 15% da potência graças à Euro 5, mas vejam como se safou...  :nice:


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Agosto 24, 2021, 06:38:40, 06:38
Responder #11

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Erro grave da marca,que se reflete nas vendas e quem ganha é a melhor scooter 125 do mercado,a forza.
Tenho colegas que fazem vários km comba xmax a um e a dois, ficou inferior a nmax ,ganhando no conforto qualidade e ciclistica mas isso não chega.
Entretanto descobri como a colocar melhor em velocidade mas como não é oficial nao se pode divulgar
membro numero 16

Agosto 24, 2021, 09:21:50, 09:21
Responder #12

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Erro grave da marca,que se reflete nas vendas e quem ganha é a melhor scooter 125 do mercado,a forza.
Tenho colegas que fazem vários km comba xmax a um e a dois, ficou inferior a nmax ,ganhando no conforto qualidade e ciclistica mas isso não chega.
Entretanto descobri como a colocar melhor em velocidade mas como não é oficial nao se pode divulgar

No Alaska podem fazer as xmax voltarem a dar mais velocidade...



 :lolol:
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Agosto 24, 2021, 14:17:23, 14:17
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(....)
Entretanto descobri como a colocar melhor em velocidade mas como não é oficial nao se pode divulgar

Presumo que isso possa levar a perda de garantia.
Mas isso só mesmo se for descoberto e andarem lá a mexer (para lá de uma simples mudança de lubrificante de motor e filtro), o que duvido que aconteça de forma usual nos primeiros 2 anos.

Só se por aí se fizerem muitos kms que impliquem mais mão-de-obra e peças. :)
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Agosto 24, 2021, 14:20:28, 14:20
Responder #14

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(....)
Entretanto descobri como a colocar melhor em velocidade mas como não é oficial nao se pode divulgar

Presumo que isso possa levar a perda de garantia.
Mas isso só mesmo se for descoberto e andarem lá a mexer (para lá de uma simples mudança de lubrificante de motor e filtro), o que duvido que aconteça de forma usual nos primeiros 2 anos.

Só se por aí se fizerem muitos kms que impliquem mais mão-de-obra e peças. :)
Ja fiz revisão a motores desdes com mais de 10000km ,outros que tiveram de levar retentores,por isso fiz o teste
membro numero 16

Agosto 24, 2021, 14:31:52, 14:31
Responder #15

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Revisões a motores das X-Max's com 10.000kms?
A precisar de retentores?

Não terá faltado aí um 0 (zero) e quisesses escrever 100.000kms?  :nice:
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Agosto 24, 2021, 21:11:38, 21:11
Responder #16

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Neste caso foi um problema numa nmax, o motor é o mesmo,essa mota fez hoje 12000km e a revisão.
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