Ola a todos, adoro ler sobre viagens feitas de mota, e deixo ficar aqui a minha experiencia naquela que foi a minha primeira grande viagem, e a que despertou o animal motociclista que existe em mim!
Em 2022 comprei a minha Turismo Veloce, fiz 1.000km que foi um tirinho, tinha um plano de arrancar no final de Setembro para Italia e a ideia era fazer a rodagem o mais depressa possivel, e colocar alguns quilometros em cima para testar a mota e assegurar-me de que nao iria ter dissabores numa viagem de quase 4.000km. Assim foi, revisao dos 1000km, umas voltas a umas Serras (a da Arrabida e' quase como andar no meu quintal

), e foi comecar a preparar as malas!
Dia 1, Decidimos sair de casa a meio da manha (eu e a Esposa), almocamos em Vendas Novas, e seguimos caminho ate' Badajoz sempre por estrada Nacional, ja em terreno Espanhol decidimos fazer AE ate' Madrid onde iriamos passar a noite, check Inn no Hotel, e la' fomos ao mercado de San Miguel para um jantar porreirinho em excelente ambiente.
Dia 2 da viagem, saimos cedo de Madrid, entramos imediatamente na AE em direccao a Barcelona, iamos com casacos de Outono/Inverno, mas sem forros, imaginei que final de Setembro ia ter temperaturas na ordem dos 20 graus (sempre para cima), mas ali na zona montanhosa e ate' Saragoza, passamos um frio descomunal, nao tinha luvas de inverno, o vento gelado entrava pelos jeans que ficamos com a sensacao que estavamos a entrar nas aguas das praias da Arrabida! Parei para abastecer combustivel, bebemos um chocolate quente, e colocamos luvas de abastecimento de combustivel plasticas por dentro das nossas luvas, tal foi o desespero!

De Saragoza ate' Barcelona foi na boa, a MV a portar-se lindamente, mas comecei a perceber o erro de ter comprado uma mota que de Turismo tem menos que de Veloce, ja sentiamos as dores de traseiro e o coxis a dar sinal de desconforto. Os bancos nao sao definitivamente para tiradas e distancias destas, mas a adrenalina levou sempre a melhor, e nem por sombras iamos desistir!
A ideia era ficar 2 dias em Barcelona, para visitar pois ainda nao conheciamos, e quando fomos apanhar o Ferry para Genova a minha esposa reparou que tinha perdido o Cartao de Cidadao, la' ficamos mais 2 dias na cidade, e apos visita a' embaixada Portuguesa e 130eur depois num passaporte feito a' mao com validade de apenas 6 meses, la' conseguimos apanhar o Ferry para Genova, claro que ao alterar a data do mesmo, pagamos uma taxa extra de 50 euritos, coisa pouca, foram 180eur que nos deixaram com uma granda neura, 2 noites extras numa cidade que ja tinha sido visitada, e 2 dias perdidos na nossa rota que teve que ser encurtada em Italia.
Apanhamos o Ferry para Genova, pela noite, poupamos noite em Hotel, e fomos ao Supermercado e compramos paparoca para o nosso jantar no Ferry e tambem para o pequeno almoco, uma excelente alternativa a' comida servida no ferry que nao e' apelativa, e e' carissima!
Chegamos a Genova pela manha bem cedo, fomos visitar a cidade, mas nao achamos nada de especial, e logo fomos para Portofino, onde almocamos numa Marina, e visitamos de uma ponta a' outra, uma Vila fabulosa tenho a dizer. Final da tarde, e seguimos viagem junto ao mar, onde ficamos alojados num Hotel baratinho, uns quilometros antes da primeira cidade das "Cinque Terre" que seria onde iriamos iniciar a viagem no dia seguinte.
Comecamos o dia super cedo, em direccao a Moterrosso al Mare, e por ai fora, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, comemos e bebemos, desfrutamos de vistas magnificas, e so' tenho a recomendar visitar, vale a pena! Seguimos de Riomaggiore ja bem ao final do dia em direccao a Pisa, onde iriamos pernoitar, chegamos ja de noite, e fomos jantar na esplanada de um restaurante numa das ruas mais curtidas que tivemos o prazer de conhecer, muita gente, fantastico ambiente, musica etc, antes de ir dormir, ainda passamos na farmacia e comprar uns comprimidos para as dores que os rabiosques nao sao de ferro, e os bancos da MV nao melhoraram!

Aparte do passeio nocturno, pela manha fomos visitar Pisa, fotos da praxe, e seguimos viagem para Florenca, este trajecto nao foi feito por estradas nacionais, decidimos fazer por AE.
Florenca e' uma cidade fantastica, uma especie de Museu a Ceu aberto, ficamos por aqui 1 dia e meio,e adoramos a cidade.
Como sempre gostamos de fazer, arrancamos bem cedo de Florenca, por estradas nacionais, e fomos em direccao a Perugia, apanhamos um misto de qualidade de estradas, podemos ir muito bem numa estada bem asfaltada, como de repente esta' tudo cheio de buracos, vimos algo que nos deixou extremamente decepcionados, e' incrivel a quantidade de sacos do lixo espalhados pela berma da estrada, a malta sai de casa, abre a janela do carro e joga o seu saquinho do lixo pelo caminho!

o que vale sao as vistas deslumbrantes!
Chegados a Perugia Capital de Umbria, fizemos a visita da Praxe, almocamos no Restaurante ferrari, e gostamos da Cidade Medieval, num saltinho mais ao final da tarde, fomos para Assis, onde passeamos e ficamos bem impressionados com o local, hiper limpo, um sitio que nos transporta para outras eras, realmente impressionante!
Outro dia, outra vez colocamos os nossos traseiros meio adormecidos da medicacao, na nossa MV em direccao ao Lago Bracciano para fazer uma visita a um conhecido, e dai logo fomos para Roma, ja' la' tinhamos estado em Familia, e eu como fa incondicional da Cidade, quis la passar para sentir novamente aquele arrepio na pele que ate' aos dias de hoje apenas senti em roma, e' um local que realmente me transporta atras no tempo.
Conseguimos entrar em Roma, fomos directos ao apartamento que alugamos para colocar as tralhas, e depois fomos de Metro ate' ao centro para passear e jantar, que isto de conduzir em Roma e' um filme de terror, e quanto menos o fizermos melhor!! Carros e motas saidos sabe-se la' de onde e' uma constante, e malta em contra mao tambem nao e' assim tao fora do normal, por isso, muita atencao!!
Acordamos ao som da chuva, que desastre!! Conduzir em Roma e a chover? Era o nosso ultimo dia, tinhamos o Ferry a' noite em Civitavechia e era suposto ir ao Centro tirar umas fotos a luz do Sol a' nossa MV em frente ao Coliseu e Forum Romano, mas nao tive coragem, juro que ainda tentei, mas estava uma manha de loucos, acidentes, gente a esmurrar-se e eu a tentar manter a nossa saude e o estado da MV intactos, mas a chover e em Roma o melhor foi dar de frosques!! Nao sou um Fa de andar de mota a' chuva, so mesmo se tiver de ser, nao por medo, ou inseguranca, mas por ser incomodo, nao desfruto das paisagens, dos cheiros, e das curvas da mesma maneira, logo percorri uns 20km em nacionais, mas logo apanhei a AE para Civitavechia, nao saquei fotos a' MV em Roma!
Chegados a Civitavechia nao houve muita historia, foi passear um pouco na muralha, comer, beber, e apanhar o Ferry para Barcelona, mais uma noite a cruzar o Mediterraneo.
O Ferry atracou muito ao final da tarde, decidimos andar o que pudessemos em AE e dormir, pernoitamos em Lleida.
O tempo ja nao era nosso amigo, e tinhamos que chegar "hoje", entao foi pequeno almoco as 7 da manha, e fizemo-nos a estrada (AE), e foram uns duros 1.076km, onde ja nao tinhamos posicao para sentar!!

fizemos paragens para abastecer, almocamos algures em Espanha um "Chuleton" magnifico (saudades apos dias e dias a comer Pasta e Pizza, Pizza e Pasta!)
Chegamos a Azeitao entre as 17 e as 18h, com o "sentimento de dever cumprido", os "traseiros" a precisar de ferias, e com uma vontade ENORME de voltar a fazer viagens destas............
mas com uns bancos confort, numa mota mais apta a este tipo de utilizacao.
Viagens programadas:
- Sardenha
- Monaco
- Marrocos
- Turquia
E muitas outras mais

PS: Peco desculpa pela falta de acentos nas palavras, escrevo num teclado Ingles