Autor Tópico: Triumph Daytona 660  (Lida 612 vezes)

Janeiro 09, 2024, 17:01:47, 17:01
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JustGil

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Hoje, dia 9 de janeiro de 2024, a Triumph apresentou o regresso do seu modelo desportivo, a Daytona 660.
Com 3 cilindros na mesma, porém com potência mais baixa, com 95cv e 69 Nm de torque.


https://www.triumphmotorcycles.pt/bikes/sport/daytona-660


O preço começa em 9 895,00€
« Última modificação: Janeiro 09, 2024, 17:03:27, 17:03 por JustGil »

Janeiro 09, 2024, 17:37:03, 17:37
Responder #1

2low

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Para os "puristas da marca" esta nunca será uma Daytona, mesmo que lhe metessem um "mini" antes da sigla histórica.
Dentro da marca obviamente que falam muito bem deste motor, com muito desenvolvimento do moto2 e tem sido uma galinha dos ovos de ouro para a Triumph em termos de vendas (Trident/Tiger sport) e somar mais um ovo à covete dos ovos promete um bom ano financeiro na marca, tanto que acaba por captar um publico alvo mais jovem e sem aqueles estigmas que durante anos fazia com muitos adquirissem motociclos de outras marcas "ah e tal não há peças" "ah e tal não tem valor comercial", etc...
Vejo esta "daytonazita" 660 como uma das minhas escolhas em 2011 se já tivesse sido colocada à venda e tornaria a escolha bem complicada com a que adquiri na altura (Kawasaki ER6F) mas actualmente vem para combater a concorrência japónica (Yamaha R7, Honda CBR650R, Suzuki GSX-8R) mas também chinesa (CFmoto 500/675SR, etc).
Pode ser que caso a aposta corra bem possam mais tarde ir colocando novos motores na gama Daytona de maior cilindrada como sucede na gama Tiger que vai para já de 660 a 1160 mas fala-se de uma nova Tiger 400...
Falando da estética, está muito bem conseguida, parece compacta/leve e com bom aspecto nos pormenores e o escape em baixo delicia qualquer um mas merecia um TFT mais composto (mais digital e com as "revs" em barrinhas crescentes...) até porque quase 10.000€ já é muita massa mas compreende-se em parte a sua utilização, afinal deverá ser o mesmo da irmã do "falso todo o terreno" Tiger Sport 660...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 10, 2024, 17:25:09, 17:25
Responder #2

JustGil

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A meu ver, a Triumph podia muito bem equipar esta Daytona com o motor da Street Triple 765, até porque as especificações são relativamente próximas à Daytona da geração anterior, com potência a rondar os 120cv.
Mas aí, a concorrência já seria um patamar acima, como a nova Kawasaki ZX6R e a Honda CBR600RR que chegará em breve, e já teria um custo de aquisição superior a esta Daytona 660.
Por um lado, impressionou-me o facto da Triumph conseguir aumentar em 14cv a potência desta nova Daytona, face aos 81cv da Trident 660 (naked) e da sport-touring (Tiger Sport 660), na minha opinião, isto revela um melhoramento no motor, tudo bem que a base é a mesma, mas pelo menos não fez como a Yamaha, em que o motor CP2 tem praticamente a mesma configuração em vários modelos diferentes. como a R7, a Tracer 7, a MT07 e a Tenere 700.

Por último, lembrei-me agora que a Triumph já teve uma Daytona 765, porém era versão limitada.



Encontrei também uma à venda: https://www.standvirtual.com/motos/anuncio/triumph-daytona-moto-2-438-765-ID8PxfIL.html

Janeiro 12, 2024, 13:18:20, 13:18
Responder #3

Gentleman rider

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A meu ver, a Triumph podia muito bem equipar esta Daytona com o motor da Street Triple 765, até porque as especificações são relativamente próximas à Daytona da geração anterior, com potência a rondar os 120cv.

Esta Daytona tem o motor 660cc de 95cv porque esses são os limites possíveis para os recém-encartados na Europa e Austrália.

São também estas as especificações da Aprilia Tuono 660.

Esta Daytona 660 é uma utilitária desportiva por oposição à Daytona 676/765 que era uma verdadeira supersport. As especificações não são nada parecidas. O mais parecido entre esta 660 e as antigas 675/765 é mesmo o motor.

A Triumph diz que não existe mercado para uma supersport contudo as marcas japonesas parecem estar a recuperar o segmento ainda que com motos recicladas, não são modelos novos.

É preciso ver que se a Triumph lançasse uma nova Daytona 765 essa moto nunca custaria menos do que €15.000, pelo menos mais 50% do que esta Daytona 660.

O "papel" desempenhado pelas as antigas Daytona 676/765 hoje cabe à Street Triple 765RS e convenhamos, para andar na estrada, a naked é superior à supersport.
« Última modificação: Janeiro 12, 2024, 13:24:51, 13:24 por Gentleman rider »