Lei das 125cc
< 13/08/2009 >
Faz hoje 10 anos!!
(https://i.postimg.cc/m2wybDWR/600.jpg)
Sim...
É mesmo verdade.
Há um par de semanas atrás, cheguei mesmo a colocar no calendário do telemóvel a data para não me esquecer de falar disto no fórum.
E faço-o porque considero ser uma data bastante importante no âmbito do motociclismo, independentemente do que outros possam pensar da mesma.
Foi precisamente há 10 anos atrás, dia 13 de Agosto de 2009, que passou a ser permitido conduzir motos com cilindrada até 125cc, com potência não superior a 11 kW (15 cv), bastando ter, como bem nos recordamos, a licença para condução de ligeiros (carta Cat. B).
Ainda assim, esta Lei criada em 2009 e que era uma transposição da Directiva nº 91/439/CEE, implicava desde logo ter pelo menos uma destas condições, juntamente com a "carta de carro":
- Idade igual ou superior a 25 anos.
- Ser titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
O averbamento da categoria A1 passava a ser automático para quem tivesse 25 anos ou mais, não havendo necessidade de realizar qualquer tipo de registo.
Ora o boom de vendas nas 125cc foi, como bem sabemos.... verdadeiramente incrível.
Foi coincidente, se acaso se recordam, com a altura em que a PCX chegava ao mercado e a conjuntura económica não deixava de levar a que se repensasse no factor consumo de uma forma particularmente séria.
Mas, na minha opinião, rapidamente se percebeu que a Lei de 13 de Agosto de 2009 levaria a que muitos "dessem o salto" e sentissem necessidade de tirar a carta e comprar algo mais rápido, mais portente, mais seguro e que os satisfizesse mais.
E digo-vos uma coisa caros companheiros...
Eu não creio que esta Lei veio dar um grande impulso ao motociclismo em Portugal.
E digo-o assim de forma ardilosa porque...não se trata de um mero "crer", mas sim de uma evidência, na minha opinião, inquestionável!
Não foram centenas mas sim largos milhares que começaram a andar de moto ou scooter com 125cc e que muito provavelmente nunca o fariam se não fosse aquilo que aconteceu faz hoje 10 anos.
E depois deu-se aquilo todos sabemos e que abordei mais acima... A vontade de subir na cilindrada.
Não tenho números que possa apresentar nem os quero, mas tenho a certeza que uma muito relevante percentagem dos que começaram nas 125cc....foram depois tirar a carta Cat. A.
E fizeram-no porque, como se costuma dizer e de forma acertada..."ficaram com o bichinho das 2 rodas".
Faz hoje 10 anos!
Um marco símbolico que sinto ser mais do que merecedor de ser recordado em tópico próprio, nomeadamente pelas enormes mudanças que trouxe e por trazer tantos para as 2 rodas.
Estou convicto que de outra forma muitos nunca sequer equacionariam gastar um único cêntimo num motociclo.
13 de Agosto de 2009. :nice:
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Nota Importante:
Não esqueçamos que foi essencialmente (ou se calhar totalmente) graças ao deputado Miguel Tiago, o qual na altura se bateu na Assembleia da República pela “Lei das 125".
Respect. :nice: