Autor Tópico: Areia na estrada. Um perigo que "espreita" quando menos se espera!  (Lida 5207 vezes)

Fevereiro 18, 2017, 16:27:43, 16:27
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Areia na estrada!
Um perigo que "espreita" quando menos se espera!







Todos sabemos que a aderência dos pneus depende, entre outros factores, da qualidade do piso onde circulamos ou do estado em que o mesmo se encontra, nomeadamente se apresenta condições para que a condução se faça sem sobressaltos de qualquer género.


Porém (...e isto é um facto!), existem situações em que nem mesmo a melhor estrada consegue fazer valer as suas qualidades, pois basta a concentração de alguma areia no local errado, para que mesmo em circulação a uma velocidade moderada, tal se reflita num potenciar das hipóteses de um acidente.


Se houver uma pequena concentração de areia em plena curva, o condutor de um motociclo pode - também dependendo da velocidade a que circula - deparar-se com o pior cenário possível,  pois nem mesmo os melhores sistemas de segurança actualmente ao dispor, poderão conseguir valer. 


E quanto maior a inclinação na descrição da curva, maior a probabilidade de uma saída de estrada com consequências imprevisíveis e que, em ultima análise, podem resultar numa fatalidade.


A descrição de uma curva em segurança não está assim dependente apenas da qualidade do piso, da qualidade dos pneus, da qualidade do chassis e suspensões do motociclo que conduzimos, ou da capacidade e experiência de pilotagem...


O pior de tudo é que não é nada fácil de detectar a areia, pois uma simples concentração passa perfeitamente despercebida.


Nesta época em que vivemos dias de chuva, é possível que alguma areia acompanhada de detritos existentes nas bermas, invada a faixa de rodagem...pelo que não posso deixar de aqui alertar para que haja cautela e moderação, desejando que se chegue ao destino sem outro relato diferente senão o de um belo passeio em 2 rodas.


E aquilo que me motivou a vir aqui escrever-vos, teve por base o visionamento de um vídeo em que a areia foi precisamente a responsável por uma queda em que felizmente teve poucas consequências físicas para o condutor...já não se podendo dizer o mesmo do motociclo.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Fevereiro 18, 2017, 17:42:49, 17:42
Responder #1

Moto2cool

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Como a areia também detritos da natureza como folhas caídas, ramos, etc principalmente no outono e inverno em dias muito ventosos.

Por acaso no telefone a estrada nem parece muito suja, tem areia na berma mas ele ia perto da linha central.  Inclino-me mais para aquele piso tipo espelho e talvez alguma gordura

Já agora do pouco que consigo ver dos pneus dele, podiam estar em melhor estado
« Última modificação: Fevereiro 18, 2017, 17:51:52, 17:51 por Moto2cool »
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Fevereiro 18, 2017, 18:15:18, 18:15
Responder #2

pedroareias

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Ajudas electrónicas, ABS, Rain Mode etc. podem ajudar, mas o risco é permanente e por vezes os dispositivos auxiliares dão uma confiança ao condutor que fica iludido.

Se fosse numa Vespa 125 provavelmente não andaria com aquela confiança nem com tal velocidade.

Fevereiro 18, 2017, 18:29:47, 18:29
Responder #3

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O facto de ter colocado o foco do tema na areia e outros detritos arrastados pela acção das chuvas, tem por base o facto de serem difíceis de perceber na estrada.

As folhas e pequenos ramos também podem potenciar acidentes, mas a areia...assim como alguma sujidade de lubrificantes ou combustível, são tramadas porque só se sabe que lá estavam, depois de acontecer.

O intuito do tópico é assim o de chamar à atenção para o perigo que se esconde onde menos se espera, como demonstrado no vídeo do azarado companheiro da S1000XR e que foi ao tapete numa situação aparentemente normal e insuspeita.

Aliás, ele próprio deve ter ficado perplexo com a queda, visto antes já ter efectuado outras curvas com andamento mais rápido e outra amplitude.
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Fevereiro 19, 2017, 10:57:10, 10:57
Responder #4

Moto2cool

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Mas também gostaria de salientar algo de positivo. O facto de ele usar medidas de proteção adequadas evitou danos pessoais. Isto deixou-me a pensar nas calças, costumo andar de calças de ganga :( acho que já sei qual vai ser a minha compra
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Fevereiro 19, 2017, 21:09:08, 21:09
Responder #5

Cross

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Quando menos se espera lá está algo que não se consegue prever.

Esta estrada faz me lembrar umas aqui de Sesimbra e Setúbal onde desde as sombras das árvores até as areias a entrarem pela estrada são constantes... apesar das curvas da Serra e da lagoa convidarem penso sempre duas vezes.

Sobre este acidente a mota ficou excelente pela proteção do motor/carenagem que protegeu quase tudo.

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 27, 2017, 23:13:56, 23:13
Responder #6

pjmartinho

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Esta estrada faz me lembrar umas aqui de Sesimbra e Setúbal onde desde as sombras das árvores até as areias a entrarem pela estrada são constantes... apesar das curvas da Serra e da lagoa convidarem penso sempre duas vezes.

Já para não falar das raizes das arvores que teimam em sair pelo meio do alcatrão e, enquanto saem e não saem, deixam aqueles altos no meio da estrada.

Março 01, 2017, 18:50:42, 18:50
Responder #7

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Nem me fales disso...

Em cidade então, é algo inacreditável e influencia bastante na condução, obrigando a uma redução drástica da velocidade e sem outra razão que não os altos criados pelas raízes.

Na zona mais próxima dos passeios, em determinadas artérias, é incrível o estado a que chega a via.

Em estrada então, os problemas dessa situação podem levar a consequências gravosas...muito gravosas.

Se não me esquecer ou não o fizeres antes (pois era um belo tópico que humildemente te convido a criar), então oportunamente avançarei eu... :nice:
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Março 08, 2019, 13:14:58, 13:14
Responder #8

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E quando não é a areia....é o óleo na estrada.

Foi o que aconteceu a este companheiro em Portugal, com a sua KTM 790.  :(

Colocou ontem o vídeo no YouTube...

Vejam o que aconteceu.
Não querendo ver tudo, aconselho então a visualização a partir dos 2:50 minutos...

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Março 08, 2019, 14:41:15, 14:41
Responder #9

2low

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Eu já apanhei uns bons sustos por causa da areia.
Com a actual moto felizmente que por apenas uma vez a areia fez-me alongar a trajectória e travar mais lentamente e por centímetros que não entrei pela "espécie de berma" rebaixada em terra batida... e mesmo com ABS!

Na anterior moto sem ABS a reacção foi quase idêntica - ligeira escorregadela até roda agarrar e moto endireita - mas pelo meio dá-se uma sensação gélida aqui no estômago...

Todas as vezes que apanhei estes sustos foram precisamente de depois de uma curva, não estar à espera e afinal aquilo estar completamente sujo... excepto uma vez que foi por excesso de confiança e por pensar que o ABS não teria esta mesma reacção.

Resumo: com areia nem ABS, é ter cada vez mais cuidado e não abusar em estradas que não se conhecem
(na serra arrabida há duas/três curvas que estão sempre sujas - aí vou quase a velocidade de uma bicicleta...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Março 08, 2019, 17:26:31, 17:26
Responder #10

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Sem dúvida....

Havendo contacto dos pneus com areia, especialmente com a moto inclinada...e não há mesmo ABS que valha.

É também algo que tento estar atento, pois descrever uma curva e ter no caminho de forma visível alguma areia (que facilmente pode aparecer por via de chuvadas anteriores) e é coisa para correr mal.  :-X
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Março 08, 2019, 19:06:18, 19:06
Responder #11

2low

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E quando não é a areia....é o óleo na estrada.

Foi o que aconteceu a este companheiro em Portugal, com a sua KTM 790.  :(

Colocou ontem o vídeo no YouTube...

Vejam o que aconteceu.
Não querendo ver tudo, aconselho então a visualização a partir dos 2:50 minutos...



A ver o vídeo… aqui parece-me que foi mesmo defeito de fabrico da jante pois pela velocidade e sem qualquer motivo aparente, ele perdeu o controlo da moto… e uma jante partida por uma queda destas… cheira a "morcela queimada".
O que poderá também ter acontecido (com uma boa dose de especulação) foi… a subir alguns passeios ou mesmo passar por algum buraco na estrada, a jante ter ficado amolgada e depois ter ficado enfraquecida e por acaso terá sido nessa curva que cedeu e deu-se a queda…

Aconteceu-me exactamente isto com a outra moto mas porque foi em dia de chuva e a passar por cima de uma daquelas belas caixas de telecomunicações que em vez de estarem no passeio, os idiotas colocam em plena faixa de rodagem, mesmo que em curva e com descida ligeira…
(no meu caso sem qualquer jante partida)
« Última modificação: Março 08, 2019, 19:12:42, 19:12 por 2low »
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Março 08, 2019, 19:22:50, 19:22
Responder #12

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Por causa de uma jante com defeito?
Achas...? :pensador:

É que (julgo eu...) a velocidade a que aquilo aconteceu não era elevada.

Parece-me coincidente com algo no piso e que provocou a queda, mas claro....pode ser um "sem número de coisas".
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Março 08, 2019, 19:36:26, 19:36
Responder #13

Lourenço

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Já vi e revi o precedente vídeo da Duke 790 e então não é estranho? Sem velocidade excessiva, conheço o local e não tem nada de especial, (mais á frente sim, é manhoso, no pequeno túnel) e ali nem parece haver qualquer derrapagem, foi queda imediata seguida á grande guinada, como se tivesse batido contra um lancil de lado. O Companheiro já deve ter mostrado o vídeo a quem perceba mais que eu destas coisas, espero que sim.
As jantes partem-se assim, com uma queda daquele tipo?

Março 08, 2019, 19:55:15, 19:55
Responder #14

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A velocidade é baixa....

Já vi aquele momento umas quantas vezes, já fiz pause no momento imediatamente antes da queda e...de facto não se nota nenhuma mancha que possa fazer relacionar com a presença de óleo na estrada. Isto, claro...por aquilo que a iluminação da moto permite ver.

Mas é estranho. A velocidade não é nada elevada (pelo contrário) e a moto perde grip claramente na roda da frente assim que se inclina um pouco.  :pensador:

A iluminação desta KTM, também diga-se assim de passagem que é uma anedota (ainda estive para escrever outra palavra em vez desta...).  :-\

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Março 08, 2019, 20:16:58, 20:16
Responder #15

TMXR

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Areia é raro apanhar cá... mas em Franca, os belos "gravillons" com que arranjam as estradas ja me causaram algumas sincopes cardiacas  :???: :???: :???:






Ja imaginaram andar de moto em cima de berlindes??? a sensacao é a mesma!  :D

O Filipe é ja deve ter dado umas boas gargalhadas à minha conta, pois da ultima vez, ele vinha mesmo atras de mim e só nao testemunhou um belo esbardalhanço, por motivos que nem eu sei explicar  :zangadoplus: :zangadoplus:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 08, 2019, 20:50:56, 20:50
Responder #16

Moto2cool

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A imagem não é clara por falta de luz. A mim parece - me, embora não explique, que ele está a pisar o traço branco com a roda da frente no momento em que ela foge
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Março 08, 2019, 21:58:02, 21:58
Responder #17

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Existe ali qualquer coisa no meio dessas duas vias de trânsito, de facto.

Não me parece nenhum tracejado branco/linha contínua, mas existe algo ali...sem dúvida.

A iluminação da moto sempre que se vira o guiador é que... :nempenses:
Não fazia ideia que fosse tão má em curva. Aquilo faz uma espécie de rectângulo..... :???:

Se for em locais sem iluminação de candeeiros, deve ser terrível...

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Março 08, 2019, 23:09:47, 23:09
Responder #18

Paulo Fradinho

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A iluminação em curva é um dos males da minha CB. A direito a luz frontal em LED é  muito boa, agora se tiver que fazer uma curva em que me tenha de tombar um bocado fica um traço muito estreito de iluminação na estrada que só melhora com a ligação dos máximos. Ja ponderei em pôr  luzes auxiliares para melhorar esse aspeto.
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Março 08, 2019, 23:15:49, 23:15
Responder #19

2low

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Continuo a achar muito estranho isso da jante… mesmo que a estrada tivesse toda untada em margarina Becel proactiv, a moto perdia a aderência, indo ao chao mas so provocaria a jante partida se tivesse batido em algum lancil de passeio, poste de iluminação ou de sinalização vertical…  não?!
Ou então a margarina estava carregada de estalactites de sal gema de grande profundidade  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Continuo a achar a ideia especulativa bem mais próxima da realidade…
"O que poderá também ter acontecido (com uma boa dose de especulação) foi… a (sistematicamente) subir alguns passeios ou mesmo passar por algum buraco na estrada, a jante ter ficado amolgada e depois ter ficado enfraquecida e por acaso terá sido nessa curva que cedeu e deu-se a queda… "

A estrada aparenta ter a normal marca de separação de pavimentos, isto é, aquando o alcatroamento que é feito por zonas ou lados da estrada, ficando e notando-se ali uma espécie de risco ao centro ligeiramente desvanecido…

Outra coisa sobre o vídeo da queda, o companheiro é bastante optimista, uma jante/roda custar 400€, só?! onde?!
(com a jante partida, o pneu também não deve ter ficado bem…)
« Última modificação: Março 08, 2019, 23:23:18, 23:23 por 2low »
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Março 08, 2019, 23:26:30, 23:26
Responder #20

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(....)
A estrada aparenta ter a normal marca de separação de pavimentos, isto é, aquando o alcatroamento que é feito por zonas ou lados da estrada, ficando e notando-se ali uma espécie de risco ao centro ligeiramente desvanecido…

É isso mesmo...
É essa separação no pavimento que se nota.

Mas quanto às queda, ele próprio indica, no início do vídeo, que passou numa mancha (sem precisar com certeza o que seria) a uma velocidade de 66km/h.

O que é certo é que...pelo vídeo não se percebe mancha nenhuma.  :pensador:
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Março 09, 2019, 10:48:21, 10:48
Responder #21

dfelix

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O video da 790 é estranho...
O gajo perde a frente devagar e quase a direito.

 :pensador:

Dezembro 22, 2020, 14:15:43, 14:15
Responder #22

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Desculpem por reactivar este tópico, mas para dizer que a areia tem de facto os seus perigos inegáveis....

...mas e quando são os veículos a 'largar' combustível, lubrificantes ou outro tipo de líquidos (radiador por exemplo) para a via pública? :???:

Esta foto tirei-a hoje, quando circulava a pé, depois de me aperceber do rasto que um furgão de mercadorias deixava à sua passagem.  :toma:

Um motociclo ali à passar com os pneus e provavelmente seria um...'já foste'.

Fiquei com ideia que poderia ser combustível, mas não me aproximei para o perceber mais de perto.
A não ser que algo transportado no interior da carrinha tivesse rebentado ou tivesse uma perfuração e fosse largando aquele líquido todo que ficou a brilhar ao sol...  :napodeser:

O que vale é que os bombeiros têm quartel não muito longe daquele local e quando se derem conta daquilo, vão dar ali umas mangueiradas.



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