Autor Tópico: Que opinião tens dos "rails de segurança" na estrada...  (Lida 5542 vezes)

Abril 03, 2017, 17:59:05, 17:59
Lida 5542 vezes

Sapiens21

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Que opinião tens dos "rails de segurança" na estrada...






Todos sabemos que a instalação dos rails tem como fim, entre outros, o de evitar que um veículo em caso de acidente ou perda de controlo possa ser projectado ravina abaixo, ou caia de uma ponte, ou em caso de despiste entre por uma zona arborizada que ladeie a estrada, ou proteja zonas habitacionais perto da estrada...


No fundo, serve (ou foi pensada a sua instalação) como um sistema de segurança passiva que leva a que se evite - teoricamente - males maiores.


E coloquei a palavra "teoricamente" porque apesar do ganho inequívoco em certas situações para acidentes que envolvam automóveis, por outro lado não serão os rails tão amigos de um motociclista que tenha o azar de ir contra os mesmos.


As consequências de um embate do corpo contra aquela protecção metálica ou, pior ainda, contra os seus suportes verticais, podem ser potencialmente fatais, pela que a discussão do benefício VS consequências pode ter alguma relevância para trazer para aqui o debate.


Que pensas dos mesmos?
« Última modificação: Dezembro 08, 2018, 00:01:35, 00:01 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 03, 2017, 18:39:18, 18:39
Responder #1

mneves

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Pois
Alguns ,para nos das 2 rodas são mal pensados e mortíferos .
membro numero 16

Abril 03, 2017, 18:51:10, 18:51
Responder #2

Moto2cool

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Os rails são muito importantes para travar a trajetória de um veículo desgovernado e por causa disso muito perigosos quando esse veículo é humano.
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Abril 03, 2017, 20:20:32, 20:20
Responder #3

rodrigues

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Depende muito do local, no Alentejo por exemplo, prefiro entrar por uma quinta dentro em caso de queda mas em Trás os Montes já os vejo como amigos e em muitas curvas têm protecção até ao chão.

Abril 03, 2017, 20:25:58, 20:25
Responder #4

João_Santos

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Os mais inovadores que vi são Coreia do Sul. Se algo bater são deslizantes.

https://www.flatout.com.br/wp-content/uploads/2017/01/barriers.jpg

Penso que se poupariam muitas vidas.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Abril 03, 2017, 20:27:35, 20:27 por João Santos »

Abril 03, 2017, 21:02:11, 21:02
Responder #5

rodrigues

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Os mais inovadores que vi são Coreia do Sul. Se algo bater são deslizantes.

https://www.flatout.com.br/wp-content/uploads/2017/01/barriers.jpg

Penso que se poupariam muitas vidas.

João  :scooter: :scooter:

Assim até dá gosto bater  :cool:

Inovador sem dúvida

Abril 03, 2017, 22:17:54, 22:17
Responder #6

João_Santos

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Rodrigues nem a brincar. Bater é bater.

João  :scooter: :scooter:

Abril 03, 2017, 22:54:26, 22:54
Responder #7

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não conhecia esse sistema da Coreia do Sul.
É interessante, mas infelizmente o custo deve estar demasiado fora do alcance dos cofres públicos por cá.  :-X
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Abril 04, 2017, 08:01:53, 08:01
Responder #8

mneves

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Não sei se repararam no tipo de pavimento nessa curva?
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Abril 04, 2017, 11:21:47, 11:21
Responder #9

karloxilva

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Boa questão!
Os "rails" do tipo que o Sapiens mostra na fotografia são autênticas quinadeiras, ou guilhotinas, conforme seja a forma como um motociclista lhe bate após um despiste. Mantê-los nas estradas portuguesas não tem qualquer tipo de justificação económica, revela apenas que a construção das vias e "protecções" é feita a pensar somente nos sacrossantos automóveis. Para mim, são crime.

Aqui por Setúbal, na Serra da Arrábida, há algumas zonas em que a coisa foi atenuada. Em alguns locais, os pilares foram unidos por chapas que além de impedirem o deslizamento pela serra abaixo também farão com que os pilares dos "rails" não se transformem nas tais quinadeiras ou guilhotinas.

Melhor ainda, quem tomar atenção verá que em muitos suportes de "rails" foram instalados...pneus.
Uma forma fácil, económica, e ecológica porque reutilizadora, de eliminar as arestas dos pilares dos "rails".

Caro? Não, inteligente. Puxar pela inteligência é que é coisa demasiado cara para muita gente.
Já agora e se bem me lembro, já foi há anos, tal emenda foi consequência de uma campanha anti-este tipo de "rails" de um moto clube local.
Socorrendo-me também da memória, os pneus instalados nos suportes dos "rails" foram colocados por motociclistas.

Olhando para o boneco sul-coreano com os roletes deslizadores e o piso sonoro, é caro e a Coreia do Sul não terá as curvas todas assim.
Todavia, o plástico não será bem mais barato que o aço?
Mas esqueçamos a "tecnologia de ponta" sul-coreana, vamos para algo mais fácil de fazer como "industrializar" a ideia dos pneus nos "rails": borracha reciclada a forrar os suportes, almofadas no mesmo material forrando os próprios "rails". Redução do aço ao mínimo indispensável para manter uma estrutura de choque, moldável num impacto para reduzir as forças de um acidente. Temos fábricas de reciclagem de pneus, as tais onde são fabricados os pavimentos de borracha que podemos ver em alguns parques infantis, poderiam fazer algo mais... só que:
Imaginam quantas toneladas de pneus são queimadas na cimenteira Secil, em plena Serra da Arrábida? Sim, meus caros, os tais pneus por que pagastes a "ecotaxa" para serem reciclados são queimadinhos, "valorizados" por uma empresa privada que os usa como combustível... e ainda recebe dinheiro por isso.
« Última modificação: Abril 04, 2017, 11:22:53, 11:22 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 04, 2017, 13:38:08, 13:38
Responder #10

rodrigues

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Trás os Montes nesse aspeto está muito à frente em segurança como podem ver;

https://goo.gl/maps/9iCheasjtp62

Abril 04, 2017, 13:51:53, 13:51
Responder #11

dfelix

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Há 13 anos que foi aprovada a "lei dos rails".
Resultado de muitos anos de esforço por parte de vários intervenientes, nomeadamente o GAM.





Portugal passou na altura a estar na linha da frente no que diz respeito a este tema.
Por essa razão, as vias construídas ou sujeitas a melhoramentos após essa data passaram a estar equipadas obrigatoriamente com a "saia" inferior.

Antes disto, a segurança de alguns pontos negros era assegurada pela (penso que já extinta) RTF, que em conjunto com autarquias, bombeiros e motoclubes locais preenchiam os prumos dos rails com pneus.
No presente é muito raro encontrar pneus, pois estes pontos foram praticamente todos sujeitos a intervenções.

Se existem zonas que não estão a respeitar a lei?
Provavelmente sim. Mas cabe denunciar às entidades competentes.

Se o actual modelo de protecção cumpre as expectativas?
Provavelmente sim. Mas dentro de certas limitações...
Uma colisão em altas velocidades seja com o que for não deixa de ter os seus perigos e provocar os seus danos.


« Última modificação: Abril 04, 2017, 13:54:13, 13:54 por dfelix »

Abril 05, 2017, 16:01:41, 16:01
Responder #12

Morgas

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Este fim de semana em Espanha.



http://www.formulamoto.es/seguridad/2017/04/04/motoristas-salen-calle-pedir-supresion-guardarrailes-asesinos/18066.html







“Stay down, Bro”

"
"



O malho não foi em alta velocidade, justamente por isso tem três lições importantes:

1) Os rails de segurança não são feitos para motos. Muitos motociclistas morrem por causa deles, mais um motivo para ter SEMPRE cuidado na estrada.

2) “Stay down, bro.” É importante após um tombo esperar a adrenalina baixar e fazer uma checagem de ferimentos para ver se não há nenhuma fratura grave antes de se levantar. O cara aí do vídeo, quase caiu do barranco com a tontura da pancada na cabeça.

3) Capacete. É feio, tira parte da graça de andar de moto, mas pode salvar seus miolos. Olha a porrada que ele deu com a cabeça.




Fonte: Olddogcycles
« Última modificação: Abril 05, 2017, 16:19:09, 16:19 por Morgas »

Abril 05, 2017, 22:03:15, 22:03
Responder #13

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Grande pancada que o rapaz deu nos rails...
O embate foi na zona de trás da cabeça e houve ali um momento que parecia estar a perder os sentidos. Lá recuperou...

O calçado desapareceu e os joelhos (expostos) devem ter ficado bem marcados... :napodeser:
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Abril 05, 2017, 23:53:38, 23:53
Responder #14

Africandruglord

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Abril 06, 2017, 16:49:43, 16:49
Responder #15

Moto2cool

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O africandruglord tem razão Morgas. Há para aí motards que sem capacete são ainda mais feios :) :) :)
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Abril 06, 2017, 19:33:10, 19:33
Responder #16

Morgas

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Junho 01, 2017, 11:26:52, 11:26
Responder #17

João_Santos

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Este tópico deve estar sempre presente e agora que se aproximam as férias de muitos, não o devemos esquecer.

 João scooter: :scooter:

Dezembro 08, 2018, 00:08:16, 00:08
Responder #18

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Em Espanha vão fazer um forte investimento para evitar os problemas dos rails...e o que representam para a segurança.  :nice:

Serão milhares de kms...largos milhares a ser alvo de intervenção.



O link da notícia: https://www.mutuamotera.org/gn/web/noticia_desarrollada.php?cod=9479&seccion=171
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Dezembro 08, 2018, 11:10:39, 11:10
Responder #19

Moto2cool

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Sempre minimiza o problema, mas como dizia antes, quando vamos de corpinho bem feito contra o rail e pior ainda se a mota nos vier a acompanhar, a coisa não fica muito bem, melhor seria não estar lá ( ai que heresia!!  :nempenses: )
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Dezembro 08, 2018, 15:33:20, 15:33
Responder #20

Sapiens21

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Ainda assim....entre ter lá também a proteção inferior e não ter nada, ou (pior ainda) ter o pilar/suporte de ferro pronto a cortar, eu prefiro o primeiro.

Entendo que uma pancada num rail bem protegido desde a sua base, pode doer... Mas numa análise geral, é bem capaz de ser melhor a sua presença.  :nice:
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Dezembro 08, 2018, 22:05:19, 22:05
Responder #21

dfelix

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A zona de Jaén é muito fixe...
Sobretudo os parques naturais que ficam a leste da cidade.



As serras são brutais, com excelentes curvas e uma barragem que convida a uns mergulhos no verão.
E a nacional que atravessa estes locais tem o maior olival que já vi na vida.
Até se perder no horizonte...



E... ali circula todo o tipo de veículos..
 :D






Janeiro 22, 2019, 15:11:22, 15:11
Responder #22

motolagoa

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Apesar de tanta informação sobre rails, estão a construir de raíz uma protecção tipo "cerca" do lado direito da estrada antes da ponte velha que liga Lagoa a Portimão. O problema é que os postes da dita cerca são tal e qual as quinadeiras dos rails.
Deviam de formar melhor quem é escolhido para a responsabilidade deste tipo de obras...  :(

Janeiro 23, 2019, 11:47:58, 11:47
Responder #23

dfelix

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Deviam de formar melhor quem é escolhido para a responsabilidade deste tipo de obras...

A escolha é habitualmente feita por custo ou compadrio...
Deve haver forma de reportar a não conformidade da protecção segundo a lei na respectiva autarquia da obra.


Junho 30, 2021, 16:02:24, 16:02
Responder #24

Sapiens21

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Em Espanha prossegue-se com a mudança, em prol da segurança.  :nice:

Assim, a iniciativa 'StopGuardarrailes' anunciou que foram aprovados mais 350.000€, pelo concelho de Vigo, para mudar kms de rails perigosos, substituindo por outros mais seguros.

https://www.mutuamotera.org/gn/web/noticia_desarrollada.php?cod=12237&seccion=206
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