Autor Tópico: Ultrapassagens mal calculadas...  (Lida 4757 vezes)

Setembro 26, 2018, 18:01:15, 18:01
Lida 4757 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ultrapassagens mal calculadas....






Já todos tivemos momentos de ultrapassagens que talvez se tivessem pensado melhor.

Eu já tive a minha dose e duvido que haja por aqui quem não passou também já por um certo "aperto", em virtude de um cálculo que deveria ter sido melhor pensado.

Faz parte...atenção! Não deveria ocorrer este tipo de situações é verdade, mas acontece.

O problema é quando o dito "cálculo" vai para lá de tudo quanto seria expectável e a ultrapassagem se torna numa verdadeira situação crítica!

É nessa altura que pode acontecer uma coisa destas (ver vídeo)... Um acidente frontal ou, noutros casos, uma saída de estrada também ela com consequências imprevisíveis.

Dá que pensar!!!


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 21:14:41, 21:14
Responder #1

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
É caso para dizer que esse nasceu outra vez, o mais engraçado é que se não tivesse travado não se tinha passado nada, porque o carro já tinha corrigido a imbecilidade do amigo da moto4.

Hoje tive um momento desses na R1, tudo bem que não me ti pisca para ultrapassar, mas o amigo da frente, numa carrinha Audi, assim que eu inicio a ultrapassagem, lembra-se de meter pisca para a esquerda e vira imediatamente, o que vale é que sou descendente do Rossi e consegui guiar a mota o mais para a esquerda possível para evitar ser colhido.
Nestes casos, fico sempre algo perplexo com a imbecilidade e distracção alheia, que inicia uma manobra daquelas sem olhar para um espelho ou usando a audição que lhe deram, eu até facilito com o akrapovic, sem dúvida alguma que me ouviu.

Mas pronto, destes episódios temos todos infelizmente.

Setembro 26, 2018, 21:46:43, 21:46
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O impacto foi brutal....
De tal forma que o calçado voou-lhe dos pés nesse instante do embate.

A travagem numa Moto4 não sei se é muito direcional, mas o que ali se passou parece-me que teve que ver com a deslocação massiva do peso para a frente na travagem a fundo, o que o fez perder a traseira e...a moto fugiu-lhe.
Possivelmente o próprio guiador teria algum ângulo aquando da blocagem de rodas.

Sobreviveu...mas vai-se lembrar de futuro quando decidir ultrapassar.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 22:08:19, 22:08
Responder #3

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
O que me stressa se é que se pode dizer assim é quando numa ultrapassagem ou mesmo quando existem duas ou mais vias existe aquele momento que se "sente" que se está no ângulo morto do espelho do carro. É algo que me faz saltar o radar aranha... ;) já tive uma experiência de repente um carro a mudar de direção... por isso agora é se passar é rapidamente!



Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 27, 2018, 13:03:11, 13:03
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...



Isso é mesmo space velocity between worlds.    :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 27, 2018, 15:49:11, 15:49
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já me aconteceu uma dúzia de vezes.  :'(

Tirei mal as medidas e depois ficou curto. Não à queima, mas curto.

Preciso de motor mais potente.  :yeah:

Tenho tido sorte.

Ainda ontem, pensava que passava por entre dois carros parados e bati de raspão num espelho. Valeu ter sido devagar e do condutor do enlatado até foi porreiro entendeu a minha aselhice, viu que não tinha prejuízo nenhum e não me "ralhou"  :corado:

Mas... depois destas situações, venho 5 minutos a remoer: fd$$$$$$ mas porque é que fiz aquilo. Porra porque é que não esperei mais um pouco. fonix, tenho que ir ao oculista, pois parecia-me que conseguia ultrapassar mais à vontade.

Espero continuar sempre com sorte e ter o discernimento de saber travar quando devo e acelerar quando é a melhor oportunidade. 

Sempre a aprender.
« Última modificação: Setembro 27, 2018, 16:10:40, 16:10 por JViegas »

Setembro 27, 2018, 16:09:56, 16:09
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Mas... depois destas situações, venho 5 minutos a remoer: fd$$$$$$ mas porque é que fiz aquilo. Porra porque é que não esperei mais um pouco. fonix, tenho que ir ao oculista, pois parecia-me que conseguia ultrapassar mais à vontade.
(....)


Sou igualzinho...

Se faço alguma que não devia, depois fico a remoer naquilo.  :-X
Já tive umas quantas, mas quase tudo em 4 rodas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 27, 2018, 16:17:40, 16:17
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ok Ok
Vou confessar, aqui e hoje.

A semana passada vinha a passar por uma fila enorme de carros, parada em estrada municipal.
Parava quando vinha um carro de frente, ficando entre dois carros e avançava quando tinha oportunidade.

Foi assim durante uns minutos. E de vez em quando ia pensando:

"Vá... mais um carro... dá... já deu."
"Só mais um, ali... ali... está um espaço."

Até que de repente fiquei com a traseira fora da via... e... vem uma camioneta da urbana, cheia de pessoal... a fila não avançava e a camioneta a chegar... até que parou... com a motorista a olhar para mim e uma dezena de passageiros a esgueirarem o pescoço para tentarem entender porque é que ela parou a camioneta.

E eu  :corado: :corado: :corado: :corado: :corado:

Pedi desculpa, enquanto que a fila dos carros onde estava, mexeu um metro ou dois, consegui meter a maxi "gorda" para dentro e olhando fixamente para a frente, conseguia sentir uns bons pares de olhos a seguirem-me enquanto a camioneta arrancava novamente.

Acho que à hora do jantar ainda me "chicoteava" mentalmente entre garfadas de comida, vergado com a minha vergonha.

Pronto. Aliviado, vou ali encrencar o trânsito ou pregar um cagaço a algum enlatado.

Setembro 27, 2018, 17:08:45, 17:08
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Descreveste muito bem. Parabéns, pois conseguiste "colocar-me" na cena.  :)

Faço ideia da sensação vivida nesse momento...

Mas é deste tipo de coisas que acontecem. Não há como escapar.

Não deverá haver quem diga... "Nunca me vi numa situação complicada de trânsito".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 28, 2018, 08:40:58, 08:40
Responder #9

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mal calculadas não tive ,se dava,dava ,se via que não dava aguentava .
Tive ,mais na 400 ,algumas em que a alminha se lembra de acelerar pois uma acelera não podia passar,deu para rir e muito
membro numero 16

Setembro 28, 2018, 09:10:53, 09:10
Responder #10

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mal calculadas não tive ,se dava,dava ,se via que não dava aguentava .
Tive ,mais na 400 ,algumas em que a alminha se lembra de acelerar pois uma acelera não podia passar,deu para rir e muito

Não é só com as aceleras... Não raras vezes apanho aqueles artistas que acham que uma mota não pode ultrapassar (provavelmente devem ter graves problemas de autoestima) e que aceleram no momento da ultrapassagem. Mas o CP3 nunca me deixa ficar mal nesse aspeto.
Eu nestes casos deixo os ir , meto me atrás no gozo até vir que já não vai mais,depois passo e adeus como as unhas dos ricos de Cascais só vão até um certo limite, é só rir
membro numero 16

Outubro 07, 2018, 15:27:08, 15:27
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)como as unhas dos ricos de Cascais só vão até um certo limite, é só rir

Hum.... :pensador:

Referes-te concretamente à falta de "kit de unhas" de malta mais endinheirada?

Tens notado isso, Marco?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 05, 2019, 07:57:46, 07:57
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Apesar de já ter algum tempito este vídeo divulgado pela própria GNR, está perfeitamente actual e alerta para a atenção que se deve ter numa ultrapassagem, desaconselhado especificamente com este vídeo que a meama se faça pela direita.

A razão é muito fácil de perceber...

LINK PARA VÍDEO...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 05, 2019, 18:44:42, 18:44
Responder #13

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Um pouco de velocidade e uma distração de um segundo.
A receita certa.
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 05, 2019, 19:24:41, 19:24
Responder #14

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Não sei se vocês sentem o mesmo que eu... Sexta é o pior dia da semana para andar na estrada, sobretudo no final da tarde. As pessoas no carro vêm com pressa para chegar a casa, nós motociclistas também vimos com menos paciência para vir atrás de um carro a 50km/h numa estrada onde o limite é 70...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Julho 06, 2019, 00:05:58, 00:05
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Logo tinham que mostrar uma mota :)

Para não ficares aborrecido…
(parecido mas sem moto)

« Última modificação: Julho 06, 2019, 00:07:22, 00:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 06, 2019, 11:01:14, 11:01
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um acidente gravíssimo.
Quase de certeza com perda de vidas humanas.  :(

Não há quem não cometa erros ou excessos. Provavelmente ninguém pode dizer que nunca cometeu infrações, mas este tipo de situações acabam por ter um potencial de gravidade que ficam bem ilustrados nesse vídeo.

Infelizmente esse teve de certeza o pior fim possível.
Mas neste caso parece-me que o objectivo era passar para a via que iria conduzir a uma saída da A.E.
Não foram tomadas as devidas precauções e aconteceu o que se viu.  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 06, 2019, 14:14:26, 14:14
Responder #17

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Loucuras, ou distrações, existem em todos os tipos de viaturas, infelizmente muitas vezes com dolorosas consequências.
Atrevia-me a dizer, sem provas, que provavelmente os motociclistas nem serão os piores porque sabem que pagam com o corpo...excepto os cracks do motociclismo que tudo sabem e sacam cavalinhos, andam a mais de duzentos, fazem ultrapassagens em tangentes, e enchem cemitérios. :(
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 02, 2020, 08:55:11, 08:55
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ao passar os olhos por uma notícia lembrei-me deste tópico sobre as "ultrapassagens mal calculadas"...

Ocorreu no Brasil e a moto foi parar dentro de uma loja!!



Um motociclista de 23 anos decidiu que a ultrapassagem pela direita seria o que devia fazer e...em plena zona citadina acabou acertar na frente do automóvel ultrapassado, perdeu o controlo da moto e entrou por uma loja adentro, com uma destruição mais que evidente.
Tanto para a moto como para a loja.

O rapaz parece que ficou relativamente bem... Link

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama