Autor Tópico: Certificação EN 13634  (Lida 4947 vezes)

Janeiro 24, 2018, 12:10:28, 12:10
Lida 4947 vezes

dfelix

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Na sequência deste tópico, deixo aqui um resumo sobre o tema:



À semelhança do que acontece com praticamente tudo, a UE criou standards que são exigidos aos fabricantes de forma a que possam comercializar um produto certificado para o fim a que está destinado.

Certamente todos já conhecemos a ECE 22.05 no contexto dos capacetes.
Mas existem outras como a  EN 13595 para casacos, calças e fatos, EN 1621 para protecções, etc.
A EN 13634 aplica-se ao calçado.

Actualmente em vigor está a EN 13634:2015 que supostamente é uma revisão da EN 13634:2010.
Não encontrei detalhes sobre as diferenças.
Certamente especificidades técnicas ao nível dos testes, pois os resultados das classificações são as mesmas para ambas.

Calçado certificado como equipamento de protecção para motociclismo possui uma etiqueta identificadora no seu interior.



A destacar:
- Identificador da conformidade. (CE).
- Pictograma identificador que a certificação é aplicável a equipamento de motociclismo.
- Classificações numéricas.
- Outras classificações.

As três classificações numéricas correspondem ao resultado de três diferentes testes sendo os de resistência nas seguintes áreas.




Resistência à abrasão por impacto

O nível 1 requer um mínimo de 1,5 segundos na área A e 5 segundos na área B.
O nível 2 requer um mínimo de 2,5 segundos na área A e 12 segundos na área B.

Resistência ao corte por impacto

Medido nas áreas A e B, de acordo com a penetração de uma lâmina.

O nível 1 requer uma penetração máxima de 25 mm nas áreas A e B.
O nível 2 requer uma penetração máxima de 25 mm na área A e 15 mm na área B.

Rigidez transversal

Medido como a resistência a uma força ao longo da bota e resistência da sola ao esmagamento.

O nível 1 exige força de pelo menos 1,0 kN.
O nível 2 exige força de pelo menos 1,5 kN.



Outras classificações

A etiqueta poderá ainda indicar que o calçado obteve certificação em outros atributos considerados opcionais.
Os mesmos são indicados pelas seguintes monogramas:

IPA - Satisfaz os requisitos opcionais para proteção contra impacto no tornozelo
IPS - Satisfaz os requisitos opcionais para proteção contra impactos na canela.
WR - Satisfaz os requisitos opcionais de resistência à penetração de água.
FO - Satisfaz os requisitos opcionais de resistência aos óleos e hidrocarbonetos.
SRA, SRB, or SRC - Satisfaz os requisitos opcionais de resistência ao deslizamento
WAD – Satisfaz os requisitos de absorção de água / reabsorção da palmilha
B - Satisfaz  os requisitos para as partes superiores permeáveis ao vapor de água.



« Última modificação: Janeiro 24, 2018, 14:17:04, 14:17 por dfelix »

Janeiro 24, 2018, 12:20:20, 12:20
Responder #1

Tiago Parracho

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Excelente tópico. Já aprendi mais alguma coisa. Quando chegar a casa tenho que ir ver as minhas TCX  :pensador:

Janeiro 24, 2018, 12:36:15, 12:36
Responder #2

TMXR

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Janeiro 24, 2018, 12:36:46, 12:36
Responder #3

2low

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Obrigado dfelix pelo bom tópico.

 :ok: :convivio: :sportbike:
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Janeiro 24, 2018, 12:45:26, 12:45
Responder #4

lmferreira

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Muito boa informação.

Janeiro 24, 2018, 12:48:53, 12:48
Responder #5

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Boa informação.
Tenho de ver o que dizem as minhas TCX, mas creio que cumprem somente os "mínimos olímpicos".

(....)
Já sei que 2-2-2 não é aquilo que gosto... :D

 :pensador:
Não?
Mas ter o nível 2 - 2 - 2 não é melhor?
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Dalai Lama

Janeiro 24, 2018, 14:36:22, 14:36
Responder #6

dfelix

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Tenho de ver o que dizem as minhas TCX, mas creio que cumprem somente os "mínimos olímpicos".

Os "mínimos olímpicos" é já por si garantia de que o fabricante concebeu um produto adequado ao fim pretendido.

E num mercado com tanta oferta, este tipo de classificação pode ser uma ferramenta bastante útil para distinguir "calçado para motociclismo" do "calçado civil fabricado por marcas de motociclismo".


Janeiro 24, 2018, 14:44:34, 14:44
Responder #7

JViegas

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Na vossa opinião qual o "mínimo" que poderão calçar?

Sabendo que 2-2-2 será o ideal poder-se-á estabelecer prioridades, por exemplo: mais resistência ao abrasão do que à perfuração à rigidez, etc. etc.

É claro que o tipo de montada que conduzimos influenciará o tipo de calçado.

Eu para uma maxiscooter tenho botas simples, e a comprar umas motas motard, talvez algo que me aguente mais o abrasão do que os torções, ao contrário por exemplo se conduzir uma "fora de estrada" onde o abrasão não fará tanto sentido mas sim a resistência do calçado no que diz respeito ao "torção".

Janeiro 24, 2018, 16:46:52, 16:46
Responder #8

dfelix

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As Marshall que trago hoje calçadas são 1-1-1 (wr)
Penso que sejam os "mínimos olímpicos".

Não as comprei com o objectivo de ter umas botas especificamente para andar de moto.
Para isso tenho outras... seja em abordagens mais touring, "adventure" ou desportiva.
A intenção era ter algo casual!
Que fosse impermeável e capaz de oferecer protecção, já que uso moto no dia-a-dia.

Esta certificação, independentemente de corresponder aos mínimos é a única garantia que tenho que pelo menos foi pensada para o efeito.

Até porque o calçado ser de uma marca de equipamento de motociclismo não significa que seja equipamento de protecção.
Há uns anos atrás quando começaram a surgir estas opções mais casuais, a maioria não o era.


Janeiro 24, 2018, 16:58:13, 16:58
Responder #9

Joao_Cruz

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Excelente informação dfelix.
Parabéns.
Sempre a aprender, que é o que se quer.
Um abraço
JpC

Janeiro 24, 2018, 17:01:36, 17:01
Responder #10

2low

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Não tinha mesmo a noção da existência desta certificação.
Andei a pesquisar e não vejo as marcas muito preocupadas em divulgar os produtos com esta informação lá "escarrapachada"

Tive (e ainda tenho porque não deitei para o lixo) umas botas Acerbis que me resistiram a todas as quedas que tive até hoje e actualmente sem marcas de guerra MAS em termos de durabilidade e de impermeabilização são ou foram uma nulidade (foram mesmo ao sapateiro para coser as costuras)...
portanto, em termos de resistência à abrasão rebenta a escala: lá para nível 5 (especulando)
A rigidez transversal talvez fosse tipo 1
MAS para umas botas compradas em final de 2010, não tinham essa etiqueta...é normal?
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Janeiro 24, 2018, 17:05:12, 17:05
Responder #11

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
MAS para umas botas compradas em final de 2010, não tinham essa etiqueta...é normal?


Provavelmente sim...

Se foram fabricadas antes da Norma EN 13634:2010, penso que será normal não terem etiqueta. :)
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Janeiro 24, 2018, 17:53:04, 17:53
Responder #12

Moto2cool

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óptimo tópico  :palmas: boa iniciativa dfelix

Seja qual for a classificação, a sua existência diz que foram pensadas para usar em mota.
As minhas Dainese ALPHA WP vão pelos parcos 1-1-1, não vou dizer que não me sentia mais protegido com notação 2, mas para o tipo de uso que lhes dou é bastante terem proteção. No verão ando com umas "normais" que seguramente serão piores  :nempenses:
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Janeiro 24, 2018, 18:19:58, 18:19
Responder #13

PBarros

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Bom post !!
Estamos sempre a aprender  :cool:
Desconhecia estes requesitos.. :(

Janeiro 24, 2018, 18:36:03, 18:36
Responder #14

dfelix

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Andei a pesquisar e não vejo as marcas muito preocupadas em divulgar os produtos com esta informação lá "escarrapachada"

Quanto muito dizem que tem a certificação.
Mas raramente a publicam.

portanto, em termos de resistência à abrasão rebenta a escala: lá para nível 5 (especulando)

Só existem os dois níveis que estão indicados na mensagem inicial.
O que significa que determinado equipamento com classificação 2 poder superar largamente outro que seja igualmente 2 e não há forma de saber isso.

É um pouco o que acontece com os capacetes.
Qualquer um que cumpra a norma ECE 22.05 garante o que a União Europeia considerou ser os mínimos de segurança.
Mas algumas unidades superam claramente os outros.
(Embora para avaliar isto benificiamos da informação publicada pela SHARP)

MAS para umas botas compradas em final de 2010, não tinham essa etiqueta...é normal?

Isto é mais recente...
A maioria do meu calçado para moto também é anterior a isto.

Janeiro 25, 2018, 11:40:59, 11:40
Responder #15

2low

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Entretanto fui ver o casaco Drenaline que tem durado, pelo menos 5 anos e ainda mantem a impermeabilização, e também existe certificação:



Já pode haver certificação mais actual, mas a do meu casaco é ainda a:

EN 1621-1 1997

"S" type - A
"E" type - B

Será que estes valores A e B é como os níveis 1 e 2 das botas?
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Janeiro 25, 2018, 12:00:40, 12:00
Responder #16

dfelix

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Pelo que percebi o EN 1621 agrupa várias categorias.

A 1621-1 aplicável a protecções na região do ombro, cotovelo e antebraço, quadril, joelho e perna...
A 1621-2 aplicável a protecções das costas e coluna...


Janeiro 25, 2018, 19:09:59, 19:09
Responder #17

Moto2cool

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Não sabia que já existia a EN1621, pensei que o número de estradas nacionais andava abaixo dos 200   ::P:
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Janeiro 26, 2018, 12:10:44, 12:10
Responder #18

dfelix

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Fico com a sensação que despertei aqui um monstro...
 :D

A razão porque coloquei este tópico foi para alertar para a diferença entre calçado de motociclismo e calçado civil produzido por marcas de motociclismo.

Quero muito acreditar que compra uns chinelos da Alpinestars está consciente que não servem para andar de moto!



Mas tal como estes chinelos, muito outro calçado "normal" é produzido por marcas de motociclismo.
Não há mal nenhum nisso. É perfeitamente legitimo que alguém que vibre com o mundo das duas rodas goste de se vestir com roupa ligada ao tema.
O que não se deve fazer é assumir que tudo o que produzem se enquadra na categoria de equipamento de protecção.

Depois... Não há razão para "desprezar" calçado que seja 1-1-1.
Antes pelo contrário!
É a classificação que se considera "normal" para um equipamento desenhado para oferecer protecção.

Levar isto demasido a sério pode levar ao mesmo tipo de interpretações erradas que muita gente tira dos resultados da SHARP nos capacetes.
Vejo muita gente defender que tudo o que não é 5 estrelas não presta. Quando na realidade os produtos de referência até têm classificações mais modestas.

Pode ser. Mas não é o que aprecio.

Parece-me que o teu problema foi com as botas... e não com a classificação das mesmas!  ;)


Agosto 02, 2018, 16:31:29, 16:31
Responder #19

2low

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A prova que o dfelix até se preocupa com a segurança está aqui.


Muitas das vezes preocupamo-nos apenas com o capacete mas por vezes um bom calçado também é importante…
Nas quedas que já tive não sofri tanto porque levantei o corpo, com as botas a fazerem o seu serviço, e os cotovelos forrados com protecções do casaco a também serem importantes…
Tenho ali no capacete NEXX ainda com alguns riscos, essas marcas de combate e que só o coloquei de parte porque já tinha 7anos e estava o forro a desintegrar-se…
...mas também porque já não serviria de nada em casa de embate...


Mas oh dfelix porque não apareces nos encontros e passeios da malta?
Ou porque não organizas tu algum evento? nem que seja ir ali às bifanas...

...tanto que só tens contribuido com alguns tópicos e bastantes comentários...
...alguns de forma rispida que acabam por ter resposta imediata seja de quem for...
[a malta nao te conhece bem e acontece isso com frequencia, de nao te perceberem e levarem a mal...]

Com ironia mas sem qualquer malicia e da mesma ironia que muitas vezes usas:  :stuck_out_tongue_winking_eye:
"ou estas fechado na masmorra, sem motas e muito ressabiado?
ou a patroa nao te deixa andar de moto, é isso?"
 :lolol:  :convivio:
« Última modificação: Agosto 02, 2018, 16:44:06, 16:44 por 2low »
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Agosto 02, 2018, 17:02:21, 17:02
Responder #20

dfelix

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A prova que o dfelix até se preocupa com a segurança está aqui.

Sim... só que entretanto já há malta a achar que tudo o que é abaixo de 2-2-2 é lixo!  :D

Mas oh dfelix porque não apareces nos encontros e passeios da malta?

Já fui a 2 almoços, pá...
O que corresponde a um número bastante elevado de participações nestas coisas de "grupos" face ao habitual.


Agosto 02, 2018, 18:28:04, 18:28
Responder #21

2low

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A prova que o dfelix até se preocupa com a segurança está aqui.


Muitas das vezes preocupamo-nos apenas com o capacete mas por vezes um bom calçado também é importante…
Nas quedas que já tive não sofri tanto porque levantei o corpo, com as botas a fazerem o seu serviço, e os cotovelos forrados com protecções do casaco a também serem importantes…
Tenho ali no capacete NEXX ainda com alguns riscos, essas marcas de combate e que só o coloquei de parte porque já tinha 7anos e estava o forro a desintegrar-se…
...mas também porque já não serviria de nada em casa de embate...


Mas oh dfelix porque não apareces nos encontros e passeios da malta?
Ou porque não organizas tu algum evento? nem que seja ir ali às bifanas...

...tanto que só tens contribuido com alguns tópicos e bastantes comentários...
...alguns de forma rispida que acabam por ter resposta imediata seja de quem for...
[a malta nao te conhece bem e acontece isso com frequencia, de nao te perceberem e levarem a mal...]

Com ironia mas sem qualquer malicia e da mesma ironia que muitas vezes usas:  :stuck_out_tongue_winking_eye:
"ou estas fechado na masmorra, sem motas e muito ressabiado?
ou a patroa nao te deixa andar de moto, é isso?"
 :lolol:  :convivio:

Ui..cuidado com o que dizes ao Félix...ele é feio, porco e mau...no asfalto  :D

Gostava de dar uma volta com VCS os dois...iria certamente ser um passeio muito díspar e no meio ia estar a virtude  :blush: ::P:

É para isso que cá estamos! Aprendermos uns com os outros e estarmos sempre presente dos e com os outros de forma humilde!

Por mim… marquem isso, vai ser "bué de fixe" mas como sugestão... tem de haver parte do trajecto para irmos ao banho...com este calor...
Dfelix... vê lá a tua agenda!
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Agosto 02, 2018, 21:56:59, 21:56
Responder #22

dfelix

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Ui..cuidado com o que dizes ao Félix...ele é feio, porco e mau...no asfalto  :D

Epá...
Tás a passar uma imagem de selvajaria quando sabes perfeitamente que não é bem assim! :)

Até porque só fizemos aquele troço de estrada na Arrabida.
Deu para brincar um bocasinho quando subimos a serra...mas o resto do caminho foi sempre a um ritmo tranquilo.

É para isso que cá estamos! Aprendermos uns com os outros ...

Muito honestamente, se o objectivo é  aprender então o ideal é um curso de condução avançada como os da Action Team.

Aprende-se imenso do ponto de vista teórico e sobretudo prático já que com as ideias ainda frescas todo esse conhecimento pode ser aplicado em condições de segurança que a via publica não oferece. Além da vantagem do acompanhamento por alguém que observa e posteriormente sugere melhorias.

Outra mais-valia é a possibilidade de explorarmos a nossa própria moto sem preocupações com as armadilhas da via pública.
E é aí que realmente se toma consciência dos limites...nossos e da nossa moto.

Recomendo totalmente!

Aprender uns com os outros em estrada até certo ponto funciona. Mas a condução de estrada inevitavelmente acaba por envolver alguma bazófia.

Dfelix... vê lá a tua agenda!

Brevemente arranja-se qualquer coisa...





Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk


Novembro 11, 2018, 15:51:31, 15:51
Responder #23

TMXR

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Novembro 11, 2018, 16:00:32, 16:00
Responder #24

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Novembro 11, 2018, 16:03:55, 16:03
Responder #25

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Bem.... fantástico.

Adorei ver aquelas fotos do interior das botas, onde se percebe a grossura do material (e camadas) aplicados na concepção.
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Novembro 12, 2018, 00:29:32, 00:29
Responder #26

dfelix

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Estas rev'it têm um ar muito high-tech.
Achei curioso o material ser muito idêntico ao de algum calçado técnico que tenho.

Tal como fico curioso se, à semelhança do que acontece com a grande maioria do calçado produzido pela marca, estas também serão fabricadas cá em Portugal.

Novembro 12, 2018, 14:25:52, 14:25
Responder #27

Nuno YB

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Fico com a sensação que despertei aqui um monstro...
 :D

A razão porque coloquei este tópico foi para alertar para a diferença entre calçado de motociclismo e calçado civil produzido por marcas de motociclismo.

Quero muito acreditar que compra uns chinelos da Alpinestars está consciente que não servem para andar de moto!



Mas tal como estes chinelos, muito outro calçado "normal" é produzido por marcas de motociclismo.
Não há mal nenhum nisso. É perfeitamente legitimo que alguém que vibre com o mundo das duas rodas goste de se vestir com roupa ligada ao tema.
O que não se deve fazer é assumir que tudo o que produzem se enquadra na categoria de equipamento de protecção.

Depois... Não há razão para "desprezar" calçado que seja 1-1-1.
Antes pelo contrário!
É a classificação que se considera "normal" para um equipamento desenhado para oferecer protecção.

Levar isto demasido a sério pode levar ao mesmo tipo de interpretações erradas que muita gente tira dos resultados da SHARP nos capacetes.
Vejo muita gente defender que tudo o que não é 5 estrelas não presta. Quando na realidade os produtos de referência até têm classificações mais modestas.

Pode ser. Mas não é o que aprecio.

Parece-me que o teu problema foi com as botas... e não com a classificação das mesmas!  ;)

Perá lá aí um bocadinho!!!!!!!!!! Alto e parou já o baile!!!!!!! Estás a querer insinuar que a minha T-shirt azul do VR46 que comprei na feira e que diz Yamaha nas costas não serve para andar de moto? São capazes de inventar de tudo para desclassificar o equipamento dos outros, olha que porra estas!!!!  :tiros:

Mais a serio, se percebi bem, tudo o que cumpra com esta nova norma, é indicado para motociclismo. A classificação ( 1-1-1 ou 2-2-2 ) já irá depender dos materiais e/ou técnicas de fabrico empregues... será isto?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 12, 2018, 14:31:40, 14:31
Responder #28

TMXR

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X-X-X

Depende da classificacao do equipamento aos testes  :nice: ve o post inicial




Resistência à abrasão por impacto

O nível 1 requer um mínimo de 1,5 segundos na área A e 5 segundos na área B.
O nível 2 requer um mínimo de 2,5 segundos na área A e 12 segundos na área B.

Resistência ao corte por impacto

Medido nas áreas A e B, de acordo com a penetração de uma lâmina.

O nível 1 requer uma penetração máxima de 25 mm nas áreas A e B.
O nível 2 requer uma penetração máxima de 25 mm na área A e 15 mm na área B.

Rigidez transversal

Medido como a resistência a uma força ao longo da bota e resistência da sola ao esmagamento.

O nível 1 exige força de pelo menos 1,0 kN.
O nível 2 exige força de pelo menos 1,5 kN.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 10, 2019, 21:16:12, 21:16
Responder #29

Sapiens21

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No passado fim-de-semana, quando estava no concessionário Honda aqui na minha zona, dei de caras com algo que me fez captar umas fotos...

Achei interessante o expositor da TCX e da forma como mostravam os diferentes materiais e sua espessura, num corte existente na zona da biqueira e no calcanhar.

Aí ficam as 3 fotos que captei.  :nice:





"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 10, 2019, 21:24:08, 21:24
Responder #30

Paulo Fradinho

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As minhas TCX não são Goretex, são apenas WP, mas a nivel de conforto e frio são 5***** e em relação à impermeabilidade aguentam-se bem com chuva, só me aconteceu 1 vez deixarem passar um pouco na zona da biqueira apenas.
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Fevereiro 05, 2020, 11:16:54, 11:16
Responder #31

2low

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Aparentemente esta certificação já foi actualizada em 2015 pela norma EN13594, pelo menos para LUVAS.
https://www.satra.com/ppe/EN13594_mc.php
https://www.satra.com/spotlight/article.php?id=483

É estranho as várias lojas online não permitirem pesquisar por luvas e seleccionar determinado nível de segurança (EN13594) quando dá para seleccionar tantos outros parâmetros.
Se é equipamento de segurança exige-se que rapidamente resolvam colocar lá este parâmetro na pesquisa...

Por vezes andamos ludibriados apenas pelo aspecto robusto das luvas que adquirimos e depois na prática não passam de luvas que cumprem apenas os requisitos mínimos desta "nova" norma e sem sequer serem "level 1"...

De uma lista que andava a fazer para seleccionar depois umas luvas que me garantam maior proteccão, acabei de limpar a lista toda...
Em ambiente urbano qualquer tipo de luva até pode servir pois na realidade não deveríamos andar a mais de 50kmh.
Mas devemos mesmo ter equipamento adequado ao que pretendemos fazer da nossa moto.
Eu como apenas utilizo a moto para passear procuro realmente umas luvas que estejam preparadas para boa protecção à abrasão.
Deixo sugestão de procurarem umas que tenham certificado "level 2" - vai ser difícil!!! E encontrar umas a menos de 100€...


« Última modificação: Fevereiro 05, 2020, 11:30:16, 11:30 por 2low »
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Fevereiro 05, 2020, 12:43:21, 12:43
Responder #32

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 :)

Digamos que...

É mais uma norma (neste caso actualização da mesma), a juntar por exemplo à já existente e obrigatória, norma EN 17092 para casacos e calças.  :nice: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4984.msg65320#msg65320


(....)
Deixo sugestão de procurarem umas que tenham certificado "level 2" - vai ser difícil!!! E encontrar umas a menos de 100€...

Costumo comprar no GhostBikes.com e já mandei vir de lá umas luvas de Inverno (não passam do aceitável).

Foi o primeiro sítio que pesquisei por luvas para te ajudar na decisão de umas Level 2.

Espero que te ajude com estas IXON, já que estão bem longe dos 100€.  :)


Link
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Fevereiro 05, 2020, 14:42:13, 14:42
Responder #33

2low

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Sapiens,

Parece-me que a designação do modelo dessas luvas da IXON induz a erro pois parece ser "Pro Level 2".
Em termos de especificações de segurança apenas indica "CE aproved" e não existe referência a cumprir a nova norma, no nivel 1 standard ou nivel 2 "alto desempenho"...
Por outro lado, sendo material de outlet e pelo stock que ainda existir, é um produto descontinuado com alguns anos no mercado, materiais ultrapassados e bem anterior a esta nova norma - dificilmente cumprem sequer o nivel 1 standard actual...

Em comparação repara estas que tinha dado espreitadela e que "apenas cumprem nivel 1"...
https://www.ixon.com/en/products/pro-continental/#1565347166275-ee2df7db-3561

Pode ser exagero da minha parte mas primeiro quero perceber o que existe no mercado e depois em ultimo caso voltar atrás na ideia e procurar das de nivel 1 que minimamente cativem...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Fevereiro 05, 2020, 15:14:52, 15:14
Responder #34

Sapiens21

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Sapiens,

Parece-me que a designação do modelo dessas luvas da IXON induz a erro pois parece ser "Pro Level 2".
(....)


Tem por lá várias indicações que não sei se viste.  ;)

Clica lá na "specification" das luvas.

Excede o Level 1. Não são apenas Level 2 de nome...   :nice:




It is 2 to 5 times stronger than standard fabrics and tests far above certification requirements.
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Fevereiro 05, 2020, 15:28:08, 15:28
Responder #35

dfelix

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As certificações são uma mais valia.
Porque garantem que o produto foi devidamente testado e classificado.
Mas não sei até que ponto esta das luvas será (ainda) apenas uma directiva ou uma regra para uma "homologação" que pode ainda nem existir.

Quanto aos diferentes níveis, se for como acontece nas botas há que ter cautela extra.
Pois equipamento com segurança passiva acrescida pode também não ser mais "fácil" de usar. E consequentemente reduzir a segurança "activa".

No caso das botas, as únicas que tenho que são 2-2-2 por serem mais robustas tornam-se também menos práticas de usar.
Ter menos amplitude de movimentos no pé e mais dificuldade em usar a caixa acaba por me dificultar mais a condução.

No caso de luvas, receio que possa acontecer a mesma coisa.
Umas que para passar determinado nível de certificação acabem por afectar a maneabilidade e sensibilidade podem acabar por não ser a melhor opção.

Portanto, o ideal será sempre experimentar antes de comprar.
É que aumentar a segurança no caso de um hipotético acidente a troco de uma maior dificuldade de utilização que contribui para elevar o risco de um acidente acontecer... pode não ser um bom compromisso.

Fevereiro 05, 2020, 20:11:01, 20:11
Responder #36

2low

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dfelix,

Sem dúvida um pormenor a ter em conta, mas será que todas as luvas de "nível 2" serão rígidas e sem grande flexibilidade?

Por outro lado, pode ser um exagero desnecessário mas a comparar várias luvas de "apenas nível 1" reparo em como será possível algumas terem sequer esse nível...

E como tu dizes, a certificação é importante para transmitir um minimo de sensação de segurança...
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Fevereiro 05, 2020, 21:33:29, 21:33
Responder #37

Sapiens21

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(....) mas será que todas as luvas de "nível 2" serão rígidas e sem grande flexibilidade?

(....)

Talvez não seja uma questão que afecte todas as luvas, até porque existem materias diferentes, espessuras diferentes e mesmo formatos (e respectivos "adereços" de protecção) que dão uma sensação distinta entre modelos de luvas.

De qualquer forma, o link que colocas mais acima neste tópico faz menção a algo que não deixa de ir ao encontro do que questionas... :nice:

"(....)EN 13594:2015 now includes requirements for two different performance levels. Gloves with level 1 performance provide a lower level of protection but with greater dexterity than level 2, whereas level 2 gloves provide increased protection but there may potentially be weight and restriction penalties.(....)"
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