Autor Tópico: Como começar? Literalmente tudo é novidade!  (Lida 4152 vezes)

Novembro 27, 2019, 11:19:17, 11:19
Lida 4152 vezes

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Boas!

Aproximando-se a a data do exame de código, cada vez mais vou avaliando a séria possibilidade de comprar moto.
Aos 29 anos decidi tirar a carta A. Faço muitos kms (no último ano fiz 50k) e começo a ficar farto de andar de carro. Num primeiro instante estive para comprar uma Forza 125, mas reavaliando o custo desse tipo de veículos, o tipo de percursos e a minha experiência sobre duas rodas, levou-me a inscrever numa escola de condução (moto da escola é uma cb seven fifty caso tenham curiosidade!). Assim sempre aprendia algumas noções básicas (como já li por este fórum, no mundo das motos não convém aprender só com os próprios erros), regras de segurança e tentava perceber se de facto era algo que eu tinha gosto ou não.

Com as primeiras duas aulas de condução (e os slaloms e oitos) ganhei logo vontade de comprar um casaco e luvas na fosse ter um confronto com o alcatrão. Consegui na casa das peles uns bons negócios e tirando as proteções fica um casaco de pele bem catita caso as coisas não fossem em frente -> https://ibb.co/tb27dNT

Entretanto as coisas foram correndo bem, estou a ganhar-lhe o jeito e começo a ficar com o bichinho..
Estou no entanto a precisar de algumas luzes em alguns temas. Vou dividir por pontos no mesmo tópico é assim escuso de estar a criar novos postos pelo fórum.

1º Capacete/equipamento

Sei que é daqueles itens que tem mesmo de se experimentar mas... estive na motocard em Málaga e todos me pareciam desconfortáveis  :corado:
Eles lá explicaram que desde que nao sinta pressões estranhas na cabeça, com o tempo vai-se moldando e fica um pouco mais largo. Pelo menos deu para testar o tamanho (XL - sim, sou cabeçudo).
Antes de os ir, andei a pesquisar e de uma forma geral, capacetes bom e baratos convém serem full face. Os modulares com alguma qualidade já começam a subir bastante o plafond. E para primeiro capacete (que nem sei bem o que gosto) custa estar a gastar 400/500€.

Eu ia motivado a comprar o AGV k3 em branco pois estava a aproximadamente uns 150€ mas não tinham em stock de momento. Elas aconselharam também a gastar um pouco mais e ir para o HJC FG-ST que seria superior em tudo (mas também não tinham o meu tamanho em stock).

Entretanto como bom português, tenho estado a adiar e com a queda de preço do Schubert R3 (e depois do recente review do MRMaia) fiquei com mais um na dúvida.

Outra coisa que não sei se será o ideal é investir no capacete antes de comprar moto. Isto é, nem todos os capacetes “casam” bem com qualquer moto, certo? Será que valerá mais a pena comprar um mais em conta (MT/Bell/Lidl) e depois d comprar moto fazer um investimento mãos a sério?

E agora a pergunta mais picuinhas, a cor/desenho faz alguma diferença? Eu estava a pensar num capacete branco pois aqui no Algarve o calor não perdoa, e os branco sempre absorve menos luz..

Ainda no equipamento, tenho 2 hérnias discais e apesar de estar controlado pondero comprar uma cinta ou algo do género. Aconselham algo com proteções pelas costas todas ou mais apoio lombar?

2º Infra-estruturas e burocracias

Eu não tenho garagem. Estou a ver se arranjo aqui no prédio ao lado um cantinho mais protegido onde possa deixar a moto ou até mesmo arrendar uma garagem. Como aconselham a deixar a moto guardada?
Sei que existem enumeras ofertas no mercado (localizações, cadeados com e sem alarme, etc) mas numa utilização mais diária o que é mais prático?
Um colega meu tem um AT e seguro contra roubo. Diz que é um descanso e eu pondero fazer o mesmo caso compre a moto nova. No entanto não gosto de deixar as notas à solta e queria arranjar um “protocolo” para a deixar de noite ou quando não estou próximo da moto (do género, dois cardíacos e capa. Ou corrente a um poste..)

E em relação aos seguros? Alguma cláusula que aconselhem em especial? Cobertura dos ocupantes, etc..

3º Moto

Como este tópico já vai longo e não quero abusar (ainda mais) da vossa paciência, vou resumir o tipo de utilizador e de percurso

1,87m (medidos ontem para ter a certeza, o BI diz mais eheh)! 82 kg, experiência muito reduzida, bastante força de vontade (por enquanto)
Percurso misto (40% AE, 35% Nacionais, 20% cidade e 5% estradas de terra/areia). Preciso de alguma capacidade de carga (no dia a dia ando com mochila com portátil, farda, mala da máquina fotografia e uma mala com material para o trabalho do tamanho sem um saco de ginásio).

Pendura, por enquanto, ainda não (porque tenho pouca experiência e não quero correr riscos) mas se lhe ganhar o jeito será para andar com pendura aos fim‑de‑semana ou sempre que necessário (1/3 das vezes).
O local de trabalho mais próximo de minha casa actualmente são 32km para cada lado. Também trabalho em Portimão e Faro, sendo que muitas vezes vou pela Via do Infante para não me atrasar, a velocidades cruzeiro (130/140).

Privilegio algum conforto, fiabilidade e em parte consumos.

As motos em cima da mesa são as típicas da moda pela sua polivalencia e possibilidade de carga (Tracer, Versys, V-Strom e as mais em conta e que estou mais virado para -> NC ou CBx).
Sei que tenho de as experimentar e ver de facto qual a que dá o clique.
Usadas (para me iniciar) não estão fora de questão caso apanhe algum bom negócio mas actualmente acho sobrevalorizadas. Por exemplo uma NC nova, oferecem as malas e fica a mais 500€ (Se tenta) de uma do início do ano.. ora, tendo em conta que até pondero comprar pela empresa compensa mais)

Qual a marca que costuma “oferecer” mais por menos? Que outro tipo de coisas posso negociar ao comprar nova? Vi algures aqui no fórum uma simulação para uma AT em que até vinha descrito o valor do seguro..


Tenho mais meio milhar de questões mas não me alongo mais por hoje.

Agradeço a quem teve paciência para ler até ao fim e espero que isto seja o início de um belo percurso e que um dia possa vir conhecer-vos pessoalmente nesses encontros!

Um bem haja
« Última modificação: Novembro 27, 2019, 11:22:52, 11:22 por Carvalhais »

Novembro 27, 2019, 15:19:02, 15:19
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá Carvalhais e bem vindo por aqui.

Muito telegraficamente e na minha opinião:

1º Capacete para mim é integral. Cor, números, riscas, quadrados, etc. fica ao critério do seu proprietário.

Existe um site de uma entidade independente que realiza testes a capacetes e por vezes ficamos surpreendidos com os resultados sobre capacetes mais caros vs capacetes mais baratos.
https://sharp.dft.gov.uk/

Eu sou um dos que usa esse site como referência, mas isso vale o que vale.

Há poucos meses fui para comprar um capacete para a minha filha tendo em mente o capacete e a sua classificação e depois de experimentar... pesado e apertado (na medida dela), acabei por comprar um outro diferente.
Por isso vale o que vale.

É preciso que te sintas bem com ele. No inicio irá sempre ficar apertado sem te doer e com o tempo/uso irá folgar. Tenho um AGV K3 SV há 5 anos e depois de uso diário ainda está ali para as curvas, precisando "apenas" de mudar as esponjas e o visor. Talvez deva equacionar comprar um do que colocar as esponjas/viseira.  :pensador:

Tendo em conta a tua situação de saúde fará sentido a aquisição de uma cinta ou proteção de costas.

Nesta coisa de proteção todo o dinheiro investido é pouco (na minha opinião, mais uma vez).

Deves ter em conta é quando comprares a tua "montada". Se te sentes bem em cima dela, se aguentas bem quando a conduzes, etc. etc.
Por mais cintas que uses, a posição de condução poderá não ser a ideal para a tua escolha.
Mantém a mente aberta, experimentado as que mais gostares e daí escolher.

Parece-me que a mota será para substituir as tuas deslocações diárias, há que ter em conta algumas coisas. Com uma pesquisa no fórum irás encontrar diversas dicas e de certeza mais alguém virá aqui dar a sua opinião /ajuda.


Seguros: prepara-te para preços estúpidos. Lê as entrelinhas. Aconselha-te no teu mediador se o tens e se for de confiança. Atenção a publicidades. Pesquisa aqui pelo fórum sobre acidentes que companheiros nossos tiveram há pouco tempo e encontrarás algumas histórias alucinantes com seguros.
O resto depende até que ponto queres correr "riscos" e assumir encargos com roubo ou queda.

Pessoalmente tenho seguro obrigatório. É um risco eu sei e todos os dias rezo para que não me aconteça nada.

Por andar a rezar: infelizmente a minha montada fica na rua com toda a segurança que é possível (cadeados, capa, etc.). Se tens a hipótese de colocar a tua futura máquina numa garagem, acho que não existirá duvida possível.

Se ficar na rua: segue os três BBB's: (bem estacionada, bem protegida, bem visível).


A tal questão.
Qual a melhor?

Para mim é uma para ti será outra completamente diferente.

Uma dica?
Experimenta, experimenta e experimenta. Ficarás surpreendido.

Para além de olhares para uma folha com as características é apenas conduzindo que irás decidir.

Ter atenção, se é máquina para o dia-a-dia, então ter em consideração os gastos em consumo e manutenções. Existem modelos que têm diferentes espaços de intervenção mecânica e a diferentes preços. Há que ter isso em conta.

Proteção aerodinâmica, posição de condução, etc. etc. são sempre fatores influenciadores da nossa boa convivência em cima delas.

Se a intenção é fazer velocidades de cruzeiro entre os 130/140, na minha opinião, não vale a pena ir para uma cilindrada inferior que os 650cc. Acho que te referes à CB500X. ATENÇÃO que também faz essas velocidades e muito mais, mas em diferentes regimes de motor. Mas nada como experimentar.

Já indicas alguns modelos pelo que a melhor será aquela que gostares mais de conduzir.

Ter atenção que a levar material será com uma topcase e isso tem implicações na estabilidade da mota bem como nos consumos. Um erro a velocidades altas, neste mundo, pagam-se demasiado caro por vezes.

Referes a NC da Honda. Esse modelo tem espaço de arrumação extra e é conhecido por ser extremamente económico. Mas a Versys/Tracer (que vem modelo novo em 2020) são igualmente modelos a não deixar de lado.

Referes ainda a Africa Twin. Terás certamente muitos companheiros que falarão muito bem dela, que a usam diariamente e que é uma excelente máquina. Eu experimentei e "fugi" do stand para não cair na tentação. Mas depois mais a frio... não será a mota que eu preciso atualmente.

Boas escolhas, boa sorte no exame e espero ler muito em breve que já és proprietário de uma. Seja ela qual for.

EDIT:
Voltei aqui para fazer uma referência que faço sempre questão de indicar. Sempre fui gajo de motas. Queria motas e mais motas, conduzi motas na juventude, cai com motas na adolescência, mas nunca comprei nenhuma.

Há 5 anos atrás (depois dos 40) queria comprar uma mota.
Uma 125cc. Já tinha carta mas achava que uma 125cc seria suficiente.

Depois de pesquisar, de me inscrever em fóruns, depois de experimentar e depois de concelhos de alguém que ficou meu amigo devido a esta "coisa" das motas, sabes o que comprei?

Uma maxiscooter 300cc. LOL  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Anda todos os dias, carregada como uma mula, com dois em cima mais as tralhas habituais: mochilas, lancheiras, casacos. E agora no inverno imagina mais meia dúzia de coisas: par de luvas extra, calças impermeáveis e uma boa dose de paciência para carregar a mesma todos os dias e conduzir isto tudo por Lisboa "a dentro"... todos os dias...  :smiley:

Malucos estes gajos da motas.

Vá boas escolhas.
« Última modificação: Novembro 27, 2019, 15:35:25, 15:35 por JViegas »

Novembro 27, 2019, 17:25:25, 17:25
Responder #2

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Obrigado pelas dicas @JViegas.


Já tinha lido referência ao Sharp, mas que a avaliação deles é meramente sobre o impacto é que por vezes um capacete de 5 estrelas não significa que seja propriamente algo de transcendente (caso dos MT por ex). Salvo erro o K3 e o FG-ST são 5 estrelas. Mas o AGV dá pra mudar as esponjas, certo? Isso para mim seria um must que aqui no Algarve devo suar um bocado no verão

Quanto às proteções concordo que segurança nunca é demais. Mas não sei se temendo a proteção de costas no casaco deveria comprar apenas uma cinta com proteção, aquelas que vão até ao cimo das costas ou um “colete”.. era no sentido de ter algum feedback de quem usa!

E sim, se tudo correr bem o objectivo era ficar como transporte principal



Os seguros são para não ser usados, ehehe. Mas eu nem tinha conhecimento de seguro contra “todos” no mundo das motos. Já li aqui pelo fórum que falaram boa seguros do Continente.
A minha ideia será sempre pedir primeiro uma simulação na minha mediadora. Até porque já me deram um Feedback que se tiver na mesma seguradora que a do carro consigo preços bem mais simpáticos para recém encartado (Cat A).

Em relação as próprias tecnologias das motos anti-roubo (bloqueio guiador, corte de corrente ou imobilizador, alarme) há alguma coisa que valha a pena procurar na compra de moto? (Algum extra de fábrica que seja vantajoso..


É de facto o que vou fazer. Concluir a carta e começar os test rides aqui na zona. Por acaso em Albufeira há stand da Kawasaki e Suzuki. Depois tenho a Honda em Faro e Parchal.
Depois quando escolher uma contactar alguns stands do país a ver qual será a melhor proposta. Não tenho problemas em ir buscar uma moto mais longe de casa se tiver alguma vantagem nisso. Os carros cá de casa foram todos comprados fora do Algarve ahah!

Em relação as top case e malas, há vantagens em comprar na marca? A nível de equilíbrio e aerodinâmica?
A NC até tem campanha a oferecer umas de origem (pelo que percebi esta campanha já tem uns anos)

Pois.. como disse no início a minha ideia até seria uma “Maxi” 125.. mas tendo em conta a reduzida utilização em cidade tenho tirado um bocado isso da minha cabeça. Mas uma Forza 300 ou uma XMAX também me caíam bem no goto ehehe

Mais uma vez obrigado pela opinião

Toda a ajuda é bem vinda

Novembro 27, 2019, 17:33:34, 17:33
Responder #3

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Curioso que menciones tanto o K3 como o FG-ST. Eu tive esse dilema há bem pouco tempo e acabei por comprar o FG-ST. O K3 tem 4 estrelas na verdade.

Qualidade de acabamento, AGV acaba por ganhar. O forro interior, os mecanismos de entrada de ar e o próprio fecho de duplo D parece estar mais bem trabalhado no K3 do que no FG-ST.

No entanto! O FG-ST é bem mais leve (fibra de vidro) e isso também tem impacto no conforto ao longo do tempo, traz também o Pinlock - que é algo mais importante do que pode parecer (basicamente, é um plástico anti-embaciador que se coloca na viseira) e na verdade acho que é mais agradável a nível estético.

Além disso, quando uma pessoa não tem grande hábito de usar capacetes, todos os capacetes parecem mais apertados do que o que são. Eu cometi o erro de comprar um AGV K1 de tamanho L, quando na realidade o meu fit melhor seria um ML. Acima de tudo, tem de estar bem bem apertado.

O conselho fica: coloca o capacete, aperta o fecho e abana com a cabeça a ver qual é o comportamento do mesmo. Se realmente o teu tamanho for o XL, então parabéns: acabaste de poupar bastante dinheiro, porque vais encontrar vários outlets que vendem esses tamanhos maiores a preços bastante bons : p

Novembro 27, 2019, 17:47:16, 17:47
Responder #4

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
1º Capacete/equipamento

Quanto ao capacete toda a gente sabe que quanto mais folclorico e cheio de cores e desenhos tiver o capacete mais a mota anda, e se for completamente preto dá mais cavalos ao motor  ::P:

Agora a sério, para andar no Algarve eu iria para um capacete claro e fugiria a 7 pés dos pretos pois no pino do verão é a diferença entre andar de cabeça quente ou coser a mioleira.

Quanto ao "casamento" do capacete com a mota... foi para isso que inventaram os divórcios! É mais importante que o capacete assente bem na cabeça e que te sintas confortável com ele posto... o resto, são "merdices". Haaaa... já agora, compra logo um capacete em condições se não, gastas dinheiro 2 vezes.

Relativamente ao tamanho, pega numa fita métrica e mede o perimetro da tua cabeça ao nível das sobrancelhas. Depois cada fabricante tem uma tabela para converter esse perimetro de centimetros em S,M,L,XL, etc. Também deves ter atenção à forma da tua cabeça pois, há cabeças mais "ovais" (mais compridas das frente para trás do que da esquerda para a direita) e há cabeças mais redondas (tipo bola de futebol) e o interior dos capacetes pode estar pensado mais um tipo de cabeça do que outro... e se comprares o capacete que não é o adequado à tua forma de cabeça, ele nunca vai assentar em condições.

Quanto às protecções... não sei se o casaco que foi comprado tem, ou não, protecção nas costas. De qualquer forma, esta só protege as costas em caso de queda. Para alivar pressões e dores nas costas é preferivel uma cinta lombar. Há à venda no dechatlon com diferentes "forças" e apoios.


2º Infra-estruturas e burocracias

De preferência tenta arranjar uma garagem onde a deixar durante a noite, e com o cadeado colocado. Não isenta qualquer roubo, mas pode dificultar.


3º Moto

Com 1,87 de altura são poucas as motas onde terás problemas em chegar com os pés ao chão. O problema que vais ter é sentir-te acanhado em cima da mota.

Tenho menos 2cm do que tu e quando me sentei em cima da CBX, com os pés nos pisa-pés fiquei com as pernas bastante encolhidas o que ao fim de algum tempo em cima da mota se vai tornar deconfortável. Na NC a coisa melhorou um pouco, mas a diferença não foi nada do outro mundo.

Quanto às outras motas não posso opinar pois nunca as experimentei.

Novembro 27, 2019, 19:21:20, 19:21
Responder #5

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira


Li alguns reviews que falavam muito bem do K3. Depois indicavam o HJC e de facto também têm críticas excelentes.
O preço é praticamente o mesmo entre os dois.. só a campanha do Schubert é que veio baralhar um pouco mais as coisas
Quanto ao tamanho, o L nem entrava. Com o XL senti-me um bocado claustrofobico mas as funcionárias (jeitosas por acaso) disseram que seria o tamanho certo e que com o tempo acamava/alargava.
Salvo erro ambos têm a viseira solar interior e trazem o pinlock.
Acho que vou aguardar a ver se a aparece alguma campanha esta sexta e avanço com a compra.

Já tenho data para o exame de condução mas ainda falta taaaaaanto tempo  :'(
Estou a ver que só começo a testar as motos a seguir ao natal

Novembro 27, 2019, 19:39:21, 19:39
Responder #6

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira


Ahahaha. Se calhar por escrito não fui bem entendido. Quando me referia ao combi mota/capacete era em relação à proteção aerodinâmica. Que pelo que percebi há capacetes que o ideal é levar com o vento em determinada zona e daí o mesmo capacete ter avaliações diferentes em diferentes motos
Em relação à cor/desenho/textura, era sobre a durabilidade do mesmo. Ou seja, mate deve ficar facilmente forrado de riscos, não? E julgo que quanto mais claro melhor pois torna-me mais visível e aquece menos.. ou isto não faz assim tanta diferença?

Daqui a pouco quando chegar a casa vou medir e confirmar isso. Em relação à forma faz todo o sentido, tal como a face, não? Isso deve variar consoante o modelo ou mesmo dentro do próprio modelo podem existir formas diferentes? (Com os forros ou assim )

Sim, as proteções do casaco serão para as quedas.
Infelizmente tenho algumas cintas, e acho que uma das que tenho até é das coisas de moto do Lidl ! Mas vou espreitar na Decathlon. Estive a ver umas da alpinestars mas não sei se valem o dinheiro..



Vou tentar convencer os vizinhos aqui do prédio do lado (que têm um minipark para motos dentro do seu jardim) a meter uns “ferros” no chão ou algo do género para meter uma corrente.

Há alguma marca/tipo de cadeado que seja mais aconselhado ou que aconselhem a fugir a sete pés?


Agradeço. De facto uma das coisas que não abdico é de algum conforto. Ainda faço alguns kms por dia e se não estiver confortável rapidamente me vejo a desistir da ideia de ir de moto ou a trocar de montada lol

Mas é como dizem, nada como contactar os stands e experimentar

Novembro 27, 2019, 20:27:18, 20:27
Responder #7

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia


Ahahaha. Se calhar por escrito não fui bem entendido. Quando me referia ao combi mota/capacete era em relação à proteção aerodinâmica. Que pelo que percebi há capacetes que o ideal é levar com o vento em determinada zona e daí o mesmo capacete ter avaliações diferentes em diferentes motos
Em relação à cor/desenho/textura, era sobre a durabilidade do mesmo. Ou seja, mate deve ficar facilmente forrado de riscos, não? E julgo que quanto mais claro melhor pois torna-me mais visível e aquece menos.. ou isto não faz assim tanta diferença?

Daqui a pouco quando chegar a casa vou medir e confirmar isso. Em relação à forma faz todo o sentido, tal como a face, não? Isso deve variar consoante o modelo ou mesmo dentro do próprio modelo podem existir formas diferentes? (Com os forros ou assim )

Sim, as proteções do casaco serão para as quedas.
Infelizmente tenho algumas cintas, e acho que uma das que tenho até é das coisas de moto do Lidl ! Mas vou espreitar na Decathlon. Estive a ver umas da alpinestars mas não sei se valem o dinheiro..



Vou tentar convencer os vizinhos aqui do prédio do lado (que têm um minipark para motos dentro do seu jardim) a meter uns “ferros” no chão ou algo do género para meter uma corrente.

Há alguma marca/tipo de cadeado que seja mais aconselhado ou que aconselhem a fugir a sete pés?


Agradeço. De facto uma das coisas que não abdico é de algum conforto. Ainda faço alguns kms por dia e se não estiver confortável rapidamente me vejo a desistir da ideia de ir de moto ou a trocar de montada lol

Mas é como dizem, nada como contactar os stands e experimentar

A forma interior muda conforme o modelo, mas dentro do mesmo modelo há só uma forma.

Relativamente à face já não é tão complicado porque, normalmente, há espaço suficiente para albergar as "pencas" de maiores dimensões... a não ser que tenhas uma face à Jay Leno que quando se senta bate com o queixo nos joelhos  ;)

Em vez do cadeado de disco, uso um cadeado que fica preso ao acelerador e travão da frente. Chama-se Grip-lock (atenção que no ebay aparecem umas coisas parecidas mas são chinesices e custam uns 14 ou 15€)

Novembro 27, 2019, 21:10:11, 21:10
Responder #8

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Vou investigar esse tipo de cadeados! Obrigado pelas dicas

Uma questão, não se torna prejudicial para os travões estarem sempre a ser pressionados?

Novembro 27, 2019, 22:35:35, 22:35
Responder #9

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Boas!
No seguro ter acidentes pessoais é uma mais valia. E que também espero nunca usar!
Quando guardo a minha scooter na garagem deixo-a sempre presa com uma corrente a uma âncora no chão e um cadeado de disco com alarme na roda da frente. Assim, espero evitar os roubos de oportunistas e pequenos criminosos.
Boas curvas!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Novembro 28, 2019, 04:16:44, 04:16
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
1º Capacete/equipamento
(...)
Eles lá explicaram que desde que nao sinta pressões estranhas na cabeça, com o tempo vai-se moldando e fica um pouco mais largo. Pelo menos deu para testar o tamanho (XL - sim, sou cabeçudo).
(...)
E para primeiro capacete (que nem sei bem o que gosto) custa estar a gastar 400/500€.
(...)
Eu ia motivado a comprar o AGV k3 em branco pois estava a aproximadamente uns 150€ mas não tinham em stock de momento.
(...)
Entretanto como bom português, tenho estado a adiar e com a queda de preço do Schubert R3 (e depois do recente review do MRMaia) fiquei com mais um na dúvida.

É suposto o capacete se sentir apertado no momento da compra.
Porque ele vai ceder. Há marcas que cedem mais do que outras. Mas vão se moldar sempre.
E há marcas e modelos com formatos diferentes. Uns melhores com cabeças redondas, ovais, quadradas.
É normal que um capacete que fique bem lá em cima na testa depois fique largo nas bochechas. E vice versa. Portanto o ideal é experimentar muitas marcas e modelos.

A melhor forma de testares é.. enfiar na cabeça e ajustar.
Tens de sentir pressão tanto por cima das orelhas como nas bochechas. Mas sem ser pressão que te faça dores de cabeça ou desmaiar!
Depois com a mão na zona do queixo empurras o capacete para dentro. Com força! Se ele te tocar no queixo, está largo ou esse formato não é o adequado para a tua cabeça.
Por último, viras a cabeça para baixo uns 45º e olhas para a frente. Não é suposto que a margem entre a espuma e a viseira te tape o ângulo de visão.

400/500€ é capaz de ser alto para um primeiro capacete.
Sobretudo porque há uma elevada possibilidade de ignorares o que escrevi atrás e comprares mais largo que o suposto!
É típico.
Mas capacetes na casa dos 150, até podes encontrar opções seguras mas certamente serão capacetes de plástico pesados e com construção low cost.
Se apontares para algo mais intermédio... é uma boa opção. E tens na HJC, Airoh, Nolan, Shark, Scorpion... opções bem porreiras em fibra de vidro (e não plástico) e com interiores e apêndices de melhor qualidade.

Não há Schubert R3.
Há o R2... e mantém-te longe dele.
Comprei um quando saiu. E foi provavelmente a pior compra que fiz na minha vida. Descrevi o filme aqui.
Vou no segundo R2 que me foi entregue ao abrigo da garantia, após 4 viagens do primeiro ao fabricante que nunca conseguiu resolver os problemas e ainda conseguiu estragar ainda mais.
Há semanas atrás encerrei-o definitivamente na prateleira após me ter saltado a viseira em andamento.
Por alguma razão estão a custar metade do que sairam.
Faz um favor a ti próprio foge das opiniões dos motovloggers "especialistas"...

E agora a pergunta mais picuinhas, a cor/desenho faz alguma diferença? Eu estava a pensar num capacete branco pois aqui no Algarve o calor não perdoa, e os branco sempre absorve menos luz..

Capacetes com desenhos e decoração são sempre mais caros.
Brancos mais frescos de verão. Pretos mais quentes de inverno. Portanto é ao gosto do freguês.

Haverá certamente quem te irá sugerir cores claras por ser hipotéticamente mais seguro.
Mas... se começares a olhar o mundo à tua volta vais perceber que na prática nem vais reparar nos capacetes dos outros.
Escolhe que mais gostares. Porque é isso que te vai dar mais satisfação.

Ainda no equipamento, tenho 2 hérnias discais e apesar de estar controlado pondero comprar uma cinta ou algo do género. Aconselham algo com proteções pelas costas todas ou mais apoio lombar?

Isso dependerá muito do conforto e do que possas sentir a medio-longo prazo.
Até porque o que influenciará mais será a posição de condução que a tua moto oferece.

2º Infra-estruturas e burocracias

Eu não tenho garagem. Estou a ver se arranjo aqui no prédio ao lado um cantinho mais protegido onde possa deixar a moto ou até mesmo arrendar uma garagem. Como aconselham a deixar a moto guardada?

As motos são no geral extremamente fáceis de roubar.
Cadeados de disco e alarmes só servem para dormirmos mais descansados.
Pois para roubar uma moto basta dois matulões e uma carrinha.

Um cadeado que prenda a algum lado é a opção que embora não evite que a levem... obriga a terem mais trabalho!
Portanto, se for combinado com um alarme que faça barulho, numa zona movimentada... talvez desistam antes de concluir a tarefa.

Outro fenómeno é que as motos são roubadas sobretudo para o mercado de peças.
Portanto, quais mais "comum" for a moto, também mais procura há.

Os seguros com danos próprios e roubo são caros. E apenas costumam fazer para motos com menos de 10 anos.
Os seguros mesmo para terceiros, se o condutor for recém-encartado será sempre extremamente caro.
É uma opção que terás de ver fazendo simulações. Experimenta a N Seguros caso queiras com danos próprios/roubo.

Percurso misto (40% AE, 35% Nacionais, 20% cidade e 5% estradas de terra/areia). Preciso de alguma capacidade de carga (no dia a dia ando com mochila com portátil, farda, mala da máquina fotografia e uma mala com material para o trabalho do tamanho sem um saco de ginásio).
(...)
As motos em cima da mesa são as típicas da moda pela sua polivalencia e possibilidade de carga (Tracer, Versys, V-Strom e as mais em conta e que estou mais virado para -> NC ou CBx).

Se estiveres virado para mobilidade e economia NC ou CB.
Se estiveres virado para algo mais divertido e de certa forma versátil .. Tracer 900.
Versys, V-Strom ficam ali como algo intermédio. A Tracer 700 a querer escapar para a 900 mas longe de a alcançar.

Pega em ti e vai fazer test drives.
Depois deixa o coração escolher por ti. Porque a cabeça normalmente só complica.

O mercado de usados está pelas ruas da amargura com preços em motos de 3/4 anos próximos do que custam novas à estreia.
Dizem sempre que é por causa dos extras. :)
« Última modificação: Novembro 28, 2019, 10:49:51, 10:49 por dfelix »

Novembro 28, 2019, 10:00:37, 10:00
Responder #11

JEKU

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 74
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
  • Localidade: Lisboa
Acho que o mais importante como já disseram várias vezes neste tópico é ires experimentar motos, é que com os modelos que já falaste que tiveste/estás a ponderar tens ai alta salganhada  :D

Experimenta, reduz a lista das que realmente gostas para 2 ou 3, depois sim, pensa em consumos e tudo o resto, o mais importante é teres uma moto que realmente gostes do que uma que gasta pouco (atenção que podem ser a mesma moto)


Sendo tu do Algarve apostava num capacete claro (exactamente por causa do sol), marcas vais ter montes de opiniões diferentes, mais uma vez é como a moto, experimenta, vê qual se encaixa melhor a ti, depois tenta ver se encontras esse capacete online, é que para XL os descontos são grandes pq não há assim tanta saida.  Um bom casaco de meia estação (parece o mais bem adequado para o Algarve).

Novembro 28, 2019, 22:39:34, 22:39
Responder #12

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Mas um seguro adicional ao da moto ou isso é uma coisa que dá para acrescentar na apólice?

Novembro 28, 2019, 22:41:12, 22:41
Responder #13

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira

Novembro 28, 2019, 22:44:42, 22:44
Responder #14

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira


Gracias!

Questão: Como funcionam isso dos test rides? Levamos a moto para uma voltinha de 10 minutos? Ficamos com elas por uma semana horas ou assim?
E já agora, há stands mais recomendamos para isso? (Por ex um multimarcas ou algo do género)

Novembro 28, 2019, 23:38:49, 23:38
Responder #15

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Mas um seguro adicional ao da moto ou isso é uma coisa que dá para acrescentar na apólice?
A cobertura de acidentes pessoais é opcional em algumas companhias. Já estive segurado na MAPFRE e não tinham essa opção, mudei para a OK teleseguro e o seguro não ficou mais caro e tenho mais coberturas.
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Novembro 29, 2019, 10:32:47, 10:32
Responder #16

JEKU

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 74
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
  • Localidade: Lisboa


Gracias!

Questão: Como funcionam isso dos test rides? Levamos a moto para uma voltinha de 10 minutos? Ficamos com elas por uma semana horas ou assim?
E já agora, há stands mais recomendamos para isso? (Por ex um multimarcas ou algo do género)

Combinas com o stand, geralmente são voltas curtas, mas podes qualquer entre 10 a 15 minutos sim. Mas depende de stand para stand.

Novembro 29, 2019, 11:40:47, 11:40
Responder #17

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
1º Capacete/equipamento
(...)
Eles lá explicaram que desde que nao sinta pressões estranhas na cabeça, com o tempo vai-se moldando e fica um pouco mais largo. Pelo menos deu para testar o tamanho (XL - sim, sou cabeçudo).
(...)
E para primeiro capacete (que nem sei bem o que gosto) custa estar a gastar 400/500€.
(...)
Eu ia motivado a comprar o AGV k3 em branco pois estava a aproximadamente uns 150€ mas não tinham em stock de momento.
(...)
Entretanto como bom português, tenho estado a adiar e com a queda de preço do Schubert R3 (e depois do recente review do MRMaia) fiquei com mais um na dúvida.

É suposto o capacete se sentir apertado no momento da compra.
Porque ele vai ceder. Há marcas que cedem mais do que outras. Mas vão se moldar sempre.
E há marcas e modelos com formatos diferentes. Uns melhores com cabeças redondas, ovais, quadradas.
É normal que um capacete que fique bem lá em cima na testa depois fique largo nas bochechas. E vice versa. Portanto o ideal é experimentar muitas marcas e modelos.

A melhor forma de testares é.. enfiar na cabeça e ajustar.
Tens de sentir pressão tanto por cima das orelhas como nas bochechas. Mas sem ser pressão que te faça dores de cabeça ou desmaiar!
Depois com a mão na zona do queixo empurras o capacete para dentro. Com força! Se ele te tocar no queixo, está largo ou esse formato não é o adequado para a tua cabeça.
Por último, viras a cabeça para baixo uns 45º e olhas para a frente. Não é suposto que a margem entre a espuma e a viseira te tape o ângulo de visão.

400/500€ é capaz de ser alto para um primeiro capacete.
Sobretudo porque há uma elevada possibilidade de ignorares o que escrevi atrás e comprares mais largo que o suposto!
É típico.
Mas capacetes na casa dos 150, até podes encontrar opções seguras mas certamente serão capacetes de plástico pesados e com construção low cost.
Se apontares para algo mais intermédio... é uma boa opção. E tens na HJC, Airoh, Nolan, Shark, Scorpion... opções bem porreiras em fibra de vidro (e não plástico) e com interiores e apêndices de melhor qualidade.

Não há Schubert R3.
Há o R2... e mantém-te longe dele.
Comprei um quando saiu. E foi provavelmente a pior compra que fiz na minha vida. Descrevi o filme aqui.
Vou no segundo R2 que me foi entregue ao abrigo da garantia, após 4 viagens do primeiro ao fabricante que nunca conseguiu resolver os problemas e ainda conseguiu estragar ainda mais.
Há semanas atrás encerrei-o definitivamente na prateleira após me ter saltado a viseira em andamento.
Por alguma razão estão a custar metade do que sairam.
Faz um favor a ti próprio foge das opiniões dos motovloggers "especialistas"...

E agora a pergunta mais picuinhas, a cor/desenho faz alguma diferença? Eu estava a pensar num capacete branco pois aqui no Algarve o calor não perdoa, e os branco sempre absorve menos luz..

Capacetes com desenhos e decoração são sempre mais caros.
Brancos mais frescos de verão. Pretos mais quentes de inverno. Portanto é ao gosto do freguês.

Haverá certamente quem te irá sugerir cores claras por ser hipotéticamente mais seguro.
Mas... se começares a olhar o mundo à tua volta vais perceber que na prática nem vais reparar nos capacetes dos outros.
Escolhe que mais gostares. Porque é isso que te vai dar mais satisfação.

Ainda no equipamento, tenho 2 hérnias discais e apesar de estar controlado pondero comprar uma cinta ou algo do género. Aconselham algo com proteções pelas costas todas ou mais apoio lombar?

Isso dependerá muito do conforto e do que possas sentir a medio-longo prazo.
Até porque o que influenciará mais será a posição de condução que a tua moto oferece.

2º Infra-estruturas e burocracias

Eu não tenho garagem. Estou a ver se arranjo aqui no prédio ao lado um cantinho mais protegido onde possa deixar a moto ou até mesmo arrendar uma garagem. Como aconselham a deixar a moto guardada?

As motos são no geral extremamente fáceis de roubar.
Cadeados de disco e alarmes só servem para dormirmos mais descansados.
Pois para roubar uma moto basta dois matulões e uma carrinha.

Um cadeado que prenda a algum lado é a opção que embora não evite que a levem... obriga a terem mais trabalho!
Portanto, se for combinado com um alarme que faça barulho, numa zona movimentada... talvez desistam antes de concluir a tarefa.

Outro fenómeno é que as motos são roubadas sobretudo para o mercado de peças.
Portanto, quais mais "comum" for a moto, também mais procura há.

Os seguros com danos próprios e roubo são caros. E apenas costumam fazer para motos com menos de 10 anos.
Os seguros mesmo para terceiros, se o condutor for recém-encartado será sempre extremamente caro.
É uma opção que terás de ver fazendo simulações. Experimenta a N Seguros caso queiras com danos próprios/roubo.

Percurso misto (40% AE, 35% Nacionais, 20% cidade e 5% estradas de terra/areia). Preciso de alguma capacidade de carga (no dia a dia ando com mochila com portátil, farda, mala da máquina fotografia e uma mala com material para o trabalho do tamanho sem um saco de ginásio).
(...)
As motos em cima da mesa são as típicas da moda pela sua polivalencia e possibilidade de carga (Tracer, Versys, V-Strom e as mais em conta e que estou mais virado para -> NC ou CBx).

Se estiveres virado para mobilidade e economia NC ou CB.
Se estiveres virado para algo mais divertido e de certa forma versátil .. Tracer 900.
Versys, V-Strom ficam ali como algo intermédio. A Tracer 700 a querer escapar para a 900 mas longe de a alcançar.

Pega em ti e vai fazer test drives.
Depois deixa o coração escolher por ti. Porque a cabeça normalmente só complica.

O mercado de usados está pelas ruas da amargura com preços em motos de 3/4 anos próximos do que custam novas à estreia.
Dizem sempre que é por causa dos extras. :)


Obrigado pelas dicas!


 :blush: Dicas? Companheiro, na resposta acima tens, objetivamente e religiosamente, 5 dos 10 mandamentos. Imprime. Depois de leres, interpretares e TPCs bem feitos, esqueces o "literalmente" e "novidade". :palmas:

Novembro 29, 2019, 22:01:17, 22:01
Responder #18

Seravat72

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 138
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT
  • Localidade: Albarraque
Já tudo ou quase tudo foi escrito e muitas (se não todas) as opiniões são válidas mas são "pessoais e intransmissíveis" pelo que só tenho um par de conselhos para te dar:

- Lê tudo o que se escreve pois uns vão dizer muito bem, outros bem, outros nem por isso e outros mal...
- És tu quem vai andar diariamente com a mota, o capacete, as luvas e o casaco (com proteções) e provavelmente mais tarde com o equipamento para a chuva por isso EXPERIMENTA tudo o que te pareça ser agradável, bonito, bom ou adequado pois por vezes nem sempre o que parece ... é...

Tens muito por onde escolher e ler, (este fórum +e um otimo exemplo) e como disse acima experimenta e mais do que uma simples "voltinha" ... tenta simular um trajeto pois por vezes 5 minutos sabem bem mas ao fim de 15 já não é bem assim ...

O que posso dizer:
- A mota tem muito de gosto pessoal e os olhos (e bolso) contam muito
- O capacete... bem é o que te proteje a cabeça, logo, deve ser bom mas ser confortável e tens ainda um "acessório" que dá jeito (pelo menos para mim) ... o kit mãos livres (tenho um C4 com kit no interior e posso dizer que me serve na perfeição, se bem que a insonorização do C4 pudesse ser algo melhor)
- O casaco, deve ficar justo, de preferência com forro térmico amovivel (dá jeito nos dias frios e pode ser retirado nos outros). Já o fato de ser impermeável... bem... ao fim de algum tempo vai deixar de o ser (pelo menos por tanto tempo como no início) e isso é devido á movimentação normal em utilização. Nada que um "bom casaco e calças de vela da decathlon" não resolvam... tenho uns há dois invernos (vai para o terceiro) e ainda resistem bem a chuvadas fortes
- As luvas, bem ... as de meia estação com dedos táteis são "porreiras pá" e protegem bem mas no inverno o melhor é ter umas de gore-tex (ou similar) mas ... experiência minha, enquanto as primeiras podem ser justinhas porque a pele vai acabar por alargar, as segundas, sendo em tecido convém que tenham uma ligeira folga porque facilita na colocação e remoção quando tens as mãos frias ou húmidas. E quanto ao cano, bem curto para as ditas normais e longo para as de chuva, é meramente o meu conselho. Quanto à colocação uns dizem para por o casaco por fora outros por dentro... mais uma vez digo, experimenta e decide tu próprio pois tal varia com o tipo de luva e casaco 
- Calças... bem uso as de ganga e as impermeáveis por cima quando chove.... se estiver um frio do caraças... umas térmicas por baixo e já está
- Botas.... bem uso as de montanha, quentinhas e impermeáveis e protegem ate ao tornozelo... e se precisar de levar o belo do sapatinho posso sempre trocar quando chegar ao destino....

Mas repito... cada um é diferente e o que eu gosto/uso pode não ser o adequado para ti ou mesmo não gostarem por isso.-.. Experimenta

Novembro 30, 2019, 14:57:08, 14:57
Responder #19

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
A cobertura de acidentes pessoais é opcional em algumas companhias. Já estive segurado na MAPFRE e não tinham essa opção, mudei para a OK teleseguro e o seguro não ficou mais caro e tenho mais coberturas.
Gracias

Combinas com o stand, geralmente são voltas curtas, mas podes qualquer entre 10 a 15 minutos sim. Mas depende de stand para stand.

Já perguntei na Honda de Portimão e em princípio dá para experimentar as que quero. Só tenho é de ter primeiro a carta eheh
Vou perguntar esta semana na Suzuki e na Kawasaki

:blush: Dicas? Companheiro, na resposta acima tens, objetivamente e religiosamente, 5 dos 10 mandamentos. Imprime. Depois de leres, interpretares e TPCs bem feitos, esqueces o "literalmente" e "novidade". :palmas:

Não estava a inferiorizar o que o foi escrito.. pelo contrário, estou agradecido a todos os que me dispensaram tempo e paciência!
Os conselhos que o dfelix deu vou ter com muita atenção e até gravei o texto nas notas do iPhone para quando for experimentar o capacete lol

Já tudo ou quase tudo foi escrito e muitas (se não todas) as opiniões são válidas mas são "pessoais e intransmissíveis" pelo que só tenho um par de conselhos para te dar:

- Lê tudo o que se escreve pois uns vão dizer muito bem, outros bem, outros nem por isso e outros mal...
- És tu quem vai andar diariamente com a mota, o capacete, as luvas e o casaco (com proteções) e provavelmente mais tarde com o equipamento para a chuva por isso EXPERIMENTA tudo o que te pareça ser agradável, bonito, bom ou adequado pois por vezes nem sempre o que parece ... é...

Tens muito por onde escolher e ler, (este fórum +e um otimo exemplo) e como disse acima experimenta e mais do que uma simples "voltinha" ... tenta simular um trajeto pois por vezes 5 minutos sabem bem mas ao fim de 15 já não é bem assim ...

O que posso dizer:
- A mota tem muito de gosto pessoal e os olhos (e bolso) contam muito
- O capacete... bem é o que te proteje a cabeça, logo, deve ser bom mas ser confortável e tens ainda um "acessório" que dá jeito (pelo menos para mim) ... o kit mãos livres (tenho um C4 com kit no interior e posso dizer que me serve na perfeição, se bem que a insonorização do C4 pudesse ser algo melhor)
- O casaco, deve ficar justo, de preferência com forro térmico amovivel (dá jeito nos dias frios e pode ser retirado nos outros). Já o fato de ser impermeável... bem... ao fim de algum tempo vai deixar de o ser (pelo menos por tanto tempo como no início) e isso é devido á movimentação normal em utilização. Nada que um "bom casaco e calças de vela da decathlon" não resolvam... tenho uns há dois invernos (vai para o terceiro) e ainda resistem bem a chuvadas fortes
- As luvas, bem ... as de meia estação com dedos táteis são "porreiras pá" e protegem bem mas no inverno o melhor é ter umas de gore-tex (ou similar) mas ... experiência minha, enquanto as primeiras podem ser justinhas porque a pele vai acabar por alargar, as segundas, sendo em tecido convém que tenham uma ligeira folga porque facilita na colocação e remoção quando tens as mãos frias ou húmidas. E quanto ao cano, bem curto para as ditas normais e longo para as de chuva, é meramente o meu conselho. Quanto à colocação uns dizem para por o casaco por fora outros por dentro... mais uma vez digo, experimenta e decide tu próprio pois tal varia com o tipo de luva e casaco 
- Calças... bem uso as de ganga e as impermeáveis por cima quando chove.... se estiver um frio do caraças... umas térmicas por baixo e já está
- Botas.... bem uso as de montanha, quentinhas e impermeáveis e protegem ate ao tornozelo... e se precisar de levar o belo do sapatinho posso sempre trocar quando chegar ao destino....

Mas repito... cada um é diferente e o que eu gosto/uso pode não ser o adequado para ti ou mesmo não gostarem por isso.-.. Experimenta

Claro que sim, só experimentado é que percebemos se de facto é aquilo que necessitamos.
As luvas e o casaco que comprei podem não ser o supra sumos de nada, e até já percebi que o casaco podia ser um pouco mais justo nas costas, mas eu próprio ainda não sei bem o que prefiro usar ou o que poderei vir a precisar..

O kit mão livre também é algo que terei de ponderar a compra.. acredito que dê muito jeito, sobretudo nas viagens com pendura.

Dezembro 13, 2019, 00:28:55, 00:28
Responder #20

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Carta concluída! Exame sem espinhas na terça depois do almoço!

Agora vem a parte engraçada, a dos test drives! (E o capacete.. dizem que tambem faz falta)

Não vou perguntar qual a melhor moto e qual acham que seria mais indicada para esta ou aquela situação. Como referem noutro tópico aqui ao lado, nenhuma é 100%.

Vou tentar fazer perguntas concretas.

E como tal, que tipo de condições se conseguem negociar na compra de uma moto? Extras, revisões, desconto, etc..

A minha ideia será experimentar 3 a 4 modelos até aos 7500k (+/-1000k), sendo que será adquirido pela empresa e portanto ou nova ou em stand com garantia. A possibilidade de aprovar os créditos sem juros das marcas também é bastante apelativo.
Já vi que a BMW tem um programa de renting mas não tenho nenhum Feedback.. vale a pena?

E agora uma outra questão aos proprietários (ou que tenham conduzido) a NC750x. Os faróis são assim tão mais? Há pessoal a queixar-se da fraca iluminação

Dezembro 13, 2019, 05:57:19, 05:57
Responder #21

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Antes de mais parabéns pela Carta!

Comprar uma mota pode ser uma decisão pouco racional!

Nesse estilo de mota, Nc, tracer, Gs, versys, e a V-Strom!

Eu antes de comprar a ultima, e como tinha tido a Nc700 aluguei uma versys e uma V-strom por um dia!

Gastei uns Euros mas ajudou na decisão!

Boas curvas e muitos sorrisos em cima delas!
Omnia tempus habent

Dezembro 13, 2019, 07:54:17, 07:54
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muitos parabéns.
A obtenção da carta de moto seria uma etapa muito desejada, pelo que agora vem a parte da escolha...claramente a melhor parte.  :)

Referes a BMW e o renting.

Presumo que aquilo que pretendes dizer será o conhecido e falado BMW Financial Services e por isso convido-te a passar por este tópico onde encontrarás opiniões sobre o mesmo.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1765.msg18674#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 13, 2019, 08:37:36, 08:37
Responder #23

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Carta concluída! Exame sem espinhas na terça depois do almoço!

Agora vem a parte engraçada, a dos test drives! (E o capacete.. dizem que tambem faz falta)

Não vou perguntar qual a melhor moto e qual acham que seria mais indicada para esta ou aquela situação. Como referem noutro tópico aqui ao lado, nenhuma é 100%.

Vou tentar fazer perguntas concretas.

E como tal, que tipo de condições se conseguem negociar na compra de uma moto? Extras, revisões, desconto, etc..

A minha ideia será experimentar 3 a 4 modelos até aos 7500k (+/-1000k), sendo que será adquirido pela empresa e portanto ou nova ou em stand com garantia. A possibilidade de aprovar os créditos sem juros das marcas também é bastante apelativo.
Já vi que a BMW tem um programa de renting mas não tenho nenhum Feedback.. vale a pena?

E agora uma outra questão aos proprietários (ou que tenham conduzido) a NC750x. Os faróis são assim tão mais? Há pessoal a queixar-se da fraca iluminação

Eu tive a sorte(ou não ;)) de encontrar uma mota de serviço, 165km, garantia como nova, e poupar assim uns belos trocos!

Depois de definires a mota,  com calma, e uma boa dose de paciência encontras o que procuras!

Eu fui a três concessionários, e nas novas existia sempre diferenças!

Desde ofertas desconto em equipamentos, até oferta dos mesmo!
Omnia tempus habent

Dezembro 13, 2019, 09:05:21, 09:05
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
E como tal, que tipo de condições se conseguem negociar na compra de uma moto? Extras, revisões, desconto, etc..

Já falta pouco para o final do ano.
Neste período (um pouco mais cedo até) costumam surgir algumas campanhas.
Seja para escoar alguns modelos que entretanto foram substituídos, seja porque muita gente já pretende comprar com matricula do ano seguinte.

Durante estas campanhas a margem de negociação é menor.
Ainda assim, com jeitinho consegue-se alguma coisa.
O mais comum é equipamento. Por vezes a primeira revisão.
Despesas de matricula também costumaram ser algo negociado, mas cada vez menos.




Dezembro 15, 2019, 13:10:58, 13:10
Responder #25

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Obrigado a todos  :)

Eu antes de comprar a ultima, e como tinha tido a Nc700 aluguei uma versys e uma V-strom por um dia!
Numa rent a car ou há stand que alugam?

Presumo que aquilo que pretendes dizer será o conhecido e falado BMW Financial Services e por isso convido-te a passar por este tópico onde encontrarás opiniões sobre o mesmo.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1765.msg18674#top

É isso!! Esse tópico não teve muito desenvolvimento.. alguns colegas referiram que os custos associados ao renting são demasiados face ao valor das motos. Não faço a mínima, mas tenho de ver onde fica a BMW cá em baixo e ir lá saber condições

Eu tive a sorte(ou não ;)) de encontrar uma mota de serviço, 165km, garantia como nova, e poupar assim uns belos trocos!

Depois de definires a mota,  com calma, e uma boa dose de paciência encontras o que procuras!

Eu fui a três concessionários, e nas novas existia sempre diferenças!

Desde ofertas desconto em equipamentos, até oferta dos mesmo!

Claro! E eu não tenho problemas em ir buscar uma a outro lado do país. Faço logo a rodagem eheh

Já falta pouco para o final do ano.
Neste período (um pouco mais cedo até) costumam surgir algumas campanhas.
Seja para escoar alguns modelos que entretanto foram substituídos, seja porque muita gente já pretende comprar com matricula do ano seguinte.

Durante estas campanhas a margem de negociação é menor.
Ainda assim, com jeitinho consegue-se alguma coisa.
O mais comum é equipamento. Por vezes a primeira revisão.
Despesas de matricula também costumaram ser algo negociado, mas cada vez menos.


Humm.. e essas campanhas transitam para Janeiro usualmente?
Eu estava a pensar em testar durante a época natalícia e fazer a compra em 2020. Com jeitinho até já apanhava as novas matrículas e tudo (sei que não vale de nada, mas era só pela piada de ter uma matrícula incomum)

Tenho de mandar vir o raio do capacete para poder fazer os test rides..

Dezembro 15, 2019, 13:49:04, 13:49
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Tenho de mandar vir o raio do capacete para poder fazer os test rides..

Não tens necessariamente de o fazer (adquirir) só para poderes fazer test-ride.  :)

Do conhecimento que tenho dos concessionários aqui da minha zona, qualquer um deles tem pelo menos um par de capacetes de tamanho diferente, precisamente para esse efeito.

É só dizeres no concessionário que pretendes fazer um test-ride e que ainda não compraste o dito casco, que eles entregam-te logo uma daquelas toucas descartáveis e um capacete que fique o mais próximo da medida da tua cabeça.

Que o facto de não teres ainda comprado um seja impedimento...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 15, 2019, 14:28:37, 14:28
Responder #27

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Do conhecimento que tenho dos concessionários aqui da minha zona, qualquer um deles tem pelo menos um par de capacetes de tamanho diferente, precisamente para esse efeito.

É só dizeres no concessionário que pretendes fazer um test-ride e que ainda não compraste o dito casco, que eles entregam-te logo uma daquelas toucas descartáveis e um capacete que fique o mais próximo da medida da tua cabeça.

Que o facto de não teres ainda comprado um seja impedimento...  :nice:

Isso é uma excelente novidade!!  :) não fazia a mínima ideia!
Obrigado pela informação!

Dezembro 19, 2019, 15:39:07, 15:39
Responder #28

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Obrigado a todos  :)

Eu antes de comprar a ultima, e como tinha tido a Nc700 aluguei uma versys e uma V-strom por um dia!
Numa rent a car ou há stand que alugam?

Em Algés tens a hmMOTOS  tem a VERSYS E A V-STROM!
Omnia tempus habent

Outubro 11, 2021, 16:21:45, 16:21
Responder #29

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
E passado este tempo todo finalmente me decidi e aproveitei a saída da nova 500X para adquirir os modelos que ainda se encontram em loja
Em princípio vou apenas instalar (já com elea) as barras da Givi. Sempre podem prevenir alguma queda. E quando me habituar e perceber quais as minhas reais necessidades logo me aventuro a instalar uma top case

Há algum extra que vocês considerem essencial? Em relação ao dia a dia, acham melhor investir já num cadeado com alarme? Quais as marcas a ter em conta?

Desde já o meu obrigado

Outubro 12, 2021, 09:12:31, 09:12
Responder #30

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O cadeado sem ser garantia de invulnerabilidade é sempre um dissuasor de um possível larápio que "procure" um motociclo fácil de roubar.

Com um cadeado/alarme estás a adicionar "camadas" de segurança à tua mota. A localização do estacionamento, o posicionamento da mota e a regularidade onde estacionas são fatores igualmente facilitadores de roubos.

Uma vista de olhos nas lojas de motociclismo on-line  terás uma ideia do que é vendido, considerando que quase nenhum cadeado aguenta um ataque de mãos experientes, reduz sim o tempo em que demora a ser arrombado.

Outubro 12, 2021, 23:37:38, 23:37
Responder #31

Carvalhais

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2021
  • Localidade: Albufeira
Agradeço a resposta! Já ando a ler um pouco sobre o assunto. Também vou ponderar um localizador..

Mais uma questão, em relação às top cases da Shad/Givi, normalmente tem de se adquiri os suportes à parte. Mas há vários suportes para o mesmo modelo? (para top case) ou cada marca tem um suporte para a respectiva moto?
 

Outubro 13, 2021, 06:49:24, 06:49
Responder #32

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Cada marca tem um suporte específico para a mota, pois o sítio onde o suporte vai prender na mota é diferente em cada uma....
Por exemplo, eu (nc700x) e um amigo meu (cb500x) temos topcases iguais ( o prato é igual também), mas o suporte é diferente....
O site da Givi tinha bastante informação, penso que o da Shad também deve ter...
É uma questão de pesquisar
Cumprimentos ✌️
« Última modificação: Outubro 13, 2021, 06:50:36, 06:50 por PBarros »
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”