Citação de: pjmartinho em Novembro 27, 2019, 17:47:16, 17:47Ahahaha. Se calhar por escrito não fui bem entendido. Quando me referia ao combi mota/capacete era em relação à proteção aerodinâmica. Que pelo que percebi há capacetes que o ideal é levar com o vento em determinada zona e daí o mesmo capacete ter avaliações diferentes em diferentes motosEm relação à cor/desenho/textura, era sobre a durabilidade do mesmo. Ou seja, mate deve ficar facilmente forrado de riscos, não? E julgo que quanto mais claro melhor pois torna-me mais visível e aquece menos.. ou isto não faz assim tanta diferença?Daqui a pouco quando chegar a casa vou medir e confirmar isso. Em relação à forma faz todo o sentido, tal como a face, não? Isso deve variar consoante o modelo ou mesmo dentro do próprio modelo podem existir formas diferentes? (Com os forros ou assim )Sim, as proteções do casaco serão para as quedas. Infelizmente tenho algumas cintas, e acho que uma das que tenho até é das coisas de moto do Lidl ! Mas vou espreitar na Decathlon. Estive a ver umas da alpinestars mas não sei se valem o dinheiro..2ºVou tentar convencer os vizinhos aqui do prédio do lado (que têm um minipark para motos dentro do seu jardim) a meter uns “ferros” no chão ou algo do género para meter uma corrente.Há alguma marca/tipo de cadeado que seja mais aconselhado ou que aconselhem a fugir a sete pés?3ºAgradeço. De facto uma das coisas que não abdico é de algum conforto. Ainda faço alguns kms por dia e se não estiver confortável rapidamente me vejo a desistir da ideia de ir de moto ou a trocar de montada lolMas é como dizem, nada como contactar os stands e experimentar
1º Capacete/equipamento(...)Eles lá explicaram que desde que nao sinta pressões estranhas na cabeça, com o tempo vai-se moldando e fica um pouco mais largo. Pelo menos deu para testar o tamanho (XL - sim, sou cabeçudo).(...)E para primeiro capacete (que nem sei bem o que gosto) custa estar a gastar 400/500€. (...)Eu ia motivado a comprar o AGV k3 em branco pois estava a aproximadamente uns 150€ mas não tinham em stock de momento. (...)Entretanto como bom português, tenho estado a adiar e com a queda de preço do Schubert R3 (e depois do recente review do MRMaia) fiquei com mais um na dúvida.
E agora a pergunta mais picuinhas, a cor/desenho faz alguma diferença? Eu estava a pensar num capacete branco pois aqui no Algarve o calor não perdoa, e os branco sempre absorve menos luz..
Ainda no equipamento, tenho 2 hérnias discais e apesar de estar controlado pondero comprar uma cinta ou algo do género. Aconselham algo com proteções pelas costas todas ou mais apoio lombar?
2º Infra-estruturas e burocracias Eu não tenho garagem. Estou a ver se arranjo aqui no prédio ao lado um cantinho mais protegido onde possa deixar a moto ou até mesmo arrendar uma garagem. Como aconselham a deixar a moto guardada?
Percurso misto (40% AE, 35% Nacionais, 20% cidade e 5% estradas de terra/areia). Preciso de alguma capacidade de carga (no dia a dia ando com mochila com portátil, farda, mala da máquina fotografia e uma mala com material para o trabalho do tamanho sem um saco de ginásio).(...)As motos em cima da mesa são as típicas da moda pela sua polivalencia e possibilidade de carga (Tracer, Versys, V-Strom e as mais em conta e que estou mais virado para -> NC ou CBx).
Mas um seguro adicional ao da moto ou isso é uma coisa que dá para acrescentar na apólice?
Obrigado pelas dicas!
Citação de: EML em Novembro 27, 2019, 22:35:35, 22:35Mas um seguro adicional ao da moto ou isso é uma coisa que dá para acrescentar na apólice?
Citação de: JEKU em Novembro 28, 2019, 10:00:37, 10:00Gracias!Questão: Como funcionam isso dos test rides? Levamos a moto para uma voltinha de 10 minutos? Ficamos com elas por uma semana horas ou assim?E já agora, há stands mais recomendamos para isso? (Por ex um multimarcas ou algo do género)
Citação de: Carvalhais em Novembro 27, 2019, 11:19:17, 11:191º Capacete/equipamento(...)Eles lá explicaram que desde que nao sinta pressões estranhas na cabeça, com o tempo vai-se moldando e fica um pouco mais largo. Pelo menos deu para testar o tamanho (XL - sim, sou cabeçudo).(...)E para primeiro capacete (que nem sei bem o que gosto) custa estar a gastar 400/500€. (...)Eu ia motivado a comprar o AGV k3 em branco pois estava a aproximadamente uns 150€ mas não tinham em stock de momento. (...)Entretanto como bom português, tenho estado a adiar e com a queda de preço do Schubert R3 (e depois do recente review do MRMaia) fiquei com mais um na dúvida.É suposto o capacete se sentir apertado no momento da compra.Porque ele vai ceder. Há marcas que cedem mais do que outras. Mas vão se moldar sempre.E há marcas e modelos com formatos diferentes. Uns melhores com cabeças redondas, ovais, quadradas.É normal que um capacete que fique bem lá em cima na testa depois fique largo nas bochechas. E vice versa. Portanto o ideal é experimentar muitas marcas e modelos.A melhor forma de testares é.. enfiar na cabeça e ajustar.Tens de sentir pressão tanto por cima das orelhas como nas bochechas. Mas sem ser pressão que te faça dores de cabeça ou desmaiar!Depois com a mão na zona do queixo empurras o capacete para dentro. Com força! Se ele te tocar no queixo, está largo ou esse formato não é o adequado para a tua cabeça.Por último, viras a cabeça para baixo uns 45º e olhas para a frente. Não é suposto que a margem entre a espuma e a viseira te tape o ângulo de visão.400/500€ é capaz de ser alto para um primeiro capacete.Sobretudo porque há uma elevada possibilidade de ignorares o que escrevi atrás e comprares mais largo que o suposto!É típico.Mas capacetes na casa dos 150, até podes encontrar opções seguras mas certamente serão capacetes de plástico pesados e com construção low cost.Se apontares para algo mais intermédio... é uma boa opção. E tens na HJC, Airoh, Nolan, Shark, Scorpion... opções bem porreiras em fibra de vidro (e não plástico) e com interiores e apêndices de melhor qualidade.Não há Schubert R3.Há o R2... e mantém-te longe dele.Comprei um quando saiu. E foi provavelmente a pior compra que fiz na minha vida. Descrevi o filme aqui.Vou no segundo R2 que me foi entregue ao abrigo da garantia, após 4 viagens do primeiro ao fabricante que nunca conseguiu resolver os problemas e ainda conseguiu estragar ainda mais.Há semanas atrás encerrei-o definitivamente na prateleira após me ter saltado a viseira em andamento.Por alguma razão estão a custar metade do que sairam.Faz um favor a ti próprio foge das opiniões dos motovloggers "especialistas"...Citação de: Carvalhais em Novembro 27, 2019, 11:19:17, 11:19E agora a pergunta mais picuinhas, a cor/desenho faz alguma diferença? Eu estava a pensar num capacete branco pois aqui no Algarve o calor não perdoa, e os branco sempre absorve menos luz.. Capacetes com desenhos e decoração são sempre mais caros.Brancos mais frescos de verão. Pretos mais quentes de inverno. Portanto é ao gosto do freguês.Haverá certamente quem te irá sugerir cores claras por ser hipotéticamente mais seguro.Mas... se começares a olhar o mundo à tua volta vais perceber que na prática nem vais reparar nos capacetes dos outros.Escolhe que mais gostares. Porque é isso que te vai dar mais satisfação.Citação de: Carvalhais em Novembro 27, 2019, 11:19:17, 11:19Ainda no equipamento, tenho 2 hérnias discais e apesar de estar controlado pondero comprar uma cinta ou algo do género. Aconselham algo com proteções pelas costas todas ou mais apoio lombar?Isso dependerá muito do conforto e do que possas sentir a medio-longo prazo.Até porque o que influenciará mais será a posição de condução que a tua moto oferece.Citação de: Carvalhais em Novembro 27, 2019, 11:19:17, 11:192º Infra-estruturas e burocracias Eu não tenho garagem. Estou a ver se arranjo aqui no prédio ao lado um cantinho mais protegido onde possa deixar a moto ou até mesmo arrendar uma garagem. Como aconselham a deixar a moto guardada?As motos são no geral extremamente fáceis de roubar.Cadeados de disco e alarmes só servem para dormirmos mais descansados.Pois para roubar uma moto basta dois matulões e uma carrinha.Um cadeado que prenda a algum lado é a opção que embora não evite que a levem... obriga a terem mais trabalho!Portanto, se for combinado com um alarme que faça barulho, numa zona movimentada... talvez desistam antes de concluir a tarefa.Outro fenómeno é que as motos são roubadas sobretudo para o mercado de peças.Portanto, quais mais "comum" for a moto, também mais procura há.Os seguros com danos próprios e roubo são caros. E apenas costumam fazer para motos com menos de 10 anos.Os seguros mesmo para terceiros, se o condutor for recém-encartado será sempre extremamente caro.É uma opção que terás de ver fazendo simulações. Experimenta a N Seguros caso queiras com danos próprios/roubo.Citação de: Carvalhais em Novembro 27, 2019, 11:19:17, 11:19Percurso misto (40% AE, 35% Nacionais, 20% cidade e 5% estradas de terra/areia). Preciso de alguma capacidade de carga (no dia a dia ando com mochila com portátil, farda, mala da máquina fotografia e uma mala com material para o trabalho do tamanho sem um saco de ginásio).(...)As motos em cima da mesa são as típicas da moda pela sua polivalencia e possibilidade de carga (Tracer, Versys, V-Strom e as mais em conta e que estou mais virado para -> NC ou CBx).Se estiveres virado para mobilidade e economia NC ou CB.Se estiveres virado para algo mais divertido e de certa forma versátil .. Tracer 900.Versys, V-Strom ficam ali como algo intermédio. A Tracer 700 a querer escapar para a 900 mas longe de a alcançar.Pega em ti e vai fazer test drives.Depois deixa o coração escolher por ti. Porque a cabeça normalmente só complica.O mercado de usados está pelas ruas da amargura com preços em motos de 3/4 anos próximos do que custam novas à estreia.Dizem sempre que é por causa dos extras.
Citação de: dfelix em Novembro 28, 2019, 04:16:44, 04:16Obrigado pelas dicas!
A cobertura de acidentes pessoais é opcional em algumas companhias. Já estive segurado na MAPFRE e não tinham essa opção, mudei para a OK teleseguro e o seguro não ficou mais caro e tenho mais coberturas.
Combinas com o stand, geralmente são voltas curtas, mas podes qualquer entre 10 a 15 minutos sim. Mas depende de stand para stand.
Dicas? Companheiro, na resposta acima tens, objetivamente e religiosamente, 5 dos 10 mandamentos. Imprime. Depois de leres, interpretares e TPCs bem feitos, esqueces o "literalmente" e "novidade".
Já tudo ou quase tudo foi escrito e muitas (se não todas) as opiniões são válidas mas são "pessoais e intransmissíveis" pelo que só tenho um par de conselhos para te dar:- Lê tudo o que se escreve pois uns vão dizer muito bem, outros bem, outros nem por isso e outros mal...- És tu quem vai andar diariamente com a mota, o capacete, as luvas e o casaco (com proteções) e provavelmente mais tarde com o equipamento para a chuva por isso EXPERIMENTA tudo o que te pareça ser agradável, bonito, bom ou adequado pois por vezes nem sempre o que parece ... é...Tens muito por onde escolher e ler, (este fórum +e um otimo exemplo) e como disse acima experimenta e mais do que uma simples "voltinha" ... tenta simular um trajeto pois por vezes 5 minutos sabem bem mas ao fim de 15 já não é bem assim ...O que posso dizer:- A mota tem muito de gosto pessoal e os olhos (e bolso) contam muito- O capacete... bem é o que te proteje a cabeça, logo, deve ser bom mas ser confortável e tens ainda um "acessório" que dá jeito (pelo menos para mim) ... o kit mãos livres (tenho um C4 com kit no interior e posso dizer que me serve na perfeição, se bem que a insonorização do C4 pudesse ser algo melhor)- O casaco, deve ficar justo, de preferência com forro térmico amovivel (dá jeito nos dias frios e pode ser retirado nos outros). Já o fato de ser impermeável... bem... ao fim de algum tempo vai deixar de o ser (pelo menos por tanto tempo como no início) e isso é devido á movimentação normal em utilização. Nada que um "bom casaco e calças de vela da decathlon" não resolvam... tenho uns há dois invernos (vai para o terceiro) e ainda resistem bem a chuvadas fortes- As luvas, bem ... as de meia estação com dedos táteis são "porreiras pá" e protegem bem mas no inverno o melhor é ter umas de gore-tex (ou similar) mas ... experiência minha, enquanto as primeiras podem ser justinhas porque a pele vai acabar por alargar, as segundas, sendo em tecido convém que tenham uma ligeira folga porque facilita na colocação e remoção quando tens as mãos frias ou húmidas. E quanto ao cano, bem curto para as ditas normais e longo para as de chuva, é meramente o meu conselho. Quanto à colocação uns dizem para por o casaco por fora outros por dentro... mais uma vez digo, experimenta e decide tu próprio pois tal varia com o tipo de luva e casaco - Calças... bem uso as de ganga e as impermeáveis por cima quando chove.... se estiver um frio do caraças... umas térmicas por baixo e já está- Botas.... bem uso as de montanha, quentinhas e impermeáveis e protegem ate ao tornozelo... e se precisar de levar o belo do sapatinho posso sempre trocar quando chegar ao destino....Mas repito... cada um é diferente e o que eu gosto/uso pode não ser o adequado para ti ou mesmo não gostarem por isso.-.. Experimenta
Carta concluída! Exame sem espinhas na terça depois do almoço!Agora vem a parte engraçada, a dos test drives! (E o capacete.. dizem que tambem faz falta)Não vou perguntar qual a melhor moto e qual acham que seria mais indicada para esta ou aquela situação. Como referem noutro tópico aqui ao lado, nenhuma é 100%.Vou tentar fazer perguntas concretas.E como tal, que tipo de condições se conseguem negociar na compra de uma moto? Extras, revisões, desconto, etc..A minha ideia será experimentar 3 a 4 modelos até aos 7500k (+/-1000k), sendo que será adquirido pela empresa e portanto ou nova ou em stand com garantia. A possibilidade de aprovar os créditos sem juros das marcas também é bastante apelativo. Já vi que a BMW tem um programa de renting mas não tenho nenhum Feedback.. vale a pena?E agora uma outra questão aos proprietários (ou que tenham conduzido) a NC750x. Os faróis são assim tão mais? Há pessoal a queixar-se da fraca iluminação
E como tal, que tipo de condições se conseguem negociar na compra de uma moto? Extras, revisões, desconto, etc..
Eu antes de comprar a ultima, e como tinha tido a Nc700 aluguei uma versys e uma V-strom por um dia!
Presumo que aquilo que pretendes dizer será o conhecido e falado BMW Financial Services e por isso convido-te a passar por este tópico onde encontrarás opiniões sobre o mesmo.https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1765.msg18674#top
Eu tive a sorte(ou não ) de encontrar uma mota de serviço, 165km, garantia como nova, e poupar assim uns belos trocos!Depois de definires a mota, com calma, e uma boa dose de paciência encontras o que procuras!Eu fui a três concessionários, e nas novas existia sempre diferenças!Desde ofertas desconto em equipamentos, até oferta dos mesmo!
Já falta pouco para o final do ano.Neste período (um pouco mais cedo até) costumam surgir algumas campanhas.Seja para escoar alguns modelos que entretanto foram substituídos, seja porque muita gente já pretende comprar com matricula do ano seguinte.Durante estas campanhas a margem de negociação é menor.Ainda assim, com jeitinho consegue-se alguma coisa. O mais comum é equipamento. Por vezes a primeira revisão.Despesas de matricula também costumaram ser algo negociado, mas cada vez menos.
(....) Tenho de mandar vir o raio do capacete para poder fazer os test rides..
Do conhecimento que tenho dos concessionários aqui da minha zona, qualquer um deles tem pelo menos um par de capacetes de tamanho diferente, precisamente para esse efeito.É só dizeres no concessionário que pretendes fazer um test-ride e que ainda não compraste o dito casco, que eles entregam-te logo uma daquelas toucas descartáveis e um capacete que fique o mais próximo da medida da tua cabeça.Que o facto de não teres ainda comprado um seja impedimento...
Obrigado a todos Citação de: Vasco Gama em Dezembro 13, 2019, 05:57:19, 05:57Eu antes de comprar a ultima, e como tinha tido a Nc700 aluguei uma versys e uma V-strom por um dia!Numa rent a car ou há stand que alugam?Em Algés tens a hmMOTOS tem a VERSYS E A V-STROM!