Autor Tópico: Aprilia Mana 850 GT ABS  (Lida 3917 vezes)

Junho 02, 2016, 18:23:48, 18:23
Lida 3917 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aprilia Mana 850 GT ABS




O futuro é hoje

A Aprilia Mana 850 GT é a mais eclética do mercado.
Inteligente, inovadora e confortável, combina o prazer de conduzir de uma moto de alta cilindrada com o sentido prático de uma scooter. Através do comando Sportgear, transforma-se a Aprilia Mana numa moto com sete velocidades ou automática, sempre com a possibilidade de se selecionar três tipos de condução: Sport, Touring, Rain.



Características Técnicas:

Motor Bicilíndrico em V a 90º, 4 tempos, árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada 893.3cc
Potência:  76.1 CV (56 kW) às 8.000 rpm
Binário: 73Nm às 5.000 rpm
Refrigeração Líquida
Suspensão Dianteira: Suspensão invertida com 43 mm. Curso 120 mm
Suspensão Traseira: Braço oscilante em alumínio
Amortecedor hidráulico regulável em extensão e pré-carga. Curso 125 mm
Travão Dianteiro: Duplo disco flutuante de Ø320 mm. Pinça radial de 4 pistons
Travão Traseiro: Disco de Ø260 mm. Pinça de 1 piston
Sistema ABS
Roda dianteira: Jante de 5 raios em liga leve. Pneu 120/70 ZR17
Roda traseira: Jante de 5 raios em liga leve. Pneu 180/55 ZR17
Altura do Assento: 800 mm
Capacidade do Depósito: 16Lt
Homologação Euro 3
Caixa de velocidades sequencial/Autodrive com 3 modos de condução

Fonte da informação e dados técnicos: http://www.apriliaportugal.pt
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 02, 2016, 18:50:18, 18:50
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Qual será a origem deste motor? será do Grupo Piaggio, Suzuki ou Hyosung?

Issac tira-me lá estas duvidas.

João

Junho 02, 2016, 20:17:13, 20:17
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O motor parece-me que é de produção interna do Grupo Piaggio, onde a Aprilia e como é sabido, se insere.

"Talking about the engine, the Aprilia Mana 850 GT ABS is equipped with the company’s 839.3 cc longitudinal 90° v-twin, 4 stroke, liquid cooled, single overhead cam unit with chain drive and four valves per cylinder."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 02, 2016, 22:15:56, 22:15
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Dou por mim esta noite a pensar nesta máquina...que querem que vos diga.  :tornarseanjinho:

Há uns anos no mercado e com pequenas actualizações ao longo do tempo, esta bonita máquina italiana está bem actual para os dias que correm, sendo um produto já mais do que testado e em que a sua fiabilidade estará longe de desiludir.

Muito esporadicamente aparecem uns tentadores negócios de usadas...

É um modelo que adoro...mesmo!!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 02, 2016, 22:33:34, 22:33
Responder #4

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Eu também a tenho nas minhas favoritas ! Quando estive no período de transição de passar da Burgman 650 Exec. para as "motas" estive 'quase quase' para fazer negócio com uma usada que estava no stand Antero, mas alguém foi mais rápido e antecipou-se enquanto eu ainda estava a 'negociar números' com o valor que davam de retoma pela minha . 
 A assistência da Piaggio também me estava a fazer vacilar . Se porventura existir a necessidade de substituição de peças/componentes originais ... a coisa demora a vir !

p.s. O user 'Carlos Fonseca' ( que tem agora uma Crosstouer ) tinha (ou ainda tem)  uma !

Setembro 02, 2016, 22:40:39, 22:40
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Julgo que já não a tem...

Agora só lá mora uma Gold-Wing e uma CrossTourer.

Mas por acaso gostava que ele espreitasse este tópico para dar a sua opinião sincera e descomprometida sobre o modelo.  :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 02, 2016, 22:56:48, 22:56
Responder #6

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Julgo que já não a tem...

Agora só lá mora uma Gold-Wing e uma CrossTourer.

Mas por acaso gostava que ele espreitasse este tópico para dar a sua opinião sincera e descomprometida sobre o modelo.  :cool:

Não sei se serão só essas duas que lá tem na garagem. Também acho que costuma ir ao supermercado numa Burgman 650  ;)
« Última modificação: Setembro 02, 2016, 22:59:38, 22:59 por Luis Salgueiro »

Janeiro 16, 2017, 22:46:00, 22:46
Responder #7

carlos fonseca

  • Visitante
Diz o ditado que mais vale tarde que nunca.

Pois o que vou eu dizer sobre a Mana?

Em primeiro lugar foi a mota que mais me custou vender. O que diz muito sobre a mota.
Ainda ponderei a permanência mas não fazia sentido depois da aquisição da sua sucessora.

As características técnicas serão conhecidas do todos mas relembremos que tem um motor biclindrico com 76 cvs e um
variador com a possibilidade de condução em modo automático ou com 7 relações pre estabelecidas com acionamento no pé.

É extremamente fácil de conduzir e para quem como eu é adepto das transmissões automáticas uma excelente escolha.

O consumo é reduzido para a potencia disponibilizada 5,1; 5,2 lts / 100 kms era frequente.

Fácil de inserir em curva por a distancia entre a roda da frente e a de tras ser reduzida era um autêntico demónio  em estradas
com curvas encadeadas. Ainda me recordo o troço Arouca Castelo de Paiva de um LAL de há uns anos em que o meu parceiro
de aventura me perguntou se eu pensava estar a fazer uma corrida de velocidade. Apenas lhe respondi que a culpa não era
minha era a Mana que me tinha pedido que a conduzisse daquela forma.

Ergonomicamente perfeita para as nossas estaturas latinas e bastante confortável apesar do assento não o parecer os dois LALs que fez foram um verdeiro prazer. A proteção frontal sem ser perfeita cumpre bem.

E depois tem aquelas linhas que a tornam tão sedutora um misto de modernidade e classicismo no bom traço Italiano e uma qualidade de construção de uma marca que para mim está entre as melhores e que não tem mais expressão no meu ponto de vista pela deficiente assistência que  proporciona. Um exemplo, incorpora de seria defletores de ar na parte lateral da carenagem.

Inconvenientes: A já falada rede de assistência muito reduzida, a troca do correia do variador a cada 20 000 kms, a suspensão da frente um pouco mole demais mas com possibilidade de melhorar. Se fizermos regularmente viagens com carga ou com pendura "bem constituído" mostras as suas limitações estruturais.

Resumindo é uma excelente turística de media cilindrada, polivalente e ainda muito divertida em estradas de curvas.





 
« Última modificação: Janeiro 16, 2017, 23:28:25, 23:28 por carlos fonseca »

Janeiro 16, 2017, 23:14:15, 23:14
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Adorei ler a tua opinião sobre o modelo e compreendo perfeitamente que te tenha custado vendê-la...

Há muito poucas por cá...infelizmente!  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 22, 2017, 21:36:40, 21:36
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O vídeo é de 2013 e actualmente a Aprilia Mana está bem mais atractiva (na minha opinião), mas aquilo que se pode ver de seguida é a apresentação de um modelo que tem algumas coisas qu a destacam...sem nunca ter sido a escolha de muitos.

Por exemplo...sabiam que tem uma caixa automática de 7 velocidades??

Ou então....sabiam que a Aprilia Mana também tem um met-in?? Aliás, parece-me que até antes de as NCs terem conseguido mostrar de forma mais vasta essa característica.

Bem...fica o vídeo.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2017, 02:52:12, 02:52
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Tinha ideia que já a tinham matado...
Fui confirmar no site e realmente já não aparece no catálogo.
 :-\

É um modelo que logo à partida estava condenado.
O público deste género de motos não compra Aprilia.
Tal como o cliente Aprilia não compra este tipo de motos.

E a culpa é da própria Piaggio/Aprilia que nunca investiu no marketing adequado.
Sempre teve boas desportivas. E é o sucesso das mesmas (sobretudo nos períodos que obtém resultados) que acaba por se propagar ao resto dos modelos. Mas para soluções deste género pode não ser o suficiente.

Agosto 23, 2017, 07:45:30, 07:45
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tinha ideia que já a tinham matado...
Fui confirmar no site e realmente já não aparece no catálogo.
 :-\


Não sei em que site pesquisaste.
No site da marca em Portugal ainda aparece este modelo da Aprilia, na versão GT.  :)
Na minha opinião está muito bem conseguida, mas naquele patamar de preço a concorrência já é muita e bem preparada. Vingar num mercado onde não faltam boas propostas a um custo aproximado, é difícil e isso tem ditado que não tenha conseguido grande sucesso.

Acho que por cá apenas o membro Carlos Fonseca teve uma.  :nice:

http://www.apriliaportugal.pt/modelos/moto/mana-850-gt-abs/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2017, 10:01:07, 10:01
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não sei em que site pesquisaste.

No global. O que serve os principais mercados.
Fui agora rever e na versão internacional não está lá.

Tal como no italiano, francês, alemão, uk, holandês, espanhol, grego, americano, coreano, etc...

Portugal faz parte da vasta lista de países que tem um próprio site para a marca, gerido pelo importador.
Deduzo que enquanto houver stock, o modelo continua por lá.

Mas a morte do modelo parece evidente.


Agosto 23, 2017, 10:03:54, 10:03
Responder #13

pedroareias

  • Visitante
Ao contrário, a minha CBF1000F continua em vários sites da Honda, cf. http://www.honda.co.uk/motorcycles/range/street.html e não se vende em Portugal há 2 anos...

Têm stocks a apanhar sol durante anos...
« Última modificação: Agosto 23, 2017, 10:05:00, 10:05 por pedroareias »

Agosto 23, 2017, 10:34:26, 10:34
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Tal como a VFR1200F e uns quantos outros modelos que supostamente não cumprem euro 4.  :D