Autor Tópico: Recall da Piaggio Liberty  (Lida 2145 vezes)

Dezembro 08, 2016, 20:50:24, 20:50
Lida 2145 vezes

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Por ser muito grave e é uma noticia bem recente, deixo aqui  este alerta, sobre a possível ruptura do quadro, quando transporte de cargas.

https://www.mutuamotera.org/gn/web/contenido_desarrollado.php?cod=711&seccion=0

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 09, 2016, 23:54:44, 23:54
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Hum... :pensador:

Li o artigo e de facto permaneceu em mim a dúvida.
Será que com "carga severa" entendem como transportando a carga máxima admissível pela marca, ou referem-se a ir para lá da mesma?

Se for o primeiro caso, então é gravíssimo e poderá ser sinal de uma gigantesca fragilidade de todo o quadro da mesma.

Ainda assim, mesmo indo para lá do peso admissível, tal naturalmente que não deveria suceder.
Se fosse utilizada na Índia e com o tratamento que dão às máquinas a nível de transporte, havia de ser bonito... :o

Mas se o recall é para reforços estruturais, é muito bem vindo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2016, 02:10:08, 02:10
Responder #2

Lone Wolf

  • Visitante
é o tubo por baixo do assento...


Dezembro 10, 2016, 11:40:30, 11:40
Responder #3

pedroareias

  • Visitante
Ora meus amigos, a imprensa Alemã tem feito estragos por todo o lado, a começar pelas revistas tipo Autohoje.

Peço para não procurarem "GS1200 crack" ou "GS1200 crack frame" ou "GS1200 cracked frame" ou "GS1200 cracked swing arm" na Internet.

Não procuraram? Óptimo, continuem a falar da Piaggio Liberty e quanto mais alto melhor.

É inadmissível! Os Italianos são descuidados, para a próxima em vez da Liberty comprem uma GS1200.

Dezembro 10, 2016, 13:46:18, 13:46
Responder #4

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ora meus amigos, a imprensa Alemã tem feito estragos por todo o lado, a começar pelas revistas tipo Autohoje.

Peço para não procurarem "GS1200 crack" ou "GS1200 crack frame" ou "GS1200 cracked frame" ou "GS1200 cracked swing arm" na Internet.

Não procuraram? Óptimo, continuem a falar da Piaggio Liberty e quanto mais alto melhor.

É inadmissível! Os Italianos são descuidados, para a próxima em vez da Liberty comprem uma GS1200.
Sabes que é  sempre mais fácil entalar alguém que inova e faz , como os italianos do que fazê-lo ao autoritário  alemão que tem a mania....
membro numero 16

Dezembro 10, 2016, 22:53:33, 22:53
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso já tinha conhecimento dos casos da BMW e que são falados desde há algum tempo...
E sim...é inadmissível!

Uma coisa é um problema elétrico, ou a nivel de sensores, ou um desgaste prematuro, entre outras situações do género....e outra bem diferente é poder haver ruptura de elementos estruturais, o que indica fragilidade de componentes importantíssimos, quando sujeitos àquilo para que foram feitos.

Poderá ser apenas uma suposição minha, mas na busca de tornar os modelos o mais leve possíveis, se calhar os tubos que constituem o berço estrutural, estão cada vez mais finos, ao invés de manterem uma espessura que garanta a necessária rigidez torcional.

Mas como digo...é apenas uma suposição e isto para não entrar no campo da qualidade do próprio aço... 8)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2016, 23:03:07, 23:03
Responder #6

pedroareias

  • Visitante
Não sei se é gravíssimo. A sobrecarga é 20% superior à máxima indicada ou 250% ?
São situações diferentes. Tem que se realizar testes

Sei que há indicação para encobrir a todo o custo em certas marcas. As Honda Goldwing tiveram problemas de colapso das soldaduras dos quadros: http://www.goldwingworld.com/pages/weldissues.htm. Foi o primeiro website que vi agora, mas já tinha lido antes.

Há problemas sérios. Nas Kawasaki houve quadros de modelos aqui já mencionados que plastificaram e isso foi-me dito por uma pessoa responsável.

O que me intriga é as BMW ficarem sempre a salvo da publicidade negativa.



Por acaso já tinha conhecimento dos casos da BMW e que são falados desde há algum tempo...
E sim...é inadmissível!

Uma coisa é um problema elétrico, ou a nivel de sensores, ou um desgaste prematuro, entre outras situações do género....e outra bem diferente é poder haver ruptura de elementos estruturais, o que indica fragilidade de componentes importantíssimos, quando sujeitos àquilo para que foram feitos.

Poderá ser apenas uma suposição minha, mas na busca de tornar os modelos o mais leve possíveis, se calhar os tubos que constituem o berço estrutural, estão cada vez mais finos, ao invés de manterem uma espessura que garanta a necessária rigidez torcional.

Mas como digo...é apenas uma suposição e isto para não entrar no campo da qualidade do próprio aço... 8)
« Última modificação: Dezembro 10, 2016, 23:06:04, 23:06 por pedroareias »

Dezembro 10, 2016, 23:19:57, 23:19
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois, essa seria a informação que também gostaria de saber.
De que forma ou sob que condições de carga é que ocorreria o colapso desse tubo...

Mas acho que não se saberá. Fazem o recall, substituem ou fazem novas soldaduras e fica back on business.  :)

Sobre as GS's e para não se proliferarem assuntos diferentes neste tópico, não queres abrir um sobre o tema, Pedro?  :nice: :nice:

Tudo é tema no motociclismo...e claramente que não é somente o bom.
Por vezes tem se falar também do menos bom...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 11, 2016, 10:00:26, 10:00
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Não sejamos ingénuos, as agências de comunicação existem para gerir o acesso da comunicação social à informação. Quanto mais forte for mais controla as notícias. Outras políticas de marketing como a reposição imediata evita que um caso de torne numa bola de neve. A alternativa é o acesso individual ao oceano de net, que é menos controlável. Os fóruns têm um peso muito grande nesta liberdade, desde que factual e objectiva,  por isso as empresas tenham controlá-los com patrocínios, parcerias, etc.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 11, 2016, 14:34:24, 14:34
Responder #9

pedroareias

  • Visitante
Muitíssimo bem escrito e observado, prezado Moto2cool. São as explorações da fraqueza humana.

Não sejamos ingénuos, as agências de comunicação existem para gerir o acesso da comunicação social à informação. Quanto mais forte for mais controla as notícias. Outras políticas de marketing como a reposição imediata evita que um caso de torne numa bola de neve. A alternativa é o acesso individual ao oceano de net, que é menos controlável. Os fóruns têm um peso muito grande nesta liberdade, desde que factual e objectiva,  por isso as empresas tenham controlá-los com patrocínios, parcerias, etc.

Dezembro 11, 2016, 14:39:50, 14:39
Responder #10

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Offtopic
1997 tive uma aerox 50 que partiu o triângulo  da suspensão  frontal onde eu podia ter mandado um tralho daqueles....
Na garantia foi tudo trocado....
membro numero 16

Dezembro 12, 2016, 00:08:44, 00:08
Responder #11

Lone Wolf

  • Visitante
Não precisamos de ir muito longe...
tomemos como exemplo apenas e só este tópico...

Começa com um titulo, a 3 mensagens do seu inicio é "canalizado" para outro assunto e após 11 mensagens estamos a falar de marketing e publicidade e das caracteristicas humanas...
falo neste tópico mas tenho visto alguns no mesmo sentido daí o meu "desabafo"
Não me levem a mal mas é fantástico olhar para o que os outros fazem e não paramos para ver que tantas e tantas vezes nos próprios inadvertidamente ou não... acabamos por produzir também aquilo que tanto criticamos...

Imaginem alguém que pouco ou nada percebe disto e que busca informação e quando abre um tópico sobre determinado assunto...

Dezembro 12, 2016, 01:20:09, 01:20
Responder #12

pedroareias

  • Visitante
Sim, compreendo e concordo contigo.

Porém, se reparares não há dados concretos, medições, testemunhos em 1ª mão do colapso propriamente dito. Ou há?

Os companheiros com o modelo já foram formalmente avisados? É mesmo oficial da Piaggio?

Já alguém tentou inserir o código indicado PPJZZQ1605 no website da Piaggio?

Se for, é um problema entre muitos.


Não precisamos de ir muito longe...
tomemos como exemplo apenas e só este tópico...

Começa com um titulo, a 3 mensagens do seu inicio é "canalizado" para outro assunto e após 11 mensagens estamos a falar de marketing e publicidade e das caracteristicas humanas...
falo neste tópico mas tenho visto alguns no mesmo sentido daí o meu "desabafo"
Não me levem a mal mas é fantástico olhar para o que os outros fazem e não paramos para ver que tantas e tantas vezes nos próprios inadvertidamente ou não... acabamos por produzir também aquilo que tanto criticamos...

Imaginem alguém que pouco ou nada percebe disto e que busca informação e quando abre um tópico sobre determinado assunto...
« Última modificação: Dezembro 12, 2016, 01:26:37, 01:26 por pedroareias »