Autor Tópico: Tutoriais para quem se pretende iniciar nas motas  (Lida 4515 vezes)

Julho 01, 2022, 17:20:05, 17:20
Responder #50

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ate me passo com o 2 low a fazer reduções sem embraiagem :D :D :D não faças isso sistematicamente que vais te meter em despesas… com sorte despachas só os garfos, com azar vais ficar com uns carretos a precisar de tratamento dentário…

Sei que estás cheio de dinheiro  :D mas se queres aliviar algum da tua conta bancária, paga-me antes umas bifanas  :D


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 01, 2022, 17:23:40, 17:23
Responder #51

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
1. Só se usa o travão da frente na condução da moto

Vários colegas já disseram e a prova é que as motos mais novas vem com sistema CBS - Combined Breaking System.

Na minha por exemplo, com esse sistema, é IMPOSSÍVEL usar somente o travão da frente. Ao puxar o manete da frente, já é exercida uma força no travão traseiro.

Claro, a moto automaticamente acciona o travão de trás, tu aplicas mais força na manete, a mola do amortecedor traseiro estende, a roda traseira começa a ficar leve, o ABS dessa moto começa a detectar diferença de rotação entre as duas rodas. O que é que a moto faz?

Et voilá!

Mais uma vez. Eu não estou a falar de travagens a 20 km/h no meio do trânsito.

Eu estou a falar de travagens fortes, seja de emergência ou condução rãpida

Julho 01, 2022, 17:28:20, 17:28
Responder #52

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Vou tentar encontrar um tutorial do Silvain Guintoli em que ele diz que no WSBK não se usa o travão traseiro. Acho que o Michael Neeves da MCN também tem um video em que fala disso.

Vamos lá ver... O Marc Márquez tira partido do travão traseiro? Tira em algumas situações mas ele tem muito mais talento do que eu ou do que tu ou do que a maioria que anda na estrada.

O uso do travão traseiro na antecipação da travagem é um "best practice" que se aprende nos cursos de condução avançada.
Cursos que são dirigidos precisamente a comuns mortais com ambição de serem um pouco mais rápidos.  :)

Não acho que faça muito sentido divagar sobre pilotos profissionais.
Nomeadamente do MotoGP, cujas eletrónicas são sofisticadíssimas a ponto de modificarem o efeito de travão do motor accionado a válvula de escape de acordo com as leituras do curso da suspensão.

Tal como não me choca a existência de pilotos profissionais que dispensam totalmente o travão traseiro.
São indivíduos naturalmente rápidos dentro da sua zona de conforto.
Estes que devem ser considerados a excepção e não a regra.

Se te referes a um video que o Guintoli gravou no jardim pela altura dos confinamentos, ele aborda este assunto de forma bastante pedagógica... embora assuma que não use.

Só compro motos com suspensão totalmente regulável. E afino-a para conseguir o melhor comportamento possível para o meu peso e a minha forma de conduzir.

A diferença está na forma como a carga é transferida para a frente.
O que numa forquilha regulável ironicamente permite obter afinações ainda mais precisas.

Julho 01, 2022, 19:11:50, 19:11
Responder #53

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Na minha opinião de comum utilizador diário de um motociclo, e tal como o nome indica, uma travagem de emergência é uma situação em que apenas reagimos da melhor forma para tentar sair de uma situação, á qual nunca deveríamos ter entrado em primeiro lugar.
 
 Travão traseiro, dianteiro, pára quedas  "auto reverse", e até o travão á moda "flintstones".... não importa....para mim tudo vale para  tentar evitar por exemplo uma colisão. É mesmo daqueles casos em que o fim justifica todos os meios.
  Acho que é perfeitamente  possível  curtir, andar  devagar, andar rápido ou lamber o pneu traseiro de uma ponta a outra sem haver necessidade de nos  pormos a "jeito" ou de entrar em modo "reação"
Por isso se alguém por aqui se vê frequentemente perante a necessidade de travar em "modo de emergência", então claramente deveria fazer uma breve pausa (ou nem por isso) e reflectir sobre a forma como interage com o seu motociclo, com a via e com os outros á sua volta.

 Como sou claramente um "piloto" da treta, as poucas ocasiões em que me vi "apertado", honestamente nem me lembro qual foi a sequencia de travagem ou qualquer outra coisa... Em condução normal, uso frequentemente o travão traseiro, quer seja para auxiliar a travagem, mas principalmente para manobras a baixa velocidade, pois ajuda-me a controlar melhor a moto.

Boas curvas!
  :convivio:

 
 
« Última modificação: Julho 01, 2022, 19:12:52, 19:12 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 01, 2022, 19:15:52, 19:15
Responder #54

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Essa de só usar o travão da frente é engraçada...

Então a meio de uma curva, inclinadinho, queres abrandar porque ela fecha, usas o da frente?

O que acontece aí, sabes?

E agora?

 :lolol: :lolol: :lolol:

Esqueçam lá a competição e o Marques mais o turco, alguns desses nem andam de moto na estrada, dizem que é perigoso demais.

E num tópico de dicas para inexperientes, estão a prestar um péssimo "serviço de dar dicas".
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 01, 2022, 21:00:59, 21:00
Responder #55

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Eu também só uso o travão frente!  :oops:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 01, 2022, 21:33:01, 21:33
Responder #56

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Eu também só uso o travão frente!  :oops:

Eu nunca troquei pastilhas de trás numa moto minha  :read.calm:

Julho 01, 2022, 21:43:06, 21:43
Responder #57

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E a grande dos companheiros nem nunca trocou os da frente e muito menos os de trás…

e o mecânico que troca  :D :D :D

 ::P:



Levando o post um pouco mais a sério…. Já ando nisto a tempo suficiente para saber que cada um tem o seu estilo de condução e os gostos e preferências. Há quem goste da moto presa, outros solta, outros gostam de uma relação muito curta, outros da manete da embraiagem alta, uns travam com a mão toda, outros só com um dedo, outros gostam de muito travão motor…. Etc

O estilo e pessoal e o envelope de conforto na moto e algo que varia muito de pessoa para pessoa
« Última modificação: Julho 01, 2022, 21:48:00, 21:48 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 01, 2022, 21:44:55, 21:44
Responder #58

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Faço esta questão, pois ao fim de quase 1 ano com a minha CB300, ainda não tenho os pneus na sua totalidade "coçados".

Estás com a mentalidade errada.

Coçar o pneu não é o objetivo, é a consequência. O objetivo é curvar bem, e para curvar bem o mais adequado não é inclinar o mais possível, visto que jogando com a posição corporal consegue-se manter a mota mais de pé fazendo a curva à velocidade pretendida.

E ainda assim depende do pneu e da mota, há motas que nunca conseguirão comer certos pneus até ao fim, há pneus que puxam mais inclinação, etc.

Repara no meu caso, em que a mota e kit de unhas são os mesmos, sendo o pneu a única variável:





A primeira foto é o Metzler Roadtec 01 SE no dia em que o troquei, tinha creio que 12000km. Como podes ver, tem uns bons 2cm de chicken stripes.
A segunda foto é o Michelin Road 6 depois do primeiro passeio que dei, nem 500km tinha. Lambido de ponta a ponta.

Andei pelas mesmas estradas com os dois, o meu kit de unhas não mudou e a mota é a mesma. Com o Metzeler a minha inclinação máxima foram 39º ao longo de 12000km, com os Michelin inclinei 43º no primeiro passeio.

Em nenhuma ocasião forcei inclinação só para lamber pneu, e em nenhuma ocasião forcei limites (quer de pneu, quer de kit de unhas).

Depende de muitas coisas, mas aquilo com que te deves mesmo preocupar é saber fazer as curvas em segurança e divertires-te com isso. Se só comeres meio pneu mas te divertires à grande nas tuas voltas, está perfeito.

Desde já, agradecimentos ao pjmartinho também e ao ThatsMe por me explicarem a situação.
Eu fiz esta questão, pois ultimamente(com alguma frequência) tenho ido curtir umas curvas para a N108 acompanhado com 1 ou 2 amigos. Só que, o pneu parece estar ainda com goma nas "pontas" ou parece não coçado na sua totalidade, não sei se me faço entender, irei deixar aqui umas fotos.
Lembrando, que é a 1ª vez que estou a usar pneus Michelin Radial, e recordo-me que no pouco tempo que andei de XJ6, era uns Cordial. Para além disso, ainda estou com a mota a quase 1 ano, não sei se é normal estar assim o pneu.
Ainda sou nabo nisto  ;)
pneu da frente
pneu traseiro
pneu traseiro, lado esquerdo
« Última modificação: Julho 01, 2022, 21:51:08, 21:51 por JustGil »

Julho 01, 2022, 22:16:19, 22:16
Responder #59

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tens aí muito pneu para usar, mas não vale a pena andar a forçar, medir pi--.

Se queres gastar mais as chicken stripes, experimenta curvar sem sair da moto, vais ver que começa a gastar num instante.

Diverte-te, anda seguro, e vai saindo naturalmente. Forçar muitas vezes dá asneira, ou pelo menos um belo susto!

Faz um track-day ou vai até umas curvas com bom alcatrão e pouco trânsito.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 01, 2022, 22:17:40, 22:17
Responder #60

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Vi agora que és da zona do Porto - faz um desvio até à Régua, ou Peso da Régua, tens por aí belas curvas com belo alcatrão para deitares nas curvas!

Gosto sempre de lá passar.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 03, 2022, 00:19:49, 00:19
Responder #61

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Tens aí muito pneu para usar, mas não vale a pena andar a forçar, medir pi--.

Se queres gastar mais as chicken stripes, experimenta curvar sem sair da moto, vais ver que começa a gastar num instante.

Diverte-te, anda seguro, e vai saindo naturalmente. Forçar muitas vezes dá asneira, ou pelo menos um belo susto!

Faz um track-day ou vai até umas curvas com bom alcatrão e pouco trânsito.

Ok! Muito obrigado pela esclarecimento!
É ir andando e as coisas vão fluindo  ;)  Irei ver se para a semana vou curtir umas curvas até a Régua  :nice: