Autor Tópico: Marca de oleo usada na revisao/manutençao (e viscosidade)  (Lida 21378 vezes)

Novembro 20, 2017, 15:25:35, 15:25
Responder #100

Luis Salgueiro

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Eu uso o Liqui Moly , mas apenas no tal estabilizador de combustível que coloco no depósito depois de atestado e antes de hibernar a mota durante alguns meses de Inverno.

Dezembro 08, 2018, 00:05:15, 00:05
Responder #101

Scpsnet

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Na minha vstrom 650 de 2011, na.muda de óleo colocaram yamalube S4 10w40, achei um pouco estranho ainda andei a pesquisar praa saber se cumpria com as normas da minha mota , no caso jaso ma2  , no entanto não encontro essas referências.

Alguém mais entendido que possa dar uma recomendação? Vaso o óleo e meto outro com as normas claramente recomendadas tipo motul ou Castrol? ou este óleo cumpre?

Obrigado


« Última modificação: Dezembro 08, 2018, 00:29:42, 00:29 por Scpsnet »

Dezembro 08, 2018, 00:33:28, 00:33
Responder #102

dfelix

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Suponho que tenhas feito a revisão num agente Yamaha...
 :)

Esse S4 é um semi-sintético equivalente a um Motul 5100, por exemplo...
Trocá-lo só porque sim será deitar dinheiro pelo ralo.

Dezembro 08, 2018, 00:57:39, 00:57
Responder #103

Scpsnet

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Obrigado pela dica,  sim a muda foi feita num concessionário Yamaha  recomendaram este óleo e garantiram qualidade do mesmo só que  fiquei com pulga atrás da orelha e tentei saber.mais um pouco a cerca  do mesmo .Pesquisa atrás de pesquisa e não dou com as normas.

só o vazaria se chegasse a conclusão que poderia ter danos e desgaste precoce.

ainda assim na prática .a.mota está muito serena e a caixa muito mais soft desde.que foi colocado o yamalube.

Foi a.minha 1a muda desde.que.comprei a.mota e.na última fatura ( por gentileza quem me vendeu a mota enviou me copia da fatura) só dizia que era oleo 10w40 e não faziam referência a.marca ou gama que utilizaram.


[quo rete author=dfelix link=topic=1974.msg61471#msg61471 date=1544229208]
Suponho que tenhas feito a revisão num agente Yamaha...
 :)

Esse S4 é um semi-sintético equivalente a um Motul 5100, por exemplo...
Trocá-lo só porque sim será deitar dinheiro pelo ralo.
[/quote]
« Última modificação: Dezembro 08, 2018, 00:58:57, 00:58 por Scpsnet »

Dezembro 08, 2018, 02:54:21, 02:54
Responder #104

dfelix

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A Yamaha tem a sua própria linha de lubrificantes...
Penso que são produzidos pela Petronas seguindo especificações definidas por eles.

Qualquer agente Yamaha que respeite as indicações "by the book" utiliza os lubrificantes da própria marca.
Se bem que na prática há muitos que não o fazem (para não dizer a maioria) pois conseguem através de outros fornecedores produtos onde conseguem melhores margens de lucro.

Nunca usei lubrificantes deles. Até porque a única Yamaha que tive foi comprada num desses agentes que usava de outros fornecedores.

Mas... a ideia que tenho é que não são própriamente maus.
Aliás, é do interesse da própria marca que os seus lubrificantes tenha um mínimo de qualidade. Afinal, são eles os principais prejudicados caso aconteça algo de errado em produtos a que tenham de dar garantia.


Fevereiro 28, 2019, 20:54:25, 20:54
Responder #105

tiagofo20

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Boa noite, tenho uma CB125F, já fez a revisão dos 1000, 4000 e recentemente fez a dos 8000, sempre na marca e sempre lhe puseram óleo repsol 10w40, apesar do manual recomendar 10w30.

Eu sei que 10w40 é melhor para temperaturas próximas dos 40°C, será que usam esse óleo como prevenção? por ser uma mota com refrigeração a ar e por não saberem se vou andar muito tempo em cidade?

Será mau alternar entre essas 2 viscosidades consoante a época do ano?

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Março 01, 2019, 09:29:37, 09:29
Responder #106

Nuno YB

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Boa noite, tenho uma CB125F, já fez a revisão dos 1000, 4000 e recentemente fez a dos 8000, sempre na marca e sempre lhe puseram óleo repsol 10w40, apesar do manual recomendar 10w30.

Eu sei que 10w40 é melhor para temperaturas próximas dos 40°C, será que usam esse óleo como prevenção? por ser uma mota com refrigeração a ar e por não saberem se vou andar muito tempo em cidade?

Será mau alternar entre essas 2 viscosidades consoante a época do ano?

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Não vejo necessidade de alternar o oleo, as temperaturas cá nunca fogem muito daquela franja.

Normalmente sou a favor de seguir as recomendações dos fabricantes mas, neste caso, não vejo grande lógica em ser recomendado o 10W30... talvez tenham pensado em vender apenas em paises do norte da Europa, não sei.

A minha tem recomendado o 10W40, tal como a maioria, mas o DFelix "recomendou-me" o 15W50... ele pensa ser melhor, eu não faço ideia. Como não faço ideia e o 10W40, além de recomendado pela marca, é o que melhor se ajusta ao nosso calor, optei por manter.
Não quer dizer que o DFelix não tenha razão e que o 15W50 não seja melhor, atenção, mas eu resolvi ficar pelo 10W40.

Quanto á marca, tenho optado por Motul mas ainda esta semana o meu mecânico me disse que a Repsol tem um 100% sitetico que não é inferior... e é uns 6 ou 7€ mais barato. Talvez experimente da proxima.
« Última modificação: Março 01, 2019, 09:33:16, 09:33 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 01, 2019, 10:51:41, 10:51
Responder #107

dfelix

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Dei-me ao trabalho de sacar o manual da CB125F para confirmar o que já suspeitava:

Tal como outros modelos da Honda, o 10W30 é referência.
No entanto está lá o habitual diagrama com as viscosidades alternativas:



Logo, o 10W40 não é de todo incorrecto face ao que o manual indica.

A razão porque muitas oficinas optam pelo 10W40 em motos cuja viscosidade de referência é 10W30 é a mesma que expliquei aqui no que diz respeito a usarem lubes com especificação MA quando a referência é MB.

Ou seja... porque sai mais barato e permite maiores margens de lucro!
A maioria das motos usa o 10W40. E como as oficinas compram-no em bidões de 200 litros, compensa-lhes mais.

Não quer dizer que o DFelix não tenha razão e que o 15W50 não seja melhor, atenção, mas eu resolvi ficar pelo 10W40.

A minha suspeita com o 10W40 nem foi pelo 40 mas pelo 10W que corresponde à viscosidade a frio.
Motores refrigerados a ar, sobretudo de grande cilindrada, funcionam com enormes tolerâncias.
Ou seja, maiores "folgas" para compensar as dilatações.
E por essa razão habitualmente as viscosidades a frio são mais altas, impedindo que este se escape enquanto os componentes não dilatam e portanto as folgas ainda estão maiores.

O que escrevi na altura aqui foi com base no primeiro manual que saquei da bulldog que me apareceu na net!

E esse manual tem o seguinte diagrama:


(Manual da Bulldog 2001 da Belgarda)

Estranhamente agora quando fui confirmar as imagens saquei outro correspondente a 2002 e o diagrama é este:


(Manual da Bulldog 2002 da Belgarda)

Por curiosidade ainda fui confirmar o manual de serviço de 2005 e o diagrama é exactamente o mesmo do manual de 2002.  :pensador:

O que me faz confusão no primeiro diagrama é ser identico ao das motos refrigeradas a liquido da marca.

...o meu mecânico me disse que a Repsol tem um 100% sitetico que não é inferior...

O Moto Racing 4T da Repsol tem especificações de topo.
Era até relativamente pouco tempo um dos poucos API SN a juntar ao Motul 7100 e Silkolene Pro 4.
Agora também há o Ipone Katana, que ainda deve ser mais barato.



Março 01, 2019, 12:34:00, 12:34
Responder #108

Lourenço

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A razão porque muitas oficinas optam pelo 10W40 em motos cuja viscosidade de referência é 10W30 é a mesma que expliquei aqui no que diz respeito a usarem lubes com especificação MA quando a referência é MB.

Ou seja... porque sai mais barato e permite maiores margens de lucro!
A maioria das motos usa o 10W40. E como as oficinas compram-no em bidões de 200 litros, compensa-lhes mais.


Até agora as respostas que vou obtendo, algumas a custo, de concessionários e representantes regionais ou nacionais, são muito diferentes, chegam a ser até contraditoriamente opostas e por escrito.

Oficiosamente ou seja verbalmente, (apesar de ter duas respostas nacionais por escrito), sem qualquer pudor, confirmam a opção por questão de custo referida.

Março 01, 2019, 15:41:32, 15:41
Responder #109

Quico

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E agora pergunto eu, onde compram vcs o óleo ou onde estão os melhores preços?
geralmente compro na texoleo e não tenho razão de queixa, mas isto para os automóveis cá de casa, para a mota parece-me que há menos oferta e o motul 7100 está esgotado há bastante tempo.

Março 01, 2019, 17:31:14, 17:31
Responder #110

Nuno YB

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E agora pergunto eu, onde compram vcs o óleo ou onde estão os melhores preços?
geralmente compro na texoleo e não tenho razão de queixa, mas isto para os automóveis cá de casa, para a mota parece-me que há menos oferta e o motul 7100 está esgotado há bastante tempo.

Eu comprei na MegaTaller e têm Motul 7100 para entrega. https://www.megataller.com/aceite-motul-7100-10w40-4l (disponível )

Texoleo: https://www.texoleo.com/product/motul-7100-4t-10w-40-4l ( aparece a vermelho, mas confirma )

Haverá mais, mas agora só tenho tempo para estes dois. Na Mega, portes grátis a partir de 50€, na Tex são grátis a partir de 35€.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 02, 2019, 09:52:58, 09:52
Responder #111

Quico

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Março 03, 2019, 10:57:23, 10:57
Responder #112

tiagofo20

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Por acaso até agora não tinha ponderado a compra de 4 ou 5L de óleo por ainda estar no período da garantia e por a mota só levar 900ml, ou seja, 4L dá para 4 revisões (cerca de 1 ano de utilização).

Mas agora sou capaz de o fazer, a próxima revisão é a dos 12mil, praticamente é só mudar o óleo, o resto são coisas do dia a dia. Custa-me pagar ~30€ de mão de obra em coisas básicas, para ao fim de 4mil km ir lá de novo.

Além disso a mota sofreu uns arranhões à dias, por isso já me mentalizei que quando a vender já não será vendida como se estivesse imaculada

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Março 03, 2019, 11:01:07, 11:01
Responder #113

tiagofo20

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Quanto ao óleo da Repsol, comprei o que está na foto, que é o mesmo óleo que usam nas minhas revisões (pelo menos é o que vem na fatura). Custou 13€ na Norauto se não estou em erro. Comprei porque na altura a mota estava com quase 3mil km e fui fazer ~1100km em 3 dias, tempo muito quente... Preferi dar esse mimo à mota.

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Abril 22, 2019, 23:14:07, 23:14
Responder #114

tiagofo20

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https://www.megataller.com/aceite-repsol-moto-sintetico-4t-10w40-4l

Estou a pensar mandar vir uma embalagem. Parece estar tudo ok com as especificações, mas ainda assim se me puderem ajudar para não mandar vir ao engano...

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Abril 22, 2019, 23:49:16, 23:49
Responder #115

dfelix

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Apesar da embalagem ser diferente do "Racing", as specs parecem ser as mesmas.

Março 20, 2020, 02:27:41, 02:27
Responder #116

SARider

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Como as "meninas" cá de casa não chegaram zero kms, a sua manutenção básica vai sendo assegurada pelos condutores habituais (eu e o meu filho mais velho), ao abrigo do belo espirito do "bora lá sem medos!"

Então aqui vai:

Suzuki GSR600
Motul 7100 10W40
Noto a passagem de caixa mais suave e menos ruidosa em relação ao óleo que o antigo dono usava. Não sei qual era, mas como não era vermelho, era certamente diferente. Consumos e performance sem diferença, mas como não ando  prego a fundo é normal que assim aconteça.

Yamaha YBR250
Motul 7100 10W40
até agora ainda não se "constipou"  8)

Boa relação preço/qualidade e já se encontra com bom desconto online.

Gosto da ideia da cor vermelha... já que o óleo é o sangue do motor... :)

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 20, 2020, 10:50:20, 10:50
Responder #117

Rodrigues1

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Uso este e até agora 5 *****

Dura à vontade 12.000 kms, claro que falo por mim pois só ando em estrada, não poderia afirmar o mesmo se andasse em cidade.





Março 20, 2020, 12:15:03, 12:15
Responder #118

Pianoman

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Também uso o Motul 7100 mas em 10W30, já que é a primeira recomendação da Honda.
Na minha opinião é um óleo maravilhoso, um dos melhores do mercado, embora haja outras opções igualmente boas.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
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Membro nº14

Março 20, 2020, 12:23:41, 12:23
Responder #119

João_Santos

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Usei durante anos o Motul 7100 10W40 e é excelente. Depois de descobrir o Amsoil Metric 10W40, não quero mais nenhum e depois de tantos anos na estrada e pela experiência nas ultimas 4 motos, vos digo que só experimentando. Suavidade do motor, embraiagem de uma suavidade impressionante.

Amsoil é um Fabricante Americano com muita experiência de óleos 100% sintéticos, pois já em 1972  os Fabricava. É considerado um dos melhores do Mundo, se não o melhor.
Dá Garantia Internacional nos seus óleos que poderão ser usados no dobro dos klms recomendados pelo fabricante.



João Santos
« Última modificação: Março 20, 2020, 12:25:06, 12:25 por João_Santos »

Março 20, 2020, 13:18:14, 13:18
Responder #120

tiagofo20

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Por curiosidade, de onde mandate vir e por quanto ficou? Essa marca costuma ser mais difícil encontrar e carota em comparação com Motul por exemplo.

Março 20, 2020, 14:14:05, 14:14
Responder #121

SARider

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Por curiosidade, de onde mandate vir e por quanto ficou? Essa marca costuma ser mais difícil encontrar e carota em comparação com Motul por exemplo.

Este é o link do distribuidor oficial em Portugal:
https://amsoil.novaplasteste.pt/loja/

15,25€/lt sem IVA e sem Ecovalor.

Este site alemão esta mais barato e envia grátis a partir de 40€:
https://www.ato24.de/en/amsoil-sae-10w-40-synthetic-motorcycle-oil.html
13,69€/lt - garrafa de 1/4 galão
12,93€/lt - na embalagem de 1 galão (48.95 total).

Já li muito feedback positivo sobre este óleo. Pena que não seja assim tão fácil de encontrar.

Boas Curvas
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 20, 2020, 15:11:41, 15:11
Responder #122

João_Santos

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Por curiosidade, de onde mandate vir e por quanto ficou? Essa marca costuma ser mais difícil encontrar e carota em comparação com Motul por exemplo.

Eu compro a um Amigo de Castelo Branco que compra à Novaplasteste, mas faz mais barato.

Se quiserem contacto posso enviar por mensagem.

João Santos

Março 20, 2020, 15:13:56, 15:13
Responder #123

João_Santos

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Por curiosidade, de onde mandate vir e por quanto ficou? Essa marca costuma ser mais difícil encontrar e carota em comparação com Motul por exemplo.

Este é o link do distribuidor oficial em Portugal:
https://amsoil.novaplasteste.pt/loja/

15,25€/lt sem IVA e sem Ecovalor.

Este site alemão esta mais barato e envia grátis a partir de 40€:
https://www.ato24.de/en/amsoil-sae-10w-40-synthetic-motorcycle-oil.html
13,69€/lt - garrafa de 1/4 galão
12,93€/lt - na embalagem de 1 galão (48.95 total).

Já li muito feedback positivo sobre este óleo. Pena que não seja assim tão fácil de encontrar.

Boas Curvas

Creio que a Novaplasteste tem o Exclusivo de vendas na Europa, mas vão aparecendo algumas empresas a vender.

O que eu posso afirmar é que é mesmo MUITO bom.

Um pequeno grande pormenor a Novaplasteste não vende ao Consumidor Final.

João Santos
« Última modificação: Março 20, 2020, 15:36:07, 15:36 por João_Santos »

Março 20, 2020, 19:40:03, 19:40
Responder #124

RICARDOSANTANA

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Por curiosidade, de onde mandate vir e por quanto ficou? Essa marca costuma ser mais difícil encontrar e carota em comparação com Motul por exemplo.

Este é o link do distribuidor oficial em Portugal:
https://amsoil.novaplasteste.pt/loja/

15,25€/lt sem IVA e sem Ecovalor.

Este site alemão esta mais barato e envia grátis a partir de 40€:
https://www.ato24.de/en/amsoil-sae-10w-40-synthetic-motorcycle-oil.html
13,69€/lt - garrafa de 1/4 galão
12,93€/lt - na embalagem de 1 galão (48.95 total).

Já li muito feedback positivo sobre este óleo. Pena que não seja assim tão fácil de encontrar.

Boas Curvas

Creio que a Novaplasteste tem o Exclusivo de vendas na Europa, mas vão aparecendo algumas empresas a vender.

O que eu posso afirmar é que é mesmo MUITO bom.

Um pequeno grande pormenor a Novaplasteste não vende ao Consumidor Final.

João Santos

O qu eo Joao Santos escreve é verdade, a novaplasteste nap vende ao publico.
Eu tenho a representacao aqui em castelo branco e vendo a quem quizer adquirir.

Oleo de motor, lubrificante corrente, antigelo, oleo de suspensao, oleo de travoes, protector para passar na mota e depois ha os aditivos, ha para automoveis.
Ricardo Santana
Honda Transalp 650 2001
Ja tive: Bandit 600, CBR 600; FZr750; Vision 110 2009 ( esta o motor derreteu por andar com 10w30)

Março 21, 2020, 10:43:26, 10:43
Responder #125

Rodrigues1

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Também uso o Motul 7100 mas em 10W30, já que é a primeira recomendação da Honda.
Na minha opinião é um óleo maravilhoso, um dos melhores do mercado, embora haja outras opções igualmente boas.

Eu optei por usar o 10w40 porque circulo 80% no verão e por vezes o dia todo a andar.

Já fiz duas mudas ou 20.000 kms, (na última optei por mudar aos 8.000 kms por ter ultrapassado um ano ) com o Motul 7100 e como podem verificar o líquido de refrigeração após 4 anos e meio ainda se encontra como novo mostrando pouco aquecimento do motor.

Confio plenamente neste óleo porque também sei o motor que tenho.

« Última modificação: Março 21, 2020, 10:52:52, 10:52 por Rodrigues1 »

Março 21, 2020, 16:23:17, 16:23
Responder #126

RICARDOSANTANA

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O antigelo não se vê assim, tem de ver o que a marca garante, se nada disser são dois anos.

Relativamente ao oleo da motul, mudem aos 6000 km e não mais que isso, vão dar um desgaste desnecessario ao motor.

E não não sou mecanico, mas ja usei esse oleo, como o putoline, o da cepsa, castrol e chego á conclusao que é tudo farinha do mesmo saco. Mas como é obvio é só a opinião de mais um entre muitas opiniões que andam por ai.

Neste momento só uso o da AMSOIL, e so vos digo experimentem, e depois digam de vossa justiça.
Ricardo Santana
Honda Transalp 650 2001
Ja tive: Bandit 600, CBR 600; FZr750; Vision 110 2009 ( esta o motor derreteu por andar com 10w30)

Março 21, 2020, 19:20:31, 19:20
Responder #127

Rodrigues1

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O antigelo não se vê assim, tem de ver o que a marca garante, se nada disser são dois anos.

Relativamente ao oleo da motul, mudem aos 6000 km e não mais que isso, vão dar um desgaste desnecessario ao motor.

E não não sou mecanico, mas ja usei esse oleo, como o putoline, o da cepsa, castrol e chego á conclusao que é tudo farinha do mesmo saco. Mas como é obvio é só a opinião de mais um entre muitas opiniões que andam por ai.

Neste momento só uso o da AMSOIL, e so vos digo experimentem, e depois digam de vossa justiça.

Já entendi não precisa de dizer mais

Só o Amsoil não é farinha do mesmo saco.!

Para que fique a saber, sei ver se o anticongelante está bom ou não.



Março 21, 2020, 20:25:26, 20:25
Responder #128

RICARDOSANTANA

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    Mediador de Seguros; Contabilista; Oleos AMSOIL
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: TRANSALP 650
  • Localidade: CASTELO BRANCO
O antigelo não se vê assim, tem de ver o que a marca garante, se nada disser são dois anos.

Relativamente ao oleo da motul, mudem aos 6000 km e não mais que isso, vão dar um desgaste desnecessario ao motor.

E não não sou mecanico, mas ja usei esse oleo, como o putoline, o da cepsa, castrol e chego á conclusao que é tudo farinha do mesmo saco. Mas como é obvio é só a opinião de mais um entre muitas opiniões que andam por ai.

Neste momento só uso o da AMSOIL, e so vos digo experimentem, e depois digam de vossa justiça.

Já entendi não precisa de dizer mais

Só o Amsoil não é farinha do mesmo saco.!

Para que fique a saber, sei ver se o anticongelante está bom ou não.

Nem todos sabem. Mas ainda bem que tem conhecimentos para o saber. Dar o melhor ás nossas meninas e estima-las é o que se pretende.
Ricardo Santana
Honda Transalp 650 2001
Ja tive: Bandit 600, CBR 600; FZr750; Vision 110 2009 ( esta o motor derreteu por andar com 10w30)