Autor Tópico: Afinal...a rodagem é ou não importante?  (Lida 10840 vezes)

Agosto 25, 2017, 11:51:45, 11:51
Lida 10840 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Afinal...a rodagem é ou não importante?






Esta questão da rodagem recorrentemente vem à baila e nisto...acreditem...há opiniões diferentes q.b.
Já ouvi algumas boas e se umas me fizeram esboçar um sorriso, outras levaram-me a escutar com atenção.


- Há os que seguem à risca as indicações do Manual de Fábrica e tudo fazem para não passar religiosamente aquilo que está escrito, que está recomendado...
- Há os que se estão c#g#ndo para a rodagem e entendem que "se a comprei e paguei o que paguei, não é para andar a pisar ovos"...
- Há os que ouviram dizer que isso só é grave se andarmos muito tempo em red-line, pois de resto não interessa nada...
- Há os que dizem que o problema é andar muito tempo sempre a um ritmo constante, devendo haver uma regular variação na velocidade...
- Há os que crêem que apenas se deve evitar andar com a moto carregada na rodagem, pois se é para andar somente o condutor, então no problem...
- Há outros que acreditam é no seu mecânico de há décadas e que lhe diz para não se guiar muito pelo que dizem as marcas e recomendações...
- Há outros que ponderadamente optam por escrever em fóruns e questionar sobre o tema, nomeadamente como deverão fazer a rodagem...
- Há outros que julgam que a rodagem só se aplica a scooters de variador, pois nas motos a coisa é mais "p'rá frentéx"...
- Há outros que entendem que a rodagem vai muito para lá de apenas motor, sendo outros os órgãos mecânicos a ter em atenção...

And so on...


A fase da rodagem é, com se sabe, o período inicial de utilização do veículo e que varia conforme o modelo. Já vi recomendações de 500Kms, 1.000Kms e 1.500Kms em motociclos, com as marcas a indicar que deve haver uma gradual mudança na forma como se vai exigindo dos órgãos mecânicos.

Aquilo que regularmente é referido e com o qual concordo, é que esse período inicial de utilização é importante ser levado a cabo e, dentro do possível, respeitado ao longo da sua duração, pois pode contribuir ou ter reflexos no rendimento do motociclo...ao longo da sua "vida útil".

A forma como se sujeitam os componentes mecânicos logo nos primeiros tempos (e que têm tolerâncias cada vez mais rigorosas), mesmo sabendo e tendo consciência que não se reflecte de igual forma de moto para moto, pode afectar a durabilidade se houver abusos iniciais.
Não digo que isso vá provocar efeitos catastróficos, até porque não faltam exemplos de motos de test-ride com muitos abusos e, pelo menos aparentemente, a funcionar sem stress.

Mas as peças e as superfícies que exigem contacto, terão de ter alguma adaptação inicial, uma fricção desimpedida e sem esforço exagerado...no fundo, sem se puxar ao limite logo de início e muito menos a frio (sendo certo que este último conselho vai para lá do próprio período de rodagem).
O mesmo se aplica ao evitar de brusquidão para com a transmissão ou "atacar" o sistema de travagem como se não houvesse amanhã.

Ter uma condução longe do potencial da moto e ir soltando gradualmente o motor, é a melhor recomendação que se poderá dar...pelo menos para as primeiras centenas de Kms, sem esquecer que a 1ª troca do óleo e respectivo filtro tem especial importância, não devendo ser menosprezada a sua substituição no período aconselhado pela marca.

Têm o tópico à vossa disposição. :)  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2017, 13:29:53, 13:29
Responder #1

rodrigues

  • Visitante
Yeeeeesssss,...claro que é

É quase como começar a beber dois copos de cada vez em vez de um  :lolol:

Agosto 25, 2017, 13:56:18, 13:56
Responder #2

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu fiz a minha sem ultrapassará as 5500 até perto dos 700kms, a partir daí de vez em qd passava um pouco mas nada de especial.... já ela tinha mais de 900kms qd lhe dei o primeiro "esticão" até aos 160kmh mas apenas durante poucas centenas de metros porque tb a minha velocidade normal não é tão alta... sinceramente não consigo ir a 90kmh mas ando pelos 110/120 kmh porque tb se somos "caçados" elas doem  :convivio:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 25, 2017, 14:10:54, 14:10
Responder #3

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Quem diz que não é importante não percebe muito da coisa.

Qual o método mais correcto? Muita polémica.


Eu pessoalmente opto pelo método que os gajos que fizeram a mota dizem para seguir.

Agosto 25, 2017, 14:16:46, 14:16
Responder #4

JPA

  • Visitante
A rodagem é tão importante que acho que ninguém no seu perfeito juízo descura este facto.

É fundamental que a rodagem seja efetuada com algum critério, evitando acelerações bruscas ou esticar as mudanças, e sobretudo que seja rápido este período de 1000 Km para a obrigatória muda de óleo e filtro.

Acho que é de senso comum que é este primeiro óleo que fica mais "contaminado" assim como o filtro.

Agosto 25, 2017, 14:22:45, 14:22
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A rodagem é tão importante que acho que ninguém no seu perfeito juízo descura este facto.
(....)

Certo!  :nice:

Mas existem...

E foi precisamente por já ter ouvido quem não lhe liga nenhuma ou lhe dá importância (...ou desvaloriza por completo), que decidi criar este tópico. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2017, 14:26:09, 14:26
Responder #6

rodrigues

  • Visitante
Eu fiz o seguinte;

Até aos 1000 andei pelos montes e curvas tentando não ultrapassar as 5000 r.m. o que obrigou a trabalhar as mudanças todas.

Depois dos 1000 levei as rotações ao red line mas apenas em terceira durante uns kms.

Esticar um motor não quer dizer que tenhamos de andar à velocidade máxima da Mota correndo o risco de ficar caro em multas.

Em terceira quase no red line mantive a velocidade de lei nas nacionais.




Agosto 25, 2017, 20:03:05, 20:03
Responder #7

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
É importante e não é pouco.
Deve-se cumprir e exagerar nas recomendações do fabricante.
Lembro-me nas cinquentinhas que a rodagem tinha uma importância brutal na performance futura do motor. Mesmo nos motores 4tempos é muito importante!

Agosto 25, 2017, 22:41:21, 22:41
Responder #8

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Num concessionário Honda disseram-me que a rodagem deve ser feita como indica o manual e que se pode ultrapassar a velocidade indicada no mesmo mas sem esforçar o motor, é mais grave ir a 120 em 5ª do que a 140 em 6ª neste caso as rotações são menores e força menos o motor
Também me foi dito que o óleo que vem de origem é um óleo especial para rodagem e diferente do óleo que se usa depois dos 1000 Km, por isso é que se muda aos 1000 Km,
Se é verdade ou não, não sei mas foi o que me foi dito e acredito que seja assim
Também sei de um carro que partiu a correia de distribuição e por conseguinte o motor e o mecânico disse que tinha de levar um óleo especial porque tinha de fazer a rodagem

Agosto 25, 2017, 23:58:44, 23:58
Responder #9

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu não fiz a rodagem à minha....já vinha feita à 68.000kms atrás

Agora a sério, acho importante nem que seja porque uma moto nova é sempre um investimento e caro que queremos proteger a todo o custo...e como não tenho conhecimentos no assunto...faço o que o fabricante recomenda!

Agosto 26, 2017, 01:13:39, 01:13
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eu pessoalmente opto pelo método que os gajos que fizeram a mota dizem para seguir.

Exacto.
E como se pode constatar aqui a maioria da malta é fiel ao manual.
Portanto, alguém que descreva aqui um procedimento diferente do recomendado pela marca será apenas um mero lapso!
 :D

Num concessionário Honda disseram-me que a rodagem deve ser feita como indica o manual e que se pode ultrapassar a velocidade indicada...

Para o motor as velocidades são irrelevantes.
O que conta são as rotações.

E a recomendação mais habitual costuma passar por ir variando regularmente as rotações dentro de certos limites.

Também me foi dito que o óleo que vem de origem é um óleo especial para rodagem e diferente do óleo que se usa depois dos 1000 Km, por isso é que se muda aos 1000 Km,...

Hoje em dia a generalidade dos motores saem de fábrica com uma pré-rodagem feita quando passam pelo controlo de qualidade.
Acabamos por na pratica apenas terminar esse processo.

Poderá haver excepções, mas acredito que no presente os agentes utilizem o mesmo lubrificante que nas restantes revisões.
O facto de ser mudado muito cedo salvaguarda o facto de serem os primeiros quilómetros feitos com o motor em carga não tendo este os componentes ainda "acamados". Tal como é uma utilização tão curta que permite atempadamente detectar algum defeito de juventude.

Mas isso do "óleo especial" não é descabido.
Há uns anos atrás havia quem defendesse a utilização dum lubrificante menos eficiente precisamente para existir uma maior fricção que acelerasse este processo dos componentes "acamarem".
Mas os materiais evoluiram muito, os compoentes hoje têm menos imperfeições e os motores trabalha com tolerancias bem menores.
Acredito que existam excepções, mas duvido que seja pratica corrente.

Agosto 28, 2017, 09:34:15, 09:34
Responder #11

Marrazes

  • Visitante
Quando tive o previlégio de vesitar a fábrica da Ducati em Borgo Panigale ( Bolonha ) e me deixaram ver desde a maquinação dos carters há montagem dos motores e depois a montagem das motas ! Posso afirmar segundo conversa com a engenheira chefe da fabricação que os motores não têm qualquer pré rodagem (Só no início de cada turno o primeiro motor que fica acabado e esperimentado com um motor elétrico desmutiplicado com uma corrente no pinhão de ataque se esse motor rodar bem é porque todos os funcionários montaram corretamente todos os componentes domotor e só esse primeiro motor é esperimentado ) Os motores seguem p a linha de montagem e só vão rodar no fim da Mota toda montada num banco de ensaio tipo estufa de pintura de automóveis toda fechada nuns rolos ligando a Mota ao sistema informático que afina o sistema de injeção no caso as motas eram p o mercado Francês e ficavam limitadas a 100 cv e as que vi ficavam com 105/106 cv para possíveis perdas com o desgaste dos kms esse ensaio serve para a afinação verificar se a caixa velocidades funciona bem só começam a fazer o ensaio da Mota quando atinge os 50 graus a Mota é afinada pelo computador automaticamente o funcionário verifica se tudo funciona bem luzes piscas travões etc esse  ensaio é feito como se a Mota fosse a circular na estrada numa situação normal embora a rolar em cima de uns rolos esse teste final dura cerca de 4/5 minutos acabando o teste com o motor a temperatura normal de funcionamento .
 Meti o problema da rodagem e o que me foi dito . Não fazemos rodagem nenhuma o teste é só para termos a certeza que a Mota saiu da fábrica a debitar os 100 CV +3 a 5 % para as perdas com o uso e que o motor está bem montado fazemos passagens de caixa metendo as mudanças todas e verificando tudo se houver reclamação do mercado Francês de que a caixa velocidades encravou o motor partiu etc termos a certeza absoluta que saiu daqui em perfeito estado e foi-me explicado que a rodagem deve ser cumprida a risca e se por nós aumentarmos esse período de kms em vez dos 1000 kms fazer numa segunda faze fazer mais 500 aumentando gradualmente de regime no motor melhor ainda . No banco de ensaio não vi nenhuma Mota passar das 5800 /6000 RPM que aparecia num ecram tipo plasma grande aonde aparecia a temperatura a mudança engrenada os CV que ficava a debitar e acusava temperatura óleo e refregeraçao eram verificadas se havia fugas de óleo ou água etc.

Agosto 28, 2017, 10:17:03, 10:17
Responder #12

rodrigues

  • Visitante
Obrigado pela partilha companheiro "Marrazes"

São esses conhecimentos práticos que gosto de ler  :nice:

Deitem os manuais fora, os motores já vêm prontos para as AE  :lolol:

Agosto 28, 2017, 10:55:25, 10:55
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quando tive o previlégio de vesitar a fábrica da Ducati (...) segundo conversa com a engenheira chefe da fabricação que os motores não têm qualquer pré rodagem ...

Tenho alguma dificuldade em colocar a ducati na lista da "generalidade dos construtores".
Até porque em imensos aspectos continua bastante artesanal.

Relativamente à Yamaha sei que o fazem.
Um conhecido meu que trabalhou alguns anos para a marca visitou as instalações no japão. E pelo meno lá os motores que produzem são montados, deixados a rodar por um periodo de tempo... e no fim "esticados" pra ver se parte.
Supostamente isto seria pratica comum entre os construtores japoneses.

Mas isto era no tempo em que eram conhecidas por serem fiáveis.  :D


Deitem os manuais fora, os motores já vêm prontos para as AE 

De preferência no red line!

Bem... em algumas motos é capaz de ser complicado.
Pois facilmente superam as velocidades máximas permitidas em AE muito antes de atingir o red line.  :D


Agosto 28, 2017, 11:15:42, 11:15
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Supostamente isto seria pratica comum entre os construtores japoneses.

Mas isto era no tempo em que eram conhecidas por serem fiáveis.  :D
(....)

Apesar de tudo e de haverem ocasionalmente alguns casos que fogem do normal, vejo as marcas japonesas como fiáveis. :) E nem estou a apontar X, Y ou Z...

Na minha opinião ainda são "conhecidas" como fiáveis, apesar de poder concordar perfeitamente ter havido alguma mutação face à ideia existente há uns anos de motos quase à prova de bomba.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2017, 11:50:28, 11:50
Responder #15

rodrigues

  • Visitante
Não custa nada fazer 1000 kms não abusando das rotações seja fiável ou não.

Desta forma temos a certeza que os restantes componentes como a transmissão e travões ficam mais acamados.

Só se fala do motor.!

Agosto 28, 2017, 14:13:54, 14:13
Responder #16

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Não custa nada fazer 1000 kms não abusando das rotações seja fiável ou não.

Desta forma temos a certeza que os restantes componentes como a transmissão e travões ficam mais acamados.

Só se fala do motor.!
E ainda digo mais...nem que seja para a "união homem-máquina" se ir construindo.
Pilotar algo novo que não se conhece deve ser feito com calma para nos inteirarmos da máquina que temos entre-pernas!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 28, 2017, 14:53:10, 14:53
Responder #17

pedroareias

  • Visitante
Se já vêm rodados de fábrica porque é que os manuais ainda possuem instruções para o "run-in" com restrições a RPM e/a velocidade?

São todos rodados na fábrica ou apenas uma amostra?

Agosto 28, 2017, 17:32:05, 17:32
Responder #18

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
E ainda digo mais...nem que seja para a "união homem-máquina" se ir construindo.

Ou "desunião" caso a coisa corra menos mal...

São todos rodados na fábrica ou apenas uma amostra?

pré-rodagem.
Para efeitos de controlo de qualidade.

Só vi fotos da fábrica da yamaha e num ecrã de telemóvel.
Os motores andam a passear por uma estrutura e chegam a uma sala onde os ligam ás duzias de cada vez.

Os relatos é que esticavam aquilo forte e feio!
E não sei se seria treta... mas de vez em quando aguns partem!


Bem... se assim for há que ver o lado positivo:
Menos limalhas. E ao fim de uns milhares poupam nas despesas de envio.  :D

Janeiro 24, 2019, 12:56:51, 12:56
Responder #19

Quico

  • Visitante
Vim desenterrar este tópico a propósito de um vídeo que apanhei no youtube.

Vamos lá fomentar a discussão sobre este tema.

https://www.motorcyclistonline.com/busting-engine-break-in-myth#page-3


Janeiro 24, 2019, 13:10:13, 13:10
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Após testarem duas motos iguais, mas conduzidas de forma diferente desde o início, os resultados:

"(....)The truth is, there was no significant difference between the two engines. There was hardly even a discernible difference.(....)"

Ainda assim, eu prefiro respeitar as recomendações do fabricante. Mesmo nos de 4 rodas... :enlatado:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 24, 2019, 14:33:47, 14:33
Responder #21

Quico

  • Visitante
Sim, jogar pelo seguro nunca fez mal a ninguém, mas também se percebe que não é preciso ser tão picuinhas como às vezes vou lendo por aí.

Analisando a minha experiência, e apesar de já ter tido mais motas, ao fim de 20 anos sem mota comprei a minha cb125f nova, e tenho a certeza que os primeiros kms foram os que mais asneiras fiz. Mas isso também não me tira o sono.

Janeiro 24, 2019, 15:20:00, 15:20
Responder #22

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pessoalmente, também atuo assim. Prefiro respeitar as recomendações do fabricante/construtor respeitando igualmente o manual de intervenções.

Quanto menos chatices tiver melhor. :smiley:

Janeiro 24, 2019, 16:18:30, 16:18
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu não me tenho dado mal em fazê-lo. Mas pronto, cada um faz como prefere.
Se o manual o indica e inclusivamente chega a descrever (nalguns casos) a forma como se deve explorar a rotação ao longo dos primeiros 1.000 ou 1.500Kms, por que razão iria eu fazer de modo diferente?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 24, 2019, 16:20:09, 16:20
Responder #24

Quico

  • Visitante
Calma, aqui não há certos nem errados.

Janeiro 25, 2019, 00:00:41, 00:00
Responder #25

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Julho 12, 2019, 11:20:27, 11:20
Responder #26

elpinto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 700
  • Localidade: Maia
Fica aqui mais uma opinião/interpretação da coisa:


Julho 12, 2019, 17:21:52, 17:21
Responder #27

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Interpretações para todos os gostos.
No fim cada faz o que acha que deve fazer, eu sigo as instruções do fabricante, com alguma liberdade interpretativa

Já agora um extracto do manual de uma mota japonesa:
"IMPORTANTE
RODAGEM DO SEU VEICULO
Os primeiros 1600 km são os mais importantes na vida do seu veículo. Uma condução adequada durante este tempo irá ajudar a assegurar vida e performance máximas do seu novo veículo. As peças são fabricadas com materiais de alta qualidade e as peças mecanizadas são acabadas dentro de tolerâncias mínimas. Uma utilização adequada durante este período permite que as superfícies mecanizadas se possam polir entre si e se ajustem suavemente.
A fiabilidade e desempenho do veículo vai depender do cuidado especial e precaução exercidos durante o período de rodagem. É especialmente importante evitar que o motor funcione de maneira a ser submetido a aquecimento excessivo.
Por favor consulte o capítulo sobre a rodagem para recomendações específicas de rodagem."
« Última modificação: Julho 16, 2019, 14:46:14, 14:46 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 19, 2022, 14:46:52, 14:46
Responder #28

swayerpt

  • Visitante
Já ouvi um mecânico oficial da HONDA(fabrica) a dizer... "Não é necessário rodagem, isso apenas serve para dares € as oficinas. Pois se a mota é testada e feita para tal... Para que rodagem, se "nós" já a fizemos...".

- Se for assim, sempre que mudamos de OLEO tamos em rodagem... xD
- Se for assim, se mudares 1 peça do motor, tens de tar novamente em rodagem, porque? é nova...

Não tem fundamento nem logica nenhuma. Só € para os oficiais.
E quem acredita nisso, é mais burro ainda.

Conclusão: Todas as motas que saiem de fabrica são ligadas e postas a funcionar 1x para testes básicos.  (Já com óleos e tudo dentro)...
Pois se forem a Lojas de Motos e verem as motos novas.... Deem uma olhadela no OLEO e digam se esta igual ao do PACOTE quando posto. :D

Janeiro 20, 2022, 07:24:24, 07:24
Responder #29

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já ouvi um mecânico oficial da HONDA(fabrica) a dizer... "Não é necessário rodagem, isso apenas serve para dares € as oficinas. Pois se a mota é testada e feita para tal... Para que rodagem, se "nós" já a fizemos...".

- Se for assim, sempre que mudamos de OLEO tamos em rodagem... xD
- Se for assim, se mudares 1 peça do motor, tens de tar novamente em rodagem, porque? é nova...

Não tem fundamento nem logica nenhuma. Só € para os oficiais.
E quem acredita nisso, é mais burro ainda.

Conclusão: Todas as motas que saiem de fabrica são ligadas e postas a funcionar 1x para testes básicos.  (Já com óleos e tudo dentro)...
Pois se forem a Lojas de Motos e verem as motos novas.... Deem uma olhadela no OLEO e digam se esta igual ao do PACOTE quando posto. :D
Desculpa mas podes dizer a esse " mecânico " que é ignorante.
Pergunta se ja fez todas as formações da marca,pergunta se ja estudou metais e podes perguntar em que fase a mota é rodada? Eu respondo ,em lado nenhum, não há nenhuma marca que faça rodagens,atenção  que os motores hoje em dia vêm é preparados para uma utilização normal dado a tecnologia que hoje em dia existe,não confundir com rodagem ou o período de assentamento do motor.
E estou a dizer isto com base em factos, com base em mecânicos a sério  além de que eu também ja abri e fechei motores e nao sendo perito,consigo perceber que as peças não estão acamadas.
membro numero 16

Janeiro 20, 2022, 08:05:04, 08:05
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Numa frase curta...

O Manual do Fabricante e as recomendações ali deixadas pelo mesmo, não são palavras só para encher chouriço.  :)

Na fiabilidade a longo prazo e na eficiência da mecânica pode residir uma das diferenças mais notórias.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 20, 2022, 11:56:38, 11:56
Responder #31

swayerpt

  • Visitante
Já ouvi um mecânico oficial da HONDA(fabrica) a dizer... "Não é necessário rodagem, isso apenas serve para dares € as oficinas. Pois se a mota é testada e feita para tal... Para que rodagem, se "nós" já a fizemos...".

- Se for assim, sempre que mudamos de OLEO tamos em rodagem... xD
- Se for assim, se mudares 1 peça do motor, tens de tar novamente em rodagem, porque? é nova...

Não tem fundamento nem logica nenhuma. Só € para os oficiais.
E quem acredita nisso, é mais burro ainda.

Conclusão: Todas as motas que saiem de fabrica são ligadas e postas a funcionar 1x para testes básicos.  (Já com óleos e tudo dentro)...
Pois se forem a Lojas de Motos e verem as motos novas.... Deem uma olhadela no OLEO e digam se esta igual ao do PACOTE quando posto. :D
Desculpa mas podes dizer a esse " mecânico " que é ignorante.
Pergunta se ja fez todas as formações da marca,pergunta se ja estudou metais e podes perguntar em que fase a mota é rodada? Eu respondo ,em lado nenhum, não há nenhuma marca que faça rodagens,atenção  que os motores hoje em dia vêm é preparados para uma utilização normal dado a tecnologia que hoje em dia existe,não confundir com rodagem ou o período de assentamento do motor.
E estou a dizer isto com base em factos, com base em mecânicos a sério  além de que eu também ja abri e fechei motores e nao sendo perito,consigo perceber que as peças não estão acamadas.


"Já tive uma 125cc e não fiz rodagem... Apenas revisões e vendia aos 40k e teve sempre OK... Agora diz-me... o que mudou nela?"  :D :D

"Nem tudo o que é se escreve ou fala...".

Janeiro 20, 2022, 13:57:20, 13:57
Responder #32

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já ouvi um mecânico oficial da HONDA(fabrica) a dizer... "Não é necessário rodagem, isso apenas serve para dares € as oficinas. Pois se a mota é testada e feita para tal... Para que rodagem, se "nós" já a fizemos...".

- Se for assim, sempre que mudamos de OLEO tamos em rodagem... xD
- Se for assim, se mudares 1 peça do motor, tens de tar novamente em rodagem, porque? é nova...

Não tem fundamento nem logica nenhuma. Só € para os oficiais.
E quem acredita nisso, é mais burro ainda.

Conclusão: Todas as motas que saiem de fabrica são ligadas e postas a funcionar 1x para testes básicos.  (Já com óleos e tudo dentro)...
Pois se forem a Lojas de Motos e verem as motos novas.... Deem uma olhadela no OLEO e digam se esta igual ao do PACOTE quando posto. :D
Desculpa mas podes dizer a esse " mecânico " que é ignorante.
Pergunta se ja fez todas as formações da marca,pergunta se ja estudou metais e podes perguntar em que fase a mota é rodada? Eu respondo ,em lado nenhum, não há nenhuma marca que faça rodagens,atenção  que os motores hoje em dia vêm é preparados para uma utilização normal dado a tecnologia que hoje em dia existe,não confundir com rodagem ou o período de assentamento do motor.
E estou a dizer isto com base em factos, com base em mecânicos a sério  além de que eu também ja abri e fechei motores e nao sendo perito,consigo perceber que as peças não estão acamadas.


"Já tive uma 125cc e não fiz rodagem... Apenas revisões e vendia aos 40k e teve sempre OK... Agora diz-me... o que mudou nela?"  :D :D

"Nem tudo o que é se escreve ou fala...".
Yamaha,honda ,nao partem ,ficam com marcas,umas gastam óleo, outras fazem barulhos,outras gastam mais que outras,enfim ,é um tema como os combustíveis a quem interessa dizem que é tudo igual, quem vai limpar e afinar injecções e carburadores sabe que não são iguais, resumindo, não liguem a nada,não leiam manuais,não respeitem nada do que é dito ,as fábricas, as oficinas agradecem
membro numero 16

Janeiro 20, 2022, 20:04:22, 20:04
Responder #33

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Além da maquina, cujo manual deve ser lido e entendido pelo utilizador, o período de rodagem de uma moto nova também irá servir para "rodar" o condutor.  Habituação á maquina, pneus, motor, travões , etc... 
 Afinal uma moto não é a mesma coisa que a camioneta da fruta, embora muita gente pense que sim... por isso os seguros cada vez são mais caros.



 
« Última modificação: Janeiro 20, 2022, 20:09:50, 20:09 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 21, 2022, 09:51:19, 09:51
Responder #34

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Os primeiros 1000 kms são fundamentais para os componentes se adaptarem.... Se bem que na minha CB500X só a comecei a notar ela mais solta mais ou menos pelos 3500kms... até aí parecia presa. No caso da CB até aos 1000kms andei no maximo até às 5500/6000 rpms.... depois fui subindo gradualmente...
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Janeiro 21, 2022, 10:33:50, 10:33
Responder #35

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Um exemplo:
Mt 07 nova ,o dono comprou e nao ligou a nada,logo a fundo para ver a maquina,resultado aos 3000km ,num motor made in japan,embraiagem nas couves,partida, não era so desgaste era tudo partido.
O esperto do dono ainda foi para as redes sociais gabar-se que nao era preciso rodagem, que foi sempre a fundo,só tenho pena que os srs da marca nao viram as publicações e a garantia cobriu tudo, o tal esperto ao ver o relatório da oficina,mudou logo de ideias e já publicou a dizer que a culpa era dele ,a aconselhar a malta a ter cuidado nos primeiros km....
membro numero 16

Janeiro 21, 2022, 11:32:45, 11:32
Responder #36

swayerpt

  • Visitante
Um exemplo:
Mt 07 nova ,o dono comprou e nao ligou a nada,logo a fundo para ver a maquina,resultado aos 3000km ,num motor made in japan,embraiagem nas couves,partida, não era so desgaste era tudo partido.
O esperto do dono ainda foi para as redes sociais gabar-se que nao era preciso rodagem, que foi sempre a fundo,só tenho pena que os srs da marca nao viram as publicações e a garantia cobriu tudo, o tal esperto ao ver o relatório da oficina,mudou logo de ideias e já publicou a dizer que a culpa era dele ,a aconselhar a malta a ter cuidado nos primeiros km....

Vou-te ser sincero... eu quando tive a 125, não andei na REDLINE.. pff.. 125 é apenas Trabalho > Casa, dai eu dizer que rodagem para mim... não significa tanto, pois depende daquilo que fazes.
Mas nem tudo o que se ve é... Agora... cada um tem opinião ne... cada um usa a moto 0km como acha. Eu nunca tive stresses nem fiz rodagem como o manual diz, e a moto até hoje... pelo 2º dono (conheço) só vai a revisão e não tem problemas xD

Janeiro 21, 2022, 16:49:49, 16:49
Responder #37

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Aqui a maioria dos veículos tem 3 ou 5 anos de garantia.
E geralmente motos precisam fazer a troca de óleo e filtro depois de 1000 km rodados e as 3 primeiras revisões a M.O. é gratuita.
Então, todos respeitam as revisões por conta da garantia.
Detalhe,  ao fazer a primeira revisão, que corresponde à rodagem ou amaciamento da mota, ao usar o scanner, o representante fica ciente se foi respeitado as solicitações do manual. Em alguns casos pode haver a perda da garantia.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk