Autor Tópico: Votação: "Com descida de preços e + propostas, compravas um motociclo eléctrico?  (Lida 6428 vezes)

Janeiro 04, 2021, 19:25:04, 19:25
Responder #50

dfelix

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....todos sabemos que esta terra não é nem inesgotável nem eterna e que uma das grandes causas de doenças e mortes, direta e indiretamente está ligada á poluição nas mais variadas formas, sonora, aquífera, atmosférica, etc., cujas fontes são diversas e uma das importantes é a queima de fósseis de uma forma geral e em particular nos meios de locomoção...

Tudo isso é verdade.
E as agendas políticas estão concentradas em reduzir emissões.
Porém, no que diz respeito a capturar o carbono... o interesse político é praticamente nulo.
O que eleva tudo isto a um nível de hipocrisia extrema.

Janeiro 04, 2021, 20:21:48, 20:21
Responder #51

Lourenço

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Há com certeza hipocrisia, oportunismos, lobbies e muito da inevitável mesquinhez política demonstrada como em muitos outros domínios pela recusa em seguirem os cientistas e até na atribuição de meios para que mais investigação seja produzida e mais informação e formação seja disponibilizada.
Nos meios ecológicos, idem, incoerência, extremismos e objetivos desfocados, por vezes com cedências a interesses contraproducentes.
O negócio do carbono é considerado por muitos uma aberração, quase como o que paga para pecar ou porque pecou, mas a sua implementação não deixa de ser um mal menor na boa direção.
Tudo isto e muito mais que nem sequer imaginamos me desmotiva e penso que a qualquer um que esteja consciente da urgência de soluções deve desmotivar.

Janeiro 05, 2021, 14:57:08, 14:57
Responder #52

dfelix

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...pela recusa em seguirem os cientistas e até na atribuição de meios para que mais investigação seja produzida e mais informação e formação seja disponibilizada.

Não é necessário investigação ao nível de uma fissão nuclear!  :)
Recapturar o carbono é algo que a Natureza faz de forma gratuita.
Existe uma compreensão rigorosa de como funciona.
E não faltam estudos e estratégias já concebidas para se colocar em prática.

O melhor exemplo é talvez o da iniciativa 4p1000.
A adesão dá-se por boa vontade de quem é solidário com a causa. Mas nunca conseguiu penetração ao nível político.

É por isto que o negócio do carbono é uma aberração.
O único objectivo é a redução de emissões recorrendo a estratégias de consumo.
Estratégias para fixação desse carbono são desprezadas. E a protecção da biomassa que ainda vai cumprindo essa função é quase nula.



Agosto 17, 2021, 23:26:06, 23:26
Responder #53

Lourenço

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Depois da fissão virá a fusão e já não falta muito.

Não faltava muito há 20 anos atrás.  :)


Já falta menos um bocadinho  ;)
Este foi um avanço enorme depois de um outro há poucos meses.

https://www.sciencesetavenir.fr/sciences/un-laboratoire-americain-dit-avoir-realise-une-avancee-historique-dans-la-fusion-nucleaire_156644?xtor=RSS-18

"Isto teve o efeito de "produzir um ponto quente do diâmetro de um fio de cabelo, gerando mais de 10 quatrilhões de watts pela fusão, por 100 trilionésimos de segundo".

Isso é oito vezes mais energia do que durante os últimas experiências realizadas na primavera."


"As equipes do NIF fizeram um trabalho extraordinário", comentou o professor Steven Rose, codiretor do centro de pesquisa nesta área do Imperial College London. "Este é o avanço mais significativo na fusão inercial desde seu início em 1972."

“Transformar esse conceito em uma fonte de energia elétrica renovável provavelmente será um longo processo e envolverá a superação de desafios técnicos significativos”, temperou Jeremy Chittenden, codiretor do mesmo centro em Londres.

Na França, o projeto internacional Iter também visa controlar a produção de energia a partir da fusão do hidrogênio. A montagem do reator começou há um ano em Bouches-du-Rhône.

Agosto 18, 2021, 07:45:56, 07:45
Responder #54

mneves

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Respondendo diretamente ao tema:
Segundo os dois fins de semana que andei com dois modelos da niu,sim comprava se não tivesse de fazer via rápida ou ae, para fazer até 100km já são alternativas e mais,para aqueles que nao se preocupam com manutenções, revisões, é o veículo ideal, é só ligar na tomada.
membro numero 16

Agosto 18, 2021, 18:44:14, 18:44
Responder #55

SARider

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Mesmo preço, autonomia semelhante e prestações semelhantes, porque não?

 Continuo a achar que baterias em massa não deverá ser a melhor solução, mas ok.

 :sportbike:
« Última modificação: Agosto 19, 2021, 12:18:58, 12:18 por SARider »
V-Strom650XT
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Agosto 19, 2021, 11:18:37, 11:18
Responder #56

2low

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Desde que este tópico foi criado que temos vindo a assistir a uma particularidade:

- os motociclos de combustão no geral são cada vez mais caros, com melhorias de características (equipamento e acessórios incluídos) mas genericamente cada vez com menores perfomances face aos mesmos modelos precedentes (excepto os que acabam por receber um upgrade em cilindrada/potência)
- os motociclos eléctricos no geral são cada vez mais baratos e genericamente cada vez mais com melhores características e perfomances, também em termos de autonomia...

Posto isto, é normal que até eu fique cada vez com mais vontade de "mudar para o lado negro da força"  :D
Vamos lá a ver se conseguirei rapidamente aceder a uma...

Por outro lado, são cada vez mais os locais onde se pode carregar um veiculo eléctrico e até são cada vez mais privilegiados até em parques estacionamento de shoppings onde acabam por ter os melhores lugares em termos de localização...

Portanto... mais ano menos ano e estaremos lá todos com os ditos "electrodomésticos de mobilidade"  8) :D
(sem malícia)
« Última modificação: Agosto 19, 2021, 11:23:11, 11:23 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 19, 2021, 14:06:14, 14:06
Responder #57

dfelix

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- os motociclos de combustão no geral são cada vez mais caros, com melhorias de características (equipamento e acessórios incluídos) mas genericamente cada vez com menores perfomances face aos mesmos modelos precedentes (excepto os que acabam por receber um upgrade em cilindrada/potência)
- os motociclos eléctricos no geral são cada vez mais baratos e genericamente cada vez mais com melhores características e perfomances, também em termos de autonomia...

Não concordo.

No que diz respeito a motociclos de combustão acho que provavelmente estamos a assistir ao pináculo do seu desenvolvimento.
Se olharmos para as superdesportivas, estão mais potentes que nunca, mais equipadas que nunca, com um desenvolvimento ao nível de electrónicas e aerodinâmica como nunca antes visto. Mas sim, estão caras.
Por outro lado tens nos segmentos intermédios motos espectaculares com specs muito adequadas e preços muito interessantes.

Os modelos que perderam potência resumem-se aos de fabricantes que apenas os readaptaram para cumprir normas impostas. E até podem ser bastantes, mas não me parece que por isso se ignore tudo o resto.

Quanto aos eléctricos, não me parece que a oferta tenha mudado muito.
Continua-se a contar pelos dedos de uma mão os construtores com produtos deste tipo. E se alguns lançaram produtos novos, há outros que também os deixaram de ter.
A única oferta que parece ter crescido é mesmo ao nível de pequenas opções equiparadas a ciclomotor.



Agosto 19, 2021, 14:41:32, 14:41
Responder #58

JoãoPVCarvalho

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O tabu da oferta da mobilidade eléctrica!

Vejo neste fórum e por alguns clubes de motociclismo a que pertenço, muitas opiniões baseadas no "achismo" ou simplesmente em publicações e estudos apenas divulgados no FB e afins!
Contudo, basta uma busca na Internet por modelos eléctricos de duas rodas à venda, e raros são os exemplares que pouco mais que as prestações de uma 125cc oferecem. Promessas, protótipos e concepts há efectivamente uma grande panóplia mas, produto acabado à disposição do consumidor, independentemente do preço há pouco.

Ora, isto leva-me a crer que os Gurus do mercado destes veículos não antecipam para tão cedo essa aclamada revolução na mobilidade geral em duas rodas. Já no que diz respeito à mobilidade urbana, não tenho dúvidas que o futuro será eléctrico, e, o mercado demonstra isso mesmo, o que não falta são ofertas eléctricas de trotinetes e scooter's que começam a estar cada vez mais acessíveis. Curiosamente, o mercado de fornecimento de energia eléctrica já está a antecipar esta revolução e, começou até a angariar já os fundos necessários à reestruturação das redes eléctricas metropolitanas para albergar novos postos de carregamento. Caso não tenham reparado, todos os fornecedores sem excepção preparam já um substancial aumento de preço do factor de potência, ou seja, aquela taxa que cada um de nós paga só porque sim!

E eu pergunto:
Está algum dos fornecedores de veículos eléctricos a investir em energias renováveis? a resposta é NÃO.
Está algum dos fornecedores de energia eléctrica a investir seriamente em energias renováveis? A resposta continua a ser não.

Já sei que me vão falar do investimento em eólicas e parques foto-voltaicos que não pára de crescer. Lamento desapontar mas não passa de "show off" para absorver os milhões em apoios que chegam da CE. na prática representam apenas 2.3% para a energia eólica e 12% para a foto-voltaica de toda a energia produzida em Portugal, a restante é de origem fóssil, seja ela qual for.

Portanto os veículos eléctricos de duas rodas disponíveis são poucos, são caros e não são ecológicos!
Assim respondendo ao titulo deste tópico, eu não compraria um motociclo eléctrico.







Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 19, 2021, 15:08:07, 15:08
Responder #59

dfelix

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Lamento desapontar mas não passa de "show off" para absorver os milhões em apoios que chegam da CE. na prática representam apenas 2.3% para a ...

É tudo muito mal explicado.
Esses são os valores da Endessa, mas outros provedores têm valores diferentes.

Depois se for preciso, parte da peninsula ibérica fica ás escuras porque um avião de combate aos incendios danifica uma linha de alta tensão em França. Como aconteceu há semanas atrás.

Agosto 19, 2021, 15:23:29, 15:23
Responder #60

JoãoPVCarvalho

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Lamento desapontar mas não passa de "show off" para absorver os milhões em apoios que chegam da CE. na prática representam apenas 2.3% para a ...

É tudo muito mal explicado.
Esses são os valores da Endessa, mas outros provedores têm valores diferentes.

Depois se for preciso, parte da peninsula ibérica fica ás escuras porque um avião de combate aos incendios danifica uma linha de alta tensão em França. Como aconteceu há semanas atrás.
Exatamente!!!


De facto os outros provedores apresentam alguns valores diferentes porque tudo depende das parcelas que eles próprios adquirem mas, grosso modo, é 20% renováveis e 80% fóssil.
Mas é claro que podemos sempre optar por uma abordagem à Alemã, Os Alemães deixaram de produzir energia eléctrica com recurso ao nuclear e fecharam todas as suas centrais. Agora importam energia eléctrica a França que é produzida com recurso a centrais nucleares, mas enfim, os Alemães são nuke free!

Eu mantenho as minhas razões para não optar por um VE.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 19, 2021, 17:37:40, 17:37
Responder #61

ALCLCF

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"achismo" é pensar que se compra uma mota eléctrica pela ecologia (só se for da carteira)....quando a maioria dos utilizadores não as compram por esse motivo :stuck_out_tongue:

Pontos de carga urbanos para quem só faz "urbe"? Não computa, exactamente porque os ciclomotores cresceram em autonomia e a maioria com baterias amovíveis. O que não se entende é chegar a uma Antuã (porventura no top 10 das maiores estações de serviço) e ter.....um ponto de carga :D

Energia e ecologia com eólicas e painéis a ocupar solo (principalmente com os últimos projectos que têm aparecido)....também não computa. A eólica podem mandar para o pé da energia das ondas/marés (em vez de ******* Caramulo, Freita, Montemuro e tantas outras serranias) e a solar há MUITO telhado para rechear. É ridículo e muito pouco ecológico ocupar terreno fértil. Além do mais mais um para o nuclear, ou continua-se a queimar fóssil.

De qualquer das maneiras contas de mercearia » 0.4L diesel por kWh de um gerador a 10kWh/100km de consumo médio dá 4L/100....e não é consumo de cidade, nem de ciclomotor ;)

Agosto 19, 2021, 17:50:04, 17:50
Responder #62

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu percebo João e nada tenho contra quem pense nos V.E. como sendo algo a evitar ao máximo.
Cada um tem a sua opinião e fundamenta-a como sabe e a sua experiência lhe vai mostrando.

Mas então o que fazer?
Que alternativas haverão o mais imediatas possível??

É que continuar a queimar combustíveis cuja origem seja o petróleo, não me parece o melhor caminho.

E não é só por causa do que sai dos escapes de várias centenas de milhões de veículos...

É que os gastos actuais com todo o processo existente para que se tenha combustível nas bombas, tem um fio condutor que gasta quantidades absurdas de energia eléctrica...
A extração do petróleo, a bombeagem nos pipelines com kms sem fim, a refinação, o transporte do mesmo por terra...
Enfim, o consumo total de energia para que o combustível chegue aos veículos, é algo de absurdo.

O que existe agora no imediato para fazer uma transição o mais 'limpa' que for possível?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2021, 18:11:45, 18:11
Responder #63

Cross

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Estamos num caminho para a electrificação em massa e nada vai fazer parar isso. As cabeças que tomam decisões estão "feitas" e é global.
O problema é que a rapidez que está e vai ser feita será um desastre a nível dos recursos, dos problemas socias e políticos muito baseados ao redor do petróleo que será maior que as já nefastas consequências do global warning!
A esperança que temos é que agora como nunca existe desenvolvimento ao nível de soluções alternativas, hydro, baterias, soluvoesnmix, e só esperamos que sejam realmente soluções e possam diversicar e abrandar ou colmatar as diferenças nestas áreas.... parece negro porque é mesmo negro.
Porque senão a única solução é o nuclear quer queremos ou não porque falta de tiktoks e social medias e derivados apenas alguns vão "cair" agora quando tivemos que racionar para os serviços críticos estejam up and running então vamos ver diferenças de quem têm ou quem não tem...
Sim porque faz uma diferença do cralhes ter uma central Espanha na fronteira com Portugal do que ter outra a um par de kilometros afastada no lado Português.

Ainda não somos Espanhois mas já faltou mais... portanto são "fornecedores" e não "provedores" :)

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 19, 2021, 18:21:56, 18:21
Responder #64

TMXR

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Eu percebo João e nada tenho contra quem pense nos V.E. como sendo algo a evitar ao máximo.
Cada um tem a sua opinião e fundamenta-a como sabe e a sua experiência lhe vai mostrando.

Mas então o que fazer?
Que alternativas haverão o mais imediatas possível??

É que continuar a queimar combustíveis cuja origem seja o petróleo, não me parece o melhor caminho.

E não é só por causa do que sai dos escapes de várias centenas de milhões de veículos...

É que os gastos actuais com todo o processo existente para que se tenha combustível nas bombas, tem um fio condutor que gasta quantidades absurdas de energia eléctrica...
A extração do petróleo, a bombeagem nos pipelines com kms sem fim, a refinação, o transporte do mesmo por terra...
Enfim, o consumo total de energia para que o combustível chegue aos veículos, é algo de absurdo.

O que existe agora no imediato para fazer uma transição o mais 'limpa' que for possível?


A poluição apenas vai sair do centro das cidades, do tubo de escape para a chamine da central de producao electrica.


Toda o somatório de poluição que invocas é real, mas não te esqueças que com o forçar desta tecnologia, muitas centenas de milhões de veículos terão a sua vida útil reduzida e para os substituir terão de ser produzidos outros tantos milhões de veículos, com a agravante que e na fase de produção que o veiculo implica o dispêndio de mais energia.


Verdade que a quantidade de petróleo a ser extraído, transportado e refinado será menor, mas não te podes esquecer que as baterias dos VE também implicam transtornos ambientais muito poluentes, porque o lítio, cobalto e restantes metais pesados e raros não aparecem por milagre nas fabricas de baterias


A par disso, temos que o transporte particular é apenas uma fração da queima de fosseis


Neste momento, creio que não haverá escolha, os sindicatos globalistas já colocaram os lideres certos e criaram a narrativa para aceitação "gadal" e a transição esta lancada. É irreversível. Quem for conta a narrativa é imediatamente apelidado de terraplanista, negacionista e ignorante, adjetivos genialmente escolhidos para constringir quem não tem a opiniao da agenda globalista.


Creio que no caso das motos, ainda não avançou com mais forca devido a falta de densidade energética das baterias atuais que creio que rondará os 200 a 250 watts por hora e as dificuldades de packaging de uma moto, com a necessidade de uma excelente equilíbrio e repartição de peso entre os 2 eixos a fim de ter um comportamento dinâmico exemplar e ao eterno problema dos VE: a autonomia.


No fim, isto de inocente nada tem. A justificação do clima apenas de destina a satisfazer os interesses financeiros de elites...  e no final, eu, tu e o "ze da esquina" apenas vamos ter de aceitar viver mais pobres e com menos liberdades porque o clima vai continuar totalmente indiferente a transição para VE  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 19, 2021, 19:50:27, 19:50
Responder #65

Lourenço

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Eu percebo João e nada tenho contra quem pense nos V.E. como sendo algo a evitar ao máximo.
Cada um tem a sua opinião e fundamenta-a como sabe e a sua experiência lhe vai mostrando.

Mas então o que fazer?
Que alternativas haverão o mais imediatas possível??

É que continuar a queimar combustíveis cuja origem seja o petróleo, não me parece o melhor caminho.

E não é só por causa do que sai dos escapes de várias centenas de milhões de veículos...

É que os gastos actuais com todo o processo existente para que se tenha combustível nas bombas, tem um fio condutor que gasta quantidades absurdas de energia eléctrica...
A extração do petróleo, a bombeagem nos pipelines com kms sem fim, a refinação, o transporte do mesmo por terra...
Enfim, o consumo total de energia para que o combustível chegue aos veículos, é algo de absurdo.

O que existe agora no imediato para fazer uma transição o mais 'limpa' que for possível?

A poluição apenas vai sair do centro das cidades, do tubo de escape para a chamine da central de producao electrica.

Onde? Centrais termoelétricas de Sines e Pego e polos petroquímicos de Matosinhos e Sines? Queres ver que os 80 milhões foram para comprar rebuçados  :D E os 260 que estão a caminho são para bonbons. Na Polónia?

Toda o somatório de poluição que invocas é real, mas não te esqueças que com o forçar desta tecnologia, muitas centenas de milhões de veículos terão a sua vida útil reduzida e para os substituir terão de ser produzidos outros tantos milhões de veículos, com a agravante que e na fase de produção que o veiculo implica o dispêndio de mais energia.

Vida útil reduzida? Porquê? Esta (des)informação interessa-me, querem ver que as forças do mal vão confiscar muitas centenas de milhões de veículos fósseis e fumarentos :o ou os construtores vão simplesmente deixar de os produzir a partir de determinada data, aliás já começaram a deixar.

Verdade que a quantidade de petróleo a ser extraído, transportado e refinado será menor, mas não te podes esquecer que as baterias dos VE também implicam transtornos ambientais muito poluentes, porque o lítio, cobalto e restantes metais pesados e raros não aparecem por milagre nas fabricas de baterias

Por milagre não, isso seria um milagre  :D Metais e terras raras são "ainda" utilizados, já foram mais indispensáveis, já se está a dar a volta de forma que sejam dispensáveis. Com as baterias de anterior geração o nível de reciclagem atingia 94%, com as atuais atinge-se 98% e isto se não forem utilizadas em 2ª vida por muitos anos como as dos primeiros Leaf (catastróficas) que já existem em estacionário há alguns anos e com mais de 2000 ciclos com SOC ainda superior a 50%. Procura uma bateria de VE usada e se encontrares uma a menos de 50% do preço em nova, compro-ta, todas. Os gases tóxicos e poluentes, para os humanos e para o ambiente também são reciclados? Alguém os compra  ;) ou lhes dá uma segunda utilização?

A par disso, temos que o transporte particular é apenas uma fração da queima de fosseis

O transporte particular, o coletivo, o de mercadorias, por terra, por mar e pelo ar, todos juntos são uma pequena fração de queima de fósseis? Ok, seja, seria mais uma razão para ter começado por aqui, há mais tempo. Mas a realidade é outra, nos transportes e por exemplo na indústria, as cerâmicas de Torres Vedras, as centrais de carvão (estas tinham "chamines"), as cimenteiras, as siderurgias, as próprias refinarias, etc, já se converteram e estão a converter.
É bom ter presente, há muitos que não sabem nem querem saber nem querem que se saiba os custos enormes nos sistemas de saúde e na saúde de todos que foram suportados e ainda continuam á custa da toxicidade e das partículas decorrentes da queima de fósseis e quando me lembro destes, não fico admirado que não se importando com a própria saúde e alheia não se importem com o ambiente e remem com todas as forças em sentido contrário á mudança continuando a dizer que o aquecimento global é só uma gripezinha e a chamar assassinos aos que obram e colaboram defendendo um futuro sem os erros do passado e do presente, são os mesmos.

Neste momento, creio que não haverá escolha, os sindicatos globalistas já colocaram os lideres certos e criaram a narrativa para aceitação "gadal" e a transição esta lancada. É irreversível. Quem for conta a narrativa é imediatamente apelidado de terraplanista, negacionista e ignorante, adjetivos genialmente escolhidos para constringir quem não tem a opiniao da agenda globalista.

Teorias da conspiração, esqueceste este apelido, conspiracionista, adepto das teorias da conspiração.  :D

Creio que no caso das motos, ainda não avançou com mais forca devido a falta de densidade energética das baterias atuais que creio que rondará os 200 a 250 watts por hora e as dificuldades de packaging de uma moto, com a necessidade de uma excelente equilíbrio e repartição de peso entre os 2 eixos a fim de ter um comportamento dinâmico exemplar e ao eterno problema dos VE: a autonomia.

Exato  :palmas: Já há propostas, poucas e caras, lá chegaremos; a propósito, em Madrid e Barcelona, já se fazem mais quilómetros, no interior destas duas metrópoles aqui perto, em duas rodas elétricas que em duas rodas fósseis  :convivio:

No fim, isto de inocente nada tem. A justificação do clima apenas de destina a satisfazer os interesses financeiros de elites...  e no final, eu, tu e o "ze da esquina" apenas vamos ter de aceitar viver mais pobres e com menos liberdades porque o clima vai continuar totalmente indiferente a transição para VE  :nice:

Teorias da conspiração, esqueceste este apelido, conspiracionista, adepto das teorias da conspiração.  :D :D

Continuação de boas férias  ::P:
« Última modificação: Agosto 19, 2021, 19:56:32, 19:56 por Lourenço »

Agosto 19, 2021, 21:57:34, 21:57
Responder #66

JoãoPVCarvalho

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Eu percebo João e nada tenho contra quem pense nos V.E. como sendo algo a evitar ao máximo.
Cada um tem a sua opinião e fundamenta-a como sabe e a sua experiência lhe vai mostrando.

Mas então o que fazer?
Que alternativas haverão o mais imediatas possível??

É que continuar a queimar combustíveis cuja origem seja o petróleo, não me parece o melhor caminho.

E não é só por causa do que sai dos escapes de várias centenas de milhões de veículos...

É que os gastos actuais com todo o processo existente para que se tenha combustível nas bombas, tem um fio condutor que gasta quantidades absurdas de energia eléctrica...
A extração do petróleo, a bombeagem nos pipelines com kms sem fim, a refinação, o transporte do mesmo por terra...
Enfim, o consumo total de energia para que o combustível chegue aos veículos, é algo de absurdo.

O que existe agora no imediato para fazer uma transição o mais 'limpa' que for possível?

Caro Sapiens,

Mais uma vez reafirmo que não sou contra os VE. Antes pelo contrário.
Nem tão pouco sou um negacionista. Desejo fervorosamente que se encontre uma solução ecologicamente viável para a mobilidade Humana. Dito isto.

Eu fundamentei a minha opinião "voto neste sondagem" com base em tres argumentos práticos, comprovados e que dispensam estudos seja de que natureza for.

1º A oferta é limitada. (não quis entrar em pormenores mas o companheiro @TMaxer deixou bem claros os prováveis porquês).

2º São caros (um veiculo que supostamente contribui para a melhoria do meio ambiente devia estar ao alcance da maioria dos automobilistas e não apenas circunscrito a um grupo de Fan Boys com poder de compra).

3º Não são ecológicos (por muito que queiram acreditar no Pai Natal eu insisto, ele não existe! Alguns dos companheiros que me conhecem pessoalmente sabem que estou no ramo da energia e que falo com conhecimento prático, diário do que é produção e distribuição de energia. E mais uma vez tenho de dar razão ao TMaxer. A poluição que não sai dos "tubos de escape" dos VE, está a sair da chaminé da minha fábrica e outras que tais).

O que podemos fazer no entretanto?

Pode parecer ridículo mas na verdade não é preciso fazer nada.
O petróleo está a chegar ao fim, e se para a mobilidade têm surgido alternativas como os VE, há centenas de outras utilizações para os derivados do petróleo para as quais ainda não lhes foi encontrado um substituto. Assim, não se apoquentem porque até ser encontrada solução para alguns desses produtos cuja a existência depende do petróleo, este vai sendo reservado. Entendem agora porque diabo o preço do barril baixa e os combustíveis continuam a subir de preço? adiante.
Estão disponíveis fontes de energia que embora não sejam "limpas" permitem atingir as metas de Kyoto. Estou a falar do Metano e do Hidrogénio.
Agora a solução está (como sempre esteve) na mão dos lobies.

A solução imediata que poderia dar resposta aos VE é sem dúvida o recurso a centrais nucleares (que vai acabar por ser inevitável) mas, o Sr. Oppenheimer criou um tal estigma nesta fonte de energia que ainda hoje é problema implementar centrais nuclerares. A Sra. Merkel inclusive não descansou enquanto não encerrou a ultima central em território Alemão (agora importa electricidade a França produzida em centrais nucleares).

Contudo, temos um problema muito maior e para o qual não há ainda uma solução nem tão pouco vontade politica ou social para o resolver. Estou a falar da queima de carvão.
Este sim é o grande flagelo ambiental, e se na Europa temos a Polónia com uma das maiores minas de carvão a céu aberto activas em todo o mundo (12km x 3km) associada a uma das maiores centrais termoeléctricas de que há registo (a exportar electricidade para boa parte da Europa), no resto do Mundo temos o Continente Africano, grande parte do Sul Americano bem como a China e outros Países Asiáticos a queimar Megatoneladas de carvão por hora, (O Japão já prometeu que vai fechar as minas, só não disse exactamente quando!).
E agora digam lá como vamos convencer estes Países (especialmente os mais pobres e sem acesso a fundos comunitários) a recusar uma fonte de energia barata que é vital para a sobrevivência dos seus Países, para passarem a fazer uso de outra mais limpas mas que não conseguem comprar? Estamos a falar de mais de 70% da população mundial.
Portanto, mesmo que a Europa e os Estados Unidos passassem todos a andar em VE, não faria diferença nenhuma às alterações climáticas. (já pareço um negacionista a falar!!)

Na minha modesta opinião estamos a assistir a uma guerra de poleiros, como o petróleo deixou de ser viável para sustentar a mobilidade, estão vários grupos de interesse a tentar impor o seu produto. Todos apresentam estudos que lhes são favoráveis, todos fazem uso de propaganda e fomentam a desinformação à sua conveniência.

Ainda me lembro de há uns anos atrás andar por aí um grupo de fundamentalistas a berrar que a culpa era das vacas e que tínhamos de nos tornar vegetarianos porque cada vaca consumia não sei quantos litros de agua e produzia não sei que volume de metano...
Há dias atrás foi publicado um estudo que dizia que devíamos preferir o vinho à cerveja porque para produzir uma só cerveja eram necessários não sei quantos litros de água.
Isto ele há estudos para todos os gostos...

A verdade crua e nua é que os fabricantes de automóveis se estão a marimbar para estes fundamentalismos. vejam só o ultimo escândalo a envolver os três maiores fabricantes de automóveis da Europa. Podiam reduzir a emissões no imediato com a tecnologia que tinham disponível em não sei quantos por cento mas, juntaram-se e acordaram reduzir parcialmente todos os anos para poderem cumprir as metas impostas pela CE sem terem de investir em investigação (Lá se foi o Pai Natal).
E os decisores Políticos são outros dos que andam por aí a pregar aos 7 ventos teorias ambientalistas, a fechar refinarias e centrais nucleares para depois investirem em consórcios que vão produzir com recurso a fontes poluentes noutros países.

Isto é tudo uma ilusão e nós vamos consumir aquilo que nos impingirem, que será o que maiores lucros lhes der.

Agora se querem viver de consciência tranquila façam a vossa parte no plano ambiental e esperem que todos façam o mesmo. Eu já faço a minha parte. Só não vou a correr comprar veiculos eléctricos porque não vale a pena, mesmo aqueles que agora andam a fazer contas todos contentes porque fazem não sei quantos quilómetros com 1€. Não troco a minha liberdade de pegar na mota e arrancar sem andar a fazer contas à autonomia e a traçar trajectos a pensar onde será o próximo posto de abastecimento só para poupar uns euros. Faria-o sim pelo bem do planeta mas, como não beneficia em nada o planeta, não faço. Querem menos emissões? comprem motas e carros de menor CC, andem mais a pé, (não façam como eu que vou ao café no final da rua de mota e a rasgar trapo!)

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 19, 2021, 23:41:54, 23:41
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Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tenho umas certas dúvidas em crer que as reservas se estejam a acabar num prazo...digamos...curto.

Sobretudo na assumpção da palavra 'curto' aqui significar na realidade ainda uns anos valentes, com milhões de barris/ano a levaram à contínua produção massiva de emissões poluentes.

E bem sei que não são somente os veículos de combustão os responsáveis, mas (e perdoe-me quem não concorda) estou totalmente convicto que tem se inverter o consumo de petróleo para esse fim, o quanto antes.

E nem sequer digo que terá de o ser para uma rápida transição para V.E. Nada disso...

O que afirmo é que continuar com o consumo de combustível de origem fóssil, é um problema para a humanidade e que se agrava de forma crítica (quiçá irreversível).

E a nossa própria saúde ressente-se com isto.
Não é só o meio ambiente!! É mais do que isso...

A poluição do ar mata.
E repito...a poluição do ar mata!!

Todos os anos cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo para ser mais preciso.

E claro que Portugal não é exceção nisto, pois segundo a Agência Europeia do Ambiente e a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem todos os anos por cá uns milhares de pessoas devido à poluição do ar ambiente.

Quem por aqui nunca circulou atrás do verdadeiro cancro que é por exemplo um dos vários autocarros com bem +25 anos??

...

Caramba....

Não me interessa se é o hidrogénio, se é o eléctrico, se é o metano, se é com bolinhas de sabão azul e branco...

O que me interessa é a existência de algo verdadeiramente sustentável, naturalmente que seja realista em termos de mobilidade e...capaz de evitar o que se tem vivido.

Parece-me que temos todos o direito a poder viver e respirar, sem estar sujeitos a monóxido de carbono, a óxido de nitrogénio (NOx), a óxidos de enxofre e mais uma lista infindável de material minúsculo que se aloja no organismo.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Agosto 20, 2021, 01:55:42, 01:55
Responder #68

Cross

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Tenho umas certas dúvidas em crer que as reservas se estejam a acabar num prazo...digamos...curto.

Sobretudo na assumpção da palavra 'curto' aqui significar na realidade ainda uns anos valentes, com milhões de barris/ano a levaram à contínua produção massiva de emissões poluentes.

E bem sei que não são somente os veículos de combustão os responsáveis, mas (e perdoe-me quem não concorda) estou totalmente convicto que tem se inverter o consumo de petróleo para esse fim, o quanto antes.

E nem sequer digo que terá de o ser para uma rápida transição para V.E. Nada disso...

O que afirmo é que continuar com o consumo de combustível de origem fóssil, é um problema para a humanidade e que se agrava de forma crítica (quiçá irreversível).

E a nossa própria saúde ressente-se com isto.
Não é só o meio ambiente!! É mais do que isso...

A poluição do ar mata.
E repito...a poluição do ar mata!!

Todos os anos cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo para ser mais preciso.

E claro que Portugal não é exceção nisto, pois segundo a Agência Europeia do Ambiente e a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem todos os anos por cá uns milhares de pessoas devido à poluição do ar ambiente.

Quem por aqui nunca circulou atrás do verdadeiro cancro que é por exemplo um dos vários autocarros com bem +25 anos??

...

Caramba....

Não me interessa se é o hidrogénio, se é o eléctrico, se é o metano, se é com bolinhas de sabão azul e branco...

O que me interessa é a existência de algo verdadeiramente sustentável, naturalmente que seja realista em termos de mobilidade e...capaz de evitar o que se tem vivido.

Parece-me que temos todos o direito a poder viver e respirar, sem estar sujeitos a monóxido de carbono, a óxido de nitrogénio (NOx), a óxidos de enxofre e mais uma lista infindável de material minúsculo que se aloja no organismo.
É tudo como dizes, e devemos lutar por isso, e suportar vias que nos levem a um mundo melhor para nós e os nossos... MAS dizer isto a um petrolhead, que quando houve aquele barulhinho de um motor de combustão a subir de rotação até ao limite... dá um click lá dentro e ele esquece tudo o resto...

Aquelas coisas complicadas para o cérebro entender!!! Terapia de choque talvez funcione, não sei!
É como dizer aquelas verdades sempre contestadas... como a energia nuclear é a mais segura e limpa que existe ou que o avião é o transporte mais seguro que existe ou.... por mais que se argumente está lá o medo e o preconceito!


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 20, 2021, 03:25:56, 03:25
Responder #69

Lourenço

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Eu percebo João e nada tenho contra quem pense nos V.E. como sendo algo a evitar ao máximo.
Cada um tem a sua opinião e fundamenta-a como sabe e a sua experiência lhe vai mostrando.

Mas então o que fazer?
Que alternativas haverão o mais imediatas possível??

É que continuar a queimar combustíveis cuja origem seja o petróleo, não me parece o melhor caminho.

E não é só por causa do que sai dos escapes de várias centenas de milhões de veículos...

É que os gastos actuais com todo o processo existente para que se tenha combustível nas bombas, tem um fio condutor que gasta quantidades absurdas de energia eléctrica...
A extração do petróleo, a bombeagem nos pipelines com kms sem fim, a refinação, o transporte do mesmo por terra...
Enfim, o consumo total de energia para que o combustível chegue aos veículos, é algo de absurdo.

O que existe agora no imediato para fazer uma transição o mais 'limpa' que for possível?

Caro Sapiens,

Mais uma vez reafirmo que não sou contra os VE. Antes pelo contrário.
Nem tão pouco sou um negacionista. Desejo fervorosamente que se encontre uma solução ecologicamente viável para a mobilidade Humana. Dito isto.
Não me canso de dizer que andamos a ser ludibriados com essa coisa dos eletricos...
Não me canso de gritar que a economia verde que nos querem impingir a força é um embuste mas já nem me dou mais ao trabalho de tentar explicar as incongruências da mesma...

Sejm felizes.

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Então, contra não mas então?

Eu fundamentei a minha opinião "voto neste sondagem" com base em tres argumentos práticos, comprovados e que dispensam estudos seja de que natureza for.

1º A oferta é limitada. (não quis entrar em pormenores mas o companheiro @TMaxer deixou bem claros os prováveis porquês).

2º São caros (um veiculo que supostamente contribui para a melhoria do meio ambiente devia estar ao alcance da maioria dos automobilistas e não apenas circunscrito a um grupo de Fan Boys com poder de compra).

3º Não são ecológicos (por muito que queiram acreditar no Pai Natal eu insisto, ele não existe! Alguns dos companheiros que me conhecem pessoalmente sabem que estou no ramo da energia e que falo com conhecimento prático, diário do que é produção e distribuição de energia. E mais uma vez tenho de dar razão ao TMaxer. A poluição que não sai dos "tubos de escape" dos VE, está a sair da chaminé da minha fábrica e outras que tais).

1º Oferta limitada?
As vendas de carros elétricos na Europa duplicaram em 2020, enquanto as de veículos híbridos recarregáveis triplicaram, de acordo com os números publicados esta sexta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês).
Em 2020, a venda de automóveis elétricos aumentou 216,9%, para 248.000 unidades, a de híbridos recarregáveis 331%, para 227.000 unidades, enquanto os híbridos não recarregáveis cresceram 104,7%, para 435.000 unidades.
Num ano em que a venda de automóveis na Europa registou uma queda sem precedentes (23,7%), devido à pandemia, a venda de veículos elétricos e híbridos ultrapassou pela primeira vez a de carros movidos a gasóleo no quatro trimestre, com mais de 900.000 viaturas vendidas.

https://expresso.pt/economia/2021-02-04-Venda-de-carros-eletricos-na-Europa-duplicou-em-2020

2º São ainda caros, o diferencial para segmentos equivalentes nos fósseis reduziu 12% em 2019 e 18% em 2020 e vai continuar a reduzir, em breve serão mais baratos por si e pelo aumento inevitável de preço dos fumarentos.
Não havia oferta nos segmentos A, B e em parte no C mas começa a existir e quando os construtores deixarem de produzir VEs á imagem dos fósseis o paradigma muda.

3º O pai natal não existe? Isso pode traumatizar os pequenotes. De qualquer maneira ele anda de renas, não polui. :D
Então o facto haver ainda fábricas que fumegam, como a sua, invalida a opção pelos VEs? Isso é muito rebuscado.
Declaração de interesses feita, interesses na produção e distribuição de energia, compreende-se ser contra os VEs e a economia verde mas está enganado, hoje o balanço ecológico, ambiental e sobretudo de respeito pela saúde humana é completamente favorável aos VEs e será cada vez mais.


O que podemos fazer no entretanto?

Pode parecer ridículo mas na verdade não é preciso fazer nada.

Pode parecer não, é ridículo, é negacionista, há que fazer tudo e depressa, há urgência, lamento que não tenha percebido, há ainda muitos que não perceberam.


O petróleo está a chegar ao fim, e se para a mobilidade têm surgido alternativas como os VE, há centenas de outras utilizações para os derivados do petróleo para as quais ainda não lhes foi encontrado um substituto. Assim, não se apoquentem porque até ser encontrada solução para alguns desses produtos cuja a existência depende do petróleo, este vai sendo reservado.

Não o petróleo não está ainda a chegar ao fim, o petróleo barato sim esse quase acabou, aquele que jorrava em repuxo, mas o de profundidade e de fraturação é mais que abundante e ainda muito por descobrir, o do Algarve e outros nunca serão explorados e poucos ou nenhuns investimentos serão feitos para descobrir ou perfurar mais e ainda bem. :palmas:


Entendem agora porque diabo o preço do barril baixa e os combustíveis continuam a subir de preço? adiante.

Quando? Os gráficos não mostram isso, não há linhas cruzadas nem médias ímpares, há sim anomalias de paralelismo temporais mas isso deve-se a outros fatores, a tal análise pragmática quando sobe vai rápido quando desce é uma eternidade para acompanhar.


Estão disponíveis fontes de energia que embora não sejam "limpas" permitem atingir as metas de Kyoto. Estou a falar do Metano e do Hidrogénio.
Agora a solução está (como sempre esteve) na mão dos lobies.

Kyoto foi ratificado em 1999, USA de fora e a primeira fase expirou em 2012. É história. Em vigor o Acordo de Paris, 20 anos depois, que Trump também desertou e que Biden reintegra.
Falar em metano é como falar em mercúrio, depende de onde vem, para que serve e quem se serve. Aproveitar metano como sub produto que seria libertado, menos mal, extraí-lo e queimá-lo, muito mal, embora seja um mal a que teremos ainda de recorrer alguns anos mas cujos fins não justificam os meios.
O Hidrogénio já é e será uma das renováveis utilizadas e desejadas, o hidrogénio verde, singelo ou misturado como já se utiliza hoje para reduzir a percentagem de metano na queima mas sobretudo para produzir eletricidade desde que ele mesmo produzido com renováveis e como reserva de energia renovável pela sua intermitência.
Classificar o metano como energia limpa, só por si, é blasfémia.


A solução imediata que poderia dar resposta aos VE é sem dúvida o recurso a centrais nucleares (que vai acabar por ser inevitável) mas, o Sr. Oppenheimer criou um tal estigma nesta fonte de energia que ainda hoje é problema implementar centrais nuclerares. A Sra. Merkel inclusive não descansou enquanto não encerrou a ultima central em território Alemão (agora importa electricidade a França produzida em centrais nucleares).

Estou indignado. Não se trata assim o nuclear, mesmo sendo o atual ainda de fissão mas menos inseguro e já agora que ofensas á Srª Merkel e ao "Sr. Oppenheimer".
Precisamos de nuclear e ainda vamos precisar mas daí a construir mais centrais, sobretudo em 3 dos 5 continentes, é uma ideia retrógrada. Se Portugal não fosse pequenino (geograficamente) sugeriria a construção de uma com meia duzia de reatores ao fim da sua rua de residência.
O Acordo de fecho das centrais nucleares alemãs já previa o recurso á eletricidade nuclear Francesa, Suíça e outras de outros países e há já outros acordos para os próximos 20/30 anos envolvendo outros países e outras centrais, evitando a construção de novas e optimizando a vida útil das existentes, Há um mercado Europeu de eletricidade, é preciso que entenda que em matéria de eletricidade, produção e consumo, os países não são ilhas.
Aproveito p momento para lhe perguntar: Que outra energia consegue produzir em sua casa? Sem cheiro, sem poluição, sem gases, sem prejuízo da sua saúde, do seu ambiente e sem riscos? Que outra energia que pode produzir em casa ou na empresa nos termos que mencionei lhe permite aquecer, arrefecer, cozinhar, aquecer águas, iluminar, força motriz e... o melhor, encher o depósito do pópó?


Contudo, temos um problema muito maior e para o qual não há ainda uma solução nem tão pouco vontade politica ou social para o resolver. Estou a falar da queima de carvão.

Mau! Então até hoje ninguém se lembrou de deixar de queimar carvão? Em Portugal também não? Pensei que sim. Ainda bem que se lembrou.

Este sim é o grande flagelo ambiental, e se na Europa temos a Polónia com uma das maiores minas de carvão a céu aberto activas em todo o mundo (12km x 3km) associada a uma das maiores centrais termoeléctricas de que há registo (a exportar electricidade para boa parte da Europa), no resto do Mundo temos o Continente Africano, grande parte do Sul Americano bem como a China e outros Países Asiáticos a queimar Megatoneladas de carvão por hora, (O Japão já prometeu que vai fechar as minas, só não disse exactamente quando!).
E agora digam lá como vamos convencer estes Países (especialmente os mais pobres e sem acesso a fundos comunitários) a recusar uma fonte de energia barata que é vital para a sobrevivência dos seus Países, para passarem a fazer uso de outra mais limpas mas que não conseguem comprar? Estamos a falar de mais de 70% da população mundial.
Portanto, mesmo que a Europa e os Estados Unidos passassem todos a andar em VE, não faria diferença nenhuma às alterações climáticas. (já pareço um negacionista a falar!!)

Faria diferença sim e não é por alguns não puderem que os outros não fazem, isso não é nada construtivo, então na vizinhança ou no condomínio é letal. :D
70%? Não é verdade, o Acordo de Paris foi assinado por quase todos e está a ser cumprido, Portugal também. Ao contrário de Kyoto que deixava fora de obrigações os países menos desenvolvidos, agora todos estão a fazer o que estava previsto (é verdade que o capitão mor negacionista Sr. Trump quis dar o fora mas já era).
A Polónia está a receber milhões para reduzir carvão, outros na Europa também, em menor escala, está programado, a China está a reduzir até mais que o previsto (coitados apanharam uns sustos sucessivos nos últimos 10 anos), a Índia idem, por isso não encontro 70%.

O setor da energia na Polónia é caracterizado sobretudo pela preponderância maciça do carvão, que em 2019 fornecia 75,4% da produção de energia primária, 43,3% do consumo doméstico total de energia primária (contra 76,5% em 1990) e 73,7% da produção de eletricidade (96 % em 1990),
Para cumprir os seus compromissos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, a Polónia iniciou uma política de desenvolvimento de energias renováveis, nomeadamente biomassa e turbinas eólicas, e (fazendo parte do acordo existente) prepara-se para construir a sua primeira central nuclear.


Mais, ao contrário do que afirma a Polónia não exporta eletricidade, muito menos como afirma e é falso para uma boa parte da Europa, é dependente em todo o tipo de energia do exterior (Gazprom nem pensar  :o) salvo, ainda que Deus nos acuda, o carvão.
Saliento o seu ódio ao carvão, :palmas: também não gosto, é sujo, espero que não seja só porque não é a energia com que trabalha, produz e distribui mas que seja genuíno.



Na minha modesta opinião estamos a assistir a uma guerra de poleiros, como o petróleo deixou de ser viável para sustentar a mobilidade, estão vários grupos de interesse a tentar impor o seu produto. Todos apresentam estudos que lhes são favoráveis, todos fazem uso de propaganda e fomentam a desinformação à sua conveniência.

Não o petróleo não deixou de ser viável, pelo menos financeiramente ou por questão de stocks, está a deixar de ser opção o que é diferente e contrariando lobbies e poderes instalados.
Não pode ser mais opção porque os humanos não suportariam mais, o planeta não suporta mais e muito do mal já é irreversível. Portanto se há poleiro que cai é o da industria petroleira e caramba conhecia algum poleiro no mundo mais forte que este?
Não há, em mobilidade, mais produtos alem de, atualmente os VEs e os fuel cell e não são estes que vieram abanar também o não menos poderoso "poleiro" da industria automóvel? Ainda por cima um dos grandes players foi logo um lunático inteligente que nada tinha a ver com a industria automóvel clássica?
Há por aí muita confusão, talvez mesmo o que já por aqui hoje escrevi, algumas teorias de conspiração, receio de inovação mas nada de admirar da parte de quem perante esta temática afirma que não é preciso fazer nada.


Ainda me lembro de há uns anos atrás andar por aí um grupo de fundamentalistas a berrar que a culpa era das vacas e que tínhamos de nos tornar vegetarianos porque cada vaca consumia não sei quantos litros de agua e produzia não sei que volume de metano...

E depois, como ficou essa história? Alguém foi obrigado a deixar de beber leite ou comer carne de vaca? As vacas produzem metano, são ruminantes, quem quer comer menos carne de vaca que o faça, o balanço até será saudável mas o que é que foi decidido pelos países e pelos governos? Alem dos conselhos médicos algum politico com aconselhamento científico decidiu algo preocupante?


Há dias atrás foi publicado um estudo que dizia que devíamos preferir o vinho à cerveja porque para produzir uma só cerveja eram necessários não sei quantos litros de água.
Isto ele há estudos para todos os gostos...

Li que para produzir um litro de cerveja são precisos algumas dezenas ou centenas de litros de água, não li que aconselhassem a beber vinho, mas quem sabe, lá vai o tempo em que na RTP aconselhavam os bons benfiquistas e todos em geral a beber vinho porque daria de comer a milhões de portugueses e que se lixe as porradas infligidas ás esposas pelos bons chefes de família.
Mas e então o que é que foi decidido, algum "poleiro" nos vai obrigar a deixar a bejeca e insistir no tintol? :D




A verdade crua e nua é que os fabricantes de automóveis se estão a marimbar para estes fundamentalismos. vejam só o ultimo escândalo a envolver os três maiores fabricantes de automóveis da Europa. Podiam reduzir a emissões no imediato com a tecnologia que tinham disponível em não sei quantos por cento mas, juntaram-se e acordaram reduzir parcialmente todos os anos para poderem cumprir as metas impostas pela CE sem terem de investir em investigação (Lá se foi o Pai Natal).

Há o pai natal afinal não era o que vendia VEs ecológicos? É o que vende fósseis mafiados por acordos secretos entre fabricantes que se sentem ameaçados pelos Ves e estão a ser obrigados a fazer batota? E que depois de terem dito e escrito que os VEs nunca seriam parte do seu catálogo e seriam um fracasso, uma moda sem futuro, foram obrigados a recuperar o tempo perdido e a fazer face a uma Nissan que apelidavam de suicidária e a um americano que era um lunático e que está a construir uma giga fábrica bem ao lado das deles?
Quiseram poupar no adblue para venderem mais mas nem é muito relevante, não é como escreves, não reduziam nada de especial e não conseguiriam cumprir com EURO 7.


E os decisores Políticos são outros dos que andam por aí a pregar aos 7 ventos teorias ambientalistas, a fechar refinarias e centrais nucleares para depois investirem em consórcios que vão produzir com recurso a fontes poluentes noutros países.

Quem são eles, Portugueses?  Vão investir noutros países ou outros vem investir cá? Em que energias com recurso a fontes poluentes? Com dinheiro nosso, da Europa, ou start ups, unicórnios que descobriram a pólvora e angariaram capital privado??


Isto é tudo uma ilusão e nós vamos consumir aquilo que nos impingirem, que será o que maiores lucros lhes der.

Não é ilusão, eu não me sinto iludido. Há urgência climática, há urgência Humana e neste caso o lucro não foi a alavanca. As marcas estão a lucrar menos com os VEs que lucravam com os fósseis, algumas venderam a perder no início e ainda perdem com garantias dos primeiros. No "combustível" idem, os produtores, distribuidores e os estados (veremos por quanto tempo) ganham e arrecadam muito menos com a eletricidade (que ainda por cima pode ser auto produzida) que com os combustíveis fósseis.


Agora se querem viver de consciência tranquila façam a vossa parte no plano ambiental e esperem que todos façam o mesmo. Eu já faço a minha parte. Só não vou a correr comprar veiculos eléctricos porque não vale a pena, mesmo aqueles que agora andam a fazer contas todos contentes porque fazem não sei quantos quilómetros com 1€. Não troco a minha liberdade de pegar na mota e arrancar sem andar a fazer contas à autonomia e a traçar trajectos a pensar onde será o próximo posto de abastecimento só para poupar uns euros. Faria-o sim pelo bem do planeta mas, como não beneficia em nada o planeta, não faço. Querem menos emissões? comprem motas e carros de menor CC, andem mais a pé, (não façam como eu que vou ao café no final da rua de mota e a rasgar trapo!)

Não fazes porque não valorizas o ambiente e porque em matéria de motas há atraso e porque como escreves não é preciso fazer nada.
E beneficia sim, o planeta, falo por mim, menos 5 880 litros de gasóleo em menos de quatro com agora três VEs ao serviço e com a contrapartida de eletricidade de substituição a 78% auto produzida.

Experimenta, depois não queres outra coisa.

Agosto 20, 2021, 08:08:32, 08:08
Responder #70

JoãoPVCarvalho

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Eu percebo João e nada tenho contra quem pense nos V.E. como sendo algo a evitar ao máximo.
Cada um tem a sua opinião e fundamenta-a como sabe e a sua experiência lhe vai mostrando.

Mas então o que fazer?
Que alternativas haverão o mais imediatas possível??

É que continuar a queimar combustíveis cuja origem seja o petróleo, não me parece o melhor caminho.

E não é só por causa do que sai dos escapes de várias centenas de milhões de veículos...

É que os gastos actuais com todo o processo existente para que se tenha combustível nas bombas, tem um fio condutor que gasta quantidades absurdas de energia eléctrica...
A extração do petróleo, a bombeagem nos pipelines com kms sem fim, a refinação, o transporte do mesmo por terra...
Enfim, o consumo total de energia para que o combustível chegue aos veículos, é algo de absurdo.

O que existe agora no imediato para fazer uma transição o mais 'limpa' que for possível?

Caro Sapiens,

Mais uma vez reafirmo que não sou contra os VE. Antes pelo contrário.
Nem tão pouco sou um negacionista. Desejo fervorosamente que se encontre uma solução ecologicamente viável para a mobilidade Humana. Dito isto.
Não me canso de dizer que andamos a ser ludibriados com essa coisa dos eletricos...
Não me canso de gritar que a economia verde que nos querem impingir a força é um embuste mas já nem me dou mais ao trabalho de tentar explicar as incongruências da mesma...

Sejm felizes.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Então, contra não mas então?

Eu fundamentei a minha opinião "voto neste sondagem" com base em tres argumentos práticos, comprovados e que dispensam estudos seja de que natureza for.

1º A oferta é limitada. (não quis entrar em pormenores mas o companheiro @TMaxer deixou bem claros os prováveis porquês).

2º São caros (um veiculo que supostamente contribui para a melhoria do meio ambiente devia estar ao alcance da maioria dos automobilistas e não apenas circunscrito a um grupo de Fan Boys com poder de compra).

3º Não são ecológicos (por muito que queiram acreditar no Pai Natal eu insisto, ele não existe! Alguns dos companheiros que me conhecem pessoalmente sabem que estou no ramo da energia e que falo com conhecimento prático, diário do que é produção e distribuição de energia. E mais uma vez tenho de dar razão ao TMaxer. A poluição que não sai dos "tubos de escape" dos VE, está a sair da chaminé da minha fábrica e outras que tais).

1º Oferta limitada?
As vendas de carros elétricos na Europa duplicaram em 2020, enquanto as de veículos híbridos recarregáveis triplicaram, de acordo com os números publicados esta sexta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês).
Em 2020, a venda de automóveis elétricos aumentou 216,9%, para 248.000 unidades, a de híbridos recarregáveis 331%, para 227.000 unidades, enquanto os híbridos não recarregáveis cresceram 104,7%, para 435.000 unidades.
Num ano em que a venda de automóveis na Europa registou uma queda sem precedentes (23,7%), devido à pandemia, a venda de veículos elétricos e híbridos ultrapassou pela primeira vez a de carros movidos a gasóleo no quatro trimestre, com mais de 900.000 viaturas vendidas.

https://expresso.pt/economia/2021-02-04-Venda-de-carros-eletricos-na-Europa-duplicou-em-2020

2º São ainda caros, o diferencial para segmentos equivalentes nos fósseis reduziu 12% em 2019 e 18% em 2020 e vai continuar a reduzir, em breve serão mais baratos por si e pelo aumento inevitável de preço dos fumarentos.
Não havia oferta nos segmentos A, B e em parte no C mas começa a existir e quando os construtores deixarem de produzir VEs á imagem dos fósseis o paradigma muda.

3º O pai natal não existe? Isso pode traumatizar os pequenotes. De qualquer maneira ele anda de renas, não polui. :D
Então o facto haver ainda fábricas que fumegam, como a sua, invalida a opção pelos VEs? Isso é muito rebuscado.
Declaração de interesses feita, interesses na produção e distribuição de energia, compreende-se ser contra os VEs e a economia verde mas está enganado, hoje o balanço ecológico, ambiental e sobretudo de respeito pela saúde humana é completamente favorável aos VEs e será cada vez mais.


O que podemos fazer no entretanto?

Pode parecer ridículo mas na verdade não é preciso fazer nada.

Pode parecer não, é ridículo, é negacionista, há que fazer tudo e depressa, há urgência, lamento que não tenha percebido, há ainda muitos que não perceberam.


O petróleo está a chegar ao fim, e se para a mobilidade têm surgido alternativas como os VE, há centenas de outras utilizações para os derivados do petróleo para as quais ainda não lhes foi encontrado um substituto. Assim, não se apoquentem porque até ser encontrada solução para alguns desses produtos cuja a existência depende do petróleo, este vai sendo reservado.

Não o petróleo não está ainda a chegar ao fim, o petróleo barato sim esse quase acabou, aquele que jorrava em repuxo, mas o de profundidade e de fraturação é mais que abundante e ainda muito por descobrir, o do Algarve e outros nunca serão explorados e poucos ou nenhuns investimentos serão feitos para descobrir ou perfurar mais e ainda bem. :palmas:


Entendem agora porque diabo o preço do barril baixa e os combustíveis continuam a subir de preço? adiante.

Quando? Os gráficos não mostram isso, não há linhas cruzadas nem médias ímpares, há sim anomalias de paralelismo temporais mas isso deve-se a outros fatores, a tal análise pragmática quando sobe vai rápido quando desce é uma eternidade para acompanhar.


Estão disponíveis fontes de energia que embora não sejam "limpas" permitem atingir as metas de Kyoto. Estou a falar do Metano e do Hidrogénio.
Agora a solução está (como sempre esteve) na mão dos lobies.

Kyoto foi ratificado em 1999, USA de fora e a primeira fase expirou em 2012. É história. Em vigor o Acordo de Paris, 20 anos depois, que Trump também desertou e que Biden reintegra.
Falar em metano é como falar em mercúrio, depende de onde vem, para que serve e quem se serve. Aproveitar metano como sub produto que seria libertado, menos mal, extraí-lo e queimá-lo, muito mal, embora seja um mal a que teremos ainda de recorrer alguns anos mas cujos fins não justificam os meios.
O Hidrogénio já é e será uma das renováveis utilizadas e desejadas, o hidrogénio verde, singelo ou misturado como já se utiliza hoje para reduzir a percentagem de metano na queima mas sobretudo para produzir eletricidade desde que ele mesmo produzido com renováveis e como reserva de energia renovável pela sua intermitência.
Classificar o metano como energia limpa, só por si, é blasfémia.


A solução imediata que poderia dar resposta aos VE é sem dúvida o recurso a centrais nucleares (que vai acabar por ser inevitável) mas, o Sr. Oppenheimer criou um tal estigma nesta fonte de energia que ainda hoje é problema implementar centrais nuclerares. A Sra. Merkel inclusive não descansou enquanto não encerrou a ultima central em território Alemão (agora importa electricidade a França produzida em centrais nucleares).

Estou indignado. Não se trata assim o nuclear, mesmo sendo o atual ainda de fissão mas menos inseguro e já agora que ofensas á Srª Merkel e ao "Sr. Oppenheimer".
Precisamos de nuclear e ainda vamos precisar mas daí a construir mais centrais, sobretudo em 3 dos 5 continentes, é uma ideia retrógrada. Se Portugal não fosse pequenino (geograficamente) sugeriria a construção de uma com meia duzia de reatores ao fim da sua rua de residência.
O Acordo de fecho das centrais nucleares alemãs já previa o recurso á eletricidade nuclear Francesa, Suíça e outras de outros países e há já outros acordos para os próximos 20/30 anos envolvendo outros países e outras centrais, evitando a construção de novas e optimizando a vida útil das existentes, Há um mercado Europeu de eletricidade, é preciso que entenda que em matéria de eletricidade, produção e consumo, os países não são ilhas.
Aproveito p momento para lhe perguntar: Que outra energia consegue produzir em sua casa? Sem cheiro, sem poluição, sem gases, sem prejuízo da sua saúde, do seu ambiente e sem riscos? Que outra energia que pode produzir em casa ou na empresa nos termos que mencionei lhe permite aquecer, arrefecer, cozinhar, aquecer águas, iluminar, força motriz e... o melhor, encher o depósito do pópó?


Contudo, temos um problema muito maior e para o qual não há ainda uma solução nem tão pouco vontade politica ou social para o resolver. Estou a falar da queima de carvão.

Mau! Então até hoje ninguém se lembrou de deixar de queimar carvão? Em Portugal também não? Pensei que sim. Ainda bem que se lembrou.

Este sim é o grande flagelo ambiental, e se na Europa temos a Polónia com uma das maiores minas de carvão a céu aberto activas em todo o mundo (12km x 3km) associada a uma das maiores centrais termoeléctricas de que há registo (a exportar electricidade para boa parte da Europa), no resto do Mundo temos o Continente Africano, grande parte do Sul Americano bem como a China e outros Países Asiáticos a queimar Megatoneladas de carvão por hora, (O Japão já prometeu que vai fechar as minas, só não disse exactamente quando!).
E agora digam lá como vamos convencer estes Países (especialmente os mais pobres e sem acesso a fundos comunitários) a recusar uma fonte de energia barata que é vital para a sobrevivência dos seus Países, para passarem a fazer uso de outra mais limpas mas que não conseguem comprar? Estamos a falar de mais de 70% da população mundial.
Portanto, mesmo que a Europa e os Estados Unidos passassem todos a andar em VE, não faria diferença nenhuma às alterações climáticas. (já pareço um negacionista a falar!!)

Faria diferença sim e não é por alguns não puderem que os outros não fazem, isso não é nada construtivo, então na vizinhança ou no condomínio é letal. :D
70%? Não é verdade, o Acordo de Paris foi assinado por quase todos e está a ser cumprido, Portugal também. Ao contrário de Kyoto que deixava fora de obrigações os países menos desenvolvidos, agora todos estão a fazer o que estava previsto (é verdade que o capitão mor negacionista Sr. Trump quis dar o fora mas já era).
A Polónia está a receber milhões para reduzir carvão, outros na Europa também, em menor escala, está programado, a China está a reduzir até mais que o previsto (coitados apanharam uns sustos sucessivos nos últimos 10 anos), a Índia idem, por isso não encontro 70%.

O setor da energia na Polónia é caracterizado sobretudo pela preponderância maciça do carvão, que em 2019 fornecia 75,4% da produção de energia primária, 43,3% do consumo doméstico total de energia primária (contra 76,5% em 1990) e 73,7% da produção de eletricidade (96 % em 1990),
Para cumprir os seus compromissos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, a Polónia iniciou uma política de desenvolvimento de energias renováveis, nomeadamente biomassa e turbinas eólicas, e (fazendo parte do acordo existente) prepara-se para construir a sua primeira central nuclear.


Mais, ao contrário do que afirma a Polónia não exporta eletricidade, muito menos como afirma e é falso para uma boa parte da Europa, é dependente em todo o tipo de energia do exterior (Gazprom nem pensar  :o) salvo, ainda que Deus nos acuda, o carvão.
Saliento o seu ódio ao carvão, :palmas: também não gosto, é sujo, espero que não seja só porque não é a energia com que trabalha, produz e distribui mas que seja genuíno.



Na minha modesta opinião estamos a assistir a uma guerra de poleiros, como o petróleo deixou de ser viável para sustentar a mobilidade, estão vários grupos de interesse a tentar impor o seu produto. Todos apresentam estudos que lhes são favoráveis, todos fazem uso de propaganda e fomentam a desinformação à sua conveniência.

Não o petróleo não deixou de ser viável, pelo menos financeiramente ou por questão de stocks, está a deixar de ser opção o que é diferente e contrariando lobbies e poderes instalados.
Não pode ser mais opção porque os humanos não suportariam mais, o planeta não suporta mais e muito do mal já é irreversível. Portanto se há poleiro que cai é o da industria petroleira e caramba conhecia algum poleiro no mundo mais forte que este?
Não há, em mobilidade, mais produtos alem de, atualmente os VEs e os fuel cell e não são estes que vieram abanar também o não menos poderoso "poleiro" da industria automóvel? Ainda por cima um dos grandes players foi logo um lunático inteligente que nada tinha a ver com a industria automóvel clássica?
Há por aí muita confusão, talvez mesmo o que já por aqui hoje escrevi, algumas teorias de conspiração, receio de inovação mas nada de admirar da parte de quem perante esta temática afirma que não é preciso fazer nada.


Ainda me lembro de há uns anos atrás andar por aí um grupo de fundamentalistas a berrar que a culpa era das vacas e que tínhamos de nos tornar vegetarianos porque cada vaca consumia não sei quantos litros de agua e produzia não sei que volume de metano...

E depois, como ficou essa história? Alguém foi obrigado a deixar de beber leite ou comer carne de vaca? As vacas produzem metano, são ruminantes, quem quer comer menos carne de vaca que o faça, o balanço até será saudável mas o que é que foi decidido pelos países e pelos governos? Alem dos conselhos médicos algum politico com aconselhamento científico decidiu algo preocupante?


Há dias atrás foi publicado um estudo que dizia que devíamos preferir o vinho à cerveja porque para produzir uma só cerveja eram necessários não sei quantos litros de água.
Isto ele há estudos para todos os gostos...

Li que para produzir um litro de cerveja são precisos algumas dezenas ou centenas de litros de água, não li que aconselhassem a beber vinho, mas quem sabe, lá vai o tempo em que na RTP aconselhavam os bons benfiquistas e todos em geral a beber vinho porque daria de comer a milhões de portugueses e que se lixe as porradas infligidas ás esposas pelos bons chefes de família.
Mas e então o que é que foi decidido, algum "poleiro" nos vai obrigar a deixar a bejeca e insistir no tintol? :D




A verdade crua e nua é que os fabricantes de automóveis se estão a marimbar para estes fundamentalismos. vejam só o ultimo escândalo a envolver os três maiores fabricantes de automóveis da Europa. Podiam reduzir a emissões no imediato com a tecnologia que tinham disponível em não sei quantos por cento mas, juntaram-se e acordaram reduzir parcialmente todos os anos para poderem cumprir as metas impostas pela CE sem terem de investir em investigação (Lá se foi o Pai Natal).

Há o pai natal afinal não era o que vendia VEs ecológicos? É o que vende fósseis mafiados por acordos secretos entre fabricantes que se sentem ameaçados pelos Ves e estão a ser obrigados a fazer batota? E que depois de terem dito e escrito que os VEs nunca seriam parte do seu catálogo e seriam um fracasso, uma moda sem futuro, foram obrigados a recuperar o tempo perdido e a fazer face a uma Nissan que apelidavam de suicidária e a um americano que era um lunático e que está a construir uma giga fábrica bem ao lado das deles?
Quiseram poupar no adblue para venderem mais mas nem é muito relevante, não é como escreves, não reduziam nada de especial e não conseguiriam cumprir com EURO 7.


E os decisores Políticos são outros dos que andam por aí a pregar aos 7 ventos teorias ambientalistas, a fechar refinarias e centrais nucleares para depois investirem em consórcios que vão produzir com recurso a fontes poluentes noutros países.

Quem são eles, Portugueses?  Vão investir noutros países ou outros vem investir cá? Em que energias com recurso a fontes poluentes? Com dinheiro nosso, da Europa, ou start ups, unicórnios que descobriram a pólvora e angariaram capital privado??


Isto é tudo uma ilusão e nós vamos consumir aquilo que nos impingirem, que será o que maiores lucros lhes der.

Não é ilusão, eu não me sinto iludido. Há urgência climática, há urgência Humana e neste caso o lucro não foi a alavanca. As marcas estão a lucrar menos com os VEs que lucravam com os fósseis, algumas venderam a perder no início e ainda perdem com garantias dos primeiros. No "combustível" idem, os produtores, distribuidores e os estados (veremos por quanto tempo) ganham e arrecadam muito menos com a eletricidade (que ainda por cima pode ser auto produzida) que com os combustíveis fósseis.


Agora se querem viver de consciência tranquila façam a vossa parte no plano ambiental e esperem que todos façam o mesmo. Eu já faço a minha parte. Só não vou a correr comprar veiculos eléctricos porque não vale a pena, mesmo aqueles que agora andam a fazer contas todos contentes porque fazem não sei quantos quilómetros com 1€. Não troco a minha liberdade de pegar na mota e arrancar sem andar a fazer contas à autonomia e a traçar trajectos a pensar onde será o próximo posto de abastecimento só para poupar uns euros. Faria-o sim pelo bem do planeta mas, como não beneficia em nada o planeta, não faço. Querem menos emissões? comprem motas e carros de menor CC, andem mais a pé, (não façam como eu que vou ao café no final da rua de mota e a rasgar trapo!)

Não fazes porque não valorizas o ambiente e porque em matéria de motas há atraso e porque como escreves não é preciso fazer nada.
E beneficia sim, o planeta, falo por mim, menos 5 880 litros de gasóleo em menos de quatro com agora três VEs ao serviço e com a contrapartida de eletricidade de substituição a 78% auto produzida.

Experimenta, depois não queres outra coisa.
Concordo consigo!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 20, 2021, 09:37:25, 09:37
Responder #71

ALCLCF

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20/08/2021 (7 meses e 20 dias depois) » 5 deslocações a estações de serviço, uma para 50€ gasolina 98....que 95 ainda fico com água no depósito

Quem não sabe é como quem não vê. "Atraquei" no trabalho com 20%, depois de almoço vai dar mau nome ao "white van man's" com ajuda de 1500W PV's (outro erro ecológico...painéis é no local de trabalho, não em casa onde quase não se passa tempo diurno e só dão borlas a terceiros)

Agosto 20, 2021, 10:59:15, 10:59
Responder #72

2low

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Quem não sabe é como quem não vê. "Atraquei" no trabalho com 20%, depois de almoço vai dar mau nome ao "white van man's" com ajuda de 1500W PV's (outro erro ecológico...painéis é no local de trabalho, não em casa onde quase não se passa tempo diurno e só dão borlas a terceiros)

Aqui cada vez se torna mais complicado de se encontrar gasolina 98...  :'(
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 20, 2021, 11:11:55, 11:11
Responder #73

Cross

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Aqui cada vez se torna mais complicado de se encontrar gasolina 98...  :'(
É porque está barata. Quando estiver mais cara então não vai faltar para vender.

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 20, 2021, 11:24:58, 11:24
Responder #74

Cross

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Quem não sabe é como quem não vê. "Atraquei" no trabalho com 20%, depois de almoço vai dar mau nome ao "white van man's" com ajuda de 1500W PV's (outro erro ecológico...painéis é no local de trabalho, não em casa onde quase não se passa tempo diurno e só dão borlas a terceiros)

Não é no local de trabalho em vez de casa  mas sim adaptar ao perfil de consumo. É 6 paines só por que sim....
Esse sim o maior erro e não é o de dar borlas a terceiros, é a gestão dessa energia de borla quando não faz falta nenhuma na rede que tambem não está preparada e que tem um custo mais elevado do produzir on demand.

Como o povo só entende pelo "bolso" pois o que vai acontecer é que o produtor com painéis que envia para a rede vai pagar pela produção em vez de receber ou dar de borla como indicado nas alturas que não faz falta.
Isto estava para ser implementado já na Austrália porque o problema lá enorme.

Baterias....pois acaba sempre no mesmo quando se fala de renováveis intermitentes.....


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 20, 2021, 11:53:59, 11:53
Responder #75

Lourenço

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Não é no local de trabalho em vez de casa  mas sim adaptar ao perfil de consumo. É 6 paines só por que sim....
Esse sim o maior erro e não é o de dar borlas a terceiros, é a gestão dessa energia de borla quando não faz falta nenhuma na rede que tambem não está preparada e que tem um custo mais elevado do produzir on demand.

Como o povo só entende pelo "bolso" pois o que vai acontecer é que o produtor com painéis que envia para a rede vai pagar pela produção em vez de receber ou dar de borla como indicado nas alturas que não faz falta.
Isto estava para ser implementado já na Austrália porque o problema lá enorme.

Baterias....pois acaba sempre no mesmo quando se fala de renováveis intermitentes.....


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Efetivamente colocar painéis fotovoltaicos só porque sim não é bom, há que identificar o perfil de consumo e do ponto de vista financeiro verificar qual a instalação adequada.

Havendo eventual possibilidade de consumo existem já gestores de excedentes. na empresa tudo o que é produzido é consumido, em casa o gestor de excedentes em trabalho de equipa com um EVSE inteligente  acaba por permitir que pouca produção seja entregue á rede e nem me dei ao trabalho de celebrar contrato para a venda desses excedentes residuais.

Entre os consumos constantes e os "oportunistas", água quente, recarga de um dos veículos ou da scooter, aquecimento ou arrefecimento (jogando com a inércia térmica da construção)  quase não tenho excedentes.

As baterias LFP e em auto construção com um projeto bem estudado, (há exemplos, cada vez mais, com LFPs de 280 Ah), nada de soluções prontas do mercado que ainda são caras, já nos devolvem um kW/h a menos de 0.10€ entre produção, armazenagem e conversão, fazendo os cálculos de forma pessimista e sobre 2/3 dos ciclos esperados.

Se tivesse que pagar por injetar excedentes e com o atual esquema quarto horário então o gestor iria ordenar a "queima" de todos os eventuais excedentes para que não ficasse sujeito a essa obrigação. Compreendo que a injeção pode provocar excessos á rede que a varição de frequência ou de tensão não consigam corrigir dentro de parâmetros aceitáveis
« Última modificação: Agosto 20, 2021, 11:58:49, 11:58 por Lourenço »

Agosto 20, 2021, 15:38:58, 15:38
Responder #76

ALCLCF

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20/08/2021 (7 meses e 20 dias depois) » 5 deslocações a estações de serviço, uma para 50€ gasolina 98....que 95 ainda fico com água no depósito

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Não é no local de trabalho em vez de casa  mas sim adaptar ao perfil de consumo. É 6 paines só por que sim....
Esse sim o maior erro e não é o de dar borlas a terceiros, é a gestão dessa energia de borla quando não faz falta nenhuma na rede que tambem não está preparada e que tem um custo mais elevado do produzir on demand.

Como o povo só entende pelo "bolso" pois o que vai acontecer é que o produtor com painéis que envia para a rede vai pagar pela produção em vez de receber ou dar de borla como indicado nas alturas que não faz falta.
Isto estava para ser implementado já na Austrália porque o problema lá enorme.

Baterias....pois acaba sempre no mesmo quando se fala de renováveis intermitentes.....


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É no local de trabalho onde garantidamente há consumo na maior parte da faixa de produção da solar (excepto fds para quem os tem) sem necessidade de acumular ou desperdiçar

E eram 6 painéis há uns anos » sem burocracia.

Pacífico, que entre CAM, 4 micromotores+aspiradores, VE, AC's, 4 fornos, fundidora, compressor +60L a +6 bar e mais uns apetrechos acho que se vai consumindo qualquer coisa :D

Agosto 26, 2021, 11:30:53, 11:30
Responder #77

Lourenço

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A autonomia de alguns duas rodas elétricos.
Uns possuem sistema de bateria amovível, outros a possibilidade de duplicar a bateria (algumas são ainda muito caras mas já começaram a aparecer propostas mais honestas) sendo que entendo que a autonomia é referida para a opção mais simples.
A ter em conta caso a caso e não referido, a potência de carregamento e tipos de carregadores disponíveis ou em opção, o tipo de bateria (tecnologia ou química que influenciam a densidade e número esperado de ciclos).

https://solomoto.es/la-autonomia-real-de-las-motos-electricas-toda-la-verdad/


Agosto 29, 2021, 10:47:04, 10:47
Responder #78

2low

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Eu uma vez no meu primeiro carro, um Renault Clio 1.2 8v 60cv consegui fazer ~400km com metade do depósito mas garanto que não passei dos 50kmh e consegui ir da Serra da Estrela a Vilar dos Mouros enquanto a minha mulher ia a dormir (foram quase 9h de viagem). O clio era deixa-lo ir e não abusar no acelerador...

Julgo que com andamento idêntico o Renault Zoé seja capaz de ter autonomia parecida...

 8)

nota: sobre a lista de autonomia real, ui... nem sequer 200km quando algumas marcas garantem >200km...
« Última modificação: Agosto 29, 2021, 11:00:48, 11:00 por 2low »
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Agosto 29, 2021, 23:54:45, 23:54
Responder #79

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Agosto 30, 2021, 16:26:51, 16:26
Responder #80

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Enquanto a malta nao vota... deixo aqui este video em tom de campanha eleitoral  ::P:







Este e o primeiro episodio, de certeza que nao terao dificuldade em ir seguindo a saga... esta giro, na minha opiniao tem conversa a mais e sangue a menos  :D
« Última modificação: Agosto 30, 2021, 23:42:59, 23:42 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 30, 2021, 22:36:24, 22:36
Responder #81

2low

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Enquanto a malta nao vota... deixo aqui este video em tom de campanha eleitoral  ::P:








Este e o primeiro episodio, de certeza que nao terao dificuldade em ir seguindo a saga... esta giro, na minha opiniao tem conversa a mais e sangue a menos  :D


Estava a ver que tinha vindo lápis azul... afinal enganaste-te na sintaxe do link... [img] em vez de [youtube]...
Confesso que estava à espera de outra coisa mas este vídeo está bem engraçado...
 :corado:

« Última modificação: Agosto 30, 2021, 22:40:24, 22:40 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 30, 2021, 23:47:13, 23:47
Responder #82

TMXR

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Erro meu!

Obrigado por estares atento e corrigires

Por acaso a C Evo era a única eléctrica que presentemente consideraria comprar e esta versão LR tem os elementos de bateria do i3 e já promete 160 a 180 Km de autonomia


Mas com 16k comprava muita coisa muito melhor   :D como uma Triumph  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 30, 2021, 23:55:13, 23:55
Responder #83

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Erro meu!

Obrigado por estares atento e corrigires

Por acaso a C Evo era a única eléctrica que presentemente consideraria comprar e esta versão LR tem os elementos de bateria do i3 e já promete 160 a 180 Km de autonomia


Mas com 16k comprava muita coisa muito melhor   :D como uma Triumph  :D

O objectivo não é de maneira alguma te corrigir... é fazer com que a malta tenha oportunidade de ver o que querias mostrar...
 :lolol: :convivio:

Sobre "muito melhor" e "Triumph"... a sério?!  :lolol:

Já sei, é na eventualidade de aparecer uma beldade de...

e que lhe coloque a coroa!

 :lolol: :convivio:
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Agosto 31, 2021, 00:50:00, 00:50
Responder #84

TMXR

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Agosto 31, 2021, 21:29:31, 21:29
Responder #85

Pianoman

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Viseu-Maia CC 115-119km/h



por alto, 5€ ida e volta.
Isso é praticamente o consumo da minha NC. 5 euros para fazer 100km.
Ou estás a dizer 5 euros para cerca de 240km?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Setembro 01, 2021, 00:17:42, 00:17
Responder #86

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Julgo que os 5€ serão relativos ao que apresenta o Trip, ou seja...139.2kms.
Significa só a ida, entre Viseu e a Maia.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 01, 2021, 09:46:17, 09:46
Responder #87

ALCLCF

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Viseu-Maia CC 115-119km/h



por alto, 5€ ida e volta.
Isso é praticamente o consumo da minha NC. 5 euros para fazer 100km.
Ou estás a dizer 5 euros para cerca de 240km?

Ida e volta (~280km) e por alto (a contar com carregamento inicial (100%) + no destino (80%, que cravei :D) + PCR Vouzela de ~6min)

Setembro 01, 2021, 11:17:27, 11:17
Responder #88

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ah pronto.
Mas isso são...digamos...€5 de 'batota'.  ;)

A distância percorrida não implicaria somente os 5€. Houve assim, pelo que percebo, uma 'borla' pelo caminho.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Setembro 01, 2021, 11:30:30, 11:30
Responder #89

ALCLCF

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5€ seria o custo total, sem a borla.

~18kWh nominais (100%) » gastos cerca de 15kWh para 139km. A ~0.14450 €/kWh dá ~4.4€ para 280km

Setembro 01, 2021, 11:47:25, 11:47
Responder #90

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Óptimo.  :nice:

Pela explicação anterior tinha ficado com ideia que os 240kms teriam significado os tais 5€ + a borla.

Já agora, esse preço do kWh é bastante bom.

No meu caso e com Galp Energia, é de 0,1547 €/kWh.  :confused:

Tens tarifa bi-horaria, com os correspondentes preços reduzidos nos períodos noturnos e/ou ao fim de semana?
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Setembro 01, 2021, 12:33:21, 12:33
Responder #91

ALCLCF

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Tenho um contrato com a Luzboa que me reduziu bastante a conta em casa.

Não tenho bihorário. Tirando alguma sexta para sábado, todos os carregamentos são no trabalho (despesa directa e com algum bonús de paineis)

Setembro 02, 2021, 13:48:25, 13:48
Responder #92

Pianoman

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5€ seria o custo total, sem a borla.

~18kWh nominais (100%) » gastos cerca de 15kWh para 139km. A ~0.14450 €/kWh dá ~4.4€ para 280km

Assim já "bate certo" com os valores que obtenho em casa.
Gasto 2 a 2,5 euros para fazer 100km.

Bem me parecia! Senão estava quase igual ao gasóleo!
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Setembro 03, 2021, 08:53:03, 08:53
Responder #93

2low

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Recapitulando o titulo do tópico...

Com a recente apresentação da nova scooter eléctrica (de baixo justo custo para as voltinhas locais) da Honda é com grande probabilidade que a curto/médio prazo (2/3 anos máximo) tenha na garagem essa scooter Honda e o outro Honda eléctrico, Honda E.  ::P:



https://motomais.motosport.com.pt/noticias/honda-u-go-a-primeira-eletrica-low-cost-japonesa/

Será agora que finalmente serei cliente Honda!  8)
Estava à espera dos electrodomésticos certos!  ::P:
« Última modificação: Setembro 03, 2021, 08:56:23, 08:56 por 2low »
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Setembro 03, 2021, 12:12:16, 12:12
Responder #94

Cross

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Com a recente apresentação da nova scooter eléctrica (de baixo justo custo para as voltinhas locais) da Honda é com grande probabilidade que a curto/médio prazo (2/3 anos máximo) tenha na garagem essa scooter Honda e o outro Honda eléctrico, Honda E.  ::P:



https://motomais.motosport.com.pt/noticias/honda-u-go-a-primeira-eletrica-low-cost-japonesa/

Será agora que finalmente serei cliente Honda!  8)
Estava à espera dos electrodomésticos certos!  ::P:

Então não era este eletro-moto-domo :) que querias?



Qualquer dia já estás a dizer que "Honda é Honda"  :D :D :D :D :D
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 03, 2021, 17:24:49, 17:24
Responder #95

2low

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Com a recente apresentação da nova scooter eléctrica (de baixo justo custo para as voltinhas locais) da Honda é com grande probabilidade que a curto/médio prazo (2/3 anos máximo) tenha na garagem essa scooter Honda e o outro Honda eléctrico, Honda E.  ::P:



https://motomais.motosport.com.pt/noticias/honda-u-go-a-primeira-eletrica-low-cost-japonesa/

Será agora que finalmente serei cliente Honda!  8)
Estava à espera dos electrodomésticos certos!  ::P:

Então não era este eletro-moto-domo :) que querias?



Qualquer dia já estás a dizer que "Honda é Honda"  :D :D :D :D :D

Cross,

Tenho andado a desenvolver ideias do que pretendo fazer a curto/médio prazo e já quase desisti de comprar duas trotinetes eléctricas que julgava que seria excelente para as voltinhas locais à volta da futura casa e mudei para uma pequena scooter para essas voltinhas, onde se enquadra essa scooter da Honda, a U-GO.
Já o pequeno bolide de tracção a trás, o Honda E, é mais para as voltinhas citadinas/urbanas que não tenha de ir fazer as compras do mês...
Provavelmente ainda vou ter uma carrinha Bi-Turbo Diesel ou equivalente hibrido-gasolina, aqui estou a tentar perceber o que realmente será melhor no meu caso...
E para as voltinhas de moto, essa Speed Triple RS electrica só seria para substituir a minha actual moto...MAS teria de ter uma autonomia de no minimo 400km e perfomances semelhantes ou melhores... pelo que para já, essa Triumph electrica ou outra semelhante ainda poderá estar longe...excepto se for para um velho sonho...de ter uma Energica EGO, onde até já estudei a hipótese de adquirir uma em 2ª mão... mas em troca de mensagens privadas com alguem daqui já me elucidou que as primeiras Energica apesar de terem algumas vantagens têm um problema que pode ser dispendioso de resolver... algo como um fusível no motor... pelo que... terei de esperar que as Energica Ego agora a comercializar cheguem a ter 2/3 anos de uso ou mais para as comprar em 2ª mão...  :lolol: 8)

Mas até lá... a nova Triumph Tiger 1200 (a maldita da poluidora) está qualquer coisa...  :pensador: 8)

Lá está... um plano pessoal para aquisição de viaturas de diversas tipologias a curto/médio/longo prazo... mas sendo um plano pessoal, está a ser devidamente ponderado vários cenários, pelo que mesmo que me digam que "ah mas o outro/a é melhor e tem mais isto ou aquilo" de pouco importa... pois cada um de nós, temos as nossas exigências e necessidades e valores que temos disponivel para dar ou que achamos justo, daí que seja difícil indicar algo que seja consensual para todos como que fosse "a única melhor opção", ou como alguém disse:
"A melhor moto que há é aquela que tenho"
(aplica-se a qualquer um)
 :blush:
« Última modificação: Setembro 03, 2021, 17:43:14, 17:43 por 2low »
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Setembro 03, 2021, 21:23:29, 21:23
Responder #96

Cross

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Estava à espera dos electrodomésticos certos!  ::P:

Então não era este eletro-moto-domo :) que querias?



Qualquer dia já estás a dizer que "Honda é Honda"  :D :D :D :D :D

Cross,

Tenho andado a desenvolver ideias do que pretendo fazer a curto/médio prazo e já quase desisti de comprar duas trotinetes eléctricas que julgava que seria excelente para as voltinhas locais à volta da futura casa e mudei para uma pequena scooter para essas voltinhas, onde se enquadra essa scooter da Honda, a U-GO.
Já o pequeno bolide de tracção a trás, o Honda E, é mais para as voltinhas citadinas/urbanas que não tenha de ir fazer as compras do mês...
Provavelmente ainda vou ter uma carrinha Bi-Turbo Diesel ou equivalente hibrido-gasolina, aqui estou a tentar perceber o que realmente será melhor no meu caso...
E para as voltinhas de moto, essa Speed Triple RS electrica só seria para substituir a minha actual moto...MAS teria de ter uma autonomia de no minimo 400km e perfomances semelhantes ou melhores... pelo que para já, essa Triumph electrica ou outra semelhante ainda poderá estar longe...excepto se for para um velho sonho...de ter uma Energica EGO, onde até já estudei a hipótese de adquirir uma em 2ª mão... mas em troca de mensagens privadas com alguem daqui já me elucidou que as primeiras Energica apesar de terem algumas vantagens têm um problema que pode ser dispendioso de resolver... algo como um fusível no motor... pelo que... terei de esperar que as Energica Ego agora a comercializar cheguem a ter 2/3 anos de uso ou mais para as comprar em 2ª mão...  :lolol: 8)

Mas até lá... a nova Triumph Tiger 1200 (a maldita da poluidora) está qualquer coisa...  :pensador: 8)

Lá está... um plano pessoal para aquisição de viaturas de diversas tipologias a curto/médio/longo prazo... mas sendo um plano pessoal, está a ser devidamente ponderado vários cenários, pelo que mesmo que me digam que "ah mas o outro/a é melhor e tem mais isto ou aquilo" de pouco importa... pois cada um de nós, temos as nossas exigências e necessidades e valores que temos disponivel para dar ou que achamos justo, daí que seja difícil indicar algo que seja consensual para todos como que fosse "a única melhor opção", ou como alguém disse:
"A melhor moto que há é aquela que tenho"
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 :blush:

As vezes somos nós que complicamos demasiado eu que o diga!
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Setembro 20, 2021, 08:16:11, 08:16
Responder #97

Pianoman

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Faz hoje precisamente 7 anos que experimentei pela primeira vez uma moto eléctrica...



Foi uma sensação fantástica e fiquei logo com a ideia de passar para este "mundo" assim que pudesse.
Para já, foi apenas nos carros, mas a moto também está na minha ideia...
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Responder #98

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2low, o problemas que apontas da e energética também acontece com a BMW C Evolution em que a unidade de carregamento dos primeiros anos entrega a vida ao criador, deixando o dono com uma conta de funeral de cerca de 2 mil €

Em muitos países, a BMW trocou as unidades sem dizer nada a ninguém, noutros trocou quando se seu a avaria por um valor simbólico e em outros…. Não assumiu nada e cobra o full price.

A mesma coisa com o motor continental no Zoe, o motor derrete uma parte do enrolamento e a marca assobia para o lado

E a mesma coisa com os I3 Rex de 60 ah cuja caixa de transferência está mal projectada


Tudo isto é natural em novas tecnologias, até aí tudo vem, o problema começa quando a
Marca não assume…

… e continua….  Mas isso já seria outra conversa  ::P: ::P:
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