Autor Tópico: Manutenção da corrente de transmissão  (Lida 45295 vezes)

Setembro 29, 2016, 10:25:47, 10:25
Responder #100

rodrigues

  • Visitante
É um tema muito controverso na medida em que cada um julga que o seu método e o lubrificante usado é o melhor mas estamos a esquecer-nos do material de que é composto o Kit, como sabem, existem diversas qualidades o que dá resultados diferentes como é óbvio.

Só sei que com quase 16000 kms a afinação da corrente ainda está a um terço na zona verde, a continuar assim pela lógica poderá aguentar-se até aos 45 kms o que já não é mau.

Já agora,...não consigo ver a ref. nem a marca do kit montado na minha CB500x, alguém sabe como ver isso ? só tem mencionado 41 dentes na cremalheira.

Setembro 29, 2016, 10:28:44, 10:28
Responder #101

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Rodrigues, posso estar enganado em 99,99%do que digo, mas uma coisa é certa, que no livro de manuteção da HONDA eles recomendam para a corente Valvulina 80W90 e não só noda Honda tb no da Suzuki, claro eu njão coloquei a 80W90 mas a 75W140 que é de uma qualidade superior, aliás éstá entro das melhores 3 valvulinas do mundo.

O kit de origem não tem marca só tem o nº de dentes já a corrente pode ter lá a marca, que geralmente é RK  mas não o modelo, que por norma é o mais barato da RK .

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 10:31:01, 10:31 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 10:36:49, 10:36
Responder #102

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Tens razão dfelix, mas os poucos euros que pode encarecer o uso de produtos dedicados para O-Ring em face do custo mota ou de um possível contencioso com a Suzuki a quem espero nunca tenha necessidade recorrer, justificam claramente o uso de produtos dedicados
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 29, 2016, 10:45:44, 10:45
Responder #103

rodrigues

  • Visitante
O manual indica 80 - 90 mas eu uso o Motorex recomendado pela Motodiana e até agora com bons resultados.

O Kit montado na CB500x poderá não ser dos melhores mas não tem sido mau , aguentou-se bem até agora, com desgaste de 30%
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 10:48:07, 10:48 por rodrigues »

Setembro 29, 2016, 10:48:28, 10:48
Responder #104

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Reduzir o barulho da corrente e da caixa costuma ser o sintoma mais comum...
Já sentir que a moto responde muito  mais rápido ao acelerador é uma capacidade que está acima das capacidades de um bancos de potência. Parabéns!  :D

Mas é verdade que responde  :corrida:  e não é pouco, agora acredite quem quiser...noto isso fácilmente como roda mais livremente quando vou em 6ª. e deixo de acelerar e a velocidade mantém-se, não perde facilmente  como acontecia até então .

Rodrigues sim, já tinha-mos aqui citado o Motorex offroad,  que li  em diversos foruns internacionais  que  é dos melhores .

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 10:53:30, 10:53 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 10:59:52, 10:59
Responder #105

rodrigues

  • Visitante
Citar
Mas é verdade que responde  :corrida:  e não é pouco, agora acredite quem quiser...noto isso fácilmente como roda mais livremente quando vou em 6ª. e deixo de acelerar e a velocidade mantém-se, não perde facilmente  como acontecia até então .

Quando isso acontece é falta de compressão  :lolol:

Eu quando desacelero bruscamente por movimento brusco do pulso devido a irregularidades do piso quase fico em cima do depósito  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Setembro 29, 2016, 11:08:49, 11:08
Responder #106

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Citar
Quando isso acontece é falta de compressão  :lolol:
Eu quando desacelero bruscamente por movimento brusco do pulso devido a irregularidades do piso quase fico em cima do depósito  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Neste caso é falta de compressão na corrente ou no sistema de transmissão  :corrida:  :lolol: :lolol:

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 11:13:58, 11:13
Responder #107

rodrigues

  • Visitante
Citar
Quando isso acontece é falta de compressão  :lolol:
Eu quando desacelero bruscamente por movimento brusco do pulso devido a irregularidades do piso quase fico em cima do depósito  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Neste caso é falta de compressão na corrente ou no sistema de transmissão  :corrida:  :lolol: :lolol:

 :convivio:



Vicente, eu sei que sabes que uma das formas de medir se a compressão está em condições é quando desaceleramos, numa descida por exemplo com a mudança engatada o motor não aguenta a inércia e a mota embala está nas couves.

Claro que não é o teu caso pois a mota ainda é nova mas,...

Setembro 29, 2016, 11:28:11, 11:28
Responder #108

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
É um tema muito controverso na medida em que cada um julga que o seu método e o lubrificante usado é o melhor mas estamos a esquecer-nos do material de que é composto o Kit,

Podemos julgar que o método não é o melhor... mas eficiente face ao custo.
Podemos julgar que o lubrificante usado não é o melhor... mas com uma boa relação custo/benificio/salpicos

No meu caso, considerando a duração dos kit que troquei opto por não mexer na equipa.

Só sei que com quase 16000 kms a afinação da corrente ainda está a um terço na zona verde, a continuar assim pela lógica poderá aguentar-se até aos 45 kms o que já não é mau.

O que é isso da zona verde?
É que 16.000kms para a maioria das motos não chega ao periodo entre duas revisões "normais".
Uma duração de 45.000km parece-me muito pouco. Sobretudo recorrendo a produtos e lubrificantes xpto que apregoam ser maravilhosos...

...eles recomendam para a corente Valvulina 80W90 e não só noda Honda tb no da Suzuki, claro eu njão coloquei a 80W90 mas a 75W140 que é de uma qualidade superior, aliás éstá entro das melhores 3 valvulinas do mundo.

Tens a certeza que o manual recomenda lubrificantes com tipo de aplicação e sobretudo essas viscosidades?

Numa pesquisa rápida não encontrei o manual da tua Integra, apenas o da NC700X que não deve ser muito diferente... e apenas faz referencia a spray compatível com o-rings.
O que costuma ser habitual.



É que os sprays costumam ter na sua composição um "alcool" não solvente para que durante a aplicação seja mais liquido.
Desta forma penetra de forma mais eficiente através dos o-rings.
E sendo esse "alcool" bastante volátil, acaba por evaporar ficando no final apenas o lubrificante no sitio certo.

Para andar a empasta a corrente, mais vale instalar um scottoiler e mesmo esses usam viscosidades baixas.

75W90 é o que a bmw usa para lubrificar a transmissão... mas por veio!   :)




« Última modificação: Setembro 29, 2016, 11:29:52, 11:29 por dfelix »

Setembro 29, 2016, 11:42:00, 11:42
Responder #109

rodrigues

  • Visitante
Citar
O que é isso da zona verde?
É que 16.000kms para a maioria das motos não chega ao periodo entre duas revisões "normais".
Uma duração de 45.000km parece-me muito pouco. Sobretudo recorrendo a produtos e lubrificantes xpto que apregoam ser maravilhosos...

Como disse atrás, por melhores que sejam os lubrificantes depende da qualidade do Kit, desconheço em que escala se enquadra o da minha CB500x se não é dos melhores já considero bom se fizer 46000 kms.

Zona verde, foto do meu DB


Setembro 29, 2016, 11:45:40, 11:45
Responder #110

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica


Rodrigues, posso estar enganado em 99,99%do que digo, mas uma coisa é certa, que no livro de manuteção da HONDA eles recomendam para a corente Valvulina 80W90 e não só noda Honda tb no da Suzuki, claro eu njão coloquei a 80W90 mas a 75W140 que é de uma qualidade superior, aliás éstá entro das melhores 3 valvulinas do mundo.

Queixas-te que a corrente é um sistema chato porque suja tudo pois ao usares valvolina não é de admirar que assim aconteça. Pode ter propriedades lubrificantes superiores aos sprays mas não tem a mesma capacidade de agarrar à corrente nem de perto nem de longe.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 29, 2016, 11:55:40, 11:55
Responder #111

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Como disse atrás, por melhores que sejam os lubrificantes depende da qualidade do Kit, desconheço em que escala se enquadra o da minha CB500x se não é dos melhores já considero bom se fizer 46000 kms.

Os kits oem da Honda não costumam ser maus.

Zona verde, foto do meu DB

Não será a folga da corrente?

É normal nos primeiros milhares de quilómetros a corrente "alargar" um pouco. Mas nada significativo.
Tal como é comum um kit  "gripar" um ou vários elos elos da corrente sem que exista desgaste significativo no pinhão e cremalheira.
Há casos em que é pinhão a ficar com os dentes revirados antes que corrente e cremalheira evidenciem fadiga.

Acho estranho tirar conclusões sobre o kit a partir da folga da corrente...


Setembro 29, 2016, 12:02:58, 12:02
Responder #112

rodrigues

  • Visitante
Como disse atrás, por melhores que sejam os lubrificantes depende da qualidade do Kit, desconheço em que escala se enquadra o da minha CB500x se não é dos melhores já considero bom se fizer 46000 kms.

Os kits oem da Honda não costumam ser maus.

Zona verde, foto do meu DB

Não será a folga da corrente?

É normal nos primeiros milhares de quilómetros a corrente "alargar" um pouco. Mas nada significativo.
Tal como é comum um kit  "gripar" um ou vários elos elos da corrente sem que exista desgaste significativo no pinhão e cremalheira.
Há casos em que é pinhão a ficar com os dentes revirados antes que corrente e cremalheira evidenciem fadiga.

Acho estranho tirar conclusões sobre o kit a partir da folga da corrente...

Claro que só a folga não é sinónimo de desgaste, eu verifico sempre os restantes componentes com atenção elo a elo e dente a dente, até agora nada de anormal.

A marcação na zona verde foi depois de eu ter afinado após os 15337 kms.

Tenho o cuidado de verificar todos os componentes

Foto do meu DB

« Última modificação: Setembro 29, 2016, 12:06:52, 12:06 por rodrigues »

Setembro 29, 2016, 12:18:16, 12:18
Responder #113

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Pode ter propriedades lubrificantes superiores aos sprays mas não tem a mesma capacidade de agarrar à corrente nem de perto nem de longe.

Os o-rings funcionam como vedantes.



O objectivo é que o lubrificante entre lá para dentro e se mantenha o máximo de tempo possível...

Um lubrificante de alta viscosidade como as valvulinas referidas até pode "agarrar bem" e lubrificar maravilhosamente lá dentro... se conseguir lá chegar!
Alguma quantidade chegará por capilaridade. Mas boa parte ficará a empastar a corrente e acabará por saltar.

Um lubrificante de menor viscosidade como os utilizados nos motores consegue isso mais facilmente.
Mas também saltará com mais facilidade... um dos grades problemas do scottoiler.

O ideal seria combinar o melhor de dois mundos.
Algo com baixa viscosidade e maior fluidez na aplicação. E maior viscosidade e baixa fluidez na utilização.
O spray acaba por conseguir isto com maior facilidade.

Depois há o marketing em torno dos aditivos...
Uns apregoam utilizar teflon, outros partículas cerâmicas, etc...

Curiosamente praticamente desapareceu do mercado os lubrificantes no formato de "ceras" e "massas" que há uns anos eram extremamente populares por não salpicar...mas que também não lubrificavam nada!


A marcação na zona verde foi depois de eu ter afinado após os 15337 kms.

Diria que o verde significa que a folga está OK. Apenas isso.
E 15K só significa que está a acabar a rodagem...

Ainda assim uma verificação dessas nos primeiros tempos é sempre útil.
Em 2004 tive um problema com uma moto que comprei nova e cujo pinhão de ataque saltou em andamento alguns meses depois.
Aparentemente não foi montada com o freio... Na fábrica esqueceram-se...



Setembro 29, 2016, 13:40:16, 13:40
Responder #114

rodrigues

  • Visitante
A imagem tem um X-ring e não um O-ring






A folga da corrente é proporcional à longevidade do conjunto, pelo menos na CB500x porque tem limite de afinação, e quando esse limite é atingido a folga da corrente não deverá ir além dos 60 mm aconselhado pela marca, além desta medida corre o risco de saltar dentes e sair fora originando acidentes graves.

Afinei muitas motas quando era muuuuuiiiito mais novo e lembro-me de algumas serem afinadas quase até saltar o eixo fora, nessa altura duravam até partir.

Algumas nem lubrificante tinham, não havia net nem fóruns para aprenderem alguma coisa, era só meter gasosa e  :bejeca:

Setembro 29, 2016, 13:42:04, 13:42
Responder #115

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
DFelix
No manual online já confirmei é Spray,  mas no meu manual ( livrinho) que acompanha a moto recomenda vavolina 80W90

 :convivio:
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 14:34:47, 14:34 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 14:02:46, 14:02
Responder #116

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A imagem tem um X-ring e não um O-ring

Só muda o formato da borracha.
O mecanismo e principio de funcionamento é exectamente o mesmo.

A folga da corrente é proporcional à longevidade do conjunto, pelo menos na CB500x porque tem limite de afinação, e quando esse limite é atingido a folga da corrente não deverá ir além dos 60 mm aconselhado pela marca, além desta medida corre o risco de saltar dentes e sair fora originando acidentes graves.

A folga da corrente não tem que ser proporcional à longevidade do conjunto.

É normal a corrente por desgaste ceder um pouco.
Já o desgaste do pinhão e cremalheira dá-se na parte lateral do dente o que cria folga na forma como encaixam entre os elos. A influencia no resto do conjunto é reduzida.

Já os sintomas de uma corrente "gripada" normalmente são o oposto.
A corrente tende a parecer esticada porque por muito bem lubrificada que esteja os elos ficam rígidos e presos.

Mais ou menos assim:



O que costuma acontecer nestes casos é que o kit passa a ter um comportamento meio... bipolar.
Tão depressa a corrente parece normal como demasiado esticada.


No manual online já confirmei é Spray,  mas no meu manual ( livrinho) que acompanha a moto recomenda vavolina 80W90

Não é suposto o manual online ser uma versão pdf do manual impresso?

« Última modificação: Setembro 29, 2016, 14:06:32, 14:06 por dfelix »

Setembro 29, 2016, 14:38:28, 14:38
Responder #117

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
DFelix,  se é suposto ou não, não sei, mas amanhã vou á procura do livro e transcrevo para aqui o que lá está escrito e o nº da página  :ok: .

Eu mergulho a corrente na totalidade dentro da vavolina

 :convivio:
 
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 14:49:35, 14:49 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 15:21:41, 15:21
Responder #118

rodrigues

  • Visitante
A corrente da minha CB é a 520VO da D.I.D.

Se alguém tiver conhecimento da sua qualidade agradeço que se manifeste

http://didchain.com/standardChains.html

Setembro 29, 2016, 15:32:23, 15:32
Responder #119

rodrigues

  • Visitante

Setembro 29, 2016, 15:43:54, 15:43
Responder #120

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
A corrente da minha CB é a 520VO da D.I.D.

Se alguém tiver conhecimento da sua qualidade agradeço que se manifeste

http://didchain.com/standardChains.html

Penso que a RK-VO  é uma corrente de entrada de gama da RK, pelo que analisei mas foi pouco na página da RK tens a VX2 que é de qualidade superior, digo eu ... não sei.

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 15:50:18, 15:50
Responder #121

rodrigues

  • Visitante
A corrente da minha CB é a 520VO da D.I.D.

Se alguém tiver conhecimento da sua qualidade agradeço que se manifeste

http://didchain.com/standardChains.html

Penso que a RK-VO  é uma corrente de entrada de gama da RK, pelo que analisei mas foi pouco na página da RK tens a VX2 que é de qualidade superior, digo eu ... não sei.

 :convivio:

Qual a melhor, D.I.D ou RK ?

Setembro 29, 2016, 16:02:04, 16:02
Responder #122

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Qual a melhor, D.I.D ou RK ?

Eu coloquei RK ,  penso que a fábrica seja  a mesma, mas já ouvi dizer que as D.I.D são melhores,  em conversa com o meu amigo mecânico da Motorway o Tozé ele disse-me que são iguais dentro da mesma gama .

 :convivio:
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 16:06:13, 16:06 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 17:27:35, 17:27
Responder #123

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eu coloquei RK ,  penso que a fábrica seja  a mesma, mas já ouvi dizer que as D.I.D são melhores,  em conversa com o meu amigo mecânico da Motorway o Tozé ele disse-me que são iguais dentro da mesma gama .

Vamos recapitular... para ver se entendi:

O teu "relógio suiço" que de "problemas com 24.000 kms é zero" (ignorando bateria e o amortecedor do banco) ficou com transmissão "nas couves" aos 11,000 kms.

(menos que o intervalo de revisão de algumas marcas)

Portanto a solução foi passar a usar na corrente o mesmo lubrificante que a VFR usa no cardã?
O que é um problema... porque salpica?


 :)

Setembro 29, 2016, 17:40:57, 17:40
Responder #124

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Vamos recapitular... para ver se entendi:

O teu "relógio suiço" que de "problemas com 24.000 kms é zero" (ignorando bateria e o amortecedor do banco) ficou com transmissão "nas couves" aos 11,000 kms.

(menos que o intervalo de revisão de algumas marcas)

Portanto a solução foi passar a usar na corrente o mesmo lubrificante que a VFR usa no cardã?
O que é um problema... porque salpica?


 :)

Tens razão, quando acabei de escrever pensei, esqueceu-me de mencionar a porcaria da transmissão, que se fosse agora a saber o que sei, porque já foram mudados alguns kits ao abrigo da garantia, tinha reclamado e aguardava a resposta.

Eu não deixei de usar o Motul C4 ele é que acabou e eu tinha aqui vavolina Motul e lembrei-me do que estava escrito no livro, então como não tinha mais nada coloquei vavolina e até agora estou satisfeito o único senão é salpicar, mas isso tb o Motul C4 salpicava e era mais dificil de sair.

Qual é a dúvida que eu ainda não percebi.

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 29, 2016, 18:30:35, 18:30
Responder #125

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Conforme prometi,   em relação ao,  MANUAL DO UTILIZDOR, página nº. 62 diz o seguinte:


..................Lubrificante recomendado

-Lubrificante para correntes de transmissão concebido especialmente para correntes com O-rings. Se não estiver disponível, utilize óleo para engrenagens (valvulina) SAE 80 ou 90 .


Foi o meu caso, não tinha cão cacei com gato  :lolol: :lolol: :lolol:

 :convivio:
« Última modificação: Setembro 29, 2016, 18:31:47, 18:31 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 30, 2016, 01:26:17, 01:26
Responder #126

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Qual é a dúvida que eu ainda não percebi.

Como me inscrevi no fórum estava já o tópico a meio... estava a tentar perceber a lógica.  :)

É muito estranho esses defeitos no kit de transmissão...
É do tipo de componentes que, de tão básicos que são, nunca "avariam"!

Honestamente, usar valvulina só mesmo para desenrascar caso não tivesse mais nada.

Há lubrificantes excelentes no mercado.
Dos que já experimentei, o que mais gostei foi o da Fuchs Silkolene. Suja pouco e tem uma enorme durabilidade até mesmo à chuva.
Só que é caro. E a ultima vez que precisei não o encontrei em lado nenhum.

A minha solução de desenrasque costuama ser o da Galp.
É bastante razoável. Barato. Só que salpica imenso.

Setembro 30, 2016, 01:49:32, 01:49
Responder #127

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Dos que já experimentei, o que mais gostei foi o da Fuchs Silkolene. Suja pouco e tem uma enorme durabilidade até mesmo à chuva.
Só que é caro. E a ultima vez que precisei não o encontrei em lado nenhum.
É exactamente esse que estou a usar!
Comprei na Norauto (Aveiro)

Setembro 30, 2016, 09:06:36, 09:06
Responder #128

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Qual é a dúvida que eu ainda não percebi.

Como me inscrevi no fórum estava já o tópico a meio... estava a tentar perceber a lógica.  :)

É muito estranho esses defeitos no kit de transmissão...
É do tipo de componentes que, de tão básicos que são, nunca "avariam"!

Honestamente, usar valvulina só mesmo para desenrascar caso não tivesse mais nada.

Há lubrificantes excelentes no mercado.
Dos que já experimentei, o que mais gostei foi o da Fuchs Silkolene. Suja pouco e tem uma enorme durabilidade até mesmo à chuva.
Só que é caro. E a ultima vez que precisei não o encontrei em lado nenhum.

A minha solução de desenrasque costuama ser o da Galp.
É bastante razoável. Barato. Só que salpica imenso.

Boas, o Kit de transmissão de origem sempre apliquei Motul C4 , até aos 23.000 quando foi substituido , mas já ovalizado desde os 11.000 kms. porque alguns kit`s deram problemas ou seja são fracos para um motor 750cc. e foram substituidos ao abrigo das garantias .

A valvulina só começei a aplicar á duas semanas atrás, porque tinha acabado o Motul C4 e porque li no livro que poderia aplicar valvulina 80 ou 90, conforme eu descrevi no comentário anterior e para já os resultados são positivos, vamos ver

Eu pesquisei e mais uma vez dou o meu contributo para quem desejar adquirir esse Fuchs, http://texoleo.com/product/fuchs-silkolene-chain-lube-500ml , penso que seja este a que se refere Dfelix , é barato e talvez ainda o experimente .

DFelix dizes que é caro o Fuchs/Sikolene  6,45 euros,  mas o que eu usei nestes 23.000 kms. o C4 da Motul é muito mais caro são 14,54 euros, conforme está aqui, http://texoleo.com/product/motul-c4-chain-lube-fl-400ml

 :convivio:   
« Última modificação: Setembro 30, 2016, 14:11:39, 14:11 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 30, 2016, 13:54:11, 13:54
Responder #129

Morgas

  • Visitante



Cá em casa sempre foi assim e já conta com mais de 20K,



limpeza da corrente (2K em 2K)com Glicerina




lubrificação da mesma com Motorex





Resultado








Setembro 30, 2016, 20:42:55, 20:42
Responder #130

rodrigues

  • Visitante



Cá em casa sempre foi assim e já conta com mais de 20K,



limpeza da corrente (2K em 2K)com Glicerina




lubrificação da mesma com Motorex





Resultado


Continuam com dúvidas?

Motorex pois claro.  :palmas:

Setembro 30, 2016, 23:45:48, 23:45
Responder #131

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Pelo que tenho lido acho que existem gostos diferentes para prestações muito parecidas, as diferenças que são óbvias é entre produtos que são amigos dos O-Ring e os que o não são, e entre os Lube e os Wax, dentro de cada uma destas gamas as diferenças parecem pouco relevantes ( mais viscosidade, mais sujidade do pneu, etc).
Preocupo-me menos com o produto de limpeza (desde que seja compatível com os O-Ring) podendo mesmo comprar marca branca (ou mais barata), já para a lubrificação prefiro um produto de marca, uso o Motul C4.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 01, 2016, 00:06:49, 00:06
Responder #132

omcj

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 41
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600N
  • Localidade: Queluz
Pois eu para a lubrificação da corrente não quero outra coisa senão isto

http://www.putoline.com/en/catalogue/product/758/tech-chain/1766/

Não salpica absolutamente nada para a gente ou para o pneu e por incrivel que pareça foi-me recomendado por uma concessionária da Honda  :nice:

Outubro 01, 2016, 00:53:37, 00:53
Responder #133

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Boas
Eu uso o Fuchs Sikolene Titanium Dri Gel, que deixa uma camada branca a toda a volta da corrente. E não o Fuchs Silkolene Chain Lube.



Entre todos estes tipos de lubrificantes a grande diferença é a incorporação de PTFE's ou não. Existem uns também, que são a base de óleo 100% sintético e outro semi-sintético.

Os preços são na media à volta de 6-7 Euros para os só óleos em que os quais podem ser 100& sintéticos (tipo racing) ou não e os com aditivos PTFE's que estão na moda, por volta do dobro 15 Euros. Fusch Dri GEl, Motorex, Puntoline, etc... A Motul atira-se um pouco para cima em termos de preços também até na gama mais baixa... mas porque tem um nome a defender...etc...

Portanto na minha opinião, dentro desta gama com ou sem PTFE's desde que sejam específicos para correntes não se pode escolher mal. Produtos de aplicação/lubrificação/limpeza geral (WD40 genérico, Bala, etc....) pode sempre existir algum componente que seja nocivos para determinadas correntes.

boas curvas



 
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 01, 2016, 10:41:34, 10:41
Responder #134

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Pois eu para a lubrificação da corrente não quero outra coisa senão isto

http://www.putoline.com/en/catalogue/product/758/tech-chain/1766/

Não salpica absolutamente nada para a gente ou para o pneu e por incrivel que pareça foi-me recomendado por uma concessionária da Honda  :nice:

Eu também tenho usado esse e não quero outro (foi -me oferecido no stand em que comprei a V-strom)

Antes usava  o do Faher
http://www.faher.pt/products/GRA-Massa-Especial-Anti-fric%C3%A7%C3%A3o-Spray-Aerossol-400ml.html
também gosto bastante mas o putoline  :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Outubro 01, 2016, 11:59:35, 11:59
Responder #135

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Atenção que qualquer spray só deve ser aplicado na parte interior da corrente e nunca no exterior.

João   :scooter: :scooter:

Outubro 02, 2016, 09:15:30, 09:15
Responder #136

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Putonline parece-me um produto vendido pelo Zezé dos Algarves :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 02, 2016, 10:07:35, 10:07
Responder #137

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco

Boas
Eu uso o Fuchs Sikolene Titanium Dri Gel, que deixa uma camada branca a toda a volta da corrente. E não o Fuchs Silkolene Chain Lube.




Também uso o Dri Gel e é o que tenho colocado actualmente.
Também tenho, em formato de viagem para andar na top case, um da Yamahalub e ainda um da WD40 (pequenino) que me deram na concentração de faro, que ainda não experimentei.

Outubro 20, 2016, 14:49:06, 14:49
Responder #138

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, venho aqui deixar este link, penso que possa interessar a muitos companheiros, existe aqui muita informação importante,

http://pardo.net/bike/pic/fail-004/000.html#chain-wear-examples

e este tb é importante,  https://www.louis.eu/artikel/kettenmax-louis-edition-chain-clean-lube-device/10003114


 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Outubro 20, 2016, 14:51:39, 14:51 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 20, 2016, 20:00:20, 20:00
Responder #139

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Ontem lavei pela primeira vez a corrente da Suzuki, limpeza com um produto "branco" Arbo Chain Cleaner que se encontra na Norauto ou Jumbo, entre outras superfícies e que se anuncia como compatível com O-ring. Depois uma lavagem com agua e detergente neutro ( em ambas as ações de limpeza usei uma escova comprada no ebay que permite limpar três lados da corrente simultaneamente) e por fim lubrificante Motul C4.
Para fazer isto tudo um cavalete e bobins

Está como nova ( mal seria se não estivesse aos 1.500 km  ::P: )


foto após lavagem e antes de lubrificante
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 21, 2016, 09:42:33, 09:42
Responder #140

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,

http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml

DFelix , está aqui o que duvidavas,

Neste link podem ler com tradução ou sem, como uma corrente mais limpa e bem  lubrificada, coloca mais potencia para a roda e suavidade na cx. seja ela DCT ou não, pois é o que a valvulina 75W140 que eu estou a utilizar faz.

https://www.louis.de/en/artikel/kettenmax-louis-edition-chain-clean-lube-device/10003114?list=232441440&filter_article_number=10003114

 :bandeiraportugal:



 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 21, 2016, 10:15:03, 10:15
Responder #141

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica


Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,

http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml

Eles recomendam óleo mineral ou lubrificante em spray no 1° parágrafo  depois disso só falam em lubrificante em spray. Logo, parece-me que o ênfase não é dado ao óleo.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Outubro 21, 2016, 10:34:26, 10:34
Responder #142

rodrigues

  • Visitante
http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml

Este Link mostra precisamente o que eu faço, só a lavo caso veja que está mesmo suja, normalmente retiro um pouco de massa e esfrego entre os dedo e se sentir sujidade como grãos de areia lavo caso contrário lubrificação a cada 1000 kms e toca a andar.

Lavo com jato de água a baixa pressão ( aqueles  pulverizadores que têm bomba de pressão manual ) e seco também com ar comprimido mas a dois palmos de distância

Escova de pelo comprido e macio ou escovas de dentes mas já muito usadas.

Até agora tem dado resultado

Outubro 21, 2016, 12:40:58, 12:40
Responder #143

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,

http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml

Eles recomendam óleo mineral ou lubrificante em spray no 1° parágrafo  depois disso só falam em lubrificante em spray. Logo, parece-me que o ênfase não é dado ao óleo.


Boas, 80W90 é valvulina e esta é mineral, se fosse sintética seria uma 75W90, deixo aqui o que lá está escrito,

Use SAE 80-90 mineral oil or motorcycle chain specific lubricant safe for O-Rings.

  1   Brush the chain with oil over its entire length, both inside and outside.

  2   After some time, wipe away the excessive lubricant with a clean rag.


 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 21, 2016, 12:48:08, 12:48
Responder #144

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica


Boas, mais uma marca a aconselhar a valvulina 80W90, conforme podem ler,

http://www.reginachain.it/eng/use_and_maintenance/how_to03.shtml

Eles recomendam óleo mineral ou lubrificante em spray no 1° parágrafo  depois disso só falam em lubrificante em spray. Logo, parece-me que o ênfase não é dado ao óleo.


Boas, 80W90 é valvulina e esta é mineral, se fosse sintética seria uma 75W90, deixo aqui o que lá está escrito,

Use SAE 80-90 mineral oil or motorcycle chain specific lubricant safe for O-Rings.

  1   Brush the chain with oil over its entire length, both inside and outside.

  2   After some time, wipe away the excessive lubricant with a clean rag.


 :convivio:
Eu não disse que óleo mineral não era valvolina. Valvolina é apenas óleo da caixa de velocidades e podes utilizá-lo para lubrificar as correntes, claro. Foi o que sempre se usou desde tempos primordiais.
A questão é que as correntes dos tempos primordiais não tinham o-rings (ou x-rings como julgo ser o caso da tua) e, por isso, acho que hoje em dia não será tão eficaz como os produtos específicos (vulgo sprays) que são desenvolvidos, como o termo diz, especificamente para esta função. Tanto assim é que no link que deste o 2° método recomendado é precisamente o do spray.

Abraço.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Outubro 21, 2016, 13:00:39, 13:00
Responder #145

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Pois Nuno eu tb sei isso, mas na prática com o Spray da Motul o C4 que eu utilizei mais de 4ou 5 latas, quando o produto seca a corrente fica mais presa, do que o sistema que estou a usar da valvulina 75W140 que a corrente fica muito mais solta e deixa passar mais potencia á roda, eu sinto , até a rodares a roda com o sapato tu notas a diferença, eu compreendo que eles queiram vender os Sprays.

A cx. que eu comprei ontem é mesmo boa para colocar a valvulina para fazer uma melhor distribuição até chegar aos orings .

Vou continuar a usar este sistema da valvulina  até ver.....

Produto de Limpeza, por exemplo Querosene , onde se compra ??? Alguém sabe ? 

Abraço Nuno  :ok:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 21, 2016, 15:04:10, 15:04
Responder #146

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.

João  :scooter: :scooter:

Outubro 21, 2016, 16:08:14, 16:08
Responder #147

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.

João  :scooter: :scooter:

Boas João,o AKY  não tem

Cumprimentos João santos

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 21, 2016, 17:00:40, 17:00
Responder #148

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.

João  :scooter: :scooter:
No aki tem, foi onde comprei a querosene ou então numa loja dos chinos tb têm, cumprimentos

Enviado do meu Power através de Tapatalk


Outubro 21, 2016, 17:28:53, 17:28
Responder #149

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Numa boa Drogaria ou Aky e no Leroy Merlin.

João  :scooter: :scooter:
No aki tem, foi onde comprei a querosene ou então numa loja dos chinos tb têm, cumprimentos

Enviado do meu Power através de Tapatalk

Qual AKY ??? No de Loures não tem .

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------