marioj bem vindo.Da minha experiencia:Também não tinha "limitações" relativamente à carta quando decidi comprar uma mota para o dia-a-dia.Também como tu tive duvidas, o que comprar, que cilindrada, até quanto (€€€), etc. etc. Como a mota era para andar dentro de Lisboa e arredores comecei a equacionar uma scooter/maxiscooter e como era para andar em algumas vias rápidas e com pendura, optei por uma 300cc20 anos depois de ter tirado a carta de condução regressei às duas rodas com uma 300cc (pesadota e com alguma potência q.b). Foi rápida a adaptação, mas mais difícil gerir a mesma no trânsito citadino.Qual foi o principal atributo que lhe reconheci logo?Chegar bem com os pés ao chão.E antes de te decidires por 125cc ou superior, pensa no seguinte:Como é que no dia-a-dia a mota me vai servir?1 - Chego bem com os pés ao chão? Manobrar ou parar rapidamente e em equilíbrio porque um carro se atravessou ou travou de repente e conseguir colocar os pés no chão é extremamente importante. Também em manobras entre carros num estacionamento ou num parque subterrâneo para não escorregar, mantendo o equilibro é igualmente importante.2 - Tem ABS? Para mim extremamente importante quando se equacionam motas antigas. Já que falamos em motas "antigas" o estado dos pneus, travões, assistência em dia, etc. etc. devem ser tidos em consideração.3 - Como será para usar todos os dias irei andar em vias rápidas ou apenas em estradas? Contará aqui a cilindrada da mesma, pois uma coisa é ir a 100 numa 125cc outra coisa é ir a 100 numa 250cc/300cc.4 - Porque falei em assistência. Os períodos de manutenção são importantíssimos nas "pequenas" cilindradas e no modelo/marca de mota. Se prevês andar muitos kms, a revisão da mota chegará mais depressa. De que vale poupar na aquisição quando tens que fazer paragens para manutenção, por exemplo de 6 mil em 6 mil kms?5 - Para o orçamento que apresentas, contemplas o equipamento? Apesar de ser possível adquirir equipamento "barato", o uso diário irá desgastar o equipamento menos "preparado" e poderás entrar em despesa mais cedo. Não esquecer que quanto mais andas mais probabilidades tens de cair, assim equipa-te sempre para cair.Prepara-te para o pior e espera o melhor. Condução preventiva, sair cedo de casa para chegar cedo ao trabalho sem ter que ir a arriscar no caminho só porque podemos optar por filtrar por filas.6 - Experimenta, experimenta e experimenta. O facto de eu te indicar a marca A ou B, poderás gostar sempre da C.Compra o que gostas e o que podes tendo em atenção que a compra não se esgota no dia em que trazes a mota para casa mas durante o tempo em que iras fazer as tuas manutenções, logo será sempre importante seguir alguns indicadores:a) Comprar marcas com alguns anos no mercado e com uma boa assistência. Em Lisboa não deve ser difícil encontrar feedbacks sobre representantes oficiais de diversas marcas/fabricantes.b) Se a marca/modelo for novo no mercado de uma marca não muito conhecida, o stand/oficina deve te inspirar confiança suficiente para te garantir uma boa assistência;c) Não existem más motas (existem sim mas...) mas sim maus donos ou más assistências em oficinas;d) Lembra-te que não compras só a mota mas sim um relacionamento comercial por muitos anos e isso às vezes é mais importante do que uma mota xpto.Boas escolhas.
Assim que acabar de tirar a carta A gostaria de comprar a minha primeira mota. A minha ideia inicial era ir para uma scooter 125 mas já que tenho a carta para motos melhores não sei se esta sera a melhor opção e por isso venho pedir a vossa ajuda.
Só equacionas sem financiamento?Pessoalmente admito que também não compro a crédito, mas não deixo de ver vantagens e inclusivamente é bom frisar que aparecem algumas campanhas atractivas quando se usa financiamento.Uma Kawasaki X-300 Versys, com o seu bicilindrico de 296cc e uns apreciáveis 39,3cv, creio que poderiam ser uma opção nessa modalidade. Bem sei que o preço em nova é elevado, mas recorrendo a um produto finaceiro, a coisa não criava tanto impacto imediato. Não sei se existem usadas, mas essa X-300 Versys está entre os poucos modelos até 500cc, de aspecto Adventure, que realmente me atraem.
Após uma análise do mercado de usados estou cada vez mais desiludido:Encontrei estes modelos:benelli bn 302 a 3500 - https://www.standvirtual.com/anuncio/benelli-bn-302-abs-ID8P4tlj.html - demasiado caro para a mota em questãohonda cbf 600 a 3900 mas num stand de automóveis https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-cbf-600-ID8P22qw.htmlhonda cb500f a 3900 mas a cor é horrivel senão ainda fazia o esforço - https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-cb-500-f-35-kw-ID8P5kMS.html - foi vendidaSuzuki gs 500 a 2450 mas o stand fica algo longe https://www.custojusto.pt/faro/veiculos/motos/mota-de-estrada/suzuki-gs500-2003-34048825benelli bn251 a 2700 https://www.custojusto.pt/porto/veiculos/motos/mota-de-estrada/benelli-bn251-34164970benelli bn302 a 3300 mas o stand fica longe https://www.custojusto.pt/coimbra/veiculos/motos/mota-de-estrada/benelli-bn-302-abs-34221449Será esta uma má altura para comprar mota usada ou isto anda sempre assim? Entrei em contacto com alguns stands e a maioria não deixa fazer o test-drive porque as motas não têm seguro isto é comum?
Desde que te dêem garantia normal de 1 ano, tens duas boas motos (assim estejam elas em boas condições).Será mais divertida esta Suzuki, terás maior protecção aerodinâmica na Honda.E independentemente da revisão que digam que fizeram, será sempre um descanso fazeres tu uma boa revisão. Sendo que onde fores com a moto conseguem ver se o óleo é novo, filtros, etc e tal, e assim escusas de trocar. Mas fica-se mais descansado!
Estou como o MotardFeio escreveu.A Suzuki será mais divertida se bem que mais antiga. Mas isso vale o que vale.A Honda melhor proteção com um motor com provas mais do que dadas no mercado (assim como a Suzuki), mas porventura mais "amigo" de conduções mais "calmas".Quanto aos stands, conheço bem a Motodiana. Pessoas sérias e responsáveis. A jpmotos tem boa reputação, passo por lá quase todos os dias e oiço falar muito bem deles, mas não sou cliente.É claro que uma mota em 2ª mão não é nova. Tudo depende de como os anteriores proprietários mantiveram as mesmas.Se for possível pedir livro de revisões (se existir).Saber o que o stand fez de revisão quando recebeu a mota.Comparar preços com modelos semelhantes.
Uns pneus novos pões por ~250 euros no máximo para essas motos, mas conseguirás por menos.A meu ver, não é por aí.20.000 km numa moto, se forem dos "normais", a moto ainda está virgem. Agora se forem red-lines a frio com fartura, a moto pode ter o motor assassinado.Tenta perceber o tipo de andamento do dono, se tem os avisadores das peseiras raspados, ou se são novos (foram trocados?), comprime as suspensões e vê se recuperam bem, estado das pastilhas, do kit de transmissão, se deita fumo azul pelo escape, se tem um trabalhar regular, etc e tal...400 € por ABS parece um bom investimento, acima de tudo porque a primeira vez que ele trabalhar, pode ser que não caias ao chão, e poupes os tais 400€ (ou mais) que tinhas dado pelo ABS...A SV estimadinha, pode ser uma boa compra, se gostas dela! IUC e seguro é assim mesmo, quem não é para comer, não é para trabalhar. Boa sorte!
Bom dia.Leva em consideração, para além do investimento e do valor do seguro e iuc, o factor mais importante. Se quando a deixares na garagem, rodas a cabeça para a ver e te apetece andar outra vez. E tira da lista tudo o que não tenha abs. Segurança é o melhor investimento, sempre Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
Compra uma Kawasaki er6f ou er6n, usadas consegues abaixo de 4000€.Fiáveis, divertidas, económicas qb.
Citação de: 2low em Agosto 02, 2021, 21:49:33, 21:49Compra uma Kawasaki er6f ou er6n, usadas consegues abaixo de 4000€.Fiáveis, divertidas, económicas qb.Esses modelos para mim têm um grande problema que é o farol, não consigo gostar dele
Citação de: marioj em Agosto 02, 2021, 22:37:46, 22:37Citação de: 2low em Agosto 02, 2021, 21:49:33, 21:49Compra uma Kawasaki er6f ou er6n, usadas consegues abaixo de 4000€.Fiáveis, divertidas, económicas qb.Esses modelos para mim têm um grande problema que é o farol, não consigo gostar dele A ER6F é carenada e certamente que não acredito que a aches feia ou que tenha um farol horrível...Pormenor do "farol horrível": (a moto tem boa protecção aerodinâmica para o condutor e visibilidade para a via)Pormenor do "farol traseiro horrível" (LED): (pegas pendura bem inseridas no design da moto)É uma moto baixa e adequada a pessoas de estatura baixa apesar de aparentar ser "um motão" , sendo na pratica compacta e leve para as manobras citadinas, em que não existe grande diferença para a versão naked:ER6F - 178kg a seco, 200kg cheia, depósito 15,5Lt, banco a 79cm ER6N - 174kg a seco, 196kg cheia, depósito 15,5Lt, banco a 78,5cmA ER6F teve um design bem conseguido e bem à frente do tempo, a ER6N foi oposto...Até no painel de bordo se vê...É que pelo preço, levas uma moto excelente que continua a não ter preços tão inflaccionados no mercado de usados.
Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesma
Citação de: marioj em Agosto 03, 2021, 21:00:22, 21:00Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesmaÉ pouco correcto chamar ou achar a F mais desportiva que a versão despida N...Partilham a mesma mecânica mas existem pequenas diferenças.A posição de condução é mais deitada sobre o guiador na despida Naked do que na carenada Fairing, onde se conduz mais direito...(no site https://cycle-ergo.com/ inseri a tua altura e verifiquei o que está na imagem, pelo que até tens uma condução mais relaxada para as pernas mesmo na F em vez do preconceito N...)Ter carenagens a conferir um ar de desportividade não significa que seja uma R, não confudir com isso!Faz lembrar o "coupe desportivo" que a Toyota lançou por volta de 1995, o Paseo... tinha o motor do "carro dos velhos", o corola, mas aparentando um desportivo... Não deves limitar o teu leque de escolhas apenas por aparência... podes estar a perder algumas boas hipóteses no processo!
Citação de: 2low em Agosto 04, 2021, 09:23:21, 09:23Citação de: marioj em Agosto 03, 2021, 21:00:22, 21:00Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesmaÉ pouco correcto chamar ou achar a F mais desportiva que a versão despida N...Partilham a mesma mecânica mas existem pequenas diferenças.A posição de condução é mais deitada sobre o guiador na despida Naked do que na carenada Fairing, onde se conduz mais direito...(no site https://cycle-ergo.com/ inseri a tua altura e verifiquei o que está na imagem, pelo que até tens uma condução mais relaxada para as pernas mesmo na F em vez do preconceito N...)Ter carenagens a conferir um ar de desportividade não significa que seja uma R, não confudir com isso!Faz lembrar o "coupe desportivo" que a Toyota lançou por volta de 1995, o Paseo... tinha o motor do "carro dos velhos", o corola, mas aparentando um desportivo... Não deves limitar o teu leque de escolhas apenas por aparência... podes estar a perder algumas boas hipóteses no processo!Realmente tens razão, estava a fazer uma associação errada com o que deixei a bold. Vou adicionar esta à minha lista também pode ser que apreça a bom preço. No entanto para mim o "aspeto" da moto também conta bastante
Eu não me canso de dizer isto!!! vai ver as Zontes antes de tomares decisões... Sim, é Chinesa, mas acredita que é tão boa como muitas Japonesas e vem bem mais equipada, e é até melhor que muitas Italianas que por aí andam... Não tenhas é a infeliz ideia de comprar Triumph, essas motas Inglesas são conhecidas por serem uns batelões disfuncionais.
Finalmente cheguei a uma decisão para escolha de motos. Após testar um grande leque de motos ficaram apenas dois modelos: Honda cb500f e Yamaha Mt-03 para o meu orçamento e em stand que queria dar no máximo uns 4000.A honda cb500f é muito raro aparecer neste preço e quando aparece já por duas vezes vi o negocio demasiado tarde e já tinha sido vendida. Por isso irei para a mt-03 neste momento tenho estas duasYamaha MT-03 2018 - 10 000 km e fica a 4000 euros -> de acordo com o vendedor a mota sofreu uma queda e ficou com um risco no escape, este escape depois foi trocado por outro. Foi uma mota com apenas 1 dono. A parte da queda deixou-me um bocado reticente, que tipo de maleficios pode vir a mota devido a esta queda? Eu dei uma volta e não vi nada de mal mas lá esta eu não entendo quase nada.Yamaha MT-03 2018 - 29 000 km e fica a 4100 euros -> Tal como noutros casos aqui a mota vem com pneus novos, no entanto o vendedor não sabe nada sobre o historial da mota. Testei a mota e também me pareceu tudo ok. Este stand fica literalmente ao pe de minha casa o que é uma vantagem.Na minha situação qual escolheriam? Eu estou muito inclinado para a mais barata pois é do mesmo ano e tem menos kilometros mas tem aquele detalhe da queda.Ambas têm garantia de 1 ano
Citação de: marioj em Agosto 17, 2021, 14:08:19, 14:08Finalmente cheguei a uma decisão para escolha de motos. Após testar um grande leque de motos ficaram apenas dois modelos: Honda cb500f e Yamaha Mt-03 para o meu orçamento e em stand que queria dar no máximo uns 4000.A honda cb500f é muito raro aparecer neste preço e quando aparece já por duas vezes vi o negocio demasiado tarde e já tinha sido vendida. Por isso irei para a mt-03 neste momento tenho estas duasYamaha MT-03 2018 - 10 000 km e fica a 4000 euros -> de acordo com o vendedor a mota sofreu uma queda e ficou com um risco no escape, este escape depois foi trocado por outro. Foi uma mota com apenas 1 dono. A parte da queda deixou-me um bocado reticente, que tipo de maleficios pode vir a mota devido a esta queda? Eu dei uma volta e não vi nada de mal mas lá esta eu não entendo quase nada.Yamaha MT-03 2018 - 29 000 km e fica a 4100 euros -> Tal como noutros casos aqui a mota vem com pneus novos, no entanto o vendedor não sabe nada sobre o historial da mota. Testei a mota e também me pareceu tudo ok. Este stand fica literalmente ao pe de minha casa o que é uma vantagem.Na minha situação qual escolheriam? Eu estou muito inclinado para a mais barata pois é do mesmo ano e tem menos kilometros mas tem aquele detalhe da queda.Ambas têm garantia de 1 anoNão tens hipótese de levar a um mecânico para tirar dúvidas? O facto do homem abrir o jogo é bom, mas eu preferia ter a certeza Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente.
Citação de: marioj em Agosto 17, 2021, 22:08:17, 22:08Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente. Acredita que muitas vezes essa revisão é mesmo "teórica". Serem vendidas num stand só te garante que veem pelo menos lavadas.... Os stands teem vários veículos á venda e por norma não investem antecipadamente em revisões... quanto muito resolvem alguns pormenores estéticos que poderão afastar potenciais compradores. -Há os mais honestos que depois da venda consumada, fazem uma pequena revisão ou preparação, mas a maioria é "meia bola e força"... -Há outros cuja noção de revisão é mudar o óleo e verificar a pressão dos pneus... -Infelizmente há também muitos que garantem que tudo já foi feito, e desses eu normalmente quero é distância. O melhor é fazer sempre contas a que terás que investir numa revisão em condições, e tenta reduzir o preço em função disso. Caso não se concretize o negocio, temos pena... motos há muitas, e bons negócios também....
Podes sempre levar o mecânico à moto. Test ride, parar algures e dar um lamiré geral na moto Sent from my iPhone using Tapatalk
Citação de: SARider em Agosto 20, 2021, 15:34:50, 15:34Citação de: marioj em Agosto 17, 2021, 22:08:17, 22:08Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente. Acredita que muitas vezes essa revisão é mesmo "teórica". Serem vendidas num stand só te garante que veem pelo menos lavadas.... Os stands teem vários veículos á venda e por norma não investem antecipadamente em revisões... quanto muito resolvem alguns pormenores estéticos que poderão afastar potenciais compradores. -Há os mais honestos que depois da venda consumada, fazem uma pequena revisão ou preparação, mas a maioria é "meia bola e força"... -Há outros cuja noção de revisão é mudar o óleo e verificar a pressão dos pneus... -Infelizmente há também muitos que garantem que tudo já foi feito, e desses eu normalmente quero é distância. O melhor é fazer sempre contas a que terás que investir numa revisão em condições, e tenta reduzir o preço em função disso. Caso não se concretize o negocio, temos pena... motos há muitas, e bons negócios também.... Citação de: replicantz em Agosto 20, 2021, 12:57:57, 12:57Podes sempre levar o mecânico à moto. Test ride, parar algures e dar um lamiré geral na moto Sent from my iPhone using TapatalkJá vi as duas motas que tinha dito acima e acabei por não ficar com nenhuma. Uma delas tinha sofrido uma queda e tinha algumas peças meio partidas a outra até estava mais ou menos mas nesse mesmo stand havia uma honda cb500x de 01/2018 por um preço ligeiramente superior e acabei por comprar. Esta mota tem cerca de 9000 km o que quer dizer que pouco andou, fez apenas uma revisão e segundo o dono do stand a proxima á aos 12 000 km.Quando falei ao dono do stand se tinha revisto a moto ele disse que não precisava de nada e que tinha garantia de 1 ano por isso não havia problema, no entanto, lá fez uma "revisão" como o SARider tinha dito mudando apenas o oleo. De acordo com ele a mota esteve algum tempo parada em garagem. A minha questão é deverei leva-la a um stand honda para ser inspecionada ou ando com ela assim e espero até aos 12 000 km? Na realidade ela parece andar bem mas de acordo com os vossos comentários parece-me que seja melhor levar a uma revisão "a sério", isto é coisa para ficar a quanto?
Já vi as duas motas que tinha dito acima e acabei por não ficar com nenhuma. Uma delas tinha sofrido uma queda e tinha algumas peças meio partidas a outra até estava mais ou menos mas nesse mesmo stand havia uma honda cb500x de 01/2018 por um preço ligeiramente superior e acabei por comprar. Esta mota tem cerca de 9000 km o que quer dizer que pouco andou, fez apenas uma revisão e segundo o dono do stand a proxima á aos 12 000 km.Quando falei ao dono do stand se tinha revisto a moto ele disse que não precisava de nada e que tinha garantia de 1 ano por isso não havia problema, no entanto, lá fez uma "revisão" como o SARider tinha dito mudando apenas o oleo. De acordo com ele a mota esteve algum tempo parada em garagem. A minha questão é deverei leva-la a um stand honda para ser inspecionada ou ando com ela assim e espero até aos 12 000 km? Na realidade ela parece andar bem mas de acordo com os vossos comentários parece-me que seja melhor levar a uma revisão "a sério", isto é coisa para ficar a quanto?