Autor Tópico: Guiador empenado  (Lida 1756 vezes)

Março 04, 2021, 11:11:46, 11:11
Lida 1756 vezes

tiagofo20

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Viva pessoal, a minha CB125F sofreu uma queda parada e empenou o guiador.
Levei a uma oficina de referência (embora não seja da Honda) e disseram-me que se quisesse poupar uns trocos num guiador da concorrência, ficava por ~50€ com mão de obra incluída. Ele mostrou-me um guidor, é mais baixo e cinza em vez de cromado, mas ele garantiu-me que não interferia na posição das costas.

Que vos parece? Sinceramente, pelo preço já com mão de obra, não me estou a ver a ser eu a comprar um guiador e a montar. So de pensar que ele vai ter de retirar os punhos equecidos que estão colados...


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Março 04, 2021, 11:31:32, 11:31
Responder #1

dfelix

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Se é mais baixo vais conduzir com as mãos mais baixas.
A probabilidade de ser mais largo também é elevada.
Logo a posição de condução será ligeiramente diferente.
Se melhor ou pior... só depois irás confirmar.

Por 50 euros já com mão-de-obra é um bom preço quando não há intenção de se gastar muito dinheiro.

Não te preocupes com descolarem os punhos.
Com ar comprimido aquilo salta fora de forma mais fácil do que parece.

Março 04, 2021, 15:34:33, 15:34
Responder #2

xiripiti

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Aconteceu-me o mesmo com a minha AT  :animated-smileys-angry-049:

Não estava parado, mas quase. Ia numa descida a muito baixa velocidade, ela resvalou e tombou sobre o lado direito.

Devido à velocidade reduzida, quase parada, com muita surpresa fiquei quando verifico que o guiador empenou  :???: :???: :???:

Confesso que pensava que o material aguentava um tombo destes! Deve ser o tipo de material, para poupar mais umas gramas aqui e ali, depois vem com este material!

Alguém tem ideia se é viável desempenar um guiador?

Março 04, 2021, 16:54:42, 16:54
Responder #3

dfelix

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Os guiadores são sempre um ponto fraco.
Pois é um simples tubo que em queda acaba por aguentar com o peso da moto junto a todas as forças que o movimento da queda implique caso seja em andamento.

Há guiadores que têm uma travessa de reforço, nomeadamente em motos mais offroad.
Mas isto impede de ficar torcido ao estado que seja impossível de se conduzir.
Não impedem de pequenos empenos.

Não faria sentido que os guiadores fossem hiper-robustos...
Porque o resultado seria um trambolho que afectaria todo o tempo em que a moto não está a sofrer quedas.
O que se espera que seja a maior parte do tempo.

Desempenar um guiador é complicado porque habitualmente o tubo tem curvaturas em direcções ângulos específicos que se torna complicado alinhar.
Não é de todo impossível desde que com equipamento que permita confirmar a simetria do mesmo.
Mas... provavelmente o trabalho que dá e a pouca garantia de ficar perfeito, não justifica.

E isto considerando que se trata de um guiador de ferro/aço.
Porque se for de alumínio, o mais certo seria partir ao endireitar. A não ser que fosse aquecido primeiro, o que implicaria muito provavelmente pintar depois.

« Última modificação: Março 04, 2021, 16:55:59, 16:55 por dfelix »

Março 04, 2021, 18:09:51, 18:09
Responder #4

ThatsMe

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Confesso que pensava que o material aguentava um tombo destes! Deve ser o tipo de material, para poupar mais umas gramas aqui e ali, depois vem com este material!

Tens o exemplo da minha, que no transporte algum inteligente se lembrou se colocar cintas no guiador e empenou-o todo.

Março 04, 2021, 18:53:52, 18:53
Responder #5

SARider

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Tens aqui um ex.  para CBs desde 2015 a 2019 (não sei qual o ano da tua):
Já vem com os furos para os comutadores... é "plug&play"!

E o melhor de tudo... é original Honda!

https://www.ebay.es/itm/CB-125-F-GLR125-2015-2019-Lenker-silber-NEU-Handlebar-silver-NEW-original-Honda/224369967087?hash=item343d7dffef:g:n~AAAOSwbcBds3HQ

« Última modificação: Março 04, 2021, 18:55:25, 18:55 por SARider »
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Yamaha N-Max 125

Março 04, 2021, 19:34:26, 19:34
Responder #6

2low

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 :offtopic:

Eu não quero ser mauzinho mas isso parece de bicicleta...


 :pensador:

 :backup.to.topic:

A peça (guiador) na rede de distribuição custa aproximadamente 65€.
https://pt.fowlersparts.co.uk/parts/5852799/glr125-cb125f/handle-pipetop-bridge
Mas deve haver mais sites!
A referência será: 53100KPNE00 ou 53100-KPN-E00

De França um outro link a ~63€
https://www.bike-parts.fr/honda-moto/affectation_pieces_detachees/53100-KPN-E00

Mas desconheço a credibilidade deste site (holandês) que indica para a mesma peça um valor de ~49€
https://goparts.eu/en/genuine-oem/honda/motorcycle/glr1251whh-uk--e-/2017/handle-pipe-top-bridge

Acho que não é preciso andar mais à procura...

nota: o código "interno" do modelo da moto parece ser GLR125 pelo que não é de estranhar

« Última modificação: Março 04, 2021, 19:50:55, 19:50 por 2low »
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Março 04, 2021, 19:50:28, 19:50
Responder #7

xiripiti

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Os guiadores são sempre um ponto fraco.
Pois é um simples tubo que em queda acaba por aguentar com o peso da moto junto a todas as forças que o movimento da queda implique caso seja em andamento.

Há guiadores que têm uma travessa de reforço, nomeadamente em motos mais offroad.
Mas isto impede de ficar torcido ao estado que seja impossível de se conduzir.
Não impedem de pequenos empenos.

Não faria sentido que os guiadores fossem hiper-robustos...
Porque o resultado seria um trambolho que afectaria todo o tempo em que a moto não está a sofrer quedas.
O que se espera que seja a maior parte do tempo.

Desempenar um guiador é complicado porque habitualmente o tubo tem curvaturas em direcções ângulos específicos que se torna complicado alinhar.
Não é de todo impossível desde que com equipamento que permita confirmar a simetria do mesmo.
Mas... provavelmente o trabalho que dá e a pouca garantia de ficar perfeito, não justifica.

E isto considerando que se trata de um guiador de ferro/aço.
Porque se for de alumínio, o mais certo seria partir ao endireitar. A não ser que fosse aquecido primeiro, o que implicaria muito provavelmente pintar depois.

Obrigado pela partilha  :nice:

Compreendo a questão de não serem hiper-robustos devido ao que isso acarreta mas por outro lado, como dizes e eu concordo, também é das peças que sofre numa qualquer queda pelo que seria interessante colocar alguma rigidez.

Existem certamente materiais, talvez mais "premium" e caros, que fosse possível trazer um bom compromisso.

Quanto a desempenar, não deve ser fácil lá isso não  :pensador:

Confesso que pensava que o material aguentava um tombo destes! Deve ser o tipo de material, para poupar mais umas gramas aqui e ali, depois vem com este material!

Tens o exemplo da minha, que no transporte algum inteligente se lembrou se colocar cintas no guiador e empenou-o todo.

Certo, sem duvida um bom exemplo, "supostamente" nem queda teve e ... dobrou e não era pouco
Na minha o empeno é menos visível que na tua

Março 04, 2021, 22:35:14, 22:35
Responder #8

dfelix

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Existem certamente materiais, talvez mais "premium" e caros, que fosse possível trazer um bom compromisso.

O "mais premium" habitualmente é no sentido de te oferecer leveza e até menores vibrações... mas não robustez.  :)

Na prática, as motos não foram feitas para cair.  :D
E quanto "mais premium" mais cuidado envolvem nesse aspecto.

Março 05, 2021, 08:03:01, 08:03
Responder #9

MotardFeio

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Se queres robustez, põe um guiador de Motocross, com "paredes" de espessura variável.
Tens "n" marcas à venda.
« Última modificação: Março 05, 2021, 14:57:36, 14:57 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 05, 2021, 09:51:25, 09:51
Responder #10

2low

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Existem certamente materiais, talvez mais "premium" e caros, que fosse possível trazer um bom compromisso.

O "mais premium" habitualmente é no sentido de te oferecer leveza e até menores vibrações... mas não robustez.  :)

Na prática, as motos não foram feitas para cair.  :D
E quanto "mais premium" mais cuidado envolvem nesse aspecto.

E a melhor explicação para o custo de algumas peças ser demasiado especulado é talvez a marca ter pegado na moto, ter deixado cair para um lado e ter deixado cair para o outro e perceber quais as peças que vão sofrer danos...e serão essas as mais caras...  :lolol:
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Março 05, 2021, 09:59:18, 09:59
Responder #11

dfelix

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Se queres robustez, põe um guaidor de Motocross, com "paredes" de espessura variável.

O objectivo da "espessura variável" é essencialmente reduzir peso.


Março 05, 2021, 10:09:51, 10:09
Responder #12

tiagofo20

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https://www.ebay.es/itm/CB-125-F-GLR125-2015-2019-Lenker-silber-NEU-Handlebar-silver-NEW-original-Honda/224369967087?hash=item343d7dffef:g:n~AAAOSwbcBds3HQ


Não sou esquisito em relação a peças origem. Desde que a peça genérica não comprometa... No fundo é a desculpa que a marca dá para custar o dobro do preço. Sou mais sensível ao preço

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Março 05, 2021, 14:53:13, 14:53
Responder #13

EML

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Não é muito aconselhável desempenar um guiador. Os metais podem quebrar devido a fadiga, por isso devem ser sempre substituídos. Mesmo que não empene, depois de uma queda mais forte devemos trocar. Pelo menos nas bicicletas de Btt já tive um colega que deixou ficar o guiador depois de uma grande queda e ele partiu passado uns dias. Felizmente a queda provocada pela rotura do guiador não teve mais consequências que uns arranhões, umas negras e 15 dias de fisioterapia a um ombro.
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Março 05, 2021, 14:58:49, 14:58
Responder #14

MotardFeio

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Se queres robustez, põe um guaidor de Motocross, com "paredes" de espessura variável.

O objectivo da "espessura variável" é essencialmente reduzir peso.

Não só, mas também. Também serve para sobredimensionar em algumas zonas, dispensando dessa forma do reforço superior que era regra nos anos 90.
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A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 05, 2021, 16:12:40, 16:12
Responder #15

dfelix

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Não é muito aconselhável desempenar um guiador. Os metais podem quebrar devido a fadiga, por isso devem ser sempre substituídos.

Depende se estivermos a falar de ferro/aço ou alumínio/ligas de aluminio.
E mesmo se for de alumínio/ligas depende se o desempeno se faz a frio ou a quente.

Pelo menos nas bicicletas de Btt já tive um colega que deixou ficar o guiador depois de uma grande queda e ele partiu passado uns dias.

Numa BTT certamente que será ligas de alumínio.
O que acontece nestas é que ao dobrar cria microfissuras que muitas vezes parte quando se tenta endireitar.

Só que estamos a falar de metais com um ponto de fusão relativamente baixo relativamente ao ferro e aço.
Daí que a quente se consegue reverter parcialmente a coisa.

Nas motos é muito raro encontrar um guiador em alumínio...
A não ser em segmentos mais específicos. Ou modelos mais "premium" que privilegiam baixo peso.

Também serve para sobredimensionar em algumas zonas, dispensando dessa forma do reforço superior que era regra nos anos 90.

Isso é essencialmente reduzir peso...   :-\

Março 06, 2021, 11:13:47, 11:13
Responder #16

2low

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 :offtopic:

Eu não quero ser mauzinho mas isso parece de bicicleta...


 :pensador:

 :backup.to.topic:

A peça (guiador) na rede de distribuição custa aproximadamente 65€.
https://pt.fowlersparts.co.uk/parts/5852799/glr125-cb125f/handle-pipetop-bridge
Mas deve haver mais sites!
A referência será: 53100KPNE00 ou 53100-KPN-E00

De França um outro link a ~63€
https://www.bike-parts.fr/honda-moto/affectation_pieces_detachees/53100-KPN-E00

Mas desconheço a credibilidade deste site (holandês) que indica para a mesma peça um valor de ~49€
https://goparts.eu/en/genuine-oem/honda/motorcycle/glr1251whh-uk--e-/2017/handle-pipe-top-bridge

Acho que não é preciso andar mais à procura...

nota: o código "interno" do modelo da moto parece ser GLR125 pelo que não é de estranhar

49€ não é um preço exagerado para um guiador original mas incluindo os custos de mão de obra, devem cobrar 1h, pode ir para os 70/80€.
Sendo uma 125cc não procuraria um guiador mais resistente, tanto que nem é uma moto feita para "downhill", já que se falou em bicicletas...
 :lolol:
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