Autor Tópico: Energica Experia (sport tourer)  (Lida 2814 vezes)

Maio 28, 2022, 11:33:02, 11:33
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ALCLCF

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« Última modificação: Maio 28, 2022, 11:35:06, 11:35 por ALCLCF »

Maio 28, 2022, 12:04:03, 12:04
Responder #1

2low

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Está o caldo entornado! (no bom sentido)

 :yeah: :yeah: :yeah:

Excelente novidade!

Bem gira!
Estética não tão diferente da Ducati Multistrada mas pessoalmente gosto mais desta Energica.
Ainda neste campo da estética, apesar de eléctrica, passa despercebida e parece uma moto tradicional - gosto disso!

Face às prestações anunciadas e se o banco não for demasiado alto (82/83cm no máximo), provavelmente haverá muita gente interessada!
Até eu a vejo como uma 1ª moto uso diário (sem malas nem baús) e manter a actual tal como está, para passear!

nota malandra: será que terá conectividade especifica para smartphones Sony Xperia? (lê-se experia)  :D
« Última modificação: Maio 28, 2022, 12:07:40, 12:07 por 2low »
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Maio 28, 2022, 16:09:00, 16:09
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ALCLCF

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Responder #4

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Responder #5

JViegas

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Olha que gira.

Isto é máquina para custar quanto?

No site nada diz, mas já se pode encomendar:
https://www.energicamotor.com/en/models/energica-experia/

Maio 30, 2022, 13:38:05, 13:38
Responder #6

2low

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Tablier bem simples de aspecto, será de fácil utilização/configuração/verificação a partir dos comandos no punho esquerdo?

Julgo que a tampa (que esconde as ligações de carregamento) seja um pouco frágil e que possa vir a ser reformulada num futuro bem próximo, ou pelo menos aparenta um pouco isso...

Com o banco a ficar a quase 85cm, será portanto mais um modelo que não posso olhar!
Julgo que as marcas estejam erradamente a se esquecerem de fazerem motos mais universais, pois a malta pequena não é assim tão pouca...
...e não terem tanta liberdade de escolha, pode ser visto como descriminação!
Agora, se realmente for uma moto de enduro, para pegar nela já no deserto e andar... até eu pego numa moto que o banco esteja a 90cm!
Mas para uso citadino...  :nempenses: :nempenses: :nempenses:

Olha que gira.

Isto é máquina para custar quanto?

No site nada diz, mas já se pode encomendar:
https://www.energicamotor.com/en/models/energica-experia/


Eu apontaria para algo próximo dos 20.000€, mas mais para mais que para menos...
Talvez 23.500€... mas estou eu a imaginar...

Entretanto...
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/energica-experia-a-primeira-e-adventure-do-mundo/
« Última modificação: Maio 30, 2022, 13:40:38, 13:40 por 2low »
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Maio 30, 2022, 15:06:27, 15:06
Responder #7

ALCLCF

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O preço é caro(íssimo) 28.500€ para uma performance inferior (salvaguarda para a capacidade ou não do arrefecimento/eficiência do conjunto e respectiva capacidade tourer)....vou aguardar por quem já fez a pré reserva para ver a performance num costa a costa nos EUA.

Mudaram/melhoram muita coisa, outras só lendo e vendo o feedback de proprietários.....não mudaram a posição do CC :napodeser:


Maio 30, 2022, 16:03:57, 16:03
Responder #8

Canonista

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Inicialmente tinha pensado numa utilitária elétrica, mas cheguei à conclusão que a diferença de preços ainda dá para muita gasolina (mesmo ao preço que está).

Neste caso também se aplica a mesma lógica. As elétricas ainda terão que evoluir e baixar o preço para se tornarem boas opções.

Maio 30, 2022, 19:37:54, 19:37
Responder #9

JustGil

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O preço é que é um pouco salgado  :wtf:
Mas está bem bonita, se eu nunca tivesse visto ou lido algo sobre ela, provavelmente diria que era uma mota à combustão.
Adoro a sua estética, nomeadamente a parte frontal da mota.


« Última modificação: Maio 30, 2022, 19:44:21, 19:44 por JustGil »

Maio 30, 2022, 21:14:07, 21:14
Responder #10

2low

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Pode ser cara, que é! (mas agora também tudo é caro)
Estive a ver o site da energica e mesmo que seja 28.500€ "é barato" face aos preços que pedem por uma EGO ou EVA que começam já nos 30.000€...  :'( :'( :'(

Pode estar limitada a 180kmh, um valor baixo e equivalente a uma tradicional 500cc mas é bem rápida nas acelerações e certamente recuperações...

O pormenor que poucos têm falado é a meu ver talvez o seu melhor ponto positivo e que pode fazer muita gente deixar de ter "medo de ficar apeado com uma eléctrica", pois em apenas 40min (o tempo de almoçar ou jantar) consegue carregar 80% da carga (utilizando um carregador rápido...), que juntando à autonomia indicada pela marca... ou na concorrência das eléctricas já existem outras equivalentes ou melhores?

A ver as imagens dava a entender que o vidro da frente seria fixo mas afinal é ajustável, não encontro informação se é de ajuste manual se eléctrico e como é esse ajuste, se regular e aperto em determinado ponto que se pretende ou em parâmetros pré-definidos, tipo 4/5 posições diferentes... ?!


« Última modificação: Maio 30, 2022, 21:15:37, 21:15 por 2low »
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Maio 30, 2022, 23:57:05, 23:57
Responder #11

ALCLCF

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Uma ego ou uma eva ribelle têm 165cv....é outro tipo de mota. Por outro lado os preços subiram todos 2000-3000€ em todos os modelos (é geral no elétricos).

As cargas rápidas (constantes) só vendo o relato da malta dos EUA que já as reservaram; são eles que fazem as grandes tiradas nestas motas e que têm normalmente as quilometragens maiores.

Parece que se focaram na refrigeração e na eficiência, mas não há indicação que as baterias tenham refrigeração líquida (activa) quando é preciso (quando estamos parados).
Final do ano quando entregarem a primeira ao recordista actual do costa a costa logo se vê :D

Motas elétricas já há muito tempo que não há concorrência (nunca vi tanta malta da Zero a saltar de barco nos últimos 2 anos)...e apesar da Energica lançar modelos actualizados com soluções novas (baterias maiores, baterias com químicas diferentes, motores novos, agora modelo/chassi novo) e evoluirem pouco a pouco todos os anos, começa a ser preocupante não haver mais marcas a puxar a corroça elétrica em motociclos de maior envergadura.
As marcas tradicionais é vergonhoso.


Junho 14, 2022, 13:22:45, 13:22
Responder #12

ALCLCF

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Primeiros contactos da imprensa nos Alpes Italianos


Junho 14, 2022, 13:26:43, 13:26
Responder #13

2low

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QUERO UMA!!!
(... não tenho é dinheiro ...)
« Última modificação: Junho 14, 2022, 13:28:32, 13:28 por 2low »
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Junho 14, 2022, 14:12:13, 14:12
Responder #14

ALCLCF

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Quero menos calor para poder sair depois do trabalho...nem consigo levar com este bafo quente no lombo :D







Junho 20, 2022, 11:16:44, 11:16
Responder #15

ALCLCF

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Junho 23, 2022, 10:15:51, 10:15
Responder #16

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Junho 23, 2022, 17:49:34, 17:49
Responder #17

JustGil

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Muito obrigado pela partilha!
Essa Energica RS também está sensacional  :nice: E a curtir essa estrada de curvas e contracurvas a ouvir-se apenas o uivo do vento também está top. Para ser sensacional como o look da mota, só faltou o ronco de uma 4 cilindros  :cool:
E por falar em 4 cilindros, essa frente parece um pouco a da Yamaha R1 de 2014

Junho 28, 2022, 02:32:34, 02:32
Responder #18

Gentleman rider

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A moto mais estúpida dos últimos tempos se não mesmo de sempre.

Uma moto de turismo que não tem autonomia para fazer turismo  :D

Junho 28, 2022, 08:56:14, 08:56
Responder #19

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A moto mais estúpida dos últimos tempos se não mesmo de sempre.

Uma moto de turismo que não tem autonomia para fazer turismo  :D

A autonomia é idêntica a muitas motas, o problema é o tempo que demora a "abastecer" novamente o depósito.  ;)

Junho 28, 2022, 09:54:39, 09:54
Responder #20

AndréAlves

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A autonomia é idêntica a muitas motas, o problema é o tempo que demora a "abastecer" novamente o depósito.  ;)

Sem dúvida, a minha Suzuki Intruder só tem autonomia para +/- 280 km, o que parece-me praticamente o mesmo que os valores anunciados desta. Mas o preço ainda está muito alto, na minha opinião!

Junho 28, 2022, 10:02:51, 10:02
Responder #21

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Também é um contra senso, mas as maiores autonomias estão nas motas de menor cilindrada (que não são vocacionadas para grande turismo).

A Honda 125 faz cerca de 800 km com um depósito.

A minha Voge 300DS, faz normalmente 500 km com um depósito. 

Junho 28, 2022, 10:25:39, 10:25
Responder #22

ALCLCF

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A moto mais estúpida dos últimos tempos se não mesmo de sempre.

Uma moto de turismo que não tem autonomia para fazer turismo  :D

E no entanto, só foi o tipo de mota mais pedido por quem as compra....exactamente para fazer turismo (protecção aerodinâmica e posição de condução). Falta saber como se comporta em tiradas de 700-1000km diários (eficiência, velocidade média de carga).
Está com prazos de entrega bem jeitosos ;)

O principal defeito como tourer continua lá....CC sem ergonomia/jeito nenhum

Junho 28, 2022, 11:25:43, 11:25
Responder #23

ThatsMe

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A Honda 125 faz cerca de 800 km com um depósito.

Qual Honda?!

Junho 28, 2022, 12:06:25, 12:06
Responder #24

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Junho 28, 2022, 12:18:12, 12:18
Responder #25

ThatsMe

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A Honda 125 faz cerca de 800 km com um depósito.

Qual Honda?!

A Honda dos carteiros.  :D
Honda CB 125 F

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7999.0

Isso assumindo que a mota faz 1.54L/100, o que não é de todo o cenário normal.

É uma mota extremamente económica e quanto a isso não há dúvidas, mas está para vir alguém que faz perto de 800km com ela em utilização normal.

Junho 28, 2022, 13:48:12, 13:48
Responder #26

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Isso assumindo que a mota faz 1.54L/100, o que não é de todo o cenário normal.

É uma mota extremamente económica e quanto a isso não há dúvidas, mas está para vir alguém que faz perto de 800km com ela em utilização normal.

Sim, é assumindo que faz em condições ideais.

Mas, por exemplo tenho 2600 km's na 300 DS, e faço consistentemente 2.71 - 2.9 L/100 km (reais)...

Já abasteci aos 515 , 480, 520 km... Se deixar andar na reserva faz mais do que 550 km um depósito (17L).
Qual a verdadeira tourer que faz estas distâncias com um depósito?

Por exemplo a Zontes G1X tem um depósito com 20L. Fazendo uma média de 2L/100 km daria para 1000 km.  :pensador:

Junho 28, 2022, 13:54:46, 13:54
Responder #27

ThatsMe

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Isso assumindo que a mota faz 1.54L/100, o que não é de todo o cenário normal.

É uma mota extremamente económica e quanto a isso não há dúvidas, mas está para vir alguém que faz perto de 800km com ela em utilização normal.

Sim, é assumindo que faz em condições ideais.

Mas, por exemplo tenho 2600 km's na 300 DS, e faço consistentemente 2.71 - 2.9 L/100 km (reais)...

Já abasteci aos 515 , 480, 520 km... Se deixar andar na reserva faz mais do que 550 km um depósito (17L).
Qual a verdadeira tourer que faz estas distâncias com um depósito?

Por exemplo a Zontes G1X tem um depósito com 20L. Fazendo uma média de 2L/100 km daria para 1000 km.  :pensador:

Claro, compreendo o ponto de vista mas acho que acaba por ser uma não questão para muitos casos.
Por exemplo, a minha tem autonomia para 350-400km. Faço frequentemente passeios de 550-700km em que se começar de depósito cheio, só tenho de parar uma vez para abastecer.

Na minha opinião, uma mota com autonomia de 300km ou mais chega bem. Na 125cc tinha autonomia para 500km e era efetivamente porreiro ir menos vezes ao posto, mas agora com 350 também me safo bem.

Agora, muito menos de 300km e aí já começava a ser inconveniente estar de 3 em 3 ou 4 em 4 dias metido na bomba.

Junho 28, 2022, 16:51:24, 16:51
Responder #28

Gentleman rider

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€28.500 por uma moto equivalente a uma Triumph Tiger Sport 660.

A marca diz que em estrada tem uma autonomia de 130km. No mundo real, em condução sport-tourer fará uns 80km.

Mas vá... que faça 100km. De Lisboa ao Algarve precisa de parar 3 vezes para carregar.

Acreditando que se consegue sempre um posto de carregamento rápido disponível nessas 3 paragens são 2h de carregamento só numa viagem Lisboa-Algarve  8)

A Triumph faz directo... e custa menos de €10.000

Estou com dificuldades para entender!?!

Junho 28, 2022, 17:54:13, 17:54
Responder #29

ALCLCF

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Faço Viseu-Maia e vice-versa (140km) com uma carga e 20 e 10% de trocos na bateria, respectivamente, com um motor de 2017 (já leva 2 gerações em cima), numa naked....

Quer me parecer que a propagação de desinformação não é saudável....

Junho 28, 2022, 21:06:04, 21:06
Responder #30

Gentleman rider

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Faço Viseu-Maia e vice-versa (140km) com uma carga e 20 e 10% de trocos na bateria, respectivamente, com um motor de 2017 (já leva 2 gerações em cima), numa naked....

Quer me parecer que a propagação de desinformação não é saudável....

fui reverificar... enganei-me... 130 milhas ou 208km peço desculpa!

o que dará uns 150km num uso normal.

Ou seja, duas paragens entre Lisboa e o Algarve que em condições óptimas dará 1h20m "à seca"

Está melhor... ainda assim inadequado para uma moto com pretensões turísticas

Uma commuter chique? sim, uma sport-tourer? não

E por um preço que quase dá para comprar uma Multi V4 Pikes Peak :-X
« Última modificação: Junho 29, 2022, 00:51:43, 00:51 por Gentleman rider »

Junho 29, 2022, 09:02:55, 09:02
Responder #31

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A Energica e a Zero são mais realistas nos consumos.

Nada têm a ver com as tradicionais motas a baterias (tipo SuperSoco e do género).
Por isso são bastante mais caras!

Têm sistemas de regeneração de baterias, que aumenta a autonomia e as baterias têm melhor performance porque também têm sistemas de refrigeração liquida...

Agora quanto ao preço é um absurdo!

Andei um ano a ponderar comprar uma elétrica. Vi muitos modelos, reviews, etc...
Estava indeciso entre a SuperSoco TMax e a Niu RQI.
Acabei por comprar uma a combustão pela maior liberdade de autonomia e custos... A diferença de preços dava para fazer cerca de 30 000km a gasolina. :)

Mas os modelos da Energica e Zero são máquinas...   ;)

Junho 29, 2022, 09:49:56, 09:49
Responder #32

AndréAlves

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Isso assumindo que a mota faz 1.54L/100, o que não é de todo o cenário normal.

É uma mota extremamente económica e quanto a isso não há dúvidas, mas está para vir alguém que faz perto de 800km com ela em utilização normal.

Permitam-me só vir aqui dar o feedback de um amigo meu (CBF125). Mota nova, já lhe enfiou 2,5k km em 1 mês e 2 semanas. (relevante mencionar pois já saiu da rodagem). A média total , desde o reset quando saiu do stand, está a 1,7L, ao longo de mais de 2km em utilização normal! E ele diz que o "truque" de atestar quase 13L é possível, o que nos daria na boa 750km de autonomia!

E concordo com o colega Canonista quando diz que "Também é um contra senso, mas as maiores autonomias estão nas motas de menor cilindrada (que não são vocacionadas para grande turismo)." Mas acho que aí é simplesmente perceber que a autonomia é só 1 requisito, as baixas cilindradas têm ganho nisso mas depois ficam aquém nos restantes requisitos!

Julho 01, 2022, 18:32:32, 18:32
Responder #33

ALCLCF

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Faço Viseu-Maia e vice-versa (140km) com uma carga e 20 e 10% de trocos na bateria, respectivamente, com um motor de 2017 (já leva 2 gerações em cima), numa naked....

Quer me parecer que a propagação de desinformação não é saudável....

fui reverificar... enganei-me... 130 milhas ou 208km peço desculpa!

o que dará uns 150km num uso normal.

Ou seja, duas paragens entre Lisboa e o Algarve que em condições óptimas dará 1h20m "à seca"

Está melhor... ainda assim inadequado para uma moto com pretensões turísticas

Uma commuter chique? sim, uma sport-tourer? não

E por um preço que quase dá para comprar uma Multi V4 Pikes Peak :-X

A "commuter" vai com 16000km com dedução de IVA e ainda abato IRC....parece-me bem quando fazia +8L/100km a trabalhar

Passar no grupo de proprietários e verificar que turismo é o que mais fazem, tal como a maioria dos weekend warriors por este país fora....a minha infelizmente só fez uma ou outra incursão por serras, mas mais de 90% do tempo é mesmo trabalho....chique :lolol:


Setembro 13, 2022, 21:31:03, 21:31
Responder #34

2low

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E pronto... a energica experia já não está sozinha e conta com uma concorrente à altura!

A zero DSR/X foi apresentada e acaba por ter especificações não tão diferentes...

180kmh velocidade máxima
102cv e 225nm
autonomia 290km urbano, 172km autoestrada, 185km misto




Mais info: https://www.motociclismo.it/zero-motorcycles-dsr-x-2023-prova-test-come-va-pregi-difetti-81269
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Setembro 14, 2022, 10:01:33, 10:01
Responder #35

JViegas

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Bolas... 247 kg de peso... isso para fazer manobras vai lá vai... :stuck_out_tongue:

Setembro 14, 2022, 12:17:38, 12:17
Responder #36

2low

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Bolas... 247 kg de peso... isso para fazer manobras vai lá vai... :stuck_out_tongue:

Muito bom!
Se fores ver a Energica Experia tem um peso superior, 260kg...
Se o peso estiver bem em baixo pode tornar as manobras mais fáceis e não se sentir o peso...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Setembro 14, 2022, 14:45:12, 14:45
Responder #37

TMXR

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A minha C evolution tem 270

Primeiro dia cansou-se e deitou-se logo que entrou na garagem :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 14, 2022, 18:01:48, 18:01
Responder #38

2low

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A minha C evolution tem 270

Primeiro dia cansou-se e deitou-se logo que entrou na garagem :D :D

Isso é porque não tem o modo de carregamento rápido ligado... assim ficou deitadinha a carregar devagarinho... :D :stuck_out_tongue_winking_eye:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 15, 2022, 10:05:53, 10:05
Responder #39

JViegas

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A minha C evolution tem 270

Primeiro dia cansou-se e deitou-se logo que entrou na garagem :D :D

Bolas e por falar em azar...  :confused:

Setembro 15, 2022, 13:17:09, 13:17
Responder #40

TMXR

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A minha C evolution tem 270

Primeiro dia cansou-se e deitou-se logo que entrou na garagem :D :D

Isso é porque não tem o modo de carregamento rápido ligado... assim ficou deitadinha a carregar devagarinho... :D :stuck_out_tongue_winking_eye:

Deu-lhe o sono.


A minha C evolution tem 270

Primeiro dia cansou-se e deitou-se logo que entrou na garagem :D :D

Bolas e por falar em azar...  :confused:


O único azar foi levantar os 270 kilos

De resto riscou um pouco a pintura por debaixo do pousa pés e mais nada. Nem um plástico partido.

Ainda tenho de ir averiguar qual o material que fizeram a scooter para nada se ter partido  :confetti:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 18, 2022, 20:30:52, 20:30
Responder #41

2low

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Se esta já era uma surpresa não esperada quando foi anunciada... preparem-se pois em 2023 vêm aí pelo menos 10 novos modelos!

A Energica está a dar-lhe "gás"...  :D

Vamos lá a ver se na feira de Milão a marca vai desvendar um pouco o que brevemente irá apresentar ao mundo!

 :cool:
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Outubro 19, 2022, 09:47:38, 09:47
Responder #42

Gentleman rider

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Até o director comercial da Energica Giacomo Leone admite que a actual tecnologia não permite construir motos eléctricas competitivas e que temos de esperar  mais uns anos para que as motos eléctricas se tornem propostas realistas:

“The limit now is technology, until new technology comes – and it will happen in four or five years – the range will remain more or less the same.

“We can add 10%, 15%, 20% more to the range using the same technology and newly designed software and hardware, but we cannot go over that.

“New battery technology will be a game-changer, so that we can go smaller with the same capacity and range, or bigger with double or three times the range.”

Outubro 19, 2022, 12:30:21, 12:30
Responder #43

2low

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Até o director comercial da Energica Giacomo Leone admite que a actual tecnologia não permite construir motos eléctricas competitivas e que temos de esperar  mais uns anos para que as motos eléctricas se tornem propostas realistas:

“The limit now is technology, until new technology comes – and it will happen in four or five years – the range will remain more or less the same.

“We can add 10%, 15%, 20% more to the range using the same technology and newly designed software and hardware, but we cannot go over that.

“New battery technology will be a game-changer, so that we can go smaller with the same capacity and range, or bigger with double or three times the range.”

Verdade. Deverão ser renovações dos actuais modelos já incluindo esta nova Experia. Mas não deixam de serem motos novas...  :D ;)
"The Italian manufacturer of high-performing electric motorcycles will unveil the new 2023 range, including Energica Experia, the new Energica model unveiled at the Mugello circuit in May 2022.
At EICMA 2022 Energica will unveil 10 MY2023 bikes with some special news."
Mais info: https://www.energicamotor.com/en/news/eicma-2022-unveiling-energica-my2023/


« Última modificação: Outubro 19, 2022, 12:34:41, 12:34 por 2low »
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Outubro 19, 2022, 13:28:08, 13:28
Responder #44

Gentleman rider

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A questão não é serem novas. A questão é que com a a densidade das baterias actuais as motos eléctricas são pouco mais do que novelties para hipsters

Outubro 19, 2022, 18:19:40, 18:19
Responder #45

TMXR

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Estas motos são um engano… 3 segundos de 0 a 100 e 200 de velocidade máxima, sem dívida que os faz

O problema é que para os fazer a autonomia não são 200 kilometros… são 100.

Se quiserem os 200 kilometros de autonomia, tem de fazer os 0 a 100 ‘em 3 dias e velocidade máxima são 80 km/h porque acima disso o arrasto aerodinâmico despacha a bateria em menos que nada


Podem sempre dizer que abasteceram com 2 ou 3 €  :nice:


Este é um caso em que não se pode ter o bolo e comê-lo
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