Autor Tópico: Conselho Europeu - Nova legislação para mais estações de carregamento 2025/2030  (Lida 1407 vezes)

Julho 25, 2023, 12:47:35, 12:47
Lida 1407 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Foi publicada nova legislação, após reunião do Conselho Europeu.
Deixo o link da comunicação à imprensa de 25 de julho de 2023:
https://www.consilium.europa.eu/pt/press/press-releases/2023/07/25/alternative-fuels-infrastructure-council-adopts-new-law-for-more-recharging-and-refuelling-stations-across-europe/

Ideias gerais (copiado do site)

O texto do regulamento prevê metas específicas de implantação a atingir em 2025 ou 2030, em especial:

1 - a partir de 2025, devem ser instaladas estações de carregamento rápido de, pelo menos, 150 kW para automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros a cada 60 km ao longo dos principais corredores de transporte da UE, a chamada "rede transeuropeia de transportes (RTE-T)"

2 - as estações de carregamento para veículos pesados com uma potência mínima de 350 kW têm de ser implantadas a cada 60 km ao longo da rede principal da RTE-T e a cada 100 km na rede global da RTE-T de maior dimensão a partir de 2025, com cobertura completa da rede até 2030

3 - as estações de abastecimento de hidrogénio que servem tanto automóveis de passageiros como camiões devem ser implantadas a partir de 2030 em todos os nós urbanos e a cada 200 km ao longo da rede principal da RTE-T

4 - os portos marítimos que acolhem um número mínimo de embarcações de passageiros de grandes dimensões ou navios porta-contentores devem fornecer eletricidade a partir da rede terrestre a essas embarcações até 2030

5 - os aeroportos devem fornecer eletricidade a aeronaves estacionadas em todas as portas de embarque até 2025 e em todas as posições remotas até 2030

6 - os utilizadores de veículos elétricos ou alimentados a hidrogénio devem poder pagar facilmente nos pontos de carregamento ou abastecimento com cartões de pagamento ou dispositivos com uma funcionalidade sem contacto e sem necessidade de assinatura e com total transparência dos preços

7 - os operadores dos pontos de carregamento ou abastecimento devem fornecer aos consumidores, por meios eletrónicos, informações completas sobre a disponibilidade, o tempo de espera ou o preço em diferentes estações

Julho 28, 2023, 13:05:37, 13:05
Responder #1

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Isso quer dizer que os motores de combustão (pelo hidrogénio) ainda há esperança pelo bem da economia e do ambiente a nível mundial.

Vamos ver como vai ficar... se não fosse os supermercados a investir em estações de carregamento era cada vez mais difícil carregar nos dias de hoje fora de casa.

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 28, 2023, 16:31:09, 16:31
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tenho pensado sobre isto e a questão que mais me surge é: quem vai pagar o investimento necessário e manter o custo dos carregamentos por viatura baixo ou que compense? Considerando o aumento do preço da energia e dada a situação geopolítica que vivemos.

Um pouco de futurologia:
Em 2025 será que a guerra já acabou?
O preço das viaturas elétricas já se democratizou? Ou seja, o comum cidadão já pode comprar um carro elétrico para as suas viagens de "passeio" (leia-se para além das deslocações diárias para o trabalho/casa).
Os fabricantes chineses conseguiram "entupir" o mercado com modelos elétricos aumentando a concorrência e assim baixar o preço das viaturas?
A bateria comum em motas que a Honda/Yamaha e acho que a Suzuki anunciaram em tempos já existirá?
A Toyota conseguiu baixar o preço de um carro a hidrogénio? Em 2025, já existem modelos de outros fabricantes de carros movidos a hidrogénio?



Julho 28, 2023, 22:36:39, 22:36
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Custo de carregamentos baixo?

A partir do momento em que o estado perder a renda dos impostos dos combustíveis fósseis, terá que o ir buscar a outro lado.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2023, 22:59:13, 22:59
Responder #4

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Mas se o futuro é elétrico, porque é que a está Alemanha à beira de limitar carregamentos de veículos elétricos.
Parece que os operadores têm avisado o governo alemão que a rede elétrica tem mostrado sinais de saturação, estando a ser identificadas algumas sobrecargas. :oops:
https://www.portal-energia.com/alemanha-corta-fornecimento-energia-carros-eletricos/
https://www.portal-energia.com/alemanha-beira-limitar-carregamentos-veiculos-eletricos/
https://mundoconectado.com.br/noticias/v/31014/carros-eletricos-medidas-para-evitar-colapso-da-rede-eletrica-na-alemanha-serao-implementadas
« Última modificação: Julho 28, 2023, 23:03:19, 23:03 por EML »
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Julho 29, 2023, 00:18:07, 00:18
Responder #5

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
O mundo terá que ser misto no curto e medio prazo, mas predominante eléctrico.

A infraestrutura da alimentação das nossas casas não permite carregamentos tipo 2, em nenhum país do mundo. E esse problema não é novo. Se hoje tivermos uma onda de calor e ligarmos os ar condicionados todos ao mesmo tempo a rede também não tem capacidade e cai.

Por isso a legislação pretende forçar o carregamento público e aí sim pode-se fazer bem de raiz e ter carregamentos a 350kw DC e planear armazenamento, etc...

Não pode ser tudo ao mesmo tempo.

O estado já cobra imposto de circulação creio nos carregamentos eléctricos além de outros 4 tipos de taxas pelos serviços etc...a mudança dos impostos vai mudar, ou seja os ICE vão pagar mais e mais impostos apesar de a gasolina e gasóleo até baixarem muito mais e esses adicionais vão comoensar a alternativa electrificação e respectiva perda de receita neste momento.






Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 31, 2023, 09:55:04, 09:55
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Uma "coisa" que tenho reparado é o seguinte:

Tenho visto (se calhar estaria distraído) muita publicidade sobre viatura hibridas. Talvez porque seja mais "barato" comprar do que um totalmente elétrico (que será porventura mais caro).

Aliás os enlatados (e não só...) estão mais caros. Um "simples" carro familiar/utilitário custa para além dos 20 mil (com impostos). Malditos impostos.
E o mercado de usados? Fonix...


EDIT:
Entretanto:
"Galp aumenta gasolina 7 cent e gasóleo 7,5 cent. Repsol aumenta gasolina 7 cent e gasóleo 7,2 cent. BP aumenta gasolina 95 e gasóleo aditivado 7,5 cent, gasolina 98 8 cent e gasóleo simples 7 cent"

Fonte:
https://www.maisgasolina.com/
« Última modificação: Julho 31, 2023, 10:02:55, 10:02 por JViegas »

Julho 31, 2023, 10:38:24, 10:38
Responder #7

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Aliás os enlatados (e não só...) estão mais caros. Um "simples" carro familiar/utilitário custa para além dos 20 mil (com impostos). Malditos impostos.

Isso era assim em 2017, em que um pequeno familiar custava pouco mais de 20.000€. O meu custou-me 20.070€ praticamente full extras.
Neste momento, um Ford Focus COMEÇA nos 32.695€.

Por 20.000€ compras um pequeno citadino, nada mais.

Julho 31, 2023, 13:55:35, 13:55
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
toda a energia esta mais, podem agradecer as agendas das "emergências climáticas"

E claro os carros estão mais caros. As normas ambientais estão a forcar esse aumento, e os construtores acabam por retirar do mercado os modelos mais baixos e baratos porque não sao rentáveis

carros elétricos e muito giro, mas para comprarem um que tenha o mínimo de autonomia, vai ser muito caro e no futuro próximo não será fácil por falta de infraestrutura na rede. ainda nesta semana a noticia na Alemanha que pretendia estrangular o carregamento a meia dúzia de kw hora porque a rede nao aguentava.

Carros baratos elétricos, serão pequenos e terão autonomias muito baixas



Portanto, para a maioria das pessoas de clasee media ou media baixo, o carro que possuem atualmente será o ultimo, porque nao terao poder aquisitivo para manter esse luxo, possivelmente ate nem poder ter eletricidade em casa ou pelo menos nao terao capacidade aquisitiva de a manter aquecida no inverno.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 01, 2023, 16:09:45, 16:09
Responder #9

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 195
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Um ponto a adicionar na discussão, sem querer criar discórdia

Usar um carro elétrico não significa ser "verde" se a origem desta energia não for "verde" também.

Não adianta queimar carvão para gerar eletricidade e ter um monte de carro elétrico na rua.

Claro que qualquer coisa que não polua tem seu valor. Mas não adianta destampar um buraco pra tampar outro.

Pra onde vão as baterias depois?

Agosto 02, 2023, 09:50:30, 09:50
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acrescento:

Quanto custa construir um veículo elétrico, nomeadamente as suas baterias, desde da extração do minério, como o que pretendem fazer no Norte do nosso País.


Quanto à origem da energia para carregar os veículos, penso que estamos "à vontade" quanto a sua origem (70,9% da energia tem origem renovável):
https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao



Agosto 02, 2023, 12:05:25, 12:05
Responder #11

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Um ponto a adicionar na discussão, sem querer criar discórdia

Usar um carro elétrico não significa ser "verde" se a origem desta energia não for "verde" também.

Não adianta queimar carvão para gerar eletricidade e ter um monte de carro elétrico na rua.

Claro que qualquer coisa que não polua tem seu valor. Mas não adianta destampar um buraco pra tampar outro.

Pra onde vão as baterias depois?


tambem para nao criar polemica pois acho nojento este assunto e a facilidade com que as pessoas estão a levar autenticas lavagens cerebrais para as empobrecerem voluntariamente. E o pior e que estao a educar um autentico exercito de NPCs, pessoas lobotomizadas, em linguagem comum retardados e debeis mentais  sem a capacidade de raciocínio ou pensamento critico que se tornam ativistas da causa.


Para comecar temos de ver uma coisa: a energia solar e eólica podem ser renováveis mas as formas com que aproveitamos neste momento não o é.


A criação de painéis solares e de geradores eólicos e uma atividade bastante intensiva a nível energético e a nível de emissão de CO2 e ao fim de 20 anos quando os mesmos necessitarem ser substituídos.... que solucoes existem para a sua reciclagem???


E nunca haverá, pelo menos com a tecnologia actual, capacidade de baterias para a utopia que vejo planeada. E utopia e mesmo a palavra certa, porque se aos nossos avos impingiram uma utopia para provocar certas mudanças de regime politico, a nossa geração é nos impingida esta. E o que não falta sao retardados e débeis mentais para engolirem estas narritivas e se colarem ao chao, tenho imensa pena que nao o vao fazer para paises como china por exemplo, certamente o partido comunista lhes daria algumas comendas e o devido reconhecimento pelo seu esforco.  :D


E claro, tambem poderia falar do aspecto "global". De que adianta andamos a colocar paineis solares, alguns deles em regioes em que nem sequer ha sol o ano inteiro quando china e india queimam carvao a toda a força???


Justifica que com as preocupacoes ambientais estejamos a expulsar o pouco que resta de industria da Europa???? sera que as fabricas da indústria quimica que estao ser deslocalizacadas da Alemanha para o Norte de Africa nao vao poluir (pelo menos la o preco do gas e bem mais barato)  :D :D


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 03, 2023, 09:22:28, 09:22
Responder #12

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Estas questões da ecologia, conservação da natureza, etc, têm sempre vários pontos de vista.
Aproveitando a figura da atualidade (o Papa Francisco), há vários anos que vem alertando nos seus discursos para a questão da preservação do planeta.
Não é nosso, apenas somos utilizadores e transmissores para as gerações seguintes.
É nossa obrigação preservá-lo para as gerações seguintes.

Este ponto penso que é consensual.

Agora, como fazê-lo?

Esta é a grande questão.
Vivemos na era do consumismo. Com influencers no youtube a fazer unboxings de 10 pares de headphones. Que nos levam a comprar uns e passados 2 meses a querer experimentar outros, etc...
Cada vez há mais dispositivos eletrónicos... cada vez há maiores necessidades energéticas... e por aí fora.
Tudo isto sobrecarrega o planeta e temos que repensar muito bem no futuro.
Agora voltamos ao início... como? :)

Agosto 03, 2023, 11:12:38, 11:12
Responder #13

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Lobbies... €€€ é sempre a mesma mer..... Depois vem o resto como o ambiente e essas coisas sem importância...

Se o problema energético fosse encarado como a covid já estava resolvido.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 03, 2023, 13:13:49, 13:13
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A COvid foi encarada como uma oportunidade de negocio. Quem ja era muito rico, ficou ainda mais rico. Quem era classe media ficou pior, quem era funciorio publico esteve-se a f***er porque o otario contribuinte ia-lhe pagar o ordenado, quem tinha saude ou nao teve o covid ou se o teve passado 5 dias estava bom e quem nao tinha saude morreu

Governos e media nao se chatearam nada em nos mandar para casa e limitar as mais basicas liberdades, chegando ao ridiculo de multar o gajo que estava a comer um bifana dentro do proprio carro


medicamentos que existiam e que se provaram curavam a doença sofreram campanhas difamatorias. médicos que estavam no terreno foram silenciados e extraidos sumariamente de todas as plataformas se não tivesse opiniao alinhada com a narrativa e foi-nos impingido a forca uma vacina que agora muitos chegaram a conclusao que tem efeitos secundarios muito negativos


Entretanto governantes da "cor" dos globalistas se tinham problemas no seus paises tinham campanhas de compressão e piedade por parte dos media e os que nao eram alinhados era atacados e directamente responsabilizados por tudo o que se passava

A China, pais responsável pela pandemia, nunca foi  responsabilizada pelos media ou teve qualquer campanha contra ela. As teorias iniciais que seria originario do laboratorio de Wuhan foram sempre assumidas pelos media como "teorias da conspiracao" e gozadas.


Todos os que não concordavam com a narrativa das vacinas eram envergonhados e chamados de "terraplanistas".



Entretanto na Suécia, o pessoal continuou a vidinha normal e não houve problemas com achatamentos de curvas... e eu fui viver para Sao Paulo, que se fosse um pais seria o 3 com maior incidência de Covid  e todos os dias andava de metro, comboio, onibus e convivia com dezenas de pessoa sem mascara e nem uma porra de uma constipação tive.



Portanto, acho que fostes brilhante com a referencia ao Covid, um problema amplificado para completamente fora de proporcao apenas para dar lucros milionarios a lobbies que sao zilionarios


So come gelados coma a testa quem quer...

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l