Autor Tópico: Gasolina...a variação contínua dos preços!  (Lida 65039 vezes)

Maio 19, 2021, 16:57:46, 16:57
Responder #300

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)

Depois junta-lhe o custo de circular numa autoestrada cá...

No início deste mês quando abriam as fronteiras, fui à zona de Ronda/Cadiz numa carrinha classe 3.
Contando ida e volta, os 400km percorridos em Portugal foram mais caros que os cerca de 1000km percorridos em Espanha.

(....)

Aproveita enquanto podes, é só o que te digo...  :read.calm:

É que por aquilo que se vai sabendo, Espanha vai seguir o exemplo de Portugal e avançar com a instalação de pórticos com cobrança eletrónica de portagens...

Ou seja, se pela via dos combustíveis se nota de facto a diferença (e aparentemente vai continuar a existir), já pelo lado da circulação propriamente dita, a coisa tem os dias contados.

A cobrança eletrónica de portagens em autoestradas e vias rápidas vai abranger, no total (e a confirmar-se!) cerca de 17 mil quilómetros de extensão.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 19, 2021, 18:39:15, 18:39
Responder #301

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dizem que a partir de 2024


Realmente e aproveitar enquanto se pode, porque vai custar muita plata passar Espanha.  Neste momento era tranquilo porque apesar de serem muitos kms, consegue-se evitar o pagamento de portagens ate a fronteira Francesa e a gasolina é relativamente barata


Não quero fazer uma analise exclusivamente politica mas registro que o governo Espanhol é socialista de fação de esquerda e esta aliado a um partido da extrema esquerda



Ja comecei a algum tempo a interiorizar que os governos assinaram os acordos de Quioto e de Paris e que as metas de emissao de CO2 sao bem fixas e que ha penalizacoes monetarias para quem nao as cumprir e que as elites ja decidiram que a semelhanca da Coreia do Norte, o plebeu vulgar deve perder o direito a ter transporte proprio... pequenas deslocacoes serao para ser feitos por colectivo ou por corporacoes globais do tipo Uber, deslocacoes ate 600 kms por comboio e apenas acima disso nos sera permitido voar.

Portanto nos proximos 10 anos, veremos todo o tipo de terrorismo estatal contra o proprietario de veiculo a fim de o dissuadir a esse direito e apos isso, a deslocacao sera tao taxada que sera inconcebível fazer viagens grandes, quanto muito menos ser o proprietario de um veiculo... tudo isto ser-nos-a imposto por motivos ambientais

Enquanto isso, nas zonas mais pobres do mundo e sobretudo na Asia continuar-se-a a poluir e a despejar plastico nos oceanos à tripa forra  :D 


Pela minha parte, esta compreendido e a Europa pode fazer o que quiser e bem entender...esta na altura de preparar a mudanca para "pastos mais verdes"  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 19, 2021, 18:54:28, 18:54
Responder #302

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Pela minha parte, esta compreendido e a Europa pode fazer o que quiser e bem entender...esta na altura de preparar a mudanca para "pastos mais verdes" 

Olival em regadio.


Maio 19, 2021, 21:04:13, 21:04
Responder #303

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 07, 2021, 17:50:57, 17:50
Responder #304

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Preço do petróleo da OPEP ultrapassa 70 dólares pela 1.ª vez em 18 meses.
O preço do petróleo da OPEP ultrapassou a barreira dos 70 dólares pela primeira vez em 18 meses, depois de seis dias consecutivos de aumentos, ao ser negociado a 70,21 dólares por barril na sexta-feira.
A média do preço do barril da OPEP desde o início deste ano é agora de 62,43 dólares.

https://expresso.pt/economia/2021-06-07-Preco-do-petroleo-da-OPEP-ultrapassa-70-dolares-pela-1.-vez-em-18-meses-2d896867

Junho 16, 2021, 11:25:34, 11:25
Responder #305

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que hoje me cobraram gasolina 98. Mas na bomba dizia 95  :pensador:

Junho 16, 2021, 12:25:00, 12:25
Responder #306

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
LoL

Ontem na GALP 1,704 € gasolina 95 "simples"

Já tinha a luz a piscar alguns kms, estava a ver que tinha que empurrar a mota.

Também tive essa sensação NFRod... e parece que vai aumentar outra vez.  :napodeser:

Junho 16, 2021, 12:35:22, 12:35
Responder #307

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Também pus hoje gasóleo no  :enlatado: e quando olhei para o visor, tive aquele susto: Será que me enganei? (1,68€)
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Junho 16, 2021, 12:38:37, 12:38
Responder #308

NSilva

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 26
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: GTS 300i EVO
  • Localidade: Lisboa
Também pus hoje gasóleo no  :enlatado: e quando olhei para o visor, tive aquele susto: Será que me enganei? (1,68€)

Aproveito sempre os fins de semana, para ir à Repsol e uso o desconto deles + o cartão da norauto.
Consigo sempre alguns cêntimos jeitosos de desconto por litro  :nice:

Junho 16, 2021, 13:35:20, 13:35
Responder #309

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também há esse desconto durante a semana em algumas bombas da Repsol. Aliás eu achava que a que fui era dessas mas se calhar não... Acho que paguei 1.74/litro. Valha-me o cartão do Sporting para atenuar a dor.

Na realidade quase todos os cartões dão desconto na Repsol.

Junho 16, 2021, 15:37:42, 15:37
Responder #310

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia

Junho 16, 2021, 16:48:17, 16:48
Responder #311

NSilva

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 26
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: GTS 300i EVO
  • Localidade: Lisboa
Também há esse desconto durante a semana em algumas bombas da Repsol. Aliás eu achava que a que fui era dessas mas se calhar não... Acho que paguei 1.74/litro. Valha-me o cartão do Sporting para atenuar a dor.

Na realidade quase todos os cartões dão desconto na Repsol.

É verdade, tens sempre desconto, mas acho que durante o fim de semana, acumula o teu cartão + desconto de fim de semana

Junho 16, 2021, 17:01:58, 17:01
Responder #312

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também há esse desconto durante a semana em algumas bombas da Repsol. Aliás eu achava que a que fui era dessas mas se calhar não... Acho que paguei 1.74/litro. Valha-me o cartão do Sporting para atenuar a dor.

Na realidade quase todos os cartões dão desconto na Repsol.

É verdade, tens sempre desconto, mas acho que durante o fim de semana, acumula o teu cartão + desconto de fim de semana

Sim sim o que queria dizer é que algumas bombas da Repsol tem esse desconto de fim de semana que falas mas todos os dias. Penso que a Repsol de Alfragide é uma delas. E é como dizes acumula. Acho que é até um máximo de 15 cêntimos / litro.

Eu também costumo tentar meter ao fim de semana mas às vezes não dá xD

Junho 16, 2021, 19:10:21, 19:10
Responder #313

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa


Off-topic: Nem é verdade que tal tenha acontecido, apesar de a maioria dos média o repetirem á exaustão, basta consultar os gráficos (não os posso reproduzir aqui). A empresa estava em ex-dividendo, tinha aberto a sessão em gap já a desvalorizar e a corrigir o dividendo, quando o Ronaldo desviou as garrafas já estava e cair e assim continuou para depois recuperar num movimento normal de mercado sobretudo pós dividendo.

Pior e real é o prejuízos relativo a patrocínios, este gesto do Ronaldo, não é inédito, á dias foi com uma marca de cerveja, vai provocar reforço de regulamentos que impedirão no futuro os jogadores e treinadores de tomarem atitudes semelhantes. (por mim fez muito bem, bebam água :nice:)

https://www.sportico.com/business/commerce/2021/ronaldo-didnt-cost-coke-billions-1234632038/
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/queda-em-bolsa-da-coca-cola-gesto-de-ronaldo-nao-teve-nenhuma-repercussao-explica-analista-751181
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/factos-e-argumentos-ronaldo-n%C3%A3o-provocou-desvaloriza%C3%A7%C3%A3o-bolsista-da-coca-cola/ar-AAL4HNg?ocid=msedgntp
« Última modificação: Junho 16, 2021, 19:13:50, 19:13 por Lourenço »

Junho 16, 2021, 19:20:37, 19:20
Responder #314

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Off-topic: Nem é verdade que tal tenha acontecido, apesar de a maioria dos média o repetirem á exaustão, basta consultar os gráficos (não os posso reproduzir aqui). A empresa estava em ex-dividendo, tinha aberto a sessão em gap já a desvalorizar e a corrigir o dividendo, quando o Ronaldo desviou as garrafas já estava e cair e assim continuou para depois recuperar num movimento normal de mercado sobretudo pós dividendo.

Pior e real é o prejuízos relativo a patrocínios, este gesto do Ronaldo, não é inédito, á dias foi com uma marca de cerveja, vai provocar reforço de regulamentos que impedirão no futuro os jogadores e treinadores de tomarem atitudes semelhantes. (por mim fez muito bem, bebam água :nice:)

https://www.sportico.com/business/commerce/2021/ronaldo-didnt-cost-coke-billions-1234632038/
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/queda-em-bolsa-da-coca-cola-gesto-de-ronaldo-nao-teve-nenhuma-repercussao-explica-analista-751181
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/factos-e-argumentos-ronaldo-n%C3%A3o-provocou-desvaloriza%C3%A7%C3%A3o-bolsista-da-coca-cola/ar-AAL4HNg?ocid=msedgntp

Whatever...

Julho 08, 2021, 15:39:59, 15:39
Responder #315

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Face aos preços actualmente praticados nos combustíveis e de muita gente estar incrédula com esta escalada, a APETRO emitiu uma nota com dados comparativos do ano de pico da cotação de petróleo em 2008 com os preços à data de final de Junho passado.

Explicação rápida: a grande...muito grande fatia respeita à carga fiscal, que teve entretanto adicionalmente ainda o 'contributo' da taxa de biocombustível.  :read.calm:

Vejam este artigo e gráficos:

https://autoportal.iol.pt/novidades/precos-dos-combustiveis/apetro-esclarece-aumento-do-preco-dos-combustiveis-basicamente-impostos/20210705/60e34ff50cf279ce41cfa957
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 08, 2021, 17:07:49, 17:07
Responder #316

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ontem atestei a mota com 95 (1.629/l)

Paguei 16.14€

Impostos:
ISP - 6.61€
SCB - 0.35 €

Total em impostos: 6,96 €

Off-topic:
Faz-me lembrar as taxas aplicadas à água que consumo. Pago mais em taxas do que da água que consumo.

Julho 08, 2021, 17:11:12, 17:11
Responder #317

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não será ainda mais, caro Viegas.

Na última vez que vi contas concretas sobre impostos e que por acaso até deixei neste tópico, por cada 10€ que se abastecia, estavam 6,2 euros (61%) "comidos" pelo ISP e pelo IVA.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 08, 2021, 17:22:14, 17:22
Responder #318

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Confirmo valores, pois tenho o talão na minha mão enquanto escrevo isto.

Acrescento ainda o IVA (3.02€) - 23%

ISP - Imposto sobre Produtos Petrolíferos - 6,61 €
SCB - Sobrecusto de Biocombustíveis - 0.35 €

Total pago: 16,14 € - 9.91 Litros

"Simples" 95


do site da ENSE:
https://www.ense-epe.pt/biocombustiveis/sobrecusto-da-incorporacao-de-biocombustiveis-na-fatura-detalhada/

O Regulamento nº 141/2020, de 20 de fevereiro, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), relativo ao “regime de cumprimento do dever de informação do comercializador de combustíveis derivados do petróleo e de GPL ao consumidor”, vem estabelecer, na sua alínea f) do nº 1 do artigo 9º, a obrigatoriedade de informar sobre “a quantidade e o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis, expressos em percentagem e em EUR/litro, respetivamente”.

O cálculo do sobrecusto da incorporação de biocombustíveis na fatura detalhada é determinado pela ENSE, como previsto no nº3 do artigo 9º do Regulamento nº141/2020 supra, nos termos do qual “(..) a quantidade deve respeitar a meta de incorporação de biocombustíveis fixada em diploma legal, e o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis deve ter por base a fórmula de cálculo disponibilizada pela ENSE, com base no valor médio verificado no ano anterior”.

Nesse sentido, atenta a publicação do Decreto-Lei n.º 8/2021, de 20 de janeiro e por forma a dar cumprimento do disposto no regulamento acima referido, a ENSE vem por este meio comunicar que o valor médio do sobrecusto da incorporação de biocombustíveis verificado em 2020 (corrigido o valor de incorporação de 10% para 11%, em vigor em 2021, como previsto no nº 1 do artigo 11º do DL 117/2010, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 8/2021 supra) a considerar para efeitos da desagregação dos valores faturados para informação detalhada na fatura, são os seguintes:

Gasóleo: incorporação de 11% de biocombustível, correspondente a 0,0592 €/l
Gasolina: incorporação de 11% de biocombustível, correspondente a 0,0357 €/l

A aplicação das regras definidas no presente regulamento são objeto de supervisão por parte das entidades competentes, designadamente através de ações de fiscalização da ENSE e de auditorias da ERSE.


blá blá blá... resumidamente: se queres gasolina paga a taxa

Julho 08, 2021, 17:56:22, 17:56
Responder #319

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora aí está...

Dos 16.14€ que pagaste, 9.98€ são taxas/imposto.

Um dia que se acabe este caminho de engorda dos cofres públicos, arranja-se outra forma de taxar...ou aumenta-se aquilo que já existe.  :read.calm:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 08, 2021, 21:11:22, 21:11
Responder #320

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Entao tomem la para chatear...


Nas proximas eleicoes nao se esquecam de votar nos de sempre  :love0001: :love0001:


Austria


Andorra


Espanha - Badajoz



No Luxemburgo coloquei 95 a 1.25 e na Alemanha a 1,40


Tudo paises bem mais pobres que portugal e com salarios medios bem abaixo dos Portugueses  :nempenses: :nempenses: :animated-smileys-angry-049: :animated-smileys-angry-049: :oops: :oops:



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 09, 2021, 11:52:56, 11:52
Responder #321

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Só para colocar um pouco de água na fervura...

Em Janeiro meti gasolina 95 no jumbo a 1,35€/L, em julho, nas mesmas condições meti a 1,58€/L. É um aumento de 17%.

No entanto, o preço do petróleo (Oil WTI) no início do ano estava a 47,5$ e agora está a 73,70$. Um aumento de 55%.

Quero com isto dizer que a coisa podia ser pior se o preço na mangueira estivesse 100% relacionado com o preço do petróleo.

É claro que defendo uma redução na carga fiscal dos combustíveis, porém este escalar de preços não é bem culpa do governo ou Galp ou Bp...

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Julho 09, 2021, 15:52:29, 15:52
Responder #322

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não concordo.
A maior responsabilidade recai na forma como se elaboram os impostos. Que tributa? O governo. Este, o do passado e o que há-de vir, pois enquanto um estado viver de impostos teremos sempre impostos em tudo o que usamos, consumimos ou compramos.

Repara que num abastecimento temos 3 impostos: IVA, ISP e SCB. Tripla tributação.

O mesmo para outros casos, por exemplo na compra de uma mota nova: ISV, IUC e IVA (este ultimo incide não só no preço base do veículo como no ISV).

Concordo com a aplicação de imposto. Não concordo com a duplicação ou triplicação de impostos.

Julho 09, 2021, 16:25:13, 16:25
Responder #323

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Certo, nisso estou de acordo contigo, o Estado carrega imenso nos impostos sobre combustíveis (e na eletricidade também).

O que digo é que a escalada que houve desde o início do ano foi muito influenciada pelo aumento do preço da matéria prima.

Lógico que quanto maior a % de imposto mais vamos notar na carteira quando houver aumentos.

O que me custa entender é como é que no ano passado o preço do petróleo tinha batido abaixo dos 0$, todos os países tiveram oportunidade de se abastecerem a baixo custo, parecia que havia um grande excedente de oferta e em pouco tempo... Puf, preço em alta.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Julho 09, 2021, 18:15:24, 18:15
Responder #324

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sabes, na minha opinião (que não percebo nada disto) não interessa fazer abastecimento, criar reservas pois o pagador final é sempre o consumidor, logo, independentemente do preço a que se adquire a matéria prima e dos custos associados à produção de gasolina/diesel, os impostos vão sempre acompanhar a subida.

Acredito que estes impostos geram milhões de euros todos os anos ao Estado.

Não sei que impostos estarão associados às gasolinas por exemplo em outros países da CE, mas até seria interessante verificar que tipo de taxação é aplicada por exemplo pela Espanha ou pela França.

Será que existe dupla tributação?

Alguém que vá a Espanha (ou outro país) estas férias veja no talão de abastecimento se são identificadas algumas taxas adicionais. 


Julho 09, 2021, 18:24:09, 18:24
Responder #325

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Acredito que estes impostos geram milhões de euros todos os anos ao Estado.

(....)

Ora nem a propósito daquilo que dizes...

A notícia que deixo abaixo tem poucos dias e ilustra aquilo que o Estado arrecada.

Só com alguns mesitos (4) são cerca de 900.000.000 euros (sim, é um número bem grande!).  :read.calm:
E atenção que até estamos a falar de meses em que ainda apanhou confinamento, pelo que dá para perceber que os impostos sobre os combustíveis geram muito €€€.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/estado-arrecada-mais-de-900-milhoes-com-impostos-de-combustiveis-ate-abril-equivale-a-61-do-total
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 09, 2021, 20:53:29, 20:53
Responder #326

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Só para colocar um pouco de água na fervura...

Em Janeiro meti gasolina 95 no jumbo a 1,35€/L, em julho, nas mesmas condições meti a 1,58€/L. É um aumento de 17%.

No entanto, o preço do petróleo (Oil WTI) no início do ano estava a 47,5$ e agora está a 73,70$. Um aumento de 55%.

Quero com isto dizer que a coisa podia ser pior se o preço na mangueira estivesse 100% relacionado com o preço do petróleo.

É claro que defendo uma redução na carga fiscal dos combustíveis, porém este escalar de preços não é bem culpa do governo ou Galp ou Bp...

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk



E so pensar no seguinte:


Portugal é um dos paises mais pobres da UE, certo?

Portugal é 2º paise em que o rendimento individual em media é mais baixo certo?

O preco do barril de crude aumenta para todos os paises, certo?


Entao... porque é que temos um dos precos de gasolina mais caro da europa?


Dados os nossos parcos rendimentos, deveriamos ter o preco dos combustiveis pelo menos ao nivel do dos Espanhois  :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 10, 2021, 12:42:53, 12:42
Responder #327

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não concordo.
A maior responsabilidade recai na forma como se elaboram os impostos. Que tributa? O governo. Este, o do passado e o que há-de vir, pois enquanto um estado viver de impostos teremos sempre impostos em tudo o que usamos, consumimos ou compramos.

Repara que num abastecimento temos 3 impostos: IVA, ISP e SCB. Tripla tributação.

O mesmo para outros casos, por exemplo na compra de uma mota nova: ISV, IUC e IVA (este ultimo incide não só no preço base do veículo como no ISV).

Concordo com a aplicação de imposto. Não concordo com a duplicação ou triplicação de impostos.

Certo, nisso estou de acordo contigo, o Estado carrega imenso nos impostos sobre combustíveis (e na eletricidade também).

O que digo é que a escalada que houve desde o início do ano foi muito influenciada pelo aumento do preço da matéria prima.

Lógico que quanto maior a % de imposto mais vamos notar na carteira quando houver aumentos.

O que me custa entender é como é que no ano passado o preço do petróleo tinha batido abaixo dos 0$, todos os países tiveram oportunidade de se abastecerem a baixo custo, parecia que havia um grande excedente de oferta e em pouco tempo... Puf, preço em alta.

Pegando no exemplo da electricidade, paga-se o imposto especial de consumo de electricidade e no site da EDP está lá informação sobre o mesmo (e sobre outros impostos que também se pagam)... "O Imposto Especial de Consumo de Electricidade (IEC) integrado na subcategoria de imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) é pago ao Estado. Este imposto foi criado em 2013 e é composto por um termo variável a aplicar ao consumo de gás natural. A taxa para a eletricidade em Portugal Continental está fixa em 0,001 € por kWh. " (o link para a a respectiva página).

Relativamente aos combustiveis, ainda se lembram do imposto de 5cts/litro, criado em 2016 (pós troika), que era suposto ser revisto trimestralmente em função do preço do petroleo? Para os mais distraidos... aqui fica uma noticia sobre o assunto
Realmente este imposto foi revisto 1 mês antes das ultimas eleições legislativas... passou de 5cts cobrados ao consumidor para 3cts, sendo que os restantes 2cts eram cobrados às gasolineiras... que acabam por cobrar esse valor aumentando o preço de venda dos combustiveis o que, na prática, significa que o consumidor final continua a pagar os mesmos 5cts.

Não deixa de ser curioso que todos os impostos criados na altura da troika, continuam todos activos (e ainda inventam novos impostos) mesmo quando os politicos dizem que já não estamos em tempos de austeridade.

A somar a isto ainda temos a "taxa de carbono" que, para 2021 tem um valor acima de 5cts (embora seja diferente entre a gasolina e o gasoleo).

Julho 10, 2021, 16:59:55, 16:59
Responder #328

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O que digo é que a escalada que houve desde o início do ano foi muito influenciada pelo aumento do preço da matéria prima.

Mas tens noção que em 2008 o petroleo ja esteve ao dobro do preço que está.
E até praí 2014 andou acima dos 100USD.
No entanto pagavas menos pelos combustíveis que pagas hoje.

A razão é que desde 2015 que foram inventadas novas taxas e sobretaxas.
Algumas continuaram, outras acabaram, outras mudaram de nome.
E as que acabaram levaram ao aumento das existentes, como aconteceu com a do carbono que foi revista diversas vezes e actualmente é prai o triplo de quando começou.



Isto sem ignorar uma taxa adicional que foi introduzida quando o crude atingiu mínimos, que resultaram da baixa procura devido aos confinamentos pelo mundo fora... e o Governo precisou de manter receita.
E que agora novamente na casa dos 75USD não faço ideia se ainda sem mantém.


Julho 12, 2021, 09:18:32, 09:18
Responder #329

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fonix... cada vez que venho a este tópico só me apetece "por vingança" pegar na mota e ir andar... bolas que é cada vez mais um "luxo".


Reparem em outra taxa:

Taxa de direitos de passagem. Todos os anos a empresas de prestação de serviço de internet, gás entre outros pagam às Câmaras Municipais as taxas de ocupação do subsolo e posteriormente fazem repercutir na fatura mensal dos seus clientes.
Ao fim ao cabo não são as empresas que pagam as taxas... somos nós.

pjmartinho: já não me lembrava dessa!!!  :'(
Bem lembrada amigo.  :stuck_out_tongue:

Julho 15, 2021, 13:07:44, 13:07
Responder #330

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A subida dos preços dos combustíveis foi travada por decreto mas não deverá servir para fazer baixar mas sim apenas suavizar as oscilações.

E foi capa do JN de hoje:


Por outro lado e por preguiça em criar tópico à parte...
... com esta coisa da nova gasolina E10, alguém sabe se todos podemos abastecer à vontade ou alguns de nós vamos ter algumas surpresas com tubos e os próprios depósitos corroídos?


 :pensador:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 15, 2021, 14:19:09, 14:19
Responder #331

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Por outro lado e por preguiça em criar tópico à parte...
... com esta coisa da nova gasolina E10, alguém sabe se todos podemos abastecer à vontade ou alguns de nós vamos ter algumas surpresas com tubos e os próprios depósitos corroídos?[/b]

 :pensador:


o Etanol é tem um poder calorifico 30% abaixo do da gasolina.


E é mais corrosivo. Por isso sim, vai danificar mais tubagens de borracha, depositos, tubagens, injectores, etc do que uma gasolina sem etanol


Para alem disso, ha um maior risco de haver decantacao no deposito se a gasolina estiver parada muito tempo
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 15, 2021, 15:33:25, 15:33
Responder #332

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa


Temos uns governantes que envergonhariam Maquiavel


E o pior e que o povo e tao burro que come isto  :D :D :D







As pessoas tem de entender uma coisa


O preco da barril de petroleo ja esteve mais elevado e nessa altura o preco dos combustiveis na bomba eram mais baixos.


Se agora em 2021 estao mais altos, é porque neles incide uma MAIOR TAXA FISCAL


Ou seja... o estado é o responsavel pelos precos dos combustiveis


E é responsavel... porque o estado gasta mais do que aquilo que pode gastar, gasta porque endividou o pais para alem da sua capacidade de pagamento, gasta porque tem uma clientela politica e partidaria que precisa de alimentar sob pena de o pais ficar ingovernavel, gasta porque o "ze povinho" ja esta tao farto de ver escandalos, corrupcao e incompetencia que ja nao liga e gasta porque sabe que daqui por uns tempos vai haver eleicoes e o "ze povinho" vai todo votar nele, porque ele trata de fazer a lavagem cerebral para as pessoas acreditarem que # a culpa é do passos

Portanto... boa sorte com decreto  :D :D :D

As contas estão feitas? Já as fizeste ou analisaste antes de chamares burro a todos, inclusivamente aqueles que as fizeram? Em relação a 2019, ponderando a evolução do WTI, Brent e outros relevantes e considerando a respetiva margem de lucro as empresas distribuidoras sócias da APETRO aumentaram as sua margens liquidas (já elevadas e sempre a subir durante a pandemia) em mais 36%.
Não espreites os futuros do crude (e da eletricidade) senão vais continuar a chamar burro a toda a gente, tipo aquele que indo em contramão na autoestrada insulta todos os outros.  :)

Em relação a 2019 é mentira que exista "uma MAIOR TAXA FISCAL", é exatamente a mesma, (apesar de alta é a mesma).  :???:
É a distribuição em Portugal a praticar com os combustíveis líquidos a mesma receita que utiliza há anos com o gás de botija e depois vêm os bitaites, encomendados ou ignorantes culpar exclusivamente a fiscalidade (é alta mas serve para encobrir tudo) pelos preços exorbitantes e os reis dos patos deste país vão fazendo como querem com a doutrina que os mercados se regulam a eles próprios o que é falso em muitos setores como está provado, e sim, se o governo tiver que intervir por portaria para acabar com estas margens vergonhosas que o faça, quanto antes, ontem já era tarde, até porque o consumo nos próximos anos vai aumentar exponencialmente.


O estudo “Análise da Evolução dos Preços de Combustíveis em Portugal” evidencia que, durante os meses críticos da pandemia, os preços médios de venda ao público desceram a um ritmo claramente inferior à descida dos preços de referência. As margens dos comercializadores atingiram, assim, em 2020, máximos do período em análise. Na gasolina, com 36,8 cêntimos por litro (cts/l), a 23 de março; e no gasóleo, com 29,3 cts/l, a 16 de março.

A análise da ENSE confirma ainda que os preços médios de venda ao público estão em máximos de dois anos, em todos os combustíveis, sendo que esta subida é mais justificada pelo aumento dos preços antes de impostos e das margens brutas do que pelo aumento da fiscalidade.

Na quarta-feira, 30 de junho 2021, a margem apurada sobre a gasolina era superior à margem média praticada em 2019 em 0,069€ (ou +36,62%).

No caso do gasóleo, a margem no último dia do mês de junho era 0,01€ superior à média do ano de 2019 (ou +5.08%).
As margens brutas consistem na diferença entre o preço médio de venda ao público (em bomba) e o preço de referência. O preço de referência tem por base uma fórmula (publicada pela ENSE) que permite determinar o preço à saída da refinaria. Já os preços de comercialização resultam da fixação livre do mercado e variam de posto para posto e de marca para marca.

No período abrangido pelo estudo constatou-se, ainda, uma quebra no volume de vendas de combustíveis. Especificamente em abril de 2020, o volume total de vendas de combustíveis rodoviários registou uma descida de 49,82% face ao mês homólogo de 2019, depois de em março de 2020 essa redução homóloga ter sido de 21,74%.

A venda de combustíveis foi uma das atividades que preservou as operações durante o período de pandemia, mantendo, na sua grande maioria, as estruturas de custos de operação.

Na documentação associada é possível consultar o estudo da ENSE E.P.E.


https://www.ense-epe.pt/communicated/margens-de-comercializacao-de-combustiveis-batem-maximos-durante-a-pandemia/

Julho 15, 2021, 15:41:36, 15:41
Responder #333

ALCLCF

  • Visitante

Por outro lado e por preguiça em criar tópico à parte...
... com esta coisa da nova gasolina E10, alguém sabe se todos podemos abastecer à vontade ou alguns de nós vamos ter algumas surpresas com tubos e os próprios depósitos corroídos?[/b]

 :pensador:


o Etanol é tem um poder calorifico 30% abaixo do da gasolina.


E é mais corrosivo. Por isso sim, vai danificar mais tubagens de borracha, depositos, tubagens, injectores, etc do que uma gasolina sem etanol


Para alem disso, ha um maior risco de haver decantacao no deposito se a gasolina estiver parada muito tempo

E no entanto com um motor com taxa de compressão elevada e centralina de jeito que faça o devido acerto do avanço de ignição e controlo de knock....extrai-se mais ponéis ;D


Julho 15, 2021, 16:37:28, 16:37
Responder #334

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa


Ah entao a culpa é de quem comercializa os combustíveis  :toma:  tá certo!!!!! 

O pjmartinho ja ai acima fez as contas, não adianta repetir


60% de imposto não é aceitável é confisco... Esta na altura do estado baixar um pouco os impostos, estar a responsabilizar quem comercializa de estar a ganhar mais 0,01 em litro nao é argumento

O comercializador, e sei do que falo, dependendo das situações contratuais está com pouca margem de manobra, referindo comercializador entenda-se os distribuidores com comercialização porque os comercializadores sob contrato (independentes ou outros) estão sujeitos aos preços de distribuição.
É alto, fiscalmente muito alto, uma das imposições mais altas da Europa, mas é falso o que afirmaste, "Se agora em 2021 estao mais altos, é porque neles incide uma MAIOR TAXA FISCAL", repito, a fiscalidade é a mesma que existia já na anterior descida, (que os distribuidores não repercutiram integralmente, longe disso) e que existe agora nesta subida atual.
« Última modificação: Julho 15, 2021, 16:44:16, 16:44 por Lourenço »

Julho 15, 2021, 16:57:48, 16:57
Responder #335

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Bom sem querer puxar de galões, mas a nível de contexto, posso dizer que:

Trabalhei 5 anos na Shell de 1999 a 2006
Trabalhei 6 anos na BP, de 2006 a 2012.

A minha dissertação de mestrado foi: A utilização de futuros de Petróleo como instrumentos de cobertura das ações da Galp Energia - onde tentei provar que as ações da Galp Energia variam em correlação directa com o preço do Crude, independentemente de qualquer outro factor - em 2014.

A minha opinião é que:

De facto uma grande fatia do preço do combustíveis é Estado: No conjunto gasolineiras + Revendedores temos: ISP+IVA+IRC sobre a Margem+TSU trabalhadores+Taxas camarárias de exploração+IMI dos postos+Taxas Ambientais.

Os revendedores (donos dos postos de abastecimento) são quem ganha menos, ganham uns míseros cêntimos por litro, diria entre 0,02 e 0,07 na melhor das hipóteses. É destes 0,5 em média que os postos têm de pagar os salários, a Segurança Social e o IRC.

As empresas distribuidoras de combustível ganham um pouco mais, mas não é nada de extraordinário como se possa pensar. No negócio da distribuição se houver margem antes de pagar aos revendedores (isto é incluindo os 0,5 por litro dos revendedores) de 0,30€ por litro é muito (Já agora além dos custos de estrutura, estes 0,30 têm de pagar também a distribuição).

O problema aqui é que se simplifica uma coisa que é bastante mais complexa que é: A procura e a oferta de gasóleo é uma coisa, de gasolina é outra, de jetfuel é outra, de Alcatrão e outra e de Crude é outra.

Pode haver excesso de Crude e falta de gasóleo no mercado, logo o preço do barril baixa e o do gasóleo sobe.

Não entro aqui em mais detalhes, era preciso um curso :) (que nesta data já não tenho competência para ministrar).

Fica a ideia principal Crude <> Gasóleo <> Gasóleo à nossa porta.


Pode haver farinha a dar com um pau, mas se não houver padeiros nem fornos, o pão vai ser sempre caríssimo.

Edit: Em relação ao artigo da ENSE - não tem em conta a aditivagem, o tranporte e o armazenamento.
« Última modificação: Julho 15, 2021, 17:13:20, 17:13 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 15, 2021, 19:14:37, 19:14
Responder #336

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa

...

Edit: Em relação ao artigo da ENSE - não tem em conta a aditivagem, o tranporte e o armazenamento.

Não sei se não terá, admito que não, mas em relação á comparação e evolução de margens, os critérios da base comparativa temporal serão os mesmos, caso contrário não faria sentido.
Determinar margens de revenda, distribuição, retalho ou comercialização final, existem esta e outras análises, em Portugal e em mercados comparáveis, onde não conseguem ou não se detêm a analisar margens é na refinação e mesmo sendo empresas cotadas será um exercício difícil, ou não encontrei informação.

Claro que a APERTO já desmentiu ontem estas conclusões, no entanto creio que alem da fundamentação da análise, até ver acredito na imparcialidade da ENSE e na informação disponibilizada.

Pelo fato de termos um Governo de esquerda é exigível ao menos que seja bom naquilo em que a esquerda supostamente não deveria falhar, moderar margens especulativas, confirmando-se realmente esta diferença como anunciado.

Julho 15, 2021, 21:02:32, 21:02
Responder #337

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

...

Edit: Em relação ao artigo da ENSE - não tem em conta a aditivagem, o tranporte e o armazenamento.

.

Pelo fato de termos um Governo de esquerda é exigível ao menos que seja bom naquilo em que a esquerda supostamente não deveria falhar, moderar margens especulativas, confirmando-se realmente esta diferença como anunciado.




E é precisamente isso que fazem as economias mais ricas do mundo e os paises mais desenvolvidos

E com enorme sucesso!   :palmas: :palmas: :palmas:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 15, 2021, 21:14:48, 21:14
Responder #338

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Calculo que seja ironia..

E eu claro que estou em desacordo, não gosto que o governo regule preços.

Ainda assim, admito que na saúde e nos combustíveis o liberalismo possa ser condicionado tal os impactos negativos que possa ter.

De qualquer forma acho que fazia mais sentido haver uma empresa pública que fazia os preços que queria.

Isto de limitar o negócio dos outros vai contra tudo o que a União Europeia e a Autoridade da Concorrência tem avogado.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 15, 2021, 22:47:24, 22:47
Responder #339

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Ideologias á parte, a regulação de preços em geral deve ser ... desregulada, excepto em setores chave, e não tanto os preços em si mas a especulação e as margens excessivas, como no setor em causa, nas rendas, na saúde, bens alimentares, transportes e em outros serviços, tal como foi dito acima: "E é precisamente isso que fazem as economias mais ricas do mundo e os paises mais desenvolvidos. E com enorme sucesso! ".
Países euro como França, Bélgica, Holanda, Alemanha, etc onde as autoridades da concorrência e comércio cumprem e fazem cumprir normas internas e sobretudo normas Europeias, mas também por exemplo a Suíça que nesta matéria e em muitos setores alguns deles não essenciais regulamentam e fiscalizam preços e margens excessivas com eficácia haja ou não concertação de preços ou cartel.

O exemplo que referi acima das botijas de gás, energia utilizada por grande parte da população Portuguesa é um claro exemplo nacional da falta de fiscalização e poder de intervenção na regulação de preços ou criação de condições ideais de comércio, porque se a fiscalidade justifica uma diferença de 11 ou 17 ou mesmo 19% nunca pode justificar diferenças de 50% ou mais no preço ao consumidor relativamente a Espanha. Assim como um aumento de 36% na margem da gasolina, se confirmado, deve merecer atenção e atuação.


Julho 16, 2021, 11:38:49, 11:38
Responder #340

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Calculo que seja ironia..

E eu claro que estou em desacordo, não gosto que o governo regule preços.

Ainda assim, admito que na saúde e nos combustíveis o liberalismo possa ser condicionado tal os impactos negativos que possa ter.

De qualquer forma acho que fazia mais sentido haver uma empresa pública que fazia os preços que queria.

Isto de limitar o negócio dos outros vai contra tudo o que a União Europeia e a Autoridade da Concorrência tem avogado.
+1.

Quando um negócio tem margens boas abre a porta a concorrentes e os preços tornam-se mais.

A proposta brilhante (ironia) para baixar o preço:
 https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/07/14/combustiveis-se-decreto-do-governo-fosse-aprovado-gasolina-desceria-96-centimos-e-o-gasoleo-1-centimo/amp/

Ou seja, o governo não abdica de baixar o imposto mas querem impor limites às gasolineiras.

E o exemplo do mesmo

https://observador.pt/2021/07/16/carro-onde-seguia-ministro-do-ambiente-circulava-a-200-km-h-na-autoestrada/amp/


Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Julho 16, 2021, 15:10:10, 15:10
Responder #341

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Há setores e contextos onde o mercado se auto regula, outros não.
Não se trata de impedir a liberdade de comércio.
Há leis nos países desenvolvidos que impedem a concertação de preços, os carteis, o abuso de posição dominante. a manipulação e manutenção de preços artificiais, as vendas especulativas muito acima ou abaixo do valor de compra, etc. É uma constante nos USA e na EU.
Há Estados que não fazem negócios ruinosos com privados, livrando-se das suas responsabilidades de setores chave e de defesa do cidadão regulando e apreciando abusos lesivos para todos em geral e para a própria sã concorrência no setor de atividade.

Existem até países com reconhecido mercado e concorrência funcionais, alguns extremamente liberais, onde alguns setores de atividade são regulados nas condições de prestação e no preço ou margens, o setor das rendas imobiliárias é muito regulado (Suíça, Genebra e outros cantões, e outros países) onde um inquilino vê no seu novo contrato a renda paga pelo anterior, que deve corresponder salvo justificação legal prevista, medicamentos e farmacêutica em geral onde a margem não pode exceder o estipulado, combustíveis de locomoção e sobretudo de aquecimento, transportes públicos e de algumas mercadorias em todos os trajetos ou trajetos específicos, alguns bens alimentícios de primeira necessidade, atos médicos, atos de enfermagem, cuidados ambulatórios, assistência a idosos e dependentes, escolas particulares e profissionais privadas reconhecidas, etc, não faltam exemplos.

Em Portugal, faltam exemplos e sobretudo fiscalização, investigação especializada e eficaz. Veja-se o exemplo dos combustíveis de mobilidade agora, mas também das telecomunicações e pacotes de internet, do gás, de alguns medicamentos e muito outros casos de concertação e abuso e o que acontece é que frequentemente os que reclamam contra os preços supostamente ou efetivamente concertados, altos e abusivos são os que mantem o discurso indignado quando o Estado ou Governo pretendem atuar.

Há um partido em Portugal que pretende acabar com o ensino publico, tem essa ideia bem explicada no seu programa acessível no seu site, outros partidos são evasivos mas a ideia é quase a mesma, idem com o SNS.
Precisamente há uns anos pretendeu-se pôr o Estado a financiar o ensino Privado, foi exigido um preço, alguns milhares de euros que o Estado pagava por aluno e o negócio do privado gerava lucros e o estado fecharia as escolas publicas ou deixava de as construir. isto começou e funcionou em alguma zonas do País.

O problema então qual era? É que no ensino público este é universal, não se recusam alunos em função da profissão dos pais ou da rua onde se mora, nem se está preocupado sobremaneira com os rankings, mas naquele tipo de ensino privado com negócio e lucro assegurado pelo Estado, só entravam alunos selecionados e ponderados os critérios atrás mencionados, mas pago por todos. Idem com SNS, pretende-se acabar com o SNS, ( também está no programa do mesmo e nos objetivos de outros), o Estado pagaria uma verba por cada cidadão e cada qual iria ter um seguro privado obrigatório  que teria igualmente um custo mensal. Qual o problema? Dinheiro do Estado a entrar nas companhias de seguros e hospitais privados, eventuais prejuízos assumidos pelo Estado, mas ... prémios mensais progressivos conforme a idade e estado de saúde, riscos e coberturas excluídas, questionário de saúde antes da aceitação e exclusão em caso de repetidos sinistros, cidadãos que excluídos o seriam mesmo porque entretanto o SNS já era.

Respeito o privado e o liberal mas desconsidero em absoluto o parasitismo daquele privado que quer ver o eventual prejuízo pago pelo Estado enquanto exige prestar o serviço conforme entende e sem lei, gerando lucro certo e garantido pago por todos e não quer prestar contas á sociedade onde atua recorrendo a carteis e arranjos de preços para eliminar concorrência e manter preços artificiais e por isso penso que haverá sempre setores onde um dos papeis que se exige ao Estado financiado pelos nossos impostos é que fiscalize e regulamente quando os interesses e direitos elementares dos contribuintes estão a ser postos em causa.

A carga fiscal nos combustíveis é enorme, outros países sofrem do mesmo problema, com a agravante que o poder de compra nacional é ainda baixo. Não é uma situação de agora, já vem sendo construída há décadas mas será que por este facto, a carga fiscal enorme, o Estado deve deixar de investigar e atuar quando se verificam aumentos de margens desproporcionais e quando os preços ao consumidor não refletem integralmente a descida dos mercados e incorporam artificialmente aumento de margens nas subidas?

Julho 16, 2021, 22:54:34, 22:54
Responder #342

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Julho 22, 2021, 11:29:48, 11:29
Responder #343

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Sao as margens senhores, sao as margenzzzzz.... zzzzzz...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz




Carga Fiscal incidente sobre combustiveis:







https://eco.sapo.pt/2021/07/22/peso-dos-impostos-nos-combustiveis-bate-media-europeia-fiscalidade-na-gasolina-e-a-quinta-mais-elevada/
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 22, 2021, 14:09:25, 14:09
Responder #344

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Sao as margens senhores, sao as margenzzzzz.... zzzzzz...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz




Carga Fiscal incidente sobre combustiveis:







https://eco.sapo.pt/2021/07/22/peso-dos-impostos-nos-combustiveis-bate-media-europeia-fiscalidade-na-gasolina-e-a-quinta-mais-elevada/
E aposto que não tem os IMI dos postos.. 
Nem o IRC, nem a segurança social da parte da empresa..

Sobram tostões de margem efetiva líquida de impostos.

Os ricos que exploravam postos de abastecimento acabaram nos anos 80.

Hoje bem dia rende mais um franchising do Celeiro que explorar um posto de abastecimento.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 22, 2021, 15:03:16, 15:03
Responder #345

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Explorar um posto só por si, é pouco rentável.

Por isso a quase totalidade dos postos se ter transformado em lojas de conveniência desde ha uns anos atras.

provavelmente vao ganhar mais em te vender uma garrafa de agua por 1,5 € do que ires la abastecer o deposito da moto  :D :D



Em termos de impostos sobre as empresas, Portugal é o pais onde mais impostos incidem sobre as empresas na OCDE (fonte jornal de negócios da semana passada). Ja agora, abusando de links para o Eco, va vai mais UM


Portanto... de nada adianta reclamar, por exemplo, do comerciante porque o capacete XPTO custa - 50 ou 100€ mandado vir de Espanha... provavelmente o comerciante de la consegue ganhar o mesmo ou mais praticando um preço inferior... o estado lá é que chula menos do que cá
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2021, 23:48:48, 23:48
Responder #346

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa


Temos uns governantes que envergonhariam Maquiavel


E o pior e que o povo e tao burro que come isto  :D :D :D

....

As pessoas tem de entender uma coisa


O preco da barril de petroleo ja esteve mais elevado e nessa altura o preco dos combustiveis na bomba eram mais baixos.


Se agora em 2021 estao mais altos, é porque neles incide uma MAIOR TAXA FISCAL


Ou seja... o estado é o responsavel pelos precos dos combustiveis


....




Para quem quiser entender, está aqui bem explicadinho por um analista económico  :nice: :nice:

#A culpa é da margemzzzz zzzz zzzz...





As contas estão feitas? Já as fizeste ou analisaste antes de chamares burro a todos, inclusivamente aqueles que as fizeram? Em relação a 2019, ponderando a evolução do WTI, Brent e outros relevantes e considerando a respetiva margem de lucro as empresas distribuidoras sócias da APETRO aumentaram as sua margens liquidas (já elevadas e sempre a subir durante a pandemia) em mais 36%.
Não espreites os futuros do crude (e da eletricidade) senão vais continuar a chamar burro a toda a gente, tipo aquele que indo em contramão na autoestrada insulta todos os outros.  :)

Em relação a 2019 é mentira que exista "uma MAIOR TAXA FISCAL", é exatamente a mesma, (apesar de alta é a mesma).  :???:
É a distribuição em Portugal a praticar com os combustíveis líquidos a mesma receita que utiliza há anos com o gás de botija e depois vêm os bitaites, encomendados ou ignorantes culpar exclusivamente a fiscalidade (é alta mas serve para encobrir tudo) pelos preços exorbitantes e os reis dos patos deste país vão fazendo como querem com a doutrina que os mercados se regulam a eles próprios o que é falso em muitos setores como está provado, e sim, se o governo tiver que intervir por portaria para acabar com estas margens vergonhosas que o faça, quanto antes, ontem já era tarde, até porque o consumo nos próximos anos vai aumentar exponencialmente.


Pergunto, o que é afirmado no video postado (cujo autor é para mim, não "um analista económico" com afirmado mas um ativista politico de um determinado partido como sabemos, aliás já é o segundo partido que serve devotamente), que confirme a mentira postada acima de que os impostos é que fizeram aumentar o preço dos combustíveis em Portugal desde 2019 para cá?

Repito, a carga fiscal em Portugal é enorme mas é estável desde a ultima baixa, há mais de dois anos.
Os preços dos combustíveis em Portugal não desceram em conformidade com a baixa do preços do petróleo nos últimos dois anos e meio e recentemente subiram mais do que a subida proporcional do petróleo.

A subida recente deve-se ao aumento do crude e ao aumento das margens; não se deve ao aumento de impostos. É mentira e podes repetir essa mentira muitas vezes que não se vai tornar verdade. Os impostos sobre os combustíveis não subiram nos últimos dois anos, desde a ultima baixa de preço dos combustíveis.

Quanto á carga fiscal enorme, é e será enorme, será maior ainda em Portugal, em Espanha e em toda a Europa e em quase todos os países do mundo. Seja com esquerdas, direitas ou extremas direitas.
Para evitar males menores, há uns anos houve na Europa um país cujo povo votou sim para um aumento de 20 cêntimos do preço dos combustíveis, de uma assentada, entretanto já foi aumentada essa carga fiscal e será ainda mais. está previsto.

Os impostos sobre os combustíveis não vão descer, em lado nenhum, vão subir. por todo o lado.
É difícil de entender porquê? Aceita e aguenta que dói menos ou como dizia outro, ai aguenta aguenta.

Julho 30, 2021, 13:02:55, 13:02
Responder #347

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Bem...fiquei a saber que ainda há quem considere o preço do combustível adequado aqui no fórum

Já chega de internet por hoje  :)

Julho 30, 2021, 13:42:22, 13:42
Responder #348

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
A moda do ambiente e da saúde  veio dar muito jeito às tesouraria do Estado..

Como dizia o outro já meio contente, é taxas e taxinhas..

O passo seguinte será um imposto sobre o rácio homens/mulheres na empresa e outro sobre o rácio brancos/não brancos..


Para não falar da malograda prevenção rodoviária sempre tão divulgada pelo dfelix

« Última modificação: Julho 30, 2021, 13:43:26, 13:43 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 30, 2021, 17:24:48, 17:24
Responder #349

fatgui

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 5
  • Marca Motociclo: Mash
  • Modelo Motociclo: Two Fifty
  • Localidade: Setúbal
Os impostos sobre os combustíveis não vão descer, em lado nenhum, vão subir. por todo o lado.
É difícil de entender porquê? Aceita e aguenta que dói menos ou como dizia outro, ai aguenta aguenta.

Com argumentos destes como "aguenta que doi menos" como esperar alguma alteração. O governo pode e faz o que quer pois as pessoas aceitam para custar menos, porque ficar revoltar e fazer o nosso trabalho como povo não é apenas votar, é também mostrar a nossa indignação com impostos e leis ridiculos,