Autor Tópico: Quando se anda por maus caminhos, nada como ter companhia...  (Lida 4927 vezes)

Junho 28, 2017, 17:48:36, 17:48
Lida 4927 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando se anda por maus caminhos, nada como ter companhia...






Andar a solo em determinados percursos mais acidentados pode ser bastante perigoso...e não falo propriamente na condução de uma moto, mas sim naquilo que pode suceder quando ficamos enrascados sem ninguém nos poder acudir.


Pode acontecer uma imensidão de coisas, mas provavelmente nada tão grave quanto uma queda com consequências limitativas ou que impeçam a procura de auxílio.


É totalmente verdade que algo semelhante pode também acontecer numa boa estrada e com óptimo piso (uma saída de estrada, p.ex.), mas a probabilidade de correr mesmo mal e sem que ninguém nos acuda aumenta bastante se se andar sozinho a fazer trilhos mais difíceis ou técnicos.


A companhia é nestes casos uma salvaguarda, seja por haver mais um par de mãos para levantar/puxar/empurrar, ou por orientação, pelo imediato socorro e que pode significar a diferença entre a vida e a morte, ou por haver a possibilidade de essa companhia ir em busca de auxílio...


O vídeo que vêm abaixo é disso um exemplo muito claro quanto ao que acabo de escrever, demonstrando inequivocamente aquilo que seria se o piloto acaso ficasse preso no buraco sem auxílio algum...



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 28, 2017, 18:49:58, 18:49
Responder #1

rodrigues

  • Visitante
Pior que andar sozinho é ter companhia que entra em pânico sem saber o que fazer :lolol:

Por acaso já pensei nisso quando me enfio por trilhos desconhecidos sem saber o que me espera, sei que é perigoso mas a adrenalina é assim mesmo e quando começo esqueço por completo os perigos, inclusive já andei em locais sem rede, uma queda mais grave e só darão pela minha falta quando os abutres andarem em círculo, é que raramente digo para onde vou.

Seja o que Deus quiser  :tornarseanjinho:

Junho 28, 2017, 22:34:34, 22:34
Responder #2

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Por trilhos desconhecidos, sozinho, nem de moto nem de bicicleta!!

Junho 28, 2017, 23:23:37, 23:23
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É que até um "simples" entorse pode ser complicado se um tipo estiver numa zona sem rede, no meio do nada.

Por cá (PT) não haverá tantos locais assim, mas nunca fiando.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 29, 2017, 08:15:09, 08:15
Responder #4

rodrigues

  • Visitante
É que até um "simples" entorse pode ser complicado se um tipo estiver numa zona sem rede, no meio do nada.

Por cá (PT) não haverá tantos locais assim, mas nunca fiando.

Há mais do que pensas Isaac, para o norte então é uma desgraça !...

Cheguei a perder-me por falta de sinal GPS por diversas vezes, quando retomava a voz da menina e mandava inverter a marcha passado uns bons kms ficava  :irritado:
« Última modificação: Junho 29, 2017, 09:10:10, 09:10 por rodrigues »

Junho 29, 2017, 09:29:50, 09:29
Responder #5

rodrigues

  • Visitante
Tenho consciência do perigo que é andarmos sozinhos até porque 98% das minhas vadiagens são a solo mas não consigo evitar, é da minha maneira de ser e contra isso não há argumentos.

O melhor nesses casos em que gostamos de estar sozinhos é avisar alguém do local onde estamos ou vamos estar e manter a localização ativa no GPS ou Telemóvel para que caso fiquemos inconscientes por determinado tempo possam encontrar o sinal, mas para isso é preciso que alguém esteja ao corrente da situação e avise a Proteção Civil se não receber notícias nas últimas horas.

Também pensei em comprar um Walkie-Talkie para aquelas situações de desamparo das telecomunicações, sempre podemos pedir ajuda a Rádio amadores, se comunicarmos no canal 9 restrito a canal de emergência na banda do cidadão poderá ser ouvida por alguém mais próximo e é viável em todo o globo.

Este por exemplo já serve

https://www.decathlon.pt/walkie-talkie-t80-extreme-id_8245297.html


Junho 29, 2017, 12:30:02, 12:30
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Junho 29, 2017, 17:47:12, 17:47
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Se não tiverem rede não faz mal, o Siresp também não ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 29, 2017, 18:03:31, 18:03
Responder #8

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Continuo a ser fiel ao Mapa de Estradas, não gosto de distracções. E normalmente ando a vadiar sozinho.

João  :scooter: :scooter:

Junho 29, 2017, 19:41:07, 19:41
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Também sou do tempo dos mapas de estrada, mas confesso que nas estradas que não conheço  ir com o GPS em cima do guiador a indicar-me o trajecto e com uma pre-visualização das curvas é muito cómodo ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 30, 2017, 00:48:30, 00:48
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também sou do tempo dos mapas de estrada, mas confesso que nas estradas que não conheço  ir com o GPS em cima do guiador a indicar-me o trajecto e com uma pre-visualização das curvas é muito cómodo ;)

De carro e num tempo completamente louco de Invernia, o saber a próxima curva já me ajudou bastante.
O mapa em papel é sempre útil, mas presentemente - e por mim falo - olho para o mesmo mais como um backup do que outra coisa.
Para mim o GPS é indispensável, apesar de fazer sempre um estudo do mapa no Google Maps na noite ou tarde anterior a sair para algum lado que desconheço.
Ainda este mês o fiz... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2019, 18:17:09, 18:17
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando se anda por determinados tipos de terreno, existem algumas coisas que fazem a diferença...

Coisas (aparentemente) sem grande importância, podem afinal ser muito relevantes, dependendo da situação.

Uma proximidade excessiva do guarda-lamas ao pneu, por vezes pode levará a isto (ver imagem) se acaso se passar numa zona com lama.

Se bem que e como admite o próprio, também haverá "técnicas" para diminuir as dificuldades.  :nice:



Desabafo do proprietário:

"(....)What I call the R1200GS's "Achille's Heel": inadequate clearance between front tire and fender will allow mud buildup within minutes, with a resulting locking of front wheel and loss of control. Stopping to clear the mud usually required 15 minutes of work. After cleaning, it was good for about another three or four minutes of riding. (This photo was along Argentina's Ruta 40. Virtually identical conditions were encountered in Panama's Darien Province.)

I later concluded that reducing the tire pressure to about 20 pounds might have helped lessen the difficulty, but also reduces tire integrity and life.(....)"

Link
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2019, 18:28:00, 18:28
Responder #12

Quico

  • Visitante
Desculpem lá mas o tipo disse:

"Estou a segurá-la com os meus tomates, tira uma foto, a sério tira uma foto"

Que rei!!! :confetti:

Janeiro 27, 2019, 20:20:18, 20:20
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pela visualização do vídeo percebe-se que foi uma situação bastante delicada...que só não o fez desaparecer pelo buraco abaixo porque imediatamente afastou os braços e fez força para aguentar todo o peso (também amparado pela roda frontal nas tábuas).

Ali não tinha muitas hipóteses, parece-me... Ou ia com a moto, ou saia dali junto com a moto.

Não acho que desse para deixar a moto cair sem que ele fosse atrás. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2019, 12:27:43, 12:27
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Realmente como um pequeno pormenor pode ser tão prejudicial no avanço por estradas naquele estado.

Diminuir a pressão do pneu teria sido uma alternativa, mas penso que ao fim de uma dezena de kms naquele piso o problema iria persistir.

Má escolha de altura para fazer o percurso?
Mal preparado?

Será que o modelo permite aumentar a distância entre o para lamas e a roda? Talvez alguma peça DIY?

Janeiro 29, 2019, 13:47:26, 13:47
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Às vezes parece que só mesmo com cordas e tudo, tal a forma como a moto fica presa na lama.

Aqui está um belíssimo exemplo em como a ajuda não é demais quando as condições são particularmente difíceis.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2019, 08:52:31, 08:52
Responder #16

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Realmente como um pequeno pormenor pode ser tão prejudicial no avanço por estradas naquele estado.

Diminuir a pressão do pneu teria sido uma alternativa, mas penso que ao fim de uma dezena de kms naquele piso o problema iria persistir.

Má escolha de altura para fazer o percurso?
Mal preparado?

Será que o modelo permite aumentar a distância entre o para lamas e a roda? Talvez alguma peça DIY?

Será que o modelo é indicado para aquelas incursões? Tenho visto malta a meter Tenerés e Africa Twins por caminhos onde costumam andar CRFs, KXs, WRs e afins.

São motos todo o terreno? Não me parece. São motos, na minha opinião, que conseguem fazer estradões de terra e sair do alcatrão com um á vontade que uma CBR não tem, ou uma GoldWing. Mas não são motos todo o terreno.

Quanto ao topico em si... epa, sou suspeito. Ando de moto sozinho, vou á pesca sozinho, faço caminhadas sozinho... basicamente, preciso ter uma uma certa % de horas semanais só para mim. A situação ideal seria ter um trabalho que me permitisse estar sozinho durante 8 horas diárias e poder "pensar na vida" e "aparvalhar". Como não é possivel, visto que trabalho directamente com o publico, preciso de tempo para "aparvalhar" noutra altura. Felizmente, tenho uma familia que compreende isso e que sabe que, se não tiver esse tempo só para mim, vou andar mal disposto e rezingão. Para mim, que já sou acusado ( e, talvez, com razão ) de ter mau feitio, juntar má disposição e rezinguisse ao coktail, não ia dar bom resultado.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 15, 2019, 11:47:17, 11:47
Responder #17

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acredito que andar de mota, como qualquer outra atividade que nos dê prazer: pescar ou caminhar como referes, seja retemperador e estabeleça os níveis necessários a mais uma semana de trabalho.

Também dou por mim, quando me sento na máquina e rolo o punho, uma satisfação pessoal que está na velocidade ou no vento que me preenche.

Acredito no entanto que a partilha seja igualmente satisfatória: rolar juntos numa estrada, pescar ou caminhar. Tudo depende da companhia.  :nice:

Fevereiro 12, 2021, 19:09:36, 19:09
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não pude deixar de me lembrar deste tópico, quando ontem partilharam comigo a foto que deixo mais abaixo...

Um tremendo atasqueiro...

Aquela GS só deu para sair de lá com a ajuda de um tractor.

Quando se pensa que dá para passar, neste tipo de condições em que a lama se agarra a tudo...é melhor pensar 2x. ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama