Autor Tópico: Sistema de emergência integrado no motociclo  (Lida 3309 vezes)

Junho 06, 2020, 18:47:20, 18:47
Lida 3309 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386


O sistema de chamada de emergência ligado digitalmente usa um algoritmo de colisão inteligente instalado na unidade de sensor inercial do veículo para detetar acidentes. Utilizando uma aplicação para smartphone, o Help Connect transmite informações sobre a cena do acidente e o condutor ao Centro de Assistência Bosch e, a partir daí, aos serviços de emergência, ajudando-os a encontrar a vítima mais rapidamente.

O Help Connect adiciona um anjo da guarda digital ao amplo portefólio de sistemas de segurança de motocicletas da Bosch.

Disse Harald Kroeger, do conselho de administração da Bosch, em comunicado.

 

Help Connect é o anjo da guarda digital dos motociclistas

O Help Connect baseia-se em informações do controlo de estabilidade do motociclo Bosch MSC e, mais especificamente, na sua unidade de sensor inercial.
 Conforme foi referido, este sensor mede a aceleração e a velocidade angular cem vezes por segundo, o que significa que o sensor pode calcular com precisão a posição atual da moto e o ângulo de inclinação.

Este sistema não requer uma unidade de controlo adicional, tornando mais fácil a integração na motocicleta. Segundo a marca alemã, esta tecnologia liga-se à aplicação de emergência Vivatar da Bosch, via Bluetooth. O Help Connect também transmite quaisquer dados médicos fornecidos pelo condutor ao Centro de Assistência Bosch. Estes dados podem ser vitais para os serviços de emergência.

Motociclistas terão sistema que liga automaticamente para o SOS

Apesar de haver esta monitorização permanente, o sistema tem de ser autónomo na deteção e alerta. Assim, se o acidente for grave e o motociclista não responder, os serviços de emergência são imediatamente direcionados ao local. Os smartphones geralmente são transportados para perto do corpo e os passageiros que sofreram um acidente podem ser localizados rapidamente, mesmo que tenham sido projetados do veículo durante o acidente.

Portanto, caso não haja resposta humana, uma mensagem automática deste tipo pode reduzir em até metade o tempo que leva para os serviços de emergência chegarem ao local.

https://pplware.sapo.pt/high-tech/bosch-desenvolve-um-sistema-de-chamada-de-emergencia-digital-para-motociclistas/

                  

                  

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 06, 2020, 19:10:33, 19:10
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Excelente artigo.
Obrigado pela partilha... Já tinha saudades destas intervenções .

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 06, 2020, 19:33:05, 19:33
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mais um sistema de apoio automático, é sempre de saudar soluções automatizadas como esta  :nice:

Não referem custos, mas tendo em conta que o serviço se apoia e requer a intervenção do Bosch Service Center em caso de acidente, antevejo uma qualquer mensalidade para usufruir da coisa.

Não li em detalhe, assim que puder vou pesquisar um pouco mais sobre este sistema, fiquei curioso.
Se o este Bosch Help Connect permitir ligação via Bluetooth aos auriculares, então é 5*

Qualquer sistema semelhante que não contemple essa possibilidade é uma oportunidade perdida de optimizar a comunicação entre assistente <> acidentado, evitar falsos positivos e prestar um auxílio e instruções muito mais eficazes ao acidentado, caso não fique inconsciente!
 
O que uso actualmente (motardtracker.com) conta com a mesma possibilidade de deteção de queda, apenas diferindo na ausência do centro de apoio. Essa é aliás a funcionalidade que mais prezo, especialmente quando ando a deambular por estradas secundárias mais isoladas  :chopper:

No caso de detectar uma paragem e/ou desnível abruptos, após 20 segundos o sistema faz o seguinte de forma automática:
- inicia uma chamada telefónica, por ordem até ao primeiro que atender, para a lista de números que configuramos no site
- envia SMS com alerta e posição GPS para os números na lista
- envia email com alerta e posição GPS para os emails na lista

No caso de ficarmos imobilizados, quem atende não conseguirá falar conosco e vai tentar contactar-nos para o nosso número de telefone. Se ainda assim não atendermos, então ligam para o INEM e indicam as coordenadas que entretanto receberam por SMS/email.

Obviamente, não é exactamente a mesma coisa que ter um profissional disponível num centro de atendimento, e nem o Tracker tem a possibilidade de ligar-se ao bluetooth dos auriculares: seria ouro-sobre-azul, pois poderia falar directamente com a pessoa que atendeu a emergência... Infelizmente, devido a esse pequeno pormenor, não é possível colocar o 112 como primeiro número da lista, pois mesmo que atendam não vão ouvir ninguém deste lado :/

Para colmatar esses pormenores, dei o número do cartão SIM do Tracker e avisei os familiares e amigos que adicionei à lista que, no caso de receberem algum chamada/SMS desse número, é provável que algo me aconteceu e devem tentar contactar-me imediatamente para o meu número pessoal - no caso de eu não atender em menos de 1min, chamar de imediato o INEM e fornecer as coordenadas do SMS/email.


Junho 07, 2020, 04:07:34, 04:07
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Este tipo de sistema já é (ou está para breve, não me lembro) obrigatório em carros novos vendidos na União Europeia.

A seguir vem nas motos, tal como o ABS (ou CBS) são obrigatórios acima de 125.

Pela segurança e sem castrar as meninas é bem vindo!!

Este fará a diferença entre a vida e a morte em alguns casos, assim funcione o sistema de apoio!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 07, 2020, 07:35:57, 07:35
Responder #4

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Havia uma app francesa que fazia isto a partir do telefone, cheguei a usá-la uns tempos, não me lembro do nome
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 07, 2020, 07:58:39, 07:58
Responder #5

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não seria a app Cradar?

Andava sempre activa no smartphone quando ia para o monte pedalar sozinho


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk