Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 22:28:34, 22:28Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:57:23, 21:57Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.É só isto que eu defendo...Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkA operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.Tal como ela, outros o fazem.Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 22:28:34, 22:28Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:57:23, 21:57Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.É só isto que eu defendo...Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkA operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.Tal como ela, outros o fazem.Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.Pois o que vos falha é exactamente essa informação "fidedigna da NET"...Eu trabalho no ramo da produção de energia eléctrica e a minha informação não vem da Net. E esta questão das garantias dos operadores é tudo uma questão de cotas.Em Portugal só há um produtor de energia eléctrica, todos os outros são apenas revendedores.O único produtor de energia eléctrica em Portugal disponibiliza publicamente informação oficial sobre a origem da sua energia. Nos meses "bons" apenas 12% de toda a energia produzida em Portugal é de origens renováveis. De modo que afirmar que 100% da energia que se vende é de origens renováveis, só depende daquilo que o operador comercializa até completar a cota...Mas agora sou eu que digo. Cada qual compra o que quer... Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:57:23, 21:57Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.É só isto que eu defendo...Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkA operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.Tal como ela, outros o fazem.Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.
Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.É só isto que eu defendo...Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?
Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Não leste a parte que eu escrevi que a miio compra a energia em Espanha...
Não entendo o que vocês pretendem provar.Os combustíveis fósseis estão sujeitos a uma carga fiscal absurda?Toda a gente concorda.Os carregamentos eléctricos estão sujeitos a custos acrescidos que são exagerados?Toda a gente parece concordar.Que justifica ou não a transição para a mobilidade eléctrica no que diz respeito a custos?Até para quem esteja limitado exclusivamente a postos de carregamento pode significar alguma poupança.Mas pegar nisto para justificar que "vale muito a pena" é estar a ser cúmplice com o que se está a passar.Podemos alegar que já sabíamos que ia ser assim. E que até já sabemos que irá ser pior.Mas não foi isto que "venderam".Parece-me excelente que a malta se queixe do custo dos carregamentos.Tal como me parece excelente que se coloque em causa até que ponto compensa a transição.Porque isto poderá levar a que o actual modelo seja revisto.E das duas uma: Ou os proprietários de EV's saem a ganhar se os postos passarem a ser devidamente regulados.Ou os proprietários de outros saem prejudicados para forçar a transição.Seja como for, é um bocado parvo se entrar numa abordagem de eléctricos vs combustão como se equipas de futebol se tratasse.Ninguém ganha nada com isso. E para muita gente a mobilidade eléctrica nem sequer é uma escolha. Porque simplesmente querem manter o que já têm.
Quem tem elétricos há anos já não tem nada a provar....quem não os tem é que há anos insiste em provar algo que quem os tem continua a não entender.
acho que sim, por isso é que quem tem veículos a gasolina E elétricos tem uma perspectiva deturpada da realidade....
Citação de: ALCLCF em Novembro 04, 2021, 09:29:32, 09:29Quem tem elétricos há anos já não tem nada a provar....quem não os tem é que há anos insiste em provar algo que quem os tem continua a não entender.Acho que existem facciosismos em ambos os lados.
Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.
Citação de: Cross em Novembro 04, 2021, 18:55:17, 18:55Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.Sim, e depois vais carregar o híbrido num posto rápido e fazes um post como o do director da Turbo...
Citação de: Pianoman em Novembro 04, 2021, 22:27:12, 22:27Citação de: Cross em Novembro 04, 2021, 18:55:17, 18:55Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.Sim, e depois vais carregar o híbrido num posto rápido e fazes um post como o do director da Turbo...Claro que não, híbrido é para carregar em casa para andar na cidade e no comute diário sem interesse nenhum e de preferência grátis com paineis. Mas também tens um carro a sério para andar na estrada e autoestrada sem stresses e preocupações de carregamentos e preços de energía e andar com almofadas para dormir enquanto carrega ou geradores na mala, e andar mais andar devagar porque senão não chega... não quero essas meerdas para nada nem tenho paciência para isso...Para quem não percebeu fica aqui um boneco...Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Não percebeste. Enquanto fazes o planeamento disso tudo, e quais pontos de carregamento e de que tipo e qual o custo e quanto kilometros dá, escreves na app para publicar o consumos etc....... tudo isso eu escolho não fazer absilutamente nada, ponho gasolina... facil não!Portanto quando der a vontade tu tens que cagar no caminho eu vou cagar a casa.Nada do que estou a dizer é contra os veículos eléctricos porque é o futuro ao lado do hidrogénio, MAS na situação actual dos eléctricos a autonomia e os locais dos postos de abastecimento e custo/sistema dos carregamentos é um problema acrescido que os donos dos eléctricos tem que lidar e outros podem escolher não os ter como eu aceito aqueles que querem passar pela dores dos primeiros VEs. Não aceitar que estes incovenientes existem é pura demagogia.Estas coisas são faceis de resolver, é apenas tempo e dinheiro e em 6 meses o mundo será diferente e pode estar resolvido mas até lá que se f... a taça.Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Com quase 500km de autonomia, não tenho nenhuma ansiedade.
O "problema" para mim é o custo de aquisição.O ZOE fica pelo menos nos 32 mil euros. E um hibrido anda lá por esse preço.Conduzo no trabalho um hibrido: yaris da toyota e aquilo faz 3.1 lt/100, com um modo totalmente elétrico a baixas velocidades, por exemplo nas filas de transito de Lisboa.Não creio que seja um "nem carne nem peixe" mas sim uma alternativa (mais cara na manutenção certamente) ao totalmente elétrico sem o "problema" do abastecimento. Comparando ao meu/da minha mulher corsa é uma alternativa que poderia considerar se não fossem os custos de aquisição.É que 20 mil euros a mais num elétrico ou hibrido dá muita gasolina. Perdoem-me a "falta de consideração" pelo ambiente quando a minha alternativa continua a ser um gasolinas.
...é unicamente para utilização citadina e é preciso não ter pressa.
118 Dólares
Hoje abasteci gasolina ao mesmo valor de 6ª feira (1,92€).Aumentou mesmo? O que esgotou no posto foi o diesel.Alguém já viu os novos preços?
Ukraine has proven reserves equivalent to 35.7 times its annual consumption. This means it has about 36 years of gas left (at current consumption levels and excluding unproven reserves)
These well-known confrontations and negotiations concerning different routes of Russian gas supply to the EU, however, diverted attention from the potential of Ukraine’s own gas and oil reserves, as well as the associated storage facilities. The considerable natural resources in Ukraine’s energy sphere remain underexplored and underused today despite the fact that their use could spur economic growth not only in the energy sector, but also in other industries of the country
Excluding Russia’s gas reserves in Asia, Ukraine today holds the second biggest known gas reserves in Europe. As of late 2019, known Ukrainian reserves amounted to 1.09 trillion cubic meters of natural gas, second only to Norway’s known resources of 1.53 trillion cubic meters. Yet, these enormous reserves of energy remain largely untapped. Today, Ukraine has a low annual reserve usage rate of about 2 percent. Moreover, more active exploration may yield previously undiscovered gas fields, which would further increase the overall volume of Ukraine’s deposits.
Por fim, ressalvo outro pormenor de vital importância para termos tido esta invasão: Putin....E por isso que as vezes sou tao cético com alguns disparates que vejo aqui postados...
Pela diferença de meios, será quase certa uma vitória Russa...
O nuclear (fissão) é uma das questões, talvez a mais relevante, neste desequilíbrio de forças, que permite a qualquer país ou povo exercer chantagem sobre o resto do Mundo.A velha teoria em que alguns ainda creditam hoje de que se existissem vários países a deter força nuclear nunca mais existiriam guerras é e sempre foi uma falácia, mesmo que a maioria dos países das mais variadas tendências possuam força nuclear basta haver um deles que ameace utilizar para chantagear o resto do Mundo.Outra teoria é a de quererem dissociar o nuclear civil do nuclear militar e tem gasto bilhões em campanhas de propaganda para tentar convencer a opinião pública com esta mentira. O Nuclear civil está e sempre esteve ligado ao nuclear militar, no seu desenvolvimento, na sua base científica e técnica, nos seus perigos para a humanidade e com as mesmas empresas a lucrar com o negócio.A Alemanha e outros países (alguns mesmo com nuclear militar) perceberam que tinham de se desfazer das centrais nucleares.São conhecidos os alvos, oficiosamente ou por pressupostos.Macron, em campanha eleitoral anunciou 6 EPRs (pressurizados) e outros tantos SMRs (modulares), ontem anunciou que a França tem de reforçar a defesa das suas atuais centrais nucleares.Foi avisado, tal como os presidentes anteriores; para atacar nuclearmente um país que possua centrais nucleares são necessárias só armas convencionais, o nuclear já lá está.Nenhum dos reatores anunciados estará construído em 2035 como ele prometeu e os objetivos de renováveis também prometidos para 2050 já a Alemanha os atingiu atualmente e consegue energia a metade do preço da nuclear Francesa mesmo sendo esta altamente subsidiada através da EDF que continua Estatal francesa e não como a EDP que é Estatal mas Chinesa.A este propósito Portugal tem o titulo da economia mais Chinesa da zona Euro, não sinto orgulho.Não há outra alternativa para independência energética para a Europa que não o desenvolvimento em renováveis, considerando outras na transição, sem precipitações comuns nos políticos.Não existe energia mais versátil, mais fácil de obter que a eletricidade e se obtida através de renováveis, as atuais e futuras, livra-nos de dependências dos fósseis e dos lobbies do nuclear.E não o nuclear (fissão) não é o futuro, é um passado e um presente tristes para a humanidade e só é futuro nas consequências negativas.
Aconselha a prudência a nunca se falar daquilo de que nada se percebe como é o caso acima.
Não existe prosperidade sem energia nuclear, nem na Europa, nem na América nem na China nem no fim do mundo.Qualquer país que aspire a ser uma potência desenvolvida tem que ter uma forte componente nuclear no seu mix.
É certo que a UE, liderada pela Alemanha, quis viver num conto de fadas e onde é que isso levou a UE? A uma dependência perigosa do gás Russo.
Achar que a base de produção eléctrica de um país pode assentar em renováveis é demasiada ignorância em 2022 pelo que não vou perder o meu tempo a explicar porque é que é uma fantasia. Está tudo na net
A Alemanha (e todos os países da Europa que queiram continuar ou passar a ser ricos) vão apostar forte no nuclear.
E Portugal? Acho que Portugal ainda não decidiu querer ser rico.
Ainda assim Portugal pode não ter centrais nucleares no seu território mas Portugal consome muita energia nuclear francesa
42mil € e só possíveis numa moradia, é o custo que calculei na casa dos meus pais (2 pessoas)b para ficarem energeticamente independentes x 5983402 fogos (pordata)....é multiplicar.Vou ser directo e snob, as renováveis são boas para quem t€m ou para quem gostar de morar num cabana 4x4m com um frigorífico.....ou para quem gostar destes valores (Junho 2021)....está lá Portugal também