Autor Tópico: Gasolina...a variação contínua dos preços!  (Lida 65007 vezes)

Novembro 04, 2021, 01:22:01, 01:22
Responder #500

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não entendo o que vocês pretendem provar.

Os combustíveis fósseis estão sujeitos a uma carga fiscal absurda?
Toda a gente concorda.

Os carregamentos eléctricos estão sujeitos a custos acrescidos que são exagerados?
Toda a gente parece concordar.

Que justifica ou não a transição para a mobilidade eléctrica no que diz respeito a custos?
Até para quem esteja limitado exclusivamente a postos de carregamento pode significar alguma poupança.
Mas pegar nisto para justificar que "vale muito a pena" é estar a ser cúmplice com o que se está a passar.
Podemos alegar que já sabíamos que ia ser assim. E que até já sabemos que irá ser pior.
Mas não foi isto que "venderam".


Parece-me excelente que a malta se queixe do custo dos carregamentos.
Tal como me parece excelente que se coloque em causa até que ponto compensa a transição.
Porque isto poderá levar a que o actual modelo seja revisto.
E das duas uma:
Ou os proprietários de EV's saem a ganhar se os postos passarem a ser devidamente regulados.
Ou os proprietários de outros saem prejudicados para forçar a transição.

Seja como for, é um bocado parvo se entrar numa abordagem de eléctricos vs combustão como se equipas de futebol se tratasse.
Ninguém ganha nada com isso. E para muita gente a mobilidade eléctrica nem sequer é uma escolha.
Porque simplesmente querem manter o que já têm.


Novembro 04, 2021, 01:24:35, 01:24
Responder #501

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica


Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...
@Pianoman

https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.
O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

É só isto que eu defendo...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

A operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.
Tal como ela, outros o fazem.

Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.
Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.



Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...
@Pianoman

https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.
O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

É só isto que eu defendo...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

A operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.
Tal como ela, outros o fazem.

Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.
Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.

Pois o que vos falha é exactamente essa informação "fidedigna da NET"...
Eu trabalho no ramo da produção de energia eléctrica e a minha informação não vem da Net.

E esta questão das garantias dos operadores é tudo uma questão de cotas.
Em Portugal só há um produtor de energia eléctrica, todos os outros são apenas revendedores.
O único produtor de energia eléctrica em Portugal disponibiliza publicamente informação oficial sobre a origem da sua energia. Nos meses "bons" apenas 12% de toda a energia produzida em Portugal é de origens renováveis. De modo que afirmar que 100% da energia que se vende é de origens renováveis, só depende daquilo que o operador comercializa até completar a cota...
Mas agora sou eu que digo. Cada qual compra o que quer...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Não leste a parte que eu escrevi que a miio compra a energia em Espanha...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 04, 2021, 01:29:42, 01:29
Responder #502

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não leste a parte que eu escrevi que a miio compra a energia em Espanha...

Como é que ela chega aos postos de carregamento?
Têm uma puxada exclusiva que vêm do outro lado da fronteira?  :)


De repente lembrei-me disto!!!



Novembro 04, 2021, 09:29:32, 09:29
Responder #503

ALCLCF

  • Visitante
Não entendo o que vocês pretendem provar.

Os combustíveis fósseis estão sujeitos a uma carga fiscal absurda?
Toda a gente concorda.

Os carregamentos eléctricos estão sujeitos a custos acrescidos que são exagerados?
Toda a gente parece concordar.

Que justifica ou não a transição para a mobilidade eléctrica no que diz respeito a custos?
Até para quem esteja limitado exclusivamente a postos de carregamento pode significar alguma poupança.
Mas pegar nisto para justificar que "vale muito a pena" é estar a ser cúmplice com o que se está a passar.
Podemos alegar que já sabíamos que ia ser assim. E que até já sabemos que irá ser pior.
Mas não foi isto que "venderam".


Parece-me excelente que a malta se queixe do custo dos carregamentos.
Tal como me parece excelente que se coloque em causa até que ponto compensa a transição.
Porque isto poderá levar a que o actual modelo seja revisto.
E das duas uma:
Ou os proprietários de EV's saem a ganhar se os postos passarem a ser devidamente regulados.
Ou os proprietários de outros saem prejudicados para forçar a transição.

Seja como for, é um bocado parvo se entrar numa abordagem de eléctricos vs combustão como se equipas de futebol se tratasse.
Ninguém ganha nada com isso. E para muita gente a mobilidade eléctrica nem sequer é uma escolha.
Porque simplesmente querem manter o que já têm.

Quem tem elétricos há anos já não tem nada a provar....quem não os tem é que há anos insiste em provar algo que quem os tem continua a não entender.

Por exemplo o facto de ~80% do valor de carregamento serem impostos e taxas é mau, mas é bom no contexto destas discussões.....portanto em Portugal se alguém tiver um eléctrico convém ser cúmplice (sem aspas) das taxas, seja num argumento com quem não os tem como num futuro argumento fiscal :nice:

A regulação em Portugal nunca será boa para pontos de carregamento, por isso a rede mais barata é desregulada e fora do controlo estatal.

E para muitos mais têm as duas vertentes (elétrica e fóssil) e continuam ano após ano a ler a mesma coisa :confetti:

« Última modificação: Novembro 04, 2021, 09:30:51, 09:30 por ALCLCF »

Novembro 04, 2021, 11:46:29, 11:46
Responder #504

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quem tem elétricos há anos já não tem nada a provar....quem não os tem é que há anos insiste em provar algo que quem os tem continua a não entender.

Acho que existem facciosismos em ambos os lados.



Novembro 04, 2021, 14:05:59, 14:05
Responder #505

ALCLCF

  • Visitante
acho que sim, por isso é que quem tem veículos a gasolina E elétricos tem uma perspectiva deturpada da realidade....

Novembro 04, 2021, 18:55:17, 18:55
Responder #506

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)


acho que sim, por isso é que quem tem veículos a gasolina E elétricos tem uma perspectiva deturpada da realidade....

Não percebi. Se tem ambos os tipos de veículos e são utilizadores dos mesmos a sua perspectiva é deturpada?!?
Pelo contrário... acho que não interessa muito à agenda de um lado mas isso é outra coisa...

Comprem primeiro a mota e depois façam o test ride!

Quem tem elétricos há anos já não tem nada a provar....quem não os tem é que há anos insiste em provar algo que quem os tem continua a não entender.

Acho que existem facciosismos em ambos os lados.

Exactamente, mas depois de limpar o ruído e ficar o que interessa nenhuma é uma escolha  certa.

Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.

Sobre o tópico especifico, a crise energética na china, a electrificação em massa e principalmente apressada nos veículos, nas casas aquecimento, etc... está a provocar o aumento dos preços dos fósseis porque estamos longe de estar preparados e existir alternativas... aproveitar enquanto é tempo!!!

Lembram se quando os arabes fecharam a porta do pitrol? Ou na guerra do golfo?


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 04, 2021, 20:23:05, 20:23
Responder #507

ALCLCF

  • Visitante
Estava a ser irónico.

No final do dia eu tanto vou continuar a carregar com cartãozinho Miio quando precisar, como continuo a encher com 98 quando preciso de gota ao preço que estiverem e continuo a chegar ao final do ano com um custo por km global agradável.

Novembro 04, 2021, 22:27:12, 22:27
Responder #508

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica


Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.

Sim, e depois vais carregar o híbrido num posto rápido e fazes um post como o do director da Turbo...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 04, 2021, 22:42:11, 22:42
Responder #509

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)




Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.

Sim, e depois vais carregar o híbrido num posto rápido e fazes um post como o do director da Turbo...

Claro que não, híbrido é para carregar em casa para andar na cidade e no comute diário sem interesse nenhum e de preferência grátis com paineis.
Mas também tens um carro a sério para andar na estrada e autoestrada sem stresses e preocupações de carregamentos e preços de energía e andar com almofadas para dormir enquanto carrega ou geradores na mala, e andar mais andar devagar porque senão não chega... não quero essas meerdas para nada nem tenho paciência para isso...

Para quem não percebeu fica aqui um boneco...





Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 04, 2021, 22:47:00, 22:47
Responder #510

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica






Quem está indeciso tem os híbridos para sobreviver à transição.

Sim, e depois vais carregar o híbrido num posto rápido e fazes um post como o do director da Turbo...

Claro que não, híbrido é para carregar em casa para andar na cidade e no comute diário sem interesse nenhum e de preferência grátis com paineis.
Mas também tens um carro a sério para andar na estrada e autoestrada sem stresses e preocupações de carregamentos e preços de energía e andar com almofadas para dormir enquanto carrega ou geradores na mala, e andar mais andar devagar porque senão não chega... não quero essas meerdas para nada nem tenho paciência para isso...

Para quem não percebeu fica aqui um boneco...





Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Mas eu tenho um carro para andar na estrada e autoestrada sem stresses e preocupações de carregamentos e preços de energia. Não durmo nos carregamentos de 20 minutos (até tenho que almoçar ou lanchar à pressa) e garantidamente não levo geradores de energia na mala, até porque ia cheia de bagagens na viagem para Trás-os-montes. Andei à velocidade que quis e parei duas vezes tal como parava no carro a Gasóleo.
Ah...e gastei um quarto do que gastaria com o carro a gasóleo.

Tens que experimentar para acreditar...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 04, 2021, 23:05:12, 23:05
Responder #511

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Não percebeste. Enquanto fazes o planeamento disso tudo, e quais pontos de carregamento e de que tipo e qual o custo e quanto kilometros dá, escreves na app para publicar o consumos etc....... tudo isso eu escolho não fazer absilutamente nada, ponho gasolina... facil não!

Portanto quando der a vontade tu tens que cagar no caminho eu vou cagar a casa.

Nada do que estou a dizer é contra os veículos eléctricos porque é o futuro ao lado do hidrogénio, MAS na situação actual dos eléctricos a autonomia e os locais dos postos de abastecimento e custo/sistema dos carregamentos é um problema acrescido que os donos dos eléctricos tem que lidar e outros podem escolher não os ter como eu aceito aqueles que querem passar pela dores dos primeiros VEs. Não aceitar que estes incovenientes existem é pura demagogia.
Estas coisas são faceis de resolver, é apenas tempo e dinheiro e em 6 meses o mundo será diferente e pode estar resolvido mas até lá que se f... a taça.








Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 04, 2021, 23:33:30, 23:33
Responder #512

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Não percebeste. Enquanto fazes o planeamento disso tudo, e quais pontos de carregamento e de que tipo e qual o custo e quanto kilometros dá, escreves na app para publicar o consumos etc....... tudo isso eu escolho não fazer absilutamente nada, ponho gasolina... facil não!

Portanto quando der a vontade tu tens que cagar no caminho eu vou cagar a casa.

Nada do que estou a dizer é contra os veículos eléctricos porque é o futuro ao lado do hidrogénio, MAS na situação actual dos eléctricos a autonomia e os locais dos postos de abastecimento e custo/sistema dos carregamentos é um problema acrescido que os donos dos eléctricos tem que lidar e outros podem escolher não os ter como eu aceito aqueles que querem passar pela dores dos primeiros VEs. Não aceitar que estes incovenientes existem é pura demagogia.
Estas coisas são faceis de resolver, é apenas tempo e dinheiro e em 6 meses o mundo será diferente e pode estar resolvido mas até lá que se f... a taça.








Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Não percebo que caganeira pode dar no tempo de abrir a app da miio e selecionar o ponto de carregamento que quiser utilizar (só aparecem os adequados ao meu carro) e ouvir depois as indicações do Google Maps para lá chegar.

Com quase 500km de autonomia, não tenho nenhuma ansiedade. E olha que não é um Tesla...

Volto a dizer...tens que experimentar, pois garanto-te que vais mudar de ideias.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 05, 2021, 01:25:36, 01:25
Responder #513

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Com quase 500km de autonomia, não tenho nenhuma ansiedade.

A maior viagem que fiz de EV foi de Lisboa a Monte Gordo. E voltar pelo litoral.
O Zoe não tem essa autonomia.
Logo, acabei por ter uma condução mais conservadora na ida.
E deu para desmistificar muita coisa.
(E até anotei os carregamentos com precisão de Pianoman)  :)

Para "baixo" fui pela nacional a 80/100 até Castro Verde... onde verifiquei com antecedência a existência de posto de carregamento rápido.
Resultado... cheguei lá (~210km) com pouco mais de 50%.
Daria perfeitamente para ter feito a viagem toda de seguida.

Acabei por "atestar" 18.3kwh por 9.08 euros num posto de 50.
O tempo de ir ao wc, comer uma empada, beber um néctar e repor níveis de nicotina.

Resultado... com o "Zé" de barriga cheia, os ~120km seguintes por serras algarvias foram no estalo!  :D
Chegado ao destino, deixei-o a alimentar-se num posto de 22, onde mamou 25.9kwh por 7.56 euros.

Um aparte:
É por estas e por outras que acho parvo a malta falar de consumos em €/100  :D
A maioria dos meus amigos com EV's usa isso... e gozo com eles porque é simplesmente estúpido!

Num veiculo a combustão o consumo em L/100 já é algo pouco preciso... pois dependerá muito do tipo de percurso e condução.
Se falássemos em €/100 ainda seria menos preciso pois os custos do combustível variam imenso.
Num EV então... ui! Nem sei como tanta gente adopta isto quando há ainda mais variáveis!!!  :D

Mas continuando...

Fiz cerca de 795km e gastei 44 euros.
E houve direito a todo o tipo de condução.
Mais conservadora, mais animada, cidade, autoestrada,...

Claro que o maior carregamento (34.5kwh) foi depois do regresso.
E num dos postos lentos de 3.7 do Sócrates.
Onde ficou praticamente toda a noite e custou 8.77 euros.
O problema é que num de 50 isto teria custado prai uns 20 paus!
O que teria alterado as contas.


Ora bem...

Estes 44 euros com o diesel ao preço actual (1,65) são 26.6L
O chaço que costumo usar (um vw com 23 anos e quase 500k contados) faz médias mistas de 6,5L/100
44eur / 1,65eur = 26.6L
26.6L * 100km / 6.5 = 409.23 km
Só tinha dado pra chegar a Albufeira.  :D

Estes 44 euros com a 95 ao preço actual (1,80) são 26.6L
A minha scrambler faz médias mistas de 6,5L/100
44eur / 1,80eur = 24.4L
24.4L * 100km / 6.5 = 376 km
Só tinha dado pra chegar a Monte Gordo e fazer as voltinhas locais à noite.  :D


Sou petrolhead assumido e não tenho qualquer problema em dizer que:
Sim... é uma opção substancialmente mais económica! (e só estou a considerar consumos, nem sequer vou incluir manutenção)
Não... não sofri ansiedade relativamente a ficar pelo caminho por falta de pilhas ou carregadores.
Sim... fiz a primeira parte do percurso mais apreensivo por ser a primeira vez. Mas a partir daí foi tudo perfeitamente normal.
Não... não senti que a experiência de condução fosse uma seca. Nem que as paragens para carregamento implicassem um frete com tempos de espera.
Sim... teria me divertido mais se fosse de moto.

Algo a ter em consideração é que se trata dum EV de 52kWh de 2020.
Antes deste a proprietária teve um da geração anterior de 2015 com 22kWh... e aquilo só dava para ir de Lisboa a Torres Vedras e voltar.

Opinião final...
Diria que estes 52kWh para uns optimistas 400km é bastante adequado e cumprem perfeitamente as expectativas.
Sinto que nem seja necessário ir para maiores autonomias, sobretudo porque o mais certo é elevar ainda mais o preço de aquisição.
Era capaz de viver confortavelmente com algo do género.
E nem sequer alguma vez colocaria a hipótese de algo que nem é carne nem peixe como o híbrido.

Agora... vou já a correr um EV?
Claro que não.

Uso as calças até ficarem rotas.
Uso as peúgas até abrir buraco no dedo.
E da mesma fora uso os veículos até eles não darem mais.

Nunca comprei um carro. Acabei por "herdar" um chaço velho quando de repente passei a ter que transportar uma criança.
Tem 23 anos e está quase a fazer 500k. E enquanto ele funcionar ou depender de simples reparações continuará a ser usado.
Porque na minha opinião isto é que é verdadeiramente ecológico.
Pode poluir mais que qualquer carro novo.
Mas tenho a certeza a pegada ecológica de se andar sempre a trocar será bem maior.

E é por isto que me aborrece a pressão fiscal no sentido de me obrigarem a consumir coisas que não preciso.
Se há algo que está errado é este modelo onde se penaliza a poupança e se estimula ao consumo como se isso fosse realmente ecológico.

Quando o chaço falecer... logo se vê.
Mas se for já amanhã e o óbito for declarado.. muito provavelmente vou para o bifuel/GPL.

Voltando a fazer as mesmas contas e tendo como referencia a Dacia...
44eur / 0.85 eur = 51.8L GPL
51.8L * 100km / 7 = 739.5km
Já dava pra ter chegado a Setúbal. Continua a não ser tão económico como o EV. Muito menos o custo de manutenção.
Mas o custo de aquisição é cerca de metade.

« Última modificação: Novembro 05, 2021, 01:40:32, 01:40 por dfelix »

Novembro 05, 2021, 07:19:42, 07:19
Responder #514

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
@dfelix, não cito o teu post por questões práticas mas subscrevo TODAS as palavras que escreveste e compreendo a tua postura.

Só tenho uma pergunta: o que sugeres em vez dos euros/100km?

Abraço.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 05, 2021, 08:39:16, 08:39
Responder #515

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
dfelix, tenho a mesma postura que tu em relação a este assunto, usar até rasgar é mais ecológico / económico que trocar a cada x anos porque o novo consome menos 1€ aos 100.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 05, 2021, 10:44:10, 10:44
Responder #516

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O "problema" para mim é o custo de aquisição.

O ZOE fica pelo menos nos 32 mil euros. E um hibrido anda lá por esse preço.

Conduzo no trabalho um hibrido: yaris da toyota e aquilo faz 3.1 lt/100, com um modo totalmente elétrico a baixas velocidades, por exemplo nas filas de transito de Lisboa.

Não creio que seja um "nem carne nem peixe" mas sim uma alternativa (mais cara na manutenção certamente) ao totalmente elétrico sem o "problema" do abastecimento.

Comparando ao meu/da minha mulher corsa é uma alternativa que poderia considerar se não fossem os custos de aquisição.

É que 20 mil euros a mais num elétrico ou hibrido dá muita gasolina. Perdoem-me a "falta de consideração" pelo ambiente quando a minha alternativa continua a ser um gasolinas.


Novembro 05, 2021, 10:49:50, 10:49
Responder #517

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
O "problema" para mim é o custo de aquisição.

O ZOE fica pelo menos nos 32 mil euros. E um hibrido anda lá por esse preço.

Conduzo no trabalho um hibrido: yaris da toyota e aquilo faz 3.1 lt/100, com um modo totalmente elétrico a baixas velocidades, por exemplo nas filas de transito de Lisboa.

Não creio que seja um "nem carne nem peixe" mas sim uma alternativa (mais cara na manutenção certamente) ao totalmente elétrico sem o "problema" do abastecimento.

Comparando ao meu/da minha mulher corsa é uma alternativa que poderia considerar se não fossem os custos de aquisição.

É que 20 mil euros a mais num elétrico ou hibrido dá muita gasolina. Perdoem-me a "falta de consideração" pelo ambiente quando a minha alternativa continua a ser um gasolinas.
Também compreendo.
Atenção que o híbrido acaba por sair mais caro e tens que saber muito bem (se for plug-in, claro) onde o carregar para não seres "director da Turbo"!

Se queres (e tens estilo de vida) um eléctrico barato tens o Dacia Spring por uns 16000 euros.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 05, 2021, 11:04:06, 11:04
Responder #518

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O Yaris é totalmente autónomo. Ou seja: a bateria carrega com o funcionamento do carro, pela travagem por exemplo.

Tem boa potência e é bastante ágil ao contrário do Dacia que é unicamente para utilização citadina e é preciso não ter pressa.

Imagina conduzir um carro com 45CV ou então a versão de 30 e tal CV limitada a 100km/h (versão italiana, não sei se em Portugal existem estas duas versões).

Desculpem o offtopic.




Novembro 05, 2021, 13:05:58, 13:05
Responder #519

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
...é unicamente para utilização citadina e é preciso não ter pressa.

Nos tempos que correm e olhando para Lisboa, onde me parece que maioritáriamente te deslocas, a definição de utilização citadina é precisamente essa... não ter pressa  ;)

Novembro 05, 2021, 16:33:52, 16:33
Responder #520

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não amigo pjmartinho.

Em Lisboa de carro apenas com o carro de serviço.

Ando sempre de mota.
É a mulher anda com o Corsa de 70 CV e chega perfeitamente para os percursos citadinos dela, para ir às compras ou passear "nas redondezas".

O meu "problema" é a falta de pulmão do Corsa (temos aquilo que pagamos é certo) em viagens maiores, por exemplo a Castelo Branco onde vou com regularidade.
É claro que não quero ir a 200 no corsa (nem ele dá isso  :stuck_out_tongue_winking_eye:), mas creio que todos sabemos como é fazer uma ultrapassagem numa estrada nacional com algo com esta potência ou ir com o carro com 5 pessoas para a Serra da Estrala para comer uma sandes de presunto.

Daí eu ter falado da potencia do Dacia. Se fosse só para cidade, chega perfeitamente, naturalmente. Tivesse eu possibilidade de dar os 16 mil e local onde carregar em casa o enlatado.

Novembro 09, 2021, 15:31:30, 15:31
Responder #521

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será já amanhã (dia 10/Novembro) que inicia este IVAucher direccionado para os combustíveis.

No máximo, poderá poupar-se cinco euros por mês. Quer isto dizer que, durante os cinco meses em que dura o programa, podem, no máximo, ser reembolsados pelo Estado na 'fortuna' de 25 euros. Por pessoa, entenda-se.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 09, 2021, 15:39:49, 15:39
Responder #522

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sinceramente não entendo porque é que vocês se andam a queixar tanto do preço dos combustíveis, v-power a 1 € parece-me um valor bem aceitável  :cost: :D







Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 09, 2021, 16:31:31, 16:31
Responder #523

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas olha que mesmo para preços praticados no Brasil, os aumentos têm sido bem sentidos.

O pessoal por aí também se tem queixado e não é pouco. :nempenses:
Temos de ter em consideração os ordenados auferidos, em média, por aí...

Já agora...essa V-Power não tem por aí alguma mistura (em excesso) com etanol, acima do recomendado? ::P:

Um posto de combustível com esse nome (rede Papa), eu desconfiava.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 09, 2021, 17:23:08, 17:23
Responder #524

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
não e baptizada  ;)… e um posto Shell aqui perto da minha casa. Não e adulterada porque abasteço la muitas vezes  :D e também e das menos baratas… aqui na avenida tem uma de marca branca que é bem mais barata, mas essa já nao digo nada…

Quanto ao preço aqui… para o custo de vida e obviamente elevado. Em Maio abasteci a volta de 5 reais, então teve pelo menos 1,6 de aumento. E Etanol tem sempre mais do que aí, aqui e a volta de 30% de  incorporação de biocombustíveis.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 22, 2022, 07:28:48, 07:28
Responder #525

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Todos temos assistido à escalada de tensão e à possibilidade de conflito, pelo que os analistas no sector dos combustíveis prevêem aumentos...que podem ser significativos.

Os preços do petróleo permanecem altamente voláteis e agora tudo vai depender dos desdobramentos sobre a situação na Ucrânia, onde o conflito (que me parece cada vez mais real) pode ameaçar o fornecimento de energia russo.

Uma potencial guerra entre a Rússia e a Ucrânia (que na verdade já me parece mais realista do que uma possibilidade), pode levar os preços do petróleo bem para acima de 100 dólares por barril.

Mais importante do que os combustíveis em si seria naturalmente a manutenção de paz, mas não sendo tal possível ou pelo menos expectável neste momento, acho que por aqui devemos começar a habituar-nos a um continuar dos aumentos nas próximas semanas.

Quanto exactamente?

É uma incógnita...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 23, 2022, 10:59:19, 10:59
Responder #526

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Aqui na minha zona, na BP, a gasolina de 98 octanas está a 2,03x€/Litro (o x no ultimo digito é pq não me lembro ao certo qual é)

Fevereiro 23, 2022, 14:40:29, 14:40
Responder #527

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ontem paguei a 1,89 € a 95 na GALP (Sacavém)  :zangadoplus:

No Intermarché que ali está por perto estava a 1,80 € (normal)

Hoje na Repsol em Frielas estava a 1,859 € (normal)


Fevereiro 24, 2022, 16:22:45, 16:22
Responder #528

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Preparem-se meus caros porque isto que está acontecer vai (e já está) a abalar de forma impressionante o mercado energético e dos combustíveis.
E de arrasto muito mais bens vão ter aumentos.

O reflexo destes acontecimentos vai levar a que muito rapidamente haja uma escalada de preços generalizados.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 24, 2022, 18:00:44, 18:00
Responder #529

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Crise Financeira > Troika > Recuperação > Pandemia > EUA taxam metais/alumínios levando a aumento de preços de metais na UE > Aumento preços combustiveis > Aumento Preços Gás > Putin invade Ucrania > o que vem a seguir? vamos ser invadidos por aliens?



Situações que tenho curiosidade para saber o desenrolar, depois de assentar toda esta poeira em redor da invasão à Ucrânia:
- party gate (caso recente que entretanto já não se fala)...
- divida publica dos EUA em pré-falência a rondar os 30 triliões de dólares (noticia divulgada na semana passada e que entretanto ninguém fala)...
- segue-se a desintegração Espanhola?



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 25, 2022, 09:41:30, 09:41
Responder #530

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Neste mundo em rebuliço... hoje é uma pandemia... amanhã uma invasão... alguém carrega no botão e...

... por falar em aliens:


Março 02, 2022, 19:24:15, 19:24
Responder #531

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se calhar desde o início da criação deste tópico que a imagem inicial com que foi criado nunca antes fez tanto sentido....



O barril de brent atingiu hoje os 110 dólares.
E não ficará por aqui, com toda a certeza.

Como termo de comparação, há apenas 15 dias atrás estava nos  95 dólares.

Escusado será dizer o que isto vai provocar tanto a particulares como empresas.

----------------------------
Noutra nota...

Força nisso Ucrânia. 💪🇺🇦👏
« Última modificação: Março 02, 2022, 20:41:30, 20:41 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 03, 2022, 17:04:24, 17:04
Responder #532

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 04, 2022, 12:45:22, 12:45
Responder #533

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
118 Dólares   :tirarchapeu:





Isto vai aumentar os preços em TUDO o que compramos...
Não vai escapar quase nada...

Muito provavelmente o AutoVoucher vai ser prolongado mais uns meses (que é pouco mais do que uma 'gota de água' no meio deste turbilhão de preços).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 04, 2022, 22:17:21, 22:17
Responder #534

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A corrida aos combustíveis está aí - filas por todo o lado para abastecer ainda mesmo a estas horas!
Como se isso de ir a correr para abastecer o carro significasse realmente alguma coisa ao final do mês...
(no meu caso o aumento seria ou será de cerca de 7€ num depósito)

Enfim a mentalidade do papel higiénico está de volta!  :toma:

nota: não abasteci e não pretendi abastecer mas pelo caminho de regresso a casa passei ao lado de 4/5 postos de abastecimento e foi complicado desviar-me do transito...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 07, 2022, 11:06:59, 11:06
Responder #535

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Hoje abasteci gasolina ao mesmo valor de 6ª feira (1,92€).
Aumentou mesmo?  :pensador:

O que esgotou no posto foi o diesel.
Alguém já viu os novos preços?

Março 07, 2022, 11:55:27, 11:55
Responder #536

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Hoje abasteci gasolina ao mesmo valor de 6ª feira (1,92€).
Aumentou mesmo?  :pensador:

O que esgotou no posto foi o diesel.
Alguém já viu os novos preços?

Sim, o aumento generalizado aconteceu hoje no começo do dia...
A bomba da minha zona fechou no domingo por volta das 23h e lá aumentou o preço para segunda de manhã: +17,5 cents no gasóleo simples...
No sábado atestei 60L, o carro por acaso já estava na reserva das reservas. Em princípio, podemos argumentar que já ganhei uma francesinha grátis... "mentalidade rica vs mentalidade pobre"  :)

Março 07, 2022, 15:12:23, 15:12
Responder #537

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Eu abasteci a 1,399 o gasoil e a 1,499 :D :D (nao foi hoje, mas foi a semana passada)





De facto fico muito satisfeito sempre que venho a Portugal de ver o pais a evoluir cada vez mais, o poder de compra permite pagarmos uns dos combustíveis mais caros do mundo.

Os resultados das recentes eleições disso sao prova.... uma maioria a um governo honesto e competente que trabalha para desenvolver o pais e aumentar o poder de compra do cidadão   :palmas: :palmas:



Só não consigo perceber é como em 2008 tínhamos o barril de petróleo a 140 USD e a gasolina a 1,5 e o Diesel a 1,3 e agora com o barril a 120 esta tudo quase a 2€... a :zangadoregras:


E agora temos uma "guerra" aqui perto de casa e nem foram os mauzões imperialistas do costume... que jeito dava a imprensa mundial globalista que o homem laranja estivesse na sala oval para fazer um "a culpa é do Passos" em versao global :D

Mas o que se esta a passar na guerra e como la chegamos não sabemos nem saberemos, porque nem do lado Russo, nem do lado Ocidental temos uma imprensa honesta e com ética para mostrar a realidade... preferem passar historias tristes e criar narrativas com heróis e vilões e com umas historias tristes pelo meio, fica bem mais fácil de assistir e o share é que é o mais importante  ;)


No meio destas novelas todas, e a conta de meia dúzia de eco terroristas, liderados por uma criança imbecil, a Europa perdeu a sua independência energética... desligou-se o Nuclear por causa de uma catarse emocional e encerrou-se com o carvão demasiado cedo, uns bons anos antes que as tecnologias alternativas impostas por meia dúzia de malucos estivessem maduras e em condições de fornecer eficazmente e em massa a energia em quantidade suficiente para substituir as poluentes (provavelmente o negocio seria esse mesmo...)


O Putin agradece... porque ao contrario da amalgama de congéneres do Ocidente, Putin é um LIDER (não estou a tecer qualquer panegirico, não sou o PCP e alinho-me no repudio a invasão não provocada de um pais soberano e contra todos os crimes que se tem cometido, contudo reconheço que ele não é um banana igual aos Macrons, Scholtzs, etc e repito: Putin é obviamente um rufia mas é também o ditador de uma potencia nuclear e tem os seus interesses e a sua agenda e sob pretexto algum o Ocidente tinha de andar sequer a considerar a extensão da NATO à Ucrânia sabendo que tal poderia despertar desconfiança por parte dos Russos)


Daqui por umas semanas vamos ver para onde é que isto vai... porque nao acredito que o Putin va parar na fronteira da Moldavia... e se a invadir o que eu acho que tem uma probabilidade de 70/30 desde que a Ucrania nao esteja a ocupar os "2 bracos" do exercito Russo, e a Romenia vai-se seguir, porque os Russos vao querer ter sob controlo geografico da passagem da Bessarabia. O problema é que a Romenia ja pertence e UE e membro da NATO.  Estou curioso que ao chegarmos a este ponto, aquilo que e UE vai preferir... ler a luz da vela e tomar banho gelado ou defender a Roménia e com os riscos e percas que isso vai implicar  :D



E tambem estou curioso... hoje e a gasolina e "gazoil" a 2 €... mas os Chineses não estou a exportar fertilizante a base de nitratos, os Russos nao tem um embargo a exportação dos deles (nitrogénio e potássio) assim como um dos maiores exportadores de urea. Neste momento no mercado global o preco dos fertilizantes ja esta 6 x do que era ha um ano atras.  Sendo também a Rússia e a Ucrânia dos maiores exportadores de graos e as colheitas de de primavera da Ucrania não serem este ano plantadas, creio que estão reunidas as condições para termos escassez de comida a escala global...


Durante muitos anos considerei que a maior estupidez era ficar a beira da estrada com dinheiro no bolso e o deposito vazio, mas agora vejo que há "estupidezes" muito maiores  :napodeser:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 07, 2022, 18:24:37, 18:24
Responder #538

ALCLCF

  • Visitante

 Bem pelo menos um grande líder a passar a tanga da invasão pela "ameaça" da NATO....isso parece que conseguiu :D

 Relembro que há 20 anitos atrás começou-se a descobrir o que a Ucrânia tinha lá por baixo...

 
Citar
Ukraine has proven reserves equivalent to 35.7 times its annual consumption. This means it has about 36 years of gas left (at current consumption levels and excluding unproven reserves)

Citar
These well-known confrontations and negotiations concerning different routes of Russian gas supply to the EU, however, diverted attention from the potential of Ukraine’s own gas and oil reserves, as well as the associated storage facilities. The considerable natural resources in Ukraine’s energy sphere remain underexplored and underused today despite the fact that their use could spur economic growth not only in the energy sector, but also in other industries of the country

Citar
Excluding Russia’s gas reserves in Asia, Ukraine today holds the second biggest known gas reserves in Europe. As of late 2019, known Ukrainian reserves amounted to 1.09 trillion cubic meters of natural gas, second only to Norway’s known resources of 1.53 trillion cubic meters. Yet, these enormous reserves of energy remain largely untapped. Today, Ukraine has a low annual reserve usage rate of about 2 percent. Moreover, more active exploration may yield previously undiscovered gas fields, which would further increase the overall volume of Ukraine’s deposits.

Resumindo, a malta quanto mais picava, mais encontrava depósitos....de gás, de petróleo, de tudo caneco.

Em 2013 a Shell assina com a Ucrânia https://www.bbc.com/news/av/business-21194519

Um dos maiories depósitos gás onde era onde era? Donetsk e Luhansk :lolol: Os maiories depósitos de petróleo onde são onde são? Crimea (https://www.tenaris.com/media/ruddm2jo/1-unlocking-the-black-sea-s-deepwater-potential.pdf)

2014, coincidência do caneco os Russos invadem a Crimeia e pegam fogo a Donbass

2015 Shell desiste https://www.ft.com/content/0c66011e-104a-11e5-bd70-00144feabdc0

O desenho é simples....o que lá está, fora o está por descobrir, começando a ser explorado ia deixar Ucrânia e Europa contentes da vida e a Rússia na falência

A NATO ou qualquer outra organização não é nem nunca será ameaça à Rússia (aliás como se está a ver...). E a razão é simples, apesar de militarmente e económicamente estar a soro a Rússia tem um ditador com um botãozito "vermelhor".

Esta guerra é económica, de maneira a manter os €€€ a entrar na Rússia.
Países como Rússia, Venezuela, Angola e muitos outros que têm economias assentes no fóssil definham senão o venderem




Março 07, 2022, 20:23:46, 20:23
Responder #539

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Não se esqueçam de ir a Shell meter gasolina porque agora como comprou crude a preço de super saldo a 28USD aos russos claro que agora vão vender mais barato.
Não tinham hipótese estavam com uma "arma na cabeça" claro!

Lucros quê? Vão para onde?! Claro... sim sim claro!


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 08, 2022, 12:49:03, 12:49
Responder #540

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
“Catarina, a grande” afirmava sem grandes rodeios que nao tinha outra forma de proteger as suas fronteiras a não ser alargá-las (e isto está escrito no “Guerra e Paz” do Jonathan Holslag cuja leitura pode ser um bom primeiro passo para se compreender este conflito desde o seu início).


A segurança das suas fronteiras é de facto um enorme problema da Rússia pois praticamente tudo o que foi povo na historia do mundo invadiu aquele território, por isso quando a Rússia olha para si para própria e para o mundo da sua perspetiva não deve gostar certamente daquilo que ve, e apesar de ter um dos maiores exércitos e o maior arsenal nuclear vê-se com vulnerável.

Para ajudar a esta situação, a Rússia pode ser um dos maiores países do mundo, mas a sua população é pequena e as suas fronteiras são muito vastas e uma geografia praticamente sem relevo geográfico o que complica muito a defesa do seu território contra invasões. E já que falamos de população, a Rússia caminha para um envelhecimento acelerado e uma perca massiva de população derivado do declínio de natalidade nos anos 90 e início dos 00s derivados queda e fragmentação da CCCP.



A única forma da Rússia diminuir a extensão das suas fronteiras é expandi-las ate atingir obstáculos geográficos, e limitar a gestão da defesa as zonas de planície ao seu redor. Ao fazer isto, e conseguir o controle dos Cárpatos ate ao Cáucaso, a Rússia consegue diminuir os 50 mil Kms de fronteiras que deverá ter (chutei este número) para um valor de provavelmente 2 mil Kms, ou seja algo possível com exercito muito menor, bastando para isso a Rússia controlar 9 pontos de acesso.

Quando a União Soviética quebrou, a Rússia apenas controlava 1. Em 2007 quando invadiram a Geórgia passaram a controlar 2. Em 2014 na Crimeia passaram a ter 3. Em 2020 na 2a guerra do Azerbeijao passaram a 4... E estão a espera que a situação do Cazaquistão estabilize para beneficio Russo e passam a 5.... Tomando a Ucrânia passariam de 5 para 7.

E por falar em Geórgia viram o speed com que vieram pedir adesão a UE esta semana??? ja perceberam agora qual o real motivo para tal?


Este e para mim o motivo histórico e a real motivação daquilo que esta a acontecer na Ucrânia. Não acho que isto tenha a ver com recursos, a Rússia tem as suas dificuldades mas coloca diariamente 6 milhões de barris de crude e 15 Bcf de gás no mercado e a Rússia tem 25% dos depósitos de gás natural do mundo e a Ucrânia pouco menos do que 1% tem. Por comida também não é porque a Rússia é o maior exportador de grãos e a Ucrânia apenas o 5º ou 6. O lucro obtido com a venda do gás e grãos ucraniano não ia chegar para pagar o custo da invasão e o outro custo, que é manterem-se lá porque nem o melhor exército do mundo tem facilidade em se manter em território ocupado quando a população não os quer lá

Por fim, ressalvo outro pormenor de vital importância para termos tido esta invasão: Putin.

Na minha opinião esta guerra não é Rússia - Ucrânia, é Putin - Ucrânia. A guerra vem apenas da motivação pessoal de um ditador. Não vejo que esta guerra traga qualquer benefício à Rússia a longo prazo e a curto prazo também se está a ver que não.

Vejo tambem que Putin cometeu um erro de julgamento enorme pois provavelmente estava a contar que a população estivesse de bandeirinha russa na mão a oferecer flores aos soldados russos e que o “comediante” que é 1º ministro se metesse a salvo ao primeiro tiro e agora enfiou a Rússia literalmente num beco sem saída com os Ucranianos dispostos a vender caro a invasão do país e a comunidade mundial e a maioria dos países pertencentes a NATO  (sobretudo os das repúblicas Bálticas) dispostas a armar a Ucrânia na luta contra a Rússia.

Mas para Putin, o momento teria de ser este... é o canto do cisne para ele e para a Rússia. Engraçado é ver como ele orquestrou tudo tão bem, agora que ate se descobriu que existiu financiamento a partidos políticos, muito provavelmente as pressões para o ESG também terão partido dele, pois este movimento de xadrez apenas funcionaria tendo o ocidente bem dependente do óleo e do gás Russo.

E por isso que as vezes sou tao cético com alguns disparates que vejo aqui postados...  pensem pela vossa cabeça e nao pelo que leem nos media e vem de fontes que claramente apenas tem a ganhar com algum tipo noticias


Pela diferença de meios, será quase certa uma vitória Russa... o que me deixa com a seguinte questão: o que vai acontecer na Moldávia? quase aposto que vai ser engolida a invasão e a pergunta mais importante?? O que Putin vai fazer às portas da Romênia?? A Romênia pertence à NATO, mas é certo que Alemanha, Itália e outros países totalmente dependentes do petróleo e gás natural Russo vão ter muitas dúvidas sobre uma intervenção.... isto para não falar do problema de uma invasão mais a norte.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 08, 2022, 14:43:41, 14:43
Responder #541

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
 :palmas: Gostei muito do post anterior, boa.


Por fim, ressalvo outro pormenor de vital importância para termos tido esta invasão: Putin.
...
E por isso que as vezes sou tao cético com alguns disparates que vejo aqui postados... 

Sem dúvida, esta é a guerra de um homem, de um ditador que manda prender e executa quem pensa diferente e assim se vai prolongando no poder absoluto ao ponto de se julgar no direito de impor a sua vontade a outros povos pela força quando estes democraticamente escolheram o seu caminho.
É com tristeza, mas não estranho, que vejo também por aqui alguns glorificarem e idolatrarem Putin a quem chamam de líder com maiúsculas, há quem o tenha feito e faça com Hitler, com os dirigentes da Coreia do Norte, da China, da Venezuela, da Bielorrússia, da Turquia e nem faltam atuais ou antigos dirigentes de outros países a manifestarem a sua admiração por Putin como o presidente Brasileiro, o ex presidente americano e outros politicos, mesmo em Portugal, a tentar branquear e legitimar esta guerra, esta invasão.
Um Líder é alguém que motiva, que angaria vontades, que respeita e é respeitado e não um tirano que se impõe pela força, tira a vida a opositores e se assume como verdade absoluta e isto tanto numa sociedade civil como numa empresa como numa família.

Pela diferença de meios, será quase certa uma vitória Russa...

Vitória militar imediata, sim é quase certa. Será uma derrota e no limite o fim da era Putin se o Ocidente tiver aprendido a lição e abandonar as teorias liberais de negociar só com propósitos económicos e de lucro, esquecendo o respeito pela vida, os princípios morais e humanos, continuando a aumentar a dependência e a alimentar tiranos e regimes totalitários, veja-se a Russia e a China mas existem outros.
Se estamos nas mãos de Putin em matéria de energia é porque antigos ministros alemães e outros são atualmente gestores das maiores empresas Russas, energéticas e outras e porque só queremos saber do lucro sem nos importarmos de negociar com o diabo, ingenuamente. porque este não é fiável.
Como diz o atual Papa, "esta economia mata" e eu diria que esta economia nos coloca nas mãos de ditadores.

Março 08, 2022, 16:40:04, 16:40
Responder #542

ALCLCF

  • Visitante
Militarmente a Rússia é uma piada, economicamente um degredo e baseada no fóssil (principalmente para a Europa), população a cair porque o regime está desactualizado há décadas e nunca assimilaram imigrantes em voluma.....(eles bem queriam assimilar uns Ucranianos, mas não está fácil :D)....nós já vamos a caminho de 2milhões.

A desculpa de invasão para defesa é tanga...porquê? Exactamente por terem o maior arsenal nuclear. E isso viu-se até agora. Guerra ás portas da Europa e nem NATO, nem Europa, nem EUA, ninguém lá vai chatear o querido líder.

Portanto a Rússia enquanto tiver arsenal nuclear é inviolável de fora para dentro....mas pode ter acabado por promover algo lá dentro :pensador:

Março 08, 2022, 19:46:52, 19:46
Responder #543

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
O nuclear (fissão) é uma das questões, talvez a mais relevante, neste desequilíbrio de forças, que permite a qualquer país ou povo exercer chantagem sobre o resto do Mundo.

A velha teoria em que alguns ainda creditam hoje de que se existissem vários países a deter força nuclear nunca mais existiriam guerras é e sempre foi uma falácia, mesmo que a maioria dos países das mais variadas tendências possuam força nuclear basta haver um deles que ameace utilizar para chantagear o resto do Mundo.

Outra teoria é a de quererem dissociar o nuclear civil do nuclear militar e tem gasto bilhões em campanhas de propaganda para tentar convencer a opinião pública com esta mentira. O Nuclear civil está e sempre esteve ligado ao nuclear militar, no seu desenvolvimento, na sua base científica e técnica, nos seus perigos para a humanidade e com as mesmas empresas a lucrar com o negócio.

A Alemanha e outros países (alguns mesmo com nuclear militar) perceberam que tinham de se desfazer das centrais nucleares.
São conhecidos os alvos, oficiosamente ou por pressupostos.

Macron, em campanha eleitoral anunciou 6 EPRs (pressurizados) e outros tantos SMRs (modulares),  ontem anunciou que a França tem de reforçar a defesa das suas atuais centrais nucleares.
Foi avisado, tal como os presidentes anteriores; para atacar nuclearmente um país que possua centrais nucleares são necessárias só armas convencionais, o nuclear já lá está.
Nenhum dos reatores anunciados estará construído em 2035 como ele prometeu e os objetivos de renováveis também prometidos para 2050 já a Alemanha os atingiu atualmente e consegue energia a metade do preço da nuclear Francesa mesmo sendo esta altamente subsidiada através da EDF que continua Estatal francesa e não como a EDP que é Estatal mas Chinesa.

A este propósito Portugal tem o titulo da economia mais Chinesa da zona Euro, não sinto orgulho.

Não há outra alternativa para independência energética para a Europa que não o desenvolvimento em renováveis, considerando outras na transição, sem precipitações comuns nos políticos.
Não existe energia mais versátil, mais fácil de obter que a eletricidade e se obtida através de renováveis, as atuais e futuras, livra-nos de dependências dos fósseis e dos lobbies do nuclear.

E não o nuclear (fissão) não é o futuro, é um passado e um presente tristes para a humanidade e só é futuro nas consequências negativas.




Março 08, 2022, 22:26:50, 22:26
Responder #544

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dificilmente o exército Russo e uma piada que faça rir muito tempo… 1 milhão de soldados, 2 milhões de reservistas, 7500 peças de artilharia, 30 mil tanques, 1500 caças, 500 helicópteros de ataque e 12 mil de transporte, 60 submarinos e acho que só 1 porta aviões (que se incendeia quase todos os meses… está parte e a que me faz rir)

A logística pode estar muito aquém daquilo que temos ideia e a moral muito em baixo por causa da invasão da Ucrânia mas o exército Russo e uma série máquina e pelo que a história nos mostrou o seu maior valor e do seu soldado… e só relembrar do que fizeram aos alemães e mais recentemente a barbarie que espalharam na Síria. E outra coisa que a história nos ensinou e que quando as coisas não lhe vão de feição, os Russos demolem tudo e não deixam nada se pé…

E ainda há pouco se viu isso na Síria, onde os americanos andavam com bombas inteligentes guinadas por laser, os Russos bombardeavam por dias e mandavam tudo abaixo.


Não sei se já visitaste a Rússia, mas eu já visitei 2 vezes e a primeira numa fase pre-Putin e a diferença é bastante grande, o Putin não e o ditador idiota tipo Chavez ou Maduro que fecharam a economia e começaram a desviar dinheiro para a Suíça, a Rússia desenvolveu-se muito com Putin…  por volta do início dos 2010 descambou e tornou-se mais autoritário


Concordo que o Nuclear e o último dissuasor mas nem em todos os cenários e possível de ser usado…. Não quando o inimigo está dentro de portas (insurgencia), não quando o inimigo não e um Estado (na última década em quase todas as guerras aconteceu tal) e também não e fácilmente usados se o inimigo também tem capacidade nuclear… por exemplo, há 50 anos a China invadiu parte da União Soviética e seguiu-se uma guerra de quase 1 ano e ninguém usou meios nucleares.

Não podemos nos limitar aos cenários de guerra futura as que aconteceram os últimos 80 anos em que tivemos uma ordem mundial em que o paradigma de segurança foi assegurado gratuitamente pelos Americanos e tivemos um período nunca visto na história da população de desenvolvimento e paz…  essa ordem Mundial terminou e no futuro veremos muitos mais conflitos regionais, assim como o surgimento ou o assumir de nações que tem sido um papel secundário de papéis muito mais beligerantes… portanto fronteiras seguras são e serão algo importante para muitos países
« Última modificação: Março 08, 2022, 22:34:30, 22:34 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 08, 2022, 23:21:51, 23:21
Responder #545

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
O nuclear (fissão) é uma das questões, talvez a mais relevante, neste desequilíbrio de forças, que permite a qualquer país ou povo exercer chantagem sobre o resto do Mundo.

A velha teoria em que alguns ainda creditam hoje de que se existissem vários países a deter força nuclear nunca mais existiriam guerras é e sempre foi uma falácia, mesmo que a maioria dos países das mais variadas tendências possuam força nuclear basta haver um deles que ameace utilizar para chantagear o resto do Mundo.

Outra teoria é a de quererem dissociar o nuclear civil do nuclear militar e tem gasto bilhões em campanhas de propaganda para tentar convencer a opinião pública com esta mentira. O Nuclear civil está e sempre esteve ligado ao nuclear militar, no seu desenvolvimento, na sua base científica e técnica, nos seus perigos para a humanidade e com as mesmas empresas a lucrar com o negócio.

A Alemanha e outros países (alguns mesmo com nuclear militar) perceberam que tinham de se desfazer das centrais nucleares.
São conhecidos os alvos, oficiosamente ou por pressupostos.

Macron, em campanha eleitoral anunciou 6 EPRs (pressurizados) e outros tantos SMRs (modulares),  ontem anunciou que a França tem de reforçar a defesa das suas atuais centrais nucleares.
Foi avisado, tal como os presidentes anteriores; para atacar nuclearmente um país que possua centrais nucleares são necessárias só armas convencionais, o nuclear já lá está.
Nenhum dos reatores anunciados estará construído em 2035 como ele prometeu e os objetivos de renováveis também prometidos para 2050 já a Alemanha os atingiu atualmente e consegue energia a metade do preço da nuclear Francesa mesmo sendo esta altamente subsidiada através da EDF que continua Estatal francesa e não como a EDP que é Estatal mas Chinesa.

A este propósito Portugal tem o titulo da economia mais Chinesa da zona Euro, não sinto orgulho.

Não há outra alternativa para independência energética para a Europa que não o desenvolvimento em renováveis, considerando outras na transição, sem precipitações comuns nos políticos.
Não existe energia mais versátil, mais fácil de obter que a eletricidade e se obtida através de renováveis, as atuais e futuras, livra-nos de dependências dos fósseis e dos lobbies do nuclear.

E não o nuclear (fissão) não é o futuro, é um passado e um presente tristes para a humanidade e só é futuro nas consequências negativas.

Aconselha a prudência a nunca se falar daquilo de que nada se percebe como é o caso acima.

Não existe prosperidade sem energia nuclear, nem na Europa, nem na América nem na China nem no fim do mundo.

Qualquer país que aspire a ser uma potência desenvolvida tem que ter uma forte componente nuclear no seu mix.

É certo que a UE, liderada pela Alemanha, quis viver num conto de fadas e onde é que isso levou a UE? A uma dependência perigosa do gás Russo.

Achar que a base de produção eléctrica de um país pode assentar em renováveis é demasiada ignorância em 2022 pelo que não vou perder o meu tempo a explicar porque é que é uma fantasia. Está tudo na net

A Alemanha (e todos os países da Europa que queiram continuar ou passar a ser ricos) vão apostar forte no nuclear.

E Portugal? Acho que Portugal ainda não decidiu querer ser rico.

Ainda assim Portugal pode não ter centrais nucleares no seu território mas Portugal consome muita energia nuclear francesa
« Última modificação: Março 08, 2022, 23:31:43, 23:31 por Gentleman rider »

Março 09, 2022, 01:36:14, 01:36
Responder #546

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Aconselha a prudência a nunca se falar daquilo de que nada se percebe como é o caso acima.

Não sei o que percebes ou o que estudaste acerca do tema ou qual a tua formação mas a avaliar pela arrogância demonstrada e pela completa ausência de argumentação é fácil concluir.

Não existe prosperidade sem energia nuclear, nem na Europa, nem na América nem na China nem no fim do mundo.
Qualquer país que aspire a ser uma potência desenvolvida tem que ter uma forte componente nuclear no seu mix.

Não? É subjetivo mas também é falso e esta é uma das afirmações que me permite consolidar a minha conclusão acima.

Quantos países nunca tiveram energia nuclear, são opositores da energia nuclear e são dos países mais desenvolvido do Mundo? Eu ajudo com alguns exemplos: Austrália, Áustria, Nova Zelândia, Noruega, Luxemburgo, etc. nem estou a incluir países com PIB semelhante ao Português senão a lista é bem maior.

Quantos países desenvolvidos já tiveram energia nuclear e programaram a paragem dos reatores? Eu ajudo: Itália, Lituânia e Cazaquistão fecharam todas as centrais. Cuba, Líbia, Polônia, Azerbaijão, Bangladesh, Geórgia, Gana, Irlanda, Kuwait, Omã, Peru, Venezuela nunca tiveram energia nuclear embora a Polónia vá construir um EPR pago por todos nós segundo negociação com os restantes países europeus para acelerar a saída do carvão.
Bélgica, Alemanha, Espanha, Filipinas, Coreia do Sul, Suíça, Países Baixos, Taiwan, Vietname planearam encerrar gradualmente os reatores, alguns irão prolongar, depende, o Japão voltou atrás sem alternativas por enquanto.

Entre 2005 e 2015, anos em que o nuclear atingiu o apogeu a produção de energia nuclear mundial já desceu 0.7%

Nos Estados Unidos após um máximo em 2007 a produção de energia nuclear tem vindo a diminuir todos os anos porque sendo uma energia cara e não subsidiada, como em França por exemplo, os investidores recusam investir a tão longo prazo e num investimento com risco elevado e sem rentabilidade. Desde 2007 que há mais centrais a fechar do que novas e neste momento existem apenas duas em construção que já estavam planeadas há mais de duas décadas uma delas ainda sem financiamento total garantido. Os estados Unidos são atualmente o maior investidor em energias renováveis.

China, Bangladesh, Bielorrússia, Brasil, Índia, Japão, Paquistão, Rússia, Eslováquia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido são países que insistem no nuclear de fissão com novas centrais embora parte destes reatores serão EPRs e alguns nunca serão construídos. Finlândia constrói um EPR mas a coisa está tremida embora seja o único país no mundo que está a construir um armazenamento "vitalicio" (400 000 anos?) para os resíduos radioativos que custa o mesmo que duas centrais com quatro reatores cada e porque é dos poucos países com subsolo adequado para tal.

É certo que a UE, liderada pela Alemanha, quis viver num conto de fadas e onde é que isso levou a UE? A uma dependência perigosa do gás Russo.

É falso e manipulador. A dependência do gás já existia antes de existir nuclear, aumentou durante a existência do nuclear e vai continuar por enquanto.
Não foi o desligar dos reatores que aumentou o consumo de gás nem a dependência, a produção dos reatores já foi quase toda substituída por renováveis.
A Alemanha vai precisar de gás enquanto estiver na fase de transição e tem hoje mais energia renovável que qualquer outro país europeu e em simultâneo uma das energias mais baratas na produção. Com esta guerra não ficaria admirado se reativasse um ou outro reator mas nunca voltará a depender do nuclear.

Achar que a base de produção eléctrica de um país pode assentar em renováveis é demasiada ignorância em 2022 pelo que não vou perder o meu tempo a explicar porque é que é uma fantasia. Está tudo na net

Acredito que o teu tempo seja precioso por isso não o devias gastar com ignorantes. Nesta fase já confirmo ainda mais a minha conclusão acima, a tua afirmação "está tudo na net" revela a origem da tua formação na matéria, antes alguns conseguiam diplomas ao domingo, tu obtiveste a tua formação na net.

A Alemanha (e todos os países da Europa que queiram continuar ou passar a ser ricos) vão apostar forte no nuclear.

Outra falsidade que os números contrariam, como já referi, o numero reatores diminui no mundo, há mais a desligar do que novos, a produção também diminui dede 2007, há mais países a abandonar do que a iniciar na energia nuclear e se excluímos a China e a Índia são mesmo poucos os que ligam novos reatores sem que sirvam a substituir reatores desligados.

E Portugal? Acho que Portugal ainda não decidiu querer ser rico.

Portugal também tem coisas boas, muitas, esta é uma delas.

Ainda assim Portugal pode não ter centrais nucleares no seu território mas Portugal consome muita energia nuclear francesa

Muita? Sabes quanta? Há e já agora, França também "consome"alguma energia eólica e solar Portuguesa e Espanhola, sabes quanta?
E sabes que Portugal também "consome" nuclear Espanhol, muito mais do que nuclear francês? Para referires o "consumo" de Portugal de nuclear francês sem citares o Espanhol ou estavas distraído ou faltaste a algumas aulas, ah não espera, o curso foi na net, mas não te aborreças, o nuclear espanhol também vai acabar.  :D

Venha o nuclear de fusão e talvez estejamos todos de acordo. já estev mais longe, acelerou esta ultima década, mas não acredito que seja para já.

Para concluir, este meu post pode não ser muito simpático mas o Gentleman não sou eu.
« Última modificação: Março 09, 2022, 01:39:40, 01:39 por Lourenço »

Março 09, 2022, 01:58:55, 01:58
Responder #547

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A Alemanha é talvez o país do mundo que mais embarcou no conto de fadas das renováveis. É das economias mais fortes do mundo e dos países tecnologicamente mais avançados. Onde está a transição alemã para as renováveis?

NÃO ESTÁ. NEM NUNCA ESTARÁ! Porque as fontes renováveis são intermitentes e por isso nunca poderão garantir a base de produção eléctrica de um país minimamente desenvolvido.

Qual é a base da produção eléctrica alemã? O carvão que é o combustível mais sujo e poluidor que se pode imaginar. O conto de fadas alemão é na verdade um pesadelo de poluição.

Ahhh... mas dirás tu! Outros países mais pobres e menos desenvolvidos do que a Alemanha vão conseguir aquilo que a Alemanha nunca conseguiu, a transição para as renováveis.

Lamento desiludir-te mas NUNCA, JAMAIS um país neste planeta terá a base da sua produção eléctrica renovável. Há uma coisa chamada realidade que é tramada.

Os países ricos do futuro terão mais e mais centrais nucleares, é a fonte de energia eléctrica mais limpa, mais densa, cujo custo de produção menos depende do preço do combustível e que portanto mais garante independência energética.

A Alemanha poderá continuar a fantasiar com as renováveis claro, mas vai continuar a queimar carvão e gás russo enquanto vê outros países mais pragmáticos passarem-lhe à frente.

França foi durante muito tempo o país com maior know-how em centrais nucleares e na última década perdeu essa liderança para a China e para a Índia. Só espero que este regresso ao nuclear do Macron recoloque a França outra vez como o país mais avançado nestas tecnologias.

Enquanto europeu considero importante que a UE esteja na liderança de tecnologias tão estratégicas. Seria um erro a UE ter de comprar centrais nucleares à China ou Índia

« Última modificação: Março 09, 2022, 02:16:32, 02:16 por Gentleman rider »

Março 09, 2022, 12:04:51, 12:04
Responder #548

ALCLCF

  • Visitante
42mil € e só possíveis numa moradia, é o custo que calculei na casa dos meus pais (2 pessoas)b para ficarem energeticamente independentes x 5983402 fogos (pordata)....é multiplicar.

Vou ser directo e snob, as renováveis são boas para quem t€m ou para quem gostar de morar num cabana 4x4m com um frigorífico.....ou para quem gostar destes valores (Junho 2021)....está lá Portugal também

Março 09, 2022, 16:58:21, 16:58
Responder #549

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
42mil € e só possíveis numa moradia, é o custo que calculei na casa dos meus pais (2 pessoas)b para ficarem energeticamente independentes x 5983402 fogos (pordata)....é multiplicar.

Vou ser directo e snob, as renováveis são boas para quem t€m ou para quem gostar de morar num cabana 4x4m com um frigorífico.....ou para quem gostar destes valores (Junho 2021)....está lá Portugal também

Acho que foste snob mas indireto.
A adoção de energias renováveis num país não significa de todo que cada casa ou família fiquem "energeticamente independentes", desligados da rede.
Tem a ver como é produzida a anergia que alimenta as redes de distribuição aos consumidores.
Como sei que sabes, tenho acompanhado as tuas dúvidas noutros fóruns, a intenção é criar confusão nos que menos estão familiarizados com estes temas?

Só parte para um sistema de auto consumo, UPAC (unidade de produção para auto consumo) quem, depois de estudar muito bem os seus hábitos de consumo chegar á conclusão que alem de garantir uma auto produção de energia sustentável consegue amortizar o investimento, que se antes era calculado na base de mais de 10 anos, hoje, com a redução de custos e aumento do preço da energia, qualquer instalação pode ter como alvo máximo 6 ou 7 anos para amortização integral desde que tenham sido tomadas as boas opções. Nunca vi uma UPAC doméstica custar 42 000 €, nem metade, raramente um terço (mas com baterias).

Mas aceito contestar os teus custos que calculaste. Com 42 000 € colocavas numa moradia:
-Os 4 kW máximos regulamentares sem complicações (raramente se justifica instalar 4kW a não ser com baterias ou com objetivo ao off-grid)
-Painéis de ultima geração.
-Um bom inversor híbrido, o melhor e o mais caro, um Victron.
-Sistemas de controle e segurança, continuemos exigentes, Victron
-Instalação
e guardavas os trocos que te sobravam, talvez mais de 32 000€  :D

e ainda se quisesses complementar com baterias
-Um Rack-Mount LFP 5 kWh (eu por carolice comprei as células em duas etapas , os BMS e tudo o resto, montei tudo e pedi certificação com direito a multi riscos e responsabilidade civil, hoje teria de ponderar se o faria de novo mas serviu para auto teste  ;))
ainda te sobravam mais de 27 000 €

e ainda se quisesses complementar ou caminhar para um off-grid (atenção aos pressupostos legais, segurança técnica e de autonomia)
-triplicar os painéis e mais 2 strings
-mais um ou dois inversores em paralelo
-mais dois ou três racks
ainda te sobravam alguns trocos, muitos.
Eu tenho, pessoalmente, as duas situações em 2 locais diferentes, hoje o material está mais barato e não gastei na época nos dois nada que se pareça com os teus cálculos nem conheço ninguém que tenha gasto tal soma numa UPAC doméstica e conheço muitas, não sou snob, negoceio até ao fim, normalmente não escolho o mais barato.
Tenho energia para a casa, para tudo, desisti do gás, carrego VEs e ainda ofereço cargas e recentemente com um V2L perdi completamente a fobia da autonomia onde tenho off-grid, de facto nunca aconteceu secar, o sistema está bem dimensionado.

Um sistema que serve a maioria das pessoas e das situações correspondente ao que são a maioria das instalações não custa mais de 5 000 € tudo incluído, atualmente mais de 1€ por W é caro sendo que os sistemas mais pequenos são ligeiramente mais caros.

Mas insisto, qual a relação entre os teus cálculos de 42 000 €, as energias renováveis num país e o numero de casas do pordata vezes 42 000 €?


A este propósito gosto de ir acompanhando a evolução da adoção de renováveis nos vários países e sobretudo em Portugal só que por vezes é difícil transcrever os dados por serem pagos e de reprodução proibida, quando encontro um artigo deste género a coisa fica mais fácil:

É inquestionável que o autoconsumo veio democratizar o acesso à energia, mas mais do que isso trouxe vantagens económicas inegáveis a consumidores e empresas que, cada vez mais, se rendem a esta opção sustentável.
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) falam por si. Em 2021 a potência instalada de UPAC (Unidades de Produção para Autoconsumo) atingiu os 480 MW, o que representa um aumento de 88% face aos 256 MW registados em 2020.
Nos últimos seis anos – entre 2016 e 2021 – a capacidade anual instalada de autoconsumo multiplicou-se por onze, já que em 2016 estavam instalados apenas 43 MW.
O salto do autoconsumo em 2021 verificado em Portugal foi ligeiramente superior àquele registado em Espanha, onde a subida foi de 85%. Portugal cresceu mais do que Espanha, que, no entanto, já leva um avanço significativo neste domínio. Nuestros hermanos têm atualmente 2,5 GW de potência instalada e querem chegar aos 9 GW em 2030, número que pode subir para 14 no cenário mais otimista.


https://jornaleconomico.pt/noticias/eletricidade-renovavel-produzida-in-loco-cresce-855003

Quase 500 MW (0.5 GW) de capacidade produtiva instalada por particulares e empresas ou seja por consumidores, com um aumento de 88% num ano, para se ter uma ideia do valor este é quase metade da capacidade instalada nos parques solares, um oitavo da potencia hídrica simples instalada e um décimo da potência eólica Portuguesa; temos de relativizar, claro que em dias de sol esta potencia em 7 a 9 horas de sol só vai ser atingida a 80% durante duas, três ou quatro horas mas começa a fazer sentido pensar no armazenamento á medida que iremos ter uma sobre produção para utilizar posteriormente e aí é que as UPAC funcionam no melhor de dois mundos, se não se consome no local nem se armazena entrega-se á rede com remuneração ou não, cada qual escolhe.




 
« Última modificação: Março 09, 2022, 17:04:07, 17:04 por Lourenço »