Obrigado pela partilha Marco. Quanto à ciclística e a forma de curvar, ficaste assim tão mal impressionado?? É pelas reações da mesma...feeling transmitido??Está com um preço relativamente perto da 400, pelo que eu também me parece que um cliente da marca opte por dar mais algumas centenas e ficar-se com a X-Max 400. Mas esta 300 acho-a um pouco mais bonita.
A uns dias fui a um representante da marca e fui testar a tão badalada xmax 300.Prometia a agilidade de baixa cilindrada com performances de 400cc.É uma Yamaha só pode ser um bom produto é o que todos invocam e é o que todos esperamos.Desde que saíram as primeiras notícias do modelo foi a que equacionei para o meu upgrade de cc a par de outras na gama.Como tal já testei mais scooters 300cc para poder comparar. E se uma outra marca não pode ter defeitos e é mais barata, aqui temos de ser verdadeiros. Depois do que vi na fil fiquei de pé atrás em relação a materiais aplicados.E então lá me explicaram o funcionamento do novo sistema sem chave, que requer habituação. Reparei no bom espaço debaixo do banco, mas a maneira como este se segura em aberto perde no pormenor para muitos modelos menos amados pela crítica.Banco confortável, bom espaço para o condutor.As bombas de travão aplicadas pela marca numa 300 de mais de 6000 euros desiludem (reservatórios do oleo), tal como as manetes sem regulação e bastante rudimentares. O tacto dos travões é duro demais .Só tem um disco na frente Tem um bom computador de bordo e muito completo, aqui não há igual na gama. O vidro protege bem .Os plásticos do túnel Central são discutíveis no seu acabamento. Gostei dos comandos sendo ergonômicos e com uma inovação no botão de start sendo imbutido no corte corrente.A suspensão é confortável em baixa velocidade mas em alta e a 2 estava demasiado instável, aqui penso que se poderia afinar o amortecedor.O motor puxa bem mas nada a mais que as outras 300 que experimentei tem os mesmos 28 cv da maioria .É sim uma scooter ágil pois tem o corpo parecido da 125 com mais cc.A nível de ciclística em curva ,desculpem , mas desiludiu em relação a outras mesmo tendo unsbons pneus Dunlop que outras marcas não aplicam.Os espelhos cumprem mas a marca tem coisas mais engraçadas, os da aerox 50cc são mais bonitos.Tem controlo de tracção que deixei desligado. Iluminação full led.Alcancei os 140kmh em AE a dois e com vento. Tem um arranque forte,Mas não se pode comparar com nenhuma 400 do mercado .A meu ver os mais de 6000 euros pedidos em Portugal chave na mão não estão justificados só por se ser uma marca Premium, ter muito espaço de arrumação, uns gadgets engraçados e um completo trip computar, há mais concorrencia e ao mesmo nível .Fica o vídeo da apresentação pois o on board ficou mal:
Sendo o reviewer o Marco, ate me admira que a quantidades de qualidades reconhecidas
Clemente, a Forza 300 está bastante ultrapassada.Continua fiável, económica e com manutenções alargadas e sem grandes exigências...mas está bastante ultrapassada.Neste tocante a opção pela X-Max 300, mesmo sendo mais cara..faz sentido.A Honda já poderia ter feito algo (mesmo um restyling) há coisa de 1 ano atrás.Não o fez e agora não sei o que espera...
(....)A "inovação" de um reconhecedor de proximidade à mota, um comando de botão na XMax 300? A Honda Forza já trazia... no modelo anterior.(...)
(....)Em matéria de Hondas, esperemos por um motor 300 metido no chassis da actual Forza 125, aí poderemos falar.(....)
Sim, o binário é bem mais expressivo do que a potência que as separa.Desconhecia era haver 35kg de diferença entre a 300 e a 400. Por acaso pensava que fosse mais próximo. A nova 300 sofreu uma bela cura de emagrecimento. Conseguiu mesmo ficaf abaixo da anterior 250cc.