Autor Tópico: "Trotinetes e o raio que o parta"  (Lida 24919 vezes)

Fevereiro 11, 2019, 10:41:37, 10:41
Lida 24919 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
"Trotinetes e o raio que o parta"

Apesar do titulo que dei a este meu tópico lançado, não quero nem pretendo desvalorizar o uso de uma trotinete como um meio de transporte e de mobilidade "mais ecológico".

A questão prende-se com o facto de por um lado parecer não haver regulamentos e legislações que ajudem as cidades a estarem a salvo destas "porcarias" que estão quase sempre desarrumadas e que prejudicam peões e veículos a se deslocarem na cidade, por outro lado a falta de civismo de quem as utiliza e que "está-se completamente borrifando para as arrumar convenientemente" e por outro lado a verificação de cada vez mais fiscalização de estacionamento indevido de veículos ligeiros, de mercadorias e motociclos nas cidades e não haver qualquer preocupação com a desarrumação e falta de civismo de bicicletas, trotinetes e "o raio que os parta".

A parte "engraçada", é que bastantes "críticos activistas" que gostam de demonstrar este desagrado, pendurando as "porcarias" em arvores ou atirando para os rios… sim.. acontece…


(esteticamente dá um bom quadro)


Algumas publicações sobre este assunto:
https://magg.pt/2019/01/28/esta-conta-de-instagram-mostra-trotinetes-mal-estacionadas-em-lisboa/
https://www.publico.pt/2019/01/29/p3/fotogaleria/trotinetes-abandonadas-no-caminho-este-instagram-apanha-as-todas-392630#gs.EQLt4qjW

Para que não haja qualquer duvida de leitura, defendo a criação de mais parques estacionamento para motociclos e sou contra estacionar em cima do passeio e afins...
Assim, cada vez que vou passear a pé por Lisboa, é rara a vez que não me irrite e que não tenha de ser eu como peão arrumar aquelas "porcarias que estao ali desarrumadas por gente selvagem e incumpridora e sem qualquer respeito por todos os outros" e outras vezes não as arrumo mas tenho de ir para a faixa de rodagem com todos os perigos de aí subjacentes...

Ainda esta semana, numa determinada publicação sobre uma determinada entidade que explora este tipo de veículos informou que está a começar a organizar equipas para andarem pela cidade para as arrumar e que não lhes era oportunamente e financeiramente proceder dessa forma logo de inicio da exploração deste conceito de mobilidade.
A questão é que com o tempo que estão a demorar a "arrumarem a cidade" cada dia que passa ganham mais pessoas irritadas contra esta selvageria e muito provavelmente quando realmente começarem a ser mais activos nesta questão, poderá a autarquia local levado a cabo acções de limpeza destes elementos poluidores e desestabilizadores da via publica.

Outra questão menos importante é o facto de ser um veiculo perigoso pela velocidade a que se pode deslocar, por não haver ainda regras de se utilizar capacete, não haver seguros de responsabilidade civil e de circularem seja por onde for mesmo que quase atropelem peões que supostamente estariam salvaguardados por percorrerem convenientemente bem nos passeios.

Já há relatos de "trotinetes" mandadas parar e condutores que circulavam com excesso de álcool no sangue…
E nem se sabe como ainda não houve mais acidentes de trotinetes contra trotinetes, é com cada razia...

Agora que falei também generecimante do "problema", venham daí mais comentarios. Afinal é uma "porcaria de 2 rodas"  :D 8)

Nota:
Falei ali em "bicicletas, trotinetas e o raio que o parta", não atacando o objecto em causa mas sim as pessoas que as utilizam que de qualquer maneira não respeitam os outros.
Essa falta de respeito irrita e leva a muitas pessoas a pensarem desta forma, mentira?












« Última modificação: Fevereiro 11, 2019, 10:48:13, 10:48 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 11, 2019, 11:53:46, 11:53
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor comentario que li acerca do tema, comparava Lisboa ao quarto desarrumado de um adolescente  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 11, 2019, 12:00:21, 12:00
Responder #2

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Totalmente de acordo.

Como em (quase ) tudo o que é feito em Portugal, primeiro atira-se cá para fora, depois logo se faz legislação e fiscalização. Também nada tenho contra as trotinetes, é uma boa alternativa ao transito citadino. Mas, é claro, tem que haver regulamentação. Não se podem deixar 200 encostadas á parede para as pessoas usarem livremente e sem legislação nenhuma e depois esperar que corra tudo bem, vai dar caquinha...

As trotinetes, á semelhança das bicicletas, deveriam obedecer a regras de transito. As bicicletas não podem circular nos passeios, as trotinetes também não deviam poder. Não é seguro utilizar uma trotinete no meio dos carros e motos que circulam na estrada? Pois não, por isso nunca me vão ver montado numa a fazer isso. A invasão dos passeios, que foram pensados para peões e não para serem circuitos de corridas de trotinetes, o estacionamento selvagem, a não obrigação de usar equipamento de proteção, entre outras, são as razões para andar tudo farto delas... e depois acabam no Tejo...

Ou fazem as leis que obrigam as trotinetes a percorrer apenas vias destinadas ás bicicletas ( desmontando da mesma quando essa via termina e/ou converge com o passeio ), com regras para a sua utilização, ou "matam" uma ideia de mobilidade que até poderia ser engraçada.

Dou um (mau) exemplo de alguns ciclistas: vêm na sua bicicleta de 3500€ pelo passeio e atiram-se para a passadeira montados nela. Comigo até podem passar, se for bem disposto, mas não se livram de ouvir: "ó amigo, desça lá disso que a pista de btt não é aqui". Não estou a generalizar, atenção, há ciclistas que se sabem comportar civilizadamente. E, a estes, até lhes facilito a passagem dentro, fora, por baixo ou de lado das passadeiras, desde que não me ponha em perigo a mim, a eles, ou a outro que venha atrás de mim.

Dou outro ( mau ) exemplo, mas este legal: o circular de bicicleta lado a lado. Sim, é legal e a lei até é recente ( incrível como no mundo das bicicletas existe tanta gente com influencia para aprovar as leis que eles querem, por mais parvas que sejam ). É seguro? Na minha opinião, não! Já há anos que me deixei disso ( os joelhos não gostam de dar ao pedal ) mas, quando dava umas voltinhas, não ia lado a lado. Na altura não era legal e, mesmo que fosse, nem eu me arriscava a chegar-me para o meio da estrada com um meio de transporte sem para-choque nenhum e sem capacidade para "dar gás" e fugir de uma situação potencialmente perigosa.

Tanto as bicicletas como as trotinetes ( electricas ou não ) são excelentes alternativas ao transito. Mas, como em tudo, deveriam ter regras e cumprir com certos requisitos cívicos.

Quanto á falta de estacionamento... abriu em Evora, há coisa de um ano, um centro comercial. Moderno, com alguma soluções estéticas e práticas... nada práticas. Por exemplo, não tem NEM UM espaço reservado ao estacionamento de motociclos. Ou estacionamos entre automóveis ( com o evidente risco de levar com uma porta e encontrar a bichinha no chão... e depois, não foi ninguém ) ou em cima do passeio ( sujeitos a uma advertência, com razão, dos seguranças ou, pior, uma multa da policia ). Questionei, na pagina do Facebook desse centro comercial, se tinha sido esquecimento ou se, por ser novo, ainda não estarem terminadas todas as infraestruturas. Ninguem respondeu, nem na pagina, nem por mensagem privada ( olha que porra, mas quem sou eu para estar com perguntas parvas?) . Basicamente, um parque de estacionamento enorme á superfície e outro ainda maior no subsolo e... nem um lugarzinho destinado ás motos... numa obra finalizada há pouco mais de um ano, parece-me bastante idiota.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 11, 2019, 12:06:33, 12:06
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao tem espaco para motocicletas, mas de certeza que deve ter pelo menos 2 centenas destinados ao estacionamento de deficientes.


É raro o sitio onde nao vou, onde nao existe pelo menos 3 ou 4 lugares, geralmente sempre vazios.


Respeito ao maximo as pessoas com deficiencias motoras, mas acho que este é um daqueles casos em que se transformou o 8 num 8000  :napodeser:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 11, 2019, 12:16:01, 12:16
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
É suposto as trotinetas obedecerem ás mesmas regras das bicicletas eléctricas
O problema é que ainda recentemente se assistiu à PSP ser totalmente descredibilizada por fazer cumprir a lei.
Porque a lei é explicita.

O problema é que estas empresas (nomeadamente a EMEL) com auxilio da CML conseguem estar acima da lei.

Conseguiram a proeza de colocar a vigor um parecer da ANSR e não o código da estrada.
E a ironia é que este é um tema que nem deveria ser da responsabilidade desta entidade, mas sim da PRP que foi totalmente colocada de parte.


Dá-lhe falâncio...

Fevereiro 11, 2019, 12:42:34, 12:42
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Totalmente de acordo.

Como em (quase ) tudo o que é feito em Portugal, primeiro atira-se cá para fora, depois logo se faz legislação e fiscalização. Também nada tenho contra as trotinetes, é uma boa alternativa ao transito citadino. Mas, é claro, tem que haver regulamentação. Não se podem deixar 200 encostadas á parede para as pessoas usarem livremente e sem legislação nenhuma e depois esperar que corra tudo bem, vai dar caquinha...

As trotinetes, á semelhança das bicicletas, deveriam obedecer a regras de transito. As bicicletas não podem circular nos passeios, as trotinetes também não deviam poder. Não é seguro utilizar uma trotinete no meio dos carros e motos que circulam na estrada? Pois não, por isso nunca me vão ver montado numa a fazer isso. A invasão dos passeios, que foram pensados para peões e não para serem circuitos de corridas de trotinetes, o estacionamento selvagem, a não obrigação de usar equipamento de proteção, entre outras, são as razões para andar tudo farto delas... e depois acabam no Tejo...

Ou fazem as leis que obrigam as trotinetes a percorrer apenas vias destinadas ás bicicletas ( desmontando da mesma quando essa via termina e/ou converge com o passeio ), com regras para a sua utilização, ou "matam" uma ideia de mobilidade que até poderia ser engraçada.

Dou um (mau) exemplo de alguns ciclistas: vêm na sua bicicleta de 3500€ pelo passeio e atiram-se para a passadeira montados nela. Comigo até podem passar, se for bem disposto, mas não se livram de ouvir: "ó amigo, desça lá disso que a pista de btt não é aqui". Não estou a generalizar, atenção, há ciclistas que se sabem comportar civilizadamente. E, a estes, até lhes facilito a passagem dentro, fora, por baixo ou de lado das passadeiras, desde que não me ponha em perigo a mim, a eles, ou a outro que venha atrás de mim.

Dou outro ( mau ) exemplo, mas este legal: o circular de bicicleta lado a lado. Sim, é legal e a lei até é recente ( incrível como no mundo das bicicletas existe tanta gente com influencia para aprovar as leis que eles querem, por mais parvas que sejam ). É seguro? Na minha opinião, não! Já há anos que me deixei disso ( os joelhos não gostam de dar ao pedal ) mas, quando dava umas voltinhas, não ia lado a lado. Na altura não era legal e, mesmo que fosse, nem eu me arriscava a chegar-me para o meio da estrada com um meio de transporte sem para-choque nenhum e sem capacidade para "dar gás" e fugir de uma situação potencialmente perigosa.

Tanto as bicicletas como as trotinetes ( electricas ou não ) são excelentes alternativas ao transito. Mas, como em tudo, deveriam ter regras e cumprir com certos requisitos cívicos.

Quanto á falta de estacionamento... abriu em Evora, há coisa de um ano, um centro comercial. Moderno, com alguma soluções estéticas e práticas... nada práticas. Por exemplo, não tem NEM UM espaço reservado ao estacionamento de motociclos. Ou estacionamos entre automóveis ( com o evidente risco de levar com uma porta e encontrar a bichinha no chão... e depois, não foi ninguém ) ou em cima do passeio ( sujeitos a uma advertência, com razão, dos seguranças ou, pior, uma multa da policia ). Questionei, na pagina do Facebook desse centro comercial, se tinha sido esquecimento ou se, por ser novo, ainda não estarem terminadas todas as infraestruturas. Ninguem respondeu, nem na pagina, nem por mensagem privada ( olha que porra, mas quem sou eu para estar com perguntas parvas?) . Basicamente, um parque de estacionamento enorme á superfície e outro ainda maior no subsolo e... nem um lugarzinho destinado ás motos... numa obra finalizada há pouco mais de um ano, parece-me bastante idiota.

Seria engraçado um evento oficial do fórum ser "transformado" em acção de sensibilização precisamente nesse centro comercial.
Esse vento poderia ter também presentes todos os motoclubes e grupos motociclistas da zona envolvente.

É suposto as trotinetas obedecerem ás mesmas regras das bicicletas eléctricas
O problema é que ainda recentemente se assistiu à PSP ser totalmente descredibilizada por fazer cumprir a lei.
Porque a lei é explicita.

O problema é que estas empresas (nomeadamente a EMEL) com auxilio da CML conseguem estar acima da lei.

Conseguiram a proeza de colocar a vigor um parecer da ANSR e não o código da estrada.
E a ironia é que este é um tema que nem deveria ser da responsabilidade desta entidade, mas sim da PRP que foi totalmente colocada de parte.


Dá-lhe falâncio...

Incrível!!!

Pessoalmente acho uma aberração terem "dado poderes" a essa praga que chamam de "policias municipais" que na pratica até podem ter lá um ou outro elemento que efectivamente é policia mas na generalidade são funcionários simples das respectivas autarquias que julgo não terem aptidões nem estarem preparados para desempenharem essas funções (será que tiveram formações idênticas aos policias?), acabando por existir excessos de abusos de autoridade - é o descrebelizar a PSP / GNR / outras autoridades - e por outro lado garantir que as autarquias tenham acesso a iguais formas de financiamento tais como as "tais caça à multa" que estão em orçamento de estado - por outras palavras "roubos legais" - Emeles/Ecalmas/ERestantesMerdetesETais [mais de 90% dos casos não bloqueiam ou rebocam veículos defacto mal estacionados e que impedem a correcta circulação nas vias mas sim veículos que estão em lugares de estacionamento e que simplesmente não pagaram parquímetro ou o tempo caducou… e com carros em cima de passeios, triângulos e tais com os 4 piscas ligados e não lhes acontece na maior parte das vezes grande coisa…

Em tempos (finais anos 90) houve alteração de legislação que proíbe a utilização de suportes de bicicleta na traseira dos carros, sendo o único pais de UE a proibir tal equipamento e ainda hoje se conseguir ver destes acessórios à venda em algumas lojas...
O motivo foi para mim "abuso de posição dominante" pelo "pai desta alteração da legislação" pela posição que tinha/tem e que julgo que terá sido por motivos meramente pessoais em uma vez se ter visto envolvido em acidente por ter colocado mal o suporte de bicicletas e este suporte ter caído e saído do seu carro provocando acidente de quem seguia atrás... foi entao visto como um acessório perigoso - por uma pessoa que não soube utilizar correctamente um suporte para bicicleta, deixam todos de o puder utilizar!
Resta dizer que era um suporte que julgo ser bem mais fácil de uma pessoa utilizar inclusive bicicleta para voltinhas mais curtas...
(por outro lado julgo que a razão era "alteração de dimensões do veiculo" MAS qual a diferença de alteraçao de dimensões do veiculo em comprimento se acaba por haver alteraçao de dimensoes do veiculo em altura?! Idiota não?!)

Deste site até está escrito "Atenção: Os suportes desta secção foram concebidos para não tapar as luzes ou matricula
no entanto, na grande maioria dos casos, não podem ser utilizados em automóveis ligeiros,
na via pública em Portugal (podendo ser utilizado noutros países Europeus
), 
visto ultrapassarem o comprimento total do veículo em mais do que 45cm."
http://www.futuraline.pt/linea.htm

Nao tem espaco para motocicletas, mas de certeza que deve ter pelo menos 2 centenas destinados ao estacionamento de deficientes.


É raro o sitio onde nao vou, onde nao existe pelo menos 3 ou 4 lugares, geralmente sempre vazios.


Respeito ao maximo as pessoas com deficiencias motoras, mas acho que este é um daqueles casos em que se transformou o 8 num 8000  :napodeser:

Tmaxer, uma pessoa com mobilidade condicionada pode não o ser sempre, é um estado definitivo de nascença ou não ou temporário conforme situação.

Em termos de lei, julgo que ainda seja a DL163/2006 de 8 de Agosto a que está em vigor, e que veio substituir a anterior DL123/97 de 22 de Maio, acredita que com essa foram cometidas variadas "idiotices só para cumprir legislação mas que são impossíveis de serem utilizadas por cadeiras de rodas ou outras pessoas com mobilidade reduzida"
Como exemplo costumo mostrar uma rampa ao lado de umas escadas num edifício ao lado de uma pastelaria onde costumo ir.
Certamente que há tantos outros exemplos idênticos a este…
Não tenho aqui agora foto mas no google street view dá para perceber a inclinação das rampas existentes ao lado das escadas… "autenticas rampas de lançamentoooooooooooooo"
https://www.google.pt/maps/@38.6314912,-9.1605558,3a,16.9y,265.97h,93.32t/data=!3m6!1e1!3m4!1s4KULQy-klRxOaKjyM5GYIA!2e0!7i13312!8i6656

Saliento que "pessoa com mobilidade reduzida" não é apenas pessoa que tem de utilizar cadeira de rodas.

Em termos de Arquitectura cada vez se fala mais em "desenho universal" que é desenhar edificios que possam abranger todas as pessoas, altas, baixas, magras, gordas, cegas, com cadeira de rodas, etc...

Quanto aos lugares de estacionamento, não me parece que possamos ter passado de 8-8000
Mas que antes não havia nenhum... isso é que se notava...

 :nice: :convivio:
« Última modificação: Fevereiro 11, 2019, 13:17:13, 13:17 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 11, 2019, 12:46:22, 12:46
Responder #6

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Nao tem espaco para motocicletas, mas de certeza que deve ter pelo menos 2 centenas destinados ao estacionamento de deficientes.


É raro o sitio onde nao vou, onde nao existe pelo menos 3 ou 4 lugares, geralmente sempre vazios.


Respeito ao maximo as pessoas com deficiencias motoras, mas acho que este é um daqueles casos em que se transformou o 8 num 8000  :napodeser:

Consoante a capacidade do espaço, os exploradores do mesmo são obrigados por lei a disponibilizarem um certo numero de lugares para "deficientes". No caso do centro comercial que mencionei, até os acho poucos, sinceramente... e já os tenho visto ocupados por outros automóveis. Não é que tenham uma taxa de ocupação de 100% a toda e qualquer hora do dia mas, neste caso em particular, é melhor sobrarem do que faltar.

Mas... e as motas, porra? NEM UM LUGAR DE ESTACIONAMENTO DE MOTOCICLOS?  :napodeser: :napodeser:

A camara de Évora, aqui há uns anos, também disponibilizou uma série de bicicletas para o publico usar. Resultado? Em poucos meses foram ficando amontoadas num dos piores bairros sociais da cidade, ou nas ruas desse bairro, ou no quintal de alguns "dealers" que traziam uma para virem buscar o material a casa e depois voltavam a pé para o centro, trazendo outra quando acabassem o "trabalho diário". Empreendedores, que aliavam o livre comercio de substancias... esquisitas, chamemos-lhe assim, ao comercio e reciclagem de metais.  :have.idea:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 11, 2019, 12:47:53, 12:47
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Totalmente de acordo.

Como em (quase ) tudo o que é feito em Portugal, primeiro atira-se cá para fora, depois logo se faz legislação e fiscalização. Também nada tenho contra as trotinetes, é uma boa alternativa ao transito citadino. Mas, é claro, tem que haver regulamentação. Não se podem deixar 200 encostadas á parede para as pessoas usarem livremente e sem legislação nenhuma e depois esperar que corra tudo bem, vai dar caquinha...

As trotinetes, á semelhança das bicicletas, deveriam obedecer a regras de transito. As bicicletas não podem circular nos passeios, as trotinetes também não deviam poder. Não é seguro utilizar uma trotinete no meio dos carros e motos que circulam na estrada? Pois não, por isso nunca me vão ver montado numa a fazer isso. A invasão dos passeios, que foram pensados para peões e não para serem circuitos de corridas de trotinetes, o estacionamento selvagem, a não obrigação de usar equipamento de proteção, entre outras, são as razões para andar tudo farto delas... e depois acabam no Tejo...

Ou fazem as leis que obrigam as trotinetes a percorrer apenas vias destinadas ás bicicletas ( desmontando da mesma quando essa via termina e/ou converge com o passeio ), com regras para a sua utilização, ou "matam" uma ideia de mobilidade que até poderia ser engraçada.

Dou um (mau) exemplo de alguns ciclistas: vêm na sua bicicleta de 3500€ pelo passeio e atiram-se para a passadeira montados nela. Comigo até podem passar, se for bem disposto, mas não se livram de ouvir: "ó amigo, desça lá disso que a pista de btt não é aqui". Não estou a generalizar, atenção, há ciclistas que se sabem comportar civilizadamente. E, a estes, até lhes facilito a passagem dentro, fora, por baixo ou de lado das passadeiras, desde que não me ponha em perigo a mim, a eles, ou a outro que venha atrás de mim.

Dou outro ( mau ) exemplo, mas este legal: o circular de bicicleta lado a lado. Sim, é legal e a lei até é recente ( incrível como no mundo das bicicletas existe tanta gente com influencia para aprovar as leis que eles querem, por mais parvas que sejam ). É seguro? Na minha opinião, não! Já há anos que me deixei disso ( os joelhos não gostam de dar ao pedal ) mas, quando dava umas voltinhas, não ia lado a lado. Na altura não era legal e, mesmo que fosse, nem eu me arriscava a chegar-me para o meio da estrada com um meio de transporte sem para-choque nenhum e sem capacidade para "dar gás" e fugir de uma situação potencialmente perigosa.

Tanto as bicicletas como as trotinetes ( electricas ou não ) são excelentes alternativas ao transito. Mas, como em tudo, deveriam ter regras e cumprir com certos requisitos cívicos.

Quanto á falta de estacionamento... abriu em Evora, há coisa de um ano, um centro comercial. Moderno, com alguma soluções estéticas e práticas... nada práticas. Por exemplo, não tem NEM UM espaço reservado ao estacionamento de motociclos. Ou estacionamos entre automóveis ( com o evidente risco de levar com uma porta e encontrar a bichinha no chão... e depois, não foi ninguém ) ou em cima do passeio ( sujeitos a uma advertência, com razão, dos seguranças ou, pior, uma multa da policia ). Questionei, na pagina do Facebook desse centro comercial, se tinha sido esquecimento ou se, por ser novo, ainda não estarem terminadas todas as infraestruturas. Ninguem respondeu, nem na pagina, nem por mensagem privada ( olha que porra, mas quem sou eu para estar com perguntas parvas?) . Basicamente, um parque de estacionamento enorme á superfície e outro ainda maior no subsolo e... nem um lugarzinho destinado ás motos... numa obra finalizada há pouco mais de um ano, parece-me bastante idiota.

Seria engraçado um evento oficial do fórum ser "transformado" em acção de sensibilização precisamente nesse centro comercial.
Esse vento poderia ter também presentes todos os motoclubes e grupos motociclistas da zona envolvente.

 :nice: :convivio:

Não era nada mal pensado...  :pensador:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 11, 2019, 13:04:52, 13:04
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao tem espaco para motocicletas, mas de certeza que deve ter pelo menos 2 centenas destinados ao estacionamento de deficientes.


É raro o sitio onde nao vou, onde nao existe pelo menos 3 ou 4 lugares, geralmente sempre vazios.


Respeito ao maximo as pessoas com deficiencias motoras, mas acho que este é um daqueles casos em que se transformou o 8 num 8000  :napodeser:

Consoante a capacidade do espaço, os exploradores do mesmo são obrigados por lei a disponibilizarem um certo numero de lugares para "deficientes". No caso do centro comercial que mencionei, até os acho poucos, sinceramente... e já os tenho visto ocupados por outros automóveis. Não é que tenham uma taxa de ocupação de 100% a toda e qualquer hora do dia mas, neste caso em particular, é melhor sobrarem do que faltar.

Mas... e as motas, porra? NEM UM LUGAR DE ESTACIONAMENTO DE MOTOCICLOS?  :napodeser: :napodeser:

A camara de Évora, aqui há uns anos, também disponibilizou uma série de bicicletas para o publico usar. Resultado? Em poucos meses foram ficando amontoadas num dos piores bairros sociais da cidade, ou nas ruas desse bairro, ou no quintal de alguns "dealers" que traziam uma para virem buscar o material a casa e depois voltavam a pé para o centro, trazendo outra quando acabassem o "trabalho diário". Empreendedores, que aliavam o livre comercio de substancias... esquisitas, chamemos-lhe assim, ao comercio e reciclagem de metais.  :have.idea:


Portugueses de 1ª dizes tu... nao pagam impostos, recebem casa, RSI e quando passam na rua, a policia vira logo a cara para o outro lado para ver se não os ve  :D :D
:D



Tu e Eu somos Portugueses de 2ª: pagamos impostos (alguns para pagar as bicicletas), se queres casa pagas-a, tens direito a reforma aos 66,5 anos... e a Policia tenta sempre que nao a vejamos quando passamos por ela  ;) ;)  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 11, 2019, 21:32:59, 21:32
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Hoje no Telejornal da Sic parece que adivinharam… voltaram com uma noticia sobre as trotinetes…
Não encontro o respectivo vídeo mas há uma outra publicação anterior:
https://sicnoticias.pt/pais/2019-02-07-PSP-reforca-fiscalizacao-as-bicicletas-e-trotinetes-em-todo-o-pais

 :cool:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 13, 2019, 02:19:34, 02:19
Responder #10

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Boas,

Deixa-me começar a minha intervenção a dizer desde já, que pratico ciclismo de estrada e , ocasionalmente Btt com o meu filho mais velho.

Eu ainda me lembro do tempo em que os automobilistas rosnavam aos motociclistas por passarem no meio dos carros e afins....era "um dia mando um ao chão", "quando o FDP fôr a passar dou uma guinada e vai para o hospital" e assim por aí fora. Hj em dia em relação às motos, está tudo muito mais amenizado e atá facilitam a passagem.
No entanto, o alvo de òdio de muitos condutores de 4 ou mais rodas, parece ser o ciclista.

Deixa-me tb dizer, desde já, que o código da estrada dá maior valor, protecção e direitos aos elos mais fracos, sendo eles, os peões, tem lógica a meu ver.

Agora o que se passa com o actual ódio ao ciclista....em primeiro lugar, reina de ambos os lados, o desconhecimento total das regras e leis em vigor. Junta-se a isto a dominância de número de automobilistas e a sua frustração na progressão no trânsito perante outros veículos de menor dimensão e reina o excesso de velocidade e incumprimento do código a cada esquina.

Falemos de código....uma faixa de rodagem, tem normalmente uma ou mais vias de trânsito em cada sentido, e diz o código, que exceptuando as bicicletas, não podem circular mais que um veículo na mesma via...ou seja...um carro e uma moto, não, dois carros tb não e por aí....apenas duas bicicletas lado a lado são permitidas, e tem o seu sentido.
Repara, muitas das vezes qd pratico ciclismo, se me encosto muito à berma (sem falar no lixo, vidros, e mau estado geral da mesma), o que acontece? os carros não encaram passar por uma bicicleta, como uma ultrapassagem, como manda o código, pois lá está, apenas um veIculo de cada vez...então o que acontece?, respeitam o 1.5m de distância à bicicleta que manda a lei?..Não! ultrapassam porque cabe mais um, e se vier um carro em sentido contrário, pumba, ou chocam de frente com o outro carro ou empurram o gajo da bicicleta para a berma...claro que, não vão chocar de frente com outro carro e o gajo da bicicleta, por ir na berma, lixa-se.
Indo menos próximo da berma, aumenta tanto a sua visibilidade, como a segurança na ultrapassagem que vai ter de ser feita pelo automobilista. Daí a lógica de 2 ciclistas lado a lado, é como ultrapassar menos de uma carro. Se cilcularem na berma distânciados, aumenta a distância da ultrapassagem. Mas na realidade, porque se queixam tantos os automobilistas disto??...simples, porque normalmente, vão em excesso de velocidade, e não se lembram do velocípede, do peão e dos veículos de tracção animal, previstos pelo código como utilizadores da via pública, e dão por eles em travagens bruscas.

Outra situação é a das passadeiras e ciclovias e passeios.
Andar no passeio de bicicleta, é para crianças até aos 7 ou 10 anos(não me recordo em concreto)
Passar nas passadeiras, há duas situações, se a passadeira é de uma ciclovia, não tens de desmontar da bicicleta, e tens prioridade como se fosses um peão.
Já se fôr uma vulgar passadeira de peões, sim, tens de desmontar da bicicleta e ser peão....mas lembro---passar de moto entre as filas de trânsito e circular nas bermas, tb são infracções, e claro, lolol, nunca nenhumm motociclista o fez lololol.
Se houver uma ciclovia e sinalização vertical de obrigatoriedade das bicicletas circularem na ciclovia, não
 podem circular na estrada, pois estão em infracção.
Já se não existir esse sinal vertical redondo azul com o pictograma da bicicleta ao lado da ciclovia, indo de bicicleta, pode-se optar por onde circular.
Outro assunto de comum desacordo....pesados, velocípedes e veículos de tracção animal, em rotundas, têem sempre de circular na via mais à direita, a de fora, sem obrigatoriedade de ceder prioridade a outros. Faz sentido, pois quem quer entrar na rotunda respeita a prioridade de quem lá circula, e quem quer sair, deverá circular por fora e não cortar a rotunda como dá mais jeito ( o que mais se vê)..

Isto é o código.....depois vem a selva da realidade e como cada um se proteje das situações, essa é a verdade.

Isto é tudo muito bonito e é o que manda a Lei...mas, até eu, em Lisboa fico arrepiado com as asneiras de ciclistas, trotinetistas, motociclistas, automobilistas e afins e afins.......

Deixo-vos só um relato de um dia que fui à zona do Areeiro em trabalho descarregar material:

Av. Madrid, um só sentido de trânsito, estacionamento dos dois lados...
começa por um ciclista em sentido contrário e quem quizer, que se desvie, porque dá espaço....
estaciono a carrinha, abro a porta lateral, pego em 3 portas de cozinha lacadas, antes de sair olho para de onde vem o tânsito (direita), saio e quase levo com m cachalote numa trotinete que vinha da esquerda, em sentido contrário. Abrandar?, desviar? nada.....e eu penso, olha que palhaço hein?....uns segundos depois, oiço uma travadela a fundo, uma buzinadela prolongada, e a trotinete lá continua. ridículo! E o mais grave é que em cima do passeio é igual ou pior.

Continuando, saio dali, mais uma miuda em sentido contrário de bicicleta...não se passa nada....
Entro na Av. de Roma às 17h30m da tarde, dia de semana, e nem queria acreditar...então não vem um rapaz numa Gira em sentido contrário????? no relax total??? OHH pahh haja paciência....assim até o mais paciente e respeitador se passa com tanta estupidez descontraída!!, não há pachorra!!

Enfim....não são as trotinetes e o raio que os parta, mas sim as pessoas e o raio que as parta!!

Como em tudo, um dia, há de estabilizar e organizar, mas agora o que vivemos em ambiente urbano, é um desrespeito total.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2019, 02:30:10, 02:30 por jmartins13 »

Fevereiro 13, 2019, 10:25:38, 10:25
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(…)Enfim....não são as trotinetes e o raio que os parta, mas sim as pessoas e o raio que as parta!!
(…)

A publicação nunca foi contra ciclistas (pessoas) mas sim objectos (maioria trotinetes, algumas bicicletas e também muitas motos) que estão constantemente desarrumados na via publica e que prejudicam o elo mais fraco - o peão - mas também os restantes veículos - estou farto de ver inclusive trotinetes deitadas no meio de ciclovias…

Mas como dizes, as pessoas e o raio que as parta, é verdade!

Quanto às bicicletas, outro tópico que ate pode ser criado mas deixo desde já a minha opinião em tom de notas soltas:
-se todas as pessoas que utilizam determinado tipo de veiculo exigirem uma faixa só para si, é impossível satisfazer a todos, não existe espaço suficiente nas cidades…Há que saber partilhar!
[em Paris em 2014, não havia ciclovias no centro da cidade e não vi qualquer problema de bicicletas, motos, carros, autocarros, camiões andarem ali em ritmo improprio para cardíacos, partilhavam todos o mesmo espaço mas pessoalmente algo me dizia que não quereria ver um acidente ali com bicicletas…]
-parece descabido pessoas que utilizem bicicletas apenas ao fim de semana e que durante a semana sejam as mesmas que andem com veículos de alta cilindrada e bastante poluidores (veículos de grande parte de serviço) e que seja com que veiculo for, desrespeitam constantemente regras de transito (excesso de velocidade, sinalização vertical luminosa, traços contínuos, ora passeio, ora estrada, ora andar em contramão etc) e que não têm qualquer preocupação pelo meio ambiente enquanto utilizador mas apesar de debaterem ao almoço com colegas autênticas dissertações sobre veículos ecológicos (faz o que digo, não o que faço), sejam essas grande parte de grupos que defendem ciclovias, ou defendam aumento de velocidade das autoestradas, conforme estejam a utilizar carro ou bicicleta e motos na faixa bus se andarem de moto… para mim, esse tipo de pessoa vale bola!
-quanto aos verdadeiros ciclistas, aqueles que até utilizam a bicicleta como meio de transporte, saúdo e dou os meus parabéns, alem de que são esses que devem ser ouvidos, são esses que têm o direito de exigir seja o que for, não as pessoas que atrás relatei (vai doer a quem ler, paciência, também estou farto de os ver passar nos semáforos encarnados, passeio-estrada-passadeira conforme sinal verde ou para carro ou para peão...sim passadeira é para peão e bicicleta é para ir ao lado… só as ciclovias que têm sinalização própria é que permitem as bicicletas ataravessarem sem se descer da bicicleta e ter que a levar ao lado…
-no fundo e como dizes, as pessoas e o raio que os parta… também associado à *Modere a sua linguagem* culturalmente conhecida por "povo latino" que é uma herança bastante difícil de se assimilar mas que é a realidade!
-e para que não hajam duvidas de leitura, sou bastante utópico e idealista no que se trata de problemas de urbanismo, defendo a faixa BUS exclusiva a autocarros de serviço publico (com proibição de circulação de autocarros de turismo, aqueles que ate estacionam no BUS à frente do hotel, etc...), provavelmente faixa só para bicicletas e trotinetes e veículos electricos de 2 rodas sem matricula, faixa só para bicicletas, autocarros de turismo e táxis (COM PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO E PARAGEM) e uma ou duas faixas para restantes veículos
Tipo: Passeio exclusivo a peões e crianças de triciclo e bicicleta até 9/10anos | Ciclovia para bicicletas, trontientes e todos os veículos de 2 rodas sem matricula | Divisão com Lancil Alto| BUS | Faixa Taxis,autocarros turismo, motos | restantes vias
« Última modificação: Fevereiro 13, 2019, 10:48:27, 10:48 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 13, 2019, 14:27:37, 14:27
Responder #12

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
 Atenção só a uma situação, bicicletas e mobilidade urbana e ciclovias são uma coisa. Ciclismo desporto é outra, e não é compatível com ciclovias. As médias de passeio são acima dos 35lms/h, sprints para cima de 50kms/h e facilmente se chega perto dos 80kms/h em descidas.
 :cool:

Fevereiro 13, 2019, 14:58:43, 14:58
Responder #13

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Sou um ciclista de passeio desde sempre. Motociclista recém-chegado. Se ao menos os motociclistas estivessem organizados e representados como os ciclistas, nem que com metade do "peso" destes já seria muito bem.

Há por aí uma confusão tremenda com esta história das trotinetes e afins. As trotinetes elétricas devem para todos os efeitos ser considerados veículos com motor.
Uma bicicleta, mesmo que "elétrica" não é um veículo com motor porque para circular necessita de pedalagem, desde que respeite as normas. Há já algumas traficadas e existe uma classe de 45Km/h, mas isso é outra história.

Para todos, em minha opinião, alem da exigência de cumprimento do código e fiscalização, deveria ser obrigatório a subscrição de uma RC pessoal a partir do momento que circulam na via publica.

Fevereiro 13, 2019, 15:20:27, 15:20
Responder #14

paulo coelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa
Resumindo e concluindo:
havendo civismo e respeito a estrada chega para todos. Eu estou á vontade para falar porque ando de carro, de mota e faço ciclismo por desporto.

Há motociclistas civilizados e outros que são autenticas cavalgaduras;
Há criaturas a conduzir carros que são autênticos assassinos;
Há ciclistas que são autenticas bestas;

Haja respeito e paciência que tudo corre bem

Trotinetes não gosto mas respeito quem usa

Fevereiro 13, 2019, 15:44:19, 15:44
Responder #15

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Resumindo e concluindo:
havendo civismo e respeito a estrada chega para todos. Eu estou á vontade para falar porque ando de carro, de mota e faço ciclismo por desporto.

Há motociclistas civilizados e outros que são autenticas cavalgaduras;
Há criaturas a conduzir carros que são autênticos assassinos;
Há ciclistas que são autenticas bestas;

Haja respeito e paciência que tudo corre bem

Trotinetes não gosto mas respeito quem usa


Lá está ! :palmas:

Fevereiro 13, 2019, 18:30:13, 18:30
Responder #16

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Hoje na esquina da Avenida de Berna com a Avenida da Republica estavam pelo menos 20 trotinetes lado-a-lado de 4 fornecedores diferentes. fiquei com pena de nao ter tirado foto pois a area de passeio que ocupavam era enorme numa zona em que existe muito transito pedonal.



penso que este tipo de actividade tem de ser regulamentada em breve. A falta de "matricula" impede que as "EMELS" ou a PSP/P Mun actuem e passem coimas, e como por falta de regulamentação nao podem ir atras dos fornecedores de servico, voltam a sua nece$$idade de fazer cumprir a lei para cima dos utilizadores.


Passado 20 minutos e precisamente do outro lado da avenida no sentido Campo Pequeno-2 Circular quase nao me ia envolvendo num acidente com um utilizador de uma trotinete pois este decidiu atravessar a estrada na passadeira, com semáforo de peoes vermelho. A velocidade que as trotinetes atingem acabou por me surpreender e como o senhor da trotinete para ir aquela velocidade precisou de ir a olhar para o chao e como a trotinete nao sobe passeios, este acabou com terminar a travessia seguindo marcha no sentido oposto ao do transito apercebendo-se ja muito tarde da minha presenca na sua proximidade.


Penso que será uma questao de tempo até alguem se aleijar ou de facto existir uma fatalidade com um utilizador destas traquitanas. Nessa altura nao faltará directos da CMTV e paineis de comentadores e opinadores a largarem o seu comentario obvio  :napodeser:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 13, 2019, 18:43:56, 18:43
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Publicado ontem....

Parece já existir quem se dedique a "lixar a vida" de quem as usa...e sem mais nada senão um smartphone com bluetooth.
Claro que a própria trotinete tem de ter ligação também.

Atenção que não concordo com nenhuma forma que possa fazer perigar a vida de quem quer que seja.

Trata-se apenas de um vídeo indicativo no tema das trotinetes... E sim, concordo por inteiro com a obrigatoriedade de cumprimento de regras, pois caso contrário passam a ser um problema (ou já o são...) para peões, outros veículos..e até para os próprios utilizadores.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 13, 2019, 18:49:51, 18:49
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao estou 100% certo, mas penso que as de lisboa nao tem BT.


O controle é feito atraves do servico 4G. Quando contratas uma scooter, o servidor do servico desbloqueia a scooter sobre a rede 3G e tambem é sobre este meio que a scooter transmite a sua localizacao.




Realmente é pena nao ter BT... esse hack ia dar uma tarde bem passada  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 22, 2019, 23:26:35, 23:26
Responder #19

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ainda hoje tinha comentado com o "Portuga" aqui do fórum que deveria haver fiscalização da EMEL e em caso de estarem mal estacionadas as trotinetas, serem removidas da via publica… e as entidades que exploram depois pagam a multa que por sua vez reencaminham para o ultimo utilizador da respectiva trotineta mal estacionada…

Se assim for…

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/emel-admite-vir-a-ter-competencias-de-fiscalizacao-de-estacionamento-de-trotinetes
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 23, 2019, 00:28:14, 00:28
Responder #20

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Tanto dinheiro municipal para vias ciclaveis, trotinetes e tudo e tudo e lugares de estacionamento para motos pouco ou nada se fala.

Fevereiro 23, 2019, 08:27:31, 08:27
Responder #21

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Ainda hoje tinha comentado com o "Portuga" aqui do fórum que deveria haver fiscalização da EMEL e em caso de estarem mal estacionadas as trotinetas, serem removidas da via publica… e as entidades que exploram depois pagam a multa que por sua vez reencaminham para o ultimo utilizador da respectiva trotineta mal estacionada…

Se assim for…

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/emel-admite-vir-a-ter-competencias-de-fiscalizacao-de-estacionamento-de-trotinetes
Concordo com esta proposta, embora só no Porto ainda não tenham grande expansão.
Mas há um ditado que diz qualquer coisa como isto cuidado com o que desejas porque pode acontecer.
O pessoal das motas não tem grande interesse que a polícia e emel, etc comecem a multar o que está mal nos passeios ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 23, 2019, 14:52:42, 14:52
Responder #22

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pois, tens razão... mas o abandono de trotinetrs em Lisboa está mesmo selvagem. Não vês nada parecido com as motos.


Vai ser preciso regulamentar. As torniquetes precisam ter estações próprias nas via pública e só podem ser lá abandonadas e recolhidas.

Só que isso vai ainda ocupar mais espaço na via pública, possivelmente de estacionamento de carros ou motos. Espaço esse que já e muito limitado.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 23, 2019, 16:59:50, 16:59
Responder #23

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Pois, tens razão... mas o abandono de trotinetrs em Lisboa está mesmo selvagem. Não vês nada parecido com as motos.


Vai ser preciso regulamentar. As torniquetes precisam ter estações próprias nas via pública e só podem ser lá abandonadas e recolhidas.

Só que isso vai ainda ocupar mais espaço na via pública, possivelmente de estacionamento de carros ou motos. Espaço esse que já e muito limitado.

Se calhar, foi a pensar que nisso que recentemente aumentaram a largura dos passeios nas principais avenidas de Lisboa  ;)

Fevereiro 23, 2019, 18:21:38, 18:21
Responder #24

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pois, tens razão... mas o abandono de trotinetrs em Lisboa está mesmo selvagem. Não vês nada parecido com as motos.


Vai ser preciso regulamentar. As torniquetes precisam ter estações próprias nas via pública e só podem ser lá abandonadas e recolhidas.

Só que isso vai ainda ocupar mais espaço na via pública, possivelmente de estacionamento de carros ou motos. Espaço esse que já e muito limitado.

Se calhar, foi a pensar que nisso que recentemente aumentaram a largura dos passeios nas principais avenidas de Lisboa  ;)




Infelizmente, sabes tao bem quanto eu que nao foi.

A intenção foi estrangular a circulação automóvel. E a redução de via foi tao radical que em muitas das principais artérias ja é praticamente impossível filtrar por entre os carros parados.


Foi um ataque gratuito a quem se desloca em viatura particular.... feita em primeiro lugar para dar obra aos clientelismo politico e o muito provavel alimentar de subornos de muitos bolsos "cor de rosa" e em segundo lugar para satisfazer a mesquinhez dos partidos de esquerda, que assim se alegram por enferneziar a vida aos "burgueses", errada e utopicamente pensando que os estao a empurrar para a valente m***a de transportes publicos, o que lhes aumenta o poder pois estas cores mais "avermelhadas" tem a caprichosa capacidade de mobilizar greves neste sector, deixando assim refens centenas de milhares vidas que apenas querem chegar ao seu local de trabalho para receber o seu misero salario mensal.

A ninguem interessou que eventualmente dentro de uma decada a circulacao individual sera feita de forma nao poluente... que motivos invocarao nessa altura nas nos f****m a vida???


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 23, 2019, 19:12:14, 19:12
Responder #25

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
O meu comentário foi em tom irónico.

Aquilo que se assiste nas grandes cidades (e não é só em Portugal) é precisamente o dificultar a vida de quem se desloca de carro, de forma a tentar reduzir o numero de carros a circular nas ruas quer seja por via do aumento de trotinetes, bicicletas ou utilização de meios de transporte públicos.

Esta é forma que os políticos europeus encontraram de tornar as grandes cidades "mais verdes" pois a Europa, em particular Portugal (que nem consegue produzir a quantidade de poluição que lhe foi atribuída com o protocolo de Kyoto), querem ser os bastiões do combate às alterações climáticas.

Fevereiro 23, 2019, 19:42:19, 19:42
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sabiam que já são utilizadas trotinetes eléctricas há imensos anos?  :)

Será agora, com este boom de vendas, uma espécie de "nova moda"?



https://observador.pt/2019/02/21/trotinetes-eletricas-em-1918-ja-eram-moda-entre-a-elite-portuguesa/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 23, 2019, 21:56:26, 21:56
Responder #27

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O meu comentário foi em tom irónico.



Eu sei  :D O problema e que a qualquer questao o Portuga vem logo com o argumento que "ah e tal, la fora é que é...". É um argumento ignorante e analfabeto... em primeiro lugar porque o Tuga muitas vezes nao foi lá fora ou entao foi a 1 ou 2 lugares e acha que ja sabe tudo... e em segundo lugar, porque nem se deu ao trabalho de pensar nas possivel resolucoes para o problema e nos efeitos a curto, medio e longo prazo que isso implica.

Porque mudar algo, implica sempre uma mutacao de problema e nao uma simples resolução do primeiro problema.


Ca em Portugal somos "meia duzia de gatos pingados" e com um parque pequeno de carros de pequena cilindrada...


Vao para USA onde sao 250 milhoes e toda a gente anda de pick-up de 2 andares e 3 larguras (grossa generalizacao  :D) a gastar 15 ou 20 e depois vejam qual é a influencia que estao a tentar poupar meio-litro de gasolina  ;)


Sabiam que já são utilizadas trotinetes eléctricas há imensos anos?  :)

Será agora, com este boom de vendas, uma espécie de "nova moda"?



https://observador.pt/2019/02/21/trotinetes-eletricas-em-1918-ja-eram-moda-entre-a-elite-portuguesa/


Essa foto do observador nao é de ha 100 anos... porque ha 100 anos os carros nao tinham esse aspecto  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 23, 2019, 22:46:41, 22:46
Responder #28

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esta aqui (também no mesmo artigo), é um pouco mais antiga.  :)

Há pelo menos 82 anos atrás....era assim.



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2019, 08:35:02, 08:35
Responder #29

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eles estão em todo o lado e servem-se de qualquer meio para provocar estragos…
 :policia: :policia: :policia:

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/seis-bebedos-apanhados-pela-psp-em-trotinetas?ref=HP_Grupo1

nota: há um tópico paralelo a este que também se fala de trotinetes https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4947.msg65221#msg65221
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 04, 2019, 17:00:08, 17:00
Responder #30

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Claro que como pessoas civilizadas que somos ou nos esforçamos por ser, condenamos os atos de quem pretende afogar ou colocá-las fora de alcance, as trotinetes.

Estou a ficar saturado com a anarquia e a falta de civismo de uma certa avalanche de situações relacionadas com as novas formas de mobilidade ao quotidiano. Hoje vi duas a espreitar de dentro de um contentor do lixo em Benfica, não muito longe do Colombo. Não senti repulsa mas condeno a incivilidade. A semana passada antes de sair com o carro do estacionamenteo do Hospital da Luz tive de me por de joelhos para retirar uma que estava lá debaixo e colocá-la junto a outras duas que estavam ao lado dos elevadores, a estorvar.

Não deixam de ter alguma simbologia as duas imagens:
-Uns viam-nas bem afogadas e a deixar de estorvar, outros a multiplicarem-se á mão de colher como limões.

Despachem-se os responsáveis e regulem rapidamente estas coisas, a falta de regras mata muitas boas ideias.



Março 04, 2019, 18:16:25, 18:16
Responder #31

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Enquanto se discute civismo e/ou falta dele, de regras e legislações próprias para os variados novos meios de mobilidade há que tentar perceber o outro lado da questão, talvez o lado obscuro…

Afinal o marido da Critas é ou não o "dono" da Uber em Portugal e se for, entende-se o empenho da dita senhora em "abater" todos os táxis das cidades e previligiar Ubers e afins…

Não quero nem pretendo colocar uma questão politica, se de direita, se de esquerda, se de centro… a isso eu faço o manguito. Mas seria bom perceber os negócios e negociatas por trás de "tão boas ideias" é que já começa a cheirar bem a esturro qualquer uma delas…

Lourenço, só por curiosidade… e foto não há?
 :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 04, 2019, 18:42:23, 18:42
Responder #32

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Lourenço, só por curiosidade… e foto não há?
 :lolol:

Há pouco quando escrevi o post também me apercebi que tenho falta de instinto jornalístico. Talvez apareçam na net, em Benfica havia uma menina que estava a fotografar.
Até teria o seu impacto uma foto de qualquer uma destas situações, o reverso é que não tarda comecem a existir campeonatos...

Março 04, 2019, 19:26:51, 19:26
Responder #33

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Lourenço, só por curiosidade… e foto não há?
 :lolol:

Há pouco quando escrevi o post também me apercebi que tenho falta de instinto jornalístico. Talvez apareçam na net, em Benfica havia uma menina que estava a fotografar.
Até teria o seu impacto uma foto de qualquer uma destas situações, o reverso é que não tarda comecem a existir campeonatos...

Aparentemente já deve ser recorrente… se bem que pelo menos eu nunca tenha visto uma nesses propósitos "lixo no lixo"



De certeza que há gozo em que faz isto mas é sempre bom a natureza sobressair ao entulho humano!



E a imagem resumo daquilo que só serve os interesses lá dos senhores que têm primos e tios que lhes facultam legislação própria para legalmente assaltarem a nossa carteira…
...eram duas coisas a abater…
(sou a favor deste tipo de veículos MAS de forma gratuita - o incentivo à partilha, a utilização dos transportes públicos sempre que se pode e que não se tenha que transportar carga e obviamente que sou contra EMEL, ECALMA e restantes gatunos)

As imagens retirei daqui: https://www.sabado.pt/fotografias/detalhe/a-conta-do-instagram-que-revela-as-trotinetes-mal-estacionadas-em-lisboa



Entretanto na Alemanha, aparentemente já entrou em vigor legislação própria deste tipo de veículos mas para crianças e adolescentes, ficando subdivididos em duas classes:
-até aos 12 anos e até 12kmh
-acima dos 12 anos  e até os 14 anos e até 20kmh

As trotinetes para crianças e jovens adolescentes terão de cumprir ainda determinadas regras dimensionais e esta legislação também peca pela não obrigação de uso de capacete apesar de haver apenas uma recomendação...

https://www.motorradonline.de/recht-verkehr-branche/e-scooter-gesetz-tritt-in-kraft.1069056.html][url=https://www.motorradonline.de/recht-verkehr-branche/e-scooter-gesetz-tritt-in-kraft.1069056.html]https://www.motorradonline.de/recht-verkehr-branche/e-scooter-gesetz-tritt-in-kraft.1069056.html[/url]
« Última modificação: Março 04, 2019, 21:21:34, 21:21 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 04, 2019, 22:34:38, 22:34
Responder #34

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Tem que ser senão ficamos para traz...
Este é o desígnio infelizmente de alguns nossos politicos que só lhe interessa a fotografia.

Para quase tudo é necessário um estudo para coisas para a foto...nada.

Esta história das trotinetes e bicicletas mais concretamente foi uma falha total em algumas cidades de todo o mundo desde à anos e porquê não se pelo menos aprende qualquer coisa?! Claro em outras cidade é regra.

Dizer um Holandês que não pode andar de bicicleta no passeio ...hummm...pois boa sorte com isso... ou um chines que nos passeios não podem andar de scooter... outro caso de esquecer, em Sao Francisco as trotinetes era um problem tão grande com tanto fornecedores do serviço que as licenças foram revogadas. E caso para dizer que agora já se pode andar em alguns passeios.
Apenas alguns exemplos onde posso comentar na primeira pessoa mas eu não tenho nenhuns interesses no negócio ao contrario de muitos sobre a bandeira da politica ou da fobia ambiental.




Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 04, 2019, 22:51:13, 22:51
Responder #35

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Obrigatoriedade de RC e nº de apólice colada com um adesivo na trotinete.
A primeira classe até 12 Km/h e 14 anos não pode circular na estrada.
Não obrigam capacete, mas limitam velocidade máxima a 20 km/h.

Ainda vai ser apresentado e eventualmente aprovado.

A dificuldade com o capacete tem a ver com o modelo de negócio ele mesmo, a espontaneidade na utilização. Já existe histórico de acidentes e para já seria útil saber se em Portugal os seguros da empresa que aluga são suficientes para proteger os utilizadores e terceiros convenientemente.
« Última modificação: Março 04, 2019, 22:52:21, 22:52 por Lourenço »

Março 04, 2019, 23:02:53, 23:02
Responder #36

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
USA. Estas serão as próximas trotinetes a aparecer por aí…





Para o rio é igual mas para as árvores vai ser mais difícil.

https://www.journaldugeek.com/2019/03/04/apres-trottinettes-tricycles-electriques-pourraient-bientot-envahir-rues-de-paris/
« Última modificação: Março 04, 2019, 23:04:08, 23:04 por Lourenço »


Março 08, 2019, 13:46:18, 13:46
Responder #38

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma clara situação....DO NOT TOUCH THIS! entre um motociclista e um utilizador de uma trotinete eléctrica.




Talvez seja por isso que existem tantos autocolantes com avisos deste género...  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 12, 2019, 12:34:30, 12:34
Responder #39

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Faltava só um bocadinho assim...


Mobilidade urbana de 2 lugares e quase 2 rodas.


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 12, 2019, 17:58:57, 17:58
Responder #40

Alkatrone

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 140
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Pan European ST1300
  • Localidade: Lisboa
Tambem aconteceu durante uns meses ocuparem completamente o estacionamento de motociclos junto ao meu trabalho .  :zangadoplus:
Cada vez que algum motociclo chegava atirava 1 ou 2 para o meio da estrada, depois chegava outro, mais 1 ou 2 para a estrada... e a Policia a passar por lá e a escrever no bloco notas  :oops:  :policia: :chiuuuu:
Ao fim de talvez 2/3 meses nunca mais se viu lá trotinetes  :festa:
I drink, i get drunk, i fall down... no problem...
Tomorow is just another pain in the ass.
I`m a sexy mãe da foca !!!

Março 13, 2019, 00:04:22, 00:04
Responder #41

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
A uma escala bem menor, é mais ou menos isto que nos espera por cá


Março 13, 2019, 17:53:36, 17:53
Responder #42

Alkatrone

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 140
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Pan European ST1300
  • Localidade: Lisboa
Tambem aconteceu durante uns meses ocuparem completamente o estacionamento de motociclos junto ao meu trabalho .  :zangadoplus:
Cada vez que algum motociclo chegava atirava 1 ou 2 para o meio da estrada, depois chegava outro, mais 1 ou 2 para a estrada... e a Policia a passar por lá e a escrever no bloco notas  :oops:  :policia: :chiuuuu:
Ao fim de talvez 2/3 meses nunca mais se viu lá trotinetes  :festa:
Ainda ontem postei isto e hoje já estava a m€rd@ do parque cheio de trotinetes novamente.... :zangadoplus: :napodeser:
Lá tiveram de ir duas para o meio da estrada....  :diabolico:
I drink, i get drunk, i fall down... no problem...
Tomorow is just another pain in the ass.
I`m a sexy mãe da foca !!!

Março 20, 2019, 11:40:29, 11:40
Responder #43

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Mais uma notícia...
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/apanhado-a-conduzir-trotineta-com-taxa-de-alcool-216-gl?ref=HP_Outros

Estará este "meio de transporte" condenado a ser visto como um intruso mal educado na cidade e como meio de transporte de gente alcoolizada e como "ferramenta de trabalho" para muitos jovens adolescentes mostrarem as suas habilidades radicais?
Estarei a generalizar estes maus comportamentos?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 20, 2019, 12:47:42, 12:47
Responder #44

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 


   :napodeser: :napodeser:




É impressao minha ou ja anda por ai outro operador de "biclas"??? Desde ha dias que vejo estas bicicletas vermelhas paradas em cima do passeio um pouco por todo o lado, a primeira impressao foi que deveriam ser do carteiro, mas apos observacao mais cuidada vi que sao de um operador concorrente da EMEL... andam a acabar com os parques para os carros para terem espaco para meter as bicicletas???  :zangadoplus:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 20, 2019, 13:42:55, 13:42
Responder #45

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
São as bicicletas da UBER.

Mais uma "praga" pois pode-se pará-las em qualquer lugar.

Março 20, 2019, 13:42:59, 13:42
Responder #46

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Anda, são as biclas da Uber...


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Março 20, 2019, 16:52:52, 16:52
Responder #47

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(…)




São as bicicletas da UBER.

Mais uma "praga" pois pode-se pará-las em qualquer lugar.

Começo o meu comentário com uma frase esclarecedora mas cheia de ironia:
"Ai as motos, sempre mal estacionadas em cima dos passeios, fico contente por vê-las serem bloqueadas pela Emel e Policia Municipal" (determinada pessoa que me dirigiu a palavra)

De acordo com o actual código de estrada, as bicicletas mesmo sendo dirigidas só podem estar no passeio se forem utilizadas por crianças até aos 10 anos.

Agora pergunto: qual o motivo pelo qual as bicicletas podem estar estacionadas em cima do passeio e as motos não?!

Não me venham com a treta da ecolOGIA! É antes uma demagOGIA!

Existe no código civil e na constituição normas claras de direito de igualdade, onde está aqui?
« Última modificação: Março 20, 2019, 16:58:46, 16:58 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 20, 2019, 23:53:56, 23:53
Responder #48

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Verdade...


Só falta vir o iluminado do politicamente correcto com a habitual tirada “ ah e tal, podia vir um in visual no passeio e chocar contra a moto... os passeios são para as pessoas”.  :toma: :toma: :toma:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 21, 2019, 09:41:32, 09:41
Responder #49

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fica bem numa cidade como Lisboa ter estas alternativas ecológicas. (Estão para chegar a Coimbra)

Não sou contra e até apoio iniciativas destas, no entanto com regulamentação.

Trotinetes sem capacetes?
Bicicletas que deixas onde quiseres?

Esta filosofia do "usa e deita fora" nunca resultou nem irá resultar.