Autor Tópico: E se...descobrissem como descodificar a KeyLess e roubassem a tua moto?  (Lida 2897 vezes)

Maio 04, 2017, 13:55:41, 13:55
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Sapiens21

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E se...descobrissem como descodificar a KeyLess e roubassem a tua moto?






O título parece algo rebuscado na ideia...mas não poderia estar mais próximo da realidade.


Segundo acabo de ler, Hackers conseguiram descobrir uma forma de...apenas por cerca de €20,00, desbloquear a maioria dos automóveis com sistema sem chave KeyLess, colocá-los em funcionamento e consequentemente furtá-los.
É verdade que já se fala disto há anos, mas a forma de o fazer parece agora ainda mais barata de obter e fácil de levar a cabo...e isso é no mínimo preocupante!


Felizmente os "Hackers" que o demonstraram pertencem a uma empresa de segurança Qihoo 360, com sede em Pequim, os quais construíram um gadget que interfere com a transmissão entre a chave e o respectivo veículo.


O pior desta história é que isto é já amplamente conhecido por um determinado grupo de hackers ( a prória notícia que li o confirma) e o custo de venda deste...chamemos-lhe "desbloqueio"...além de ser francamente baixo, possibilita que a chave original e o próprio veículo estejam a uma distância apreciável.


Se a moda pega e com o alastrar de todo o tipo de facilidades conseguidas através da web e das compras online, não me espantaria que a coisa venha a tomar proporções difíceis de inverter, caso os fabricantes nada façam e não criem dificuldades a este acesso via wireless.


Seja um automóvel ou motociclo com este sistema de chave, poderá estar mais vulnerável a furto do que se pensa...conseguindo os larápios sair do local com a máquina a rolar como se nada fosse.  :napodeser:


Vejam o vídeo simulado por investigadores da empresa que acima indiquei e onde se demonstra a facilidade com que o fazem...  :???:


« Última modificação: Setembro 17, 2018, 12:57:19, 12:57 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Maio 04, 2017, 17:54:42, 17:54
Responder #1

TMXR

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So agora é que essa noticia chegou aos media main stream mas ja é algo que é falado ha imenso tempo e é o grande problema de seguracao nas chaves do tipo passivo


Existem inumeros roubos de carros em que os ladroes conseguem captar o sinal da chave (geralmente os donos deixam-nas à entrada de casa, perto da porta facilitando a captacao de sinal) e depois retransmitindo a informação da chave para o carro.


Como medida de seguranca, o melhor é não deixar as chaves perto da entrada ou janelas ou mete-las numa caixa metálica ou envolvidas em papel de alumínio  :nice:

Ja li na internet que havia pessoas que as metem no frigorifico, e embora exagerado acredito que nao ande muito longe da verdade pois em alguns paises ha redes a operar exclusivamente neste tipo de esquemas e os roubos geralmente sao de veiculos de gama de luxo  :toma:  A policia inclusive tem dificuldade em perceber como é feita alguns destes roubos  :nice:
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Maio 04, 2017, 18:11:36, 18:11
Responder #2

Moto2cool

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Realmente a tecnologia não pára de surpreender mesmo quando usada para fins pouco lícitos. Já há muito um polícia me tinha avisado de situações pontuais destas mas não sabia como era feito.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 04, 2017, 18:50:09, 18:50
Responder #3

Sapiens21

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So agora é que essa noticia chegou aos media main stream mas ja é algo que é falado ha imenso tempo e é o grande problema de seguracao nas chaves do tipo passivo

Sim. Como referi no tópico, é de facto algo já conhecido desde há uns anos e têm sido muitos os BMW's (entre outras marcas) a serem furtados.   :zangadoplus:

Porém, a maior preocupação e que motivou a criação deste tópico e a partilha do link da notícia, prende-se com o ter sido possível demonstrar que o sistema consegue operar já até 300m e com um aparelho de custo irrisório...

E existem outros hackers (com intenções menos "positivas") que poderão ter conhecimento de como fazer....e colocar à venda.  :toma:
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Maio 04, 2017, 20:43:49, 20:43
Responder #4

rodrigues

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Até parece que adivinhava isto e há uns anos atrás pedi a um eletricista para desativar a abertura das portas pelo comando ficando apenas o trancar as portas e ligar alarme.

Para abrir, desligo o alarme com comando mas as portas terá de ser com a chave na fechadura.

Maio 05, 2017, 00:51:10, 00:51
Responder #5

TMXR

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Rodrigues,

O método descrito e para chaves passivas, não para as outras do tipo comando a distância.


Para essas também há um método que consiste em teres um aparelho que escuta a emissao da chave e ofusca a recepção no carro.

O funcionamento dos comandos consiste na emissão e transmissão de um rolling code você que único de cada (e não repetirem) vez que apertas o botão.

Não permitindo que o código chegue ao carro, a pessoa mal intensionads consegue ficar com 2 ou 3 códigos (supondo que tentaste 2 ou vezes) para usar posteriormente quando tiver oportunidade de consumar o crime  :nice:
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Maio 05, 2017, 08:18:36, 08:18
Responder #6

rodrigues

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Rodrigues,

O método descrito e para chaves passivas, não para as outras do tipo comando a distância.


Para essas também há um método que consiste em teres um aparelho que escuta a emissao da chave e ofusca a recepção no carro.

O funcionamento dos comandos consiste na emissão e transmissão de um rolling code você que único de cada (e não repetirem) vez que apertas o botão.

Não permitindo que o código chegue ao carro, a pessoa mal intensionads consegue ficar com 2 ou 3 códigos (supondo que tentaste 2 ou vezes) para usar posteriormente quando tiver oportunidade de consumar o crime  :nice:

Ainda bem que a minha carrinha não tem essa mariquice do botão, mas sempre fica mais protegida.

O problema é o aparelhómetro estar sempre a emitir de longe, só o deveria fazer assim que entrasse no carro ou no caso das motas à distância mais curta possível.

A eletrónica é muito bonita mas há sempre forma de a contornar para benefício dos que só gostam do que é dos outros.

Confia-se demasiado nas eletrónicas e palavras passe que nos esquecemos de uma simples tranca no volante.
« Última modificação: Maio 05, 2017, 09:14:00, 09:14 por rodrigues »

Maio 05, 2017, 12:46:12, 12:46
Responder #7

mneves

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Há coisas que a evolução da tecnologia mete no.... cada vez se quer fazer menos.
Da algum trabalho  uma boa e clássica chave  é  só introduzir e rodar😉😉😉
membro numero 16

Maio 05, 2017, 15:31:55, 15:31
Responder #8

TMXR

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As chaves classicas tambem se conseguem copiar e ate forcar os canhoes das fechaduras.


As que tem um imobilizador geralmente obrigam a assaltos mais perigosos do tipo carjacking que acrescem o risco para os donos.



Nao ha sistemas perfeitos... a tecnologia vai evoluindo e os metodos dos ladroes tambem se tornam mais sofisticados.  :nice:
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Maio 05, 2017, 17:14:50, 17:14
Responder #9

karloxilva

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Qualquer dia, ao invés de uma chave electrónica (porque raio está sempre a emitir sinal?, já inventaram os interruptores há mais de um século...) haverá uma aplicação para telemóvel que fará o carro reagir à proximidade do dito cujo, nessa altura até poderá emitir um som à escolha do dono - como uma sirene da polícia ou o ladrar de um cão para afugentar os amigos do alheio, ou outra coisa espiritual qualquer para animar a vida dos transeuntes.
Depois, coloca-se o telemóvel numa consola no tablier e ele fica a comunicar com os circuitos electrónicos do carro, dando-nos indicações técnicas precisas para se conseguir conduzir a... nave espacial. A nós e a todos os "marcianos" que partilhem o mesmo "comprimento de onda", esperemos que não queiram conduzir os nossos carros à laia de jogo de computador, aí saberemos o que sofrem os pobres dos "crash test dummies".

Mas há vantagens. À noite, poder-se-á fazer o balanço do dia, conferindo no "smartphone"  o número de quilómetros percorridos para e do emprego, passando pelo infantário, e confirmar o consumo do dia, além de visionar no "Goole Maps" os sítios por onde passámos, etc.
Algo parecido com aquele apêndice tecnológico da moda que se usa no pulso para sabermos quantas calorias queimámos ao irmos da nossa secretária até à fotocopiadora do fim do corredor ou, no fim-de-semana, a energia consumida ao subir as escadas rolantes do centro comercial. Acreditem, já experimentei uma coisa destas e consegui confirmar que o meu coração batia mais aceleradamente depois de ter subido três andares, muito útil para o dia-a-dia.

Abrimos carros e motas só de nos aproximarmos (já vi quem tivesse de empurrar a sua scooter para se afastar de umas antenas de telemóvel - deve ter sido a "primeira geração"), até conseguimos personalizar o aspecto dos comandos das motas e carros com papéis de parede ("wall papers") a gosto. Não faltará muito para que a tecnologia dê uma sonoridade ao escape de acordo com as tendências de cada um (depois dos toques criativos de telemóvel, a tecnologia resolverá mais uma grande problema da Humanidade).A minha pergunta é: e nos motores quando é que há novidades a sério?
« Última modificação: Maio 05, 2017, 18:41:57, 18:41 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 05, 2017, 17:58:34, 17:58
Responder #10

TMXR

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A chave nao esta sempre a emitir. O carro é que emite um pequeno sinal nos 175 Khz para despertar a chave.


Depois de receber a transmissao de despertar, a chave responde com uma string de desbloqueio nos 315 Mhz.


Portanto para se conseguir colocar este sistema a funcionar, o primeiro passo é sempre a retransmissão do sinal de despertar do carro à chave.


No fundo, o que os hackers conseguem fazer é pegar no sinal que o carro transmite e retransmiti-lo noutro local junto à chave e captar o sinal da chave e retransmiti-lo junto ao carro  :nice:
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Maio 05, 2017, 18:39:02, 18:39
Responder #11

karloxilva

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"A chave nao esta sempre a emitir. O carro é que emite um pequeno sinal nos 175 Khz para despertar a chave."
O que cria um problema em relação aos que guardam os comandos no frigorífico... ou os envolvem em folha de alumínio. Um problema de dimensão direi.

Fora de brinacdeiras:
Boa explicação TMaxer. E percebe-se assim intenção em isolar a resposta da chave.
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Maio 05, 2017, 18:53:37, 18:53
Responder #12

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o uso do frigorifico é apenas por ser uma caixa de metal  :nice:


É o que em termos tecnico se chama uma "gaiola de faraday", é uma forma de isolamento de radiacao electromagnetica  :nice: :nice:



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Dezembro 03, 2017, 12:50:12, 12:50
Responder #13

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Setembro 17, 2018, 12:54:50, 12:54
Responder #14

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Lembram-se deste tópico e dos receios associados a que "a pirataria" informática conseguisse contornar o sistema KeyLess??

Pois bem...o sistema da Triumph, com a mesma tecnologia da Tesla, é afinal decifrável!! Felizmente a segurança do sistema foi ultrapassado por "gente de bem" e que fez o aviso, mas...nunca se sabe se outros não o saberão também fazer.  :-X

TRIUMPH ISSUES ADVICE TO PREVENT KEYLESS IGNITION HACKING

Ainda assim, apenas as mais recentes Tiger 1200 podem ser afectadas.

LINK: https://www.visordown.com/motorcycle-news-general-news/triumph-issues-advice-prevent-keyless-ignition-hacking
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