Autor Tópico: Como actuar perante uma situação repentina...  (Lida 2782 vezes)

Setembro 27, 2017, 09:30:38, 09:30
Lida 2782 vezes

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como actuar perante uma situação repentina...






Imagina que um carro se atravessa à tua frente e naturalmente tentas tudo para evitar o embate....
Isto são coisas que infelizmente ocorrem muito, de forma diária e que indiscutivelmente causam vítimas que engrossam estatísticas. :(

Quem nunca ouviu falar ou teve conhecimento próximo de uma situação destas, motivada quase sempre por desatenção?
São coisas que acontecem no dia-a-dia e quem anda de moto/scooter/maxiscooter, é no fundo o elemento mais fraco na dinâmica de um acidente como este e aquele que sofre na pela a dureza do impacto.

Entendendo como pertinente trazer este tópico para o fórum e porque podem ser aqui reunidas algumas dicas interessantes, deixando-se desta forma aqui este espaço para indicarem de que forma actuavam (ou julgam que fariam) perante uma situação crítica como esta...e tão comum.



» Travar a fundo com os dois travões e esperar que cumpram?

» Travar a fundo com ambos, mas tentar dar alguma inclinação para evitar aquilo que se colocou repentinamente ao caminho?

» Usar a caixa (no caso de uma moto) e um ligeiro toque de travão para tentar contornar o veículo que se atravessou?

» Apenas caixa e uma inclinação do corpo?

» Travar a fundo apenas com o de trás, fazer a moto derrapar (sem ABS) e assim tentar mudar rapidamente a trajectória da moto?

» Dar apenas um ligeiro toque nos travões e usar o corpo e guiador para mudar a trajectória?

» Usar tudo ao que tiver ao dispor (travões totalmente a fundo, caixa, inclinação do corpo e mudança no grau do guiador)...?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 27, 2017, 11:57:59, 11:57
Responder #1

dfelix

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Quando as coisas acontecem não há tempo para pensar na formula adequada!
Reage-se por instinto!

Logo, será a experiência e os hábitos adquiridos que vão moldar a nossa reacção (quase involuntária) para evitar uma colisão.

Não há fórmula exacta.
Todas as situações têm as suas especificidades, pelo que travar, desviar ou acelerar para fugir podem ser as mais adequadas como fatais.

Hoje em dia com o ABS podemos confiar muito mais nos travões.
Podemos nos pendurar neles e libertar o cérebro para uma tentativa de desvio do obstáculo durante a travagem
Sem ABS aumenta o número de variáveis que o piloto tem de controlar. O que torna a experiência ainda mais importante para o resultado final.

Algo que não está descrito neste tópico e parece importante é evitar fixar o obstáculo, pelas razões já descritas em outro tópico  :nice:



Setembro 27, 2017, 12:05:19, 12:05
Responder #2

Sapiens21

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Neste caso concreto e que é diferente dos mais comuns (cruzamentos, zona de sinais Stop, zona de sinais luminosos, etc), encontramos as situações na A.E. em que a velocidade é tanta...que se tem de acreditar na eficácia dos travões para reduzir drasticamente a velocidade sempre que as condições de tráfego se alteram repentinamente.

É preciso algum "sangue frio" e reacções rápidas, hem...

A redução de velocidade foi brutal no espaço de 2-3seg.  :o

Respect

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Dalai Lama

Setembro 27, 2017, 13:18:23, 13:18
Responder #3

Sal

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Esse já só tem 6 vidas!!!
...e umas cuecas sujas


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Setembro 27, 2017, 13:37:33, 13:37
Responder #4

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Foi basicamente atirar-se aos travões com todas as suas forças e ter a esperança de a redução dos 230Km/h aos 120Km/h resultar.

Ainda assim e mesmo tendo sido meros 2-3 seg., imagino que a distância percorrida nessa redução abrupta de velocidade deve tê-lo feito percorrer uns bons 150m à vontadinha.
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Setembro 27, 2017, 17:50:08, 17:50
Responder #5

Moto2cool

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Nas opções falta uma muito usada; pedir a Deus que o safe desta enquanto se faz tudo para evitar ( que não será muito porque não haverá tempo para isso) ;)
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Setembro 28, 2017, 11:19:23, 11:19
Responder #6

Paulo Fradinho

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A situação a acontecer como está na foto que foi postada no inicio do tópico é rezar aos santinhos que se consiga desviar para não bater.

A mim aconteceu-me uma situação uma vez em que estava a chegar aos sinais e ia atrás de um camião e tinha de se virar à esquerda, e como o sinal devia de estar quase a fechar e vou para me encostar à direita para no caso de o sinal mudar eu passar escondido atrás do camião.... mas na altura que começo a fazer a manobra o sinal muda para amarelo e não é que o carro que estava em cima do sinal em vez de passar trava e o do camião tb não estava à espera que o carro travasse trava a fundo. Não é preciso deizer que fiquei com os boxers todos borrados.... Travei a fundo tb com o da frente o detrás e não sei como consegui desviar-me e parei ao lado das rodas detrás do camião.... não me perguntem como o fiz que até hoje nao sei como o consegui fazer.  :tirarchapeu:
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Setembro 29, 2017, 08:25:22, 08:25
Responder #7

Sal

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@Velasquez “...da frente a 3/4 para não bloquear a roda...”, a tua “piquena” não tem ABS?


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Setembro 29, 2017, 10:13:42, 10:13
Responder #8

Sal

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Ok ok...
Por acaso pensava que vinha vim ABS.
 
Mas ao fim ao cabo mesmo as que não têm, acabam por ter...
A ntes de
B ater
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Setembro 29, 2017, 10:54:25, 10:54
Responder #9

pedroareias

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Como actuar perante um acidente eminente, versão recursiva:

1º Ir ao bolso e pegar no smartphone
2º Ligar o serviço de dados
3º Abrir o browser e inserir "www.clubeportuguesmotociclismo.pt"
4º Ir ao Geral->Tudo sobre a segurança!->Como actuar perante uma situação repentina...
5º Ler os posts todos e escrever um sumário.
6º Parar neste post e entrar em ciclo infinito.

Ahhh, ainda bem que graças ao CPMoto pude evitar este acidente!

Setembro 29, 2017, 11:05:37, 11:05
Responder #10

Paulo Fradinho

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Como actuar perante um acidente eminente, versão recursiva:

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5º Ler os posts todos e escrever um sumário.
6º Parar neste post e entrar em ciclo infinito.

Ahhh, ainda bem que graças ao CPMoto pude evitar este acidente!


 :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Mt bom  :D :D :D
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Setembro 29, 2017, 11:11:19, 11:11
Responder #11

Sapiens21

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(....)

» Travar a fundo com os dois travões e esperar que cumpram?

» Travar a fundo com ambos, mas tentar dar alguma inclinação para evitar aquilo que se colocou repentinamente ao caminho?

» Usar a caixa (no caso de uma moto) e um ligeiro toque de travão para tentar contornar o veículo que se atravessou?

» Apenas caixa e uma inclinação do corpo?

» Travar a fundo apenas com o de trás, fazer a moto derrapar (sem ABS) e assim tentar mudar rapidamente a trajectória da moto?

» Dar apenas um ligeiro toque nos travões e usar o corpo e guiador para mudar a trajectória?

» Usar tudo ao que tiver ao dispor (travões totalmente a fundo, caixa, inclinação do corpo e mudança no grau do guiador)...?



Existem mais contributos para as opções colocadas?

Ou...no fundo, logo se vê no momento como se resolve?  :pensador:
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Dalai Lama

Setembro 29, 2017, 11:28:06, 11:28
Responder #12

dfelix

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Existem mais contributos para as opções colocadas?

Saltar da moto antes de se dar a colisão? 
 :pensador:



 :D

Setembro 29, 2017, 13:19:05, 13:19
Responder #13

Sapiens21

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Bem....
Revendo um certo ponto de vista válido nas palavras transmitidas mais atrás pelo Pedro Areias, vou tentar dar algum "empurrão" ao tópico na direcção certa.

Vamos lá aqui colocar uns vídeos bastante válidos para o tema:)


O 1º diz respeito à teoria, a qual se explica em "pormenores" tão simples e eficientes como p.ex. o regular correcto da manete dos travões ou então a utilização dos dedos quando existe a necessidade de travar a fundo.
E quem o diz não é um tipo qualquer, mas sim Paul Johnston da Men&Motors....que com palavras simples e de fácil entendimento (muitas vezes dando exemplos) acaba por conseguir transmitir o pretendido. E são vários os vídeos publicados em que o mesmo intervém.  :nice:

A prevenção de uma travagem de emergência começa assim muito antes sequer de estarmos perante a mesma.






Aqui neste 2º vídeo fala-se da importância de olhar para o local certo....para a importância de saber curvar e olhar não para o que temos logo adiante, mas sim "projectar o olhar" para a saída....

Este dado acaba por ser relevante não apenas para descrever correctamente uma curva, mas também para explicar a importância de olhar para o ponto de fuga (isto sem prejuízo de se aplicar correctamente os travões como indicado no 1º vídeo).
Fixarmo-nos unicamente naquilo que se atravessa à nossa frente, pode levar a que o embate se torna uma realidade bem mais difícil de escapar, do que se ao invés disso tentarmos procurar o ponto de fuga e fazer os possíveis para encaminhar para lá o motociclo.






Toda a teoria é fácil ("palavras leva-as o vento", já diz o ditado), mas colocar em prática esta teoria é crucial e pode perfeitamente fazer a diferença entre escaparmos ou não a um embate!

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Setembro 29, 2017, 17:28:54, 17:28
Responder #14

Moto2cool

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Este tópico já tem dois dias e ainda não foi referido o que disse o ( não sei quem) no curso de condução defensiva da Honda? O fórum está a perder qualidades. ;)

Acho mesmo que se deve tratar com o travão de trás para evitar que a mota levante a roda traseira, entretanto se trava também com força  com o da frente e se tivermos ABS tentando manter a roda direita, ao mesmo tempo manter o equilíbrio da mota e reduzir as mudanças para travar com o motor.
Ainda no momento da travagem não esquecer ligar a sinalização de emergência para quem vier atrás perceber da travagem repentina e de preferência usar a outra mão para ligar para o 112. Pode ainda acenar a quem estiver a ver a cena :).
Claro que estar indicações são para o Flash. ;)
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Setembro 29, 2017, 18:12:09, 18:12
Responder #15

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Ainda no momento da travagem não esquecer ligar a sinalização de emergência para quem vier atrás perceber da travagem repentina e de preferência usar a outra mão para ligar para o 112. Pode ainda acenar a quem estiver a ver a cena :).
Claro que estar indicações são para o Flash. ;)

Fazer isso (ligar para o 112), já é a pressupor que a coisa correu mal, certo?  :)

O mais importante é mesmo evitar tudo isso e concentrar as reações para a escapatória...ou no mínimo o minimizar do impacto quando é inevitável.

Há situações cuja calma e rapidez ajudam bastante, mas há outras que são "tão em cima", que o melhor é preparar o corpo para o impacto.

Aliás...quanto a esta parte final até se criava um tópico, hem.  :pensador:
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Setembro 29, 2017, 19:59:52, 19:59
Responder #16

FilipeC

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  • Marca Motociclo: Yamaha
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No curso da Honda aprendi a travar primeiro com o de trás e logo de seguida com o da frente. Se travar primeiro com o da frente, o peso é transferido para a frente portanto não havendo peso na roda de trás, o "pequeno" contributo deste travão perde qualquer efeito. E numa situação de urgência, acho que nos devemos socorrer de toda a capacidade de travagem disponível. Durante o curso fizemos vários exercícios e para mim foi de longe a melhor maneira de travar. A mota não afunda tanto e a distância de travagem foi a menor.

Setembro 29, 2017, 22:00:03, 22:00
Responder #17

Sapiens21

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Essa explicação dada faz sentido.

O problema é que levar a cabo essa "tarefa" numa situação de emergência, é praticamente impossível.

Numa travagem tida numa condução do quotidiano funcionará, mas quando surge algo repentino...hard on the brakes.   :nice:
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