Autor Tópico: Tracer 7 - Kit rebaixamento  (Lida 687 vezes)

Junho 28, 2024, 14:23:48, 14:23
Lida 687 vezes

joliveira15

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Boas companheiros!

Trago aqui um tema que já vi aqui discutido, mas confesso que não fiquei esclarecido e preciso da vossa ajuda.
Tenho uma Tracer 7 e tenho 1,74 de altura… como o banco é um pouco largo não me senti totalmente seguro e os pés não chegam na sua totalidade ao chão.
Falaram-me em duas alternativas pra resolver este problema, banco rebaixado ou kit rebaixamento.
A minha questão é a seguinte, o kit é uma solução segura? Alguém que tenha aplicado pode dar o seu feedback? A mota baixa substancialmente a sua altura?

Fico a aguardar pelo vosso feedback!
Grande abraço!
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Junho 28, 2024, 21:07:47, 21:07
Responder #1

pjmartinho

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O kit de rebaixamento consiste em colocar uns tirantes com medidas maiores na suspensão traseira.

Na imagem seguinte, os tirantes que falo são aqueles pretos que se veem por trás da perna do descanso central (nesta fotogria "torta" estão quase na horizontal)



Sei que parece um paradoxo mas, na suspensão da Yamaha aumentar o comprimento destes tirantes, faz baixar a mota e diminuir o comprimento dos mesmo faz subir a traseira da mota. Este sistema também é usado por várias outras marcas de motas portanto é uma questão de se saber qual o comprimento desejado pois estes tirantes (dos kits de rebaixamento) não são específicos para cada marca/modelo.

Basicamente o kit de rabaixamento é isto


E também há tirantes ajustáveis para o "freguês" regular ao milimetro a altura desejada


estes ultimos podem ser comprados aqui, é só uma questão de procurar o modelo da mota pretendido (é mais fácil procurar pela marca/modelo de mota pois provavelmente não se sabe o comprimento dos tirantes q lá estão e muito menos o comprimento dos trirantes a comprar).

De qualquer forma, aumentar o comprimentos destes tirantes em 2cm não significa que a mota baixe 2cm devido à geometria da coisa e da localização dos pontos de fixação, como se pode ver na foto seguinte.



Agora, vem o revés da medalha... ao ser usado um kit de rabaixamento, dependendo do quanto se quer rebaixar a mota, poderá tornar o descanso central inútil uma vez que não se consegue colocar a mota em cima do mesmo e, no descanso lateral ela pode não ficar tão inclinada. Há quem entorte o descanso lateral para a mota ficar com inclinação que deveria ficar mas a marca destes ultimos tirantes vende (de boa vontade) um descanso lateral ajustável  :D

A FJR q comprei, está rebaixada e na primeira vez que foi necessário colocar no descanso central foram precisas 2 pessoas para o conseguir fazer. Eu sozinho não consigo fazer isso e não é por falta de peso, pois peso 110Kg... portanto tenho um problema inverso e tenho de procurar uns tirantes com o comprimento original para voltar a subir a mota.

« Última modificação: Junho 28, 2024, 21:10:05, 21:10 por pjmartinho »

Junho 28, 2024, 21:55:57, 21:55
Responder #2

joliveira15

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Pedi um orçamento e deram-me como referência um kit da Hyper Pro que nada tem a ver com esse que fala…
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Junho 29, 2024, 02:46:46, 02:46
Responder #3

pjmartinho

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No site da HyperPro têm a seguinte informação



no caso deles, que são especialistas em suspensões e amortecedores, a solução passará sempre por mudar o amortecedor ou colocar uma mola mais curta. Daí venderem estes kits.

Numa pesquisa na internet encontram-se tirantes que cumprem a mesma função (sem mexer na mola ou no amortecedor). Esta peça substitui aquela peça em forma de V que se vê no centro da ultima imagem do post anterior.



Mas seja qual for a solução adoptada, os inconvenientes que referi continuam a ser os mesmos.

Depois da experiência que tenho com esta FJR rebaixada, se alguma vez tiver uma mota onde não chegue bem com os pés ao chão, a opção será sempre mexer no banco e deixar a suspensão tal como está até porque a mota foi projectada para ter uma dada geometria. Lembro-me que em tempos um companheiro que por aqui anda, e salvo erro também tem uma Tracer que rebaixou, tinha problemas com o escape a bater/raspar no chão sempre que subia/descia passeios ou passava em lombas mais altas.

Junho 29, 2024, 07:16:08, 07:16
Responder #4

joliveira15

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Companheiro,

Agradeço desde já o teu esclarecimento… e percebo perfeitamente o que estás a dizer!
Segundo as informações que me deram, o kit da hyperpro irá alterar em cerca de 2 a 3 cm a altura da mota apenas… neste caso o problema com o descanso lateral ou raspar com a mota?

Daí o feedback de quem tenha este kit instalado seria super importante!

Com a tua opinião fiquei ainda mais na dúvida  :D
Será que com um banco rebaixado seria o suficiente? Embora neste caso teria de ser um banco alterado, rebaixado mas compensando o conforto.
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Junho 29, 2024, 12:23:59, 12:23
Responder #5

pjmartinho

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Isto das motas é sempre um compromisso de varíos factores que são valorizados por cada um de nós e, aquilo que para uma pessoa é importante, para outro poderá ser uma coisa a que nem sequer liga pelo que, às vezes, podemos acabar com uma mota que cumpre 90% dos nossos critérios e falha redondamente nos restantes 10% porque não há motas perfeitas.

A imagem seguinte pretende ilustrar o inconveniente do descanso central



Enquanto a mota está na altura normal, o descanso central toca no chão numa posição proxima da vertical (proximo dos 90º), pelo que o braço de alavanca onde colocamos o pé é suficiente para elevar a mota 1cm para a fazer passar para lá do ponto mais alto do arco de circunferência que descreve e assim ficar apoiada neste descanso. Se estiver rebaixada, o descanso toca no chão  num angulo que o deixa muito longe da vertical e o braço de alavanca já não é suficiente para fazer subir a mota os 3 ou 4cm necessários para a fazer passar pelo ponto mais alto do arco de circunferência. É claro que este problema é agravado tanto mais, quanto mais rebaixada estiver a mota.

No post inicial é dito que "o banco é um pouco largo". Talvez se se começar por estreitar a largura do banco na zona lateral, para que as pernas fiquem mais proximas da mota quando se coloca o pé no chão, e baixando um pouco a altura do assento para o traseiro ficar mais proximo do chão seja o suficiente para resolver o problema.

O ideal era experimentar uma mota igual onde o banco tivesse levado este tratamento para se perceber a diferença mas, não sendo possível, é um pouco como dar um tiro no escuro.

Junho 29, 2024, 15:26:27, 15:26
Responder #6

TMXR

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Pedi um orçamento e deram-me como referência um kit da Hyper Pro que nada tem a ver com esse que fala…



Esse kit da hiperpro é a melhor proposta para alterar a altura da moto com a menor perturbação de geometria possível. Ainda esta semana instalei um kit desses numa CB1000 R Black edition e ficou top.

A questao é que se trata de uma solução mais cara que trocar uma dessas bieletas, que não apenas uma solução fácil e barata mas que altera a geometria do amortecedor e do braco oscilante e apenas vao baixar a traseira
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Julho 02, 2024, 15:48:37, 15:48
Responder #7

Gentleman rider

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Há várias coisas no mundo das motos que nunca vou compreender e uma que está lá no topo da incompreensão é porque é que alguém compra uma moto alta e depois quer rebaixar. Não é uma crítica é mesmo não compreender.

Quanto a mim só existe um kit de rebaixamento da Tracer 7 em que confiaria, trocar por uma MT07

Julho 02, 2024, 15:52:26, 15:52
Responder #8

ThatsMe

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Há várias coisas no mundo das motos que nunca vou compreender e uma que está lá no topo da incompreensão é porque é que alguém compra uma moto alta e depois quer rebaixar. Não é uma crítica é mesmo não compreender.

Quanto a mim só existe um kit de rebaixamento da Tracer 7 em que confiaria, trocar por uma MT07

Penso exatamente da mesma forma.
Tanta malta anda por aí com molas comprimidas que até assusta.

Julho 02, 2024, 18:46:02, 18:46
Responder #9

pjmartinho

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Tanta malta anda por aí com molas comprimidas que até assusta.

Pera lá... estes kits não comprimem a suspensão.

No caso dos tirantes, estes alteram a posição do apoio inferior do amortecedor fazendo com que a traseira baixe/suba.

No caso do kit que o TMXR instalou as molas são mais curtas do que o normal.

Julho 02, 2024, 19:00:20, 19:00
Responder #10

joliveira15

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Há várias coisas no mundo das motos que nunca vou compreender e uma que está lá no topo da incompreensão é porque é que alguém compra uma moto alta e depois quer rebaixar. Não é uma crítica é mesmo não compreender.

Quanto a mim só existe um kit de rebaixamento da Tracer 7 em que confiaria, trocar por uma MT07

 :backup.to.topic:
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Julho 02, 2024, 19:03:03, 19:03
Responder #11

joliveira15

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Tanta malta anda por aí com molas comprimidas que até assusta.

Pera lá... estes kits não comprimem a suspensão.

No caso dos tirantes, estes alteram a posição do apoio inferior do amortecedor fazendo com que a traseira baixe/suba.

No caso do kit que o TMXR instalou as molas são mais curtas do que o normal.


Nem mais  :tirarchapeu:
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Julho 03, 2024, 21:16:26, 21:16
Responder #12

TMXR

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Tanta malta anda por aí com molas comprimidas que até assusta.

Pera lá... estes kits não comprimem a suspensão.

No caso dos tirantes, estes alteram a posição do apoio inferior do amortecedor fazendo com que a traseira baixe/suba.

No caso do kit que o TMXR instalou as molas são mais curtas do que o normal.


Não, sao precisamente do mesmo tamanho.

Estaticamente a moto fica apenas ligeiramente mais baixa

Com condutor a moto fica mais baixa porque a moto fica mais comprimida.

A magia está em que a moto tem a parte final da mola mais dura e nunca vai dar final de curso.



Se puderem evitar mexer na geometria da moto toda a gente agradece. A brincar digo sempre para comprarem umas botas com salto
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Julho 03, 2024, 23:03:09, 23:03
Responder #13

Reiner

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"Se puderem evitar mexer na geometria da moto toda a gente agradece. A brincar digo sempre para comprarem umas botas com salto"

Mas, podem levar a sério, pois resolve bem o problema. Temos diversos fabricantes com vários modelos com salto embutido.
Como o exemplo em anexo.

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