Autor Tópico: O que é afinal uma moto "polivalente"?  (Lida 5640 vezes)

Novembro 30, 2017, 18:57:31, 18:57
Lida 5640 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O que é afinal uma moto "polivalente"?






Muitas vezes utiliza-se este "argumento" para descrever um determinado motociclo, nomeadamente para trazer ao entendimento de que se trata de uma moto com determinadas características que permitem abarcar uma utilização com propósitos (e percursos) variados.

Seja pelo motor, pela concepção estrutural, pelo diâmetro das rodas, pelo tipo de suspensão...enfim...porventura um pouco de cada coisa e mais algumas. :)

Acreditando que o tema pode ser relevante e que poderão ser aqui indicados alguns modelos que "encaixam no perfil", deixo-vos assim o tópico à disposição, podendo o mesmo inclusivamente servir para aconselhar alguém que procure um motociclo...."polivalente". :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 01, 2017, 07:18:08, 07:18
Responder #1

PBarros

  • Visitante
Bem, sobre o que "EU" considero uma moto polivalente, diria q seria uma moto com uma cilindrada superior a 750/800 cc , com bancos confortáveis, uma posiçao de condução "de costas direitas" e boa autonomia. Isto talvez sejam os requisitos que em primeiro lugar me ocorrem....
"Cilindrada"...para permitir uma "utilizaçao mais desafogada" sem, e principalmente com pendura, e para poder "carregar bagagem" se necessário.
"Bancos"...para que com o passar dos minutos/horas , e kilometros nao apareça "aquele desconforto"....
"Posiçao de condução"....porque considero q conduzir "marreco" ou "deitado" sobre o depósito não é nada confortável e nao é para mim... :nempenses:
"Autonomia"...( não falo em economia) para que nao ande sempre preocupado em "ir à bomba", quer em cidade ou em estrada.

Claro que este tópico vai trazer opiniões diversas, pois cada um ( de acordo com o seu gosto, necessidade ou intenção de utilização diária ou esporádica) terá a sua ideia do que é para si uma moto polivalente.....e todas as opiniões são validas e não censuraveis..  :cool:

Modelos...elegia, entre outros possíveis :

Susuki V-Strom
Yamaha Tracer
Kawasaki Versys
Honda Africa Twin, Crossrunner, Crosstourer
Bmw R1200GS, F850GS
Ducati Multistrada
Aprilia Caponord
Triumph Tiger Explorer

Esta é apenas a minha visão sobre moto polivalente.
Fiquem bem.
 :nice:


Dezembro 01, 2017, 09:42:01, 09:42
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo a tua explicação e em certa medida partilho a mesma ideia de moto polivalente, mas....

...apesar da questão da cilindrada e potência, será que uma moto polivalente não o é também em gamas mais baixas?

Imaginemos por exemplo uma Kawasaki Versys 300X.
Acaso deixa de ser uma moto polivalente, apesar de não ter um motor tão desembaraçado?  :)


Isto é também um pouco para "alimentar" a discussão.... :stuck_out_tongue_winking_eye: ...mesmo vendo realmente no modelo (...e noutros) uma polivalência de utilização suficientemente alargada e capaz de servir para a maioria daquilo que se lhe possa exigir.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 01, 2017, 11:39:44, 11:39
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Como todas as definicoes, o significado vai variar entre quem opina.




O meu significado de uma moto poli... bem... uma moto versátil terá sempre de ter uma posição de condução e ergonomia que sejam muito boas para permitir uma boa visibilidade e um conforto para as tiradas mais longas.

Os comando tem de faceis e leves por forma a nao cansar...

Deve ter a possibilidade de levar alguma carga...


E por fim, tem de ser uma moto que permita com a mesma facilidade circular nas mais diversas estradas e condicoes de circulacao.



No fundo, tem que ter o aspecto pratico de uma scooter quando conduzida no meio urbano, tem que ter alguma agilidade e factor emotivo quando chegamos as curvas e por fim tem que ter a neutralidade de uma tourer quando conduzida em tiradas de centenas ou milhares de kilometros... last but not the least... (pelo menos para os que gostam) também deve possibilitar a circulação quando "o alcatrao acaba"



é um compromisso que é uma dor de cabeca para os engenheiros que as fazem pois uma moto para ser boa num estradao nunca podera ser grande coisa numa estrada de montanha cheia de curva (e o inverso)... sao motos diferentes, com suspensoes diferente, motores diferentes, geometrias diferentes, etc...


E é aqui que a electrónica joga a sua importância e nos permite hoje em dia ter motos fabulosas que ao primir de um botao passam de desportivas para utilitarias ou para motos todo-o-terreno. As suspensoes activas tem um papel vital neste "efeito-camaleão", e mais do que isso... permite-nos ter motos potentes, seguras e muito faceis de conduzir  :nice:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 04, 2017, 22:40:31, 22:40
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei da "definição".

Mesmo sendo uma interpretação que pode perfeitamente variar de pessoa para pessoa, creio ser consensual essa explicação.

Quanto à motorização é que será algo que pode revestir-se de um certo "busílis"... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 04, 2017, 23:14:37, 23:14
Responder #5

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Por definição é a moto que faz tudo (ou quase tudo) aquilo que queremos bem. Normalmente tem um preço, que é não ser excelente em nada (ou quase nada).

É aquela que cumpre normalmente sem deslumbrar, mas não se nega a quase todos os tipos de utilização, ainda que tenha limitações em alguns deles.

É o contrário da moto "específica", que só é concebida e só se sente bem numa utilização (por exemplo, andar em pista).

Agora, uma moto polivalente para mim pode perfeitamente não o ser para outra pessoa.

Uma KTM 1290 Adventure será polivalente? À partida parece que sim, mas por exemplo no meu caso não sei se seria, não sei andar bem em terra, é uma moto enorme, bastante potente, super evoluída e tecnológica, e seguramente muito pouco prática para o meu dia a dia em Lisboa.

Polivalência para o meu caso hoje é ter uma scooter não muito grande, nem larga, com boa protecção contra os elementos, económica, barata de adquirir e manter, pouco "atractiva", com muito espaço de bagagem, confortável para 2, e que não se negue a uma ou outra incursão por estrada. A minha actual X8 200 não é excepcional em nada (tirando protecção e espaço de carga), mas faz tudo suficientemente bem para as minhas necessidades, é bastante polivalente.

 


Dezembro 04, 2017, 23:17:39, 23:17
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Penso que nao...



Se é para viajar penso que será sempre entre os 800 e os 1300.


Motorizacoes inferiores ja perdem a famigerada "polivalencia"  :D :D :D... quer dizer... podem ser polivalentes mas as motorizacoes estao mais adequadas as deslocoes diarias  :nice:


E mais... nas motorizacoes, os numeros em abundacia reduzem tanto a polivalencia como os em escassez  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 04, 2017, 23:31:43, 23:31
Responder #7

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
...apesar da questão da cilindrada e potência, será que uma moto polivalente não o é também em gamas mais baixas?

Imaginemos por exemplo uma Kawasaki Versys 300X.
Acaso deixa de ser uma moto polivalente, apesar de não ter um motor tão desembaraçado?  :)



Para mim, claramente é uma moto polivalente e interessante. Se não fosse para mim essencial ter o conforto da maxi-scooter, estas novas gamas 250/300... "polivalentes" :D e económicas estariam debaixo do meu radar

Dezembro 05, 2017, 11:21:59, 11:21
Responder #8

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Pois isto de moto polivalente...é quase sempre o que andamos à procura, mas que é variável para cada um.
Para mim, menos de 700/800 não dá, pois para andar com pendura e/ou carga e largas viagens, a sua potência/binário são imprescindíveis.
Depois, não pode ser em excesso (a cilindrada), pois lá se vão os consumos em cidade e o peso também interfere.
Tem de ter uma forma aerodinâmica que seja perfeita em estrada, sem ser um trambolho na cidade.
Tem de ter una boa capacidade de carga, mas que não interfira no andar no trânsito na cidade.
Boa autonomia (não menos de 300 km), pois detesto andar a parar de bomba em bomba ou andar a fazer contas à  procura da próxima bomba.
Não ser muito alta, pois eu ao ser rodas baixas....ajuda na manobralidade. Mas sem que tal obrigue a ter rodas pequenas(abaixo dos 16' ou 17') por causa da estabilidade e conforto.
Ter suspensões confortáveis em cidade e estrada, mas que permitam a rigidez suficiente para atacar curvas e nao ceder nas travagens (aqui a eletrónica fará os seus milagres).
Por isso ainda tenho a BM, que para mim é a moto ideal por enquanto ( enquanto não ponho o rabo em cima da Tracer GT no próximo verão ou a BM fizer uma nova F GT com o novo motor).

Dezembro 05, 2017, 18:46:50, 18:46
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostava de saber, por parte de um habitual condutor de Harley's, o que é para ele uma moto polivalente.  8)

Por certo seria a ideia de uma moto diferente q.b. da maioria de nós.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2017, 18:56:36, 18:56
Responder #10

pedroareias

  • Visitante
Uma moto polivalente:

- Capaz de levar pendura com um mínimo de conforto.
- Capaz de resgardar as pernas, tronco e cabeça do condutor. Naked não são polivalentes.
- Capaz de levar alguma bagagem para um FDS a dois.
- Capaz de recuar sem necessidade da assistência (máx. 240 kg a seco).
- Capaz de andar em AE a 130 km/h com consumos aceitáveis.
- Capaz de estacionar em cidade num espaço reduzido.

Agora as marcas e modelos... não entro nisso.

Dezembro 05, 2017, 19:25:27, 19:25
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os 240Kg a seco (como máximo), ainda assim e numa muito modesta opinião, poderão causar as suas limitações se - a "ajudar" - a altura ao solo for maior do que certas estaturas de perna.  : ;)

A polivalência perfeita numa moto (se é que tal existe), teria de possibilitar igualmente um fácil controlo da mesma, tanto a baixa velocidade, como o seu manuseio à mão, sem esquecer portanto um banco com uma altura ao solo que possibilitasse o abarcar do maior número de condutores...e não uma seleção entre eles.

Mas já temos aqui pelo tópico um bom leque de definições e, curiosamente, muito aproximadas.  :nice:

Sobre se essa moto, capaz de reunir todas essas caracteristicas, existe...

...sim.  :tornarseanjinho:

https://www.daxi.re/uploaded/58ff46de2ab79c00013947ec.jpg
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2017, 20:27:02, 20:27
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
É a versao de 250cc....


Vai ser a proxima cá na garagem  :tornarseanjinho:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 05, 2017, 22:10:27, 22:10
Responder #13

pedroareias

  • Visitante
Sim, para mim (1.75) a CrossTourer pareceu-me alta demais.

Algumas KTM precisam de um escadote. Torna-se pouco prático.

Esta moda da "calça arregaçada" provavelmente será diluída com o tempo.

Os 240Kg a seco (como máximo), ainda assim e numa muito modesta opinião, poderão causar as suas limitações se - a "ajudar" - a altura ao solo for maior do que certas estaturas de perna.  : ;)

A polivalência perfeita numa moto (se é que tal existe), teria de possibilitar igualmente um fácil controlo da mesma, tanto a baixa velocidade, como o seu manuseio à mão, sem esquecer portanto um banco com uma altura ao solo que possibilitasse o abarcar do maior número de condutores...e não uma seleção entre eles.

Mas já temos aqui pelo tópico um bom leque de definições e, curiosamente, muito aproximadas.  :nice:

Sobre se essa moto, capaz de reunir todas essas caracteristicas, existe...

...sim.  :tornarseanjinho:

https://www.daxi.re/uploaded/58ff46de2ab79c00013947ec.jpg

Dezembro 05, 2017, 22:20:44, 22:20
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Esta moda da "calça arregaçada" provavelmente será diluída com o tempo.

Certamente que sim.
Mas tendo em conta a forma como aniquilou o segmento das sport-tourer...  provavelmente não será para já.

Dezembro 05, 2017, 23:04:21, 23:04
Responder #15

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Polivalente não existe nenhuma por definição. As varias valências, ou as características de cada uma são antagônicas a outras. :)

Quando existirem umas motos com geometrias variaveis e modulares com substituicao rapida de componentes... que em um futuro próximo com a redução da complexidade pela adopção de motores eléctricos pode ser perfeitamente possivel então chegaremos mais próximo da polivalência.

No fundo levar a electrónica que existe já nas suspensões e outros componentes aos limites... transformers!?

Para já o melhor são mesmo duas motos como mínimo e com alguns compromissos a maioria de nós estaria mais que satisfeito.



Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Dezembro 06, 2017, 23:37:01, 23:37
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acho que dadas as condições ultra difíceis vividas naquele momento de tempestade, nenhuma moto pode ser polivalente (ou mesmo qualquer outra coisa com "ente" ou sem "ente").

Esses tipos dali não conseguiam sair de moto para lado nenhum, excepto presos por um cabo e içados.
E mesmo assim, tinha de a meteorologia permitir.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2017, 10:57:25, 10:57
Responder #17

HBeiras

  • Visitante
Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.

Dezembro 07, 2017, 11:54:18, 11:54
Responder #18

pedroareias

  • Visitante
Consumos? A NC750X é boa em consumos, penso.

Mas lê lá isto. A tua VFR800(X?) também não é nenhuma S1000R ou GSX-S1000F nem uma Z1000SX.

Nem é uma VFR1200F, o topo das V4 da Honda.

Já reparaste que seria desagradável estarem sempre a atirar-te isso à cara?

Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.

Dezembro 07, 2017, 12:31:17, 12:31
Responder #19

HBeiras

  • Visitante
Consumos? A NC750X é boa em consumos, penso.

Mas lê lá isto. A tua VFR800(X?) também não é nenhuma S1000R ou GSX-S1000F nem uma Z1000SX.

Nem é uma VFR1200F, o topo das V4 da Honda.

Já reparaste que seria desagradável estarem sempre a atirar-te isso à cara?

Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.

Areias,

Boa em consumos? És daqueles que sempre que vai abastecer guarda o talão para posterior registo no fuelly?

Estou a ver que sim!

Consumos são a preocupação de quem anda e compra NC, e não de quem compra motas.

Não é uma X mas sim uma F.

De facto não é nenhuma das que mencionaste é apenas uma 800cc, logo as comparações são um pouco descabidas.

Também não me viste em lado a nenhum a referir que este modelo era o pináculo das motas ou a melhor do mundo e arredores, tal como os ferrenhos das NC fazem.

Então mas se a NC não tem defeitos e é perfeita.....afinal o que é que é desagradavel?

Estar alguem constantemente a lembrar que a NC é um pão sem sal? E depois?

Queres dizer que a VFR800 não é uma VFR1200....? Boa!! De facto não é!

Mas tb não é tão má como uma NC!
« Última modificação: Dezembro 07, 2017, 12:32:59, 12:32 por HBeiras »

Dezembro 07, 2017, 12:43:22, 12:43
Responder #20

PBarros

  • Visitante
Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.
Cintura, HBeiras, cintura.... :nice:
Se as renas estivessem doentes, certamente q o Pai Natal optaria por usar NC's para puxar o trenó....ficava mais em conta o combustível.... :lolol: :lolol:
Fiquem todos bem, e calmos.... :cool:

Dezembro 07, 2017, 13:30:24, 13:30
Responder #21

HBeiras

  • Visitante
Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.
Cintura, HBeiras, cintura.... :nice:
Se as renas estivessem doentes, certamente q o Pai Natal optaria por usar NC's para puxar o trenó....ficava mais em conta o combustível.... :lolol: :lolol:
Fiquem todos bem, e calmos.... :cool:

Grande Barros,

Tu desenvolveste um jogo de cintura digno de um verdadeiro campeão mundial de dança do ventre. :D

Contigo já sei que estou à vontade.

Eu conjuntamente com o Areias estamos apenas numa amena picardia....calmaria é coisa que nao falta.

Dezembro 07, 2017, 14:19:19, 14:19
Responder #22

carlos-kb

  • Visitante
Se as renas estivessem doentes, certamente q o Pai Natal optaria por usar NC's para puxar o trenó....ficava mais em conta o combustível.... :lolol: :lolol:

Haveria só um problema... à velocidade que os presentes iriam ser distribuídos, haveria crianças a receber os presentes de Natal em plenas férias de Verão!  :D

Dezembro 07, 2017, 14:27:35, 14:27
Responder #23

pedroareias

  • Visitante

 :lolol: :lolol:





Se as renas estivessem doentes, certamente q o Pai Natal optaria por usar NC's para puxar o trenó....ficava mais em conta o combustível.... :lolol: :lolol:

Haveria só um problema... à velocidade que os presentes iriam ser distribuídos, haveria crianças a receber os presentes de Natal em plenas férias de Verão!  :D

Dezembro 07, 2017, 14:52:44, 14:52
Responder #24

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.


Boas, cheguei, PRESENTE !

Mais polivalente que uma NC  INTEGRA 750 , não existe.

Não é boa em nada ! MAS É EXCELENTE EM TUDO !

 :bandeiraportugal:





---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Dezembro 07, 2017, 14:53:24, 14:53
Responder #25

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
De facto não é nenhuma das que mencionaste é apenas uma 800cc, logo as comparações são um pouco descabidas.

É "apenas" uma 800cc que durante anos a fio foi referência do seu segmento!
 :D

Se as renas estivessem doentes, certamente q o Pai Natal optaria por usar NC's para puxar o trenó....

Rodolfo parece um nome bastante adequado para uma NC vermelha.
(como pelos vistos é habitual a malta baptizar as motos que tem... fica a sugestão!)

... haveria crianças a receber os presentes de Natal em plenas férias de Verão!

Ou até mais tarde...
Caso o senhor Nicolau decida andar também em "hypermiling" e perca tempo a registar os dados no fuelly!


Dezembro 07, 2017, 18:20:09, 18:20
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Também não me viste em lado a nenhum a referir que este modelo era o pináculo das motas ou a melhor do mundo e arredores, tal como os ferrenhos das NC fazem.

(....)

Aquilo que mais se tem visto é precisamente o contrário.

Está criado um clima inexistente e formulam-se palavras nunca ditas quanto a um modelo que é simplesmente mediano, vendo-se reiteradamente e sem motivo que o justifique, um mandar abaixo com uma satisfação mórbida....e esquecendo que existe quem a comprou e está perfeitamente satisfeito com o que adquiriu.

E isto é válido para qualquer moto!!

Saber respeitar isto é também ser motociclista.
Não o saber fazer, é "lançar a linha" em busca de algo que não posso ver como tendo o mínimo de crédito.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2017, 18:45:26, 18:45
Responder #27

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O Isaac tens razao...



As vezes ha aqui neste e noutros foruns algumas pessoas que limitam a sua participacao a criticar algumas marcas ou modelos ou entao a sobrevalorizar a marca ou modelo da suas montadas...



Será caso para dizer que sao participacoes da "lojas dos 300" ou "foristas de olhos-em-bico"????  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 07, 2017, 20:53:12, 20:53
Responder #28

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
O Isaac tens razao...



As vezes ha aqui neste e noutros foruns algumas pessoas que limitam a sua participacao a criticar algumas marcas ou modelos ou entao a sobrevalorizar a marca ou modelo da suas montadas...



Será caso para dizer que sao participacoes da "lojas dos 300" ou "foristas de olhos-em-bico"????  :D :D :D

Eu acho que é apenas mais um exemplo do 'cada qual tem o que merece ' .
Um fórum com inexistência de vida fora dele e vocacionado para motas 'low cost' , 'low cilindradas'  'low consumos' , 'low profiles', 'low speeds' ,  'low friendships' e mais uns 'low qualquer coisa' não se pode esperar um 'high environment' . 
Provavelmente sou julgado como um 'hater' pela maioria dos 'users' da casa, mas isso será só mais um ... 'low thought' '

Dezembro 07, 2017, 22:44:16, 22:44
Responder #29

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Estamos a falar de motos polivalentes, neste post?
Desculpem, não tinha percebido.... :policia:
Porque não criam um tema
"A minha mota é que é boa (assim como o meu umbigo) e o resto não presta".
Cambada....

« Última modificação: Dezembro 09, 2017, 22:15:11, 22:15 por Joao_Cruz »

Dezembro 07, 2017, 23:35:50, 23:35
Responder #30

carlos-kb

  • Visitante
É certo que estou neste forúm não há muito tempo.... mas do que tenho visto e me tenho apercebido, por norma, os ditos users que tecem uns certos comentários mais mordazes a certos modelos (eu incluído  :tornarseanjinho:), não o fazem por qualquer tentativa de escárnio, mas sim porque acaba a ser uma realidade.

Não acho isso qualquer tipo de desrespeito, seja às motos alvo desses comentários, como muito menos aos seus proprietários. Afinal, só o seria, se houvessem ofensas directas ou insultuosas, o que não é facto. E depois, como sempre me ensinaram, "quem diz a verdade não merece castigo".

Agora, como sempre também afirmei, ninguém tem de criticar as escolhas das motos que cada um tem ou fez.... isso são questões do foro pessoal de cada um. Mas tal não impede de todo que não se possam tecer comentários ou criticas menos abonatórias a essas motos... e nem o deixar de o fazer (poruqe há quem não goste) muda aquilo que aquelas motos são na realidade e a forma como se comportam na estrada.

Eu dizer que uma NC é sensaborona, espartana, esteticamente sofrível e uma moto desinteressante... ou uma TRK é um plágio descarado, de qualidade chinesa e sub-motorizada... não estou de todo a faltar ao respeito a ninguém neste fórum, parece-me. Nem a criticar de todo os users que as tenham ou as razões porque por elas optaram.

Por outro lado, da minha parte, ninguém me vê a enaltecer de sobremaneira a minha moto. E nem a outros membros (os quais não vou dizer nicks, pois cada um que enfie a carapuça, se achar que a tem de enfiar), que com o mesmo tipo de críticas, não os vejo a puxar galões ás motos que têm nas suas garagens.
Sou o primeiro a dizer que tenho uma merda de uma moto gastadora, pesada, grande, quase inconduzível em cidade, de manutenção cara... mas porra, quando me meto com ela em "estrada aberta", aí sim encontro as minhas próprias razões para gostar tanto dela (mas que só a mim me dizem respeito).

Aliás.... os únicos que vejo a tentarem qualificar as motos mais criticadas neste fórum, no fundo, são os donos delas, como que a tentar arranjar atributos (que afinal também os têm... poucos.... mas têm  :D) que justifiquem a compra que fizeram.... que como já disse, são motivos que só a eles mesmos diz respeito.

Dezembro 08, 2017, 07:55:19, 07:55
Responder #31

zepedro

  • Visitante
Mais polivalente que uma NC não existe.

Não é boa em nada!

Tenho dito.

Não sou um participante muito activo neste forum, apesar de o acompanhar com regularidade.
Ando de mota há relativamente poucos anos.

Gosto de scooters e passei por uma 125, depois 250 e 400.
Sentindo falta de algo que, sem ser pior que as outras no meio do transito, me permitisse fazer umas tiradas maiores. Há 5 meses troquei por uma NC (Integra) e estou muito contente. Já fiz praticamente 15000Km, com grande satisfação.

Não tenho tempo, nem paciencia, nem vontade, de continuar a acompanhar patetices e falta de habilidade de vida em sociedade....
Por vezes confunde-se o direito de falar com a obrigação de ser ouvido...
Ora, com alguma pena, opto por aplicar o meu direito de não ouvir e prefiro sair.

Cumprimentos e coragem a quem fica e principalmente quer andar para a frente.

Abraços!

ZeP

Dezembro 08, 2017, 12:26:23, 12:26
Responder #32

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Luis e Carlos... o meu comentario nao era dirigido a nenhum dos 2 (ate porque nao era sequer dirigido a ninguém)... ate porque ressalvei como o "limitar" e os 2 tem participacoes bastante abrangentes (e equilibradas) para se poderem sequer sentir que estaria a falar de um dos 2.




Luis... gostei da profundidade do post, acho que tens razao quando diz que este forum se foca mais nas maquinas "low", isso penso que é um reflexo da genese e da participacao que o forum tem captado. Nao sei se estarei tao de acordo quando ao facto de nao ter vida para alem do virtual pois desde ha algum tempo que divido o tempo e atenção com outros foruns de outros países (espanha, uk e usa) e percebo que por la o ambiente é diferente.... ate porque em alguns locais apenas usam a moto durante 6 meses  :nice: mas pelo facto de serem foruns mono-marca e em algum caso "mono-modelo" o que retira algum do atrito que se sente num forum assimetrico como o CP-Motos





Carlos... Estou perfeitamente de acordo com as palavras sobre a NC e a TRK. A NC é uma moto para quem entra nas 2 rodas ou precisa de uma moto económica para fazer kms... falta-lhe carácter e a parte irracional habitualmente associada as 2 rodas. O que não quer dizer que seja uma excelente solução de mobilidade ou que possa satisfazer que a conduz, pensar que é a melhor do mundo em termos absolutos é que é um disparate. Quanto a TRK... penso já ter sido tudo dito. Penso que é um dos melhores negócios para o comprador actualmente que esteja a querer adquirir uma adventure, e quando digo melhor negocio refiro-me precisamente relação moto - preço de PVP.   :nice:






Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 21, 2018, 15:21:33, 15:21
Responder #33

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Embora com muitos meses de distância ( uma vez que sou recente aqui ) este tópico é muito pertinente. À data da discussão ainda não existia a TRK 502 X e de facto para a "minha realidade" esta foi a melhor solução para a "minha" polivalência;

Confortável
Robusta
Económica
Estética muito apelativa ( para mim )
Excelente equipamento de série
Performance equilibrada
Utilização multifacetada ( estrada / aventura )
Boas reviews ( a nível mundial )
Preço

Este conjunto de fatores só os encontrei reunidos nesta mota. Para mim o.mercado não oferece nada similar.
 
Não sou um expert em notas e por isso abstenho-me se comentários para o ar mas vejo que alguns companheiros criticam ( no seu direito ) mas sem conhecimento de causa. Como é que eu posso falar mal de algo que não conheço? Porque ouvi alguém dizer? Porque se não é alemão ou japonês é mau? Enfim, cada cabeça sua sentença...
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 21, 2018, 15:35:37, 15:35
Responder #34

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

O que é afinal uma moto "polivalente"  ?


É fácil, polivalente é uma,   HONDA INTEGRA 750

Não existe melhor....

desculpem qualquer coisinha....isto por aqui anda muito adormecido...

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 21, 2018, 16:26:01, 16:26
Responder #35

paulo coelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa
Uma mota polivalente, tal como o nome indica, é uma mota que serve para tudo mas sem ser muito boa em nada. Discordo daqueles que dizem que o que é polivalente para o A pode não ser para o B ou C. Polivalente significa isso mesmo, serve a todos independentemente da finalidade da utilização.
Na minha opinião a NC é um bom exemplo de uma mota polivalente...mas existem outras.

Setembro 21, 2018, 16:37:39, 16:37
Responder #36

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

O que é afinal uma moto "polivalente"  ?


É fácil, polivalente é uma,   HONDA INTEGRA 750

Não existe melhor....

desculpem qualquer coisinha....isto por aqui anda muito adormecido...

 :bandeiraportugal:
Convido-te a fazer o cabeço de Manique em Cascais ,se é polivalente bora lá subir o monte,ah não te preocupes que levo cabos para te puxar
membro numero 16

Setembro 21, 2018, 21:56:49, 21:56
Responder #37

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

O que é afinal uma moto "polivalente"  ?


É fácil, polivalente é uma,   HONDA INTEGRA 750

Não existe melhor....

desculpem qualquer coisinha....isto por aqui anda muito adormecido...

 :bandeiraportugal:
Convido-te a fazer o cabeço de Manique em Cascais ,se é polivalente bora lá subir o monte,ah não te preocupes que levo cabos para te puxar

Eu quando desejar fazer o monte, não está nos meus planos nem de momento nem no futuro, compro um cavalo ou um burro para o fazer, não vou estragar uma mota que me custou os olhos da cara e mais não sei o quê

o dinheiro a mim custa-me a ganhar, a outros não....compreendo que cada um é como é

portanto esquece lá o cabo a corda ou o cordel para a Integra, talvez seja necessária  para outras chinesas

 :convivio:

 
« Última modificação: Setembro 21, 2018, 21:58:46, 21:58 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 21, 2018, 22:00:46, 22:00
Responder #38

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Para mim tem que ser algo potente, confortável, com potencialidade de consumos baixos e barata de manter.

Recomendo a série MT, Tracer ou não consoante gostos.

Setembro 21, 2018, 22:18:16, 22:18
Responder #39

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

O que é afinal uma moto "polivalente"  ?


É fácil, polivalente é uma,   HONDA INTEGRA 750

Não existe melhor....

desculpem qualquer coisinha....isto por aqui anda muito adormecido...

 :bandeiraportugal:
Convido-te a fazer o cabeço de Manique em Cascais ,se é polivalente bora lá subir o monte,ah não te preocupes que levo cabos para te puxar

Eu quando desejar fazer o monte, não está nos meus planos nem de momento nem no futuro, compro um cavalo ou um burro para o fazer, não vou estragar uma mota que me custou os olhos da cara e mais não sei o quê

o dinheiro a mim custa-me a ganhar, a outros não....compreendo que cada um é como é

portanto esquece lá o cabo a corda ou o cordel para a Integra, talvez seja necessária  para outras chinesas

 :convivio:
Claro que custa ,a todos,mas espera a íntegra só pode andar em alcatrão,trilhos mesmo ligeiros já não dá,então não é polivalente.
Com cordas não me preocupo,sei o que tenho ,e tenho telefone para a assistência em viagem.
Mas olha que não avariou ainda,nem tenho medo que avarie ,...o óleo 10w 35 previne
membro numero 16