Parece-me, pela interpretação que fiz com essa ida a Marrocos durante 3 semanas, que pretendes uma moto menos "asfaltada" e portanto mais dada a terrenos variados...Ora a Multistrada 950 S, por aquilo que tenho lido, será talvez a mais asfaltada das 3 indicadas. O que por um lado é bom no que toca a grande desempenho em viagens de estrada, mas acabando por ficar arredada de um desempenho equiparável às outras duas...quando a estrada acaba.Mas vai experimentá-las todas e logo vês. Aproveita e leva a 'cara metade'.
A questão é mesmo se vais fazer pisos muito maus em grande parte do tempo em que a vais ter.Se vais adoptar uma toada mais estradista a maioria do tempo, a ducati ou mesmo a BMW pode ser boas opções. ( reparei que não consideraste a tiger XC 800 da Triumph ). A VStrom 1000 também pode ser uma boa opção, temos aqui que a sugira de certeza.Uma coisa é certa vou estar atento aos relatos que fizeres das experiências com estes modelos
Citação de: Moto2cool em Maio 06, 2019, 14:13:44, 14:13A questão é mesmo se vais fazer pisos muito maus em grande parte do tempo em que a vais ter.Se vais adoptar uma toada mais estradista a maioria do tempo, a ducati ou mesmo a BMW pode ser boas opções. ( reparei que não consideraste a tiger XC 800 da Triumph ). A VStrom 1000 também pode ser uma boa opção, temos aqui que a sugira de certeza.Uma coisa é certa vou estar atento aos relatos que fizeres das experiências com estes modelos Honestamente não estava muito virado para a marca Suzuki, fiz teste drive ao modelo 650 e não gostei assim muito. Mas na altura tinha ainda menos experiência com motos.Quanto à Tiger, sim tenho de a considerar. Vou ver se durante a semana passo no stand para ver a moto.Vou tentat fazer relatos da minha experiência.
Se te fosse dar uma resposta emocional, dizia-te já por ordem, qual a melhor escolha:1ª - Africa Twin Big Tank DCT2ª - Suzuki V-Strom 1000 XT 3ª - BMW F850 GS4ª - Ducati Multistrada 950sRacionalmente e olhando para o "value for money", a minha escolha limitava-se a 2 modelos:1ª - Africa Twin DCT ( A menos que haja uma razão "racional" para ser a Big tank )2ª - V-Strom 1000 XTJá confessei neste fórum que sou um apaixonado pela AT DCT. É algo que não consigo explicar, ponto. No entanto, à medida que vou experimentando outras motas deste segmento apercebo-me que a V-Strom 1000 é um "motão" do caraças. Adoro mesmo a mota! E de facto, pelo preço a que é vendida não há nada que se equipare, a menos que da tua lista de requisitos, items como "cruise Control", "modos de condução" e outras tecnologias recentes no mercado sejam condição de compra.Em relação à BMW e Ducati, sem pôr em causa a qualidade dos produtos, há parte do valor de fatura que se traduz no símbolo que cada uma enverga, sendo certo no entanto que a Ducati já traz um nível de equipamento bastante completo.Um ponto que referes e que já foi aqui referenciado é que se de facto a maior utilização que lhe vais dar vai ser em asfalto, a Ducati e a Suzuki com JLL 19" à frente acabam por ser mais adequadas para o efeito. Mas quem sou eu para dizer isto? Um gajo que não sabe andar fora de estrada mas que quer uma Africa Twin
A mim parece-me que depende um bocado da utilização.Se essas viagens por Marrocos se repetirem, a AT (a minha mota "de sonho". Curiosamente andei nela e cheguei à conclusão que , com o meu perfil de utilização, era demasiada mota e demasiado dinheiro. Mas esteticamente ...) .Se após esse " devaneio" a utilização for basicamente asfalto, a Ducati.Em ambas as situações consideraria mais umas opções, concretamente a Tiger, a Suzuki 1000 ou até a Versys 1000 (Esta só se a utilização for só mesmo asfalto.)Isto sem considerações estéticas ou de poder de compra.
Citação de: doping1989 em Maio 06, 2019, 14:48:52, 14:48Citação de: Moto2cool em Maio 06, 2019, 14:13:44, 14:13A questão é mesmo se vais fazer pisos muito maus em grande parte do tempo em que a vais ter.Se vais adoptar uma toada mais estradista a maioria do tempo, a ducati ou mesmo a BMW pode ser boas opções. ( reparei que não consideraste a tiger XC 800 da Triumph ). A VStrom 1000 também pode ser uma boa opção, temos aqui que a sugira de certeza.Uma coisa é certa vou estar atento aos relatos que fizeres das experiências com estes modelos Honestamente não estava muito virado para a marca Suzuki, fiz teste drive ao modelo 650 e não gostei assim muito. Mas na altura tinha ainda menos experiência com motos.Quanto à Tiger, sim tenho de a considerar. Vou ver se durante a semana passo no stand para ver a moto.Vou tentat fazer relatos da minha experiência.Ainda este FDS estive a fazer um test-ride à Tiger. Podes ler a review no meu Diário de bordo ( V-Strom 1000 ) com imagens ou então nos test-rides efetuados pelos membros.
Resumindo tudo a umas breves linhas, o facto é que todas as motas neste segmento já apresentam um nível qualitativo tão apurado, que acho que as grandes variáveis que acabam por definir a compra acabam por ser, obviamente a questão emocional mas também o patamar tecnológico de cada uma delas. Neste confronto, julgo haver 3 marcas que se destacam. Ducati, BMW e Triumph ( e Kawasaki se a Versys 1000 entrar na equação ). Uma vez que a KTM não foi trazida para cima da mesa só não a vou considerar por esse facto. A Africa Twin é mais comedida nesse aspeto mas também o preço é mais adequado. O único ponto fraco desta mota é mesmo a falta do cruise control. Valorizando a eletrónica, ai a Suzuki é a menos habilitada. Não é fácil........
Pois, a falta de cruise control tem me deixado muito reticente em relação à Africa twin.
Citação de: doping1989 em Maio 06, 2019, 15:33:56, 15:33Pois, a falta de cruise control tem me deixado muito reticente em relação à Africa twin.Se ficasses reticente quanto ás outras não terem DCT... o teu problema estava mais do que resolvido!
Eu teria algum receio de levar uma mota sofisticada electronicamente como a 950S para off roadTenho dúvidas que estes sensores, etc aguentem os maus tratos do off-road para isso preferia uma mais mecânica e menos electrónicaA 950S com quase tudo o que se pode querer fica pelos 18.900, segundo me disseram a 1260S serão mais 5 mil
Eu tenho um daqueles que se pôe no punho. Ajuda mas não tem nada a ver.
Para ir a Marrocos, a Tracer é capaz de ser tão estradista como a Multistrada. Vale isto por dizer que não se dará muito bem...sempre que a estrada acaba.E isto ainda a lembrar-me do que li por cá de proprietários, ao dizerem que a altura ao solo fá-la raspar facilmente por baixo (colectores).
Citação de: Sapiens21 em Maio 07, 2019, 17:27:02, 17:27Para ir a Marrocos, a Tracer é capaz de ser tão estradista como a Multistrada. Vale isto por dizer que não se dará muito bem...sempre que a estrada acaba.E isto ainda a lembrar-me do que li por cá de proprietários, ao dizerem que a altura ao solo fá-la raspar facilmente por baixo (colectores).A tracer certo?Tenho ideia que a Multistrada é mais estradista mas que fora de estrada também se porta bem. pelo menos foi o que vi e li em todas as reviews que encontrei. Já agora que site usam para reviews? ou que youtubers seguem?
Estes tópicos soam-me sempre aos comentários geopolíticos do Nuno Rogéiro sobre a guerra do Tajiquistão de cima com o Bangladesh de baixo“Em caso de conflito armado, seguramente que o Tajiquistão vai ter superioridade pois os seus tanques dão mais 10 km/h”
Entendo, mas estava ainda a guiar-me pelo indicado no início do tópico, ou seja, "o mesmo estilo de moto" daquele que já tem e também a tal viagem de 3 semanas por Marrocos.Tanto a Tracer como a Multistrada 950 S são motos que me parecem bastante mais voltadas para a estrada do que outra coisa. Se a ideia do companheiro #doping1989 passa afinal por ser um uso quase exclusivamente para asfalto, então a conversa é outra.
Este tópico acabará por se arrastar por semanas se a vertente for meramente racional. Todas as motas em confronto ( e já se passou de 4 para umas 7 ou 8 ) estão já num nível de qualidade (e preço ) acima da média. Tirando uma ou outra variável que pode determinar a escolha a nível racional, como por exemplo ter ou não ter o cruise control, parece-me mais que a escolha vai pender para o lado emocional na medida em que após o test-ride que faças a qualquer uma delas, irás sentir uma "faísca" de maior ou menor intensidade. O conceito de uma Africa Twin ou de uma Tracer são diametralmente opostos embora para asfalto, que será pelo que parece 90% da utilização, ambas cumprem. Assim sendo, como diria o outro, vai para onde o teu coração te levar.
Citação de: TMaxer em Maio 07, 2019, 20:07:14, 20:07Estes tópicos soam-me sempre aos comentários geopolíticos do Nuno Rogéiro sobre a guerra do Tajiquistão de cima com o Bangladesh de baixo“Em caso de conflito armado, seguramente que o Tajiquistão vai ter superioridade pois os seus tanques dão mais 10 km/h” Nope, estás enganado, a República do Tajiquistão não faz fronteira com o Bangladesh nem está demonstrado que os seus tanques andem mais 10km/h que os desse país
Eu percebi a piada, apenas alinhei na reposição da verdade geográfica
Citação de: Moto2cool em Maio 08, 2019, 10:53:58, 10:53Eu percebi a piada, apenas alinhei na reposição da verdade geográfica Não deixas passar nada
Citação de: TMaxer em Maio 08, 2019, 11:44:00, 11:44Citação de: Moto2cool em Maio 08, 2019, 10:53:58, 10:53Eu percebi a piada, apenas alinhei na reposição da verdade geográfica Não deixas passar nada @TMaxer, com um símbolo da Ducati deves ser apaixonado pela marca e ter experiência com ela, certo?Como são em termos de manutenções? É assim tão caro em relação à Honda?
A manutenção da Ducati não é cara, aos 15 mil kms tem uma mudança de óleo que custa uns 160 € e aos 30 tens o Desmo service que te vai custar uns 600 €.
...Sim a experiência em Marrocos será um devaneio ou um devaneio de 5 em 5 anos! Depois será para passeatas mais em estrada.
"A manutenção da Ducati não é cara(....)"Segundo percebo são então uns 760€ em oficina nos primeiros 30.000kms...Bem, é uma forma de olhar para os números. Ok.
...Isaac... achas caro ou achas muito dinheiro? Olha, o Filipe quando tinha X Max 400 teve uma série de revisões na casa dos 500 e uma que penso que passou bem este valor. A revisão dos 40 mil de uma scooter grande anda bem acima deste valor.Mas largando as scooters da argumentação e voltando as motos, uma revisão de uma GS custa 180€ de 10 em 10 mil, aos 40 são pelo menos 350... são 540 no primeiros 30 mil e 890 nos primeiros 40 mil....
(....)Até porque a malta da orientais gosta de distorcer as coisas..(....)
(....)Isaac... achas caro ou achas muito dinheiro? (....)
(...)À primeira vista esses números assustam mas, se pensarmos bem, muitas motas demoram quase 10 anos a atingir esses valores de quilometragem e muitas são vendidas antes.
Doping1989,Trata mas é de experimentar as motas e decide-te rápido ( pela AT ) para abrires um Diário de Bordo.Quanto mais tempo estiveres aqui a levantares questões, mais tempo vais demorar a decidir-te pelo que quer que seja.