Autor Tópico: Honda CB500F vs CB500X vs NC750x  (Lida 2357 vezes)

Outubro 06, 2022, 22:42:35, 22:42
Lida 2357 vezes

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Boas pessoal.

Já com várias opiniões lidas, com vários vídeos e reviews vistos, vendo colocar aqui a minha questão, um tira-teimas ou tira-duvidas  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Tenho actualmente uma Cb500f, da qual estou super contente, pois preenche os meus requisitos, é rápida o quanto baste para mim, a altura está perfeita para mim (tenho 1,72), o peso da bicha também o que me deixa a vontade! Tudo isto ainda na rodagem da menina  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Acontece que, para andar com a mulher a dar umas voltas, ela queixa-se do conforto, da medida do banco, do pouco banco na verdade…
Não é que não goste de andar nela, mas o conforto para ela não é o melhor como todos sabemos! Daí a minha intenção de trocar tem vindo a aumentar, uma vez que gosto de levar a mulher a passear na bicha  :stuck_out_tongue_winking_eye:

E daí vem a minha questão…sim com tao pouco tempo já penso em trocar!! Agora a minha dúvida é…compensa trocar pelo mesmo motor e talvez ir para a cb500x? Ou vale a pena fazer o esforço e ir para. Nc750x? Compensa a diferença de preço, compensa a troca da que tenho? Ou dentro daquilo que pretendo a cb500x vai satisfazer-me?
Ou será que por outro lado consigo manter a minha menina actual e apenas fazer um pequeno upgrade ao banco?
A opção de trocar de mulher está fora de questão  :megafeliz:

Digam-me de vossa justiça e ajudem-me a tirar algumas dúvidas da minha cabeça!
Grande abraço malta e boas curvas  :sportbike:
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Outubro 07, 2022, 09:41:35, 09:41
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na minha opinião e existindo disponibilidade financeira (e vontade de esperar pois as entregas de motas novas estão pela hora da morte).

Para passear fica-te pela cilindrada dos 500cc.
Se é para viajar, fazendo muitos kms, um pouco mais de motor será sempre útil.
Os 750cc, para mim, são um salto tanto no IUC, na manutenção, no seguro, etc.etc.

Lembra-te que mudas de estilo de mota e se o vento pouco te incomoda agora com uma naked, com estes modelos deves experimentar devido ao trio condutor-vidro-posição de condução.

Repara que a CB500X está "vocacionada" para a aventura "a um". É mais estreita, o espaço a dois é mais pequeno. A NC com o seu motor "citadino"/mais rotativo, apresenta uma melhor combinação a dois.
Isto de acordo com as minhas experiências nas duas motas, a dois.

Pessoalmente, conduzindo "a dois" (condutor + pendura), escolhia a CB500X. Porque gosto mais da mota.
Se o banco (da CB) fosse ainda mais incomodo para a esposa, levava-o a um estofador ou comprava (€€€€€) um daqueles bancos xpto que algumas marcas vendem: Shad ou Bagster (só para mencionar algumas). Existem também alternativas menos permanentes, um acrescendo em gel (que já falamos por aqui no fórum).

Conduzo diariamente uma CB650R, vou buscar e levar a miúda à escola e já fiz algumas viagens (longas) com a mulher.
Tenho que parar mais vezes e o conforto não é o melhor (pela dureza do banco e pela posição das peseiras), mas isso já eu sabia quando a comprei: a mulher anda pouco na mota e a filha são percursos pequenos de 30 kms.

Vou-te confessar uma coisa: fui experimentar uma ADV350 e ao nível de conforto a dois não tem nada a ver. Ou seja o conforto a dois (sem arrebentar o orçamento) também passa por uma maxiscooter de pequena cilindrada. Fica a ideia.

Também existem outras boas opções em outras marcas, mas isso é uma questão de gostos e opções financeiras.

Boas escolhas.

Outubro 07, 2022, 10:18:35, 10:18
Responder #2

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Para ser muito sincero, acho que passar do motor 500cc da Honda e ir para o 750 é deitar dinheiro fora.
Ganhas muito pouco indo para a NC, além do conforto.

Por que não olhas para o segmento acima da CB500x? Versys 650, Tracer 6, V-Strom 650, CF-Moto 650, etc.
Custam mais ou menos o mesmo que uma NC e são mais motas em tudo. Em andamento comedido a NC será ligeiramente mais poupada, mas não passa disso.

Outubro 07, 2022, 10:52:25, 10:52
Responder #3

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Na minha opinião, uma das opções que mencionaste é para esquecer mesmo, que é "Ou será que por outro lado consigo manter a minha menina actual e apenas fazer um pequeno upgrade ao banco?" Acho que o desconforto do passageiro é crónico do estilo de mota. Não só pelo tamanho do banco, como a posição das pezeiras. Na CB500x o passageiro está muito mais a direito, com as pernas mais esticadas/relaxadas, e o banco de stock é um pouco mais adequado! Idem aspas para a NC ...

Em relação ao possível salto de 500F para 500X ou NC: Falaste que a 500F é rápida o quanto baste para ti. O motor da 500X é exactamente o mesmo!(só que pesa mais 10kg) Assim sendo, porquê mudar completamente de plataforma para a NC? Acho que seria muito vantajoso fazer test drive na 500X e ver se continuas a achar a mota rápida que chegue para ti.

Para além de um comportamento diferente do motor, mudar de plataforma tem ainda outras consequências... Falaste que te sentes confortável com o peso da tua menina: A NC pesa mais 15kg que a 500X, mais 25kg que a 500F ! Também é algo a ter em conta!

Conclusão da minha opinião: Qd puderes faz test-drive na 500X, leva a princesa para se sentar no banco e dar a sua opinião pelo conforto. E tu, avalia se continuas a gosto do desempenho do motor e se a mudança da posição de condução também te agrada. Caso positivo a tudo, eu nem pedia para testar a NC sequer  :D Mas, por curiosidade e descargo de consciência, já que estarias lá, podias experimentar também  :D

Outubro 07, 2022, 11:32:28, 11:32
Responder #4

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
A 500F parece ser a pior para o pendura.
Para dar uns passeios julgo que quer a 500X, quer a 750X cumprem bem nesse capítulo, até acho que é mais uma questão de gosto pessoal.
A 750 tem um motor mais dócil e calmo (óptimo para passear nas calmas), a 500 já conheces, é um motor mais tradicional, com alegria "lá em cima".
Experimentar é fundamental, o que é bom para uns não é para outros, isto não é como num carro em que é quase sempre one size fits all.
Qualquer das duas soluções é mais barata do que trocar de pendura. ;D
 
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 11:39:04, 11:39 por VCS »

Outubro 07, 2022, 16:52:55, 16:52
Responder #5

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: X-ADV 750
  • Localidade: Moita
Em relação ao conforto do banco, posso falar-te da minha experiência. Tenho uma X-ADV e mesmo assim a minha mulher queixava-se do conforto ("elas" queixam-se sempre do conforto...). Resolvi estofar o banco com gel, nova espuma e revestimento antiderrapante. Ficou bem melhor. Isto tudo para te dizer que a alteração ao banco pode melhorar o conforto na tua CB500F.
Mas como alguém já referiu, o problema do conforto também pode vir da posição do pendura. Numa trail terás sempre uma posição mais "confortável" no pendura e se calhar no condutor. Se trocares para a CB500X vais apenas trocar de estilo, e vais perder um pouco de motor porque ela é mais pesada, mas vai ganhar no conforto.
Boa sugestão que disse para veres outras opções, Versys 650, Tracer 7, V-Strom 650, CF-Moto 650, etc.
De qualquer maneira, não escolhas sem testar, se possível com a tua mulher a pendura.

Outubro 07, 2022, 18:52:52, 18:52
Responder #6

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Agradeço dessa já todos os vossos comentários, são todos muito úteis e dão que pensar.

Respondendo um pouco ao Jviegas, por acaso sempre achei a CB650R linda de morrer, aquela que sempre disse “um dia ainda vou ter uma destas”! Na altura que comprei a minha, vinha de uma 125 e achei que seria um salto demasiado grande, uma mota pesada demais para mim, um monstro…mas lá está se fosse agora… Mas acredito que também iria ter o mesmo problema de agora…embora o banco da CB650R me pareça um pouco maior que o da minha!

Quanto a outros modelos…confesso que me queria manter na Honda, gosto da marca, estou contente com a minha e pelo que ouço é super fiável, boas máquinas, manutenção qb e qualidade top. Acredito que as outras também ou seja mas olha…manias  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Além disso sempre tive muita paranóia com o peso das motas e a altura, e essas parecem-me ser mais altas e pesadas.

Já deu para perceber que as opiniões variam bastante do tipo de pessoa, do tipo de utilização, etc etc…
Só não queria cometer nenhum erro e depois me arrepender passado pouco tempo, gastar dinheiro a mais em tao pouco tempo.
Não me interessa única e exclusivamente o conforto do pendura, também não quero andar de cavalo para burro, isto é, estou habituado ao andamento da minha não quero de certa forma perder isso… Como disse anteriormente, quero um maior conforto para o pendura quando ele existir, mas também sei que maioritariamente andarei sem pendura.

Basicamente, é difícil ter uma mota que agrade em tudo  :stuck_out_tongue_winking_eye:

E confesso que estava bastante inclinado para a NC, mas agora fiquei com algumas dúvidas!
Não me levem a mal, talvez queira o melhor de dois mundos e sei que isso é impossível  :animated-smileys-angry-049:
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Outubro 08, 2022, 13:03:08, 13:03
Responder #7

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Como disse anteriormente, quero um maior conforto para o pendura quando ele existir, mas também sei que maioritariamente andarei sem pendura.

Basicamente, é difícil ter uma mota que agrade em tudo  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Não quero ser mal entendido com o que vou escrever mas, pergunto, qual a distribuição entre andar sozinho e com pendura?

Se for 50% sozinho e 50% com pendura, aí acho que vale a pena o investimento... se for 80% sozinho e 20% com pendura, já não vale esse investimento pois está-se a procurar ter o máximo conforto por causa de uma minoria das situações (ou aquilo a que chamaria de excepções).

Outubro 08, 2022, 13:11:26, 13:11
Responder #8

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Desde que comprei a moto que tenho actualmente, e me decidi a comprar os bancos "fofinhos" opcionais, nunca mais volto atrás.

Qualquer moto que compre no futuro, irá ter bancos "fofinhos". Dos melhores upgrades que se podem fazer numa moto.

Experimentei pela primeira vez a fazer umas tiradas de mais de 800 km's  num só dia, e pensei que ia ficar todo "partido" nos dias seguintes.
Fiquei só cansado. Como se tivesse ido de Lisboa ao Porto na minha anterior moto.

Experimenta o banco, gastas menos de 150€ e pode poupar uma troca de moto.

Compra para ti e para pendura, caso não seja banco de peça única.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 08, 2022, 14:04:29, 14:04
Responder #9

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Quando dizem trocar o banco…referem-se à troca mesmo ou estufar o original??
Já agora na zona de Gaia ou Porto aconselham alguém para estufar?
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Outubro 09, 2022, 09:42:58, 09:42
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Quando dizem trocar o banco…referem-se à troca mesmo ou estufar o original??
Já agora na zona de Gaia ou Porto aconselham alguém para estufar?

JN Seat Covers em Famalicão, excelentes.

Outubro 09, 2022, 12:40:58, 12:40
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Eu mantive os originais e comprei extras, por uma determinada razão.

Podes estofar os de origem numa boa casa, como a JN Seat que o ThatsMe escreveu acima.

Envias o banco para eles por "correio". Pesquisa que encontras rápidamente muito e bom feedback.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 12, 2022, 15:51:47, 15:51
Responder #12

Unick

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Bom... pela minha experiência, tive uma NC700X e uma CB500X. Nenhuma delas é confortável para o pendura (caso seja passeios acima de 100kms por ex.).
Troquei a minha 500X por uma V-Strom650 em setembro do ano passado, a pendura diz que das motas todas que já tive (foram algumas), é de longe a mais confortável, acima de 400kms num dia e sem problemas nenhuns de cansaço.