Autor Tópico: Cartrack - Opinião  (Lida 4589 vezes)

Abril 19, 2020, 18:06:42, 18:06
Lida 4589 vezes

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Boas Tardes a todos(as) e nestes dias com muita saúde.

Mudei de casa nestes tempos e agora morando em Benavente não tenho a benesse de ter a mota na garagem e assim dorme na rua.
Tem capa...tem cadeado sonoro...e tem a varanda do 1º andar que lhe dá certa cobertura...
Ontem fui dar uma volta com ela aqui na N118...e que bem que soube...após 2 semanas sem lhe mexer...coitada da CBF600SA...

Bom, isto tudo só para deixar aqui um pedido de opinão sobre o "CarTrack".
Sei que há por aí aparelhos que servem de GPS e se metem na mota para localização etc...
Mas queria algo "melhor".
Pedi orçamento e foi isto que obtive:
 :zangadoregras:

Citar
Tenho todo o gosto de lhe enviar uma proposta para o seu motociclo com as nossas mais recentes inovações.
As principais funcionalidades do nosso serviço de segurança para motociclos são:
- Instalação de um equipamento GPS (não visível) e acesso à localização do veículo através de uma aplicação mobile;
- Hiberna automaticamente quando a mota está parada e não consome a bateria; 
- Alertas de movimento da nossa Sala de Apoio Permanente (24h/dia, 365 dias ano) caso a mota seja movimentada sem a ignição ligada. Entramos em contacto de imediato para saber se movimentaram a mota propositadamente ou se é um possível furto.
Mais informo que o tempo que o tempo aproximado para o carregamento até que a bateria atinga o carregamento dos 100%  é de 3 horas.
- Criação de áreas de segurança na nossa plataforma e alertas via e-mail sempre que sai ou entra dessa área.

Valor do Serviço:

Sem investimento Inicial:
    Valor (por viatura):                           
Equipamento e instalação = OFERTA                                   
Serviço Mensal = 11.00€ + iva  p/ viatura                             
Fidelização = 36 meses                               
 *Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor

Com investimento Inicial
·         Equipamento = 80.00€
·         Instalação = 50.00€ - OFERTA
·         Serviço Mensal = 8.00€
·         Fidelização = 36 Meses
OU
·         Equipamento = 80.00€
·         Instalação = 50.00€ - OFERTA
·         Serviço Mensal = 10.00€
·         Fidelização = 24 meses
OU
·         Equipamento = 80.00€
·         Instalação = 50.00€ - OFERTA
·         Serviço Mensal = 13.00€
·         Fidelização = 12 Meses
  *Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor

Processo Contratual e Instalação:
 ·         A instalação é feita por técnicos certificados que vão ao seu encontro. Não é invasiva e não implica a perda da garantia das viaturas.
·         A Cartrack oferece a garantia vitalícia dos equipamentos.
·         O local da instalação é escolhido por si, tal como o dia e hora de instalação correspondendo também à agenda do técnico.

·  De seguida, disponibilizo uns link para um curto vídeo que demonstra a tecnologia da Cartrack :
·         Como funciona ?   --

·         Segurança Cartrack -


A Cartrack comemora 11 anos de empresa em Portugal tendo o orgulho de ser um fornecedor líder mundial, presente em 24 países com uma base de assinantes ativos de mais de 1 milhão de veículos. É a única empresa em Portugal com uma sala de controlo permanente 24h/dia e 365 dias ao ano, com uma taxa de recuperação de viaturas furtadas de 98%.

 Deixo-lhe links onde poderá ler sobre as nossas mais recentes recuperações: 

https://www.cartrack.pt/cartrack-volta-recuperar-carro-roubado-segunda-vez/ - https://www.facebook.com/cartrackportugal/photos/a.136607716401794.26977.130553937007172/1997851406944073/?type=3&theater

Assim e perante este cenário todo, se mudar de mota durante a fidelização, eles mudam-me o aparelho para a nova mota...
Se vender a mota e não quiser comprar outra, tenho de dar o nome de um "amigo" a quem isto possa interessar para que não pague a fidelização toda que faltar.
Se quiser passar o serviço para o carro, em caso de venda de mota e não ter um amigo a quem passar o contrato, nem ter outra mota -  não o fazem por ser "equipamentos diferentes".

Neste quadro, e sendo que após isto do COVID-19 passar começarei a ir para o trabalho em Lisboa vindo de Benavente...

O que acham? :pensador:
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Abril 19, 2020, 18:48:31, 18:48
Responder #1

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tanto esse serviço como outros semelhantes podem ser eventualmente eficazes, ou seja, cuidado com alguma falsa sensação de proteção/segurança.

À partida este Cartrack parece-me mais interessante que os passivos, ou seja, pelo que percebi conseguem detectar movimento e validar se o mesmo ocorreu com a ignição desligada -- vejo isso como a grande diferença e mais valia comparando com outros semelhantes. Julgo que a larga maioria dos furtos tenderá a ocorrer com a moto desligada!

Fiquei interessado neste sistema, vou acompanhar este tópico  :nice:

Em relação ao valor mensal/anual: obviamente depende da carteira de cada um, mas não me parece excessivo para o que se propõe.

No entanto, não gostei nem um bocadinho da atitude/política em relação a:
Citar
Se quiser passar o serviço para o carro, em caso de venda de mota e não ter um amigo a quem passar o contrato, nem ter outra mota -  não o fazem por ser "equipamentos diferentes"

Até percebo que o dispositivo possa ser diferente entre carro e moto (GPS vs. ODB ou algo assim). E posso estar muito errado, mas não terem uma opção que prevê isso, e que contemple apenas a troca do dispositivo com eventual acerto de valor, é que me parece um bocado- esquema para forçar a venda de uma nova solução (aquisição + instalação + fidelização).

Uma questão, se souberes: tem a possibilidade de armar/desarmar o sistema através de comando ou app no telemóvel?
Isto porque se tiver, então reduz-se ao mínimo os falsos positivos e o consumo desnecessário de bateria do dispositivo.

Obrigado

Abril 19, 2020, 19:01:56, 19:01
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fui espreitar as reviews da app na Play Store e há muita gente a queixar-se que demora imenso a actualizar a posição.

Do género, sais hoje de casa para o trabalho, regressas ao final do dia, e já em casa a app continua a mostra a localização do dia anterior... hum   :-X

Vou procurar reviews de quem use este serviço cá em Portugal para tentar perceber os "contras".

Abril 19, 2020, 19:32:16, 19:32
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Este tipo de "soluções", pelo menos em Portugal, está normalmente associado a gestão de frotas, daí que seja complicado arranjar alternativas mais credíveis que aquelas "chinocadas baratas" para mero uso próprio...
A cartrack pelos vistos é das poucas que fornece o equipamento também para uso não empresarial...

Saliento que o sistema mais utilizado e com maior taxa de recuperação de motos em Londres/Inglaterra é o Automatrics Mtrack, em que podes escolher entre os tipos de aparelhos disponíveis (cada um com características distintas), ainda seleccionar o tipo de "assinatura" (anual, bianual, trianual)...
Eu a investir neste tipo de equipamento talvez fosse este...
nota: O Africandruglord e Tmaxer já aqui tinham mencionado este sistema...

Todos os aparelhos baratuchos que vêm daqueles sites de vendas de chinocadas, é uma incognita a origem de fabrico ou embalagem... e sabe-se lá se não haverá pelo meio mão criminosa de "martelar equipamentos" para utilização de redes organizadas... pelo menos não vejo outra forma que justifique o crescente aumento de roubos de veículos na maioria dos casos importados, mesmo que estejam nas garagens mais seguras do mundo...
E não esquecer que para qualquer aparelho de localização GPS/GSM existe igualmente um inibidor de sinal (à venda por menos de 10€ naqueles sites de chinocadas)... resumindo que os gatunos quando querem...

Parece-me assim melhor optar por soluções mais inibidoras e que prolonguem o acto do roubo ao ponto de desincentivar o mesmo...
- cadeado a prender a moto ao poste
- cadeado a prender ambas as rodas
- cadeados de disco
- cadeado de manete embraiagem (tipo griplock)
- não sei se existe algum cadeado de direcção, tanto que é normalmente visivel nos roubos que os gatunos rebentam a tranca de direcção, colocam a moto em ponto morto e seguem com ela à mão...

Estes sistemas GPS apenas são um acrescento e não funcionam como substitutos...

Sobre a questão de opinião sobre "cartrack" não conheço ninguém que o use... mas inosat é normal de ver nas frotas...

« Última modificação: Abril 19, 2020, 19:34:55, 19:34 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 19, 2020, 19:56:22, 19:56
Responder #4

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
As da Automatrics Mtrack dizem ser imunes a jammers de gps (falam que uma vez perto do último local, podem procurar através de frequências :writing:)
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 20, 2020, 00:44:42, 00:44
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim, há uma forma de procurar com uma antena direcional um sinal de vhf (ou frequência similar)

Mas o autronics não funciona em PT

A questão é: ter tracker e um efectivamente um descanso


Para avançar, a decisão que se impõe e se optas por um sistema com fidelizacao ou por outro mais “amador” mas também funcional.


A escolha será entre um car track, um Monimoto ou um dos chineses.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 20, 2020, 01:16:28, 01:16
Responder #6

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Eu tb tenho essa questão  :nice:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 20, 2020, 01:56:35, 01:56
Responder #7

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Agradeço todas as vossas opniões.
O que sei sobre a CarTrack é que nos carros aquilo funciona bem...para frota tinhamos isso na minha antiga empresa.
Cada vez que um condutor passava os 140km/h, passava numa lomba acima dos X km/h ou arrancava à "fity paudy" aquilo enviava um mail para o gestor de frotas...e dizia a posição em tempo real.

Claro que para a mota parece-me ser diferente.
De qualquer modo, a ideia não era para "descanso" meu quando estou a dormir...mas sim para ser um acréscimo ao cadeado sonoro da roda, a corrente que vou ter presa à parede da minha casa onde prenderei a mota etc.

A opinião que desejo, é saber se algum de vós conhece o produto...e sobretudo o que acham dos preços.

Em relação ao Monimoto, estive a ver...é interessante mas não vi o envio para Portugal...além de que teria de pagar um V-SIM CARD da Vodafone que custa 3-6€ mensais, só para GPS.

Chinesisses na mota...nop...não a este nivel.

Em relação à pergunta do Replicantz, não sei...parece-me que não...mas perguntarei amanhã à vendedora.
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Abril 20, 2020, 08:53:01, 08:53
Responder #8

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já foi a algum tempo, e não é tão robusto e eficiente como o Cartrack.

Cumpre ao que se propõe, e com um custo de <50 Eur/ano.
Acaba por ser uma solução intermédia entre as chinesices e os muito mais caros Monimoto, dGuard e afins.

https://abertoatedemadrugada.com/2018/08/analise-ao-motard-tracker-sistema-de.html

Abril 20, 2020, 11:36:23, 11:36
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O monimoto podes comprar na touratech ou na rodaventura.


Já vem com Sim, tem um custo mais baixo do que referes, ao fim do ano recebes um SMS com a referência multibanco para fazer carregamento.


Os chineses não trabalham mal, o único stress e a alimentação a partir da bateia da moto que numa moto que rode pouco vai obrigar a ter um tender sempre ligado
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 20, 2020, 12:36:45, 12:36
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
O Monimoto é excelente, recomendo!

Abril 21, 2020, 08:28:18, 08:28
Responder #11

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Respondendo ao Replicantz
Citar
Uma questão, se souberes: tem a possibilidade de armar/desarmar o sistema através de comando ou app no telemóvel?
Isto porque se tiver, então reduz-se ao mínimo os falsos positivos e o consumo desnecessário de bateria do dispositivo.

Enviei o mail como disse e recebi a seguinte resposta:
Citar
O equipamento que é colocado na sua mota “ tem uma bateria autónoma -- Hiberna automaticamente quando a mota está parada e não consome a bateria; 

- Alertas de movimento da nossa Sala de Apoio Permanente (24h/dia, 365 dias ano) caso a mota seja movimentada sem a ignição ligada. Entramos em contacto de imediato para saber se movimentaram a mota propositadamente ou se é um possível furto. (só acontecem se a moto for mexida e portanto sair do modo de hibernação e passar ao modo activo)

Sempre que a moto está parada o nosso equipamento está em modo de hibernação, não gastando energia.

No entanto fui pesquisar também as reviews...
No portal da queixa não se encontra nada.
No Google Play, efetivamente há problemas mas é com as actualizações da própria APP...Parece que o ano passado houve uma actualização e desde então as queixas aglomeram-se.

Estou muito indeciso...
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Abril 21, 2020, 11:27:01, 11:27
Responder #12

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O Monimoto é excelente, recomendo!

Podes detalhar um pouco mais, por favor?

Em que achas que é melhor/pior em relação aos outros trackers GPS, por exemplo.
Que custos tem anualmente?
Funciona por SMS/4G ou outra tecnologia alternativa?
É imune a bloqueios de jammers?
Como funciona o tracking exactamente?

Obrigado!

Abril 21, 2020, 15:19:41, 15:19
Responder #13

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
O Monimoto é excelente, recomendo!

Podes detalhar um pouco mais, por favor?

Em que achas que é melhor/pior em relação aos outros trackers GPS, por exemplo.
Que custos tem anualmente?
Funciona por SMS/4G ou outra tecnologia alternativa?
É imune a bloqueios de jammers?
Como funciona o tracking exactamente?

Obrigado!


Respondendo às tuas perguntas:

-> Em que achas que é melhor/pior em relação aos outros trackers GPS, por exemplo.
Nunca usei outros trackers, portanto não posso fazer uma comparação.

-> Que custos tem anualmente?
Caso decidas usar o SIM original, tem um custo de 36€ por ano (primeiros dois meses são gratuitos).
Caso uses o teu próprio SIM, não tem qualquer custo periódico. Fiz uma pesquisa intensiva sobre o assunto, abordei as 3 operadoras e nenhuma me conseguia um SIM que permitisse rede móvel e dados móveis que me ficasse sequer perto destes 36€/ano.

-> Funciona por SMS/4G ou outra tecnologia alternativa?
Usa chamadas, SMS e 2G/3G (depende da versão do Monimoto).
Tem roaming ativo, sei que funciona na América do Norte e na maioria dos países europeus. Caso uses o teu próprio SIM, dependerá do tarifário/contrato que tenhas.

-> É imune a bloqueios de jammers?
Não sei responder a isto.

-> Como funciona o tracking exactamente?
Funciona por sensor de movimento e GPS.

Tens uma chave de formato idêntico a um comando da garagem que deves usar sempre contigo (podes comprar chaves adicionais, para por exemplo teres nos vários casacos da mota).
Caso o tracker detete movimento e a nenhuma das chaves esteja num raio de 2 metros (creio), passado 1 minuto recebes uma chamada no teu telemóvel. Caso não atendas ou rejeites, recebes uma segunda chamada. A chamada é desligada automaticamente caso atendas.
Mais a menos a par com isto recebes uma notificação na APP a dizer que foi detetado movimento, e que receberás coordenadas GPS do tracker. Caso o tracker não consiga ter dados móveis, envia uma SMS a dizer mais ou menos o mesmo. Posso dar o exemplo de que na minha garagem não consigo ter dados móveis no telemóvel na Vodafone nem na NOS (Galaxy Note 10 Plus), mas o Monimoto consegue.
No meu caso tenho a sensibilidade ao máximo (permite 3 valores diferentes), basta-me sentar em cima da mota que dispara logo.
Não tem qualquer tipo de sinal sonoro, luminoso, nada. Apenas interage com o telemóvel.
É bastante compacto, cabe tipicamente no local das ferramentas por exemplo.

Caso por alguma razão o tracker não consiga bloquear sinal GPS, enviará localização aproximada pela rede móvel.

A qualquer momento, pela APP, consegues ter a localização em tempo real do tracker, mesmo que alguma das chaves esteja junta com ele.

O que me fez optar por ele foi o facto de ter alimentação independente através de pilhas e as reviews, que na sua larga maioria eram excelentes.

Se tiveres alguma dúvida, chuta.
« Última modificação: Abril 21, 2020, 15:23:22, 15:23 por ThatsMe »

Abril 21, 2020, 16:12:12, 16:12
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A grande vantagem do monimoto e ter bateria própria e não roubar corrente a bateria da moto quando está está parada




Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 21, 2020, 17:04:02, 17:04
Responder #15

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Pelo que li gosto do monimoto, é uma provável compra, tens de ter atenção é se compras a versão mm6 (recomendável) ou mm5 (mais barata)
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 21, 2020, 19:14:22, 19:14
Responder #16

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muito obrigado pela explicação detalhada, 5*!

Assim torna mais fácil comparar features e custos


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Maio 12, 2020, 21:37:18, 21:37
Responder #17

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 08, 2020, 18:20:48, 18:20
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desculpem por remexer neste tópico, mas li agora algo que me chamou à atenção e não sei se existe por aqui alguma..."ligação".

Ou seja, será que os gatunos conseguem inutilizar um sistema destes, previamente, para depois partir para o furto e sem que haja o mínimo sinal?? :pensador:

Reparem no que disse este rapaz a quem lhe furtaram a moto e publicou o que lhe sucedeu...


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 08, 2020, 19:13:32, 19:13
Responder #19

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Lendo o post citado fico com a ideia que se insinua que alguém dentro da cartrack poderia estar ligado aos furtos, ao associar furtos específicos e eventual assinatura daquele sistema
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 08, 2020, 19:52:14, 19:52
Responder #20

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não sei se será o caso, mas sim pode acontecer.
São bem conhecidas histórias de roubos em parques vigiados, em que se descobre mais tarde que os próprios vigilantes davam indicações de rotinas/horários/permanências e "existências" na própria garagem aos "amigos" :toma:

Neste caso, o acesso indiscriminado/facilitado aos dados dos clientes é um potencial problema.

Bastaria um sistema em que a informação sensível (marca/modelo/matricula/coordenadas/etc.) fosse totalmente encriptada assim que entra no sistema, e apenas acessível pelo proprietário.

Claro que seriam necessários mecanismos de acesso às coordenadas em caso de acidente/furto mas sempre com a segurança dos dados como objectivo primário. O que permitiria igualmente criar rotinas de alertas automáticas baseadas em padrões de uso, violação de acesso, etc.

Dessa forma, o tal exemplar funcionário que entretanto entrou em conflicto com a chefia/empresa, ou que foi aliciado por criminosos, ou simplesmente pensou na oportunidade porque tem acesso indiscriminado... nunca conseguiria ter acesso aos dados de forma simples, sem levantar suspeitas e activar alertas para os admins do sistema.

Mas pronto, talvez seja pedir muito a empresas que se focam na funcionalidade do produto e que na realidade, por norma, nem têm qualquer sensibilidade para o conceito de segurança dos dados. Estão mais focados em cobrar valores exorbitantes... (80 Euros+IVA para ligar e esconder um GPS numa moto?!?! 192 Eur por ano para manter a coisa activa?!?!)

Tanto se falou da norma GDPR e possíveis fiscalizações, etc... gostaria de ver este tipo de empresas auditadas nesse sentido.

Aliás, eu se fosse o companheiro que teve a infelicidade de acontecer o relatado, em vez do post no Facebook enviava a informação e a dúvida legítima para a ASAE e CNPD.

Junho 08, 2020, 21:50:05, 21:50
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se será mesmo uma ideia passada de que se trata de uma moto "conhecida" por larápios por ter esse sistema, ou se foi simplesmente uma coincidência o ter-se desactivado um dia antes...ou se houve mesmo um sistema de bloqueio que lhes permitiu (aos gatunos) levar a moto sem que se desse por nada.

Aliás, existem no presente sistemas desses e chegam a ser furtados veículos caríssimos e (supostamente) com sistemas de segurança muito avançados.

Não me surpreendia que também aqui neste caso já houvesse um inibidor de sinal ou mesmo um sistema que remotamente o desactivasse, sem intervenção whatsoever por parte da Cartrack.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 09, 2020, 08:57:29, 08:57
Responder #22

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Penso que não nos podemos fiar unicamente nestes sistemas, considerando até o que o companheiro Sapiens21 fala.

A eletrónica pode ser "contornável" em alguns sistemas. Se a evolução tecnológica vai avançando nestes sistemas de proteção assim como o engenho digital dos ladrões vai evoluindo.

O acesso cada vez maior a tecnologia de ponta (e por vezes sistemas rudimentares, mas eficientes) permite a um maior número de larápios a possibilidade de roubar um veículo que tenha este sistema de proteção.

Um ladrão motivado e com as devidas ferramentas leva o que quer, infelizmente.

O uso deste sistema aliado a uma boa corrente/bloqueador de disco e/ou alarme, num local de "bom" estacionamento, e porque não, um seguro contra roubos (com as devidas exceções aos recém encartados, localização geográfica, etc.) poderão ser a forma de por o "interessado" a olhar para outras opções.

Junho 09, 2020, 09:21:57, 09:21
Responder #23

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ambos têm razão.

Não há sistemas infalíveis e, como dizes e bem, há dispositivos para anular o sinal GSM/GPS à venda nos sites chineses.
Não sei o grau de eficácia, mas alguma coisa farão.

No entanto, e segundo o relato do companheiro, o sistema da CarTrack é que ficou inoperacional. Não sei ao certo o que representa isso, mas no meu caso um sistema de bloqueio apenas invalida a obtenção das coordenadas GPS. O sistema (website e app) continua operacional.

E isso pode fazer toda a diferença.

O relato do companheiro introduz a dúvida, legitima ou não, e levanta uma questão por vezes descurada.
Um sistema de tracking GPS é uma arma de dois sentidos: ajuda-nos a saber em tempo real a posição dos nossos bens, mas se mal usado ou em mão criminosas esses dados são ouro.

Como fiquei curioso sobre que medidas de segurança dos dados este tipo de empresas implementa, e como estou a pensar trocar o meu Tracker por um da Monimoto, contactei-os.

Após uma conversa algo extensa com um dos elementos da equipa, agradeceram o levantar desta questão, que consideraram bastante pertinente, especialmente tendo em conta as recentes normas GDPR.
Enviaram as minhas considerações para a equipa de gestão e desenvolvimento e ficou a promessa dos developers me contactarem para explicar as medidas que implementaram para prevenir acessos indevidos e como funciona o data flow  :nice:

Já enviei as mesmas dúvidas e considerações às outras empresas, mas até agora sem resposta.

Junho 09, 2020, 14:42:25, 14:42
Responder #24

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
De facto é uma "faca de dois gumes" se me permitem a comparação.
Se por um lado podemos rapidamente e de acordo com a disponibilidade da policia ir ao encontro do nosso veículo roubado, o sistema poderá ele ser alvo de ataques e de tentativas de extrair informação relativamente aos nossos hábitos de condução.

São sistemas muito uteis na proteção dos nossos bens por que lutamos e trabalhamos para ter, mas que podem numa determinada situação "voltar-se" contra nós.  :pensador:



Junho 09, 2020, 14:46:00, 14:46
Responder #25

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul



Como fiquei curioso sobre que medidas de segurança dos dados este tipo de empresas implementa, e como estou a pensar trocar o meu Tracker por um da Monimoto, contactei-os.

Após uma conversa algo extensa com um dos elementos da equipa, agradeceram o levantar desta questão, que consideraram bastante pertinente, especialmente tendo em conta as recentes normas GDPR.
Enviaram as minhas considerações para a equipa de gestão e desenvolvimento e ficou a promessa dos developers me contactarem para explicar as medidas que implementaram para prevenir acessos indevidos e como funciona o data flow  :nice:

Já enviei as mesmas dúvidas e considerações às outras empresas, mas até agora sem resposta.

Se puderes, depois desenvolve do feedback que receberes deles ,pois têm excelente reputação e pondero uma coisa dessas na minha menina!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 10, 2020, 09:59:30, 09:59
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...
Fiquei também curioso com esse feedback positivo que recebeste da parte deles, nomeadamente no pretenderem implementar outras medidas que vão ao encontro da preocupação dos clientes, como lhes expuseste.

Já agora outra coisa...

Eles dizem ter um serviço de apoio permanente, com uma "equipa" que vigia 24h/dia, colaborando com as autoridades caso necessário.

A minha questão, quanto àquele aparelho que ficou desactivado um dia antes da moto ter sido furtada, é a de saber se apenas o proprietário recebe um alerta no smartphone a dar conta da desactivação, ou...se a dita "Equipa" de facto liga ao mesmo para saber o que terá ocorrido.  :pensador:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 13:29:41, 13:29
Responder #27

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Quando (e se) tiver mais feedback da Monimoto, depois meto aqui.

Sobre o serviço de assistência, não sei ao certo como funciona.

Dependerá muito do que é suposto ser o "vigiar 24/24". Suponho que seja  vigiar os alertas que vão recebendo, e não o uso regular do Tracker em si, por forma a actuar segundo os procedimentos estabelecidos em caso de alerta/potencial roubo.


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Outubro 22, 2021, 13:21:05, 13:21
Responder #28

Mayte

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH125
  • Localidade: Castelo Branco
Olá, neste momento o sistema de localização GPS que tenho é Verizon Connect, alguém tem experiência com ambos e sabe qual deles é melhor? Não sei se seria mais benéfico mudar ou ficar na mesma empresa.

Obrigado de antemão :)
Mayte