GERAL > Quando tudo é novidade... As Primeiras Dicas!

1ª Mota grande para gente grande

(1/18) > >>

zinko_pt:
Olá a todos,

Aos 50 anos decidi dar corpo ao desejo e necessidade de ter uma mota. Nova, que as boas usadas desvalorizam pouco. Como poderão verificar fiz alguma pesquisa, que aproveito para partilhar.

Vou tentar resumir o cenarário:
Experiência mota - fora alugueres de 125cc e NC750x, só aulas de condução. Obtive a licença A à 1 mês.
Experiência condução - 30 anos categoria B, zero acidentes (misto unhas e sorte)  :enlatado:
Fisionomia - 1,91m altura e 99Kg
Percursos - 80% do tempo em circuito urbano (Lisboa), 10% circuito intra-urbano (voltas de fds) e 10% tiradas mais longas (dentro e fora do país, quando tiver mais experiência). Estrada e raramente uma terra batida
Orçamento - 10k com documentação, 11k e trocos se for algo extraordinário (duvido)

Critérios por ordem de importância:
1 - Ergonomia - por questões óbvias, prefiro posições de condução direitas, com alguma altura ao solo e proteção aerodinâmica, para maior conforto.
2 - Custo total de propriedade - Aqui risco logo as chinesas com intervalos de manutenção de 6k e os motores acima de 750cc (IUC, seguro, manutenções...)
3 - Capacidade de carga - idealmente à volta dos 200kg. Eu gasto logo metade e os 100kg que sobram são à justa para um trio de malas, pendura e equipamento, numa utilização mais extrema.
4 - Fiabilidade - eu sei, é uma questão de sorte, mas confesso que sou inclinado para as japonesas

Tenho 2 modelos logo à cabeça, que já fiz test drive, a NC750x e a TT Sport 660.
Honda NC750x - campeã dos consumos e fiabilidade, não é excitante nem linda de morrer. Mas não falha em nada. Aluguei por 1 dia = 300km
Gostei da condução fácil, relaxada e dos consumos. É a escolha racional.
Mas teria que fazer alguns ajustres e comprar acessórios:
- Subir a mota (links traseiros mais curtos e uns risers para o garfo dianteiro). Isto talvez dê para subir o banco para os 840mm?
- Um PUIG Touring porque levo com muito vento no peito acima dos 80-90km/k ou um defletor GIVI ou mesmo um M.E.M. da PUIG que permite ajustar o vidro manulamente, mas ainda não o vi à venda cá.
- Top case (mais para a frente as laterais) SHAD Terra 55 (o meu capacete não cabe na frunk), alarme, proteção de mãos, crash bars GIVI (não gosto da de origem), tomada USB (original na frunk) e umas peseiras mais baixas.

Triumph Tiger Sport 660 - Motor excitante, não é a mais económica, a manutenção 16k (para mim seria anual) não é das mais baratas. Adorei conduzir e de olhar para ela. A oferta de acessórios de terceiras marcas é mais reduzido É a escolha emocional.
Ajustres na Ergonomia
- Um vidro mais alto, não sei qual. E não sei se dá para fazer alguma coisa em relação ao ar quente que se leva na perna direita do motor. Tricilíndrico aquece mais...?
- Malas laterais de oferta (a usar só em tiradas mais longas), comprar uma top case para o dia-a-dia, alarme, proteções de punhos, crash bars e tomada USB (origem, debaixo do banco...pfff)

Não estou a incluir a Tracer7 (cara?), nem a Versys 650 (a precisar de uma atualização?), nem a CB500x (leva pouco peso e teria alguma falta de binário). Não acho que sejam tão práticas, fiáveis e baratas de manter como a NC750x, nem tão premium e excitantes como a Triumph. Ficam algures ali no meio.
Também temos a EICMA aí à porta e pode ser que haja alguma novidade a estar disponível até final do ano. O que acham?

Obrigado pela paciência de ler este "testamento"!

Reiner:
Faz um test drive na F750GS BMW.....ela é bem interessante.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

zinko_pt:

--- Citação de: Reiner em Outubro 06, 2023, 16:54:17, 16:54 ---Faz um test drive na F750GS BMW.....ela é bem interessante.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk



--- Fim de Citação ---
Eu vi essa, mas falha no critério de até 750cc. E depois é o custo da manutenção, extras... a BMW não tem nada entre os 310cc e os 850c.

Reiner:

Realmente, apesar do nome, ela tem 853cc....🫢

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

ThatsMe:
A Triumph tem a manutenção bastante cara, cuidado com isso.


Em relação à Versys 650, levou recentemente um upgrade em que ficou full led, ganhou acelerador eletrónico, traction control, punhos aquecidos e mais umas coisas.
Dá uma custa de olhos.


No entanto, estando comprador desse segmento iria para a Tracer 700.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa