GERAL > Assuntos Diversos

E Tu? O que pensas fazer (ou já fazes) pelo ambiente?

(1/69) > >>

Sapiens21:
E Tu?
O que pensas fazer (ou já fazes) pelo ambiente?





O assunto está na ordem do dia, não há como esconder!
E eu assumo que estou particularmente permeável a mudanças que levem a que, juntamente com muitos milhares a pensar da mesma forma, se consiga inverter - dentro do ainda possível - um problema que está há muito tempo anunciado.

Aliás, em vários tópicos aqui pelo fórum se percebe a existência de alguma receptividade por parte de quem escreve. Parece-me ser notório...

Depois de ter visto uma reportagem (mais uma...) da adolescente Sueca, Greta Thunberg, de 16 anos de idade, que lançou palavras fortes para uma "greve pelo clima", e que levou a reflexos reais em vários países, como a Suécia, Inglaterra, Bélgica, França, Austrália ou Canadá, percebe-se que a jovem...aliás, os jovens no geral estão inteiramente correctos!

Eles (nossos filhos, sobrinhos ou netos) têm todo o direito a viver num planeta que não se fique por uma mera "amostra" do que era quando chegarem a uma idade adulta de 30 ou 40 anos!

A minha filha mais velha já eu a noto cuidadosa (tem apenas 7 anos!), muito provavelmente por aquilo que vai ouvindo na Escola, como a separação do lixo, a reciclagem, os gastos de água desnecessários, o cuidado em não desperdiçar...

Fico sensibilizado quando ela, com tão tenra idade, me mostra isso.

A mobilização dos adolescentes e jovens para um pressionar de políticos e empresas a fazer mais e melhor tem e terá todo o meu apoio.

Sim...conduzo veículos com motor de combustão, mas pretendo mudar. Desejo um caminho de rápida expansão para energias limpas e renováveis, assim como vários meios que tornem ou possibilitem a curto-médo prazo um clima mais limpo, onde desejo de facto participar, dentro do que me for possível.

Claro que sabemos que não é só a indústria dos veículos a contribuir para as emissões, já que as próprias indústras e métodos na agricultura terão de mudar visto serem altamente danosas para as alterações climáticas sentidas!!

Fala-se numa "emergência climática"...e garantidamente não se tratam de palavras vãs.
Não existe futilidade nem vazio nestas acções dos mais jovens. Existe clareza e uma pergunta que sinto que me é feita também a mim: E Tu? O que pensas fazer (ou já fazes) pelo ambiente?




Lourenço:
Eu já faço qualquer coisa de bem pelo ambiente… aliás, não sendo um fundamentalista, procuro diminuir o mal que faço e continuarei a fazer inevitavelmente. :(

As minhas descendências a partir dos 6 anos de idade foram-me alertando para uma série de questões para que o pessoal da minha geração em Portugal não tinha sido alertado.
Eu próprio nos anos 80 quando mudei de poiso deparei-me logo nessa altura com consciências diferentes.

Divido basicamente as minhas iniciativas contributivas para a diminuição da minha pata:

-Diminuindo ou selecionando dentro do possível, produtos químicos detergentes, tintas e vernizes, tipo de móveis, COVs, ambientadores, sprays, não utilizando veículo diesel e … deslocando-me o mais possível na minha 125 a 2.6 l/100 mas penso passar para algo que consome mais talvez 1.5 l que penso continuará razoável até que existam outras opções.
Transportes públicos não ou raramente utilizo em Portugal porque não funcionam aceitavelmente.

-Diminuindo razoavelmente o consumo de energia e o consumo de carne.

-Água procuro não desperdiçar, reciclar plásticos e óleos.

-Ambiente tenho especial atenção em reciclar pilhas, baterias e tudo o que pode ser separado.

Seja como for não há volta a dar, temos mesmo, voluntariamente ou forçados, de diminuir a pegada individual e coletiva.

Sapiens21:
É isso mesmo, Lourenço.

Tem de partir desde logo de uma vontade e predisposição inteiramente voluntária para que isto resulte.

Replicando este "individualismo" nas acções, conseguem-se resultados colectivos.

Muitas das coisas que fazes, revejo-me nelas pois também procuro separar para reciclar, não desperdiçar à toa e fazer um uso da água potável sem aquilo que normalmente se atribui a atitudes por parte do Estado.....despesismo!

Os jovens e adolescentes noto-os particularmente atentos e informados para estas questões, e não só percebo como apoio as suas causas.

Muitos deles estão ainda longe da idade para votar, pelo que teremos de ser nós (pais, tios, avós...) a ajudar a que se consiga diminuir todo o mal que se fez...e ainda se faz.

Infelizmente muitas coisas já não dará para voltar atrás...ou levarão décadas a recuperar.

pjmartinho:
Não posso deixar passar o titulo da noticia... "Jovens fazem greves para exigir dos adultos mais proteção do planeta"... Em que mundo vivemos nós??? :animated-smileys-angry-049: :animated-smileys-angry-049: :animated-smileys-angry-049:

Sempre me ensinaram que a liberdade de uma pessoa acaba quando começa a liberdade dos outros... o que é isto dos "jovens exigirem aos adultos"??? Eles se querem alguma coisa, que façam por isso... não têm o direito de exigir nada... quando muito podem pedir, mas nunca exigir, sendo que a pessoa a quem pedem, pode (ou não) aceder a esse pedido.

Aliás, aquilo que os "jovens que exigem" hoje tomam como garantido (liberdade, segurança, saúde, comida na mesa às refeições, etc, etc) é porque alguém (vulgo "os adultos") lhes disponibiliza essas coisas de boa vontade. Inclusivamente, algumas dessas coisas que hoje eles têm como garantidas, só o são porque no passado alguém sofreu na pele e se sacrificou por esses ideais e, esses "jovens que exigem" só devem estar agradecidos a essas pessoas pelas liberdades e direitos que têm hoje em dia não tendo o direito de exigir nada... sintam-se agradecidos por isso e façam pela sua vida.

Infelizmente, hoje em dia, vivemos em tempos em que toda a gente acha que tem todos os direitos, mas não têm obrigações nenhumas. Infelizmente, para essas pessoas, uma dia vão descobrir que uma coisa vem sempre acompanhada da outra.

Podem-me dizer que os "jovens que exigem" têm o direito de querer viver num mundo melhor (está certo e nem discuto isso)... mas também têm a obrigação de fazer por isso. Se o mundo actual não os satisfaz, então que façam qualquer coisa de útil para transformar o mundo naquilo que gostariam.

Não concordo que se polua só por poluir e a belo prazer de cada um, mas reparo que estas "questões ambientais", "alterações climáticas" e outras expressões do género, são usadas cada vez mais com mais frequência desde 2001 e criaram uma nova área de negócio - bastante rentável para alguns - em nome do ambiente e de um "mundo melhor".

Toda a gente fala do aquecimento global... esse aquecimento é cíclico (não sou eu que o digo, pois está mais que provado por cientistas). O Sol tem ciclos de maior e menor actividade. A duração desses ciclos é de cerca de 11 anos... durante 4 anos aumenta a sua actividade (com maior emissão de radiação) e 7 anos de declínio dessa mesma actividade, ou seja, aumenta a actividade solar e a temperatura na Terra aumenta rápidamente ao longo de 4 anos, mas de pois vai diminuindo aos poucos ao longo dos 7 anos em que essa actividade diminui. (Para quem tiver interesse no assunto, pode googlar por "Solar cycles").

Outro aspecto que contribui para o aquecimento global tem a haver com o ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra. Esse ângulo varia sensivelmente entre 21,4º e 24,5º e esse ciclo demora cerca de 40.000 anos... ou seja, partindo-se de 21,4º de inclinação, chegar aos 24,5º e voltar para trás até aos 21,4º novamente demora cerca de 40.000 anos, ou seja, durante 20.000 anos os polos vão estar a ficar cada vez mais expostos ao sol, enquanto nos 20.000 anos seguintes vão ficar menos expostos. Só o tremor de terra que aconteceu à uns anos "no outro lado do mundo" e cujas imagens do tsunami correram horas a fio em todas as televisões, fez com que o eixo de rotação da terra se tivesse inclinado em pouco mais de 1º e, presentemente, o eixo de rotação da Terra está a caminho dos 24,4º pelo que os polos ficam mais expostos ao Sol... há o degelo das calotas polares, aumenta a temperatura do planeta, etc etc e parece que é o fim do mundo... até há uns putos que me vêm exigir que eu tome mais cuidado com o planeta! (Para quem quiser saber um pouco mais sobre este assunto, fica aqui um link ou então podem googlar por "Milankovitch Cycles ").

Quanto às variações de temperatura do planta, deixo aqui um gráfico com a evolução da mesma ou link para quem tiver interesse.



Hoje assiste-se aquilo que o planeta tem feito ao longo de milhões de anos - Evolução - mas que o Homem, de forma insistente, parece não quer que aconteça inventando todas as justificações e tentando ganhar dinheiro à custa disso.

Sapiens21:
Caro Pjmartinho, parece-me que te estás a apegar a um título de uma publicação e que te fez desviar um pouco do cerne da questão.

Os jovens naturalmente que não exigem (na forma literal da palavra), mas alertam da meneira que podem para que se mudem práticas, para que os adultos realmente não esqueçam o seu futuro e para que se prossigam práticas defensoras do ambiente.

É isto que é importante, com todo o respeito.

Não...um título de uma publicação. Não uma parangona que até retrata um tema importante.

E se falamos em liberdade, há que perceber (antes de mais nada) que se poderá estar a hipotecar - nada fazendo ou "olhando para o lado" - a liberdade de esses jovens poderem ter um planeta como tiveram os seus pais ou avós.

Se se faz ou tenta fazer do ambiente um negócio...garantidamente que não é coisa que passe pela cabeça destes jovens que se manifestam de forma aberta, livre de "politiquices" ou com quaisquer segundas intenções.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa