Evoluiram sempre para melhor.
Porque esta coisa do "prazer" é sempre algo mais íntimo e relacionado com as expectativas de cada um.
Bastante mais leve e com um motor muito mais explosivo do que as 1050. Tudo acontece muito mais depressa numa 1200. As 1050 andam em "slow motion" em comparação (mesmo a 2018 RS com 150cv).
Citação de: Gentleman rider em Maio 18, 2022, 14:54:28, 14:54Bastante mais leve e com um motor muito mais explosivo do que as 1050. Tudo acontece muito mais depressa numa 1200. As 1050 andam em "slow motion" em comparação (mesmo a 2018 RS com 150cv).Ainda não tive o privilégio de experimentar a actual 1200RS.Mas com a 1050 de 150cv, a sensação que tive foi precisamente parecer "menos explosiva" que a 1050 de 130cv que tive.Sim, tudo acontece mais depressa. Mas sensorialmente tudo parece passar mais devagar.Pois é tudo mais controlado, preciso e previsível.Esta foi exactamente a mesma sensação que tive quando experimentei a SD1290R.Cuja diferença de números ainda é mais expressiva. Acredito que tenha muito a ver com a eletrónica.Tornou-se um recurso imperativo para colocar a potência no chão. E garantir eficiência. Ao mesmo tempo que garante maior segurança.Mas mesmo com algumas opções (supostamente) desligadas continuam a ser motos muito "filtradas".Não acredito que a 1200RS me venha surpreender neste aspecto.Porque isto parece transversal à esmagadora maioria das motos modernas.Mas até conclusões empíricas... dou o benefício da dúvida!
Acredito que tenha muito a ver com a eletrónica.Tornou-se um recurso imperativo para colocar a potência no chão. E garantir eficiência. Ao mesmo tempo que garante maior segurança.Mas mesmo com algumas opções (supostamente) desligadas continuam a ser motos muito "filtradas".
Entendo a tua desilusão com o excesso de electrónica nas motos modernas porque acho exactamente o mesmo. (...)E a 1200RS simpesmente precisa de protecções pois tem muito binário, muita potência e muita capacidade de travagem. Muito facilmente surpreende um motociclista médio.
E apesar de a 1200RS ser extraordinariamente leve e rápida de meter nas curvas a 765RS é ainda mais leve e ainda mais rápida a entrar numa curva.
(...)A redução de peso é dos grandes atributos da 1200RS. E a 765RS não estará tão optimizada nesse aspecto.Ainda assim a diferença andará numa dezena de kg... que em curvas lentas faz enorme diferença.
15,5Lt VS 17,4Lt (o "pequeno" depósito de combustível associado ao motor mais comilão da 1200, faz com que a 765 acabe por ter nesse campo uma melhor experiência... mais autonomia, mais tempo de diversão sem o aborrecimento de ter de ir encher deposito e lembrar do preço alto do combustivel...)
...a 765 pode ter ligeira superioridade nas curvas mais lentas mas num percurso misto estou convicto que a 1200 faça facilmente um brilharete nas mãos certas...
(...)Na minha resposta anterior não pensei muito em números.Mas já que falas disso, e reflectindo um pouco sobre o tema... não acredito que a 765Rs pese só 182kg como indicas! 166kg seco + 17.5kg de combustível +4 kg de óleos + 2.5kg de fluido refrigeração.. atira para perto dos 200kg.Portanto, um peso idêntico ao da 1200RS.(...)No passado a escolha não era feita pela eficiência.Eu não comprei a 1050 para ser rápido. Para isso tinha uma 600RR extremamente preparada.Comprei porque sempre gostei do modelo. E pelas sensações que proporcionava.
Neste link acabam por indicar o valor do "wet weight" (curb weight) e fica entre o valor que eu indiquei e o valor que tu indicaste: 190kg
... ou apenas acaba por ser o compromisso emocional face ao parâmetro preço?
Há quem considere o motor 675/765 da Triumph o melhor motor de estrada criado até hoje. E há quem conteste.No primeiro grupo costumam estar todos aquela(e)s que já conduziram uma Daytona/Street triple. No segundo grupo costumam estar pessoas que ainda não tiveram esse privilégio.https://www.motorcyclenews.com/news/new-tech/triumph-moto2-more-power/Aparentemente, a Triumph também quer que o motor se destaqe nas pistas e em 2023 as performances vão melhorar.Claro que, mais tarde ou mais cedo, estas evoluções vão estar numa nova Street triple e/ou numa edição limitada da Daytona.
Por esse prisma a 1160cc deverá ver a potência elevar-se a 200cv, incremento no preço mas assim ficando bem ambientada na concorrência de luxo e de topo?
nota2: alguém (que experimentou ou tem) me disse que uma Tiger1200 é melhor em quase tudo que uma GS1250 e que a GS só ganha em autoestrada (maior protecção aerodinâmica) e também por isso compreende porque razão uma Tiger 1200 acabe por ser mais cara que a GS equivalente...
Citação de: 2low em Setembro 20, 2022, 15:07:45, 15:07Por esse prisma a 1160cc deverá ver a potência elevar-se a 200cv, incremento no preço mas assim ficando bem ambientada na concorrência de luxo e de topo?Que prisma?