Autor Tópico: Triumph Street Triple 765 RS (2020)  (Lida 4469 vezes)

Maio 18, 2022, 14:11:18, 14:11
Responder #50

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Evoluiram sempre para melhor.

Sim, foram se tornado mais eficientes
A Street sempre foi numa perspetiva de ciclística e entrega de potência.
Mas a Speed só teve um salto considerável quando reformularam o quadro em 2015 e introduziram eletrónica.

Só que nem sempre maior eficiência se traduz em maior prazer de condução.
Porque esta coisa do "prazer" é sempre algo mais íntimo e relacionado com as expectativas de cada um.


Maio 18, 2022, 14:54:28, 14:54
Responder #51

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Porque esta coisa do "prazer" é sempre algo mais íntimo e relacionado com as expectativas de cada um.

Sim, não mensurável, subjectivo e dependente de pessoa para pessoa.

quando disse que evoluiram para melhor não só quis dizer que (como se esperava) o modelo mais recente é melhor do que o anterior mas, para mim, dá mais prazer.

As 1050 evoluiram mas a 1200 é uma moto muito diferente das anteriores. Bastante mais leve e com um motor muito mais explosivo do que as 1050. Tudo acontece muito mais depressa numa 1200. As 1050 andam em "slow motion" em comparação (mesmo a 2018 RS com 150cv). São caracteres distintos.

Daí eu achar que a 1200 é a primeira Speed Triple que "desafia" a Street Triple no prazer de condução.

A 1200RS é uma 765RS com esteróides.


Maio 18, 2022, 19:41:21, 19:41
Responder #52

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Bastante mais leve e com um motor muito mais explosivo do que as 1050. Tudo acontece muito mais depressa numa 1200. As 1050 andam em "slow motion" em comparação (mesmo a 2018 RS com 150cv).

Ainda não tive o privilégio de experimentar a actual 1200RS.
Mas com a 1050 de 150cv, a sensação que tive foi precisamente parecer "menos explosiva" que a 1050 de 130cv que tive.
Sim, tudo acontece  mais depressa.
Mas sensorialmente tudo parece passar mais devagar.
Pois é tudo mais controlado, preciso e previsível.

Esta foi exactamente a mesma sensação que tive quando experimentei a SD1290R.
Cuja diferença de números ainda é mais expressiva.

Acredito que tenha muito a ver com a eletrónica.
Tornou-se um recurso imperativo para colocar a potência no chão. E garantir eficiência. Ao mesmo tempo que garante maior segurança.
Mas mesmo com algumas opções (supostamente) desligadas continuam a ser motos muito "filtradas".

Não acredito que a 1200RS me venha surpreender neste aspecto.
Porque isto parece transversal à esmagadora maioria das motos modernas.
Mas até conclusões empíricas... dou o benefício da dúvida!  :)


Maio 18, 2022, 21:43:34, 21:43
Responder #53

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bastante mais leve e com um motor muito mais explosivo do que as 1050. Tudo acontece muito mais depressa numa 1200. As 1050 andam em "slow motion" em comparação (mesmo a 2018 RS com 150cv).

Ainda não tive o privilégio de experimentar a actual 1200RS.
Mas com a 1050 de 150cv, a sensação que tive foi precisamente parecer "menos explosiva" que a 1050 de 130cv que tive.
Sim, tudo acontece  mais depressa.
Mas sensorialmente tudo parece passar mais devagar.
Pois é tudo mais controlado, preciso e previsível.

Esta foi exactamente a mesma sensação que tive quando experimentei a SD1290R.
Cuja diferença de números ainda é mais expressiva.

Acredito que tenha muito a ver com a eletrónica.
Tornou-se um recurso imperativo para colocar a potência no chão. E garantir eficiência. Ao mesmo tempo que garante maior segurança.
Mas mesmo com algumas opções (supostamente) desligadas continuam a ser motos muito "filtradas".

Não acredito que a 1200RS me venha surpreender neste aspecto.
Porque isto parece transversal à esmagadora maioria das motos modernas.
Mas até conclusões empíricas... dou o benefício da dúvida!  :)

Experimenta a 1200RS e acredito plenamente que ficarás deveras surpreendido pela positiva!
É precisamente aquilo que tanto desejas!

No meu caso e face a tanta brutidade que o punho direito garante, e com a falta de apoio de gluteos no banco para nos amparar um pouco, acredito que uma forma de domar o bicho seja precisamente ficar ligeiramente mais deitado, mas que na prática é realmente uma condução se não for R é quase lá... levando a que os braços sofram na pele... lá está... através do modelo irmão julgo que seja uma solução mais domável... a 1200RR...



Sabendo que ambos partilham quase tudo, fora o preço, só há uma coisa que fico triste... o depósito de ~15Lt e com um consumo anunciado de 6,2Lt/100km (na prática é bem superior pois ela não deixa andar tão devagar) acaba por ter aquele lado aborrecido de "pouca autonomia" se se utilizar em percusos de média e longa duração que não sejam os exclusivamente de fins "desportivos" em circuito fechado...

Para mim, voto na Speed Triple 1200 RS como a moto que espelha perfeitamente o turbo estafeta...  :D

Mas quase 22.000€ com alguns extras é um bicho para nicho de mercado... que pena não ser rico... teria uma RS e uma RR na minha garagem, garantidamente!  :tornarseanjinho:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 18, 2022, 22:46:19, 22:46
Responder #54

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Acredito que tenha muito a ver com a eletrónica.
Tornou-se um recurso imperativo para colocar a potência no chão. E garantir eficiência. Ao mesmo tempo que garante maior segurança.
Mas mesmo com algumas opções (supostamente) desligadas continuam a ser motos muito "filtradas".

Entendo a tua desilusão com o excesso de electrónica nas motos modernas porque acho exactamente o mesmo. Há jornalistas que dizem que a electrónica da 1200RS não é tão sofisticada quanto as das suas rivais da Ducati ou Aprilia mas sinceramente, no contacto breve que tive com a moto, achei a intervenção das protecções seamless. E a 1200RS simpesmente precisa de protecções pois tem muito binário, muita potência e muita capacidade de travagem. Muito facilmente surpreende um motociclista médio.

Uma das razões porque não sei se preferia a 1200RS ou a 765RS é que a Street Triple na estrada é igualmente rápida sem precisar de tantas protecções pois tem um motor suficiente sem ser excessivo como acontece com a irmã maior.

E apesar de a 1200RS ser extraordinariamente leve e rápida de meter nas curvas a 765RS é ainda mais leve e ainda mais rápida a entrar numa curva.

E o motor 675/765 continua a ser o triple com o melhor silvo que alguma vez ouvi
« Última modificação: Maio 18, 2022, 22:49:36, 22:49 por Gentleman rider »

Maio 23, 2022, 03:43:45, 03:43
Responder #55

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Entendo a tua desilusão com o excesso de electrónica nas motos modernas porque acho exactamente o mesmo.
(...)
E a 1200RS simpesmente precisa de protecções pois tem muito binário, muita potência e muita capacidade de travagem. Muito facilmente surpreende um motociclista médio.

Não há qualquer sentimento de desilusão.
Tal como referi de forma muito clara... é um recurso imperativo para colocar a potência no chão, garantir eficiência e maior segurança.
É um mal que vem por bem.

Só que não deixa de ter um efeito castrador nas sensações.

Vejo muita gente a referir-se a estas propostas actuais deste segmento como "brutas".
Opiniões claramente baseadas nas fichas técnicas.
Números que claramente se podem traduzir com eficiência em excelentes prestações.
Mas prestações não são sinónimo de sensações. Nomeadamente a que resultam dum excesso de optimismo na forma de dosear o acelerador.

E apesar de a 1200RS ser extraordinariamente leve e rápida de meter nas curvas a 765RS é ainda mais leve e ainda mais rápida a entrar numa curva.

Também não tenho qualquer dúvida.
A redução de peso é dos grandes atributos da 1200RS. E a 765RS não estará tão optimizada nesse aspecto.
Ainda assim a diferença andará numa dezena de kg... que em curvas lentas faz enorme diferença.


Maio 23, 2022, 18:15:46, 18:15
Responder #56

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)
A redução de peso é dos grandes atributos da 1200RS. E a 765RS não estará tão optimizada nesse aspecto.
Ainda assim a diferença andará numa dezena de kg... que em curvas lentas faz enorme diferença.

A 1200RS é um excelente exercício exaustivo feito pela Triumph a um modelo com um motor acima de 1000cc mas a "ver os números", inclino-me mais para a opinião do gentleman, ora repara:

1200RS VS 765RS
1445mm VS 1405mm (distancia entre eixos beneficia mais a 1200 em termos de estabilidade em velocidades superiores e "melhores curvas" na 765)
83cm VS 82,5cm (altura do banco é ela por ela)
198kg cheio VS 166kg seco (não encontro informações oficiais quanto ao peso a cheio da 765 mas não deve andar muito longe dos 182kg que acaba por ser uma diferença de 16kg, beneficiando um pouco a 765)
15,5Lt VS 17,4Lt (o "pequeno" depósito de combustível associado ao motor mais comilão da 1200, faz com que a 765 acabe por ter nesse campo uma melhor experiência... mais autonomia, mais tempo de diversão sem o aborrecimento de ter de ir encher deposito e lembrar do preço alto do combustivel...)
180cv às 10750rpm, 125Nm às 9000rpm VS 123cv às 11750rpm, 79Nm às 9350rpm (o carácter do motor não é assim tão diferente)

Vejo assim a 765 como o modelo "compromisso" e o 1200 como o modelo "mais fetiche" se é que me entendes...
Atenção que eu adorei experimentar a 1200 e tenho é medo de experimentar a 765, porque o preço mais reduzido da 765 faz dela bem mais apetitoso... e "facilmente possível"...
Se não se olhar a preço, a 765 pode ter ligeira superioridade nas curvas mais lentas mas num percurso misto estou convicto que a 1200 faça facilmente um brilharete nas mãos certas!
...eu excluo-me dessas mãos certas!  :D
« Última modificação: Maio 23, 2022, 18:22:15, 18:22 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 25, 2022, 23:15:23, 23:15
Responder #57

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
15,5Lt VS 17,4Lt (o "pequeno" depósito de combustível associado ao motor mais comilão da 1200, faz com que a 765 acabe por ter nesse campo uma melhor experiência... mais autonomia, mais tempo de diversão sem o aborrecimento de ter de ir encher deposito e lembrar do preço alto do combustivel...)

Na minha resposta anterior não pensei muito em números.
Mas já que falas disso, e reflectindo um pouco sobre o tema... não acredito que a 765Rs pese só 182kg como indicas!  :pensador:
166kg seco + 17.5kg de combustível +4 kg de óleos + 2.5kg de fluido refrigeração.. atira para perto dos 200kg.
Portanto, um peso idêntico ao da 1200RS.

Acredito que esse seja um dos motivos pelo qual a Triumph não assume o peso "wet" na ficha técnica.
Algo que faz para a generalidade das motos no catálogo!

Basta que os números reais não sejam interessantes ao nível de marketing.
A MT-09 é a referência do segmento no que diz respeito a vendas. Pesa 193kg "wet"!
Até acredito num milagre e os números reais para a 765RS sejam mais optimistas que os meus cálculos.
Mas aposto que se a 765RS se fosse mais leve que a MT-09... esse valores seriam publicados e usados a favor da Triumph.
Só que não é o que se observa.

...a 765 pode ter ligeira superioridade nas curvas mais lentas mas num percurso misto estou convicto que a 1200 faça facilmente um brilharete nas mãos certas...

Hoje em dia as coisas estão muito diferentes.
Porque o segmento dos "pesos pesados" está muito leve e graças à eletrónica muito fácil de domar.

No passado a escolha não era feita pela eficiência.
Eu não comprei a 1050 para ser rápido. Para isso tinha uma 600RR extremamente preparada.
Comprei porque sempre gostei do modelo. E pelas sensações que proporcionava.

Maio 26, 2022, 08:07:48, 08:07
Responder #58

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)

Na minha resposta anterior não pensei muito em números.
Mas já que falas disso, e reflectindo um pouco sobre o tema... não acredito que a 765Rs pese só 182kg como indicas!  :pensador:
166kg seco + 17.5kg de combustível +4 kg de óleos + 2.5kg de fluido refrigeração.. atira para perto dos 200kg.
Portanto, um peso idêntico ao da 1200RS.(...)

No passado a escolha não era feita pela eficiência.
Eu não comprei a 1050 para ser rápido. Para isso tinha uma 600RR extremamente preparada.
Comprei porque sempre gostei do modelo. E pelas sensações que proporcionava.

Neste link acabam por indicar o valor do "wet weight" (curb weight) e fica entre o valor que eu indiquei e o valor que tu indicaste: 190kg
https://fastestlaps.com/models/triumph-street-triple-rs
Assim, existe apenas 8kg de diferença entre a 765 e a 1200.
Achas que é uma diferença de peso significativo que faça da 765 mais eficiente (e ganhe 1/2s em pista contra a 1200) ou apenas acaba por ser o compromisso emocional face ao parâmetro preço?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 26, 2022, 20:32:59, 20:32
Responder #59

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Neste link acabam por indicar o valor do "wet weight" (curb weight) e fica entre o valor que eu indiquei e o valor que tu indicaste: 190kg

Por acaso escrevi 200 nem sei porquê... porque a soma que faço dá 190.  :D
É uma soma do peso seco com pesos aproximados dos fluidos.

Ainda assim, tenho algum ceticismo quanto a este valor.
Porque é ligeiramente mais leve que a principal concorrente. E isto seria argumento a favor.

... ou apenas acaba por ser o compromisso emocional face ao parâmetro preço?

Não acho que a 1200RS tenha um preço desadequado face ao equipamento que trás já de origem.
Nomeadamente aquelas Ohlins que neste segmento só se encontram na V4S... que custa acima dos 25k.

No geral a Speed será sempre um produto mais premium e refinado que a Speed, orientada para concorrer com segmentos mais "budget".
Já quanto a eficiência... naturalmente a Street será uma moto mais fácil e intuitiva de conduzir.
Claro que na saída de curva e estrada aberta a Speed levará a melhor.

Se manhã decidir vender toda a sucata que tenho em casa e comprar uma nova... a Triumph está novamente na lista de opções.
Não seria a primeira escolha. Mas a ser opção voltaria a ser a Speed.
Lá está... por uma questão meramente emocional.


Setembro 20, 2022, 10:27:49, 10:27
Responder #60

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Há quem considere o motor 675/765 da Triumph o melhor motor de estrada criado até hoje. E há quem conteste.

No primeiro grupo costumam estar todos aquela(e)s que já conduziram uma Daytona/Street triple. No segundo grupo costumam estar pessoas que ainda não tiveram esse privilégio.

https://www.motorcyclenews.com/news/new-tech/triumph-moto2-more-power/

Aparentemente, a Triumph também quer que o motor se destaqe nas pistas e em 2023 as performances vão melhorar.

Claro que, mais tarde ou mais cedo, estas evoluções vão estar numa nova Street triple e/ou numa edição limitada da Daytona.


Setembro 20, 2022, 12:53:47, 12:53
Responder #61

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tive uma 675 e depois uma 765 RS e de facto e uma moto sensacional.

Para alem do motor, acho que o lhe muita alma e caracter é a suspensao Showa BPF, que a transformam como dizia um saudoso companheiro, num "bisturi do asfalto"


A minha naked preferida é a Monster 821, mas na minha opiniao falta-lhe uma suspensao à altura
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 20, 2022, 15:00:24, 15:00
Responder #62

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A Ducati acabou de lançar a monster SP com suspensão e travagem de topo

Setembro 20, 2022, 15:07:45, 15:07
Responder #63

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Há quem considere o motor 675/765 da Triumph o melhor motor de estrada criado até hoje. E há quem conteste.

No primeiro grupo costumam estar todos aquela(e)s que já conduziram uma Daytona/Street triple. No segundo grupo costumam estar pessoas que ainda não tiveram esse privilégio.

https://www.motorcyclenews.com/news/new-tech/triumph-moto2-more-power/

Aparentemente, a Triumph também quer que o motor se destaqe nas pistas e em 2023 as performances vão melhorar.

Claro que, mais tarde ou mais cedo, estas evoluções vão estar numa nova Street triple e/ou numa edição limitada da Daytona.

140cv para 765cc  :yeah: :yeah: :yeah:
Quero uma!  :corado:

Por esse prisma a 1160cc deverá ver a potência elevar-se a 200cv, incremento no preço mas assim ficando bem ambientada na concorrência de luxo e de topo?

nota: aprende-se facilmente a ter uma Triumph, são no geral realmente boas motos mas a Triumph infelizmente sofre muito com má publicidade ou então é só casmurrice de todos em insistirem em clichés tipo "Honda é Honda" e tal...  :D ::P:

nota2: alguém (que experimentou ou tem) me disse que uma Tiger1200 é melhor em quase tudo que uma GS1250 e que a GS só ganha em autoestrada (maior protecção aerodinâmica) e também por isso compreende porque razão uma Tiger 1200 acabe por ser mais cara que a GS equivalente...  :corado:
« Última modificação: Setembro 20, 2022, 15:11:01, 15:11 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 20, 2022, 15:33:06, 15:33
Responder #64

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Por esse prisma a 1160cc deverá ver a potência elevar-se a 200cv, incremento no preço mas assim ficando bem ambientada na concorrência de luxo e de topo?
Que prisma?

Setembro 20, 2022, 15:34:57, 15:34
Responder #65

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


nota2: alguém (que experimentou ou tem) me disse que uma Tiger1200 é melhor em quase tudo que uma GS1250 e que a GS só ganha em autoestrada (maior protecção aerodinâmica) e também por isso compreende porque razão uma Tiger 1200 acabe por ser mais cara que a GS equivalente...  :corado:





A malta pode dizer tudo o que quiser, mas pela experiencia que tenho da Tiger 2015/16 e depois pelo modelo de 2020 digo-te já que não concordo.

A actual com -25 kg eventualmente talvez esteja mais próxima ou ate aceito que esteja efetivamente melhor, mas ainda não a conduzi.



Estava para comprar uma este Verão, tive a ver uma 2019 e outra 2020 e andei com ambas mas depois acabei por abortar precisamente por isso.




Já agora... o power anda na casa dos 125
« Última modificação: Setembro 20, 2022, 15:36:36, 15:36 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 20, 2022, 17:49:04, 17:49
Responder #66

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Por esse prisma a 1160cc deverá ver a potência elevar-se a 200cv, incremento no preço mas assim ficando bem ambientada na concorrência de luxo e de topo?
Que prisma?

Um tretaedro prismatico bifacetado  :lolol: ;)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 02, 2023, 19:44:42, 19:44
Responder #67

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Março 03, 2023, 12:57:20, 12:57
Responder #68

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 29, 2023, 11:08:28, 11:08
Responder #69

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve