Autor Tópico: A RIEJU  (Lida 1456 vezes)

Setembro 04, 2016, 16:27:24, 16:27
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mneves

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Em 1934, Luis Riera e Jaime Juanola decidiu estabelecer uma parceria para estabelecer uma fábrica na cidade de Figueres (Girona), que se dedica ao fabrico e distribuição de peças de reposição e acessórios para bicicletas. Da fusão dos seus sobrenomes  surgiu o nome RIEJU.

Eles começaram com a aquisição de terrenos para a construção da fabrica, mas veio a guerra civil e o governo republicano apreendeu a fabrica ainda inacabada. Curiosamente, podemos comentar que, no curso do conflito militar, o governo iria construir um piso para a planta já construída que uma vez que a guerra seria considerada um pagamento de juros, retornando a facilidade para seus proprietários.
Posteriormente, depois da guerra civil, RIEJU foi constituída como sociedade anónima em 1940, seguindo a fabricação de acessórios para bicicletas.
Em 5 de janeiro de 1942, o notário empresa (o pai do famoso pintor Salvador Dalí), com um capital social de 1.000.000 pesetas, sendo apresentado o projecto de implantação da fábrica foi criada oficialmente Delegação indústria. A fábrica, com um total de 35 funcionários, produziu 125 bicicletas por semana.

Logo eles começaram a fazer bicicletas completas e, em 1948, coincidindo com a expansão de suas instalações, a produção de motores auxiliares para bicicletas foi anunciado. A fabricação de motores, mas não poderia comprometer-se a últimos dois anos, em 1950, e não foi até 1952, quando saiu da fábrica a primeiro motorizada completa.

A crescente demanda naquele tempo de  maior ciclindrada , orientada para RIEJU usar os motores franceses A.M.C. 175cc e 125cc, que foram utilizados para a marca GIMA. Concordando com ambas as empresas fabricação de seus produtos licenciados na planta Figueres, eles foram apresentados na Exposição de Barcelona os primeiros 175cc e 250cc . Os motores, no entanto, não foram construídas por RIEJU, mas pela FITA, outra empresa na mesma localidade.

No ano seguinte, no mesmo evento, RIEJU apresentou os anteriores dois modelos e uma nova versão da motocicleta sport 175cc, acompanhados por um triciclo com caixa frontal e a mesmo  propulsor , que confiavam , A marca  começou a produzir 400 unidades por ano.

As vendas no sector dos três rodas são vingou e os microcarros foram ganhando popularidade, por isso, em 1955 RIEJU apresentou um veículo de três rodas com travoes de tambor, engatando a parte mecânica da carga triciclo, um único cilindro motor traseiro quatro tempos 170CC AMC-FITA e 8,5hp a 6000rpm, com cabeças de cilindro de alumínio e de refrigeração de ar forçado. A transmissão estava de volta e corrente com embraiagem multi-disco em banho de óleo, e quatro velocidades. Pastilhas dianteiras suspensão e borracha independentes sobre as rodas da roda traseira. Foi equipado com um sedan tipo de corpo e estilo de turismo ovóide de duas portas, com capacidade para duas pessoas. Embora seja verdade que o exercício não era um design espectacular, suas grandes janelas de vidro oferecem excelente visibilidade. As dimensões do veículoeram de  2.640 milímetros de comprimento, largura 1050 milímetros e 1900 milímetros,  anunciou o consumo  de 2,5 litros por 100 km.
Mais tarde RIEJU produziu outro protótipo, mas agora descapotável l, mas nenhum destes microcars seria produzido em série.

Actualmente a marca dispõe de uma gama alargada de modelos tanto como de  cilindradas disponíveis.
(info retirada da wikipedia e sites da marca)
« Última modificação: Setembro 09, 2016, 15:16:29, 15:16 por mneves »
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