Autor Tópico: Honda Deauville/PanEuropean NT1000/1100 (2020)  (Lida 2342 vezes)

Julho 31, 2019, 12:11:37, 12:11
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2low

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Conforme já o Sapiens tinha indicado ali no tópico dos "papelinhos amarelos":

Aquilo que hoje a imprensa está a falar como forte possibilidade de ser apresentado dentro de pouco tempo, com o motor da Africa Twin.

A imagem do artigo é meramente especulativa, atenção...

https://moto-station.com/moto-revue/actu/honda-nt-1000-v-la-deauville-sera-t-elle-de-retour-en-2020/443792

Aparentemente tudo indica que a Deauville regressará já em 2020 e utilizará praticamente a mesma mecânica da renovada Africa Twin e que cumpre já a norma Euro5.
Assim, o motor bicilindrico de 1100cc trará mais de 100cv e será mais um modelo que terá DCT opcional.
Em termos de marketing provavelmente a designação será NT1000 em vez de NT1100.
A Honda aparentemente também irá "investir" nas VFR.
Com isto a Honda pretenderá ter apenas como concorrente "alvo a abater" a Yamaha Tracer 900 GT.

Mais um pouco de leitura (tradução em inglês): https://translate.google.com/translate?hl=&sl=de&tl=en&u=https%3A%2F%2Fwww.motorradonline.de%2Ftourer%2Fhonda-deauville-comeback-mittelklasse-tourer%2F&sandbox=1

Resta ainda perceber se a Honda voltará a ressuscitar a designação "Deauville" ou "Pan-European", ou se ambas... uma "deauville" de cilindrada inferior (especulando a utilização do motor das NC's) e outra "pan european" de cilindrada superior (com este motor renovado da africa twin). E quem sabe de um ressuscitar também da VFR1200... 

Agora em Português: https://motomais.motosport.com.pt/destaque-homepage/uma-nova-pan-european-podera-estar-finalmente-a-caminho/

Parece então que virá de novo a moda das Tourers e Sport Tourers...  :yeah:
« Última modificação: Julho 31, 2019, 12:18:47, 12:18 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Julho 31, 2019, 12:23:30, 12:23
Responder #1

Sapiens21

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A imagem que andam a divulgar em vários websites é de facto essa, mas devem estar bem longe do que por aí virá.

Nota-se claramente que é feita (de forma especulativa), juntando elementos de modelos existentes, resultando em algo estranho.

O produto final naturalmente que acredito que virá diferente, mas um dado (na minha opinião) muito positivo, é ter a motorização da África Twin.

Aliás, mesmo que seja o actual 1.000cc de 95cv será mais do que bom e capaz de prestações distantes q.b. daquilo que se conhece da Deauville NT700V.

Até digo mais...
Virá por aí uma nova 850 AT, pelo que mesmo esse motor seria excelente.

« Última modificação: Julho 31, 2019, 12:30:31, 12:30 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 31, 2019, 16:05:31, 16:05
Responder #2

carlos-kb

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Uma manta de retalhos um bocado forçado (e muito fraquinho), esse photoshop dessa hipotética e futura Deauville. Parece-me uma CBF1000, mais plastificada, com resquícios depois de vários outros modelos Honda recentes e menos recentes e umas malas.

Não negando qualidades ao twin paralelo da AT (pelo menos o actual, apenas pecando pela falta de potência, tão generalizada à grande parte dos modelos actuais da Honda), não estou a ver ser a unidade motriz mais adequada para uma tourer, aonde a suavidade e linearidade em todo o espectro de rotações, é sempre uma mais valia.

Depois, e ainda que isso tivesse acontecido no anterior motor V2 de 700cc partilhado pela Transalp / Deauville, será que vão mexer de forma incisiva na unidade da AT, para o enxertarem com uma transmissão secundária por cardã (não obstante que isso tenha todo o sentido numa moto turística)? E já nem vou falar da forma final daquele cardã da imagem (colagem directa de uma NTV ou Deauville antiga).

Depois novamente iremos ter uma moto perdida num terreno de ninguém? O (mau) exemplo das Deauville 650/700 não serviu de lição? É que vejo todo o sentido no regresso de uma Pan-European, expressando números de cilindrada, potência e binário, para se degladiar com os peso-pesados das turísticas (RT / FJR / GTR). Via também sentido no regresso de uma sport-tourer na sucessão da VFR1200F, com argumentos que pudessem competir no mercado com uma R1250RS, Z1000SX ou até (elevando a fasquia), uma H2 SX.

Mas uma Deauville de 1000cc com cerca de 100cv, vai competir com quem? Com uma em fim de vida F800GT (sendo mais que assumido que a nova F850 GT será uma "calça arregaçada")?

Infelizmente a Honda parece mesmo andar a dormir... e quando aparece (tarde e fora de tempo) com algo de (supostamente) novo, a concorrência por norma, já tem mais e melhor há bastante tempo, no mercado.
Safam-se as actuais "neo café coiso", que conseguem ser algo diferente (mas em bonzinho)...

Edit: Entretanto voltei a olhar à imagem, e outra coisa me saltou à vista?



NT 1000 V ???? Com um motor em linha?  :lolol:

O Ulysse Leteneur até pode fazer uns preços baratinhos à Moto Station, por umas fotomontagens à maneira para encher um olhar mais leigo. No entanto, era conveniente que entendesse um pouquinho mais sobre motos e respectivas designações. Estas pequenas coisas retiram descrédito ao seu trabalho.
A Deauville no seu tempo tinha a designação de NT650/700V, precisamente por ter um motor em V. No mesmo seguimento, a Africa Twin... cuja antiga tinha a designação de XRV, precisamente por ter um motor em V... sendo a actual CRF1000L, precisamente por ter um motor em linha.
« Última modificação: Julho 31, 2019, 16:21:08, 16:21 por carlos-kb »

Julho 31, 2019, 16:38:01, 16:38
Responder #3

Sapiens21

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(....)
Depois novamente iremos ter uma moto perdida num terreno de ninguém?
(....)

É precisamente por a marca continuar a ter a "ousadia" de entrar em segmentos de mercado que à partida são "lidos" como não tendo mais potencial do que um nicho de mercado... que continua a fazer um sucesso inquestionável!

Veja-se o que aconteceu com a Integra e que cheguei em tempos a ler que nem se venderiam...
Veja-se o que aconteceu com a X-ADV e que li neste mesmo fórum que não seria muito mais do que um produto de nicho.

Venderam e bem (casa uma no seu tempo), contrariando expectativas que as davam como flops.

Claro que esta marca tem flops na sua história (o modelo que tenho é um caso claríssimo!),  :-\ mas não os faltam noutras marcas também.

Se a vinda de uma hipotética Deauville 850 resultará, alvitrando eu a possibilidade de vir com o novo motor da marca e que equipará uma CRF 850 AT, só o tempo o dirá.

O mercado varia bastante.
Se formos a ver as NC-X, mesmo sendo um modelo visto como underpowered, tem demonstrado ter clientes e em número bastante para justificar uma continuidade que vem desde 2011 ou 2012 a esta parte.

Se resultará mesmo com uma nova Deauville e com argumentos renovados desde o interregno do seu desaparecimento de catálogo?

Não faço ideia, mas numa marca que se mantém no top de vendas em tantos mercados, com modelos a vender bem na cilindrada dentro das 125cc, 300cc, 500cc, 750cc e 1.000cc, não me espantaria que esta também o fizesse.

Quanto a uma futura Pan-European... sinceramente enquanto o tal novo V4 não tiver confirmação oficial, não acredito em nada.  :-X
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Agosto 01, 2019, 10:54:46, 10:54
Responder #4

carlos-kb

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É precisamente por a marca continuar a ter a "ousadia" de entrar em segmentos de mercado que à partida são "lidos" como não tendo mais potencial do que um nicho de mercado... que continua a fazer um sucesso inquestionável!

Veja-se o que aconteceu com a Integra e que cheguei em tempos a ler que nem se venderiam...
Veja-se o que aconteceu com a X-ADV e que li neste mesmo fórum que não seria muito mais do que um produto de nicho.

Venderam e bem (casa uma no seu tempo), contrariando expectativas que as davam como flops.

Claro que esta marca tem flops na sua história (o modelo que tenho é um caso claríssimo!),  :-\ mas não os faltam noutras marcas também.


Que sucessos inquestionáveis? Das muitas "ousadias" da Honda, grande parte têm-se revelado autênticos tiros no pé. Desde (como dizes) DN-01, CTX, Vultus, CrossRunners/Crosstourers, etc.
Não vejo que mesmo as Integra e X-Adventure tenham tido uma saída tão grande, como afirmas... tanto é que que apenas se vão vendo por aí amíude.

Nem nas desportivas em que a Honda deu cartas em tempos, consegue agora ter um produto concorrencial. A Fireblade continua como a mais "fraquinha" e desinteressante das SBK.

Ok que depois temos a velha premissa de que o nosso mercado não é representativo de nada. Mas se não são as PCX e NC (que continuam a vender), a "pagar as contas",  bem tramada estava a marca, não obstante que, quer a Africa Twin, como as recentes CB650R parecem também estar a ter um relativo sucesso de vendas.

Se a vinda de uma hipotética Deauville 850 resultará, alvitrando eu a possibilidade de vir com o novo motor da marca e que equipará uma CRF 850 AT, só o tempo o dirá.

O mercado varia bastante.
Se formos a ver as NC-X, mesmo sendo um modelo visto como underpowered, tem demonstrado ter clientes e em número bastante para justificar uma continuidade que vem desde 2011 ou 2012 a esta parte.

Se resultará mesmo com uma nova Deauville e com argumentos renovados desde o interregno do seu desaparecimento de catálogo?

A Deauville sempre foi uma mota desinteressante. Era a plataforma da anterior NTV (Révere 650), plastificada, de modo a parecer uma mini-tourer. Mas depois faltavam-lhe argumentos para poder singrar nesse papel. Acabava a ser uma mota pesada, lenta e sub-motorizada... e apenas solução de recurso para quem queria algo que se parecesse com uma tourer, mas faltava-lhe carteira para chegar a uma Pan.

Não sei se um crescimento para 1000cc poderá colmatar essa questão. Mas via mais interesse então recorrer a outro tipo de motorização, que não o motor da AT, que adaptado a uma tourer, pode revelar alguns handicaps (não obstante de poder contemplar o DCT). O in-line 4 da CB1000, parece-me a mim que poderia ser mais apto, fosse em disponibilidade, como em prestações.
Mas espera, até já houve algo parecido num passado recente... chamava-se de CBF1000... mas também não vendeu!

Quanto à NC, é um facto.... vende! Mas os seus argumentos são outros. Consumos, simplicidade e economia. E vende apenas por isto... e não porque seja bonita, rápida ou tecnológica. É uma mota urbana por vocação.

Agosto 01, 2019, 11:40:15, 11:40
Responder #5

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Parece que as coisas são lidas de uma forma demasiado fugaz.

Eu indiquei que as Integra e X-ADV são modelos que, cada uma no seu tempo, venderam bastante bem.

E não é por veres uma X-ADV amiúde que isso representa alguma coisa. Aliás, como dizes...o nosso mercado não é representativo...

A X-ADV por exemplo, que saiu há coisa de uns 2 anos ou pouco mais, teve (e ainda vai tendo) vendas de tal forma impressionantes que chegou a ser o primeiro modelo, em muito tempo, a destronar a BMW GS como a mais vendida. Isto no gigante mercado Italiano!






E depois é uma marca com modelos como as CB500's que vendem em todo o Mundo, com modelos que estão entre as mais vendidas.
Mesmo a Rebel, curiosamente, está entre um dos modelos que mais se vende na Alemanha, mês após mês! Quem diria?

As CB650R assim que saíram esgotaram completamente e as entregas prolongaram-se no tempo face a uma procura que superou todas as expectativas.

As DN-01 e Vultus são exemplos de "extravagâncias" que nem todas as marcas se podem dar ao luxo de ter, sob pena de dar cabo das finanças...
Eu por exemplo sou um tipo que tem uma coisa destas e que mesmo hoje, por onde passa, faz voltar cabeças à sua passagem (provavelmente por ser claramente diferente de tudo).


Quanto a uma Deauville 2020, mesmo que tenha menos potência do que outras propostas no mercado, muito possivelmente terá (a nível global e para lá deste "cantinho à beira mar plantado"), um número mais do que justificado de clientes.
O mercado, como já ficou provado, não procura apenas números de potência e existem clientes capazes de procurar um modelo como este, especialmente tendo DCT.

Aliás, quanto a mais potência a marca não a coloca na esmagadora maioria dos seus modelos por que não quer, pois não tem nem falta de tecnologia, nem falta de meios financeiros para o fazer, nem falta de know-how.
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Dezembro 31, 2019, 10:34:53, 10:34
Responder #6

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O tema parecia ter regressado há uns 3-4 meses atrás e segundo dizia uma publicação francesa bem conhecida (moto-station), as fontes que afirmavam o regressa da Deauville eram confiáveis. Talvez continuam a sê-lo, mas para já continua tudo em segredo por parte da marca.

Segundo indicavam, não seria uma 1100cc como também se chegou a supor, mas sim com motor de 998cc e 95cv.

Sim, se estão a pensar no motor da AT1000, não estão enganados.

Dotação de alguns gadgets, vidro de accionamento eléctrico, DCT de última geração e um foco no conforto e protecção aerodinâmica, eram algumas coisas a esperar desse modelo que assim crescia (bastante) tanto na cilindrada como na potência, face ao que se conhece do nome Deauville.

Seria uma subida em toda a linha...inclusivamente no posicionamento em termos de preço, claro.

Veremos se as tais "informações confiáveis" resultam em algo no próximo ano, tendo agora os Britânicos da Morebikes.co.uk voltado a dar destaque a este rumor há um par de dias atrás.

https://www.morebikes.co.uk/60180/hot-rumour-the-return-of-the-honda-deauville-for-2020-according-to-the-french-its-up-to-998cc-and-its-on-its-way/
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Dezembro 31, 2019, 16:10:13, 16:10
Responder #7

Falcão

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A Honda é uma grande marca!
Abraços a todos!
Yamaha Cygnus 125 * Sym 125 Gts * Honda Silver Wing 400 * Honda Íntegra 700 * Honda Crosstourer 1200X * Royal Enfield Himalayan * Voge 300 rally

Dezembro 31, 2019, 17:26:55, 17:26
Responder #8

Nuno YB

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Segundo os rumores... 13000 Libras?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 31, 2019, 18:17:28, 18:17
Responder #9

MotardFeio

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Ok que depois temos a velha premissa de que o nosso mercado não é representativo de nada. Mas se não são as PCX e NC (que continuam a vender), a "pagar as contas",  bem tramada estava a marca, não obstante que, quer a Africa Twin, como as recentes CB650R parecem também estar a ter um relativo sucesso de vendas.

Se a vinda de uma hipotética Deauville 850 resultará, alvitrando eu a possibilidade de vir com o novo motor da marca e que equipará uma CRF 850 AT, só o tempo o dirá.

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A Deauville sempre foi uma mota desinteressante. Era a plataforma da anterior NTV (Révere 650), plastificada, de modo a parecer uma mini-tourer. Mas depois faltavam-lhe argumentos para poder singrar nesse papel. Acabava a ser uma mota pesada, lenta e sub-motorizada... e apenas solução de recurso para quem queria algo que se parecesse com uma tourer, mas faltava-lhe carteira para chegar a uma Pan.

Não sei se um crescimento para 1000cc poderá colmatar essa questão. Mas via mais interesse então recorrer a outro tipo de motorização, que não o motor da AT, que adaptado a uma tourer, pode revelar alguns handicaps (não obstante de poder contemplar o DCT). O in-line 4 da CB1000, parece-me a mim que poderia ser mais apto, fosse em disponibilidade, como em prestações.
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Quanto à NC, é um facto.... vende! Mas os seus argumentos são outros. Consumos, simplicidade e economia. E vende apenas por isto... e não porque seja bonita, rápida ou tecnológica. É uma mota urbana por vocação.

Parabéns.

Excelente comentário companheiro!

Revejo-me na tua opinião, e não deixo de adorar muitas motos da Honda, mas andaram bastante tempo a dormir...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 31, 2019, 18:37:34, 18:37
Responder #10

Sapiens21

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Segundo os rumores... 13000 Libras?

Tendo em conta que (dizem...) passará a ser uma 1.000cc, acho que vai romper por completo com a imagem que se tem da "velhinha" Deauville 700. Inclusivamente a nível tecnológico, claro...

Mas não sei se voltará mesmo.
Algumas publicações efectivamente dizem que sim, mas...  :pensador:
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