Autor Tópico: KTM, a provável falência  (Lida 3210 vezes)

Fevereiro 14, 2025, 19:02:49, 19:02
Lida 3210 vezes

Gentleman rider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 426
  • Localidade: Lisboa
Vai ser já no dia 25 de Fevereiro que os 2.500 credores a quem a Pierer Mobility Group deve dinheiro e os contabilistas que o Estado Austríaco colocou a acompanhar o processo de reestruturação da empresa se vão pronunciar se aceitam ou não o plano de reestruturação para o grupo.

Sinceramente, eu acho que não vão aceitar e a KTM (pelo menos tal como a conhecemos) deixará de existir.

E a minha convicção de que não será aceite vem da atitude que o Stefan Pierer tem mostrado no processo. Ele já devia ter saído da empresa para mostrar aos credores que assumia os erros e se demitia para dar a vez a alguém com outra visão mais realista para a empresa. Mas que fez ele? Trocou de lugar com o Vice-CEO numa operação que, se eu fosse um dos credores, consideraria uma atitude de total desprezo e quase troça pela situação.

Outra medida que, para mim, mostra bem a irresponsabilidade e negação dos responsáveis da empresa é continuarem a gastar dinheiro em competição como se nada tivesse acontecido. A KTM entrou (e venceu) no Dakar, continua a testar a MotoGP num total desprezo (na minha opinião claro) pelos trabalhadores e ex-trabalhadores da KTM que estão em casa sem receber salários em atraso.

Por tudo isto eu acho que a KTM vai fechar portas. Ou reduzir-se substancialmente.

É uma pena porque foi uma marca que cresceu muito nos últimos anos e produziu algumas motos espetaculares.

Mas a irresponsabilidade do Stefan Pierer foi tanta nos últimos anos que me parece que a bola de neve da dívida é grande de mais para ser travada.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2025, 19:05:27, 19:05 por Gentleman rider »

Fevereiro 14, 2025, 20:26:19, 20:26
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5390
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
A marca está na falência porque não vende.
Tem motociclos muito caros aquando a compra e provavelmente também valores elevados na sua produção, e só alguns com carteira recheada acabam por as comprar novas.
Ora... a falta de vendas face ao mercado chinês que veio arrebentar com tudo é só um tirinho para atingir outras marcas.
Resumindo, A má gestão não explica tudo!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

Fevereiro 17, 2025, 11:38:31, 11:38
Responder #2

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4976
Outra medida que, para mim, mostra bem a irresponsabilidade e negação dos responsáveis da empresa é continuarem a gastar dinheiro em competição como se nada tivesse acontecido. A KTM entrou (e venceu) no Dakar, continua a testar a MotoGP num total desprezo (na minha opinião claro) pelos trabalhadores e ex-trabalhadores da KTM que estão em casa sem receber salários em atraso.

Os orçamentos para competição são adjudicados com antecedência, e são muito complexos pois há contratos que se não forem honrados (perante patrocinadores) podem envolver indemnizações muito pesadas.

Acredito que esse é um dos problemas com a KTM na competição neste preciso momento...
Muitos contratos foram celebrados antes do problema agravar. E é um construtor que depende muito de externos para o programa competitivo.
(Ao contrário por exemplo da Suzuki que no MotoGP que era main sponsor dela própria)

Outro problema é que... durante muito tempo essa participação na competição era a principal razão de venderem motos.
Acredito que isto continue a ter peso nas decisões internas. Embora a receita parece não funcionar.

Fevereiro 17, 2025, 13:12:30, 13:12
Responder #3

Gentleman rider

• **

• 426
Os orçamentos para competição são adjudicados com antecedência, e são muito complexos pois há contratos que se não forem honrados (perante patrocinadores) podem envolver indemnizações muito pesadas.

Principalmente porque a KTM não tem falhado com nenhum contrato, nem com fornecedores ou credores e muito menos trabalhadores  :smiley:

Fevereiro 20, 2025, 10:02:04, 10:02
Responder #4

dfelix

• 4976
Principalmente porque a KTM não tem falhado com nenhum contrato, nem com fornecedores ou credores e muito menos trabalhadores  :smiley:

Prioridades!!!!  :D

Fevereiro 20, 2025, 11:46:20, 11:46
Responder #5

nfkart

• **

• 426

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Fevereiro 25, 2025, 09:10:38, 09:10
Responder #6

nfkart

• **

• 426

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
https://motojornal.pt/bmw-motorrad-ao-ataque-quer-adquirir-a-ktm-ag/?fbclid=IwY2xjawIpeO5leHRuA2FlbQIxMAABHVkk29UirU3tudjWSVuZmkYolizcULGdmIJJG8FPAG5bja-_5bQYZTqcnQ_aem_F0_SwksozPCDCRwMBH_2ng

A BMW está interessada na KTM, é uma forma de poderem entrar no Motogp mais rápido!

Pretendem mudar a produção das motos da Austria para a India.

Fevereiro 25, 2025, 09:34:43, 09:34
Responder #7

Gentleman rider

• **

• 426
A BMW está interessada na KTM, é uma forma de poderem entrar no Motogp mais rápido!

A vingança serve-se fria :)

Pelos vistos a BMW pretende que a KTM seja uma marca low cost dentro do grupo.

Até ao final do dia devemos ficar a sabe o que vai acontecer.

Fevereiro 25, 2025, 14:19:13, 14:19
Responder #8

nfkart

• **

• 426

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!

A vingança serve-se fria :)

Pelos vistos a BMW pretende que a KTM seja uma marca low cost dentro do grupo.

Até ao final do dia devemos ficar a sabe o que vai acontecer.

é melhor nao fazerem isso, seria a primeira vez que a Low cost era melhor que a original  :D :D

Fevereiro 25, 2025, 14:25:52, 14:25
Responder #9

nfkart

• **

• 426

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!

Fevereiro 25, 2025, 14:49:05, 14:49
Responder #10

dfelix

• 4976
A vingança serve-se fria

Não há motivos para a BMW querer se "vingar" da KTM...
Já o contrário...   :D

Fevereiro 25, 2025, 15:09:29, 15:09
Responder #11

Gentleman rider

• **

• 426
A vingança serve-se fria

Não há motivos para a BMW querer se "vingar" da KTM...
Já o contrário...   :D

Está resolvido. Os credores aceitaram receber apenas 30% do devido e a Bajaj vai injectar o dinheiro.

A KTM escapa a mais uma falência

Fevereiro 26, 2025, 11:39:29, 11:39
Responder #12

dfelix

• 4976
A KTM escapa a mais uma falência

Vamos ver por quanto tempo...  8)

Tudo bem.. retomam a produção dentro de semanas.
Mas..
Se for para acumular junto das tais 265 mil motos que não venderam, fica tudo na mesma ou ainda pior.

Estamos a falar de números consideráveis...
Mesmo que os números não sejam verdade, e seja só metade... é muita fruta!

Também não sabemos ao certo se são números correspondente exclusivamente a KTM ou reúnem também Husqvarna, GasGas e eventualmente MV Agusta...

Para termos uma referência, a BMW em 2024 teve vendas globais na ordem das 210 mil unidades.
Os números da Ducati e Triumph andam em torno das 60 mil...
E a Harley pelos 150 mil.

Acredito que boa parte da produção seja no âmbito do enduro e motocross, onde não têm propriamente concorrência europeia.
Mas continuar a produzir com um ano de produção ainda empatada...
Veremos...

A CFMoto supostamente meteu dinheiro...
Seria engraçado ver KTM rebadged de CFMoto..  :D

Fevereiro 26, 2025, 12:45:49, 12:45
Responder #13

Gentleman rider

• **

• 426
Vamos ver por quanto tempo...  8)

Sim, isto vai ser uma injecção de adrenalina mas a KTM está longe de estar fora de perigo

Também não sabemos ao certo se são números correspondente exclusivamente a KTM ou reúnem também Husqvarna, GasGas e eventualmente MV Agusta...

A MV Agusta já não está na esfera KTM, voltou para as mãos dos russos.

Os números da Ducati e Triumph andam em torno das 60 mil...
Também me surpreendeu mas a Triumph vendeu 134.000 motos em 2024, ano recorde. Claro muito potenciadas pela chegada das indianas 400

Acredito que boa parte da produção seja no âmbito do enduro e motocross, onde não têm propriamente concorrência europeia.
Compreendo que excluas Beta, Sherco ou até marcas mais pequenas com a TM ou Fantic. Mas não te esqueças que Ducati e Triumph estão a entrar no mundo off-road. E a BMW, apesar de traumatizada, também não deverá ficar de fora muito mais tempo.

A CFMoto supostamente meteu dinheiro...
Seria engraçado ver KTM rebadged de CFMoto..  :D

100 milhões são da Bajaj, a maior fatia permanece em segredo.

Uma coisa parece-me certa, a KTM deixará de ser austríaca. Se isso significa que a filosofia "ready to race" vai morrer temos que aguardar para ver.

Com tanta incerteza só com um brutal desconto eu compraria uma KTM actualmente
« Última modificação: Fevereiro 26, 2025, 12:47:54, 12:47 por Gentleman rider »

Fevereiro 26, 2025, 13:07:36, 13:07
Responder #14

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5390
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Não é só a bmw interessada na compra, a bajaj e cfmoto estão na corrida.

Acredito mais na revitalização da ktm nas mãos de indianos do que alemães ou chineses...
Veja-se o que os indianos fizeram à jaguar, o que os alemães iam fazendo a eles próprios depois da compra da rover/mg/landrover e o que os chineses fizeram depois à mg...
Isto no panorama das 4 rodas mas dá para imaginar como funcionará nas 2 rodas...

Grupo ktm deverá mesmo passar por libertar marcas como gasgas e diria que ter uma 2a marca como Husqvarna pode às vezes não ser bom.

Indianos com Ktm
Alemães com Husqvarna
Chineses com Gasgas
Talvez não seja mau...
Nunca mais vai ser é o mesmo e deixará de haver partilha de componentes...

EDITADO: entretanto fui ver o grupo a que pertence a KTM...

Afinal... só mesmo a Bajaj e BMW serão potenciais "investidores" externos e aqueles que poderão vir a ter sucesso no negócio e com o dinheiro já investido pela Bajaj...
Ainda consta a MVagusta no grupo, que terá sido adquirida em 2023.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2025, 15:04:05, 15:04 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

Fevereiro 26, 2025, 15:08:06, 15:08
Responder #15

dfelix

• 4976
Sim, isto vai ser uma injecção de adrenalina mas a KTM está longe de estar fora de perigo

Aquele espernear antes de falecer..  :D

A MV Agusta já não está na esfera KTM, voltou para as mãos dos russos.

Nem me tinha apercebido...
Interessante como os padrões em torno da MV Agusta se repetem.  :D

Também me surpreendeu mas a Triumph vendeu 134.000 motos em 2024, ano recorde. Claro muito potenciadas pela chegada das indianas 400

Também me escapou...
É um salto considerável, para mais do dobro.
Acredito que muito graças ao mercado asiático.

Cá pelo burgo, não vi circular uma única.
Acho que será muito complicado concorrerem com as Leoncino e CL500.

Compreendo que excluas Beta, Sherco ou até marcas mais pequenas com a TM ou Fantic.

Não me parece que tenham assim tanta expressão no mercado... seria quase como incluir a AJP.  :)

Mas não te esqueças que Ducati e Triumph estão a entrar no mundo off-road. E a BMW, apesar de traumatizada, também não deverá ficar de fora muito mais tempo.

Não tenho dúvidas que qualquer uma delas tem capacidade para criar produtos competentes.
Porém, acho pouco provável que sejam capazes de penetrar o mercado com a mesma eficiência.
Há o problema das redes de distribuição a nível global, serem incomparavelmente medíocres face à KTM.
E há todo o branding e programas desportivos. Por exemplo... a Red Bull certamente que tem mais influencia na venda da KTM que a propria marca.

Uma coisa parece-me certa, a KTM deixará de ser austríaca. Se isso significa que a filosofia "ready to race" vai morrer temos que aguardar para ver.

Não sei ao certo...
A Ducati também sempre teve essa filosofia, passou períodos negros, mas no presente está bastante saudável.

O segredo foi diversificar..
Diria que eventualmente tome um caminho semelhante.

Com tanta incerteza só com um brutal desconto eu compraria uma KTM actualmente

Mesmo antes das incertezas nem com um desconto brutal.  :D
E estive muito, mas mesmo muito perto de ter optado pela SuperDuke 990 ao invés da Speed Triple 1050 há 20 anos atrás...

Não é só a bmw interessada na compra, a bajaj e cfmoto estão na corrida.

A corrida aparentemente ficou cancelada..
Pelo menos para já.  :)

Tecnicamente Bajaj tem aumentado a sua participação na KTM ao longo de quase 20 anos...

Veja-se o que os indianos fizeram à jaguar, ...

Conquistar o público LGBTQ+?

Indianos com ktm

Nada de novo, portanto.

Alemães com Husqvarna

A Husqvarna pertenceu à BMW durante uma meia dúzia de anos, numa altura que a Cagiva/MV Agusta (outra vez!) por dificuldades precisava de liquidez.
Supostamente a BMW injetou capital, mas tirando a Nuda.. nunca saiu dali nada de jeito.

Só nas mão da KTM é que passou a ter um catálogo de jeito...
E a ter opções diferenciadas como a Vitpilenenener e a Svararartpilsner

Abril 29, 2025, 01:56:45, 01:56
Responder #16

Gentleman rider

• **

• 426
E depois de ter produzido apenas 4.200 motos a fábrica vai fechar até final de Julho. Motivo: não têm peças

Minha explicação: Ninguém lhes entrega nada a crédito e como a KTM não tem dinheiro não consegue pagar adiantado.

Caminhamos a passos largos para a falência.

Se isto não bastasse a KTM vai deixar de ser a distribuidora da CF Moto na Europa em breve.

Abril 29, 2025, 13:00:11, 13:00
Responder #17

nfkart

• **

• 426

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
O processo de recuperação das atividades da KTM AG continua a evoluir, procurando a empresa austríaca manter-se fiel aos planos traçados em conjunto com os inúmeros credores. Porém, nem tudo está a correr bem, e na mais recente atualização do processo de recuperação da empresa austríaca, o seu CEO, Gottfried Neumeister, que substituiu Stefan Pierer, confirmou que a produção de motos vai novamente ter de parar!

Em Mattighofen a KTM AG pretende ter as quatro linhas de produção em funcionamento pleno. Porém, a marca está a sofrer com a falta de componentes que são imprescindíveis para garantir que a produção de motos se mantém ativa.

A confirmação de nova paragem de produção da KTM AG foi dada pelo grupo Pierer Mobility AG na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, revelando que a paragem vai iniciar-se já a 28 de abril, na próxima segunda-feira. Depois de apenas sete semanas a trabalhar após o recomeço da produção a 17 de março, a fábrica de Mattighofen vai voltar a desligar as máquinas e os seus trabalhadores ficarão novamente em modo ‘pausa’.

Neumeister já tinha revelado aos trabalhadores da necessidade de interromper a produção de motos da KTM devido à falta de componentes, o que acontece após a empresa ter chegado a acordo com os trabalhadores para reduzir o horário semanal para 30 horas, com a consequente redução nos ordenados. Esse acordo laboral será válido de 1 de maio até 31 de julho.

Uma questão importante que leva agora a esta situação está relacionada com o processo de insolvência que se iniciou no final do ano passado.

Quando foi dado início ao processo de insolvência da KTM AG, a empresa ficou impedida de realizar encomendas de todo o tipo de peças e componentes usados para fabricar as motos. Estamos a falar de peças e componentes não fabricados pela própria empresa, e sim os que são adquiridos a fornecedores externos.

Esses fornecedores externos, com receio de continuar a produzir as peças e componentes para uma KTM AG que poderia desaparecer, optaram por parar a produção, evitando assim acumular perdas maiores pois não tinham a garantia de que iriam receber o dinheiro de pagamento dessa produção de peças e componentes.

Com o recomeço da produção de motos em Mattighofen a 17 de março de 2025, alguns fornecedores não tiveram a capacidade para responder aos pedidos da KTM AG, sendo que, alguns fornecedores asiáticos estão mesmo a demorar 20 semanas para satisfazer as encomendas! E convém não esquecer que, provavelmente, exigem à KTM AG o pagamento antecipado das encomendas em vez de permitirem os pagamentos em prazos alargados como antigamente.

Ao nível dos pagamentos, que envolvem muitos milhões de euros, convém também destacar que a Pierer Mobility AG confirmou agora que o processo que permitirá aos investidores entregar garantias financeiras que contemplam o pagamento de quase 600 milhões de euros não está ainda finalizado. Recordamos que este valor terá de ser entregue ao administrador de insolvência até ao próximo dia 23 de maio.

Esse pagamento terá, de acordo com o que ficou definido na negociação com os credores, de ser posteriormente confirmado pelo Tribunal que está encarregue do processo de insolvência da KTM AG. Esse comprovativo de pagamento está previsto para início de junho.

Sabe-se que a Bajaj Auto, um dos investidores que está a participar no processo de recuperação da marca austríaca, transferiu já 150 milhões de euros. Porém, estão ainda em falta muitos outros milhões de euros para que o processo fique concluído legalmente. Este assunto certamente dominará grande parte das atenções dos participantes na Assembleia Geral Extraordinária que vai acontecer já a 25 de abril.

A previsão de Gottfried Neumeister aponta para que a produção de motos KTM na fábrica em Mattighofen possa estar a funcionar em pleno nas quatro linhas de montagem a partir de 27 de julho.

https://motojornal.pt/ktm-ag-anuncia-nova-paragem-na-producao-em-mattighofen/

Abril 30, 2025, 01:21:42, 01:21
Responder #18

dfelix

• 4976
E depois de ter produzido apenas 4.200 motos a fábrica vai fechar até final de Julho.

Isso significa que neste momento a KTM deve ter um stock de 269.200 motos por vender!  :D

Maio 01, 2025, 17:18:07, 17:18
Responder #19

Gentleman rider

• **

• 426
Isso significa que neste momento a KTM deve ter um stock de 269.200 motos por vender!  :D

E provavelmente muitos, como eu, que até estavam entusiasmados com a perspectiva de comprar uma KTM nova por metade do preço agora repensam essa opção. Porque vão faltar peças de reposição, a garantia não vai ter valor nenhum.

Mesmo que a KTM sobreviva (falo da fábrica pois a marca creio que será comprada se falir) se estiver um ou dois anos sem produzir motos offroad o rombo vai ser enorme. Com a Triumph, Ducati, Rieju, Fantic a entrar neste espaço, daqui a 2 anos o sector será muito mais competitivo.

Maio 02, 2025, 02:24:13, 02:24
Responder #20

dfelix

• 4976
E provavelmente muitos, como eu, que até estavam entusiasmados com a perspectiva de comprar uma KTM nova por metade do preço ...

Até acredito que a KTM pudesse criar algumas campanhas interessantes para acelerar o processo de escoamento de stock.
Mas nunca terias motos a metade do preço!

É que 50% é muito acima das margens brutas (habitualmente nos 25 a 30%) o que significa que desde a fábrica ao concessionário, tudo estaria a operar em prejuízo.
Para não falar que isto soaria a dumping! Mas não faço ideia como a UE regulamenta isto entre empresas que são de dentro da própria UE.

Lá atrás em tom de piada escrevi algo que fará muito mais sentido.
Boa parte deste stock levar um "rebadge" e serem introduzidas como novos modelos no catálogo de outra marca. Eventualmente a de algum dos credores... como a CF Moto.
As margens naturalmente seriam mais baixas como acontece com as não-premium. Ainda assim duvido que o preço final fosse baixo dos 5.. vá.. no máximo 8% abaixo do que a KTM pratica.

Maio 02, 2025, 03:00:31, 03:00
Responder #21

Gentleman rider

• **

• 426
Boa parte deste stock levar um "rebadge" e serem introduzidas como novos modelos no catálogo de outra marca. Eventualmente a de algum dos credores... como a CF Moto.

O problema é que isso só pode ser feito fora da Europa. Tirando as 4.200 motos de que falei (e que ninguém sabe que modelos são) todo o restante stock é Euro5 e por isso não pode ser vendido enquanto motos novas. Têm de ser motos 2023 e 2024. Já li que ainda têm motos 2022 por vender.

Sim, a KTM e os stands vão ter prejuízo nestas motos mas mais vale isso do que não ganhar nada.

Se fossem algumas centenas ainda podiam deixar nas caixas e daqui a 30 anos venderem em leilão por uma pequena fortuna.

Mas estamos a falar de milhares de motos.