Autor Tópico: Importação de mota UE (e legalização)  (Lida 14256 vezes)

Abril 11, 2023, 13:08:50, 13:08
Lida 14256 vezes

PedroRibeiro

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 2
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Estou a pensar importar uma mota da Alemanha (ou Espanha ou Polónia)

Alguém aqui que o tenha feito recentemente e possa explicar como fez?
Deixo aqui alguns pontos sugestivos para partilhas de conhecimento.

- Contacto com o vendedor privado e/ou stand no outro país;
 - Como fez o pagamento;
 - Pagamento de IVA como funciona;
 - Declaração de venda ou outros documentos a ter em conta;
 - Seguro temporário para a mota durante o tempo de transporte;
 - Empresas especializadas no transporte de motociclos;
 - Mudança de proprietário;
 - Questões burocráticas com entidades do país da mota (finanças, etc);
 - Países com maior facilidade para comprar uma mota para importar
 - Outros pontos a ter em conta;
 - Outros conselhos;

Outra questão, se tiver um amigo no país onde quero comprar a mota, ele pode compra-la, e depois vendê-la (a mim) cá? Ou há particularidades a ter em conta?

- Documentos necessários e onde obtê-los;
 - Inspeção para a legalização;
 - Questões burocráticas com entidades do país (finanças, etc);
 - Empresas especializadas no tratamento da legalização;
 - Custos;
 - Outros pontos a ter em conta;
 - Outros conselhos;

Gostava de me informar melhor sobre todo o processo, e de certeza que não serei o único com interesse neste assunto  ;D

Bons passeios para todos!  :nice:
Obrigado.
« Última modificação: Abril 11, 2023, 15:35:45, 15:35 por PedroRibeiro »

Abril 12, 2023, 14:39:12, 14:39
Responder #1

RicardoGaio

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 200

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Viva,
Costumo seguir este site para algumas referencias e/ou simulação de valores.
Vê lá se te ajuda: https://impostosobreveiculos.info/

Abril 13, 2023, 21:56:58, 21:56
Responder #2

Santos

• *

• 37
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Vila cha
 Pedro Ribeiro
A minha humilde opinião, foge desses negócios, so  te vai trazer problemas,
Fala a voz de quem por isso ja passou.

Abril 16, 2023, 23:49:57, 23:49
Responder #3

André

• *

• 20

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 700 2018
  • Localidade: Lisboa
Boas,
O ano passado andava com ideias de ir buscar uma Tracer 700 a Espanha e reuni alguma informação num documento word proveniente de sites e forúms.
aqui fica

ATENÇÃO: ESTE É O PROCEDIMENTO PARA LEGALIZAÇÃO DE UMA MOTA COM MATRICULA ESPANHOLA, PARA OUTROS PAÍSES PODERÁ SER DIFERENTE!!

A cerca de custos de papelada fica já uma ideia, os custos serão:
•   COC (o preço depende de stand para stand, pela experiência encontrei stands a pedir 30/60/80/180 e até mesmo 270 euros e com muita sorte conseguem encontrar stands que o fazem de graça, eu tive essa sorte);
•   ISV/DUC da alfandega (o ISV/DUC depende da cilindrada e ano da mota) https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/simuladorISV.jsp- Link para Simulador de ISV
•   46 euros do IMT ;
•   55 do IRN;
Documentos necessários para a realização da legalização e seus passos resumidos:

1º IMT
•   Modelo 9 IMT (preenchido);
•   Fotocopia do CC;
•   COC;
•   Declaração de venda (assinado por ambas as partes se for comprado a particular);
•   Livrete da mota;
2º IMT
•   depois de estar tudo entregue irá ser marcado uma inspeção com um engenheiro para ver a mota e verificarem nmr de quadro, motor e mais algumas coisas, se tudo estiver bem o eng. irá carimbar e assinar o modelo 9 IMT;

3º Alfandega (DAV preenchido online)
•   Fotocopia do CC;
•   Modelo 9 IMT (carimbado depois da inspeção);
•   COC;
•   Livrete da mota;
•   ITV (inspeção espanhola);
•   Minuta de transporte do motociclo (caso seja transportado num veiculo);
•   Declaração de venda;
ATENÇÃO: TEM APENAS 20 DIAS PARA FAZER O DAV A PARTIR DO MOMENTO QUE A MOTA ENTRA EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS.

Após o DAV entrar no sistema passado um dia +- aparecerá o comprovativo para imprimir para pagar o ISV/DUC (no meu caso foram apenas +-34 euros), após estar pago a alfandega irá fazer o DAV onde irá ser dada a matricula portuguesa (tempo de espera 2 a 3 dias).

4º IMT
•   Assim que o DAV estiver disponível tem de se deslocar novamente ao IMT e entregar o DAV, o livrete original e o ITV original.
•   Aqui pagará 46 euros ao IMT.
5º IRN (deverá deixar passar uma semana desde que foi ao IMT pois a documentação demora a chegar ao IRN, mas neste momento a mota já se encontra legal para condução (durante 60 dias) o DAV é o suficiente para documentação da mota, e seguro como é obvio.
•   Fazer pedido do DUA deverá levar o CC e o DAV (preço 55 euros).
Após o DUA chegar a casa toda a burocracia terá acabado finalmente.

atenção não sei se entretanto os valores ou algum passo possa ter mudado.
informação retirada da internet, ainda não importei nenhuma mota ou carro, porque a Tracer 700 comprei por cá.
Alguém com certeza terá informação mais detalhada e completa sobre todos os passos.

Abril 17, 2023, 09:20:38, 09:20
Responder #4

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Ufa... é só mover papelada...

Mas feitas as contas compensa importar (novo)? O custo de aquisição, por exemplo em Espanha compensa a "trabalheira" administrativa e o que se paga para a sua legalização?

Fui ver a título de exemplo a Tracer 7 no site Português e no Espanhol, a mota nova custa 9.350 (PT) e 9.499 (ES).

A importação talvez resultará se importarmos talvez uma usada...  :pensador:

Abril 17, 2023, 11:17:14, 11:17
Responder #5

RicardoGaio

• **

• 200

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Pelo que vi, muito por alto, nas motas, (quase) que não compensa... Nos carros, sim.

Abril 17, 2023, 11:41:49, 11:41
Responder #6

Gentleman rider

• **

• 437
Pelo que vi, muito por alto, nas motas, (quase) que não compensa... Nos carros, sim.

Nalgumas marcas e/ou modelos compensa

Abril 17, 2023, 12:43:51, 12:43
Responder #7

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Nas motos temos modelos que se encontram mais baratos no mercado de usados cá em Portugal do que la fora

As vezes veem se motos com preços fantásticos, mas na maioria das vezes são motos que estão em localizações que a venda e complicada ou motos que estão escafiadas ou já bateram

Basta abrir os classificados espanhóis, vão ver umas motos com preço bom demais para ser verdade mas depois estão nas Baleares ou nas canárias  :D obviamente que juntando o custo de la ir buscar fica ao preços das que estão no continente. Isto já para não falar da degradação que um veículo que está numa ilha e que a localização e o preço interessante provavelmente são a capa para algum esquema mais complexo a envolver uma transferência antecipada e um transporte que nunca se vai efectuar

Neste momento comprar fora de Portugal só vale a pena se for para comprar um modelo que não seja fácil encontrar por cá e convém entender que tudo somado vai sair mais cara do que comprar aqui em Portugal
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 07, 2025, 18:48:23, 18:48
Responder #8

Balabart1987

• *

• 2

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Marauder GZ250
  • Localidade: Tavira
Boa tarde Pessoal do Asfalto,

Relativamente ao Tema do assunto em questão e usando a resposta por parte do André!

Eu estou neste momento a legalizar uma Suzuki Marauder GZ250 e posso dizer que a nivel da obtenção do COC não tem sido facil, mas já la vamos!!

Atualizações relativamente ao que o André Publicou!

ATENÇÃO: ESTE É O PROCEDIMENTO PARA LEGALIZAÇÃO DE UMA MOTA COM MATRICULA ESPANHOLA, PARA OUTROS PAÍSES PODERÁ SER DIFERENTE!!

A cerca de custos de papelada fica já uma ideia, os custos serão:
•   COC (o preço depende de stand para stand, pela experiência encontrei stands a pedir 30/60/80/180 e até mesmo 270 euros e com muita sorte conseguem encontrar stands que o fazem de graça, eu tive essa sorte);
•   ISV/DUC da alfandega (o ISV/DUC depende da cilindrada e ano da mota) https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/simuladorISV.jsp- Link para Simulador de ISV
•   46 euros do IMT ;
•   55 do IRN;
Documentos necessários para a realização da legalização e seus passos resumidos:

1º IMT
•   Modelo 9 IMT (preenchido);
•   Fotocopia do CC;
•   COC;
•   Declaração de venda (assinado por ambas as partes se for comprado a particular);
•   Livrete da mota;

Até aqui tudo certo, com uma pequena alteração, caso não tenham o COC, mas já tenham o campo "CERTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE OFICIAL DA MARCA" no Modelo 9 do IMT devidamente preenchido pelo o Representante Oficial da Marca em Portugal, já não necessitam de efetuar o Passo acima indicado, podem logo tratar do DAV! (Pelo menos é o que esta acontecer comigo neste momento)

2º Alfandega (DAV preenchido online - SÓ E APENAS - Quando foi a Alfandega e meu informaram isso, estava capaz de ....... !!! Enfim Portugal no seu Melhor)
•   Fotocopia do CC;
•   Modelo 9 IMT;
•   COC ou na Ausência desse o Modelo 9 IMT - devidamente preenchido o Campo do Representante Oficial da Marca;
•   Livrete da mota;
•   ITV (inspeção espanhola);
•   Minuta de transporte do motociclo (caso seja transportado num veiculo);
•   Declaração de venda;

ATENÇÃO: TEM APENAS 30 DIAS PARA FAZER O DAV A PARTIR DO MOMENTO QUE A MOTA ENTRA EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS.

Após o DAV entrar no sistema passado um dia (no meu caso foi passado 2 horas) +- aparecerá o comprovativo para imprimir para pagar o ISV/DUC (no meu caso foram apenas +-34 euros), após estar pago a alfandega irá fazer o DAV onde irá ser dada a matricula portuguesa (tempo de espera 2 dias).
Após a DAV ser emitida, pode efetuar o seguro para o motociclo e após o pagamento no IMT pode efetuar logo a Matricula.

3º IMT
•   Assim que o DAV estiver disponível tem de se deslocar novamente ao IMT e entregar o DAV, o livrete original e o ITV original.
•   Aqui pagará 46 euros ao IMT.
•   A DAV tem uma válida de 60 dias, não só pode circular com o motociclo em Portugal Continental.

4º IMT
•   depois de estar tudo entregue irá ser marcado uma inspeção com um engenheiro para ver a mota e verificarem nmr de quadro, motor e mais algumas coisas, se tudo estiver bem o eng. irá carimbar e assinar o modelo 9 IMT;

5º IRN (deverá deixar passar uma semana desde que foi ao IMT pois a documentação demora a chegar ao IRN, mas neste momento a mota já se encontra legal para condução (durante 60 dias) o DAV é o suficiente para documentação da mota, e seguro como é obvio.
•   Fazer pedido do DUA deverá levar o CC e o DAV (preço 55 euros).

Após o DUA chegar a casa toda a burocracia terá acabado finalmente.

Depois quando tiver o processo concluido, edito esta informção toda e coloco como foi e como correu!

abraço a todos.
« Última modificação: Julho 10, 2025, 05:09:38, 05:09 por Balabart1987 »