Pelo que vi, muito por alto, nas motas, (quase) que não compensa... Nos carros, sim.
ATENÇÃO: ESTE É O PROCEDIMENTO PARA LEGALIZAÇÃO DE UMA MOTA COM MATRICULA ESPANHOLA, PARA OUTROS PAÍSES PODERÁ SER DIFERENTE!!A cerca de custos de papelada fica já uma ideia, os custos serão:• COC (o preço depende de stand para stand, pela experiência encontrei stands a pedir 30/60/80/180 e até mesmo 270 euros e com muita sorte conseguem encontrar stands que o fazem de graça, eu tive essa sorte);• ISV/DUC da alfandega (o ISV/DUC depende da cilindrada e ano da mota) https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/simuladorISV.jsp- Link para Simulador de ISV• 46 euros do IMT ;• 55 do IRN;Documentos necessários para a realização da legalização e seus passos resumidos:1º IMT• Modelo 9 IMT (preenchido);• Fotocopia do CC;• COC;• Declaração de venda (assinado por ambas as partes se for comprado a particular);• Livrete da mota;Até aqui tudo certo, com uma pequena alteração, caso não tenham o COC, mas já tenham o campo "CERTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE OFICIAL DA MARCA" no Modelo 9 do IMT devidamente preenchido pelo o Representante Oficial da Marca em Portugal, já não necessitam de efetuar o Passo acima indicado, podem logo tratar do DAV! (Pelo menos é o que esta acontecer comigo neste momento)2º Alfandega (DAV preenchido online - SÓ E APENAS - Quando foi a Alfandega e meu informaram isso, estava capaz de ....... !!! Enfim Portugal no seu Melhor)• Fotocopia do CC;• Modelo 9 IMT;• COC ou na Ausência desse o Modelo 9 IMT - devidamente preenchido o Campo do Representante Oficial da Marca;• Livrete da mota;• ITV (inspeção espanhola); • Minuta de transporte do motociclo (caso seja transportado num veiculo);• Declaração de venda;ATENÇÃO: TEM APENAS 30 DIAS PARA FAZER O DAV A PARTIR DO MOMENTO QUE A MOTA ENTRA EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS.Após o DAV entrar no sistema passado um dia (no meu caso foi passado 2 horas) +- aparecerá o comprovativo para imprimir para pagar o ISV/DUC (no meu caso foram apenas +-34 euros), após estar pago a alfandega irá fazer o DAV onde irá ser dada a matricula portuguesa (tempo de espera 2 dias). Após a DAV ser emitida, pode efetuar o seguro para o motociclo e após o pagamento no IMT pode efetuar logo a Matricula.3º IMT • Assim que o DAV estiver disponível tem de se deslocar novamente ao IMT e entregar o DAV, o livrete original e o ITV original.• Aqui pagará 46 euros ao IMT.• A DAV tem uma válida de 60 dias, não só pode circular com o motociclo em Portugal Continental.4º IMT• depois de estar tudo entregue irá ser marcado uma inspeção com um engenheiro para ver a mota e verificarem nmr de quadro, motor e mais algumas coisas, se tudo estiver bem o eng. irá carimbar e assinar o modelo 9 IMT;5º IRN (deverá deixar passar uma semana desde que foi ao IMT pois a documentação demora a chegar ao IRN, mas neste momento a mota já se encontra legal para condução (durante 60 dias) o DAV é o suficiente para documentação da mota, e seguro como é obvio.• Fazer pedido do DUA deverá levar o CC e o DAV (preço 55 euros).Após o DUA chegar a casa toda a burocracia terá acabado finalmente.