Autor Tópico: Duvidas sobre Adaptações  (Lida 1940 vezes)

Abril 02, 2025, 20:11:03, 20:11
Lida 1940 vezes

RaitoPT

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Boa Noite,

Estou a postar este tópico pois não mencionei na minha apresentação, porque queria que fosse um tópico á parte e que todos me possam ajudar de uma forma ou outra.

É o seguinte: Sou uma pessoa que nasceu com paralisia cerebral e que me afetou maioritariamente as pernas, consigo andar, mas apenas por curtas distancias e o meu equilibrio, apesar de algum, não é o mais estável... e não consigo passar a perna por cima do assento de um Motociclo, mas resumindo a minha deficiência em uma palavra: Sou Coxo.
Tenho carta de condução e carro e desloco-me sem problemas, mas como referi na minha apresentação, sempre tive a vontade de ter a experiencia de andar de moto e sempre tive aquele bichinho de ter uma mota e fazer umas viagens, mas é aqui que a minha deficiência me limita...
O meu equilibrio não é muito bom e dai o não puder equilibrar uma mota... e não consigo passar a perna por cima do assento de um Motociclo, dai eu querer uma Scooter com o assento aberto, mas recentemente tem aparecido umas Scooters 125cc "Trikes" a gasolina, tanto no Brasil, como Filipinas, China e Estados Unidos, estilo esta:



Mas apesar de encontrar videos e sites fora da Europa que têm estas Scooters adaptadas ou que se pode comprar um Kit de Adaptação, para que se possa alterar a Scotter para que não seja necessário equilibrar a mota, pois esse é o meu objetivo, gostaria de questionar esta comunidade, se existe forma de adaptar uma Scooter ou alguém que possa fazer essa mesma adaptação, para que eu pelo menos possa ter a experiencia de conduzir um motociclo e também desta forma, ter outro veiculo para além do carro para fazer o meu dia-a-dia de uma forma mais econômica, de certa forma.   
O meu objetivo é um Motociclo a Gasolina e não Elétrico, pois conheço pessoas que tiveram elétrico e depois de uns tempos tiveram que vender ou verem-se livres do veiculo pois a troca de bateria era superior ao valor do veiculo em causa.

Acredito que exista empresas ou alguém que possa fazer este tipo de adaptações, pois existem fora de Portugal.

Espero que me possam ajudar de alguma forma.



« Última modificação: Abril 02, 2025, 20:18:26, 20:18 por RaitoPT »

Abril 03, 2025, 09:29:11, 09:29
Responder #1

TuCa

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uma yamaha Tricity 125 com standing assist, não é suficiente?
alguma situação pontual, consegues manter o equilíbrio?

ou terá mesmo que ser uma trike?

Abril 03, 2025, 13:02:56, 13:02
Responder #2

RaitoPT

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@TuCa

Poderia, mas nunca tentei segurar ou melhor, equilibrar uma Scooter. E posso também dizer que a perna que confio mais, é a perna direita.
Já fui a stands com essa mota que referiste, e eles não recomendam a mota, pois ela tem que ser tratada como as outras motas e o Stand assist apenas funciona com ela parada, segundo me foi informado pelos funcionarios.

Também esqueci de mencionar que também já falei com uma loja que vende umas novas scooters de 4 rodas chamadas "Qooder" que basicamente elas têm um sistema de quase equilibrio automático, mas tem que se equilibrar a mota nas curvas na mesma, e aqui tens uma imagem delas:

 

E foi-me confirmado pelo dono do Stand, que sim, elas ajudam a equilibrar, mas é sempre bom ter a precaução de pousar o pé para caso aconteça algo e que também têm um travão para que ela se equilibre automaticamente, quando esta parada, o que sim, a mota que indicaste, também o tem.

Apesar de puder pousar o pé, e ter mais confiança na minha perna direita, não confio muito nas minhas pernas para segurar peso, daí achar ser o mais correto, uma mota com essa alteração que indiquei.

Também descobri á uma coisa de duas semanas esta scooter:



Parece que se equilibra sozinha, apesar de parecer que se tem que tombar nas curvas na mesma, mas terei que fazer uma visita e tentar testar, apesar de não gostar da cesta na frente e a mala... mas não se pode ter tudo, não é?

Agradeço a atenção e espero que continuem com as dicas e talvez possamos encontrar uma solução juntos  :smiley:

Abril 03, 2025, 21:06:23, 21:06
Responder #3

rsilvestre

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Boa noite.

Até que ponto é viável importar umas das scooters que refere no primeiro post? Nenhuma das marcas tem representação em Portugal?

Por exemplo, a da imagem do primeiro post é uma Honda. Até que ponto é que falando com a Honda Portugal em conseguir adaptar ou importar não conseguiria encontrar uma solução? O mesmo se aplica para as restantes marcas com representação em Portugal.

Curioso que antigamente alguém se dignava em pensar nos menos capazes e hoje não se vê o mesmo.


Abril 03, 2025, 21:42:17, 21:42
Responder #4

RaitoPT

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Boa Noite,

Sobre a mota do primeiro post é uma Honda Elite 125cc em que foi adaptada com um Kit para pessoas com mobilidade reduzida e o país em questão é o Brasil.
Infelizmente, não se encontra motos já adaptadas ou entidades que tenham esse tipo de Kits...
Pelo que parece, tem muita falta de representação por cá, mas os meus pais confirmam que essa moto que indicou, foi muito usada antigamente, mas esse tipo foi descontinuado...

Maio 05, 2025, 11:31:49, 11:31
Responder #5

JViegas

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Um artigo para poder ajudar.
https://www.1000ps.com/pt-br/artigo/3011407/novas-scooters-de-tr-s-rodas-2024-todos-os-modelos-num-apice

De facto estás limitado quanto ao modelo "de fábrica" destinado à tua incapacidade física.

Os fabricantes mais "conhecidos" não têm modelos para esta questão.
No entanto e face à tua incapacidade em conseguir o controlo ideal em duas rodas, terá sempre que ser algo que se imobilize em 3 rodas quando a velocidade diminuía, por exemplo num stop ou semáforo. Pois a conduzir (em andamento) não creio que essa condicionante afete a direção do veículo.

Outra questão mais importante que me parece que não abordaste: tirar a carta de mota.

Não me parece que tenhas carta de mota e a ser verdade, penso que por si só deve ser "um entrave", pois terás que encontrar uma escola de condução que tenha uma máquina adaptada para ti para a realização de aulas e exame, e ainda se tua incapacidade motora não invalida legalmente isso.

Espero que consigas ultrapassar essa situação e que possas realizar o teu sonho em conduzir uma scooter/mota adaptada.

Maio 08, 2025, 20:13:03, 20:13
Responder #6

RaitoPT

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Um artigo para poder ajudar.
https://www.1000ps.com/pt-br/artigo/3011407/novas-scooters-de-tr-s-rodas-2024-todos-os-modelos-num-apice

De facto estás limitado quanto ao modelo "de fábrica" destinado à tua incapacidade física.

Os fabricantes mais "conhecidos" não têm modelos para esta questão.
No entanto e face à tua incapacidade em conseguir o controlo ideal em duas rodas, terá sempre que ser algo que se imobilize em 3 rodas quando a velocidade diminuía, por exemplo num stop ou semáforo. Pois a conduzir (em andamento) não creio que essa condicionante afete a direção do veículo.

Outra questão mais importante que me parece que não abordaste: tirar a carta de mota.

Não me parece que tenhas carta de mota e a ser verdade, penso que por si só deve ser "um entrave", pois terás que encontrar uma escola de condução que tenha uma máquina adaptada para ti para a realização de aulas e exame, e ainda se tua incapacidade motora não invalida legalmente isso.

Espero que consigas ultrapassar essa situação e que possas realizar o teu sonho em conduzir uma scooter/mota adaptada.

Boas @JViegas,

Obrigada pela informação. Realmente o meu maior receio é equilibrar a mota, principalmente em velocidades baixas, mas também em andamento, pois a minha coluna não é totalmente direita e tendo um desvio para a direita, receio que no momento que comece a dirigir a mota, esta, se incline automaticamente para a direita.
Mas voltando aos modelos de motas que me indicaste, gostei da Yamaha Tricity 125 e 300 pois ambas não necessitam de carta de condução pois esse aspecto também sei que será outro entrave para a minha deficiencia, mas também pelo que investiguei, pelo menos a Yamaha Tricity 300 tem o Stand Assist que inclui o sistema Tilt-Lock (bloqueio de inclinação) que oferece uma maior comodidade quando pára nos semáforos ou cruzamentos, logo com isso, acho que já são pontos a favor no que toca a resolver "problemas" com a minha deficiencia, mas o modelo 125 parece não ter essa mesma tecnologia, o que me obriga a comprar o modelo 300 de proposito...

Sei também que existem modelos de mota que não é necessário equilibrar, mas esses modelos são eletricos e de certa forma limita-me em termos de distancias que posso percorrer e não é a mesma coisa que um modelo a gasolina. 

Resumindo, terei que me deslocar a um stand que tenha ambos os modelos e tentar fazer um Test-Drive e ver se realmente são as melhores opções, pois infelizmente, não parece existir kits de adaptação para estes lados...

Mais uma vez agradeço a informação e espero que todos juntos, poderemos chegar a uma solução.


Um Muito Obrigado para @JViegas e um Bem Haja a todos!!!  :scooter: :scooter:




Maio 09, 2025, 15:25:07, 15:25
Responder #7

RaitoPT

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Boa Tarde a todos,

Apenas venho postar aqui uma das descobertas que fiz, após pesquisar mais um pouco sobre este assunto e talvez ajudar outras pessoas como eu, de certa forma.

Após receber a informação de @JViegas e descobrir sobre o sistema "Tilt-Lock" (bloqueio de inclinação) que oferece uma maior comodidade quando pára nos semáforos ou cruzamentos, acabei por encontrar esta Empresa:

Hyper Division Mobility

Italianos criam scooter de 3 rodas para deficientes em cadeiras de rodas


Cadeira de rodas fica fixada na plataforma

Triciclo tem plataforma para acomodar cadeira de rodas. Veículo utiliza como base o Honda SH 125.

A oficina italiana Hyper Division acaba de criar um produto destinado a deficientes físicos que perderam a mobilidade dos membros inferiores ou foram amputados. Utilizando como base o scooter Honda SH 125i, a empresa desenvolveu o HDX3-125i destinado a cadeirantes. Para obter este resultado, os italianos transformaram o scooter em triciclo e desenvolveram uma plataforma na qual a cadeira de rodas pode ser acomodada e travada, possibilitando ao deficiente conduzir o veículo apenas com as mãos.

Para subir na rampa, o usuário faz uso de um controle remoto e sistema elétrico, garantindo total independência ao cadeirante. Equipado com transmissão automática, o acelerador do HDX3 fica no punho direito, enquanto o freio dianteiro está no manete direito e o traseiro no esquerdo, exatamente como em um scooter tradicional. Sua velocidade máxima é de 80 km/h e o peso a seco de 136 kg, segundo a fabricante.

O HDX3 possui motor de 1 cilindro, 4 tempos, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, que possibilita alcançar potência máxima de 10,1 cv a 9.000 rpm e 1,17 mkgf a 7.000 rpm. Para garantir a mobilidade, a empresa instalou marcha ré elétrica na HDX3. Ainda existe a opção de equipar o modelo com motor menor de 50 cm³. O preço dos produtos não foi divulgado pela empresa.


Scooter tem plataforma para a cadeira de rodas


Scooter tem plataforma para a cadeira de rodas

https://www.youtube.com/watch?v=NxbADXS_c7M

Fonte: G1 (15/12/11)

Com isto, já enviei email para saber se fabricam a Scooter com apenas as duas rodas na traseira, pois no meu caso, não necessito de usar cadeira de rodas, apesar de ter usado na minha infancia, mas após várias operações, já não necessito de usar.
Deem uma espreitadela ao website, pois lá indica varios "modelos" ou formas de alterações que fazem.
Espero ter uma resposta em breve e assim, de certa forma, espero ter ajudado alguém que pretenda andar de Scooter mesmo que esteja de cadeira de rodas.




« Última modificação: Maio 09, 2025, 18:59:11, 18:59 por RaitoPT »