Autor Tópico: Honda Cb500 (hornet :( ) ou Yamaha MT-07  (Lida 3526 vezes)

Abril 16, 2025, 00:17:58, 00:17
Lida 3526 vezes

Dr_Lion

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 7
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Drz400
  • Localidade: Figueira da Foz
Boas malta,

Fazendo uma breve intro, 38 anos, 75kgs, 1,72cm. Uma Suzuki DRZ 400 para andar no mato, gosto de ar puro de vez em quando e de suar da espinha  :D
uma Zontes G1x 125cc com 2 anos comparada nova, chega para fazer 60 ou 70km na nacional, mas acima dos 80kmh acho que já vai em esforço, com velocidade máxima de 100kmh..
Yamaha XJ600 do sogro, é uma mota de 96, portanto, folgas, fechar o ar, pneus, ferrugens, relantim incerto por vezes, problemas aqui e ali, um depósito faz 200 ou 300kms... Dá para passear ao fim de semana, mas não ´transmite metade da segurança da zontes, indo nas duas a 80kmh ainda que a zontes seja apenas uma 125cc.

Tirei carta de mota á uns 5 anos precisamente para ganhar experiência e traquejo na estrada, antes disso andava com a DRZ na terra...

Estava a ponderar uma das duas motas do título, gosto de nakeds, embora por vezes uma trail/gt pudesse ser mais confrtável mas... Não aprecio tanto esse estilo.

O propósito da mota seria obviamente além de passeios aqui e além (sem pendura) ao fim de semana, podes ir trabalhar algumas vezes no verão/sem chuva. Visto que o trabalho são 150km para cada lado em AE (também pode ser nacional no regresso se estiver com o feeling e tempo).
Sou um gajo muito calmo a conduzir de mota e respeito bastante. Raramente passo dos 100/110.. Logicamente que ir para o trabalho em AE para fazer 150km, não faz sentido ir a pastelar tanto, mas mais que 130kmh de ponteiro não tenciono superar.

No meu entender a escolha lógica seria a Honda, 1200e mais barata, cilindrada barata, praí 20eur e IUC contra os 50e da Yamaha, e uma dúvida que me fica muito a moer a cabeça são os consumos. Numa mt-07 ou numa cb500 em AE a 130kmh, será que são assim tão diferentes?

A honda é conhecida pelos bons consumos a rondar os 3L, mas em AE a esse velocidade não sei. Também não faço ideia a que rotação vai a CB500 a essa velocidade. Já uma mt-07 tendo em conta os 700cc imagino que vá a uma rotação mais baixa e talvez por isso em termos de médias nestas condições se aproximem, a yamaha com médias para baixo e a Honda para cima.

Gostava de saber a vossa opinião.
Pessoalmente a diferença de valor de compra ou IUC e afins não me incomoda, mas gostava de tentar fazer uma compra lógica em vez de comprar com o coração.. E bem sei que nestas coisas ou se compra o que se gosta ou pode vir a aparecer uma pontinha de arrependimento, mas não me preocupo com isso..

Irrita-me mais o facto de adorar a imagem da CB500F de 2005, e não sentir nenhuma atração pela Cb500Hornet, aquele farol de abelha para mim é um turnof  :o

OUtra coisa que não entendo é ou eu ando vesgo, ou não vejo uma única review em PT a uma cb500Hornet. Que se passa? São assim tão más que nem sequer vale a pena fazer review?

Desde já agradeço a todos pela ajuda, e peço desculpa pelo enorme post.
Abraço e boas voltas

Abril 16, 2025, 09:40:48, 09:40
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4976
No meu entender a escolha lógica seria a Honda, 1200e mais barata, cilindrada barata, praí 20eur e IUC contra os 50e da Yamaha, e uma dúvida que me fica muito a moer a cabeça são os consumos. Numa mt-07 ou numa cb500 em AE a 130kmh, será que são assim tão diferentes?

Se tens essas dúvidas sobre a MT e a Hornet... então a CB500F é a escolha adequada para ti.

Abril 16, 2025, 15:33:02, 15:33
Responder #2

turbomonster

• *

• 32
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Para fazer 150km em AE, nem a CB500 Hornet nem a MT-07 são adequadas.
Para esse tipo de viagem escolhe uma mota com proteção aerodinâmica, talvez uma CB500X

Abril 16, 2025, 19:30:40, 19:30
Responder #3

JustGil

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 499

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Saudações meu caro!
Como alguns já responderam por aqui, tanto a CB500 como a MT 07 são motas naked, logo, para andar em autoestrada não são as mais confortáveis.
A pressão do vento que irás sentir na zona do peito, principalmente, em dias de maior ventania e se caso passes por uma ponte até te poderás sentir um pouco inseguro.

Eu já andei numa CB500X e já andei na nova versão, a NX500 e gostei imenso.
Não é uma mota que dê para andar a 200km/h, ela limita a 188km/h, mas já podes andar tranquilamente a 120 - 140km/h e os consumos vão andar ali na casa dos 3.6 - 4.1 l/100km.
A meu ver, é das melhores motas com um ótimo custo-benefício.

Abril 16, 2025, 20:29:21, 20:29
Responder #4

Gentleman rider

• **

• 426
  • Localidade: Lisboa
Como assim motos naked não são as mais confortáveis para andar em AE?

Não são confortáveis para fazer corridas em AE, isso não são. Mas para fazer corridas em AE as motos ADV também não são. Para fazer corridas em AE nada bate uma superdesportiva.

Até ao limite legal de velocidade de 120 km/h as motos naked são bastante confortáveis. A maioria das nakeds até é bastante confortável até aos 150 km/h.

Certamente mais confortáveis do que as motos ADV cujos vidros invariavelmente produzem muita turbulência e ruído.

Onde as nakeds perdem para as ADV é que facilmente o capacete e o blusão ficam cobertos de mosquitos. Ou molhados se começar a chover.

Nas baixas cilindradas não tenho noção mas garantidamente preferia fazer uma viagem numa KTM SuperDuke 1390 do que numa SuperAdventure 1290. E estou só a falar do conforto. Porque se entrar com capacidades dinâmicas então nem há discussão.

A mesma coisa se comparar uma R1250GS e uma R1250R.

Entre uma CB500 e uma MT07 não há comparação possível. Quem tem dinheiro para a Yamaha nem olha para a Honda.

Mesmo que fossem "iguais" em tudo o resto só o facto de a Yamaha ter cambota 270º em vez dos 180º da Honda faz com que não possam ser comparadas. A vida é demasiado curta para conduzir motos twin com cambota 180º. Na verdade a vida é demasiado curta para conduzir qualquer moto parallel twin.
« Última modificação: Abril 16, 2025, 20:38:57, 20:38 por Gentleman rider »

Abril 17, 2025, 22:01:28, 22:01
Responder #5

Dr_Lion

• *

• 7
Obrigado pelas respostas  :)
Vou aguardar mais alguns comentários, e quero ver se vou fazer uns test drives.

Eu sei que as naked não são propriamente o protótipo de conforto comparando com outros tipos, mas para andar 1h ou 1h30 não me chateia. CLaro que se fosse para fazer 500 ou 600kms aí obviamente a estória era diferente.

Como disse, não sou maluco por velocidade, e por isso é-me indiferente se a mota dá 180 ou 200, não tenciono passar dos 140, e isso até uma 300 dá, a questão é precisamente não ir em AE uma hora e tal no redline, porque o consumo ia disparar, daí a dúvida entre as duas, se a 07 por ter mais cilindrada compensaria no consumo visto ter mais potência para rolar a velocidades de AE.

Não tenho ideia nenhuma de quais as rpm a 130, por exemplo numa mt-07 em 6a mudança e numa Cb500hornet. Eu sei olhar para as especificações e ver que a cb faz 3.5 e a mt 4.1, o problema é que isso são médias mistas..
Agora se me disserem que a 130 as RPM da CB são muito semelhantes ás da MT não penso duas vezes.
Menor consumo, mota mais barata, imposto menor, será a escolha lógica.

Como já disse tenho uma 125 e gosto bastante, mas nem 110 dá, daí querer subir de cilindrada.
Também não é por ter uma mota que dá 200 que vou andar a 200, até podia comprar uma 1000 mas seria só desajustado. A ideia é mesmo arranjar um compromisso que sirva o propósito, se houvesse era uma MT-05  :feliz:

Tinha ideia que a honda também tem cambota a 270º, estou errado?

Abril 18, 2025, 11:53:26, 11:53
Responder #6

JustGil

• **

• 499

Masculino
Como assim motos naked não são as mais confortáveis para andar em AE?

Não são confortáveis para fazer corridas em AE, isso não são. Mas para fazer corridas em AE as motos ADV também não são. Para fazer corridas em AE nada bate uma superdesportiva.

Até ao limite legal de velocidade de 120 km/h as motos naked são bastante confortáveis. A maioria das nakeds até é bastante confortável até aos 150 km/h.

Certamente mais confortáveis do que as motos ADV cujos vidros invariavelmente produzem muita turbulência e ruído.

Onde as nakeds perdem para as ADV é que facilmente o capacete e o blusão ficam cobertos de mosquitos. Ou molhados se começar a chover.

Nas baixas cilindradas não tenho noção mas garantidamente preferia fazer uma viagem numa KTM SuperDuke 1390 do que numa SuperAdventure 1290. E estou só a falar do conforto. Porque se entrar com capacidades dinâmicas então nem há discussão.

A mesma coisa se comparar uma R1250GS e uma R1250R.

Entre uma CB500 e uma MT07 não há comparação possível. Quem tem dinheiro para a Yamaha nem olha para a Honda.

Mesmo que fossem "iguais" em tudo o resto só o facto de a Yamaha ter cambota 270º em vez dos 180º da Honda faz com que não possam ser comparadas. A vida é demasiado curta para conduzir motos twin com cambota 180º. Na verdade a vida é demasiado curta para conduzir qualquer moto parallel twin.

Ando todo o ano de mota, numa Honda CB300R, e posso dizer que há dias, principalmente de inverno em que tenho que andar meio abaixado na mota devido à pressão do vento que sinto na zona do peito. Em vez de andar mais direito, tenho que adotar uma posição de condução quase idêntico como se fosse numa R.
A sensação é como algo ou alguém estivesse a empurrar-te na zona da barriga/peito para trás, não é mesmo confortável.

Aliás, se as nakeds fossem confortáveis em autoestrada, não havia pessoal a meter aqueles vidros defletores, que ajudam um pouco, mas a meu ver estraga completamente a estética da mota, principalmente se esta for de farol redondo.

E outra, o conforto em autoestrada de uma adv ou spor-touring depende também do design e tamanho do vidro defletor.
Quando andei na nova NX500 da Honda, o vidro ficava-me a tapar completamente o meu peito, o que em autoestrada achei muito confortável e não senti turbulência nenhuma no capacete.
Mas há umas semanas atrás, andei numa Aprilia Pegaso 650 de um amigo, em autoestrada sentia mais turbulência no capacete que na minha naked. Para mim, o ideal é um vidro defletor que proteja a zona do peito, ou então que seja maior do que eu, se ficar ali no meio termo, esquece, aí sim é mais desconfortável que numa naked.

Abril 18, 2025, 12:11:07, 12:11
Responder #7

JustGil

• **

• 499

Masculino

Eu sei que as naked não são propriamente o protótipo de conforto comparando com outros tipos, mas para andar 1h ou 1h30 não me chateia. CLaro que se fosse para fazer 500 ou 600kms aí obviamente a estória era diferente.

Como disse, não sou maluco por velocidade, e por isso é-me indiferente se a mota dá 180 ou 200, não tenciono passar dos 140, e isso até uma 300 dá, a questão é precisamente não ir em AE uma hora e tal no redline, porque o consumo ia disparar, daí a dúvida entre as duas, se a 07 por ter mais cilindrada compensaria no consumo visto ter mais potência para rolar a velocidades de AE.

Não tenho ideia nenhuma de quais as rpm a 130, por exemplo numa mt-07 em 6a mudança e numa Cb500hornet. Eu sei olhar para as especificações e ver que a cb faz 3.5 e a mt 4.1, o problema é que isso são médias mistas..
Agora se me disserem que a 130 as RPM da CB são muito semelhantes ás da MT não penso duas vezes.
Menor consumo, mota mais barata, imposto menor, será a escolha lógica.

Como já disse tenho uma 125 e gosto bastante, mas nem 110 dá, daí querer subir de cilindrada.
Também não é por ter uma mota que dá 200 que vou andar a 200, até podia comprar uma 1000 mas seria só desajustado. A ideia é mesmo arranjar um compromisso que sirva o propósito, se houvesse era uma MT-05  :feliz:

Tinha ideia que a honda também tem cambota a 270º, estou errado?

A Honda que tem cambota a 270º é a nova Hornet, a CB750.

A Honda CB500F tem a 180º. E respondendo à tua questão, visto que testei relativamente a pouco tempo uma Honda NX500 que usa o mesmo motor, ela a 130km/h e com a 6ªengatada vai +/- a 6 000 / 6 500rpm e a redline da mesma é nos 8500 rpm. Mas é um motor bastante equilibrado e económico tendo em conta a sua performance, e é um motor que já chega aos 188 - 190km/h.
Ao andar no para arranca e de punho enrolado o consumo mais alto que vi foi de 4.3 l/100km. Já numa condução mista de autoestrada e cidade, fica muito próximo dos consumos da minha CB300R, ali na casa dos 3.5 - 3,7l/100km.

Já a MT 07 deve ir a menos rpm, tipo às 5 000rpm, mas acredito que faça um consumo maior, pois é um motor com mais binário e potência, a essas velocidades já deve ir na casa dos 4,5l - 5/100km.

E outro aspeto, não te esqueças dos consumíveis e outros gastos, uma MT 07 na teoria gasta mais pneu que uma CB500F devido ao seu binário mais elevado que na CB500, fora que a CB500 tem pneus mais finos (120 à frente e 160 atrás, contra os 120 à frente e 180 atrás da MT 07), ou seja, um par de pneus na CB500 acabam por ser mais baratos.

Eu como uso a mota para tudo praticamente e não gosto de trocar de mota anualmente, tento ser mais racional, e se estivesse no teu cenário iria de CB500F.
Mas todos nós temos necessidades e perceções diferentes, então, acho que cabe a ti decidir qual máquina escolher.

Aqui por casa sempre houveram mais máquinas da Honda do que outra marca, porque aqui próximo tenho um representante a 10min a pé de casa, o que facilita imenso quando preciso de algo.
« Última modificação: Abril 18, 2025, 12:15:48, 12:15 por JustGil »

Abril 18, 2025, 14:33:43, 14:33
Responder #8

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1138

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Porque não olhas ou melhor testas a Honda  CL500, parece um bom fit para o que dizes ser o teu perfil.

Tens mota mais barata, e performances quanto baste e ainda podes fazer uma perninha ou incursão light no off-road. Conheço que comprou scramblers para isso mesmo. Eu não testei por isso não posso dar opiniões minhas directas.

Testar antes de comprares!

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 18, 2025, 23:47:03, 23:47
Responder #9

turbomonster

• *

• 32

Como disse, não sou maluco por velocidade, e por isso é-me indiferente se a mota dá 180 ou 200, não tenciono passar dos 140

Mesmo assim 150Km a 140Km/h numa naked todos os dias, não é de todo agradável.

Abril 19, 2025, 00:00:46, 00:00
Responder #10

Gentleman rider

• **

• 426
Mesmo assim 150Km a 140Km/h numa naked todos os dias, não é de todo agradável.

150km por dia em AE não é agradável em nenhuma moto e a nenhuma velocidade.

Abril 19, 2025, 12:59:35, 12:59
Responder #11

MotardFeio

• 907
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
(...)mas garantidamente preferia fazer uma viagem numa KTM SuperDuke 1390 do que numa SuperAdventure 1290. E estou só a falar do conforto. Porque se entrar com capacidades dinâmicas então nem há discussão. (...)

Nunca fizeste 800 km's num dia de seguida, concerteza...

Há opiniões para tudo, mas estar a desinformar alguém que vem pedir ajuda com dúvidas legítimas...

Para responder ao Post original, com mais uma opinião, entre a MT e a CB, na MT é mais divertido, na CB é mais sossegado, o resto são € e gostos pessoais.

Vai conduzir as duas antes de decidir, vais ver que ajuda.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 19, 2025, 14:33:25, 14:33
Responder #12

Reiner

• **

• 261
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Você fez um bom resumo....
MT07 faz em torno de 23 km/l em velocidade de até 130 km/h. Não é uma AE e sim estradas pista simples e com bastante relevos em minha região. É uma moto nervosa, explosiva e pra quem gosta é perfeita. E para pessoas tranquilas a Honda 500X é mais adequada...tocada rápida, tranquila e com baixo consumo.
Com relação à rodar 150km/dia em auto estrada é bom demais. Gostava de fazer.
Fiz uma viagem de cerca de 10kkm em 20 dias com a esposa na garupa, com parada de 1 dia para descanso. Passos/MG a Puerto Montt / Chile.
Ou seja mais de 500km/dia e ainda estou vivo....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Abril 19, 2025, 14:58:54, 14:58
Responder #13

Cross

• Global Moderator

• 1138

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Não vi o comentário dos 150km por dia... percebi que apenas não passar dos 150kmh. Neste caso mais cc que puderes...

Sempre podes fazer o teste com a "melhor mota do mundo" . Honda NC 750 x. Quem gosta não troca por nada!

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 19, 2025, 18:01:31, 18:01
Responder #14

Gentleman rider

• **

• 426
Nunca fizeste 800 km's num dia de seguida, concerteza...

Eu sei que para vocês que começaram a andar de moto há poucos anos se uma moto não for enorme, tiver punhos aquecidos, cruise control, navegação, malas metálicas etc não serve para viajar.

Mas eu ainda sou do tempo em que se fazia mais de 1.000km/dia em desportivas, com uns alforges agarrados ao banco de trás.

Abril 24, 2025, 17:28:48, 17:28
Responder #15

Dr_Lion

• *

• 7
Obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

Sim vou marcar os test drives nas respectivas. Pelo que andei a pesquisar em videos do youtube, é sempre a dificuldade que é ver imagens, velocidades/rotações.
A minha conclusão foi:
   honda cb500f  5800rpm  6a  120kmh
   6a mudança 4900rpm   120kmh

Ou seja, diria que a 130kmh, a mt-07 deve ir ás 5500rpm pelos meus calculos, e a cb500 ás 6500rpm.
Pelo que me parece a partir dos comentários e regra geral pelas médias da mt-07 ás 5500rpm não deve fazer consumos abaixo dos 4.5l, sendo que a cb500 provavelmente na casa das 6500 rpm deve andar perto a nível de consumos, 4-4.5l, no entanto como já disseram nos consumíveis  vai sempre ficar mais barata, pneus, iuc, e nos consumos fora de AE da cb500 também acredito baixar dos 4, contra os 4.5l da mt, além do preço, que me deixou de boca aberta, a mt-07 2025 está com preço final de 8800eur já com todas as depesas.
A cb500 hornet ainda estou à procura do preço final, visto que nos sites oficiais falta sempre o valor da documentação e afins..

Quanto aos 150kms de viagens, entendo prefeitamente as opiniões divergentes e é normal, cada um tem a sua. Entendo ambos os lados, e também consigo compreender que haja motas mais indicadas para o efeito, mas o estilo de mota que gosto é mesmo naked, e é para uma dessas que quero ir. Como disse anteiromente, já tenho mota para fora de estrada não faz sentido comprar uma "mista", já tenho uma 125cc para ir ao pão, e já fiz os 150kms de AE algumas vezes numa XJ600 de 1900 e troca o passo, portanto uma mota 30 anos mais nova nunca se irá traduzir numa experiência pior a nível de conforto/segurança.

A minha dúvida seria mesmo se 230cc de cilindrada extra compensariam de alguma forma o consumo ou o esforço do motor em AE, mas parece que não faz diferença.

Portanto o meu grande dilema neste momento parece-me ser entre uma cb500 hornet (feia na minha opinião) ou uma cb500f > 2022 usada (bonita na minha opinião).

Mas aos preços que andam no mercado de usados  :???: Não ir buscar uma mota 0kms por 1500e de diferença parece-me burrice. Ainda se fosse uma diferença de 2k ou 2.5k já consegui aceitar melhor..

Abril 24, 2025, 19:13:46, 19:13
Responder #16

Gentleman rider

• **

• 426
Se pensasse em comprar uma moto para andar em auto-estrada teria duas prioridades:

1. Verificar se não estava com febre

2. Uma moto com cruise control. Faz toda a diferença

Abril 25, 2025, 13:12:01, 13:12
Responder #17

Dr_Lion

• *

• 7
Efetivamente o cruise control é algo que até já tinha pensado, mas não sei se haverá motas com cilindradas baixas com cruise control. Mas estar a comprar uma mota que não se gosta só por causa do cc.. Creio que nenhuma das duas que referi trás.

Outras coisas que me fazem espécie é não haver uma única review em PT da cb500 hornet.

E as cb 500 f usadas á venda parece que andam todas carregadas de ouro. é normal em motas com 2-3 anos, quando já saíu um modelo novo, a malta pedir menos 1000e que uma mota 0km? É que poupar 1000e numa mota de 7 ou 8mil, modelo anterior e sem garantia parece-me um bocado ridículo essa escolha. EStou assim tão errado?

Abril 25, 2025, 17:22:17, 17:22
Responder #18

Gentleman rider

• **

• 426
Ontem fiquei a saber, bem por acaso, que a 2025 Triumph Trident 660 e Tiger Sport 660 têm cruise control de origem. Creio serem as primeiras motos nos respectivos segmentos a disponibilizar.

E as cb 500 f usadas á venda parece que andam todas carregadas de ouro. é normal em motas com 2-3 anos, quando já saíu um modelo novo, a malta pedir menos 1000e que uma mota 0km? É que poupar 1000e numa mota de 7 ou 8mil, modelo anterior e sem garantia parece-me um bocado ridículo essa escolha. EStou assim tão errado?

Também nunca compreendi o mercado de usados português e também me pergunto se há efectivamente pessoas que compram essas motos a esse preço.

Uma coisa é certa, em Portugal vale a pena comprar motos japonesas (e umas poucas europeias) populares novas.

Motos europeias (e umas poucas japonesas) pouco populares vale a pena comprar usadas.

O mercado é muito polarizado.

Eu basicamente só compro motos europeias usadas pouco populares
« Última modificação: Abril 25, 2025, 18:09:46, 18:09 por Gentleman rider »

Abril 26, 2025, 20:00:57, 20:00
Responder #19

turbomonster

• *

• 32
Outras coisas que me fazem espécie é não haver uma única review em PT da cb500 hornet.

Portugal é um mercado pequeno, não tem uma quantidade grande de reviews de motas.
Mas acima de tudo a CB500 Hornet é a ultima atualização da CB500F, por isso não há muito interesse em repetir reviews.
A tua seleção é que é algo limitada. Duas motas que não competem entre si. Porque se colocas a Mt-07, também tens a Z650, SV650, GSX-8S e, CB750 Hornet.

Abril 27, 2025, 20:53:26, 20:53
Responder #20

Dr_Lion

• *

• 7
Dei uma olhadela nas triumph que mencionas gentleman, depósitos pequenos, preço acima do que eu desejava, e não sendo feias, não me puxam..

Dei uma olhadela nas que mencionaste Turbo, umas preço acima do pretendido, outras cilindrada acima do prentendido, o que eu queria mesmo era abaixo de 500cc, mas se o preço e consumos justificar até consigo ponderar 600, a sv650 já tinha olhado para ela, não desgosto mas não é muito o estilo, e apesar de ter um consumo mais baixo que as outras 600 tem um tanque pequeno, o preço até está interessante, mas outra coisa que me irrita é sites oficiais sem especificações de cv e binário, quando procuro algo gosto de ver informações úteis ao invés de fotografias que podiam servir para pendurar na parede  :confused:.

Resumindo, a ideia era mesmo 450-500cc,  pelo que além da honda não sei que outras marcas se encaixam nisso, queria evitar chinesisses e marcas exóticas, daí a escolha honda/yamaha.

Abril 29, 2025, 00:15:20, 00:15
Responder #21

turbomonster

• *

• 32
Na gama das 500, tens a Z500 ou a Ninja 500 da Kawasaki.

Tens ai os gráficos de potência e binário

« Última modificação: Abril 29, 2025, 00:28:11, 00:28 por turbomonster »

Abril 30, 2025, 03:56:52, 03:56
Responder #22

dfelix

• 4976
Ou seja, diria que a 130kmh, a mt-07 deve ir ás 5500rpm pelos meus calculos, e a cb500 ás 6500rpm.
Pelo que me parece a partir dos comentários e regra geral pelas médias da mt-07 ás 5500rpm não deve fazer consumos abaixo dos 4.5l, sendo que a cb500 provavelmente na casa das 6500 rpm deve andar perto a nível de consumos, 4-4.5l, no entanto como já disseram nos consumíveis  vai sempre ficar mais barata, pneus, iuc, e nos consumos fora de AE da cb500 também acredito baixar dos 4, contra os 4.5l da mt, além do preço, que me deixou de boca aberta, a mt-07 2025 está com preço final de 8800eur já com todas as depesas.
A cb500 hornet ainda estou à procura do preço final, visto que nos sites oficiais falta sempre o valor da documentação e afins..

Perante esta dissertação, tenho de concordar com o Cross.
A moto adequada para ti será mesmo a NC750X.

Nenhuma outra é tão adequada a quem vê o motociclismo como se fosse uma folha de excel.
Infelizmente a NC750S, que era a versão "naked" da mesma plataforma, já foi descontinuada.
Essa sim... assentaria que nem uma luva!

Não agradando... só mesmo a CB500 me parece adequada à monotonia que procuras.
Também tens a CL500 que é a Rebel 500 transformada numa scrambler... que é basicamente a mesma coisa. Também é feia... mas não tão feia para quem gosta de um design mais conservador.

E acho que deverias descartar desde já a MT-07.
Não só o IUC é mais elevado, como se trata de uma moto bastante divertida de se conduzir...
O que significa que se torna muito complicado conduzir enquanto pensas na rpm a que vais, qual a mudança engrenada, se vai a gastar 4,5 ou quantos litros ainda estão no depósito.

(...) e não sendo feias, não me puxam..

A dura realidade é que o 660 sempre puxa melhor que qualquer um dessas que estás a ponderar.  :D
Mas esta é uma conversa que ainda não estás preparado para ter.  8)

Mas sim... custa mais 1600 paus que a CB500.
Olhando para a qualidade de construção, detalhe e equipamento... a realidade é que até nem é assim tão cara.
Dificilmente encontrarás no mercado outra moto que possua de série "cornering ABS", quickshifter, cruise control, modos de condução, conectividade com o smartphone, supensões Showa com estas características e pinças Brembo nesta gama de preço.
Mas isto são certamente atributos pouco relevantes face à rpm que faz a 130.

Além de que... terias que ir parar a Pombal para fazer as revisões.
E estas sim, apesar dos intervalos de manutenção ser a cada 16 mil... eles esticam-se um bocadinho com os preços.

... o que eu queria mesmo era abaixo de 500cc,

Uma Zontes 125, por exemplo!  :)

...a sv650 já tinha olhado para ela, não desgosto mas não é muito o estilo, e apesar de ter um consumo mais baixo que as outras 600 tem um tanque pequeno, o preço até está interessante, mas outra coisa que me irrita é sites oficiais sem especificações , ...

Deixa lá tentar perceber...
Adoras a imagem da CB500F de 2005... a típica naked de farol redondo dos anos 90.
Achas a CB500F de 2022 bonita.
Mas a CB500 Hornet actual que segue o mesmo tipo de linhas já é feia.
E a SV650 com aquele quadro em treliça e um farol redondo dos anos 90 não é muito o teu estilo?  :D

De todas as opções que já aqui se falou, a SV é a que há mais tempo está no mercado sem alterações relevantes.
Nunca foi referência do segmento. Muito menos moto da "moda".
Mas poucos modelos a rivalizam no que diz respeito à assiduidade com que se manteve no mercado!
Como é possível ter sobrevivido todos estas anos com um depósito tão pequeno?  :) Por sinal, com uma capacidade não muito diferente da MT-07 e umas quantas outras...
Certamente que o peso que tem a inspiração no design intemporal das Monster e usar um V-twin (algo que os novos L-twin a 270º tentam imitar) na longevidade deste modelo... é apenas uma coincidência.

Pessoalmente, acho que a razão porque a Suzuki não coloca a potência no site oficial deve-se ao facto de ter perdido 2 ou 3 cv com a transição para Euro 5.

Mas também não me parece boa opção para ti.
Além de não ser o teu estilo e ter o depósito pequeno... é um v-twin a sério. Nem sequer é um l-twin a fingir que é v-twin.
Isto de meterem um cilindro na frente do outro é pouco racional.
« Última modificação: Abril 30, 2025, 04:05:54, 04:05 por dfelix »

Abril 30, 2025, 14:40:59, 14:40
Responder #23

MaisUm

• **

• 209

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Gostei do exercício do Dfelix para tentar encontra um modelo que satisfaça todas as demandas do futuro utilizador.
Uma coisa se depreende: Não deva haver NENHUMA moto que consiga satisfazer TODOS os requisitos do comprador. Daí, há que fazer escolhas, opções e tomar decisões.
Apesar de não partilhar a “lógica da folha excel”, consigo entender que é um exercício para quem quer comprar.
O meu exemplo, que não é modelo para ninguém…
Quando comprei a 1ª moto (há +/- 26 anos), ao pesquisar alguns quesitos, disseram-me: Se queres uma moto, económica, fiável, que vai onde vão as outras todas apesar de ter menos potência, e com provas de qualidade e longevidade dadas, vai para a XJ600”. E fui.
Quando comprei a 2ª moto, há 4 anos, usei critérios semelhantes, adequados aos tempos modernos. Económica, fiável, com provas dadas, vai onde vão as outras todas, bem equipada tecnologicamente, preço acessível…. Fui para a NC750X (DCT, pois achei que valia os euros a mais (e vale)).
E ao longo destes 4 anos não me arrependo dessa decisão.
Melhorava? Sim, para um modelo igual, mais actualizado, ou se fosse um bocado alarve na carteira, iria para a NT1100, que é a irmã mais musculada da mesma moto.
Vale o que vale, mas aqui fica o meu contributo, pois motas não se compram todos os dias (pelo menos para mim…).
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Abril 30, 2025, 18:06:14, 18:06
Responder #24

Gentleman rider

• **

• 426
Eu sou extremamente racional no que toca a motos:

Andar de moto é uma actividade perigosa. E dispendiosa

O prazer que retiro tem que compensar o risco que estou a correr. E o custo

Há motos que claramente não compensam.

Nenhuma Honda que tenha conduzido até hoje compensa. São chatas. Extremamente chatas.

Sim, mesmo a Fireblade.

Talvez por isso opte quase sempre por motos desportivas italianas ou inglesas.

Maio 01, 2025, 01:30:49, 01:30
Responder #25

Dr_Lion

• *

• 7
Desde já agradeço a todos pela ajuda. Como já disseram não há nenhuma mota que preencha os requisitos todos, isso é sempre uma utopia.

No entanto gostei de alguns exercícios, e compreendo-os todos, sejam as escolhas mais racionais, e a mota do meu sogro que costumo andar é precisamente um xj600  :D
Até ao se é para andar de mota tem que compensar a nivel de prazer e emoção portanto nada de motas assim, mas para isso já tenho a mota para o mato  :tornarseanjinho: 

As hondas 750 também já me tinham passado pela cabeça, mas rebentam a escala no que respeita ao IUC, daí ter excluído da equação, senão também ponderaria a hornet 750  :blush:

E apesar de andar com a xj600 de farol redondo, até acho piada ás motas recentes com o falor em espécie de V; epa mas os novos em que é apenas um mini foco que parece um led perdido no meio da mica ( tipico da nova mt-07) e da cb500hornet  :'(

Eu gostava mais dos olhos á chinês, do que os novos unicornios luminosos mas não me apetecia muito esperar mais um ano a ver se o novo modelo muda o farol  :corrida:

Maio 01, 2025, 14:40:31, 14:40
Responder #26

turbomonster

• *

• 32
Dei uma olhadela nas triumph que mencionas gentleman, depósitos pequenos, preço acima do que eu desejava, e não sendo feias, não me puxam..
Têm 14L de depósito, a SV650 tem 13.8L.
Estás sempre a referir que os depósitos são pequenos.
Sabes quantos litros leva o deposito da MT-07?  14 litros. Na MT-07 os 14 litros já não são problema?

Maio 02, 2025, 01:44:20, 01:44
Responder #27

dfelix

• 4976
As hondas 750 também já me tinham passado pela cabeça, mas rebentam a escala no que respeita ao IUC, daí ter excluído da equação, senão também ponderaria a hornet 750  :blush:

O escalão da NC750X (745cc) é exatamente o mesmo escalão da MT-07 (689cc) que tanto consideraste... que está no título deste tópico!
Face ao escalão das 500, o que poupas em IUC não chega para encher duas vezes o "pequeno" depósito de uma SV650.  :)

Maio 02, 2025, 03:02:24, 03:02
Responder #28

Gentleman rider

• **

• 426
O Lion quer fazer a quadratura do círculo.

Não tem dinheiro para comprar uma moto e abriu este tópico para que alguém faça um milagre e lhe apresente uma moto nova de 500cc que ande como uma 750cc, gaste como uma 250 e custe como uma 125.