No meu entender a escolha lógica seria a Honda, 1200e mais barata, cilindrada barata, praí 20eur e IUC contra os 50e da Yamaha, e uma dúvida que me fica muito a moer a cabeça são os consumos. Numa mt-07 ou numa cb500 em AE a 130kmh, será que são assim tão diferentes?
Como assim motos naked não são as mais confortáveis para andar em AE?Não são confortáveis para fazer corridas em AE, isso não são. Mas para fazer corridas em AE as motos ADV também não são. Para fazer corridas em AE nada bate uma superdesportiva.Até ao limite legal de velocidade de 120 km/h as motos naked são bastante confortáveis. A maioria das nakeds até é bastante confortável até aos 150 km/h. Certamente mais confortáveis do que as motos ADV cujos vidros invariavelmente produzem muita turbulência e ruído.Onde as nakeds perdem para as ADV é que facilmente o capacete e o blusão ficam cobertos de mosquitos. Ou molhados se começar a chover.Nas baixas cilindradas não tenho noção mas garantidamente preferia fazer uma viagem numa KTM SuperDuke 1390 do que numa SuperAdventure 1290. E estou só a falar do conforto. Porque se entrar com capacidades dinâmicas então nem há discussão.A mesma coisa se comparar uma R1250GS e uma R1250R.Entre uma CB500 e uma MT07 não há comparação possível. Quem tem dinheiro para a Yamaha nem olha para a Honda.Mesmo que fossem "iguais" em tudo o resto só o facto de a Yamaha ter cambota 270º em vez dos 180º da Honda faz com que não possam ser comparadas. A vida é demasiado curta para conduzir motos twin com cambota 180º. Na verdade a vida é demasiado curta para conduzir qualquer moto parallel twin.
Obrigado pelas respostas Vou aguardar mais alguns comentários, e quero ver se vou fazer uns test drives.Eu sei que as naked não são propriamente o protótipo de conforto comparando com outros tipos, mas para andar 1h ou 1h30 não me chateia. CLaro que se fosse para fazer 500 ou 600kms aí obviamente a estória era diferente.Como disse, não sou maluco por velocidade, e por isso é-me indiferente se a mota dá 180 ou 200, não tenciono passar dos 140, e isso até uma 300 dá, a questão é precisamente não ir em AE uma hora e tal no redline, porque o consumo ia disparar, daí a dúvida entre as duas, se a 07 por ter mais cilindrada compensaria no consumo visto ter mais potência para rolar a velocidades de AE.Não tenho ideia nenhuma de quais as rpm a 130, por exemplo numa mt-07 em 6a mudança e numa Cb500hornet. Eu sei olhar para as especificações e ver que a cb faz 3.5 e a mt 4.1, o problema é que isso são médias mistas..Agora se me disserem que a 130 as RPM da CB são muito semelhantes ás da MT não penso duas vezes.Menor consumo, mota mais barata, imposto menor, será a escolha lógica.Como já disse tenho uma 125 e gosto bastante, mas nem 110 dá, daí querer subir de cilindrada.Também não é por ter uma mota que dá 200 que vou andar a 200, até podia comprar uma 1000 mas seria só desajustado. A ideia é mesmo arranjar um compromisso que sirva o propósito, se houvesse era uma MT-05 Tinha ideia que a honda também tem cambota a 270º, estou errado?
Obrigado pelas respostas Vou aguardar mais alguns comentários, e quero ver se vou fazer uns test drives.Eu sei que as naked não são propriamente o protótipo de conforto comparando com outros tipos, mas para andar 1h ou 1h30 não me chateia. CLaro que se fosse para fazer 500 ou 600kms aí obviamente a estória era diferente.Como disse, não sou maluco por velocidade, e por isso é-me indiferente se a mota dá 180 ou 200, não tenciono passar dos 140
Mesmo assim 150Km a 140Km/h numa naked todos os dias, não é de todo agradável.
(...)mas garantidamente preferia fazer uma viagem numa KTM SuperDuke 1390 do que numa SuperAdventure 1290. E estou só a falar do conforto. Porque se entrar com capacidades dinâmicas então nem há discussão. (...)
Nunca fizeste 800 km's num dia de seguida, concerteza...
E as cb 500 f usadas á venda parece que andam todas carregadas de ouro. é normal em motas com 2-3 anos, quando já saíu um modelo novo, a malta pedir menos 1000e que uma mota 0km? É que poupar 1000e numa mota de 7 ou 8mil, modelo anterior e sem garantia parece-me um bocado ridículo essa escolha. EStou assim tão errado?
Outras coisas que me fazem espécie é não haver uma única review em PT da cb500 hornet.
Ou seja, diria que a 130kmh, a mt-07 deve ir ás 5500rpm pelos meus calculos, e a cb500 ás 6500rpm.Pelo que me parece a partir dos comentários e regra geral pelas médias da mt-07 ás 5500rpm não deve fazer consumos abaixo dos 4.5l, sendo que a cb500 provavelmente na casa das 6500 rpm deve andar perto a nível de consumos, 4-4.5l, no entanto como já disseram nos consumíveis vai sempre ficar mais barata, pneus, iuc, e nos consumos fora de AE da cb500 também acredito baixar dos 4, contra os 4.5l da mt, além do preço, que me deixou de boca aberta, a mt-07 2025 está com preço final de 8800eur já com todas as depesas.A cb500 hornet ainda estou à procura do preço final, visto que nos sites oficiais falta sempre o valor da documentação e afins..
(...) e não sendo feias, não me puxam..
... o que eu queria mesmo era abaixo de 500cc,
...a sv650 já tinha olhado para ela, não desgosto mas não é muito o estilo, e apesar de ter um consumo mais baixo que as outras 600 tem um tanque pequeno, o preço até está interessante, mas outra coisa que me irrita é sites oficiais sem especificações , ...
Dei uma olhadela nas triumph que mencionas gentleman, depósitos pequenos, preço acima do que eu desejava, e não sendo feias, não me puxam..
As hondas 750 também já me tinham passado pela cabeça, mas rebentam a escala no que respeita ao IUC, daí ter excluído da equação, senão também ponderaria a hornet 750