Autor Tópico: Honda CBR650R (2019)  (Lida 7937 vezes)

Novembro 07, 2018, 17:15:39, 17:15
Lida 7937 vezes

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Honda CBR650R (2019)






"THE NEW SPORT-TOURER Without disavowing the sport-tourer attitude of the CBR650F that preceded it, among the new Honda for EICMA 2018 debuts the Honda CBR650R, which pushes the accelerator on sportiness . The front resembles that of the CBR1000RR Fireblade and the position in the saddle is more loaded on the front, compared to the old 650F. The handlebars are now mounted under the steering plate, 30 mm forward and lower, while the footboards are 3 mm back and raised 6 mm. The seat height is unchanged, 810 mm from the ground. Watch live video from the pavilions of Fiera Milano .

THE TECHNICAL SHEET The four-cylinder engine develops 95 HP and 64 Nm of torque. The HSTC (Honda Selectable Torque Control) can be deactivated as standard and the assisted clutch is equipped with anti-skid, while the quickshifter is available on request. The declared consumption in the WMTC average cycle is 4.9 l / 100 km. Weight? 207 kg with a full tank of petrol: 6 kg less than the CB650F, which, however, also had a tank of almost 2 liters more capacity.

UPDATED FRAME The steel frame with diamond structure of the new  Honda  CBR650R is renewed compared to that of the 650F. The new swingarm pivot plates are molded instead of forged and save 1.9 kg on the scale. The elliptical beams are now more rigid around the quill and more flexible in the descending sections, to accommodate the new fork and enhance maneuverability.

THE CHASSIS The fork is a Showa SFF (Separate Fork Function) overturned by 41 mm, while the rear shock absorber, adjustable on 7 levels of spring preload, is pivoted directly to the swingarm: without interposing progressive levers. The wheels are ultralight in aluminum and fit 120/70-ZR17 tires at the front and 180/55-ZR17 at the rear.

COLORS The braking system features 310 mm floating discs with radial 4 piston calipers at the front, while at the rear a single piston caliper acts on a 240 mm disc. The lighting system is Full-LED and the new negative backlit LCD instrument panel is equipped with gear indicator and shift Shift-Up indicator. The new CBR650R 2019 is available in the following Grand Prix Red and Mat Gunpowder Black Metallic colors."

link










"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2018, 18:42:59, 18:42
Responder #1

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Novembro 08, 2018, 21:53:07, 21:53
Responder #2

JViegas

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Janeiro 11, 2019, 13:34:26, 13:34
Responder #3

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A desportiva, com o mesmo bloco tetracilindrico da CB, já terá também começado a ser entregue.

Esta já tem uns acessórios e tudo.  :nice:

Quanto a preços em Portugal....também ainda não existe nada, se bem que a diferença será, a avaliar pelo que vi noutros países, de aprox. uns €1.000 + que a naked.


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Janeiro 19, 2019, 10:55:54, 10:55
Responder #4

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O novo modelo 2019 (CBR650R) no segmento super sport, já tem preço oficial em Portugal:

8.950€

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Janeiro 20, 2019, 14:35:39, 14:35
Responder #5

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A parte que se calhar mais interessará a quem pretende ver o vídeo, encontra-se desde os 20:50min. em diante...



Para algo com 650cc e 95cv (motor em uso tanto nesta como na CB), parece-me que não anda nada mal...
Tem uma aceleração rápida q.b.  :zangadoregras:

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Janeiro 22, 2019, 13:36:43, 13:36
Responder #6

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Jornalistas Alemães estão a testá-la nas estradas do muncípio Espanhol de Mojácar (em Almeria).

Intitularam-na, dadas as parecenças....de Shrunken Fireblade (Fireblade encolhida)







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Janeiro 22, 2019, 16:07:25, 16:07
Responder #7

JViegas

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Não me importava nada de ter esta versão da fireblade "encolhida". :sportbike:

Janeiro 23, 2019, 21:39:43, 21:39
Responder #8

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Estão várias unidades em teste, na zona de Almería (Espanha).

E esta foto tirada por lá, de alguma forma explica aquilo que os Alemães queriam dizer quando chamaram à nova CBR650R de...Shrunken Fireblade.

Aqui a nova CBR650R ao lado da CBR1000RR Fireblade.

Imagem interessante...




Várias por estradas de Espanha...



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Janeiro 24, 2019, 00:41:15, 00:41
Responder #9

dfelix

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Está bonita, porque a não deixa de ser muito parecida à actual Fireblade que é provavelmente a mais bonita que já lançaram.

Mas esta abordagem de lançarem uma CBR que é essencialmente uma utilitária com look de supersport ... ainda me custa assimilar.


Janeiro 24, 2019, 00:57:10, 00:57
Responder #10

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Entendo, mas.... :pensador:

Veria um pouco mais facilmente essa atribuição de "utilitária" à CBR500R. E mesmo assim.  :-\

Não propriamente à nova CBR650R....não propriamente a uma moto que alcança os 240kmh juntamente ao facto de se conduzir quase deitado sobre o depósito, ao contrário do que acontecerá (pelo menos de igual forma) com a 500cc.

Mas pronto, isto é a minha maneira de ver a coisa, claro.  :nice:

Interpreto um modelo como "utilitário" como tendo de facto alguma faceta mais evidente que dê significado e sentido à palavra.

Mas como digo...é a minha maneira de ver. :)
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Janeiro 24, 2019, 01:06:12, 01:06
Responder #11

dfelix

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A CBR500R é uma CB500F com plásticos para parecer uma supersport...
A CBR650R é uma CB650F com plásticos para parecer uma supersport...
Mesma receita.


Janeiro 24, 2019, 08:29:58, 08:29
Responder #12

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Bem....é a tua opinião. :)

Esta CBR não a consigo ver de facto  como uma mera "utilitária"...

Assim.de repente:

- Os poisa-pés e o guiador estão posicionados especificamente (face à CB650R) para proporcionarem a melhor posição de condução;

- Forquilha Showa Separate Fork Function (SFF) USD de 41 mm (Rake is set at 25.5° with trail of 101mm )

- Pinças de travão de montagem radial com 4 êmbolos, coisa que uma "utilitária" não creio que precisasse;

- Um motor que entra no red-line às 12.000rpm...

Enfim. É a minha opinião...  :nice:


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Janeiro 24, 2019, 15:33:07, 15:33
Responder #13

dfelix

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A CB650R e a CBR650R são essencialmente a mesma moto...
Mesmo quadro, mesmas rodas, mesmo motor, mesma forquilha, mesmos travões,...

O suporte dos pousa-pés pelas fotos parece ser exactamente o mesmo.
OK, a CBR650R tem avanços! Até porque se tivesse guiador faria bastante ridículo...  :D

A forquilha é a mesma da Hornet. São invertidas mas desprovidas de qualquer ajuste de carga, compressão ou retorno com as da 600RR e qualquer outra supersport.

Porque... a CBR650R não é uma supersport!
É uma moto para quem gosta do look das desportivas mas as specs duma utilitária chegam perfeitamente.

Actualmente no mercado só a R6 e a ZX6R se podem considerar tal.
O facto da Honda estar presente na WSSP e trofeus nacionais com uma moto que já nem está em catálogo é triste.



Janeiro 24, 2019, 16:16:25, 16:16
Responder #14

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Existe aqui algo no termo "utilitária" na forma como encaras a CBR650R que não consigo perceber...  :)

Eu falaria mais concretamente em moto de cariz claramente desportivo. Provavelmente será o que melhor a define.
Não entro (nem antes entrei, diga-se) na questão do "supersport".

Para mim, sou-te sincero...uma "utilitária" é uma NC, ou uma CB500F ou mesmo se calhar a grande maioria das 125cc. É a minha opinião.

Já agora e na sequêcia do que disseste acima quanto à forquilha, recordo novamente que são umas Showa USD SFF (Separate Function Fork - Forquilha de Funções Separadas). Ou seja, não são umas suspensões invertidas "banais".

« Última modificação: Janeiro 24, 2019, 16:23:42, 16:23 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Janeiro 24, 2019, 23:08:37, 23:08
Responder #15

dfelix

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Suspensões USD SFF  é algo que a minha 125 que foi lançada em 1994 já tinha...
Basicamente um das bainhas trabalha a carga e outra a compressão.
É um compromisso entre eficiência e... redução de custos.

E tanto CBR650R e CB650R são equipadas exactamente com as mesmas Showa.
Não é portanto equipamento exclusivo da CBR.

Aqui na mesa da CB650R, como se pode identificar pelo guiador...

Aqui na mesa da CBR650R, como se pode identificar pelo avanço...


Muito honestamente, não vejo o tal "cariz claramente desportivo" deste modelo.
O próprio 650cc que equipa esta plataforma é já por si uma versão "racional" e supostamente mais adequada ao mundo real do 600cc da RR.
A CB650R é uma naked que certamente será bastante competente mas aquém daquelas que se podem considerar o benchmark das médias cilindradas.
E a única coisa que esta CBR650R acrescenta à CB650R é... plásticos.

Não quero com isto dizer que seja uma má moto. Tenho a certeza que será bastante competente.
Tal como tenho a certeza que agradará a um vasto público que procura algo "racional" mas com look de desportiva.
Provalmente até para lhe enfiar uma top case.
 :)

Agora comparar isto com a "velhinha" 600RR é desonesto...
Essa sim, uma "moto de cariz claramente desportivo" desenhada de raíz para competir e que mesmo tendo sido das mais conservadoras do lote limpou quase uma dezena de títulos nas WSSP...


Janeiro 25, 2019, 00:29:22, 00:29
Responder #16

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Eu sei que ambas têm a mesma suspensão invertida SSF...
A questão é não as encontrares propriamente numa..."utilitária".

Pelo menos não na minha maneira de interpretar aquilo que é uma moto utilitária.

E é neste ponto (da interpretação) e possível atribuição de cariz utilitário VS desportivo, que o assunto emperra.
Especialmente falando no caso desta que aqui tem estado em discussão...a CBR650R.

Aliás, noto que referes baatante "SuperSport", quando eu ao referir-me à CBR650R menciono moto desportiva.

E estranho bastante olhares para este modelo e teres a veleidade de dizer "(....)Muito honestamente, não vejo o tal "cariz claramente desportivo" deste modelo.(....)"

Então mas vês uma moto "utilitária"?

Enfim....opiniões são opiniões e tendo a respeitá-las, mas francamente aqui eu não consigo ter a mesma. Mas é que nem de perto.

E a questão nem está numa explicação simplista de "plásticos", já que a moto tem de facto todo o cariz desportivo. A própria posição da moto não é a de uma utilitária.

Isto sem falar novamente no facto de se tratar de uma moto cujo motor entra no red-line às 12.000Rpm, ter uma velocidade máxima que é tão somente (pelo menos) o dobro da velocidade máxima legalmente permitida e sinalizada em Portugal e ter uma geometria de suspensao específica, com números (ângulo) de rake diferentes e levados para uma condução mais "ao ataque".

Quanto a dizeres que tens umas suspensões do tipo SSF numa 125cc, pois de certeza que estamos (novamente) a falar de uma moto desportiva em toda a sua essência. De certeza que não estamos a falar de uma utilitária.

E aposto que serão umas Marzocchi. Uma moto de cariz desportivo usaria uma forquilha de suspensões invertidas SSF. É o caso desta....e de certeza o caso da tua.

Termino com a opinião final dos Ingleses do site Bennetts.co.uk e que publicaram ontem o seu teste, comparando-a à CBR600F-S...
Imagine-se! Uma desportiva... Não uma "RR"...mas sim uma desportiva!

(....)"CBR650R and CB650R: VERDICT
For old giffers such as I, riding the CBR650R has a strong whiff of déjà vu. I’m sure I’ve ridden a bike like this before. A middleweight inline four Honda sportsbike with a steel frame, making over 90bhp and weighing around 210kg? Sounds familiar. A practical-but-sporty riding position, and the feeling you could ride 500 miles in one hit in comfort one day, then do a track day the next and be happy with both? Feels familiar. Balanced, neutral steering and a wide, flat spread of torque? Definitely been here before.
And I have, in 1995, on a CBR600F-S. There are lots of similarities – but lots of differences too. The reality is the new bike has more features, better suspension, less weight and sharper handling. It’s also getting on for half the price."(....)

Link



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Janeiro 25, 2019, 08:01:58, 08:01
Responder #17

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Aqui está um vídeo cujo áudio é somente o produzido pela moto numa zona encadeada de curvas.

Presumo que tenha sido um vídeo para obtenção de fotos para alguma das várias publicações que estão em Espanha a testar as unidades disponíveis.

Som do motor, as suspensões invertidas SFF por ali a fazer o seu trabalho naquela estrada retorcida (que no meu post anterior chamei de SSF e aqui corrijo), posição de condução, ângulo a que chegam a levar a moto em curva e cujo piso me parece mais inclinado do que o normal..

Bem...são uns minutos de vídeo:



« Última modificação: Janeiro 25, 2019, 08:17:54, 08:17 por Sapiens21 »
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Janeiro 25, 2019, 11:20:47, 11:20
Responder #18

dfelix

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A questão é não as encontrares propriamente numa..."utilitária".

A CB650R é o tipo de naked que utilizaria perfeitamente no meu dia-a-dia...
Não é uma solução de mobilidade como as scooters. Nem um produto que privilegia a economia como as NC.
É um compromisso interessante entre algo que pretende ser suficientemente racional... sem ser aborrecido como as CB500!

Numa perspectiva de performance a CB650R nem se assume como rival de outras nakeds de média cilindrada que vendem imagem e fichas técnica que prometem uma utilização mais atrevida.

A CB650R é uma naked bastante honesta. E a CBR650R será certamente isso com outra roupagem!

Claro que a interpretação do "ser desportiva" poderá ser muito diferente de acordo com experiência de cada um.
O que alguém procura em 2019 numa CBR650R será certamente diferente do que alguém procurava em 1999 numa R3 (ou 2003 numa 600RR).

Já a questão do red-line, geometrias e de permitir velocidades acima do permitido legal são argumentos que não compreendo...
Pois o mercado está cheio de opções não desportivas com specs consideravelmente mais radicais.
Mas lá está... porque a CBR650R não pretende ser tão radical...

Quanto a dizeres que tens umas suspensões do tipo SSF numa 125cc, pois de certeza que estamos (novamente) a falar de uma moto desportiva em toda a sua essência. De certeza que não estamos a falar de uma utilitária.

O SSF serve para reduzir custos!
É mais barato produzir uma forquilha cujas suspensões têm funcionalidades distintas do que uma forquilha em que ambas têm individualmente todas estas funcionalidades.

É por isso que habitualmente aparecem em nakeds ou estradistas e não em desportivas.
Estas showa devem ser indiscutivelmente mais baratas de produzir que as totalmente reguláveis que equipavam a 600RR desde 2005.
E para o que é... chega.

Quanto à citação da bennetts vai muito de encontro á opinião que tenho da moto...
É uma moto com roupagem desportiva adequada ao mundo real tal como era as F's antes de serem cilindradas com o aparecimento das R's. Consequência dum fenómeno chamado R6.


Janeiro 25, 2019, 12:12:55, 12:12
Responder #19

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Quanto à CB não me pronuncio com o mesmo sentido, pois vejo naquela Neo Sports Café também a componente mais prática que lhe está associada.

Quanto a esta CBR, ver nela uma "utilitária"... Bem, com o maior respeito o digo, mas faz-me lembrar a expressão Inglesa: You've got to be kidding me!



Mas tudo bem. :)
Temos opiniões diferentes. Não há mal nenhum nisso... :nice:
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Dalai Lama

Janeiro 25, 2019, 15:26:53, 15:26
Responder #20

dfelix

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Quanto à CB não me pronuncio com o mesmo sentido, pois vejo naquela Neo Sports Café também a componente mais prática que lhe está associada.

Tudo o que tenho escrito anda em torno disso...
Pois esta CBR é essencialmente essa mesma moto com outra roupagem!

Mas compreendo que isto faça tanta confusão como a mim me faz um red line ás 12 mil ser argumento numa desportiva tetracilíndrica de média cilindrada...  :)

Janeiro 25, 2019, 15:49:17, 15:49
Responder #21

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(....)
Mas compreendo que isto faça tanta confusão como a mim me faz um red line ás 12 mil ser argumento numa desportiva tetracilíndrica de média cilindrada...  :)


Não entendes?
É perfeitamente normal, meu caro... :)

Tem que ver com uma cisma entre o argumento da "Supersport" VS "Sportbike". 

De tal forma que, passado todo este argumentário que temos trocado, finalmente escreves "desportiva tetracilíndrica de média cilindrada".

Com isto tudo, de repente até me soou a célebre expressão do Fernando Pessa: “E esta, hein!?”
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Janeiro 26, 2019, 23:17:41, 23:17
Responder #22

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Um vídeo que nada tem de review....
Este é mesmo (todo ele) noutra onda.  :)

Ora vejam.  ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Janeiro 27, 2019, 18:51:33, 18:51
Responder #23

dfelix

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(....)
Mas compreendo que isto faça tanta confusão como a mim me faz um red line ás 12 mil ser argumento numa desportiva tetracilíndrica de média cilindrada...  :)


Não entendes?
É perfeitamente normal, meu caro... :)

Tem que ver com uma cisma entre o argumento da "Supersport" VS "Sportbike". 

De tal forma que, passado todo este argumentário que temos trocado, finalmente escreves "desportiva tetracilíndrica de média cilindrada".

Com isto tudo, de repente até me soou a célebre expressão do Fernando Pessa: “E esta, hein!?”

Ok... então toda a confusão deve-se à definição entre o que é uma desportiva ou superdesportiva!

E para se considerar desportiva... uma moto pelos vistos basta ter avanços e plásticos!
Compreendi! :)

O que não entendi e ainda não entendo é as 12.000rpm serem um argumento para considerar "desportiva".
Então... enfiando uns plasticos numa Hornet e esta virava o quê? Uma "superdesportiva"?

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk


Janeiro 27, 2019, 20:15:29, 20:15
Responder #24

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Não...não é "ok". :)

E antes de continuar devo dizer que sabes perfeitamente que estimo a tua opinião. Já te o disse, provavelmente por um par de vezes.

Mas a questão prende-se com a tua opinião de esta CBR650R ser aquilo que repetiste umas quantas vezes ao longo deste tópico...a de ser uma "moto utilitária".

Foi relativamente a esse argumento que apresentei os meus em sentido oposto, vendo eu agora - neste teu último post - como despropositado fazer-se uma menção de forma isolada (início do red-line às 12.000rpm) retirada de tudo quanto ficou escrito atrás, para com isso pretender retirar sentido à minha opinião.

Aliás, como se não bastasse aquilo que já referi, existem neste momento já reviews de jornalistas (mais do que batidos nisto) ,que após a terem testado conseguiram ver aquilo que tenho por aqui escrito...

Se quem a compra está à espera de algo confortável e prático como uma utilitária...como uma commuter, estará enganado! Não é radical como uma RR (SuperSport), mas é uma moto desportiva (sport bike)...

Mas tudo bem...
Eu por mim acho que o assunto está mais que debatido.

Se achas que é uma moto utilitária, passível de p.ex. levar a filha à escola, encavalitada naquele pequeno banco elevado lá atrás, toda curvada e com as pernas dobradas...ou então a mulher dizendo-lhe que vai sentada numa moto "utilitária" e prática e que as dores, assim como o desconforto da posição, são meramente resultado de uma moto inserida nas "utilitárias", então siga... :)

Para mim o assunto está mais que argumentado.
Onde tu vês uma "utilitária", eu e pelos vistos jornalistas que já andaram nela, vemos aquilo que já expliquei vezes sem conta.





"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2019, 23:05:37, 23:05
Responder #25

dfelix

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Foi relativamente a esse argumento que apresentei os meus em sentido oposto, vendo eu agora - neste teu último post - como despropositado fazer-se uma menção de forma isolada (início do red-line às 12.000rpm) retirada de tudo quanto ficou escrito atrás, para com isso pretender retirar sentido à minha opinião.

Não acho que seja despropositada e de forma isolada...
Enumeraste aqui diversas características que consideras argumentos para não ser vista como uma mera "utilitária"...

Alguns deles foram debatidos já como as suspensões...
E abordar um red line ás 12 como algo que torne uma moto mais "desportiva" é algo que gostaria de entender.

Se quem a compra está à espera de algo confortável e prático como uma utilitária...como uma commuter, estará enganado! Não é radical como uma RR (SuperSport), mas é uma moto desportiva (sport bike)...

O que leio naquilo que sublinhaste é que é precisamente a Honda que sugere como uma "sport-commuter" mas que na realidade vai um pouco além... e supera a antecessora!
 :)

Desconhecia a designação "sport-commuter" ... e parece-me bem adequado!
Uma commuter com plásticos... é uma sport-commuter!  :D

Se achas que é uma moto utilitária, passível de p.ex. levar a filha à escola, encavalitada naquele pequeno banco elevado lá atrás, toda curvada e com as pernas dobradas...ou então a mulher dizendo-lhe que vai sentada numa moto "utilitária" e prática e que as dores, assim como o desconforto da posição, são meramente resultado de uma moto inserida nas "utilitárias", então siga... :)

Mas a traseira incluindo o banco é EXACTAMENTE O MESMO da CB650R!!!!!!  :D  :D :D
Aquela que não te pronuncias no mesmo sentido pois vês naquela Neo Sports Café também a componente mais prática que lhe está associada!
 :)



(porque como já referi inumeras vezes, basicamente é a mesma moto com outra roupagem)
« Última modificação: Janeiro 27, 2019, 23:31:22, 23:31 por dfelix »

Janeiro 27, 2019, 23:49:49, 23:49
Responder #26

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Oh Dfelix eu não esperava chegar ao ponto de ter de traduzir aquilo que tu próprio não entendeste, mas vai ter de ser...

"(....)disabuse yourself of the notion that you’ll be comfortable using it as an everyday commuter.(....)"

Tradução do sentido expressado: Desapontar-se com a noção de que se sentirá confortável em usá-la como moto do dia-a-dia.

Isto é totalmente contrário àquilo que acabas de escrever!!

Mas o artigo de quem já a testou ainda continua dizendo que é para motociclistas que procuram, no fundo, algo um pouco menos radical que uma RR.  "(....)for riders who are looking for something a skosh more casual than a full-on RR model.(....)"
Precisamente o que tenho vindo a dizer, portanto...

Quanto ao banco, parece que escaparam aí na leitura as palavras "curvada" e "desconforto da posição".

E escrevi-o por uma razão muito concreta.
A minha experiência de pendura é de facto diminuta, mas das vezes em que andei foi com o meu irmão.
Do que me lembro, se não me agarrasse a ele, tinha feito um mortal encarpado à retaguarda a cada aceleradela.
Limitar-me a segurar nas pegas era queda certa...

Na CBR650R o condutor vai, pelas razões já anteriormente avançadas neste tópico, mais curvado sobre a moto.
Um(a) pendura, nesta nada utilitária moto, seguiria a mesma tendência de posição curvada, com um desconforto adicional de seguir mais elevada que o condutor. O mesmo não sucederia numa posição mais direita...de ambos.

Terminando e porque isto se torna fastidioso estar em modo de repetição, mas com o cuidado de explicar com outras palavras...

Se achas que isto:



...é alguma moto utilitária, então tudo bem.

Por mim, amigos como sempre. :)

Respeito a tua opinião, mas apenas não concordo com ela.
Perder mais tempo com esta questão, é coisa que não farei. Cada um com a sua opinião.  :nice:
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Dalai Lama

Janeiro 28, 2019, 01:15:39, 01:15
Responder #27

dfelix

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Um(a) pendura, nesta nada utilitária moto, seguiria a mesma tendência de posição curvada, com um desconforto adicional de seguir mais elevada que o condutor. O mesmo não sucederia numa posição mais direita...de ambos.

Abstrai-te por uns minutos da propaganda de quem vive dos artigos que escreve e portanto necessita de continuar a ser convidado para apresentações de novos modelos.

Olha novamente para a foto que coloquei atrás.
A imagem que coloca a traseira da CB650R com toda a sua "componente mais prática que lhe está associada" lado-a-lado com a traseira da "nada utilitária" CBR650R.
Essencialmente é a mesma!
Porque ambos os modelos são essencialmente a mesma moto!

A traseira é perfeitamente standard!!!!
Aliás, o lugar do passageiro até é bastante espaçoso. E está nivelado nem a meio do depósito.
Tal como se espera de uma "commuter". (só para não escrever utilitária).  :)

O normal é o passageiro se sentar numa posição mais elevada que o condutor.
Praticamente todas as motos são assim.
E esta nem sequer é das que revela uma enorme diferença entre ambos os lugares!

Repara que a própria CB500F (que é assumidamente é uma utilitária) tem uma traseira substancialmente mais radical que esta CBR!  :D



É que encontras maiores semelhanças no formato deste banco das CBR650R/CB650R com uma NC750X ou uma CBF600.  :D



E até concordo que as desportivas são motos em regra geral desconfortáveis para os passageiros...
Obrigam a uma posição curvada, os joelhos vão flectidos devido as peseiras elevadíssimas... e a elevação do banco por vezes está acima da altura do depósito



Só que a nova CBR650R é algo que não tem nada a ver com isto...
Porque é uma "commuter" com plásticos... uma "sport-commuter"!  :D  :D

« Última modificação: Janeiro 28, 2019, 01:20:25, 01:20 por dfelix »

Janeiro 28, 2019, 08:08:57, 08:08
Responder #28

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Já expliquei umas quantas vezes e assenta, desde logo mas não só, na própria postura do condutor.

Mas reparo que continuas a fazer leituras apressadas, apontando-me a mim que "não devia ligar a propagandas".

Se da primeira vez que mencionaste aí uma expressão deixei passar....esta segunda menção que fazes é porque (novamente) cais no erro de uma leitura que nada tem que ver com o que está escrito.

Passaste de uma designação de utilitária ao longo do tópico para agora uma de...Sport Commuter, dizendo que é a própria marca que assim sugere que seja.

Pois está errado! A marca nunca disse tal coisa e isso é fruto da tua imaginação e de ler aquilo que ali não está escrito!

Quando disseste isto:

(....)
O que leio naquilo que sublinhaste é que é precisamente a Honda que sugere como uma "sport-commuter" mas que na realidade vai um pouco além... e supera a antecessora!
 :)

Desconhecia a designação "sport-commuter" ... e parece-me bem adequado!
Uma commuter com plásticos... é uma sport-commuter!  :D
(....)


....percebi logo que que tinhas interpretado tudo ao contrário.

Vejamos o que foi escrito e de onde retiraste tal ideia:


Isto aqui..."Yeah, Honda might try to act like this is some sort of sports-commuter ride" não é a Honda a dizer que se trata de uma sports-commuter.

Basicamente o que eles (publicação) dizem, em todo o sentido contrário, é que a Honda até lhe pode ter passado pela ideia ter criado uma espécie de sport commuter, mas.....(e continua dizendo na mesma linha)....vai desapontar-se com a noção de que se sentirá confortável em usá-la como moto do dia-a-dia.

E depois, tendo-as já testado, dizem ainda ser uma moto para quem pretende algo ligeiramente abaixo de uma pura RR, ou seja uma desportiva.....ou seja, nada commuter.

Tens de ler o que está escrito com mais calma, porque senão retiras do Inglês uma tradução contrária àquilo que está escrito. E depois ficas convicto de algo que não foi escrito...
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Dalai Lama

Janeiro 28, 2019, 10:42:22, 10:42
Responder #29

dfelix

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Isto aqui..."Yeah, Honda might try to act like this is some sort of sports-commuter ride" não é a Honda a dizer que se trata de uma sports-commuter.

OK, não foi a Honda a dizer que se trata de uma sports-commuter...
Foi o jornalista (mais do que batido nisto, certo?) quem indicou que a Honda pode estar a sugerir esta moto como uma "sports-commuter"...

 :pensador:

Passei a usar o termo porque acho genial!
Não há nada mais adequado para uma "commuter" com plásticos que... "sports-commuter"!  :D

Acho esta discussão fascinante pois é um exemplo de como o marketing e a opinião dos jornalistas consegue vender o mesmo peixe de forma tão distinta.  :nice:

Janeiro 28, 2019, 10:58:39, 10:58
Responder #30

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Na boa DFelix. :nice:

Se tens a opiniao (sem a ter testado e menorizando quem efectivamente a testou) de que é uma moto "utilitária com plásticos", por mim tudo bem.

Vamos virar a página...  :convivio:

Por mim o assunto está mais que debatido.
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Dalai Lama

Junho 17, 2019, 12:08:20, 12:08
Responder #31

NFRod

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Bom tal como disse na minha apresentação cruzei-me com a vossa troca de argumentos sobre a mota e decide-me registar eheh.

Eu tenho uma naked mas levo tanta mocada do vento (1.88m) que me está a fazer pensar muito em não continuar nesse estilo de mota, daí cruzar um pouco a ideia da CB650R que se calhar até seria uma mota mais prática.

Sinceramente só o facto de estas motas terem iluminaçao led a mim faz logo a diferença daí riscar alguns outros modelos que se calhar até ficariam mais em conta...

Apaixonei-me pela CBR650R... Talvez para os mais experientes seja uma mota que não é carne nem é peixe mas para mim acho que é mesmo aquilo que eu gostava. Um pouco pelo motivo da vossa troca de ideias. Parece ser uma mota que dá para divertir mas também usar como mota utilitária. Não tem uma posição tão agresssiva como uma superdesportiva, se calhar também não tem essa emoção mas acaba por a tornar mais prática não sei.

Já a vi ao vivo, já sentei... puff... é esta ahah. Estou só mesmo à espera de fazer o exame carta A e fazer test drive para fechar. Bom isso e vender a minha chinesa...

Junho 17, 2019, 12:23:31, 12:23
Responder #32

dfelix

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Não sei ao certo até que ponto com 1,88 vais beneficiar da protecção aerodinâmica da CBR650R.
Ou se esse benefício se traduz efectivamente em conforto considerando que a moto tem avanços ao invés de guiador.
Mas é uma questão de experimentares para tirar conclusões válidas.
 :nice:

Descartar outras motos só porque não têm uma luz branquinha é algo difícil de compreender.
 :pensador:

Junho 17, 2019, 12:37:01, 12:37
Responder #33

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Ainda que de facto possas beneficiar algo mais em termos de protecção aerodinâmica face ao que tens, também não creio que seja algo por aí além.

Se bem que a "bolha", ainda assim, sempre retira alguma pressão da zona do tronco.

A não ser que andes sempre agachado em cima do depósito.
Aí sim, é quase garantido que estarás +/- bem protegido.  :)

Tens é de andar sempre assim como se vê na imagem...



Mas claro, a escolha que fizeres não a farás somente pela protecção não ser xpto. Será mais que isso, presumo.  :nice:
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Dalai Lama

Junho 17, 2019, 12:52:45, 12:52
Responder #34

NFRod

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Já me disseram que tipo de mota seria ideal para mim mas daí a gostar da mota vai uma grande distância. Tipo a Tracer. Estou um bocadinho esquisito é verdade reconheço. Isto porque outra coisa que me faz confusão é a iluminação zarolha ahah. Não digo que não haja boas/melhores alternativas mas comprar uma mota e ficar com outra na ideia acho perigoso. Já me chegou gastar dinheiro na chinesa e agora querer aumentar de cilindrada.

Também não me queria lançar para cc maiores que se calhar me davam outro conforto porque depois dispara IUCs etc.

Do que li esta mota tem consumos médios de 4.9L/100 é muito para as características que tem? Não vou dizer que estou a pensar comprar esta mota para andar sempre abaixo do limite legal como é óbvio, mas pelas características e pelo que li também em algumas reviews acaba por ser um bom compromisso entre uma mota divertida e prática. O look foi o que me chamou mais à atenção admito. Talvez seja capricho, se calhar também não conheço assim tão bem outras motas. Mas acho que este é mesmo o segmento que se adequa mais aquilo que quero fazer. Usar para ir ao trabalho durante a semana, ir passear ao fim de semana e levar pendura uma vez por outra.

Tenho de a experimentar para ver como me sinto, de qualquer forma a minha comparação é pouca. Neste momento é uma 125cc chinesa e a cb500 velha que ando na escola de condução ahah.

Junho 17, 2019, 13:05:36, 13:05
Responder #35

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(....)mas comprar uma mota e ficar com outra na ideia acho perigoso.(....)

Sim, o teu sentido de ideia não está errado com essa frase.

A título meramente de exemplo, existe por aqui um companheiro que adquiriu uma V-Strom 1.000 e não passou muito tempo até que a colocasse à venda...porque tinha outra na ideia.
Não que a sua V-Strom fosse má (nem nada que se pareça), mas quando se tem outra coisa na ideia, é tramado...  :-\

Independentemente do que venhas a comprar, atalhar logo caminho é capaz de ficar sempre mais económico.
Pelo menos no exemplo que dei, seria mesmo...  :cost:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Junho 17, 2019, 13:07:31, 13:07
Responder #36

dfelix

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Já me disseram que tipo de mota seria ideal para mim mas daí a gostar da mota vai uma grande distância. Tipo a Tracer. Estou um bocadinho esquisito é verdade reconheço.

Por vezes ligo na Fashion TV e também vejo ali muito material que consideraria ser a mulher ideal para mim...
Mas... vai uma grande distância.
 :D

Penso que a CBR650R cumprirá perfeitamente a função de "commuter" com ar de desportiva.
Porque na prática é isso que ela é.

Ainda assim, até ser o ideal... isso será algo que tu próprio acabarás porque descobrir por ti próprio.
Isso faz parte da nossa "evolução".
E é perfeitamente normal gostarmos e desejarmos algo que não é exactamente o mais adequado ao tipo de utilização que se dá.
Mas para a "relação" funcionar temos de aprendermos a viver com algumas limitações.
E falo por experiência própria pois a maioria das motos que tive e tenho estão longe de ser as mais adequadas ao tratamento que levam.

Mas... serem zarolhas ou não terem luz branquinha são pormenores irrelevantes face a tudo o podem oferecer a partir do momento em que largas a embraiagem.

A partir daí, o que elas te oferecem e a tua capacidade de usufruir será sempre o que vai amortizar os custos de gasolina, borracha ou até mesmo o IUC.


Junho 17, 2019, 13:31:55, 13:31
Responder #37

NFRod

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A que me indicaram mesmo foi essa V-Storm também. Mas tenho dificuldade em aceitá-la ahah...

A minha dúvida quanto a esta é mais sobre o que acham da mota. Se realmente é demasiado cara para as características que tem ou não. Já percebi que a Honda neste segmento é um bocado outsider em relação a outras marcas como por exemplo o motor ser 4 cilindros.

Mas já percebi que a gémea naked desta mota teve mais impacto no pessoal do fórum do que esta. Se bem que esta só começou a ser vendida agora.

Obrigado pelas opiniões. Talvez até consumar a minha decisão veja outras coisas que façam esquecer esta.

Junho 17, 2019, 15:03:51, 15:03
Responder #38

Svitre

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Do que li esta mota tem consumos médios de 4.9L/100 é (...)

A minha DL650 anuncia 4,5, chegou a gastar menos que isso, agora anda nos 5,5 - 6,5... Depois um gajo esquece-se.

Mas acho que este é mesmo o segmento que se adequa mais aquilo que quero fazer. Usar para ir ao trabalho durante a semana, ir passear ao fim de semana e levar pendura uma vez por outra.
Hum... Existe um sem numero de opções bem mais válidas...

Junho 19, 2019, 00:40:55, 00:40
Responder #39

dfelix

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A minha dúvida quanto a esta é mais sobre o que acham da mota. Se realmente é demasiado cara para as características que tem ou não. Já percebi que a Honda neste segmento é um bocado outsider em relação a outras marcas como por exemplo o motor ser 4 cilindros.

Já tinha falado sobre ela mais atrás, aqui neste mesmo tópico.

Resumidamente, a CBR650R é uma CB650R com plásticos e avanços.
Portanto, para quem quer uma moto equilibrada com look desportivo e a um preço bastante adequado... está perfeita.

O facto de ser 4 cilindros não tem absolutamente nada de outsider.
Até relativamente pouco tempo era o standard. E todas as japonesas tinham a sua supersport 600 com esse tipo de motorização, que depois com pequenas alterações era adoptado em outros modelos.
Só que este segmento de mercado deixou de despertar interesse. Os construtores deixaram de investir e adoptaram soluções de menor custo para ocupar o lugar dos produtos derivados das mesmas.

No caso da Honda, readaptar um motor que já tinha foi provavelmente a melhor opção para a marca.

Actualmente só a Yamaha e a Kawasaki mantém em catálogo "verdadeiras" supersport.
Embora tanto a R6 como a ZX6R acabam por ser motos que nos últimos 15 anos apenas foram sendo actualizadas a nível cosmético e castradas para cumprir emissões.
Continuam a ser máquinas que cumprem as expectativas para o fim a que se destinam. Como certamente a 600RR ainda o faria caso se mantivesse em produção.

Mas... dum ponto de vista mais utilitário não são tão versáteis como esta CBR650R promete ser.
Além de que os preços também não têm nada a ver. Outros níveis de equipamento... e consequentemente outros orçamentos.
« Última modificação: Junho 19, 2019, 00:43:34, 00:43 por dfelix »

Junho 19, 2019, 12:36:01, 12:36
Responder #40

danteMdie

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Actualmente só a Yamaha e a Kawasaki mantém em catálogo "verdadeiras" supersport.
Embora tanto a R6 como a ZX6R acabam por ser motos que nos últimos 15 anos apenas foram sendo actualizadas a nível cosmético e castradas para cumprir emissões.
Continuam a ser máquinas que cumprem as expectativas para o fim a que se destinam. Como certamente a 600RR ainda o faria caso se mantivesse em produção.


Saindo um pouco do tema original, reparei que já não é a primeira vez que referes que só a R6 e a ZX6R é que são verdadeiras supersport. Há algum motivo para excluires a GSXR600 para além de não estar diponível em PT?


Junho 19, 2019, 12:43:53, 12:43
Responder #41

dfelix

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Referi que actualmente só a Yamaha e a Kawasaki mantém em catálogo "verdadeiras" supersport.
Ou seja, a R6 e a ZX6R. Pois a GSXR600 tal como a CBR600RR saíram de produção.

Junho 19, 2019, 14:42:28, 14:42
Responder #42

danteMdie

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Referi que actualmente só a Yamaha e a Kawasaki mantém em catálogo "verdadeiras" supersport.
Ou seja, a R6 e a ZX6R. Pois a GSXR600 tal como a CBR600RR saíram de produção.

Eu percebi o que quiseste dizer. No entanto, já encontrei GSXRs 600 lá fora de 2019. Aliás, também há um modelo 750, apenas não em PT. Mas pela tua resposta já entendi

Junho 19, 2019, 18:16:36, 18:16
Responder #43

dfelix

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O "lá fora" será sempre algo muito relativo.
Pois o euro 4 não é exclusivo de PT.


Julho 05, 2019, 20:44:14, 20:44
Responder #44

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Uns tempos de aceleração que o proprietário de uma CBR650R decidiu levar a cabo na Autobhan....

De 0 a 100kmh...
De 100 a 200kmh...
De 0 a 200kmh....

Para 95cv não é nada mau.



Segundo indica o próprio, não a levou ao top-speed (+-245kmh) por causa do vento que se fazia sentir.
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Agosto 01, 2019, 22:26:12, 22:26
Responder #45

NFRod

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Pronto e é isto. 1° dia 100 km. Faltam os extras que não chegaram ainda. Coloco na primeira revisão.

Até ver estou a gostar bastante. Estava com medo de me sentir pequeno na mota mas sinto-me bem. Pena não fazer 1.7L/100km ahah

Agosto 01, 2019, 22:54:48, 22:54
Responder #46

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Parabéns pela aquisição.

O local onde captaste a foto e o próprio momento é muito fixe ...mas sendo a moto preta, não dá para perceber muito bem. ;)

Talvez amanhã com a luz do dia. Conto com isso...  :nice:

Boa sorte e vai fazendo a rodagem com calma.
Depois terás tempo de ir explorando mais a potência dessa "looks like CBR1000RR"... ;)
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Agosto 01, 2019, 23:26:21, 23:26
Responder #47

NFRod

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Obrigado,

Quando me deu a veia fotográfica já havia pouca luz. Mas se aumentar o brilho do ecrã já dá para ver alguns pormenores.

Mas fica aqui esta um pouco diferente:



Já dei foi um toque com a chave no depósito marcou logo...

Agosto 02, 2019, 10:38:41, 10:38
Responder #48

danteMdie

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Por muito que não tenha a "potência de outros tempos" o raio da mota é linda. Parabéns pela aquisição (e pelo bom gosto! Em preto matte fica muito melhor que em vermelha : p )

Agosto 02, 2019, 13:19:01, 13:19
Responder #49

Raminhos

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A moto é linda! Parabéns, deve deixar um sorriso depois de um troço de curvas.