Autor Tópico: Calças impermeáveis = água na salada  (Lida 1021 vezes)

Março 29, 2024, 15:47:20, 15:47
Lida 1021 vezes

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
Olá a todos,

Perdoem-me a inexperiência, mas já é o 2º par de calças impermeáveis que compro e nos dias de maior chuva, como aconteceu esta semana, fico sempre com a "salada de molho". Quer isto dizer que as calças normais que uso por baixo das calças impermeáveis ficam molhadas no abono de família.
Estas últimas calças são umas Bering, claramente mais grossas que as anteriores (estão para ali no armário, não me lembro da marca). Não têm fechos nenhuns, tal com as anteriores e apenas têm velcro para apertar/ajustar as pernas mais junto às botas. Não venho furo nenhum, não vejo nada por onde possa entrar a água e é apenas esta zona que fica molhada.  :pensador:

Já agora, também estou desiludido quanto à impermeabilidade das luvas, tanto umas Alpinestar como umas outras (também impermeáveis) que se apanham chuva mais intensa e durante mais tempo, ficam ensopadas, da ponta dos dedos até ao punho (uso por baixo do impermeável Bering e por cima do casaco de mota).

Sou eu que espero demais do equipamento ou estou a fazer alguma coisa de errado?

Março 29, 2024, 19:18:03, 19:18
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Muito provavelmente a chuva entra por cima das calças, junto à cintura/barriga. Acontece comigo dessa forma...

Tenta verificar se a água não escorre directamente do deposito para essa zona da cintura, porque estando sentado na moto e nessa situação/posição as calças tendem a descer um pouco no corpo, tenta puxar para cima e apertar bem os elásticos... O casaco se for dos curtos também não ajuda...

Em alternativa o melhor é pensares num fato chuva completo tipo: https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/FC-Moto-Rain-1PC-Moto-Rain-Suit/SubProducts/FC-Moto-Rain-1PC-Moto-Rain-Suit-0008

Já tive umas calças da IXON e agora tenho umas da Tucano Urbano, ambas aparentam estarem bem "soldadas" nessa zona que mencionas mas também fico molhado e já percebi como disse acima de onde vem a água...

As luvas que tive da Acerbis e da Drenaline foram excelentes contra chuva, pelo menos por 3/4 anos de uso, a partir daí perderam impermeabilização...

« Última modificação: Março 29, 2024, 19:24:27, 19:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 29, 2024, 20:07:46, 20:07
Responder #2

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Uso calças e jaquetas separados, a  jaqueta tem ficar bem ajustada abaixo da calça  e no capacete, a aba da jaqueta bem ajustada. Agora, luvas e botas costumo brincar que são impermeáveis,  a água que entra não sai de jeito nenhum....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Março 29, 2024, 23:09:55, 23:09
Responder #3

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
A única vez que me entrou água foi porque o casaco impermeável não estava bem colocado e não cobria suficientemente bem as calças impermeáveis. Atenção que a água com a velocidade consegue subir e penetrar por qualquer pequena brecha!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Março 29, 2024, 23:12:28, 23:12
Responder #4

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Não há muito material resistente à água,  sobretudo na zona da "salada".
Tive umas calças impermeáveis da Uvex, que me duraram uns 10 anos, sempre 100%impermeáveis,  mas também já cederam e deixam agora passar água,  exatamente nesse local.
Já tice dois fatos impermeáveis Held,  que deveriam ser topo de gama, mas também deixam entrar água nesse local.
Estou a vir de Andorra, obde comprei umas calças Rev'It fluor, vamos ver se aguentam tanto como as Uvex.
Boa sorte.

Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk


Março 31, 2024, 10:18:13, 10:18
Responder #5

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pelo vosso feedback.
As calças são Bering Eco
O casaco é  https://bering-moto.com/en_GB/products/maniwata-plv07-eu#PLV079
Eu subo sempre a cintura das calças mais do que o normal porque calculo que desçam um pouco quando me sento na mota. Por outro lado, a minha posição é bastante direita e não me inclino.
O casaco é comprido e fica bem por cima das calças sem nada destapado.
O estranho é que nas calças interiores não está mais nada molhado a não ser na salada. Se a água entrasse por outro lado, outra zona teria que ficar molhada...
« Última modificação: Março 31, 2024, 22:59:31, 22:59 por zinko_pt »

Abril 01, 2024, 23:47:14, 23:47
Responder #6

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Experimenta melhorar a impermeabilidade com um spray apropriado.
A Decathlon costuma ter na zona das caminhadas.
Se as calças são em goretex penso que se pode ativar a impermeabilidade com aquecimento num secador de roupa (tecidos sintéticos cerca de 10 minutos) ou com um secador de cabelo, mas confirma nas instruções. Eu uso umas calças da Decathlon, da área de ciclismo, que a cada 10 molhas deve ser ativada a impermeabilização com calor. Já uso estas calças há 2 anos e tenho chegado sempre seco, mas as minhas molhas duram no máximo 30 minutos, tenho uma scooter  e o percurso é em cidade e estrada nacional com velocidades máximas de 70 km/h.
Boas curvas!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Abril 04, 2024, 20:39:44, 20:39
Responder #7

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
Experimenta melhorar a impermeabilidade com um spray apropriado.
A Decathlon costuma ter na zona das caminhadas.
Se as calças são em goretex penso que se pode ativar a impermeabilidade com aquecimento num secador de roupa (tecidos sintéticos cerca de 10 minutos) ou com um secador de cabelo, mas confirma nas instruções. Eu uso umas calças da Decathlon, da área de ciclismo, que a cada 10 molhas deve ser ativada a impermeabilização com calor. Já uso estas calças há 2 anos e tenho chegado sempre seco, mas as minhas molhas duram no máximo 30 minutos, tenho uma scooter  e o percurso é em cidade e estrada nacional com velocidades máximas de 70 km/h.
Boas curvas!
Obrigado pelas dicas.
As minhas molhas também não passam dos 30 minutos. E foi nas últimas chuvadas em Lisboa que senti o problema. Faço sobretudo circuito urbano e não devo passar dos 60km/h em dias de chuva.

Abril 18, 2024, 08:08:58, 08:08
Responder #8

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Saudações!

Atualmente (há uns 2 anos +/-) tenho estas calças que na altura comprei na Motoboxe do Porto:  https://www.motocard.com/pt/impermeaveis/oxford-rainseal_black_rm213001.aspx

Tenho um bom feedback dessas calças, ponho elas por cima das minhas normais e siga.
Já apanhei cada molha, mas por incrível que pareça as calças cumprem ou cumpriram com a sua função.

Agora é que se chove demasiado, chego ao meu destino com as calças húmidas e acredito que já seja o próprio tecido das calças impermeáveis a desfazer-se ou as propriedades da calça a darem a última  :'(


Abril 18, 2024, 09:51:57, 09:51
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ora bem... por falar em calças e "bolas" molhadas...

Partilho a minha experiência.

Calças para chuva, para mim é com a membrana Goro-Tex
Luvas para chuva, para mim, é com a membrana Goro-Tex

Como são ambas caras, tive que arranjar um compromisso, até conseguir renovar.

Tenho umas calças motard que aguentam uma chuva por talvez 10 minutos. Se for torrencial, esqueçam.
O spray do decatlhon é bom. Resolve temporariamente e aguenta-se com umas chuvas em cima. Nada torrencial e para viagens longas.

As calças estarão a meter água nesse local pelas costuras (se não for como o 2low referiu). Ou seja, nesse local (entre as pernas) e principalmente nas "sobre calças" existe uma grande tensão no tecido. Com o uso e com a acumulação da água no banco devido à chuva ou escorrer da água através do blusão, empoça, e começa a entrar.

Solução?
Reforcei as costuras das minhas calças motard nesse local. No entanto e como já são "venhotas", o tecido foi esgaçando e atualmente só servem para o frio. Estou a pensar, enquanto não existe t€mpo para outras calças (em goro-tex), cozer um tecido adicional por dentro das calças de forma a aumentar o tempo que a água demora a infiltrar-se nesse local.

Tenho umas calças amarelas florescentes (estilo obras) que uso e nunca deixam entrar água. Problema? Respiração entre o corpo e o tecido.

O Decatlhon vende umas de ciclismo que param mesmo a chuva (por 25 paus) que até têm proteção sobre o pé. Estou a considerar comprar essas enquanto não compro as de goro-tex.

Luvas.
Já gastei centenas de euros em luvas de inverno e impermeáveis. Umas aguentam mais tempo do que outras. As que me aguentaram mais chuva e durante mais tempo (cerca de dois anos de uso diario no inverno/chuva) foram as mais caras (mais de 100€), tinham uma membrana parecida com o goro-tex (eram da dainese), mas é como escrevo. Para mim a única membrana que ainda resiste bem é a da goro-tex.
Tenho umas luvas de ski que usava na minha adolescência, têm talvez mais de 25 anos, (quando o goro-tex era menos conhecido) e que ainda me aguentam muito bem uma chuva torrencial na mota. Problema? Isso mesmo: não têm proteções.
Da sua "velhice" começa-me agora a aparecer humidade na ponta dos dedos quando as tiro quando chego ao trabalho/casa em dias de chuva "a sério".

Como resolvo?
Tenho umas luvas de borracha XXL (custaram-me 3€) estilo luvas de lavar a loiça, mas com uma borracha mais grossa. Coloco por cima das luvas motard. É um pincel calça-las (principalmente a 2ª mão) mas não entra água nenhuma.
Problema? Respiração da mão.
 



Abril 18, 2024, 11:18:02, 11:18
Responder #10

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Pessoal, em chuvas torrenciais e demoradas, não há milagre. Ou vc molha um pouco por deficiência do equipamento ou molha por retenção da transpiração. O ideal seria roupas com proteção a abrasão e um pouco de impermeabilidade para o dia a dia e carregar um kit impermeável na mochila. Temos aqui alguns conjuntos com tecidos tipo paraquedas que impedem a entrada de água e são muito resistentes, leves e ocupam pouquíssimo espaço. É o que uso.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk