Autor Tópico: Made in Portugal  (Lida 1554 vezes)

Outubro 05, 2018, 15:08:45, 15:08
Lida 1554 vezes

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não é uma foto, mas um video e confesso que gostei do resultado final  :ok:


Outubro 05, 2018, 15:56:09, 15:56
Responder #1

pedroareias

  • Visitante
 :cool:

Estas empresas que ainda estão na infância, devem ser deixadas crescer! Estarmos a entrar com IPO agressivas vai ser a morte de um potencial de negócio e de visibilidade do País no estrangeiro.

Eu também gostaria de ter uma boutique de top para as pinturas mas não vou investir sem que se saiba como isso fica.

Mudar a cor por exemplo, vai ser um carimbo de "não conforme"?


Outubro 05, 2018, 23:58:04, 23:58
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já tinha visto o vídeo (assim como os anteriores e em que era divulgado o trabalho), visto que sigo o canal do Racer TV.

O design conseguido com essa CX está mesmo muito bom, mas aquilo que conseguiram na sonoridade é qualquer coisa de extraordinário!! Que som... :palmas:

E pensar que o seu mecânico conheceu-o de forma inusitada aquando da compra de uma BMW K1 usada e que tenha oficina a apenas 10min. de sua casa.

Quem diria... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 06, 2018, 01:21:16, 01:21
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Já tinha visto, digo atentamente o Racer TV, sou um adepto confesso das transformações de veículos e em particular e em particular os modelos personalizados...
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 06, 2018, 12:56:31, 12:56
Responder #4

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Tem um pormenor que não lembra ao diabo... a bomba do travão dianteiro escondida de baixo do depósito, para não quebrar as linhas minimalistas do guiador  :toma:

Uma coisa que tenho notado, é que a Honda CX se adapta bem a este tipo de projecto, não sei se é pelos cilindros estarem a apontar para fora, ou pelo que seja, mas prestam-se a este tipo de transformação.

Outubro 06, 2018, 23:28:42, 23:28
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O próprio escape Peashooter, para lá do facto de ter um som divinal para uma moto deste género, tem um look que lhe fica muitíssimo bem.

E mesmo a opção por um pneu de 180 na traseira foi bem pensada.
Dá um look muito encorpado a esta moto totalmente transformada...
O antes e depois é notório...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 07, 2018, 00:04:21, 00:04
Responder #6

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
:cool:

Estas empresas que ainda estão na infância, devem ser deixadas crescer! Estarmos a entrar com IPO agressivas vai ser a morte de um potencial de negócio e de visibilidade do País no estrangeiro.

Eu também gostaria de ter uma boutique de top para as pinturas mas não vou investir sem que se saiba como isso fica.

Mudar a cor por exemplo, vai ser um carimbo de "não conforme"?

Amigo Pedro, temos sempre as 125cc, para além de ser um mercado em crescimento é indubitavelmente um segmento essencialmente nas mãos de pilotos inconformados e ansiosos por fazer a diferença. Eu ainda acredito que vou ter um hobbie rentável na minha reforma.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 07, 2018, 00:38:03, 00:38
Responder #7

pedroareias

  • Visitante
Amigo Pedro, temos sempre as 125cc, para além de ser um mercado em crescimento é indubitavelmente um segmento essencialmente nas mãos de pilotos inconformados e ansiosos por fazer a diferença. Eu ainda acredito que vou ter um hobbie rentável na minha reforma.

Precisamente na mouche. Pois, as pessoas racionais têm tendência a chegar às mesmas conclusões por caminhos distintos.

Há vários obstáculos no caminho para além da legislação. O maior deles é que pensamos sempre que basta isto e aquilo e nunca é suficiente.

Eu via uns vídeos no youtube e achava que com meia dúzia de centenas de euros fazia a festa. Nem pensar. E isto são só as pinturas...

Como tu sabes, para se fazer alguma coisa em condições os investimentos são enormes. Aqui no fornecedor local disseram-me que para fazer o que estou a pensar fazer não chegam 500k€.

É verdade. São dezenas de equipamentos, instalações, custos fixos, etc.

Um compressor em condições são uns valentes milhares, uma pistola durável e com boa atomização custa entre 300 e 600€ e precisas de 5 pistolas: poliéster pistolável (2.5 a 3 mm), aparelho de enchimento (2 mm), base aquosa (1.3-1.4 mm), verniz (1.2-1.3 mm) e de retoques (pequena de 1.0 a 1.2 mm).

Basta ver uma coisa: o ar não sai húmido do teu compressor? Os pintores de topo usam compressores de parafuso com secador de ar.
Mesmo assim, é altamente aconselhável um separador deste tipo: https://www.spraygunsdirect.co.uk/index.php/spraygun-gauges-filters/inline-regulators-gauges/sata-0-484-triple-stage-fine-filter.html#sthash.JW8ApXAh.dpbs

Só para os filtros a juzante do compressor são mais de 1300€ e têm de ser substituidos periodicamente.

Ah, já agora, as mangueiras e engates de 1/4'' não servem, travam-te o fluxo de ar. Vê aqui estas: https://www.spraygunsdirect.co.uk/index.php/hoses-fittings/hoses/air-hoses.html
Foi um dos erros que cometi no início. Avisaram-me logo que a Sata 4000 consome ar em quantidades épicas.

Soma a isso os equipamentos de infravermelhos de onda curta, aquecedores, polidoras + boinas, pratos, massas, lixadoras, consumíveis (filtros de cone, copos de mistura, paus de mistura, diluentes para as pistolas e copos, tack-rags, microfibras, etc, etc).

Em abrasivos é uma loucura. Mesmo em quantidade as lixas da 3M são perto de 1€ cada folha e precisas de grãos do 80 até ao 3000. 80, 120, 180, 240, 320, 600 wet, 1000 w, 1500 w, 2000 w, 3000w. Experimenta saltar a 1500 por exemplo e depois vemos o resultado.

Claro que para usares as lixas manuais é necessário um estojo de tacos, por exemplo: https://www.autobodytoolmart.com/dura-block-7-piece-sanding-block-kit-p-11890.aspx

Chega para lixar? Claro que não, para lixares em condições precisas de dois tipos de guias de lixagem: em pó e em spray. Pó para a lixagem a seco e spray para a lixagem a água.

Depois são os abrasivos complementares, scotch-brites, esponjas especiais de despolimento, etc. cf. catálogo da 3M: https://www.3m.com/3M/en_US/collision-repair-us/

Depois são as balanças, as máscaras de protecção completas (incluindo os olhos) com os cartuchos para os isocianatos (os A1) que não se compram no AKI ou no Leroy Merlin. Se quiseres morrer, aplica verniz com uma máscara 3M de 40€ do Leroy.
As verdadeiras são 3 vezes mais caras.

A somar a isso tudo, mandas vir do sítio mais barato da net um kit de verniz para "testarmos": https://www.autolackdiscount.com/en/Glasurit-Bundle-Clearcoat-923-610---Hardener-929-61---Reducer-352-30-12-5-liter.html
São só mais 344€+ portes. Claro que a somar a isso faltam os desengordurantes, os primários mordentes, os primários epoxy, o poliéster pistolável, os aparelhos de dois componentes, a tinta que pode custar 150€ o litro, etc, etc.... é sempre a somar.

Isto não inclui o poliéster à espátula e o glassing... depois insiro.

Para aplicares os produtos precisas de vários tipos de iluminação. Em iluminação conta com mais 1k€ pelo menos.
Isto sem irmos para a alta-gama em que as lâmpadas de mercúrio são regra. https://globalfinishing.com/product/paint-booth-lighting/

Chega para pintar? Claro que não, é necessário também um diluente de esbatimento para fazer as transições.
Já chega? Não, faltam os promotores de aderência.

Claro que neste ponto, alguém pergunta: e o "masking"? Pergunta bem. São necessárias fitas de vários tipos, plásticos próprios antiestáticos e papel crepe: https://www.spraygunsdirect.co.uk/index.php/masking-tape/masking.html e https://www.spraygunsdirect.co.uk/index.php/masking-tape/tape.html

Mas ainda não acabou... se quiseres fazer também detailing depois da pintura.... aí é melhor perguntares ao TMaxer, eu estou fora do tema. Mas em equipamentos também devem ser uns milhares.

Qualquer que seja o outro "hobby" da reforma, os custos são semelhantes ou maiores.

Sei que tens muita experiência, mas é necessário fazer o trabalho de casa até ao fim, com orçamentos realistas e um apoio a longo prazo.

Que te parece? Parece que estou a exagerar, mas é a realidade crua.

PS: vou actualizando esta resposta com o tempo.
« Última modificação: Outubro 07, 2018, 10:47:57, 10:47 por pedroareias »

Outubro 07, 2018, 01:59:51, 01:59
Responder #8

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Não exageras nada amigo Pedro, na verdade ainda deixas-te de lado as questões ambientais tanto das instalações como dos resíduos tóxicos produzidos cujo tratamento custa igualmente uma fortuna e pior, estão normalmente associados a contratos periódicos que têm de ser pagos faças ou não uso dos respectivos serviços e ainda temos a carga fiscal inerente à actividade.

Como referi "hobbie rentável", não implica que tenha de ser Eu a realizar todo a trabalho de transformação (acho que em  Portugal ninguém o faz) no que toca a pinturas por exemplo Eu não tenho conhecimentos nem experiência pelo que jamais me proporia a realizar semelhante tarefa  para outrem, para mim, num objecto de somenos importância apenas por carolice ou puro gozo, claro que sim...
A minha ideia passa por estabelecer sinergias nas áreas que não domino e quando digo "hobbie rentável" não tenho em mente nenhum negócio, estou mesmo a pensar em um passatempo auto-sustentável para não consumir o parco rendimento que penso auferir na condição de reformado mas ao mesmo tempo não me ver resignado ao banco dos piriquitos a jogar sueca o dia inteiro.
Mas a informação que aqui nos trazes é muito relevante para que se perceba a razão dos valores elevados que um veículo personalizado normalmente atinge, por outro lado, quando o trabalho é bem feito estamos a produzir Arte, peças únicas e no meu caso pessoal um gozo e uma realização que não tem preço.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 07, 2018, 06:28:55, 06:28
Responder #9

pedroareias

  • Visitante
Obrigado! Sim, espaço, cabine de pintura, cumprimento da legislação em vigor, etc, etc...

Não chegam 500k€ para iniciar actividade.