(....)No fundo...que os motores de combustão passarão a ser peças de museu daqui por pouco mais de duas décadas. E que automatização da condução será uma realidade incontornável.(....)
O tipo de energia utilizado na motorização e a condução autónoma são temas totalmente distintos. (....)
Nada disso! Neste caso (e a leitura do link fá-lo perceber) tem tudo a ver uma coisa com outra...nomeadamente no despoletar gerado pelo fim do uso dos combustíveis fósseis na maioria dos veículos. O assunto está interligado na forma como foi avançado o tópico, concretamente na mudança da mobilidade como a que conhecemos agora, e que será revolucionada a partir do momento em que os motores de combustão forem uma coisa do passado (2 décadas segundo avançam).O artigo que deixei da BBC refere-o e explica essa transição com o fim dos motores de combustão.O título poderia tê-lo colocado de forma diferente, mas na leitura do artigo da BBC percebe-se a revolução a caminho com o fim dos motores de combustão, ao revelar-se uma causalidade efeito na cedência entre tipos de energia e consequente automatização a que dará lugar.Ou seja, ao questionar "Como estaremos daqui por 20 anos em matéria de veículos de combustão" (e que a própria frase deixada em Inglês anuncia)..."(....)A growing number of tech analysts are predicting that in less than 20 years we'll all have stopped owning cars, and, what's more, the internal combustion engine will have been consigned to the dustbin of history.(....)"...por um lado convidava de forma genérica a que houvesse um pronunciar sobre a sua ideia de continuação (que não acredito que venha a ocorrer no mercado, inclusivamente nos motociclos) e por outro lado naquilo a que darão lugar a entrada em força dos veículos eléctricos.
(....)Mas a ideia que a "revolução" desta nova solução de mobilidade é despoletada pelo fim do uso dos combustíveis fósseis na maioria dos veículos... é apenas uma interpretação tua.Por muitas vezes que repitas isso no mesmo post (como sublinhei a vermelho)... trata-se de algo que não está no artigo! (....)
(....)Já a transição para o eléctrico ser é o gatilho da eventual "revolução"... é outra história!!!!O artigo não indica isso. (....)
...Até a propria "arte" de bem conduzir que ha uns tempos era um "skill" que precisavamos de dominar, sob risco de vida.... hoje é algo desnecessario pois os carros nos momentos de perigo ja dispensam uma intervencao habil: ja é o ABS que faz a travagem apertada no molhado e o TC que actua numa derrapagem, etc etc...
Parece-me um pouco estranho querer-se separar os dois temas.
Quanto a motociclos de condução autónoma e para os quais agora te referes com a indicação de dois casos que na verdade não passaram de "veículos experimentais" e ainda por cima sem estar lá em cima nenhum humano, eu pessoalmente não acredito muito que seja um sector capaz de ter tanto avanço como sucede nas 4 rodas. Nem de perto...
Ambos sabemos que na sua génese são assuntos distintos.
De qualquer maneira fico curioso como um veículo de condução autónoma se recarrega numa bomba de gasolina ou será semi-autónoma?
(....)os temas podem ser - como foi explicado - perfeitamente correlacionados.(....)
(....)Se eu tivesse algum interesse por carros estava a participar no forum do autohoje e não no cpmoto.(....)
(....)Hoje paga-se 6500 euros que um Tesla seja equipado com um módulo que além de ser já bastante completo, continua a receber actualizações com melhorias e "upgrades" ao nível de funcionalidades.Não é preciso recuar muito no tempo para que um simples cruise control fosse um extra caro.E hoje qualquer carro de baixa gama já o trás de série!(....)