Autor Tópico: Aprilia Caponord  (Lida 3979 vezes)

Fevereiro 18, 2020, 21:15:13, 21:15
Lida 3979 vezes

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
O estacionamento lá do trabalho é uma caixa de surpresas, e por vezes sou premiado com umas raridades.
Desta vez foi esta impressionante Aprilia que confesso, desconhecia totalmente.
Gostei do que vi, uma mota bem conseguida no que diz respeito ao design e os 128cv que a marca anuncia deixam adivinhar o maquinão que é

Fica também este site com informação mais detalhada :

https://www.motorcyclespecs.co.za/model/aprilia/aprilia_caponord_1200%2013.htm

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

« Última modificação: Fevereiro 18, 2020, 21:21:39, 21:21 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 18, 2020, 23:31:01, 23:31
Responder #1

Unick

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Máquina, o grande problema dessa moto na altura em que saiu, era peças... e a má representação que se fazia sentir. Tive um amigo que esperou pelo vidro do pisca mês e meio.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Fevereiro 19, 2020, 11:58:32, 11:58
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Máquina, o grande problema dessa moto na altura em que saiu, era peças... e a má representação que se fazia sentir.

A disponibilidade de peças e a fiabilidade das motos europeias foi sempre algo que incomodou os clientes das japonesas.
 :)

Fevereiro 19, 2020, 12:03:50, 12:03
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Máquina, o grande problema dessa moto na altura em que saiu, era peças... e a má representação que se fazia sentir. Tive um amigo que esperou pelo vidro do pisca mês e meio.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mau... então isso não era a Kawasaki? O que ouvi falar dos problemas da Kawasaki... Da Aprilia não tanto...
[quando tive facilmente contornava esse problema, peças vinham de via adjacente "Espanha" e não da via normal "Holanda-representante nacional que estava falido"]
 :pensador: :pensador: :pensador:

Actualmente TODAS as marcas (em Portugal) têm problemas de fornecimento de algumas peças pois não fazem stock e o que há é praticamente tudo material de uso normal para a manutenção regular.
E o maior problema da actualidade é as marcas que têm mais procura, nos seus modelos mais vendidos, em que demoram por vezes meses a entregar uma moto nova ao cliente.
Parece-me mais grave isto que ultrapassa em larga escala o tempo de demora a vir determinada peça...
Aliás, são duas situações distintas, ambas aborrecidas para os clientes e que jamais deveriam acontecer.
Quanto ao atraso de entrega das motos novas, há uma vantagem para o mercado de usados... a procura é tanta que os preços até sobem e vendem na mesma...

Máquina, o grande problema dessa moto na altura em que saiu, era peças... e a má representação que se fazia sentir.

A disponibilidade de peças e a fiabilidade das motos europeias foi sempre algo que incomodou os clientes das japonesas.
 :)

Dfelix,
Era praticamente a Kawasaki porque Honda e Yamaha sempre venderam... tal como as GSXR da Suzuki!

Quanto à Aprilia Caponord 1200 é uma moto bem catita, bom posto de condução e um painel de bordo à altura (digital mas sem ser tft/lcd), parecendo bem equilibrada (distribuição peso) e o motor tipicamente italiano (bicilindrico em V) deve dar prazer de condução qb e não deve ter carácter muito diferente do novo motor 900cc da BMW (potencia e binário em rotações idênticas).
Boatos como este de "falta de peças" ou "italianas só dão problemas" fizeram com que este e outros modelos da Aprilia tenham sido um fiasco de vendas por cá e provavelmente a Ducati só terá conseguido fugir a este "estigma" investido em design bem apelativo - obras de arte autenticas - bem como a ajuda que teve em ter sido adquirida pelos Alemães do Dieselgate... "o que é Alemão é bom"...
Conheço um tipo 5 estrelas que tem uma destas bonitas motos e está farto de andar com ela e não o vejo aborrecido com algum problema que tenha tido, aliás, acho que só se queixa das manutenções ligeiramente mais caras ao que estava habituado com as anteriores motos.

Dentro das "adventure" seria um modelo que eu teria como preferência, mas como não é mesmo o estilo de moto que tenha preferência...
Mas quem goste... não tenha receios! É experimentar e provavelmente vai gostar mais do que outros modelos de outras marcas mais vendáveis!

nota: há uma idêntica a esta, em branco, à venda nos usados, tal como outra encarnada e uma versão rally em laranja...
« Última modificação: Fevereiro 19, 2020, 12:22:28, 12:22 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 19, 2020, 12:34:00, 12:34
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Era praticamente a Kawasaki porque Honda e Yamaha sempre venderam... tal como as GSXR da Suzuki!

Nunca tive Kawasaki mas tenho essa ideia que a representação foi mediocre até relativamente pouco tempo atrás.
No entanto tive diversas Hondas, Yamahas e Suzukis. E nunca achei que a disponibilidade de peças fosse assim tão fantástica.

As duas Suzuki que tive entre 97 e 2004 foram bastante problemáticas.
A Bandit 400 era uma moto com uma electronica frágil e foram diversas vezes que fiquei pendurado por peças.
Recordo-me de esperar alguns 2 meses por um alternador e outros periodos consideráveis por coisas mais simples através dos agentes oficiais.
Mais tarde descobri uma casa em Mafra que encomendava as coisas por fora directamente de França.

Mesmo anos mais tarde quando mandei um estoiro com uma DL1000 esperei algumas 3 semanas por um apoio de peseira e alguns 2 meses por um simples autocolante.

Com Honda e Yamaha nunca foi tão complicado mas tive tempos de espera consideráveis.
Já esperei mais de um mês por um simples retentor para uma banal CBR.
E cheguei a andar um mês com um TPS "emprestado" enquanto não chegava um novo para uma Yamaha que tive.

Curiosamente nunca tive grande stress com a Triumph.
A realidade é que nunca precisei de muita coisa a não ser consumíveis que habitualmente há em stock.
Coisas mais complicadas como foi o bendix do motor de arranque foram encomendadas e vinham por transportadora para o Areeiro em menos de 48 horas.
A única que me demorou mais tempo foi a troca do quadrante ao abrigo da garantia. Pois implicava eles receberem o original para devolver o novo com a respectiva quilometragem.
Foram quase duas semanas que andei numa Sprint de serviço igual à tua.

...e o motor tipicamente italiano (bicilindrico em V) ...

Curiosamente o motor é austríaco.

...e provavelmente a Ducati só terá conseguido fugir a este "estigma" investido em design bem apelativo - obras de arte autenticas - bem como a ajuda que teve em ter sido adquirida pelos Alemães do Dieselgate... "o que é Alemão é bom".

A relação dos alemães com a Ducati praticamente se resume a uma folha de excell.
Um asset cuja única preocupação é dar lucro no final de cada trimestre.

Não há qualquer informação sobre intervenção ao nivel de engenharia por parte dos alemães naquilo que são os produtos da Ducati.
Até porque a generalidade do catálogo são projectos iniciados muito antes da marca entrar no grupo.

A única razão porque a Ducati fugiu um pouco ao estigma deve-se a ter aberto um pouco a sua oferta a outros tipos de cliente.
E principal mérito está precisamente na Multistrada.



Fevereiro 19, 2020, 14:51:53, 14:51
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Esta Aprilia é muito bonita ao vivo, tb há uma aqui de um colega meu de trabalho (curiosamente é branca).
É uma boa moto de Turismo e deve ter uma condução muito agradável nas curvas e curvinhas.

Tem uma potência algo escassa para a oferta actual das big adventure, isto pensando no alcatrão.
Terra - nem vê-la! Não foi pensada para isso, é simplesmente o equivalente a um SUV (alguém faz TT com um Quasqai de origem???)

A minha primeira moto foi uma Aprilia, contra o estigma da pouca fiabilidade, nunca me deu problemas - também nunca a "quitei", como tanta gente fazia com as DT's.
E a ciclística dela era 20 vezes superior a qualquer japonesa 50 trail da altura, suspensão invertida, travões fenomenais e dupla trave em alumínio... Isto em 97!! Bela máquina, deixou saudades! Aprilia RX 50, laranja e cinzenta a 2T.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 19, 2020, 21:36:18, 21:36
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim...
Definitivamente não é moto para deixar o alcatrão.
Quanto muito fará o mesmo que outras farão em terra batida ou pouco mais.

Verdade seja dita, o nome Caponord significa "cape north” ou “head north", na referência à Noruega...mas...é para lá se ir de preferência a pisar sempre boas estradas.  :stuck_out_tongue_winking_eye:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 20, 2020, 10:54:49, 10:54
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Um rapaz aqui da zona comprou o modelo anterior e ainda conseguiu andar com ela cerca de uma semana, durante os 3 meses que a teve. O restante tempo esteve parada com avarias diversas. Acabou por se desfazer dela e adquirir uma CB650R.

Poderá ter sido um caso isolado ( até porque vejo frequentemente uma outra a rodar tambem aqui na zona ) mas lembro-me perfeitamente de as Aprilias e restantes marcas italianas ( Cagivas e Malaguttis especialmente ) terem vários problemas de ordem electrica/electronica nos modelos de cilindradas mais baixas, aqui há uns anos atrás.

Não sei se isso está resolvido nestes modelos recentes, mas que me deixava de pé atrás se fosse caso de comprar uma... não vou mentir, deixava mesmo.

Quanto a este modelo em particular... gosto mais da estética do modelo anterior, muito parecida com a Varadero.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 21, 2020, 12:00:32, 12:00
Responder #8

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Desde que levam BOSCH nas entranhas que baixaram drásticamente o índice de avarias, vide dUCATI's!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha