Autor Tópico: LIDL terá um total de 100 postos de carregamento em Portugal, dentro de meses.  (Lida 1982 vezes)

Junho 05, 2021, 15:37:07, 15:37
Lida 1982 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
LIDL vai ter um total de 100 postos de carregamento a operar em Portugal, dentro de poucos meses!





Pois é meus caros...

Depois de por aqui ter criado um tópico em que dava conta de que o Continente estreava os seus carregadores eléctricos "hub Plug&Charge", agora o Lidl também avança para o futuro, nomeadamente na criação de ainda melhores condições de carregamento (a preços concorrenciais!) para os seus clientes.

Actualmente recordo que o Lidl já tem algumas lojas com postos de carregamento, mas... até Fevereiro de 2022 virá com um grande boost de postos de carregamento - alguns fast charge - para veículos eléctricos, ficando com uma cobertura de Norte a Sul do país.

Isto significa um forte investimento da cadeia de supermercados Alemã e que se mostra atenta às mudanças e necessidades dos seus clientes. Ou então...simplesmente não quer ficar para trás do que a concorrência já está a fazer por cá.  :)

Mas para mim, uma das coisas mais interessantes que li quanto a este investimento do Lidl prende-se com o facto de assegurarem que a electricidade fornecida nos seus pontos de carga será exclusivamente proveniente de fontes renováveis!! Isto é muito relevante meus caros...

Quanto a preços, falam em 0.08€/min (provavelmente nos postos mais lentos).
E serão 8 cêntimos/min. sem taxas adicionais.


Deixo um dos artigos na net que dá destaque a este investimento do Lidl:

https://observador.pt/2021/06/05/lidl-vai-instalar-postos-de-carregamento-em-100-lojas/
« Última modificação: Junho 05, 2021, 20:30:24, 20:30 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2021, 16:47:54, 16:47
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Aqui em Vila Franca ja tem... ate acho que essa foto foi la tirada  :D






(as fotos são do electromaps)


Acho bem... porque se querem que haja transição não é possível que haja zonas do pais onde ha distancias enormes em que não há carregadores, ou a haver sao "tomadas" de 3 Kw  :D :D :D

E o modelo em como a a eletricidade é cobrada precisa de mudar... foi criado (mais) um modelo para sustentar parasitas e quem precisa de abastecer tem de ter um cartao e dar de comer a uma serie de instituições que ate custa a compreender quem sao.

Isto para nao falar que se quisermos ir ali a Espanha ou a Franca (ou mais longe) no nosso veiculo elétrico, em cada carregador temos de descobrir quem é o operador e obter um cartão ou instalar uma app daquele operador e rezar que nao nos peçam um numero de contribuinte Frances ou la do pais onde estamos.

Por isso é que Tesla leva vantagem... e so chegar com o carro ao posto, ele le o VIN e fornece a energia  :tirarchapeu:



Aplaudo a iniciativa... mas mesmo compreendendo que isto envolve custos elevados que vao ser recuperados quase a moedas de €, acho que esta a haver uma enorme falta de visao?? 2 postos de abstecimento (tipo 2 so 1 acho eu)... era preciso era colocar logo umas 8 cabines porque a partir de agora a transicao vai acelerar  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 05, 2021, 17:55:46, 17:55
Responder #2

ALCLCF

  • Visitante
Antes dos números é preciso existirem (interior NS, principalmente).

Como utilizador não vejo a necessidade de investirem agora em mais que um posto por Lidl (tirando zonas onde haja já mais procura), quando a maior parte das vezes estão vazios ou com lordes parados sem carregarem.

Convinha era fazerem como nalguns (Viseu) e deixarem o posto/lugar com cobertura...

*Conseguirem ter preços concorrenciais face ao Continente parece-me impossível....são muitas taxas e taxinhas

Junho 05, 2021, 18:30:59, 18:30
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Agora não será necessário

Mas em breve acredito que sim.

Neste momento se chegarem lá 2 carros com carregamento do tipo css2 que é o mais usual, 1 já vai ter de ficar à espera
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 05, 2021, 19:11:51, 19:11
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Ontem "abasteci" no LIDL de Lagos.

Na ida pra baixo foi num intermarché...


Estava na esperança que, tal como na gasolina ... a electricidade fosse também ali mais barata.


Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Junho 05, 2021, 20:21:14, 20:21
Responder #5

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
LIDL vai ter um total de 100 postos de carregamento a operar em Portugal, dentro de poucos meses!


Pois é mais caros...

Depois de por aqui ter criado um tópico em que dava conta de que o Continente estreava os seus carregadores eléctricos "hub Plug&Charge", agora o Lidl também avança para o futuro, nomeadamente na criação de ainda melhores condições de carregamento (a preços concorrenciais!) para os seus clientes.



São duas situações diferentes. O Continente "tem" postos de carregamento, são privados, o LIDL não, são púbicos explorados pelo operador OPC KLC que tem como fornecedor de energia um CEME que é quem envia a fatura ao utilizador e tudo isto gerido por uma entidade pública a MOBI.e que cobra as suas taxas e tudo isto misturado é faturado em minutos ao cliente o que para os menos esclarecidos no que respeita ás caraterísticas de carga do seu veículo e da potencia do posto pode levar a que o kWh lhe custe bem mais de 1€ o que com um consumo de 15 kWh/100 km pode facilmente ter u custo superior a 15€ por 100 km. :???:

No fim os preços não são tão diferentes dos outros operadores porque são muitas entidades a alimentar consequência do monstruoso modelo que foi criado em Portugal.
O Lidl apenas fez um acordo com o OPC KLC para a instalação de postos nas suas zonas comerciais, assim como o Auchan fez com a Helexia e por aí adiante, mas sempre dentro da rede pública. O Continente e a Tesla, por exemplo, são redes privadas.

Comparação de preços mínimos em circunstâncias ideais PCR 29/05/2021



https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=29&t=8061&start=800
« Última modificação: Junho 05, 2021, 20:24:36, 20:24 por Lourenço »

Junho 05, 2021, 20:39:33, 20:39
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entendo, caro Lourenço.
Eu também não disse em momento nenhum que era a mesma coisa.  :)

Mas fica esse correcto e oportuno apontamento (e relevante) de se tratarem de situações diferentes, ou seja...de quem é mesmo o 'dono' dos postos, ou quem os explora.

Porque como explicado e também já possível de ler noutros tópicos, acaba por fazer alguma dif€r€nça na altura de se pagar.

Ainda assim, destaco a questão da energia 100% limpa disponibilizada nestes postos colocados em parques de estacionamento do Lidl.
A ser verdade (e seria mau para a empresa se não o fosse), considero este particular bastante relevante. 👌
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2021, 21:32:22, 21:32
Responder #7

ALCLCF

  • Visitante
Eu do Lidl destaco os posto no interior....que me parecem mais lançados que o resto da malta. Preços honestamente borrifei-me, 99% do uso é com EVSE em casa/trabalho/família. Quero é infraestrutura na zona interior Norte a Sul.

Junho 05, 2021, 22:18:40, 22:18
Responder #8

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Entendo, caro Lourenço.
Eu também não disse em momento nenhum que era a mesma coisa.  :)

Mas fica esse correcto e oportuno apontamento (e relevante) de se tratarem de situações diferentes, ou seja...de quem é mesmo o 'dono' dos postos, ou quem os explora.

Porque como explicado e também já possível de ler noutros tópicos, acaba por fazer alguma dif€r€nça na altura de se pagar.

Ainda assim, destaco a questão da energia 100% limpa disponibilizada nestes postos colocados em parques de estacionamento do Lidl.
A ser verdade (e seria mau para a empresa se não o fosse), considero este particular bastante relevante. 👌

Não é relevante de facto quem é o dono mas na questão do preço sim, porque o LIDL não pode decidir os preços a não ser na parcela que ao OPC diz respeito e isto porque tem acordo com a KLC, existem ainda as taxas, os impostos, as taxas de gestão da MOBI.e (que por agora assumem mas irão subir de tal forma que deixarão de assumir) e os preços do CEME e estes serão os que decorrem do cartão CEME que o cliente utilizar e como referi, quem fatura ao cliente não é o LIDL nem o OPC mas sim o CEME com gestão da MOBI.e.

A garantia de eletricidade renovável é de louvar, é o mesmo que qualquer um de nós pode fazer com o seu fornecedor de energia elétrica celebrando um contrato de fornecimento com energia produzida exclusivamente por fontes renováveis e ainda podemos produzir a nossa energia. O OPC e o LIDL estão impedidos pelo "Modelo" (monopólio) português de produzir e simultaneamente comercializar energia eléctrica o que é mais uma aberração desta Mobi.e que impede quem instala postos ou quem disponibiliza o espaço de produzir e vender tendo obrigatoriamente de recorrer a um CEME para a integralidade da energia disponibilizada no posto o que claro impede a auto produção local.

Junho 05, 2021, 22:35:05, 22:35
Responder #9

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Eu do Lidl destaco os posto no interior....que me parecem mais lançados que o resto da malta. Preços honestamente borrifei-me, 99% do uso é com EVSE em casa/trabalho/família. Quero é infraestrutura na zona interior Norte a Sul.

O grande mérito do LIDL na rede pública, do Continente e da Tesla nas redes privadas foi que conseguiram instalar postos onde a MOBI.e estava até então ausente o que vem contrariar uma das justificações para a existência do Modelo que era a dispersão geográfica dos postos.

É o caso da maioria dos UVE, o meu caso igualmente, carregam em casa ou no emprego recorrendo esporadicamente ou nunca a redes públicas ou privadas.
Restam os outros, os que não podem carregar em casa ou no emprego e os que viajam fora do seu habitat e sem satisfazer de forma consistente, simples, acessível e honesta as necessidades destes a mobilidade eléctrica em Portugal vai marcar passo.




« Última modificação: Junho 05, 2021, 22:39:56, 22:39 por Lourenço »

Junho 05, 2021, 22:38:10, 22:38
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Preços honestamente borrifei-me, 99% do uso é com EVSE em casa/trabalho/família. Quero é infraestrutura na zona interior Norte a Sul.

Isto não é um pouco contraditório?

Junho 05, 2021, 22:38:43, 22:38
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No site do Lidl, no separador dedicado a este investimento (que de facto não é pequeno), falam em 8 cêntimos por minuto...
E referem não ter taxas ou custos adicionais.

Presumindo que terão todos esses carregadores capazes de debitar até 50kw, este custo acaba por ser atractivo?

Do que conhecem do mercado e presumindo que serão mesmo 8 cêntimos/min. (seria um erro de marketing se tentassem enganar o utilizador), estará entre os melhores?

Ah...
E outra coisa.  :writing:
Estes postos permitem diferentes tipos de carregadores: CHAdeMO, CCS e AC Tipo 2.


Deixo aqui um excerto e o link:

"Para além da poupança de tempo, assumimos a diferença da nova tarifa cobrada pela Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), mantendo o preço final da componente de operação em 0,08€ por minuto, sem qualquer taxa de ativação ou outro custo adicional, um custo inferior face ao preço de mercado. Assim, cada vez que carregarem os seus carros elétricos numa das nossas lojas, os nossos clientes irão poupar também dinheiro."
https://institucional.lidl.pt/sustentabilidade/medidas-e-projetos/mobilidade-eletrica
« Última modificação: Junho 05, 2021, 22:42:44, 22:42 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2021, 22:58:45, 22:58
Responder #12

ALCLCF

  • Visitante
Preços honestamente borrifei-me, 99% do uso é com EVSE em casa/trabalho/família. Quero é infraestrutura na zona interior Norte a Sul.

Isto não é um pouco contraditório?

Acho que não....o preço dos DCFC's na rede mobi.e serão sempre elevados. Portanto eu só preciso de duas coisas que existam e disponibilidade (que o preço ajuda) para aquelas vezes que preciso.

* Nunca teria mota eléctrica ou pensaria num carro eléctrico sem poder carregar em casa e/ou trabalho. Elimina logo as duas melhores vertentes face à combustão.
« Última modificação: Junho 05, 2021, 23:00:28, 23:00 por ALCLCF »

Junho 05, 2021, 23:05:38, 23:05
Responder #13

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
No site do Lidl, no separador dedicado a este investimento (que de facto não é pequeno), falam em 8 cêntimos por minuto...
E referem não ter taxas ou custos adicionais.

Presumindo que terão todos esses carregadores capazes de debitar até 50kw, este custo acaba por ser atractivo?

Do que conhecem do mercado e presumindo que serão mesmo 8 cêntimos/min. (seria um erro de marketing se tentassem enganar o utilizador), estará entre os melhores?

Ah...
E outra coisa.  :writing:
Estes postos permitem diferentes tipos de carregadores: CHAdeMO, CCS e AC Tipo 2.


Deixo aqui um excerto e o link:

"Para além da poupança de tempo, assumimos a diferença da nova tarifa cobrada pela Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), mantendo o preço final da componente de operação em 0,08€ por minuto, sem qualquer taxa de ativação ou outro custo adicional, um custo inferior face ao preço de mercado. Assim, cada vez que carregarem os seus carros elétricos numa das nossas lojas, os nossos clientes irão poupar também dinheiro."
https://institucional.lidl.pt/sustentabilidade/medidas-e-projetos/mobilidade-eletrica

0.08 € por minuto, assumindo que estamos a falar de postos rápidos de 50 kW.

-O preço final não será o mesmo para todos os veículos. Quando falamos de preço ao minuto estamos na parvoíce deste sistema que vende eletricidade ao minuto. Se um veículo (carro ou mota) carrega a 30 kW vai pagar como se estivesse a carregar a 50 kW. Se um veículo carrega a 50, 100 ou mesmo um pouco mais, quando a bateria atingir 70% +- vai começar a diminuir progressivamente a carga para metade ou menos e continuará a pagar como se estivesse a a carregar a 50 kW.

- 0.08 € minuto é a ocupação do posto, e se estiver uma hora no posto a carregar idealmente e continuamente a 50kW a parcela OPC terá custado 0.096 € por kWh, ou seja quase 10 cêntimos só o operador.
O preço referido 0.08 € são a parcela operador, falta tudo o restante, taxas, impostos, Mobi.e e sobretudo a energia eléctrica ou seja o CEME.

CCS é o standart, CHAdeMO é Japonês em desuso e só a Nissan continuou apesar de nos novos modelos já estar a abandonar o que é pena quanto mais não seja porque permitia corrente nos dois sentidos, para a casa, para o campismo ou para deserascar um VE que estivesse sem "gota", AC tipo 2 é PCN ou seja corrente alterna monofásica ou trifásica abaixo de 22 kW. os PCR são corrente contínua sem nenhuma ou pouca intervenção dos conversores/inversores embarcados, teoricamente com menos perdas, sim porque energia de tomada e energia na bateria são valores diferentes e há veículos que carregando a determinadas potencias perdem neste processo 5 a 10% e em caso extremos de determinada marca foram verificadas perdas superiores a 15%.
« Última modificação: Junho 05, 2021, 23:12:07, 23:12 por Lourenço »

Junho 05, 2021, 23:24:19, 23:24
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece que serão mesmo de 50kW...
Todos

https://www.lidl.pt/servicos-lidl/postos-de-carregamento-para-carros-eletricos-do-lidl

Sobre o carregamento ideal, de facto ainda existem muitos que não aproveitam a potencialidade dos carregadores.

Mas, atendendo à velocidade a que isto está a evoluir, não será de estranhar que seja usada a potência máxima dos mesmos pelos novos veículos que irão sair nos próximos anos. E provavelmente até muito perto da carga a 100%, já que têm uma espécie de built-in buffer que (já no presente) permite que alguns veículos tenham cargas elevadas até ao máximo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2021, 23:31:59, 23:31
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Os postos “a seria”que estão agora a instalar já são de 350 KW (IONITY)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 05, 2021, 23:37:51, 23:37
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem dúvida que esses são mesmo future-proof:nice:

Mas aqui há coisa de um ano atrás ficámos a saber (e publiquei um tópico aqui no fórum) que até já os existem ainda com bem maior capacidade.

Yep...e com 'selo nacional'. :bandeiraportugal:

Não, não são da Efacec.


https://www.electrive.com/2020/10/16/portugals-i-charging-presents-blueberry-charging-stations-600kw/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2021, 23:49:50, 23:49
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
* Nunca teria mota eléctrica ou pensaria num carro eléctrico sem poder carregar em casa e/ou trabalho.

Sim.. é verdade.
De outra forma não justifica.

Fiz 800km 5a e 6a feira passada, e contas feitas gastei cerca de 5.5 euros cada 100km com uma condução bastante comedida.

Junho 05, 2021, 23:52:30, 23:52
Responder #18

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
 Os PCUR estarão na maioria acima dos 150 kW, aliás são considerados como tal se carregarem a mais de 50 kW, com os novos modelos VE com sistema 800 V em vez dos 400 da generalidade atual a tendência é mesmo esta.
Já carreguei a 150 nos SUC mas evito carregar a mais de 1 C, mesmo com arrefecimento liquido e as promessas das marcas as baterias não apreciam do ponto de vista da longevidade as cargas rápidas.

Junho 06, 2021, 00:01:22, 00:01
Responder #19

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Mas esta tecnologia de baterias tem os dias contados….

O próximo passo será certamente a introducao do grafeno para diminuir o problema do aquecimento e num segundo passo alguém conseguirá começar a fabricar as baterias solid state (neste momento creio que Toyota e VW serão quem está mais próximo) e essas terão carregamento hiper rápido
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 06, 2021, 10:08:31, 10:08
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Verdade...

Virá para revolucionar no campo das baterias.

Tenho lido bastante por exemplo sobre a QuantumScape e na verdade eles têm encontrado algumas dificuldades.
Que na verdade não devem ser muito diferentes pelas quais passam outros fabricantes que estão 'na corrida'.

Os investimentos na QuantumScape são gigantescos (os valores envolvidos são uma coisa impressionante) e é uma das empresas em que se depositam maiores esperanças de serem os primeiros a solucionar todas as dificuldades em conseguir ter baterias capazes de grande capacidade de carga, fiabilidade a muito longo prazo, autonomias relevantes, grande segurança contra incêndio e perfuração, etc...

Eles dizem que o desenvolvimento continua a progredir a bom ritmo, havendo a esperança que em 2024 ou 2025 o mais tardar, estejam já em condições de lançar no mercado as suas baterias sólidas.
Mas até começar a ser o standard e depois baixarem o custo, levará muitos mais anos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 06, 2021, 11:06:57, 11:06
Responder #21

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A quantum e a empresa que a VW comprou, não e?

Ao contrário do térmico, onde apenas uma duzia de construtores tinha a capacidade de desenvolver, produzir e homologar um motor…. Qualquer vão de escada tem capacidade de produzir um motor elétrico, pelo que acredito que a guerra estará nas baterias

( e no software dos carros, por isso a VW estar com 10 mil ptogramadores a desenvolver o VW OS que deverá estrear no projecto trinity… o dinheiro que não vão buscar as revisões irão buscá-lo ao software)


Neste momento a Tesla tem a melhor tecnologia de baterias, tao boa que para além de ter superioridade tecnológica a sua produção ocupa 1/4 do espaço tradicional, mas acredito que o game changer será o solid state… basta ver-nos os nossos telemóveis, o meu primeiro iPad demorava 1 dia a carregar, o meu iPad 11 pro com bateria xpto e carregador usb c carrega numa hora.

A par da tecnologia precisamos de fábricas de baterias na Europa. Felizmente naqui na península ibérica temos das maiores reservas de lítio. Vamos ver se conseguimos capitalizar os de vamos ser comidos pelos chineses

Mas isto não vai ficar por aqui, há muito ainda a 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 06, 2021, 13:01:01, 13:01
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A quantum e a empresa que a VW comprou, não e?



Não propriamente.

Tem uma participação (que até foi aumentada recentemente) na mesma e investiu lá uns largos milhões. Não a comprou.
Mas há mais figuras bem conhecidas que contam com ela (QuantumScape). Assim de repente lembro-me do Bill Gates.

Deixa ver também o que vem da Toyota/Lexus. :pensador:
Também estão na 'corrida'...uma corrida que valerá vários milhões.

As solid state batteries poderão significar avanços muuuito relevantes.

Face às baterias convencionais, essas novas baterias em estado sólido oferecem várias vantagens como as que já indiquei, como carregamentos mais rápidos, maior densidade energética (mais energia armazenada em baterias mais pequenas) e ainda melhor durabilidade.

E isto faz realmente a diferença num sector ávido por novos avanços.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 06, 2021, 13:14:47, 13:14
Responder #23

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
As baterias vão evoluir, hoje as 3 tecnologias em formatos e químicas mais utilizadas em veículos novos serão substituídas (a Tesla neste momento de transição utiliza as três) por outras já em estado avançado, algumas delas já referidas acima, sendo que o caderno de encargos se baseia principalmente no custo (matérias primas), densidade e estabilidade/fiabilidade química, sendo que a longevidade é já enorme, mais de um milhão de km se bem tratadas, superior á longevidade do veículo como no caso das LFP, ainda vão ser melhoradas nas recargas abaixo de 0º (ainda impossíveis sem aquecimento) e na taxa C de entrega.

Os veículos eléctricos atuais ainda não se libertaram da arquitetura usual, mesmo os que utilizam plataformas dedicadas, ainda existe transmissão, muita massa/carga suspensa, etc e os motores elétricos continuam a ser uma "adaptação" do que já existia, salvo os motores Tesla que resultam na melhor eficiência até hoje imbatível sobretudo em AE. Muito ainda vai mudar neste campo que é mais sensível para a psicologia de mercado na sua aceitação e onde ao contrário das baterias as marcas são menos ousadas na transição.






Junho 06, 2021, 15:58:28, 15:58
Responder #24

ALCLCF

  • Visitante
A plataforma da kia/hyundai (e-gmp) considero ao nível de evolução da Tesla. Eficiência sempre andaram a taco com a Tesla também (aliás o ioniq era apelidado o baby Tesla). Agora o que vejo (voltando ao assunto dos carregamentos) é que terão superioridade largos anos....é a infraestrutura e o preço/performance/eficiência que não vejo ninguém a bater tão cedo.

Baterias solid state é como fissão nuclear....falam há anos e não se vê nada no "mercado".

Junho 06, 2021, 17:05:11, 17:05
Responder #25

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A plataforma da kia/hyundai (e-gmp) considero ao nível de evolução da Tesla. Eficiência sempre andaram a taco com a Tesla também (aliás o ioniq era apelidado o baby Tesla). Agora o que vejo (voltando ao assunto dos carregamentos) é que terão superioridade largos anos....é a infraestrutura e o preço/performance/eficiência que não vejo ninguém a bater tão cedo.

Baterias solid state é como fissão nuclear....falam há anos e não se vê nada no "mercado".

Fissão já se viu e vê, para o mal e para o bem, a fusão é que irá chegar, quando não sabemos, é um sonho que será realidade, um processo que gera mais energia que a que consome...  ;)
As baterias sólidas não estão longe, já existem em laboratório, comercialmente viáveis mais uns bons pares de anos segundo os mais otimistas.

Junho 08, 2021, 20:26:48, 20:26
Responder #26

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa




Estes 2 pecas sao cortes seccionados do BMW i3.

O primeiro é do gerador Rex (o tal motor ice que é fabricado pela Kymco - a secao e da parte que gera energia, não do motor em si). A 2ª é do motor electrico do i3.







No primeiro corte ja esta bem patente o que a Tesla fez com o motor do Model 3, so que como a BMW so funciona como gerador, os angulos sao diferentes, a localização e diferente e tem os rasgos perpendiculares para os imanes pois é esta posição que garante a máxima produção de energia elétrica   :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l