Autor Tópico: Atenção à transição: Condução com tempo seco para condução com chuva...  (Lida 3376 vezes)

Novembro 01, 2017, 23:39:46, 23:39
Lida 3376 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Atenção à transição:
condução com tempo seco para condução com chuva...



 



Malta....a chuva parece que virá já a partir de amanhã e pode estar a dar-se por terminado um longo ciclo de dias de tempo seco e em que as motos de muita gente pouco pararam na garagem.


Mas acontece que também há quem lhes dê uso o ano todo e para esses, o recordar da atenção que se deve ter na condução com chuva, nunca é demais ter lugar.


Os comportamentos que se devem adoptar, como a redução na velocidade, os cuidados a passar pelas zonas pintadas das passadeiras, os cuidados a passar por cima das muito manhosas tampas metalicas ou juntas de dilataçao, a passagem por zonas de "piso vidrado" e empedrado, a inclinação e transferência de massas em curva, as travagens a fundo....tudo isto pode reflectir-se bastante nas reações de uma moto quando o piso está molhado e, por vezes, nem as ajudas eletrónicas de algumas motos conseguem valer.


Incorrer no erro de conduzir da mesma forma, quase como que ainda não "formatados" para a condução de Inverno, pode resultar em quedas ou acidentes perfeitamente evitáveis caso não se adoptem certas práticas e cuidados.


Vá malta! A sério...mesmo!
Não se esqueçam disto e amanhã ou noutro qualquer dia em que tiverem de sair de moto e estiver a chover, espero que este lembrete venha à memória e tentem levar a coisa com calma


Aquilo que nenhum de nós quer ler é depois a partilha de "Hoje foi comigo..."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 02, 2017, 21:32:28, 21:32
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Tens toda a razão Sapiens. Para aqueles que andar de mota não depende do tempo, é altura de redobrar o cuidado. Felizmente hoje a chuva caiu intensamente e deve ter lavado o piso ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 02, 2017, 22:21:15, 22:21
Responder #2

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Pessoal  de moto sem luvas, colete florescente , botas , blusões ,sem ABS e controlo de tracção devem reduzir  bastante a velocidade e começar a pensar em investir na sua protecção .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Novembro 02, 2017, 22:27:26, 22:27
Responder #3

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Todo o cuidado é pouco. Pelo menos aqui em Évora com a chuva que caiu o piso até não estava muito escorregadio mas é melhor sempre prevenir....
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Novembro 03, 2017, 09:00:46, 09:00
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O problema é que a aderência altera-se e p.ex. a passagem por uma daquelas zonas de passadeiras pintadas no chão, num material que parece tornar-se extremamente escorregadio quando em contacto com água...pode levar a quedas.

E isto sem excluir as igualmente manhosas tampas metálicas.  :confused:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 11:07:00, 11:07
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tendo de conduzir moto em dias de chuva, há locais a evitar (MESMO) como a A5 e outras!

Por experiência própria, há também que se evitar calçadas, estradas mau piso e sujas com muitas inclinações em curva... e não deixar para amanhã a mudança de pneus só para tentar bater recorde de quilómetros...

De resto, ir calmamente mesmo na faixa da direita não nos podemos envergonhar de irmos devagar, estamos a ser cautelosos.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 03, 2017, 11:14:11, 11:14
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)

De resto, ir calmamente mesmo na faixa da direita não nos podemos envergonhar de irmos devagar, estamos a ser cautelosos.


Correcto!! :nice:

Se as condições meteorológicas e do piso a isso "obrigarem", nada como ir a um ritmo mais baixo (sem prejuízo de manter muita cautela no posicionamento da via, pois outros veículos de 4 rodas podem andar "aluados").
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 11:17:42, 11:17
Responder #7

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Nem de propósito, estou na urgência do Hgo após ter caído esta manhã... Felizmente são só uns hematomas... Espero eu... Logo deixo aqui um post com a história toda.

Abraço e tenham cuidado

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk


Novembro 03, 2017, 11:58:43, 11:58
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Nem de propósito, estou na urgência do Hgo após ter caído esta manhã... Felizmente são só uns hematomas... Espero eu... Logo deixo aqui um post com a história toda.

Abraço e tenham cuidado

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

Rápidas e boas melhoras!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 03, 2017, 12:09:01, 12:09
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fo#%"».... :zangadoplus: :zangadoplus:

Era mesmo isso que não se queria ler e foi para evitar esse tipo de acontecimentos (a tal "transição") que foi criado este tópico e...pimba!  :'(

Vê lá então isso, trata de te por bom....e espero que apesar de estares nas Urgências neste momento, não tenha sido nada de grave.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 12:13:48, 12:13
Responder #10

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu só conduzo com chuva se a apanhar no caminho...mas quando isso acontece (o que felizmente é pouco) conduzo como se transportasse umas valentes caixas de ovos ao colo...e não os posso deixar cair ou partir!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Novembro 03, 2017, 12:36:47, 12:36
Responder #11

PBarros

  • Visitante
Nem de propósito, estou na urgência do Hgo após ter caído esta manhã... Felizmente são só uns hematomas... Espero eu... Logo deixo aqui um post com a história toda.

Abraço e tenham cuidado

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk
As melhoras companheiro.
Que tudo fique bem :ok:

Novembro 03, 2017, 13:48:34, 13:48
Responder #12

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Nem de propósito, estou na urgência do Hgo após ter caído esta manhã... Felizmente são só uns hematomas... Espero eu... Logo deixo aqui um post com a história toda.

Abraço e tenham cuidado

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

 :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:
As melhoras companheiro.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Novembro 03, 2017, 13:58:47, 13:58
Responder #13

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Aqui na minha zona, além do piso escorregadio/empredado que impera dentro da vila, nas estradas à volta, sempre que chove, aparece muita gravilha na estrada... sobretudo nas curvas.

Não sei se isto se deve a um mau escoamento de águas ou dos camiões que saêm das pedreiras da zona... mas que existem muitos "berlindes" na estrada, isso existem e para mim, isso é pior do que o piso escorregadio pois se assim está é em toda a extensão do precurso e é uma questão de se ir com cuidado... agora quando no meio de uma curva se apanha um "mar" de berlindes é que é uma m#$&@.

Nem de propósito, estou na urgência do Hgo após ter caído esta manhã... Felizmente são só uns hematomas... Espero eu... Logo deixo aqui um post com a história toda.

Abraço e tenham cuidado

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

As melhoras rápidas.

Novembro 03, 2017, 14:05:43, 14:05
Responder #14

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aqui na minha zona (Arraiolos7Evora) impera o empedrado mas o pior de tudo são o empedrado das passadeira (calçada acastanhada) que parece manteiga.... consegue ser pior que passadeira pintadas de branco, grelhas etc.....
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Novembro 03, 2017, 17:43:43, 17:43
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E então companheiro NunoMt, conta-nos lá como é que estás.  :(

A coisa (para ti, fisicamente), não passou de umas nódoas negras e uns hematomas, certo?

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 19:08:29, 19:08
Responder #16

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
E então companheiro NunoMt, conta-nos lá como é que estás.  :(

A coisa (para ti, fisicamente), não passou de umas nódoas negras e uns hematomas, certo?
Olá Sapiens. Felizmente sim. Não passou de um grande susto. Mas um susto que dói. Tenho um hematoma num joelho, quase não mexo o polegar, mas nada que daqui a uma semana não esteja melhor... Mandei ainda estou para ver como vou buscar a mota amanhã com o polegar assim. Se mas depois de fazer rx dos pés até à alma nada partido felizmente.

O ortopedista que me viu também é motard e disse me que é garantido que antes de deixar de doer vai ainda doer mais...  mas de resto tudo bem.

Obrigado pela preocupação. Abraço.

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk


Novembro 03, 2017, 20:57:46, 20:57
Responder #17

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Rápidas melhoras e em breve estás na Estrada. :nice: :nice:

João :scooter: :scooter:

Novembro 03, 2017, 22:39:52, 22:39
Responder #18

PBarros

  • Visitante

Novembro 22, 2017, 22:52:58, 22:52
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E essa saúde, NunoMt??

Após aquela queda... naquilo que poderá explicar-se por uma junta de dilatação??, que tal tem sido a vida motociclista desde então?

Recuperaste a confiança? Não ficaste com mazelas? Voltaste a andar de moto sem pensar muito no assunto?  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 23, 2017, 00:32:12, 00:32
Responder #20

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
E essa saúde, NunoMt??

Após aquela queda... naquilo que poderá explicar-se por uma junta de dilatação??, que tal tem sido a vida motociclista desde então?

Recuperaste a confiança? Não ficaste com mazelas? Voltaste a andar de moto sem pensar muito no assunto?  :)
Olá Sapiens. A confiança ficou um pouco abalada devo confessar. Mas no dia a seguir mesmo cheio e dores na outra na mota pois tive de a ir buscar à oficina. Agora está de novo a melhorar.

Em relação à queda estou cada vez mais convencido que foi por dois motivos relacionados com os pneus... O primeiro é talvez o mais importante é o pneu estava provavelmente demasiado vazio. Na oficina alertaram me para isso. Achavam que era da válvula em L. Mas passados 3 tinha o pneu completamente em baixo. Quando fui ver estava a perder ar pela reparação de um furo que tinha acontecido no final do verão. O que o outro é que apesar dos pneus terem rasto aí para pelo menos mais 5000km acho que a borracha já não estava nas melhores condições. Sobretudo agora a vê los depois é desmontados (montei uns PR4 a semana passada) parecem pior, mas com a borracha estalada em vários locais.

Enfim as mazelas estão a desaparecer e a vontade de passeios a aumentar

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk


Novembro 28, 2018, 21:09:53, 21:09
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Malta, atenção à meteorologia...

A condução de moto pode ter no próximo par de dias...condições particularmente difíceis.


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/protecao-civil-alerta-para-possibilidade-de-cheias-devido-a-chuva
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2019, 10:21:53, 10:21
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Atenção malta!

Foram muitas semanas seguidas a circular com tempo seco e agora estas chuvas e respectivo piso bem molhado, exigem cuidados.  :nice:

Cuidados com o rodar do punho direito e com as linhas brancas, pois são muito traiçoeiras.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2019, 10:24:10, 10:24
Responder #23

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Aqui em Lisboa é estrada com sujidade, óleo e/ou gasóleo em alguns troços por onde circulo. E muita gente apressada.  :confused:

Abril 01, 2019, 19:22:10, 19:22
Responder #24

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Bons conselhos.
Quem não está habituado a circular á chuva, o dobro do cuidado.
Não esqueçam que as primeiras chuvas misturam com o óleo e tornam-se muito perigosas.
Só depois de umas chuvadas ou uma intensa a coisa fica limpa.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 01, 2019, 23:35:53, 23:35
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Diz o ditado que "O prevenido vale por dois".

Em matéria de mau tempo (leia-se, chuva e vento com fartura), os cuidados a ter e a velocidade bem mais reduzida que o normal, devem ser a palavra de ordem com um motociclo aos comandos.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 02, 2019, 14:39:03, 14:39
Responder #26

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda no outro dia, a entrar no elevador do trabalho a pingar água da roupa impermeável, dois colegas comentaram: fogo isto de andar de mota à chuva é tramado.

Tendo-lhes respondido que prefiro a chuva ao vento. Olharam para mim tipo...  :confused: hã????

Sim, prefiro chegar ao destino com o impermeável molhado do que uma nódoa negra por ter sido atirado para o lado pelo vento.

Há que adequar a velocidade às condições da via e ao tempo que nos cai em cima.  :nice:

Abril 02, 2019, 17:47:43, 17:47
Responder #27

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
« Última modificação: Abril 02, 2019, 17:54:08, 17:54 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 02, 2019, 21:29:21, 21:29
Responder #28

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Afinal a chuva ficou para 5a feira :)

Estava a ver que hoje ia buscar a filha debaixo de chuva mas aguentou. Ficou a porcaria do vento.

Dão chuva até final da semana. Bolas.  :confused:

Abril 03, 2019, 21:38:59, 21:38
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os noticiários estão a informar de mudanças climatéricas capazes de se prolongar nos próximos dias...chuva, baixa da temperatura em 10° e possibilidade de granizo ou neve (neste caso acima da cota de 800m).

Convém ter atenção malta.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2019, 19:52:26, 19:52
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Malta, depois de um longo tempo com tempo seco...as chuvas estão de regresso.

Tenham atenção redobrada, pois a condução em piso seco não é nada conveniente fazer-se da mesma forma com o piso molhado.
À primeira vista parece daquele tipo de conselhos que nem seria necessário dar, mas já vi com cada coisa... (inclusivamente automobilistas).  :-\

Depois de longos períodos de tempo seco, as primeiras chuvas são as piores. Atenção malta e coloquem a vossa segurança como o mais importante.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2019, 22:28:17, 22:28
Responder #31

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sempre bom relembrar.

Uma coisa básica mas cuidado com as marcas brancas no pavimento. CUIDADO. Evitar andar por cima e travagens nessa zona.
Não sei porque mas estou com um mau feeling em relação a este Inverno e condução de mota. Uso a moto todo o ano e sinto que tenho visto muita porcaria em Lisboa todos os dias. Sempre a mesma coisa todo o santo dia.

Houve uma das sextas feiras em Setembro que até cheguei a casa e parei a moto estava com uma sensação de "medo". Mas bem, espero que sejam só ideias e que corra tudo pelo melhor.

E que a chuva só venha Domingo que amanhã vou esticar as pernas à AT


Outubro 12, 2019, 17:19:34, 17:19
Responder #32

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Esta coisa do cuidado com as primeiras chuvas foi coisa que nunca tinha sentido na pele antes de ter mota. De carro, mantendo a distância para o da frente, com uma condução calma/defensiva acho que nunca dei conta das primeiras chuvas.

De mota a história é outra, mesmo a velocidades baixas a mantendo a distância para o da frente já aconteceu da mota não querer parar e ter de desviar para não bater. Muitos fatores a ajudar: primeiras chuvas, mota leve, pneus de origem (CST), primeiro quilómetro da viagem (pneus frios) e a estrada era a descer e o da frente parou para deixar entrar um carro. Felizmente não passou de um susto.

Outubro 12, 2019, 20:58:02, 20:58
Responder #33

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
As primeiras chuvas quando não são muito fortes são mais perigosas na estado do piso
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 14, 2019, 11:01:59, 11:01
Responder #34

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Que rico inicio de semana... dasss... pra chuva, para o transito e para as calças defeituosas que metem água nos entrefolhos... tenho que escrever carta ao pai natal...  :wtf: