Autor Tópico: Já se iniciou a operação 'Phone Off' da PSP  (Lida 1778 vezes)

Maio 06, 2019, 23:00:03, 23:00
Lida 1778 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já se iniciou a operação 'Phone Off' da PSP






Através de um comunicado, a Polícia de Segurança Pública informou que vai reforçar a fiscalização do uso do telemóvel durante a condução, entre os dias 6 e 12 de Maio.

Esta operação da PSP foi denominada 'Phone Off' e, a bem dizer, o próprio nome escolhido acaba por fazer perceber aquilo que é visado e também se subentendendo onde estará uma especial atenção (se é que não a tinham já antes).

Ou seja, é pretendido que os condutores não façam uso/manuseio do telemóvel durante a própria condução, prevenindo e dissuadindo assim comportamentos de risco.
Risco esse que bem sabemos ser bastante real e muito provavelmente responsável por uma grande parte dos acidentes graves nas nossas estradas.

No fundo, esta acção visa dissuadir aquilo que vemos diariamente e que por aqui temos vindo a discutir tantas vezes.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 06, 2019, 23:51:04, 23:51
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Disseste... Operação strogonoff???  ::P:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 07, 2019, 08:22:04, 08:22
Responder #2

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Lá está... á semelhança do que já tinha dito em relação a outras campanhas, isto não tem que ser feito como uma "operação especial", ou como reforço.

Esta fiscalização tem que ser feita diariamente, sem nenhuma ação especial. Durante estes dias, vai tudo andar com medo de ser apanhado. Depois acaba a campanha e volta tudo ao mesmo.

Já aqui o disse, eu ultrapasso carros pela direita ( no corredor do BUS ) e faço "filtering". Já fui visto a fazer isto, várias vezes, por agentes da PSP e GNR e nunca me disseram nada, nunca fui autuado ou sequer avisado. Pratico estas trangressões de forma consciente e "segura" ( sabendo que, se o codigo da estrada não o permite, é considerado "condução perigosa" ) e, talvez por isso, nunca nenhum agente da autoridade embirrou comigo por isso.
Tal como já fui apanhado a transgredir desta maneira, vejo condutores a usar o telemovel diariamente. Sou só eu que vejo? Ou a razão de nunca me terem multado por filtrar o transito é a mesma por não multarem diariamente dezenas de condutores que usam o telemovel? Muito trabalho? Muita burocracia?

Não pode ser assim, se eu os vejo, não acredito que as autoridades não os vejam tambem. Filtrar o transito, ou circular na faixa do BUS, é praticado pela maioria dos motociclistas por duas razões:
1- torna o percurso mais agil.
2- é mais seguro.

Sim, é ilegal, mas na grande maioria dos casos é praticado de forma consciente e como condução defensiva ( não quero com isto dizer que não existam os "Rossis da aldeia", que o fazem a velocidades estonteantes e sem o minimo respeito pelos outros, atenção. Sei que os há e deveria haver uma distinção por parte das autoridades para isso. Sendo ilegal, há quem o faça de forma segura e quem seja suicida/homicida. E as autoridades, usando algum bom senso, deveriam estar atentas a isso ).
Agora... o telemovel... há alguma forma consciente e/ou segura de o utilizar enquanto se conduz? Qual, se para o utilizar temos que tirar os olhos da estrada?

É aqui que, na minha opinião, as autoridades "falham". São passadas multas por excessos de velocidade que são autenticas anedotas, ou por escapes barulhentos. Poderiam ser ainda mais, se as autoridades fiscalizassem estas questões a 100%. São multas que resultam de comportamentos com um grau de perigo nulo, ou quase, mas continuam a ser passadas em grande numero. Já na condução usando o telemovel, que oferece um perigo real para o condutor e para os outros utentes da via, a realidade não reflecte as ações das autoridades. Como já disse, se eu os vejo ás "pazadas" todos os dias, porque não os vê a PSP ou a GNR?

Não quero desculpar uma transgressão dizendo que há outras mais graves, se é contra a lei, é contra a lei! Mas se um policia olha para mim de lado por causa dos escapes, porque é que eu continuo a ver condutores fora de mão... com o telemovel na mão? Mais ninguem os vê?

Por este motivo, acho estas campanhas inuteis. Não têm que fazer "promoções" de fiscalização, nem de avisar que esta semana vão estar mais atentos ao excesso de velocidade, ou aos homicidios. São práticas ilegais, TODOS os dias do ano, e deveriam merecer, por parte de quem fiscaliza, o mesmo comportamento TODOS os dias do ano.
Se, na minha zona, fazem fiscalizações de velocidade á descoberta ( sempre nos mesmos sitios, com o radar á vista, e onde só apanham turistas que não conhecem a zona ) e depois vão esconder radares atrás de contentores noutras zonas onde ninguem espera, porque raio não fazem o mesmo com o uso do telemovel? Ou com o consumo de alcool?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 07, 2019, 09:35:45, 09:35
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A palavra chave é bom senso.
Levar a lei à letra dos contraproducente, ignorar totalmente a lei também.
O que está em causa é aplicar a lei com conta , peso e medida. Nem sempre os agentes da autoridade estão à altura
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 07, 2019, 09:45:49, 09:45
Responder #4

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
O problema é que as pessoas já nem sequer usam o telefone para fazer chamadas enquanto conduzem, até que raro é o automóvel actual que não trás de série um auto-rádio com sistema Bluetooth de "mãos livres". As pessoas usam o telefone a fazer scroll nas redes sociais, eu assisto a isso diariamente, e isso implica ir com os olhos postos no telefone e a acertar com os dedos no teclado para responder ao amigo(a) ou namorado (a) que se está na seca do transito ou que no fim de semana vai estar bom para ir ao shopping. Ir a falar ao telefone com o mesmo encostado no ouvido não implica desviar o olhar da estrada.

Maio 07, 2019, 10:01:04, 10:01
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
O problema é que as pessoas já nem sequer usam o telefone para fazer chamadas enquanto conduzem, até que raro é o automóvel actual que não trás de série um auto-rádio com sistema Bluetooth de "mãos livres". As pessoas usam o telefone a fazer scroll nas redes sociais, eu assisto a isso diariamente, e isso implica ir com os olhos postos no telefone e a acertar com os dedos no teclado para responder ao amigo(a) ou namorado (a) que se está na seca do transito ou que no fim de semana vai estar bom para ir ao shopping. Ir a falar ao telefone com o mesmo encostado no ouvido não implica desviar o olhar da estrada.

Não concordo neste ponto. Quando o telefone toca, tem que se meter a mão no bolso para o ir buscar ( este procedimento nem sempre é facil e prejudica a condução ). Se não estiver no bolso, tem que se olhar para o lado e ver onde está. E, depois de o achar, tem que olhar para o ecrã para ver quem está a ligar e decidir se vai atender ou não.

Podemos dizer que fumar é tão prejudicial á condução como atender o telemovel ( tem que se tirar o isqueiro e o tabaco do bolso, se não está no bolso temos que desviar o olhar para o ir buscar onde está, depois olhar para se ter a certeza que não estamos a acender a ponta do nariz em vez da ponta do cigarro, etc... ) e eu até concordo. Tal como comer, ou fazer a barba ao volante, ou retocar a maquilhagem.

Ainda assim, é menos grave falar ao telemovel do que o resto das operações que são feitas com ele. O texting, actualizar o estado do facebook, ver o site das apostas...
Não deixa de ser ilegal e perigoso, mas é menos grave...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 07, 2019, 10:26:33, 10:26
Responder #6

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Eu não retiro irresponsabilidade ao acto de se ir a falar ao telefone. A questão é que ao fazer isso não se retira o olhar da estrada, e dos espelhos para ver se não vem um carro da policia atrás :D


Maio 07, 2019, 11:01:46, 11:01
Responder #7

Buda

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 49
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Sim sem duvida que o problema de "falar ao telemóvel" é o menor dos problemas no que diz respeito á utilização do telemóvel por parte do condutor do automóvel...

Mesmo sem o kit de mãos livres, apenas com o alta voz e o telemovel no colo, ou preso no volante como eu tinha no meu antigo Fiat Punto ( kit maos livres improvisado)... E em ultima análise mesmo com ele no ouvido era menos mal do que as malditas redes sociais... Eu proprio já fui abordado por um policia por estar com a mão na zona da fonte/orelha com a cabeça pendida mas nem estava ao telefone!!! lol... A verdade é que dá para ir em ritmo de para arranca apenas com uma mão...

 O problema é HÁ PESSOAS QUE NEM COM 4 MÃOS conduziriam bem... quanto mais abdicando de uma e de uma grande parte da concentração...

Mas fosse esse o problema... Atualmente vejo-os no twiter,no facebook, no whatsapp, no youtube até já vi um a ver o Benfica no Mobdro com o telemovel num suporte por cima do quadrante... Isto sim é preocupante... O nivel de atenção desce a pique... E sim campanhas para "inglês ver" estamos fartos mas infelizmente é assim que funciona este cantinho... Se isto não era algo que deveriam fazer todos os dias? ( de há muitos anos para cá)

Serão as autoridades tão monotask assim? Agora vamos fazer campanha contra o uso de telemovel ao volante; Agora campanha contra quem anda na faixa do meio e da esquerda... Agora campanha para fiscalizar os veiculos e seus constituintes... Uma coisa de cada vez e por meia dúzia de dias...

Tem tanto de ridículo como de eficaz...

Maio 07, 2019, 11:42:30, 11:42
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Receio que o CPMoto tenha muito menos contribuições durante este tempo porque os companheiros não podem escrever posts quando vão para o trabalho na mota :) :) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 13, 2019, 07:58:53, 07:58
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Receio que o CPMoto tenha muito menos contribuições durante este tempo porque os companheiros não podem escrever posts quando vão para o trabalho na mota :) :) :)

Mesmo que quisesse... não podia, não tenho nenhum par de luvas compativeis com o ecrã do telemovel...  :megafeliz: :megafeliz:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 13, 2019, 18:40:16, 18:40
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Afinal...

...não foi somente a PSP a fazer esta operação à escala nacional.  :zangadoregras:

A própria GNR e no mesmo período (06 a 12 de Maio) multou um total de 649 condutores por utilização indevida do telemóvel durante a condução.

A PSP tinha a operação 'Phone Off', ao passo que a GNR tinha a operação 'Smartphone, Smartdrive', tendo ambas terminado ontem.

Aliás, terminar é uma forma de dizer, pois quem faz uso do telemóvel naquelas circunstâncias, habilita-se à multa.  :zangadoregras:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 14, 2019, 00:06:33, 00:06
Responder #11

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Se por um lado assusta o número de pessoas multadas por estarem ao telemóvel em apenas 1 semana, por outro lado não surpreende nada. Se andassem à caça multa a esse tipo de infração, teriamos 10x mais pessoas multadas. Nós como motociclistas bem vimos no dia a dia, é que nem se dão ao trabalho de disfarçar, tornou-se algo completamente banal. mais depressa disfarçam se alguém as vir a tirar macacos do nariz do que se estiverem a falar ao telemóvel.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Maio 14, 2019, 08:06:09, 08:06
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É verdade...

Trata-se de um número que não espanta nada.
Diariamente não passa um único dia em que não veja um condutor com o telemóvel na mão.

Mas agora tenho reparado mais habitualmente numa 'técnica'...

Andam na mesma com ele na mão, mas numa posição mais afastada da cara, escondido um pouco pela porta.
Ou seja, o cotovelo vai ali no encosto de braço do veículo, permitindo afastar o smartphone um pouco mais da cara.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 14, 2019, 09:36:55, 09:36
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda ontem ia um animal à minha frente na 2ª circular aos "S"s. Assim que passei por ele ia a olhar para o telemóvel que levava em cima da perna.

A minha filha, quando vamos de regresso a casa lá se vai a entreter a contar quem vai ao telefone. Raramente não chega às dezenas de condutores por viagem.

Mas não percebo: muitos dos carros de hoje em dia têm Bluetooth e emparelhar um telemóvel é "coisa" de segundos na maior parte das vezes. As empresas de equipamento auto e lojas do chines/sites vendem milhares de equipamentos de mãos livres.
Eu tive no meu carro durante alguns anos um sistema de som (15€) que emparelhava com o telemóvel e consistia de uma coluna que se prendia no para sol com um clipe. Não era a melhor opção ao nível de som, mas hoje em dia só se vê pessoal com o telefone em alta voz porque não ouvem nada.

Não percebo.  :confused:
Falta de cultura geral?
Falta de formação?
Um gosto permanente por ser "rebelde"?

Maio 14, 2019, 20:57:36, 20:57
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O sistema Bluetooth não dá para enviar SMS :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 14, 2019, 21:59:17, 21:59
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda ontem ia um animal à minha frente na 2ª circular aos "S"s. Assim que passei por ele ia a olhar para o telemóvel que levava em cima da perna.
(....)

Sim....essa é outra técnica utilizada e um pouco diferente da que indiquei.

Talvez um pouco menos perigosa, parece-me.
Mas pronto, como vai ali longe da vista das autoridades, não havendo um efectivo manuseio do smartphone, a coisa passa mais facilmente sem se notar.

Creio que em termos de distração e mesmo notória perda nas reacções, o segurar o telemóvel junto à face é bastante mais prejudicial.
E digo isto no tocante à segurança. Nem sequer me refiro à ilegalidade propriamente dita.

Edit: relendo o que escreveste, parece-me que não te referidas à utilização com o telemóvel estando em alta voz, mas sim a uma navegação na net ou envio de sms com ele ali no colo.
A perigosidade é incrivelmente elevada, pois implica retirar os olhos da estrada.
« Última modificação: Maio 14, 2019, 22:35:59, 22:35 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 15, 2019, 10:17:12, 10:17
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sapiens21:
Sabes, não me apercebi se ele ia a falar ou a enviar sms ou numa rede social qualquer. O facto era que seguia na estrada aos "S"'s.
A questão será porventura o sentimento de impunidade ou ignorância sobre o que se vai a fazer com um telemóvel na mãos ou junto à cara e com um volante na mão.




Maio 15, 2019, 11:02:08, 11:02
Responder #17

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Há dias apanhei um a mandar sms, estrada de 1 via para cada lado, sem carros à frente dele e fila a formar-se atrás dele só porque o menino está a mandar uma sms.
Demonstra total desconsideração para com as outras pessoas que vão na estrada. Ainda se fosse a mandar sms no trânsito... Menos mal.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk